sábado, novembro 9

Lição 6 A promessa de Cura Divina CPAD – 4º Trimestre 2024

Lição 6  A promessa de Cura Divina

CPAD – 4º  Trimestre 2024

Data: 10 de novembro de 2024

Subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.” (Is 53.4).

Prática

Jesus é o Médico dos médicos e não há enfermidade que Ele não possa curar.

LEITURA BÍBLICA

Isaías 53.1-5; Mateus 8.14-17; Tiago 5.14,15.

Isaías 53

1 — Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?

2 — Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.

3 — Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

4 — Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

5 — Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

Mateus 8

14 — E Jesus, entrando na casa de Pedro, viu a sogra deste jazendo com febre.

15 — E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se e serviu-os.

16 — E, chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,

17 — para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Tiago 5

14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

15 — E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

HINOS SUGERIDOS - 7, 293 e 510 da Harpa Cristã.

A) Objetivos da Lição: 

I) Explicar biblicamente as promessas da cura divina;

II) Compreender qual a origem e as consequências das doenças no mundo;

III) Conscientizar de que Cristo cura sim.

Etimologia:

בית רפא  - Beyth Rapha’; n. pr.m. Bete-Rafa = “casa da cura”

רפא -rapha’ ou רפה raphah; v. curar, tornar saudável - (Qal) curar - referindo-se a Deus - curandeiro, médico (referindo-se aos homens) - referindo-se às aflições individuais (fig.) - (Nifal) ser curado - (Piel) sarar

גהה - gehah; n. f. uma cura, um restabelecimento

Tiago 5.14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

Uso de algum elemento, como óleos, algum tipo de ervas na cura:

Entre os judeus se creditava e pensava-se que a queima de incenso tinha o poder de purificar, e de prevenir enfermidades.

Ιαμα - iama; n. n. um meio de cura, remédio, medicamento; cura

E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará. Isaías 38:21

θεραπευω - therapeuo; v. servir, realizar o serviço; sarar, curar, restaurar a saúde

Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou. 2 Reis 20:7

ελαιον - elaion; n. n. óleo de oliva - para cura do doente - para ungir a cabeça e o corpo em festas

Ιασις - iasis; n. f. cura, restabelecimento

ארוכה ’aruwkah ou ארכה ’arukah  (no sentido de restaurar a saúde);n. f. cura, restauração

מרפא - marpe’; n. m. saúde, recuperação, cura - recuperação, cura - saúde, proveito, são (referindo-se à mente) – cura - incurável (com negativa)

Mateus 8. 16 — E, chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,

Eles estavam mal e seriamente enfermos - κακως

Mt 8. 16 οψιας δε γενομενης προσηνεγκαν αυτω δαιμονιζομενους πολλους και εξεβαλεν τα πνευματα λογω και παντας τους κακως εχοντας εθεραπευσεν

Jesus prestava um serviço aos doentes. Segundo a etimologia a palavra grega aponta para uma situação de atendimento a necessidade dos que sofriam de doenças e eram curados por Jesus, ainda hoje Ele continua curando e hoje, através das orações e petições da Igreja e dos que creem na Promessa da cura, Ele atende as nossas necessidades de restaurar nossa saúde;

“δαιμονιζομαι - daimonizomai; v. estar sob o poder de um demônio. No NT, estas são pessoas afligidas por enfermidades particularmente severas, tanto corporais como mentais (tais como paralisia, cegueira, surdez, perda da fala, epilepsia, melancolia, insanidade, etc.). Na opinião dos judeus, seus corpos eram invadidos por demônios, que os possuíam não apenas para afligi-los com males, mas também para destronar sua razão e tomar seu próprio lugar. Consequentemente, os possuídos eram compelidos a expressar a mente e consciência dos demônios que neles residiam. Acreditava-se que a cura deles requeria a expulsão dos demônios.”

A tendência em Israel ligar a doença ao pecado humano e também à ira divina. Muitas passagens bíblicas vinculam o pecado à enfermidade e, consequentemente, o perdão à cura (SI 6;13; 22; 31; etc). Frequentemente o Antigo Testamento apresenta a aflição e a enfermidade como"consequências do pecado humano". Stanley Horton pag.244

“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.” Mateus 10:1

Neste texto, acima de Mateus (Mt 8.16) Jesus atende a curiosidade e expectativa comum entre os judeus que endemoninhados eram portadores de doenças e que algumas doenças eram originarias da ação demoníaca; certo é que de alguma forma Jesus quebra a curiosidade e o próprio texto aponta que neste caso havia uma ação demoníaca que os afligia com doenças e quem sabe manifestações no físico.

“A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.” Gênesis 6:11

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:16

Continuando:

Logico, que a doença não está necessariamente ligada a  uma exteriorização de possessão demoníaca, mas fruto de falhas do organismo humano, e que as doenças no sentido basal são frutos da decadência do corpo humano, criado perfeito por Deus e atingido, assim como a Terra, pelo pecado, nosso corpo se deteriora, com o passar dos anos, ou mesmo por mal funcionamento ao longo da vida, ou até mesmo nos jovens e crianças, quando há uma falha genética.

Como o escritor de Eclesiastes mostra em figura:

Eclesiastes12. 3 No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores (dentes), por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas (olhos);

θεραπεια therapeia; n. f. serviço prestado por alguém à outra pessoa; espec., serviço médico: que cura, que sara

Jesus O Médico dos médicos!

διαβολος - diabolos; adj. dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade - metaph. aplicado à pessoas que, por opor-se à causa de Deus, podem ser descritas como agindo da parte do demônio ou tomando o seu partido Satanás, o príncipe dos demônios, o autor de toda a maldade, que persegue pessoas de bem, criando inimizade entre a humanidade e Deus, instigando ao pecado, afligindo os seres humanos com enfermidades por meio de demônios que tomam possessão dos seus corpos, obedecendo às suas ordens.

Enfermidades e O Pecado:

ORIGEM E NATUREZA DA ENFERMIDADE

Uma pergunta:

“Onde o sofrimento humano teve sua origem?”

Stanley Horton em Teologia Sistemática transcreve: “O domínio dos poderes das trevas também afeta a realidade presente do sofrimento. Herman Ridderbos diz que "não somente o pecado, mas também o sofrimento, a opressão, a ansiedade e a adversidade pertencem ao domínio de Satanás" (ver 1 Co 5.5; 2 Co 12.7; 1 Ts 2.18; 1 Tm 1.20). A experiência presente do universo criado deve-se não à vontade de Deus, mas "ao fato de o cosmo ser o mundo virado contra Deus".

Como já dissemos, acima, o corpo humano foi afetado por doenças, após a quebra da “imunidade” da inocência e vida pura adâmica no Eden.

Houve uma sentença que atingiu o corpo dos homens, e de maneira interligada Deus apresenta uma sensação não existente no corpo humano, ao falar com Eva, Deus ali exara apalavra “Dor”, sensação desconhecida por Adão e sua mulher.

Gênesis 3, o sofrimento humano surgiu pela primeira vez na forma da labuta física e das dores de parto. A condenação imposta por Deus foi: "Multiplicarei grandemente a tua dor... com dor terás filhos" (Gn 3.16). Estas palavras, no entanto, não subentendem que o sofrimento já existia, apenas que seria intenso. Mas, aparentemente a dor era suportável ou menos intensa e incômoda.

Houve a ideia de afligir o corpo - A palavra hebraica usada é 'itstsebõn, que é uma forma do verbo 'ãtsav ("achar defeito em", "lesar", "perturbar", "afligir").

Transmite a ideia de dor, tanto física quanto emocional.

Desta forma, apodemos entender que dores enfermidades, doenças se originaram da questão espiritual para a física, pois o homem morre espiritualmente e com isto o físico sente.

Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.” (Is 53.4).

Não é à toa que os cientistas a cada dia, veja artigo que publiquei no link, sobre a ação da oração, da fé sobre os doentes.

Mas, o que nos chama atenção é que cura a ressaltar é a prometida restauração do homem, pelo movimento salvífico de Jesus Cristo na cruz do Calvário.

Cura de Enfermidades:

Mt8.16 — E, chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com a sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,

17 — para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

A vida apostólica, após a ascensão de Jesus nos mostra como os doentes continuaram sendo curdos, agora sem a presença de Jesus, mas sendo curado pela ação dos apóstolos, usando para tanto o Nome de Jesus Cristo, pois Ele prometera:

Marcos 16. 17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; [...] e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu.

A Cura em Raphah

Os hebreus, no deserto, experimentariam o cuidado de Yahweh roph'ekha, "o Senhor teu médico" ou "o Senhor que te sara", se escutassem e obedecessem aos seus mandamentos (Ex. 15.26).32 Desta maneira, conseguiriam evitar as pragas e as enfermidades que Deus enviara sobre o Egito. Nosso Senhor, pela sua natureza, é quem cura aqueles que se submetem ao seu poder e à sua vontade.

No Antigo Testamento vemos algumas curas e como elas apresentavam em alguns eventos de cura um certo processo - O Processo da Cura:.

Assim, temos a Cura de Naamã

2 Reis 5:9-14 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. [...] Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

A cura do rei Ezequias

Isaias 38.1 Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.[...]21 E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará.

E outras

A Igreja e a Cura – Apostolicidade desta Ação:

CURA DIVINA!

Antes os discípulos ou apóstolos foram enviados sob ordem e com autoridade delegada sobre os enfermos:

“E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.” Lucas 9:2

“E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.” Lucas 9:1

Interessante verificar que Tiago usa a fórmula de unção sob a mesma visão na cura:

“E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam.” Marcos 6:13

Tiago 5. 14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

Após a ascensão de Jesus logo os apóstolos e discípulos, como Felipe – O Diácono – despertados pelo Espírito Santo começam a realizar milagres e curas, sob o Nome:

- A primeira ação da Promessa da Cura:

          Atos 3. 1 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.[...]6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda... e logo os seus pés e artelhos se firmaram.8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou[...]9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;10 E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; ... 11 E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles ....

Os diáconos e evangelistas que entenderam e aplicaram a cura em seus ministérios:

Atos dos Apóstolos 8. 5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.

Atos dos Apóstolos 4.30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.”

A atualidade da ação do Dom de curar:

Escrevendo há tempos destaquei os textos bíblicos:

“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” 1 Coríntios 12:1

‘E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;” 1 Coríntios 12:9

Não há cessacionismo que resista a estas ações miraculosas na vida da Igreja, são totalmente atuais as atividades da Promessa de Cura!

A nossa Declaração de Fé, da qual sou signatário, por ter participado da Convenção da CGADB, que a aprovou apresenta:

         CREMOS, professamos e ensinamos que a cura divina é um ato da soberania, graça e misericórdia divina que, através do poder do Espírito Santo, restaura física e/ou emocionalmente aqueles que demonstram fé em Jesus Cristo. Deus fez o homem um ser integral, formado por uma parte material e outra imaterial.

Assim entendemos que a CURA DIVINA é divina e está ao alcance por meio de:

A falta de fé e incredulidade pode impedir a ação da cura divina.

Muito embora, não seja uma regra pois alguns homens de Deus e jesus não necessitavam da fé do curado, mas agiam e agem sob a direção do proposito da cura divina.

Marcos 6. 1 E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.[..] 5 E não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 E estava admirado da incredulidade deles.

Oração e Unção

Tiago 5. 14 — Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;15 — E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Poder espiritual concedido a alguns: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” 1 Coríntios 12:1; ‘E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;” 1 Coríntios 12:9

Solicitada a Jesus - Atos dos Apóstolos 4.30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.”

Recebida sob a oração!

Alguns podem receber a cura e não receber a salvação?

Sim!

Porque a ação da cura divina não pressupõe a interligação da salvação com a cura do corpo espiritual.

Mas, alguns morrem de doenças, contudo seguem salvos aos céus.

Marcos 6. 1 E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.[..] Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. 5 E não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 E estava admirado da incredulidade deles.

Jesus queria cura a todos, mas a incredulidade, hoje e naqueles dias e lugar era tata que houve um impedimento para realizar a cura e milagres.

Jesus em algumas ocasiões não curou ninguém, eis uma dúvida e indagação e até mesmo forma de critica a questão da cura divina.

Não há motivo para nós não crermos que Jesus ainda cure e que alguns que são usados com Dom da cura – existem casos que não há um “agente” com imposição das mãos ou orando diretamente pela cura de alguém e a pessoa recebe a cura pela ação divina da cura divina (desculpe o pleonasmo) – ainda nos dias presentes.

“Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.” Mateus 12:15

Aqui Jesus curou a todos, mas em algum momento curou apenas alguns e não pode realizar maravilhas ou o não o fez.

Já ouvi de incrédulos, aqui não falo de ser ou não parte da Igreja, que “como pode? Por que ele ficou doente se orava e outros eram curados?, ou vocês falam que Jesus cura, mas porque tantos doentes, por que não entram no hospital e curam todos os doentes?”

Também ocorreu com seus discípulos: “Mateus 17. 16 E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo. 17 E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.18 E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou

Processo da cura divina:

Assim como nos idos veterotestamentário no neotestamentário há possibilidade de cura divina por processo ou não.

Atos 19.11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. 12 De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.

Sombra de Pedro – “Atos 5. 15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. 16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

Roupas/avental de Paulo

Imposição de mãos

Oração e unção com óleo

O Legalismo ou Nomismo querem impedir a ação da cura divina, quando há muitos necessitados aguardando alguém para ser jogado no tanque:

“E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.” Lucas 13:14

Breve conclusão:

A promessa de cura Divina é inteiramente alcançável se nos propusermos a agir como os apóstolos e Igreja a entenderam e a comunicaram por dons e sob o Nome de Jesus Cristo.

A cura espiritual é o desejo de Deus para com a Humanidade

“A cura está ligada ao processo de regeneração do homem em Cristo. Ao encontrar Jesus, o homem caído é restituído à sua condição original por meio da fé. Ao encontrar Jesus, o homem caído é restituído à sua condição original por meio da fé. A doença surgiu por meio da queda, mas o homem espiritual, ao ter um encontro com a cruz, é curado dessa mazela, pois em Cristo o espírito é regenerado imediatamente por meio do arrependimento, a alma vai sendo restaurada dia após dia por meio da conversão e o corpo, embora saibamos que um dia ainda será glorificado ao ressuscitar no Senhor, poderá usufruir do favor de Deus até que isto de fato aconteça. 

Ou seja, o corpo pode ser curado na medida de fé que o indivíduo escolher andar no Cristo, apossando-se das realidades espirituais adquiridas em Seu sacrifício redentor, conforme está escrito: o corpo é comprado por preço.

“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6:20).

Como o primeiro Adão pecou e perdeu a saúde, o último Adão venceu com corpo glorificado, restituindo-nos o que o pecado destruiu.” Luís Hermínio - Jeová Raphah - O Senhor que te Sarah

O principio fundamental é descrito por Isaías e neste texto fica claro:

A cura espiritual alcança todo o corpo. Aos que creem neste princípio e nesta pregação!

Isaías 53

1 — Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?

4 — Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

5 — Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

Cristo Cura, Sim!

A Promessa está de Pé! Usufrua dela!

Fonte:

Citações no corpo do estudo

Apontamentos do autor

Site Estudantes da Bíblia

Teologia Sistemática Stanley Horton – pág. 242

Declaração de fé das Assembleias de Des – CGADB

Lição CPAD – 4º Trimestre 2024

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