sexta-feira, outubro 14

Lição 03-CPAD- Aprendendo com as Portas de Jerusalém -10/2011


Lição 03- Aprendendo com as Portas de Jerusalém
Autor: Osvarela
Texto Áureo:
Neemias 4. 6. Assim edificamos o muro; e todo o muro se completou até a metade da sua altura; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
Leitura Bíblica em Classe:
Neemias. 3.1,2,3,6,13-15.
Um grupo trabalhou no Trecho Norte – 3.1-5;
1 Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a torre dos cem, até a torre de Henanel.
2 E junto a ele edificaram os homens de Jericó; também ao lado destes edificou Zacur, o filho de Inri.
3 Os filhos de Hassenaá edificaram a porta dos peixes, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas.
6 Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodéias, repararam a porta velha, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes com seus ferrolhos e trancas.
13 A porta do vale, repararam-na Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas, como também mil côvados de muro até a porto do monturo.
14 A porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, governador do distrito Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe assentou os batentes com seus ferrolhos e trancas.
15 A porta da fonte, reparou-a Salum, filho de Col-Hoze, governador do distrito de Mizpá; edificou-a e a cobriu, e lhe assentou os batentes, com seus ferrolhos e trancas; edificou também o muro da piscina de Selá, do jardim do rei, até os degraus que descem da cidade de Davi.
31 Depois dele reparou Malquias, um dos ourives, uma parte até a casa dos netinins e dos mercadores, defronte da porta da guarda, e até a câmara superior da esquina.
I – Exórdio:
É importante destacar a configuração urbana da Cidade de Jerusalém para podermos entender:
A importância da cada Porta;
A localização Geográfica em relação aos inimigos;
O Uso de cada uma ao longo dos tempos;
Conhecer o próprio uso da cidade e da vida dos seus moradores, em relação às Portas da Cidade;
Elas indicam:
Usos e costumes;
Praticas de justiça local
Comercial
Sacrificial – Porta das Ovelhas era a entrada para o Templo, pela qual os sacrifícios animais eram levados ao Templo;
Tipo de animais apascentados na região – Gn.47. 3 Então perguntou Faraó a esses irmãos de José: Que ocupação é a vossa; Responderam-lhe: Nós, teus servos, somos pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.; 46. 32 Os homens são pastores, que se ocupam em apascentar gado; e trouxeram os seus rebanhos, o seu gado e tudo o que têm. 34 respondereis: Nós, teus servos, temos sido pastores de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como nossos pais. ... porque todo pastor de ovelhas é abominação para os egípcios.
Atalaias - Guardas- שוער show ̀er ou שׂער sho ̀er - part. ativo; n. m.1) guarda da porta, porteiro
שלמיה Shelemyah ou שׂלמיהו Shelemyahuw - Selemias = “pago novamente por Javé” -um sacerdote na época de Neemias encarregado dos bens do templo; levita sorteado para guarda do portão oriental; na época de Davi.
As atalaias vigiavam em suas torres, dia e noite é uma obrigação de ser atalaia ou guarda de Torre;
צפיה tsephiyah;  n. f. 1) posto de vigia, posto de observação, torre de guarda;
Is. 21. 11-12. ...Alguém clama a mim de Seir: Guarda, que horas são da noite? Guarda, que horas são da noite? Respondeu o guarda: Vem a manhã, e também a noite; se quereis perguntar, perguntai; voltai, vinde.
Cooperação – A Chave do Sucesso de Um empreendimento Espiritual;
A Participação na Obra Deve Ser de Todos:
A busca de cooperação (2:17-18) pode ser tipo de um elemento essencial em toda obra bem sucedida. 
Ricos;
Pobres;
Homens;
Mulheres;
Estrangeiros;
Sacerdotes;
Leigos;
Crentes novos;
Crentes recém-convertidos;
Dependerá apenas da Voz de Comando e do Otimismo de quem lança os fundamentos da Reconstrução Espiritual, ou até mesmo física e laboral;
Você quer ficar fora deste empreendimento, fechar as brechas do muro, como os ricos de Tecoa?
3.5. ...ao lado destes repararam os tecoítas; porém os seus nobres não meteram o pescoço no serviço do Senhor.
I-1- As Muralhas da Cidade
O seu Entorno
A direção da Edificação e Restauração:
A narrativa do escritor é uma aparente interpolação nos escritos narrativos.
Eu, porém, analiso de uma forma própria este tipo de intercalação na história bíblica.
Sempre a narrativa bíblica parte de uma narrativa do que foi realizado, para uma narrativa detalhada do que será alvo de detalhamento em capítulos ou textos posteriores.
Outra questão da mesma ordem:
A interpolação ou intercalar texto como do Capítulo 3 é necessária, como um marco identificatório do que se encontrará nas Escrituras, como alvo de alguma atitude humana, benéfica ou ruim, como o capítulo da narrativa do acidente moral com a única filha de Jacó, Tamar, no Livro de Gênesis.
Sempre no sentido anti-horário.
A Obra de Deus segue sendo edificada, não no sentido das horas humanas, mesmo que elas sejam determinadas pela sombra do sol, mas ela segue na Sombra do Sol da Justiça, e no Tempo do Eterno, para confundir o homem e que se mostre a todos o sentido dado por Ele.
I-2- A Localização e crescimento do domínio de Israel em relação ao Monte Sião.
A posição em relação à Cidade de Davi – 2 Cr.32.5. ...Milo na cidade de Davi...
Posição do Culto e suas entradas em relação às Portas
Quando estudamos o Livro de Neemias, o que muitos não destacam, mas espero que o façam, é que Neemias ao reformar a cidade realiza uma expansão dos limites da área ocupada por Jerusalém e defendida por seus Muros.
Talvez esta seja sem dúvida alguma uma posição que tenha aumentado o receio e despertado o inimigo de Israel, o horonita, Sambalate, ao ver que a Cidade de Deus estava sendo soerguida, e além de tudo ampliada.
I-3- Entendendo Os Termos – Edificaram e Reformaram:
É necessário que se faça uma diferenciação, entre os termos utilizados pelo escritor da narrativa bíblica, desta Secção do Livro de Neemias:
A- Edificaram3.1. Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a porta das ovelhas...
...edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes.
Sem trancas e sem ferrolhos, representando a porta aberta da Salvação, à todos.
Jerusalém é uma cidade destinada a Paz e local de entrada de todos os homens e mulheres, de toda raça, tribos e nações.
קום quwm uma raiz primitiva; DITAT - 1999; v.1) levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé;1e) (Hifil);1e1) levar a levantar, erguer;1e2) levantar, erigir, edificar, construir;
B- Reformaram:
3.6. Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodéias, repararam a porta velha
διορθωσις diorthosis -  significando endireitar, pôr completamente em ordem; n f. 1) em sentido físico, endireitar, restaurando à sua condição natural e normal algo que de alguma maneira projeta-se além da sua superfície natural (protuberância) ou está desalinhado como, por exemplo, uma junta do corpo, quebrada ou inchada. 2) de atos e instituições, reforma
Na realidade vamos entender esta situação ao compararmos os muros nas várias épocas da constituição, expansão e restauração da Cidade de Jerusalém.
II- As Portas Relacionadas no Livro de Neemias são:
Localização:
Edificada.
1. A Porta das Ovelhas ou do Porta do Gado: Início e término das Obras. 3.1;32
...edificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes.
Sem trancas e sem ferrolhos, representando a porta aberta da Salvação, à todos.
Jerusalém é uma cidade destinada a Paz e local de entrada de todos os homens e mulheres, de toda raça, tribos e nações.
Ficava nas proximidades do Templo; e do Tanque de Betesda.
Esta porta ficava a noroeste da Cidade e junto as residências dos sacerdotes.
Esta localização nos leva a entender que ficava próxima ao Templo.
Nada melhor do que começar pela entrada do sacrifício.
Jesus abriu a Porta das Ovelhas sendo Ele mesmo o sacrifício e a Oferta sacrificial, que nos abriu as Portas ao santíssimo Lugar no Templo Eterno, das Moradas do Altíssimo.
III- O Bom Exemplo:
1- AS PORTAS – SIGNIFICADOS E LIÇÕES:
Se quisermos avanço na Obra sejamos, os primeiros a arregaçar as mangas de nossas roupas, e por as mãos na execução do que deve se feito!
O Recrutamento de todas as Classes (cap. 3) pode ser tipo da importância de uma Organização completa.
Ou por Onde Devemos Começar a Restauração?
- Quem Deve Ser O Primeiro Restaurador?
Lendo a história da restauração da Portas e Muros de Jerusalém, notamos que há uma liderança clara, mas esta liderança que se ocupava com todos os detalhes da Obra e em seus suprimentos, desprezou o seu salário, mas dava alimento a mais de homens sob suas próprias expensas.
Porta Das Ovelhas
Esta porta ficava a noroeste da Cidade e junto as residências dos sacerdotes.
Esta localização nos leva a entender que ficava próxima ao Templo.
Vide acima.
Nada melhor do que começar pela entrada do sacrifício.
Jesus abriu a Porta das Ovelhas sendo Ele mesmo o sacrifício e a Oferta sacrificial, que nos abriu as Portas ao santíssimo Lugar no Templo Eterno, das Moradas do Altíssimo.
A - Os primeiros iniciarem a edificação, com coisa nova [edificaram], para que a Restauração se fizesse de forma Nova, sob a Unção.
Estes homens foram - OS SACERDOTES!

HEBREUS 3.1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus...
Nós devemos ser os primeiros para dar exemplo aos demais, que a Obra é de Deus!
Se nós deixarmos isto em segundo Plano veremos que nada vai acontecer:
Nee. 3.1. Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a Porta Das Ovelhas, a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a Torre Dos Cem, até a Torre de Henanel.
B - Lição e Sabedoria:
O Sumo Sacerdote deu exemplo: O seu nome é literalmente a tarefa para a qual se dispôs:
Eliasibe = “Deus restaura”.
Incitou aos sacerdotes – ministros sob autoridade seguem aquilo que seu Líder executa e determina;
Trabalho para Deus depois de Realizado Necessita ser:
αγιαζω hagiazo – v. 1) entregar ou reconhecer, ou ser respeitado ou santificado; 2) separar das coisas profanas e dedicar a Deus; 2a) consagrar coisas a Deus
משח mashach - Uma raiz primitiva; v. 1) untar, ungir, espalhar um líquido
1a) (Qal) : 1a1) untar;1a2) ungir (como consagração);1a3) ungir, consagrar.
Consagrado ao Dono da Cidade – O Senhor
נזר nazar - uma raiz primitiva; v. 1) dedicar, consagrar, separar
Se eles simplesmente executassem a obra, mas não realizassem a consagração, ou seja, colocaram aquele trecho do Muro como exemplo de que Deus era com Neemias e que aquela Obra era de Deus par com Sua Cidade;
A Primeira Porta é a Porta das Ovelhas -
Ou seja, representava todo o sonho, a ser vivenciado, pelo salmista, e que ele desejava ardentemente em seu coração para o seu povo, o povo de Israel, nos Salmos 95 e 100:
Sl. 95. 7. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz.
Sl. 100. 3. Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.
É pela Porta Jesus Cristo, que entram as ovelhas do redil do Senhor, pois Ele é Porta:
João 10. 7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Eu Sou A Porta Das Ovelhas.
Esta reforma representa a regeneração do homem para entrar na Cidade de Sião a Jerusalém Celestial [a Jerusalém de cima, como disse Paulo – Gl.4.Rm. 8.36. Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.]
Nos céus só se entra pela porta, após o Sumo Sacerdote Eterno nos abrir a passagem pelo muro reconstruído da Salvação dos homens. Aleluia!
2. A Porta do Peixe: (Porta de Damasco);
3 Os filhos de Hassenaá edificaram a Porta dos Peixes, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas.
Deus é um deus Eterno nada em ocorre no Mundo sem que Ele não tenha previsto e preparado para isto, o nome dos edificadores desta porta tem um significado interessante, aquilo que ninguém quer engolir: espinha;
É espinhoso o trabalho, mas Deus tem sempre um filho de Hassenaá para realizá-lo;
סנאה C ena’ah - Senaá ou Hassenaá [com o artigo] = “espinhoso” procedente de uma raiz não utilizada significando espetar; n pr m; Senaá ou Hassenaá [com o artigo] = “espinhoso”. קוצני
Pescadores de homens usam a Porta - Jesus – para que os homens possam alcançar o Reino dos Céus.
É inerente esta matáfora.
Mt.4. 19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
É na Porta do Peixe que encontramos os que não querem colocar a sua mão na obra, por considerarem o trabalho sujo e de menor valor para eles.
São aqueles que só querem o trabalho considerado, por eles, à altura da sua nobreza.
Para estes Jesus tem uma resposta:
São os que têm o coração empedernido pela alta posição e se esquecem que precisam passar por todas as portas da Cidade;
Mesmo entendendo que estamos, no texto, em pleno exercício da Lei, veremos mais adiante que Neemias, condenará e fará uma remissão aos pobres e condena os ricos e nobres:
Ne 5.1-9. Então se levantou um grande clamor do povo e de suas mulheres contra os judeus, seus irmãos.[...] Estamos empenhando nossos campos, ... para conseguirmos trigo durante esta fome....outros que diziam: Temos tomado dinheiro emprestado até para o tributo do rei [...]Não está em nosso poder evitá-lo, pois outros têm os nossos campos e as nossas vinhas. Ouvindo eu, pois, o seu clamor, e estas palavras, muito me indignei. ... contendi com do nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Estais tomando juros, cada um de seu irmão. ... e vós venderíeis os vossos irmãos, ou seriam vendidos a nós? Então se calaram ... Não é bom o que fazeis;
Mt.19. 23. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
Ricos de coisas do mundo e pobres de espírito:
Mc.10.21. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
3. A Porta Velha
É a Primeira Reforma:
É uma necessidade da Igreja atual:
Reparar o que temos guardado dos antigos:
Louvor
Adoração
Hinologia
Oração
Jejum
Consagração
Reparada.
 3.6. Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodéias, repararam a Porta Velha, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes com seus ferrolhos e trancas.
Detalhe Etimológico:
Jope ou Jafa = “bonito”; 1) cidade da Palestina na costa do Mediterrâneo, localizada junto às tribos de Dã e Efraim, e sob o domínio dos judeus desde os tempos dos Macabeus. Tinha um porto famoso, mas perigoso e um comércio próspero. É também chamada de Jafa.
Aquilo que é de longa data nos traz a História e os estatutos da fundação dos nossos pais;
A Restauração da Porta Velha reafirma a possessão do estabelecimento do Povo de Israel em Jerusalém.
Pv. 22.28 Não removas os limites antigos que teus pais fixaram. Ver Também PV.23.10.
Nossa fé é a mesma que os nossos velhos Pais na Fé;
A Igreja mantém a mesma Porta dos Apóstolos: Jesus Cristo, esta não envelhece nunca.
4. A Porta do Vale: 3.13. A Porta do vale, repararam-na Hanum e os moradores de Zanoa [= “abandonado”]; estes a edificaram, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas, como também mil côvados de muro até a porto do monturo;
Diante do Vale de Josafá [Josafá = “Javé julgou”].
A Porta do Vale foi restaurada por Hanum [ חנון Chanuwn ; n pr m.] Hanum que significa “gracioso”;
Esta porta se abria em direção a Jesana 2 Cr. 13.19. E Abias foi perseguindo Jeroboão, e tomou-lhe cidades: Betel e seus arrabaldes, Jesana e seus arrabaldes, e Efrom e seus arrabaldes.
Jesana = “depósito”. Próximo a Betel – Casa de Oração.Qual é o maior depósito que vamos acumulando – as nossas orações!
Nos ensina a guardar o bom depósito;
Nos ensina a pensar no Céu aonde está o nosso tesouro imarcescível.
Aquele que acha a Graça de Deus, e é feito gracioso à Ele se mostra sempre pronto a reparar e restaurar a Porta do Vale;: (Porta de Jafa - Jope) - Ιοππη Ioppe de origem hebraica 3305 יפו; n pr loc. Jope ou Jafa = “bonito”;
Vale é sempre citado como lugar de lutas, mas é no Vale que se dá o final da batalha: Vitória.
A o Porta do Vale é citada neste texto, vide o texto explicativo.
זנוח Zanowach; n pr loc. Zanoa = “abandonado”
5. A Porta do Monturo:
14 A porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, governador do distrito Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe assentou os batentes com seus ferrolhos e trancas.
נולו n ̂evaluw (aramaico) ou נולי n ̂evaliy (aramaico) - Procedente de uma raiz não utilizada provavelmente significando ser sujo; n f. 1) monturo, monte de estrume;
Restaurada por Malquias.
מלכיה Malkiyah ou מלכיהו Malkiyahuw (Jr 38.6); n pr m. Malquias = “meu rei é Javé” ou Jeová é Rei; da região de Bete-Haquerém e reconstrutor do muro de Jerusalém no tempo de Neemias;Esta região era junto ao Vale do Cedrom, saída de todo o lixo e esgoto;
Deus manda alguém da Casa da Vinha para restaurar a Porta do Monturo, em sinal de repúdio a toda a ação contraria a Santidade e pureza de sua Cidade.
Mesmo que seja difícil é necessário ter uma Porta do Monturo.
A Porta Do Monturo é a porta pela qual o lixo que era produzido dentro dos muros era jogado para fora;
Bete-Haquerem era um distrito onde Malquias habitava e era líder, e quer dizer 'Casa da Vinha'.
Para a produção do bom vinho é necessário eliminar as fezes [a borra das folhas, cascas]; Toda a parte sólida é retirada, da mesma forma que o lixo é retirado para fora pela porta do monturo. Esta é a obra de santificação.
Assim, é com a nossa vida, há horas que temos que passar no lagar, como Cristo para Deus obter o melhor de nós. CHARIS - A RESTAURAÇÃO DE DEUS - PARTE XVI - A PORTA DO MONTURO
Portanto, é necessário o escoamento do que é ruim.
É o expurgar do que não presta.
Eu preciso pedir ao Senhor que limpe a minha vida de tudo o que possa ser impuro.
Sl. 19. 12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me [Expurga-me] tu dos que me são ocultos. 13 Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão.
Tenha uma porta do monturo, para lançar fora o que não presta;
Na realidade o crente deve saber, ter dois lados:
Um que guarda o que presta e uma saída do que não presta.
Que nossas Igrejas tenham homens restauradores vindos da Casa da Vinha, para poder reconstruir a Porta do Monturo.
O Senhor nos considera a sua Casa e a sua vinha, uma vinha de excelente vide, que é o próprio Senhor Jesus (Jo. 15.1-2). O que Israel não produziu ao Senhor (Isa. 5.1-4), Jesus agora, como a videira excelente e nós como as suas varas, damos por Ele o fruto para Deus. E não somente isto, porque o propósito de Deus de plantar uma vinha é lhe dar o bom vinho, isto é, ter alegria, gozo e ser glorificado no seu povo (Jo. 15.8). Mas para se obter o vinho é necessário esmagar a uva no lagar, depois colocá-la num lugar para que a casca, a borra, a sujeira separe do suco.
6. A Porta da Fonte: Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da Fonte [Poço] de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus!
Siloé significa Enviado.
É o que abre nossa visão.
Em Siloé os olhos são aberos, a cegueira espiritual é dissipada para sempre: Jo 9.10,11. Perguntaram-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Respondeu ele: O homem que se chama Jesus fez lodo, untou-me os olhos, e disse-me: Vai a Siloé e lava-te. Fui, pois, lavei-me, e fiquei vendo.
Começa com pouca água, mas depois é água em abundância, uma vida em abundância!
15 A Porta Da Fonte, reparou-a Salum, filho de Col-Hoze, governador do distrito de Mizpá; edificou-a e a cobriu, e lhe assentou os batentes, com seus ferrolhos e trancas; edificou também o muro da piscina de Selá, do jardim do rei, até os degraus que descem da cidade de Davi.
Fala da entrada do Rei pelas Portas.
Fala do Jardim Selado – A Igreja.
D’Ele Jorra a Fonte:
João 4. 13-14. Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".
7. A Porta das Águas:
26 (Ora, os netinins habitavam em Ofel, até defronte da Porta Das Águas, para o oriente, e até a torre que se projeta.)
Netinis – servidores constituídos por Davi para cuidarem das coisas do Templo.
Há algumas restrições, por autores sobre esta Porta, em seus estudos;
Mas, ela é referida neste versículo, sem destaque como as demais Portas;
Assim como é citada a porta da casa do Sacerdote Eliasibe:
21 Depois dele reparou Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz, outra parte, deste a porta da casa de Eliasibe até a extremidade da mesma.
Só em Israel, em visita, compreendi o que é água viva:
Jeremias 2.13. "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas" ;
Toda água empossada ou retida, ou que não tenha correntes, deixa de ser viva, de ser manancial.
João 4.11. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".
8. A Porta dos Cavalos: Os cavalos eram usados pelos soldados na guerra. O crente é um soldado de Cristo. Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32.2).
Faz-nos lembrar de Elizeu e seu moço.
Abra os teus olhos espirituais e veja a formidável Força dos cavalos celestial que lutam ao teu favor.
Abre as portas da fé para eles passarem.
Era a Porta Particular da entrada do Rei.
Você deixou-a danificada ou a reparou?
2 Rs.6. 14-17.  Então enviou para lá cavalos, e carros ... Tendo o moço do homem de Deus se levantado muito cedo, saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros. Então o moço disse ao homem de Deus: Ai, meu senhor! que faremos? ... E Eliseu orou: Ó senhor, peço-te que lhe abras os olhos ...o Senhor abriu os olhos e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu.
9. A Porta Oriental: era a primeira porta a ser aberta, no nascer do sol, indicando o fim da noite. O crente espera também o raiar do dia quando o Senhor Jesus voltará para levá-lo consigo.
Casa dos Servidores do Templo e Mercadores
Fala da Volta de Cristo em Sua Segunda Fase:
Quando o Senhor voltar pela segunda vez, ele colocará os seus pés sobre o Monte das Oliveiras que é defronte do Templo e da Porta Oriental;
Ela está lá reformada nos anos 1996 aguardando a sua volta, segundo os próprios Israelitas.
10. A Porta de Mifcade (da Atribuição - passar em revista, observar; registrar;prestar atenção);
Destaco também, a consonante localização de paramentos de segurança.
Uma cidade tem suas:
Muralhas
Suas Portas
Continuação do estudo da Lição...
No II Livro das Crônicas temos um versículo sobre, o sábio e geopolítico Rei Uzias, inventor destacado, entre os Reis de Isarael:
II Cr. 26.9. Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à porta da esquina, à porta do vale e ao ângulo do muro, e as fortificou.
Uzias reforçou a segurança da Cidade ao assentar uma Porta no Vale – Vale do Cedrom,
O ribeiro do Cedrom, hoje em dia canalizado, era um elemento natural entre o Monte Sião e o Monte das Oliveiras e um acesso aos inimigos, vindo por meio de suas margens, para chegarem sorrateiramente a subida de Jerusalém;
IV- Destacando no Texto:
1 Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos, os sacerdotes, e edificaram a Porta Das Ovelhas [1], a qual consagraram, e lhe assentaram os batentes. Consagraram-na até a Torre Dos Cem, Até A Torre De Henanel.
3 Os filhos de Hassenaá edificaram a Porta Dos Peixes [2], colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas.
5 ao lado destes repararam os tecoítas; porém os seus nobres não meteram o pescoço os serviços do Senhor.
6 Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodéias, Repararam A Porta Velha [3], Colocaram-Lhe As Vigas, e lhe assentaram os batentes com seus ferrolhos e trancas.
11 Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, repararam outra parte, Como Também A Torre Dos Fornos;
13 A Porta Do Vale [4], repararam-na Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram, e lhe assentaram os batentes, com seus ferrolhos e trancas, como também mil côvados de muro até a Porta Do Monturo.
14 A Porta Do Monturo [5], reparou-a Malquias, filho de Recabe, governador do distrito Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe assentou os batentes com seus ferrolhos e trancas.
15 A Porta Da Fonte [6] ...; edificou também o Muro Da Piscina De Selá, Do Jardim Do Rei, Até Os Degraus Que Descem Da Cidade De Davi.
25 Palal, filho de Uzai, Reparou Defronte Do Ângulo, E A Torre Que Se Projeta Da Casa Real Superior, Que Está Junto Ao Átrio Da Guarda; Depois Dele Pedaías, Filho De Parós.
26 (Ora, Os Netinins habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas[7?], para o oriente, e Até A Torre Que Se Projeta.)
27 Depois repararam Os Tecoítas Outra Parte, Defronte Da Grande Torre Que Se Projeta, E Até O Muro De Ofel.
28 Para cima da Porta Dos Cavalos [7] fizeram os reparos os sacerdotes, cada um defronte da sua casa;
29 depois dele Zadoque, filho de Imer, defronte de sua casa; e depois dele Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental [8?].
31 Depois dele reparou Malquias, Um Dos Ourives, Uma Parte Até A Casa Dos Netinins E Dos Mercadores, defronte da porta da guarda [9?], e até a câmara superior da esquina.
Com os devidos Pontos de discussão [?] , como definimos no texto.
Terminando o Circuito da Reforma:
32 E entre a câmara da esquina e a Porta Das Ovelhas repararam os ourives e os mercadores.
Seus Elementos de Segurança
Jerusalém com suas Torres desperta-nos o interesse e a notificação espiritual de que a segurança em nossa vidas só será completada, após:
Nee.3. 25. Palal, filho de Uzai, reparou defronte do ângulo, e a torre que se projeta da casa real superior, que está junto ao átrio da guarda; 20 ...outra parte, desde o ângulo até a porta da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote.
V- ENSINO:
Repararmos as portas queimadas à fogo;
Colocar trancas e ferrolhos; 3.ss... e lhe assentou os batentes com seus ferrolhos e trancas.
Mudar a posição dos nossos muros, para permitir, a ampliação da nossa cidade;
Colocarmos e repararmos as Torres de onde se vê o inimigo chegar;
Colocarmos a nossas Torres nas esquinas;
Ef. 2. 20. ...edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina;
Repararmos a edificação ‘no ângulo’, isto é na esquina, onde está a Fundação, isto é o alicerce de nossa vida espiritual;
1 Pe. 2. 7. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina,
No texto acima Ne.3.25 encontramos os três elementos juntos:
Esquina – ou ângulo;
A Torre;
O Átrio da Guarda;
Três posições de controle, de autoridade e de poder representados pela:
Posição de visão – da esquina se tem, não uma única visão, mas diversas visões do que ocorre;
Autoridade -  a Casa Real –
Poder – perto de nós temos o Rei; e o poder bélico nas Armas do Reino, pois quem ordena a Guerra é o Rei e Ele conhece o que tem em sua Casa de Armas; é munição para cada tipo de guerra e para cada soldado, sob suas ordens.
A Unção – juntou a tudo isto a estada do Sumo sacerdote – Jesus Cristo.
Elementos de Segurança:
A reforma de Jerusalém incluiu, como não poderia deixar de acontecer, sob a visão de Neemias, uma completa restauração da segurança das Torres erguidas sobre os muros.
Estas torres eram avançadas, em plataforma sobre o muro para além da borda do mesmo, em todas as posições:
Torre fala de fortaleza.
Neemias morava em Susã, uma fortaleza real ele sabia, que o seu Rei também é uma torre forte no dia da angústia;
Ou seja, a Torre é uma posição especial de segurança, nos dias da angustia e das lutas, para alertar e saber, quem vem e ver o que se pasa fora das muralhas.
VI- Torres:
SEGURANÇA E ATAQUE:
Deus tem erguido em nossas Igrejas, Torres de vigilância:
Lugar de segurança.
Jz. 9. 51. Havia, porém, no meio da cidade uma torre forte, na qual se refugiaram todos os habitantes da cidade, homens e mulheres; e fechando após si as portas, subiram ao eirado da torre.
As Escrituras citam no Livro de Juízes, que havia no meio da cidade uma Torre forte, na qual havia abrigo para os moradores da cidade.
Em nossos dias a Torre forte e em todo tempo está a nossa disposição.
Sl.61. 3 Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.
Em Jesus temos a segurança, para onde corremos em todas as nossas tribulações.
Uma cidade com muralhas em suas torres era uma cidade vista como segura, pois o inimigo veria ao longe que ali estava alguém pronto para dar o toque da trombeta, ou o aviso de alerta para os homens das suas forças bélicas;
Das Torres, quando os homens saiam a luta o Atalaia via ao longe o corredor de notícias vindo, pela forma de sua corrida ele, até sabia quem era o homem, que corria;
2 Rs.9. 17 O atalaia que estava na torre de Jizreel viu a tropa de Jeú, que vinha e disse: Vejo uma tropa. Disse Jorão: Toma um cavaleiro, e envia-o ao seu encontro a perguntar: Há paz?
O homem das novas corre com notícia para dar ao Rei, muitas vezes poupado em lutas na qual seus comandados por um Capitão iam lutar;
-A Torre do Jejum;
-A Torre da Oração;
-A Torre do Discernimento dos espíritos;
-A Torre de alerta do mal que quer entrar em nossas cidades;
-A Torre da Profecia, que alerta o crente e a Igreja tudo o que está vindo, ou acontecendo, e nós não podemos ver, a não ser desta torre;
Ne.3.1. Consagraram-na até a Torre Dos Cem, até a Torre de Henanel.
11. Como Também A Torre Dos Fornos;
25. ... E A Torre que se projeta da Casa Real Superior, que está junto ao Átrio Da Guarda;
Torre de Meá [Cem];
Torre de Hananel - Hananel = “Deus é gracioso”- Esta Torre foi substituida anos depois pela atual Torre D’Antonia, existente nos dias atuais em Jerusalém.
Torre Alta;
Para que possamos viver em segurança em meio aos nossos inimigos é necessário construir muralhas e com elas as torres para que vivamos em Paz.
Para termos uma vida de prosperidade;
Edificar significa, vivenciar uma vida de consagração e adoração servindo ao senhor, Nosso Deus.
Eis que se edifica uma muralha, com uma vida de Oração, contato com Cristo, o Príncipe da Paz: 2 Cr.14. 7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos; a terra ainda é nossa porque buscamos ao Senhor nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos deu repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram.
As Torres que Neemias identifica nos fazem lembrar o Rei Uzias, um rei operoso e criativo, um verdadeiro exemplo de como se vive em meio a lutas, mesmo no deserto. 2 Cr.26.10 Edificou torres no deserto...
Torres Como Instrumento de Ataque:
Asa Torres segundo a inteligência dada ao Rei Uzias se transformaram de simples posto de observação, para pontos de ataque aos que tentavam hostilizar a Cidade.
Use tuas torres com sabedoria e se mostre apto para, delas, atacar aos inimigos, e seus dardos inflmados.
2 Cr.26.15. E em Jerusalém fabricou máquinas, inventadas por peritos, para que fossem colocadas nas [torre]s e nos cantos das muralhas, a fim de se atirarem com elas flechas e grandes pedras. E voou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou poderoso.
A Igreja Assembleia de Deus é uma Igreja pentecostal.
O ressurgimento do pentecostalismo no século XIX trouxe o charisma do ‘fogo’ sinal do Espírito Santo.
Neemias reparou a Torre do Forno, ali o fogo era aceso, provavelmente para fabricação de pães, Jesus é o Pão que desceu do Céu, para nos alimentar.
3.11. Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, repararam outra parte, como também a Torre dos Fornos;
Que o nosso forno espiritual esteja sempre aceso para que não falte pão – A Palavra de Deus – em nossos templos.
Segundo as informações históricas esta torre se posicionava perto das moradias, ou seja, numa cidade ampla e com poucos moradores, havia um natural ajuntamento residencial, o que lhes dava mais segurança.que nós possamos aprender com este fato:
Junto ao forno
Próximo do Pão
Unidos uns aos outros
Fonte:
Identificadas no Texto;
R.N.Champlin,PH.D – AT Interpretado – versículo por versículo;
Bíblia Plenitude
Dados do autor;
Bíblia digital – cortesia Tio Sam;
Lição CPAD
Bíblia de Estudo Dake;

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Martin Niemöller, 1933

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