quarta-feira, maio 4

ESTUDO: DOUTRINA

DOUTRINA.
Texto: 
Colossenses 1.28. A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
Tt.1.5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem...
GOTEJAMENTO DE ENSINO
Dt.32.2. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
1Ti 4:11 - Manda estas coisas e ensina-as.
1Ti 6:2 - E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.
1Ti 6:3 -    Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
DOUTRINA É BOA. 
Pv. 4.2. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
OBRIGAÇÃO DE FALAR A DOUTRINA:

1 Timóteo 4: 16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres;
Doutrina – não pode ser abandonada, mas retida, com apego, como a etimologia infere, neste texto.
Deve ser ensinada com retidão, apego, persistência, reverência e convicção.
Tit 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Tit 2:1 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).
DOUTRINA FAZ PARTE DA LITURGIA DO CULTO:
1 Co.14.26. Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Para crescimento e maturidade, dos imaturos e dos meninos espirituais:
Ef.4.14. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Doutrina
Ensino dentro da vontade absoluta de Deus
διδασκαλια [didaskalia] (Substantivo feminino). O ato de ensinar: ensino. Aquilo que é ensinado: doutrina, instrução.
Doutrina
Ensinamento para o bem da Igreja. Pv.9.9. ensina o justo e ele aumentará em doutrina.
A Doutrina deve ser obedecida pelos crentes:
Rm.6.17. Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
Doutrina
Disciplina para edificação - 1 Timóteo 4: 13. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
Doutrina-NT
No NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem; 
Ensinamento com correção de desvios de ensino
1 Timóteo 1: 10. ...impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à  doutrina, -διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).
1 Timóteo 4: 1. Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, - διδασκαλιαις [didaskaliais] Dat. pl.
1 Timóteo 4: 16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
Doutrina
Como fonte de vida.
1 Timóteo 4: 6
Como alimento espiritual.
Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. - διδασκαλιας [didaskalias] Gen. sing. ("da boa doutrina" - της καλης διδασκαλιας [tês kalês didaskalias]).
Pv.13.14.A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte
Ensinamento para correção futura ou presente, com base no cânon sagrado
DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO. continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger