sábado, outubro 12

Lição 2 CPAD Promessas de Deus para Israel 4° Trimestre de 2024

Lição 2 CPAD  Promessas de Deus para Israel 4° Trimestre de 2024   

Texto Áureo

E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.3).

Prática

Ainda que a queda espiritual tenha ocorrido com Israel, há uma gloriosa promessa ao remanescente fiel.

Leitura Bíblica

Gênesis 12.1-3; Romanos 9.1-5.

Gênesis 12

1 — Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

2 — E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

3 — E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Romanos 9

1 — Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):

2 — tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

3 — Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

4 — que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas;

5 — dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!

A) Objetivos da Lição: 

I) Detalhar a promessa divina a Abrão acerca de tornar a sua descendência uma nação sacerdotal que testemunharia os feitos de Deus entre as nações;

II) Elencar as promessas de Deus a respeito de Israel para o seu desenvolvimento como nação;

III) Destacar a posição de Israel no tocante à salvação e a promessa quanto ao seu futuro espiritual.

         EXÓRDIO TRANSCRIÇÃO DE TEXTO DO AUTOR:

 O propósito de Deus para a humanidade foi revelado na forma de uma promessa, que tem caráter pessoal e global, abençoar todas as famílias da terra. No grande propósito de Deus para a humanidade foi enfatizado muito mais aquilo que o próprio Deus iria fazer do que aquilo que Abraão faria.

3(três) princípios gerais podem ser percebidos a partir das fontes do Antigo Testamento:

1. O início da religião nacional de Israel repousa no ato sobrenatural e da revelação de Deus. No princípio, Deus! Isso foi tão na criação; é assim na salvação. Abraão não buscar a Deus; Pelo contrário, Deus, o Deus da glória, perfurou os céus e milagrosamente apareceu na história para buscar Abraão. Ele apareceu para ele quando este morava com segurança em Ur dos Caldeus em uma casa onde a idolatria foi praticado (Josh 24: 2).

2. Aqui, o Deus da glória invadiu tempo e no espaço e convocou Abraham se separar de seu país e parentes. Ele foi condenado a seguir o Senhor em uma terra desconhecida e um novo começo. Aqui graça soberana si apresentada em nome da humanidade. Em nenhuma das Escrituras aprendemos porque Deus chamou Abraão e não outra pessoa. O efeito é, no entanto, definido. Afirmamos mais uma vez: O homem não está a atingir-se; Deus está descendo. Deus interposta no tempo e no espaço. A origem da religião nacional de Israel através de Abraão não é o resultado do desenvolvimento cultural.

Na história de Israel, Deus está presente de forma única, distinguindo-a não só quantitativamente, mas qualitativamente a partir do fluxo geral da história.

O princípio de funcionamento divina chama para um povo mediatários.” Texto original extraído e compilado de A Teologia Bíblica de Missões por George W. Peters - CPAD

Israel é feito o mediador entre Deus e as nações. É ser um reino de sacerdotes e uma nação santa para mediar a única revelação de Deus, que é receber. Israel é chamado para ser um canal, não um armazém, de bênçãos. O projeto final da operação divina continua a ser a raça humana. A universalidade não é cancelada, mas sim valorizada pelo método de particularismo e do princípio da mediação.

Introdução:

Colocada no início da segunda seção do livro de Gênesis as promessas e chamada de Abrão; é neste ponto da narrativa bíblica que a promessa inicia um novo patamar narrativo e na realidade salvífico para todo os homens e nações, através desta situação.

Deus fez várias promessas ao patriarca:

1-     dar-lhe-ia inúmeros descendentes,

2-    faria dele uma grande nação,

3-    ele receberia a terra -fundamento para uma Nação

4-   seria abençoado (recipiente da benção) e

5-    seria benção (transmissor das bênçãos de Deus aos outros, 12.1-3).

A ordem de Deus a Abraão foi de sair para “a terra que te mostrarei” (12.1; cf. 11.28, 31; 15.7; At 7.3, 4) — lugar desconhecido e talvez menos desenvolvido na época, Canaã (atual Israel/Palestina). Abraão revelou sua maior confiança em Deus ao obedecer e deixar (isto é, separar-se definitivamente) a “cosmopolitana cidade de Ur” para ir ao lugar que não conhecia e nem tinha muitos detalhes a respeito [12.4, 5; cf. At 7.3; Hb 11.8; (Gn 24.7); Js 24.3; Ne 9.7].

Neste contexto vemos que as promessas á Israel na realidade são:

Salvíficas

Universais

Transversais – gentios e hebreus

Etimologia na promessa:

אברהם - ’Abraham; (grego 11 Αβρααμ); n. pr. m. Abraão = “pai de uma multidão” ou “chefe de multidão” – desta co: amigo de Deus e fundador da nação dos hebreus através da aliança e eleição de Deus.

תפארה - tiph’arah ou תפארת tiph’ereth; n. f. beleza, esplendor, glória – glória;  referindo-se a posição, renome; honra (ou nação de Israel).

Ισραηλ – Israel; hebraico ישראל ;adj. Israel = “ele será um príncipe de Deus” -  nome dado ao patriarca Jacó (e mantido por ele em adição ao seu nome anterior); família ou descendentes de Israel, a nação de Israel; cristãos, o Israel de Deus (Gl 6.16), pois nem todos aqueles que são descendentes de sangue de Israel são verdadeiros israelitas, i.e., aqueles a quem Deus declara ser israelitas e escolhidos para salvação.

Romanos 9. 3 — Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus

4 — que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas;

Ισραηλιτης  - Israelites; n. m. Israelita, alguém da nação de Israel, um nome honroso

Não podemos entender as promessas sem entender os contextos pessoais e familiares de Abraão.

Dentro do conceito já estudado de qualificação das promessas, como condicionais ou incondicionais o caso de Abrão/Abraão tem um viés interessante:

         Promessa Incondicional, a despeito da situação do eleito. Podemos verificar que na caminhada de Abrão ou Abraão a promessa nunca o deixa (vide caso Ló e seus pastores; vide caso decida ao Egito) – Genesis 13.6-9  E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.

A eleição e a bênção incondicional de Abraão têm como fundamento a soberania e a sabedoria divina; a promessa da terra e descendência (v. 1, 2) estão subordinadas ao objetivo maior, na promessa de que, em Abraão, todas as famílias serão abençoadas (12.3; 18.18; 22.18; 26.4; 28.14; At 3.25; Gl 3.8; Gn 27.29; Êx 23.22; Jo 4.22; Hb 6.14). As palavras “abençoar e “bênção” se sobressaem em Gn 12.1-3; na verdade, elas ocorreram cinco vezes em Gênesis 1-11; agora, nos três primeiros versículos de Gênesis 12, ocorrem também cinco vezes (WALTKE, 2010).

As condições:

Ter um lugar definitivo

A condição de infertilidade

A condição familiar dentro do clã de Terá

Não foi fácil para Abraão e Sara deixarem tudo para trás a fim de obedecer ao chamado de Deus, assim como não seria para nós. Porém, no caso deles, o cenário era ainda mais dramático, uma vez que as promessas feitas ao casal esbarravam em obstáculos humanamente intransponíveis.

Genesis 12.1 — Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

A promessa inicial não condicionou a realização da promessa a reverter estas situações.

Deixar local da família, onde sem dúvida poderia pelo menos dar continuidade a sua vida sob as bases construídas pelo seu pai, a situação genealógica de Abraão é destacada pela sua ascendência era apresentado como um personagem de origem nobre. 

Leia Gênesis, de 5 a 11:

Apresentado como membro de uma importante linha genealógica, desde a criação: 10 gerações de Adão até Noé e outras dez de Sem, filho de Noé, até Abraão.

As promessas á Israel são notáveis e caracteristicamente se centram na obediência e na impossibilidade humana da serem realizadas, mas as promessas são recebidas pelos patriarcas sob a égide da obediência. Muito embora, a obediência de Israel como nação em muitas momentos deixou a desejar, mas - fiel é o que prometeu – se cumpriram e são excelentes como exemplo da questão da promessa para nós os crentes e filhos pela fé de Abraão, o Pai de Israel.

As promessas de Deus a Israel passam pelo ventre da estéril!

E a situação de Sarai:

Receber uma promessa é sempre bom?

No caso de Abrão e de Sarai foi um ponto de quebrar a vida confortável e a natural estabilidade dentro do núcleo mesopotâmico das famílias, com base na herança dos pais, sejam nas profissão, como na vida entre seus pares e até mesmo no senso comum e religioso.

A estéril.

Mesmo ainda no início da sua jornada sob promessa Abrão e Sarai já sabiam da sua condição de infertilidade do casal, a partir do ventre de Sarai.

Então, Sarai seguir a Abrão e ser participe de uma jornada ‘promissal’ sem esperança, mas com confiança mostrar a qualidade daquela mãe de Israel.

Achei interessante esta perspectiva, que vai dominar a cena da vida de Abrão e Sarai, após obedecerem a promessa e chamada:

O patriarca errante e a matriarca estéril estão desarraigados tanto da bênção divina ‘crescei e multiplicai-vos’ quanto da punição divina segundo a qual a mulher terá numeroso filhos e o homem trabalhará a terra. No passado ancestral de Israel instaura-se uma nova ordem: a mulher não dá à luz, e o homem não possui nem trabalha a terra.”

Etimologia: Steira — em grego — ou sterile — em latim — possuem o sentido específico de infértil, improdutivo, improfícuo. E esses sentidos resumem o seu campo semântico. Totalmente diverso é com as línguas semitas. O radical hebraico ‘qr (estéril), ao contrário, engloba um amplo conjunto de sentidos. O significado mais antigo de ‘qr é raiz; ‘qr significa, na esfera agrícola, desenraizar, arrancar pela raiz. Na esfera humana, possui o sentido de infecundo, sem filhos. Na esfera animal, significa aleijar um touro ou cavalo, cortando o tendão na parte posterior do joelho; em sentido figurativo: diminuir sua potência sexual e sua força vital, equivalendo a uma castração. Na esfera da genealogia, ‘qr significa descendente, e na esfera das ideias ‘qr retorna a seu sentido original de raiz e significa núcleo, fundamento (CHWARTS, 2004. p. 13).

A palavra hebraica ‘aqarah traduzida por “estéril”, qualifica as três matriarcas de Israel: Sara, Rebeca e Raquel. O termo עֲקָרָה aqarah שָׂרַי Saray, no feminino construto e traduzido por “estéril, infecundo”, o mesmo termo foi usado para descrever a esterilidade de Rebeca (Gn 25.21); de Raquel (29.31)

 As matriarcas são estéreis porque sua esterilidade faz parte da história dos obstáculos ao cumprimento da promessa de Deus a Abraão (CHWARTS, 2004. p. 14).

Certas características das narrativas bíblicas sobre os apromessados, levam a entender que algumas características são comum aos patriarcas bíblicos :

- Todos os patriarcas — apesar de receberem as promessas de Deus da terra — eram peregrinos em terras estranhas. Por outro lado, as matriarcas de Israel eram infecundas, sem filhos. A condição delas como errantes e estéreis foi em contramão com as promessas e bênçãos divinas de “crescer e multiplicar” (Gn 1.28; 9.7; CHWARTS, 2004).

Genesis 12.2 — E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

A visão da benção está ligada a ter uma casa E ter um filho!

O que Abrão não tinha na hora da promessa!

Um Pai de nações, sem terra!

Uma Mãe de nações estéril!

E desta grandeza de sentimentos conflitantes e de situações improváveis que Deus age na suas promessas.

“Em tua casa, tua mulher será como a videira frutífera, e teus filhos, como brotos de oliveira ao redor da tua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o SENHOR” (Sl 128.3, 4). Essa benção é prometida ao homem que teme e obedece ao Senhor e, ela focaliza fecundidade e abundância.

Mas, Abrão não olhou para estas circunstâncias o que valoriza a entrega total dele à Promessa.

Para formar uma nação, a família é o berço inicial:

Pela língua

Pela terra - apesar de receberem as promessas de Deus da terra — eram peregrinos em terras estranhas.

        - todas essas promessas foram dadas a um homem desenraizado, casado com uma mulher estéril. Como seria possível o cumprimento da promessa sendo ele um homem desenraizado e ela uma mulher estéril? Ele não tem terra, não possui raízes, e ela é infecunda, incapaz de gerar? Para Abraão e Sara não foi fácil compreender os mistérios do Senhor; por isso, toda promessa requeria a confiança deles em Deus poderoso para cumprir a sua Palavra.

Pela cultura

Pela religiosidade – aqui demonstrada pela crença/fé de Abrão em obedecer a um Deus que na verdade ele nem conhecia totalmente – veja Genesis caso Melquisedeque – Gn.14; seria abençoado (recipiente da benção) e seria benção (transmissor das bênçãos de Deus aos outros, 12.1-3).

Genesis 12.3 — E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Pelos costumes

Pela etnia – que prevê a multiplicação pelos filhos gerados na ascendência direta.                              Deus fez várias promessas ao patriarca: dar-lhe-ia inúmeros descendentes, faria dele uma grande nação, ele receberia a terra,

Deus aparece para você e o pede que deixe sua cidade, casa e família para ir a um lugar totalmente desconhecido.

Para entender e continuar estudando sobre As promessas de Deus a Abraão foram: 

  • A Terra de Canaã para Abraão e seus descendentes 
  • O sacerdócio do profeta Melquisedeque 
  • O convênio abraâmico, que prometeu bênçãos a todos que aceitassem o evangelho e se batizassem 
  • Que Abraão e sua família fossem os guardiões da verdade sobre o reino de Deus 
  • Que fossem o canal por meio do qual o Redentor entraria na História 

A Bíblia registra as promessas de Deus a Abraão em Gênesis 13.15, 15.17-21, 17.5-8, 28.13, 35.12 e Salmo 105.8-12. 

A Nação universal dos filhos de Abrão – Filhos da Promessa – Salvífica.

Transcrevendo Romanos 9. 4-8 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Somos todos filhos da promessa abraâmica, como Paulo narra na exegeses da promessa inicial dada a Abraão.

A promessa abraâmica é sobretudo uma forma não genealógica para abrir o caminho de ‘religare’ do homem adâmico, caído e decaído à Deus.

Romanos 9.24-26. Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo.”

E na forma humana a promessa se realiza na geração abraâmica através do ventre fértil de maria, mãe de Jesus:

Lucas 3.23-73-77 ss  filho de José, e José de Heli,Abraão de Terá, e Terá de Nacor, [...] E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, [...] Para dar ao seu povo conhecimento da salvação

Conclusão:

A promessa á Israel, consolidada na fé de Abrão é incondicional:

Mesmo caindo e ainda em transitório momento do entendimento salvificico através do judeu Jesus Israel é ainda fruto da promessa incondicional e jamais revogada da Salvação universal e nacional, esta incluindo a redenção final da Nação de Israel.

Romanos 11:19,23-24 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Deus fez uma aliança com Abraão (Gn 15 e 17). A ideia da aliança é fundamental para toda a Bíblia.

No capítulo 15, em um ato simbólico, Deus se sujeita a uma maldição para assegurar a Abraão a certeza e a confiabilidade de sua promessa. Este ato garante secularidade e cumprimento da promessa independente da falha por parte da vida israelense.

Deus assume o juramento e o compromisso com a aliança cumprido plenamente em Cristo.

Deus “estabelecerá a aliança”,

Deus “faz a aliança” (Gn 6.18; 9.9, 11, 17; 17.2, 7, 19, 21 etc.) ou seja a consolida.

Exigência ao outro lado é significativamente humana – circuncisão um ato ligado a questão da garantia humana falível, porém com marca permanente até aos dias de hoje. Exige-se de Abraão apenas a circuncisão (Gn 17) como “sinal” da aliança. E, no entanto, com este sinal, está ligado à reivindicação total de Deus sobre Abraão (17.7; cp. Dt 5.6-10).

Esta aliança foi confirmada em/com estende a Isaque (17.19), com Jacó (35.11-12) e a todos os de Israel (Êx 6.2-8).

CRISTO representante da Nação de Israel – Consolidada na Plenitude da promessa salvífica:

A  Nação, oriunda de Abraão, foi representada por um homem, descendente de Abraão, o Messias, Jesus Cristo (cp. Jo 4.22). Através dele, a bênção da salvação se tornou disponível e acessível a todas as nações (cf. Gl 3).

E Paulo nos ensina que ela se consolida para os gentios pela fé, a mesma fé de Abrão, em Cristo, Deus estabeleceu a nova aliança (Jr 31.31-34) selada com o próprio sangue de Jesus.

Fonte:

O papel da esterilidade na história do patriarca Abraão e Sara; 16 de novembro de 2021 - Bedamloa P. Cubala - Ministro da Igreja Evangélica da Guiné-Bissau e Professor residente do Instituto Bíblico da Igreja Evangélica da Guiné-Bissau (em Ntchumbé, Região de Bafatá)

Lição 2 CPAD  Promessas de Deus para Israel

Uma Visão da Esterilidade na Bíblia Hebraica; Suzana Chwarts; Editora Humanitas ISBN 9788598292250 Link: https://sefer.com.br/uma-visao-da-esterilidade-na-biblia-hebraica/1/?c=uma-visa…

https://repositorio.usp.br/item/001417564

TEXTO E CONTEXTO: O chamado e as promessas de Deus para Abraão de  -  CONEXÃO 2.0 - ESTÁGIOS DA FÉ - Portal da Educação Adventista

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