A MANIFESTAÇÃO DA
GRAÇA DA SALVAÇÃO – 2ª PARTE
Lição 13 3º Trimestre
2015
Estudo subsídio: Pr Osvarela
TITO 2.11 “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens” ARA
“Porque
a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” ARCFIEL
Leitura
Bíblica
Tito 2:11-14; Tito
3:4-6
Romanos 4:1-4 “Que diremos, pois, ter
alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado
pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a
Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora,
àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas
segundo a dívida.”
DISCURSO
Graça “favor divino imerecido”, quando
a usamos , como neste Estudo, quanto a ação de Deus para com os homens.
“Mas se é por graça, já não é pelas obras;
de outra maneira, a graça já não é graça.” Romanos 11.6
Graça é “charis” derivada do termo grego “charizomai”, significa “mostrar
favor para”, é uma demonstração de empatia, ou seja, assumindo a bondade do
doador e a indignidade daquele que a recebe.
Portanto, como estudamos, neste artigo a Graça
é Eterna:
“Que nos salvou, e chamou com uma santa
vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça
que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; E, que é
manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a
morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” 2 Timóteo
1:9,10
Lembrando, este pensamento:
“O protestantismo
nasceu da luta pela doutrina da justificação pela fé somente.
Segundo Lutero, essa não era meramente uma doutrina entre demais, mas o “resumo
da toda doutrina cristã”, o artigo pelo qual a igreja se mantém ou cai. Em
1537, Lutero vigorou este artigo, onde afirma “nada neste artigo pode ser
abandonado ou atingido, mesmo no céu e na terra, e as coisas temporais devem
ser destruídas”. Porém, ele estava ciente de que essa doutrina era rara de ser
mantida e que poucas pessoas estavam aptas a ensiná-la fielmente.” Sola
Fide na perspectiva de Martinho Lutero
“Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para
convosco me foi dada; Como me foi este mistério manifestado pela revelação,
como antes um pouco vos escrevi; Por isso, quando ledes, podeis perceber a
minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi
manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito
aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são
co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo
pelo evangelho; Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me
foi dado segundo a operação do seu poder.” Efésios 3:2-7
Ou seja, não há Cristianismo sem a Doutrina da
Graça. Preocupa-me algumas Doutrinas que relativizam a operação da Graça junto
aos homens, com restrições de sua eficácia e alcance, e quanto ao impedimento
se não forem observados aspectos religiosos, que impedem algum homem recebê-la.
A Graça está disponível, à todos os Homens e
não há evidencias bíblicas, que ela escolhe alguns para sua atuação,
concernente a Salvação.
Compreendendo que Deus ama a todos, pois não
há um justo, na maneira primária, ou em mistério, na Era Pós-Adâmica, que a
merecesse, por isto que Ela, A Graça da Salvação é absolutamente geral e é
disponível para todos.
Graça e Graça
“Porque faz que o seu
sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”
Mateus 5:45
Não podemos confundir a Graça, manifesta em
todos os ângulos, em Jesus Cristo, que mantém o Universo:
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra,
visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as
coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”
Colossenses 1:16,17
Deus concede-lhes graça comum. Podemos definir
graça comum da seguinte maneira: “Graça comum é a graça de Deus pela qual
Ele dá às pessoas bênçãos inumeráveis que não são parte da salvação.
A palavra comum aqui significa algo que é dado a todos os homens
e não é restrito aos crentes ou aos eleitos somente.... a Graça de Deus se manifesta no mundo de duas
maneiras diferentes.
A Graça Comum diferentemente da Graça
Salvadora não traz salvação, e seus destinatários são todos os homens e até
mesmo a Alimária e Mundo Cósmico, isto é, dada aos crentes e descrentes
igualmente, e a sua fonte também é diferente, pois ela não flui diretamente da
obra expiatória de Cristo, visto que a morte d’Ele não obtém nenhuma medida de
perdão para os descrentes e, portanto, nem aos crentes.
Sol, Lua e todo o Sistema Cósmico, com a ação
da Graça da Salvação ou Salvífica.
Afinal, a preocupação de Lutero, reverbera,
séculos depois, a preocupação do Apóstolo Paulo, junto a Igreja de Creta que é
externada a Tito em sua Epístola, como o foi, a Timóteo quanto a Éfeso, nas Epístolas.
Imputação é um termo jurídico, que
aponta para absolvição dos pecados do homem, diante de Deus.
Temos com notoriedade bíblica, dois homens,
entenderam o Mistério não revelado, mas que entenderam e alcançaram a
Justificação e a Promessa de Redenção com imputação de seus pecados,: Abraão
antes da Lei, e o Rei Davi na vigência da Lei.mas, leiamos o que
Davi fala sobre Salvação através de Paulo: “Assim também Davi declara
bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são
cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado”.
Romanos 4:6-8
Imputar – λογιζομαι –
logizomai; algo que é considerado como ou é alguma coisa, i.e., como
benefício para ou equivalente a algo recontar, contar, computar, calcular,
conferir; levar em conta, fazer um cálculo; metáf. passar para a conta de
alguém, imputar; considerar; considerar ou contar;; considerar, levar em conta,
pesar, meditar sobre; supor, julgar, crer; determinar, propor-se, decidir; Esta
palavra lida com a realidade. Esta palavra refere-se a fatos e não a
suposições.
חן - Hen - hebraico: dom gracioso, ou Chen; n. pr. m. Hem
= “favor”
Chen; n m., graça, charme; favor,
graça, elegância; favor, aceitação.
A manifestação como “hen” é eterna. A
Graça é anterior a lei. Pois, a lei se manifestou em ditos e mandamentos
apenas, por Moisés.
“Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a
quem elegi descendência de Abraão, meu amigo”
Isaías 41:8
A manifestação da Graça é inerente a própria
criação do homem, com todos os benefícios que lhe foram dados no período de sua
inocência, e o cuidado de Deus no período posterior a perda da mesma. Pode-se
inferir isto na vida de vários homens que viveram no período sem a lei e sem a
manifestação da Graça salvadora, em sua plenitude em Jesus Cristo.
“E andou Enoque com Deus; e não
apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
Gênesis 5:24
Romanos 5:20 Veio, porém, a lei para
que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Para que a Graça salvadora, ainda encoberta
atuasse, Deus através de sacrifícios substitutivos, por animais, guardou os que
a Ele adoravam em sinceridade, na mesma fé de Abraão. Pois, Deus não é injusto,
mas Sua Justiça é para todos e em todas as épocas.
Assim, através de profetas falou aos corações
dos homens, que avisavam, exortavam e proviam o povo de Mensagens de Esperança:
“Havendo Deus antigamente falado muitas
vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho” Hebreus 1:1
A Plenitude da Graça Salvadora
ζωη - zoe; n f. vida; o estado de
alguém que está cheio de vitalidade ou é animado; toda alma viva; da absoluta plenitude da vida, tanto em essência
como eticamente, que pertence a Deus e, por meio dele, ao “logos”
hipostático e a Cristo, em quem o “logos” assumiu a natureza humana
Por isto, é importante sabermos que nós
tivemos a oportunidade em Jesus Cristo da Plenitude proposta, no Plano “cronos”
divino.
πληρωμα - pleroma; n
n. consumação ou plenitude do tempo; plenitude, abundância; cumprimento,
realização; no NT, o corpo dos crentes, que está cheio da presença,
poder, ação, riquezas de Deus e de Cristo; aquilo que enche ou com o qual algo
é preenchido; aquilo que é (tem sido) preenchido
Nascidos na época da manifestação viva da
Graça, sem que isto impedisse outros de serem salvos.
εμφανης - emphanes;
adj. Manifesto; fig. de Deus dando provas de sua graça salvadora e, desta
maneira, manifestando-se.
חנה 02584 Channah; grego
- Αννα; n pr f. Ana = “graça”.
Por isto, a Graça é Graça em qualquer
fase da Vida da Criação:
חנם - chinnam; adv. de graça, por nada, sem causa; grátis, gratuitamente, por nada; sem propósito, em vão; gratuitamente, sem causa, imerecidamente
חנם - chinnam; adv. de graça, por nada, sem causa; grátis, gratuitamente, por nada; sem propósito, em vão; gratuitamente, sem causa, imerecidamente
2 Coríntios 5:18,19 “E
tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo
... Isto é, Deus estava em Cristo
reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados”.
Quando afirmamos isto queremos dizer que ela a
provedora de tudo ao homem. Assim, mesmo a graça salvífica estava dispensada á
humanidade desde os primórdios dias do homem. Apenas o homem não entendia ou
não lhe estava dispensada na Plenitude em Jesus Cristo.
Contudo é possível entendermos que a Graça que
absolve dos pecados se manifestou na vida de Abraão, pela crença, isto é pela
Fé.
Manifesta a todos os homens como Paulo explica
em seu texto aos Romanos:
Romanos 5:15,16 Mas não é assim o dom gratuito como a
ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de
Deus, e o dom pela graça, que é de um
só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a
ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade,
para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Fonte:
A Graça Comum. Wayne
Grudem
A Doutrina Luterana da Salvação - Alessandro Lima
Apontamentos do autor
Bíblia Plenitude
Bíblia on-line
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