quinta-feira, janeiro 8

Lição 2 – CPAD - Josué Assume a Liderança de Israel.

Josué Assume a Liderança de Israel.

Lição 2 – CPAD – 11/01/2009. Autor: Osvarela

Texto Áureo:

Josué 1.9: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Leitura bíblica em classe:

Josué 1.1-3;5,7-9

I - A importância do lugar onde o líder assume:

Acampamento e ponto estratégico para iniciar uma conquista.

Para Josué, se fosse possível perguntar-lhe, sem dúvida ele destacaria Sitim e Cades-barnéia como os lugares mais marcantes de sua vida de Líder.

II - O lugar onde se deu o processo de assumir a liderança do povo hebreu.

Pontos da estratégia de ataque:

Geográficos -

Militares – força humana – 40.000 homens em armas.

a-Local de Início de uma Liderança:

Vale de Sitim. Vide Lição 1.

b-Local de aprendizado:

Note a situação que Josué encontrou ao assumir a liderança do povo.

Muitas vezes é assim que somos testados, quando assumimos uma liderança de Igreja, departamentos, ou outra situação qualquer, e até agimos como Josué inicialmente.

"Durante o tempo de seu acampamento ao lado do Jordão, Moisés esteve fazendo preparativos para a ocupação de Canaã. Neste trabalho o grande chefe esteve inteiramente empenhado; mas para o povo este tempo de trégua e expectação foi mais probante, e antes que se passassem muitas semanas sua história foi mareada pelos mais medonhos desvios da virtude e integridade". Os juízos que visitaram Israel, por causa de seu pecado, em Sitim, destruíram os sobreviventes daquela vasta multidão, que, quase quarenta anos antes, incorrera nesta sentença: "Certamente morrerão no deserto." A contagem do povo feita por determinação divina, durante seu acampamento nas planícies do Jordão, mostrou que "dos que foram contados por Moisés e Arão, o sacerdote, quando contaram aos filhos de Israel no deserto de Sinai, … nenhum deles ficou senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num." Núm. 26:64 e 65

Cades-Barnéia. (nome de uma fonte no deserto - Bemidbar = no deserto. -, ao Sul de Israel)

Cades-Barnéia é um nome com o qual devemos estar familiarizados, assim como estamos com o Mar Vermelho, pois, no momento em que Israel avançou pelo Mar Vermelho, recusou avançar por Cades-Barnéia.

Quando foram para Cades-Barnéia no deserto de Parã, Moisés enviou homens para vigiar a região de Canaã.

Primeiro essa região havia sido prometida para o descendente de Abrão centenas de anos antes.

Em segundo lugar, a entrada nesta terra foi o propósito total e acordado de deixar o Egito.

Em terceiro lugar, eles haviam testemunhado muitos milagres grandiosos das mãos de Deus, que deveriam assegurar-lhes que estavam bem capacitados a possuir aquela região.

c-Localização:

Cades Barnéia localiza-se ao sul da terra de Israel, ao nordeste da península do Sinai.

Antes associada com 'ain Qedeis'[1] é identificada atualmente com 'ein el-qudeirat'.[2]

Está próxima à "estrada de Gaza", entre esta cidade e o Mar Vermelho. [3] Ocupava um lugar muito importante, já que era um oásis no deserto. A ligação com o sul da Arábia também seria muito importante em alguns momentos da história, [4] devido ao fluxo comercial que se instalaria na região do Negueb.

d-A autentica posse da liderança.

Moisés conduziu Israel para fora do Egito por volta de 1.444 a.C.

Ele morreu 40 anos depois, por volta de 1.404 a.C.

Havia completado o trabalho que Deus propôs a ele.

É a providência divina, e não a mera coincidência, ou a escolha humana, que coloca Josué como o líder que traz Israel para a terra prometida.

Josué tinha cerca de 46 anos em Cades-barnéia. Tinha por volta de 86 anos quando começou a guiar Israel e o conduziu por cerca de 24 anos.

III - A consolidação da liderança.

1-confirmada;

2-aceita pelo povo.

A liderança de um povo tribal é diferente da liderança de uma Federação ou nação regularmente constituída.

Liderança contestada pela divisão ou permissão divina.

As duas e meia tribos não atravessaram o Jordão.

Gade

Ruben

½ Manasses.

IV - Liderança forte cria temor.

Josué era antes destes fatos um guerreiro, mesmo nos dias de hoje a ascensão de um homem advindo das lides militares ao Governo de um país, é vista com certo receio e até mesmo certa restrição, pela marca que a carreira militar imprime naqueles que nela militam.

V - A fidelidade alça o líder no plano pessoal e da coletividade liderada:

Chamamento à Fidelidade.

Momento e lugar de definição de seu rumo [leia acima].

Seu futuro dependeria de sua fidelidade a Deus.

Seu futuro dependeria da fidelidade à Deus do novo líder Josué e este não se furtou em obedecer tudo que estava escrito "no livro desta Lei", como disse Moisés, sendo assim aprendemos, que um líder com caráter forjado na fidelidade aos princípios divinos é o que precisamos, para ter um povo de Deus vencedor e por sua vez, o líder ter um povo não reticente á sua liderança, ao ver que o seu líder é Fiel à Deus e a Sua vontade. Pastor Eli Fernandes de Oliveira-pastor da Igreja Batista da Liberdade-SP.

VI - Liderança e seu uso ou utilização por Deus:

Deus usa os homens na medida, que são eficientes, na ótica divina.

Deus usa lideranças para cada situação.

A conquista de Canaã não se deu pela mão de um Legislador ou diplomata – Moisés embora falando em nome de "Eu Sou", exerceu por vários anos uma posição de:

- Mediador de uma libertação do povo de Israel

Exercendo algumas vezes a função de um diplomata, de grande importância, pois era diplomata do Senhor.

Josué é instado por Deus a assumir e exercer a Liderança herdada, e coloca-la em ação.

Assim Deus o incentiva a entender, que ele era mais de que um general era agora, um líder coletivo, ainda que não fosse líder de uma nação, mas ainda líder de um povo, o povo hebreu, morador de cabanas no deserto, agora assumindo a herança abraãmica de uma Terra Permanente.

VII - A Liderança que conquista o Povo:

a-Conquistando a liderança.

Parece um contra-senso dizer estas palavras, mas no caso de Josué houve esta fase, e como em muitos casos, alguns líderes se mostram assustados, até realmente assumir a liderança e conseguir demonstrar que ela foi dada por alguém que tem poder, no caso Deus.

Por sua vez, os liderados devem ser crentes o suficiente para obter entendimento que o novo líder lhes foi dado por Deus e que devem, deixar os questionamentos ou testes, e se submeter à vontade daquele que lhes deu uma nova liderança.

b-Como Josué conseguiu seu espaço como Líder:

Josué tinha cerca de 46 anos em Cades-barnéia.

Tinha por volta de 86 anos quando começou a guiar Israel e o conduziu por cerca de 24 anos.

Durante seu ministério, cruzaram o Jordão.

Inicialmente contestado, Josué conseguiu seu espaço após Deus lhe dar uma dose de animo e pela sua conduta firme no controle de:

Primeiro:

Tinha o controle de sua família - Josué 24:15:"... porém eu e minha casa serviremos ao Senhor". Estas são sem dúvida alguma as palavras mais famosas e lembradas, quando falamos sobre a vida de Josué, em referência aquilo que ele falou, pois o capítulo 1 é também muito citado, mas pelas palavras ditas, por Deus à Josué.

Na sabedoria exercitada e na sabedoria de suas palavras – que ele era um estrategista, disto todos sabiam, mas que ele seria um líder ensinador e com autoridade espiritual foi a grande novidade na existência e liderança da Josué.

No episódio, descrito nas páginas da Bíblia e narrado abaixo, vemos já em uso a experiência própria, de Josué, ele enviou homens certos com qualidades certas, com coração animoso e não espias covardes, que lhe trouxeram boas e animosas novas.

Nesta narrativa já começa aparecer, a habilidade de um verdadeiro líder, embora novo no cargo:

Js.2.1: E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó.

Js.2.23-24:Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera; E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.

VIII-Impondo sua liderança:

Quando continuamos lendo o livro de Josué no capítulo três, muito embora, Josué de ordens e instruções sobre como o povo deveria santificar, como os sacerdotes deveriam agir, tudo na realidade nos remete a situações conhecidas pelo povo e métodos espirituais que lembravam à presença de Moisés, indo mais adiante, vamos notar, que o novo líder começa aos poucos impor seus métodos.

Embora na próxima lição trataremos do texto citado abaixo, vamos utiliza-lo, neste momento, para consolidar a posição de Josué como Liderança.

a-Um memorial como ponto de afirmação de uma liderança:

O uso de memorial sempre foi uma forma de líderes agradarem à Deus pelas vitórias alcançadas com o povo que Deus para eles liderarem, mais uma vez isto acontece, Josué erigiu um Memorial de Pedras no início de sua liderança, representando a sua vitória pessoal como líder aceito pelo povo, sem contestação.leia o texto bíblico e veja que os príncipes das tribos, sem inquirir realizaram a tarefa delegada por Josué e o próprio Josué entendeu que ali ele estava sendo aceito pelo povo.

Js.4.5: E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do Senhor vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;

Js.4.6: Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel...

IX -A aceitação da nova liderança:

...Fizeram, pois, os filhos de Israel assim como Josué tinha ordenado, e levantaram doze pedras do meio do Jordão como o Senhor dissera a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali. Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje.

Js.4.14. Naquele dia o Senhor engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel; e temeram-no, como haviam temido a Moisés, todos os dias da sua vida.

Na sua confiança em Deus

Nas conquistas de batalhas cruciais para posse da terra de Canaã, sem ter ao seu lado o grande líder Moisés.

Durante toda a sua vida ensinou-lhes a Lei de Deus, dada através de Moisés.

Ele não apenas os impeliu a viver por ela, mas assentou um exemplo diante deles.

X -A Liderança confirmada ao longo do tempo:

Muitos líderes ao assumir o seu encargo são testados, naturalmente, mas o que os torna grandes líderes é a História reconhecendo sua força de liderança:

O bom efeito desse líder poderoso e sua influência são encontrados em Josué 24:31:"Serviu, pois, Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram muito tempo depois de Josué, e que sabiam todas as obras que o Senhor tinha feito a Israel".

Conclusão:

O tempo e a nova liderança:

Se alguém almeja ou sabe por Deus que foi chamado para liderar, mas não sabe aguardar o seu tempo precisa ler esta lição.

Tempo certo - Josué 3 .1 - LEVANTOU-SE, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, ele e todos os filhos de Israel; e vieram até ao Jordão, e pousaram ali, antes que passassem.

Aqui nos é revelada uma característica de quem quiser ser líder: madrugar.

Josué aprendeu com seus antepassados e com Moisés este segredo:

Gen 22:3 - Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

Gen 28:18 - Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.

Exo 24:4 - Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou- se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;

Uma questão de tempo cronos:

O Segredo da madrugada:

Job 8:5 - Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia;

Sal 63:1 - Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;

Pro 8:17 - Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada (cedo) me buscarem, me acharão.

Josué 1 .1: E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

Gosto como este trecho bíblico se inicia, com a palavra sucedeu, que lembra sucessão ou acontecimento que ocorre ou ocorreu, mostra que na sucessão de lideranças, não há que acontecer precipitações ou ansiedades antes que o Líder mais velho esteja fora de combate, por determinação divina é preciso esperar o tempo de Deus.

Josué 3.7:E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel...

A nova liderança deve saber que o reconhecimento de suas qualidades só ocorrerá, com:

Provações ou testes, do povo e de Deus.

Experiência – I Tm.3.6: Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.

Fidelidade -

Dedicação - I Tm.4.13:Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

Perseverança - I Tm.4.16: Persevera nestas coisas

Previdente – Jos 1.11: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes.

Autoridade dada por Deus e usada pelo líder:

II Tm.1.7: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

Josué 3.10:Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós; e que certamente lançará de diante de vós aos cananeus, e aos heteus, e aos heveus, e aos perizeus, e aos girgaseus, e aos amorreus, e aos jebuseus.

Conservando o que aprendeu –

I Tm.1. 19: Conservando a fé, e a boa consciência;

II Tm.1.13: Conserva o modelo das sãs palavras;

Saber mandar e ensinar - I Tm.4.16: Manda estas coisas e ensina-as.

Precisa ter a sua Cades-barnéia ou um acampamento em Sitim.

Lugar de aprender esperar a hora certa e aprender as últimas lições com o antecessor.

"No livro Patriarcas e Profetas, estão registradas algumas características de Josué: Corajoso, resoluto e perseverante, rápido, incorruptível, despreocupado de interesses egoísticos em seus cuidados pelos que se achavam confiados à sua guarda, e, acima de tudo, inspirado por uma fé viva em Deus."

"Deus sabe todas as coisas. Muitas vezes age em nossa vida preparando-nos para algo que deseja que realizemos no futuro. Se confiar e permitir que Ele dirija sua vida, Deus também fará grandes coisas por você, assim como fez por Moisés e Josué".

Fonte:

teologia org

Pastor Eli Fernandes de Oliveira-

pastor da Igreja Batista da Liberdade-SP.

Oséias geógrafo

libernet

CVV net

Apontamentos do autor

Bíblia Chamada
Lição CPAD 1º Trim. 2009.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger