sábado, novembro 30

Lição 9 Promessas para Pais e Filhos - LIÇÃO CPAD 1 de dezembro de 2024

Lição 9 - Promessas para Pais e Filhos

LIÇÃO CPAD 1 de dezembro de 2024

Subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 6.2,3).

Prática

Entre desafios e responsabilidades, o relacionamento entre pais e filhos deve ser de bênçãos e proteção.

Leitura Bíblica

Salmos 127.3-5; Efésios 6.1-4.

Salmos 127. 3 — Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.

4 — Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.

5 — Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Efésios 6.1 — Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2 — Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,

3 — para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

4 — E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

A) Objetivos da Lição: 

I) Mostrar biblicamente como deve ser o relacionamento entre pais e filhos;

II) Conscientizar do cuidado que os pais devem ter com seus filhos;

III) Compreender as bênçãos que Deus tem para os pais e filhos.

“Na promessa deste estudo a família é alcançada em seu núcleo pela promessa divina que garante vida e posteridade com prosperidade e salvação!” Osvarela

Etimologia:

בן - ben; n. m. filho, menino, neto, criança, membro de um grupo - filho, menino; mocidade, jovens (pl.); filhos (como caracterização, i.e. filhos da injustiça [para homens injustos] ou filhos de Deus [para anjos].

Na grafia da língua original Filho é um quase título ou denominação de posição:

         בר  - bar (aramaico); n. m. filho

בר  - bar (como um título); n. m. filho, herdeiro

γονευς - goneus; n. m. pais, o pai ou a mãe, progenitores                 

λογος - logos; n. m. do ato de falar - doutrina, ensino

אמת - ’emeth – verdade – uso, aqui, como - referindo-se a instrução divina

διδασκαλια - didaskalia; n. f. ensino, instrução; aquilo que é ensinado, doutrina; ensinamentos, preceitos

διδασκαλος - didaskalos; n. m. professor; no NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem.

Introdução:

Filipenses 2.6-11  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

A Escritura, de fato, apresenta o relacionamento entre Deus o Pai e Cristo o Filho como um relacionamento eterno de Pai-Filho.

Por esta visão a Promessa para pais e filhos é universalizada neste relacionamento de tal forma que estes são a antevisão do relacionamento “eterno de Pai-Filho.”

O relacionamento arquétipo verdadeiro - Pai-Filho - existe eternamente na Trindade. Todos os demais relacionamentos são apenas réplicas terrenas, imperfeitas porque elas são limitadas pela nossa finitude, todavia, ilustram uma realidade eterna vital.

“A relação Pai e Filho é sobretudo uma tipologia direta da Trindade na pessoa do Pai Eterno e Seu Filho Amado. O Pai ama o Filho, O Filho Ama o Pai, O Pai honrou o Filho O Filho honra o Pai, O Pai e o Filho Salvam o Homem!” Osvarela

“Filiação”, conclui, indica o lugar de submissão voluntário à qual Cristo condescendeu em sua encarnação (cf. Filipenses 2:5-8; João 5:19).

“Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mateus 26.39b)

Exórdio:

O caráter dos pais é amplamente reproduzido em seus descendentes. “Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem” (Gn. 5.3). 

De todos os relacionamentos entre pais e filhos narrados na Bíblia, não existe um exemplo mais belo que o amor entre Jesus e seu Pai.

Na cultura judia dos idos de Jesus, um filho adulto dignitário era considerado como sendo igual ao seu pai em estatura e privilégio. A mesma deferência exigida por um rei era fornecida ao seu filho adulto.

Princípios bíblicos da Razão e da Honra na Promessa:

Salmos 127. 3 — Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.

Efésios 6.2,3 — Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

4 — E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Observando os textos vislumbramos os pontos parametrais para alcance e preservação da Promessa para pais e filhos.

Primeiro – filhos são herança dados por Deus

Filhos são demonstração de conquistas como um prêmio e um troféu ganhos a partir do ventre.

Princípios da Honra – a partir da visão dos filhos serem benção ou dação de Deus aos pais, a Honra aos pais se constituem um dos princípios para manutenção da Promessa.

Assim como, um dos princípios da Promessa em relação atitude dos pais se destaca nas palavras:

         não provoqueis a ira a vossos filhos

         mas criai-os na doutrina

         e admoestação do Senhor

         - provocar a ira a uma benção dada por Deus para ser útil a família se constituiria numa afronta a promessa

         - o dever da criação dando instrução com base na moralidade da doutrina divina é um princípio cauterizador da promessa no seio da família.

Educar - τρεφω - trepho (Strong)

- Educar, Criar, Nutrir, Sustentar;

- Crianças pequenas nutridas para que possam crescer, [ανατρεφω - anatrepho] com a Ideia predominante de Formar a Mente;

Educar é nutrir (trepho), sustentar, alimentar, criar e nutrir.

Ou ainda, anatrepho que dá sentido a nosso pensamento, sobre educação, pois, é a palavra que traz a ideia predominante de formar a mente, em relação a crianças pequenas, para que possam crescer para uma vida abundante e com o pensamento formado, sobre coisas boas.

Hebreus 12.5;9  Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? [...] Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; 

         - ao admoestar o filho ou a correção, faço aqui um exercício hermenêutico, é observar a forma como Deus corrige a quem ama, com retidão e justiça, mas com amor!

O filho corrigido, saberá entender que deve honrar seu pai, pois a disciplina pela qual foi conduzido o fez alcançar melhor posição na sociedade ou até mesmo na Igreja!

Princípios de vida:

“para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 6.3).

Nenhum ser humano em plena consciência deve desprezar este princípio contido na promessa, ao honrar o pai ser-lhe-á concedido automaticamente como efeito da promessa prolongamento de dias, estes dias prolongado serão dias com benção se prosperidade!

Princípio de segurança:

5 — Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

“O texto no original fala de "enfrentar os inimigos na porta".”

O pai não estaria sozinho ao disputar a acusa da família, mas teria o apoio de seus filhos.

Filhos são uma munição poderosa aos pais.

O aumento sensato da família dá ao pai, segurança, pois o crescimento dos filhos lhe cria uma redoma sanguíneas que lhe garante posteridade, cuidados no presente e no futuro, e manutenção do Nome na terra.

Filhos como flechas são armas que tem alcance maior que apenas a ação do pai.

Aljava é um estojo onde se colocavam e transportavam as flechas, pendurado por uma alça no ombro e carregado nas costas. Desta forma, o homem que os tem, é como o guerreiro que tem muitas flechas disponíveis é feliz como o homem que tem a casa cheia de filhos. Conforme crescem cada filho será útil de alguma forma.  Assim como o guerreiro ou caçador,  se sente seguro quando tem sua aljava cheia de flechas, o homem é abençoado na proporção do número de seus filhos.

Isso está de acordo com a ideia freqüentemente apresentada na Bíblia, e com a promessa muitas vezes feita lá de uma numerosa posteridade como prova do favor divino.

O significado é que eles honrariam a família e gratificariam o coração dos pais, por seu valor em defender sua cidade e casa, ou em atacar as cidades dos inimigos de seu país. Compilação e adaptação de Comentário Barnes em revisão

Efeitos dos Princípios:

Salmos 127. 5 — Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Efésios 6.3 — para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

Correspondente a referência veterotestamentária, fundamentada na justiça divina, de igualitária posição para pai e para os filhos, o que mantem a promessa justa e permanente: “Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.” (Dt. 11.21)

Toda promessa divina contém a necessária assinatura indelével de Deus, como base na sua fidelidade em inúmeros textos das Escrituras Deus jura sobre suas promessas, como garantia.

A Promessa de Deus dada, aos pais, abençoa, dá paz, dá conforto, e vitória ao Lar abençoando aos filhos:

Josué 21.43-45: Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que, com juramento, prometera dar a seus pais; e eles a possuíram e habitaram nela. E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme tudo quanto jurara a seus pais; nenhum, de todos os seus inimigos pôde ficar de pé diante deles, mas a todos o Senhor lhes entregou nas mãos. Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor prometera à casa de Israel; tudo se cumpriu.

Promessa e princípios do relacionamento:

O princípio do relacionamento entre pais e filhos, como incialmente apresentamos, acima, tem parametrização no relacionamento da Divindade.

4 — Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.

5 — Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

Amor que gera:

Autoridade

Obediência – temor, não confundir com medo.

“O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.” Provérbios 14:27

Correção – não confundir com agressão verbal, assédio moral, ou mesmo agressão física.

Doutrina – ensinamentos “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.” Salmos 34:11

Provérbios 4:1-9 OUVI, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei. Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe. E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.

Longevidade - 3 — para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

Vida

Padrão divino - O modelo de correção nos ensina que, o exagero na correção pode provocar a Ira. Um sentimento que pode se amalgamar na alma dos filhos e produzir danos emocionais na relação “pai – filho”, que levará a possível dificuldade em se alcançar a promessa.

O alcance da Promessa;

Sem dar por findado o presente subsídio, ainda assim podemos entender que a Promessa tem por alvo final a vida, o futuro e a salvação dos filhos, partindo do princípio basal do Amor de Deus em Jesus Cristo, na ação do Espirito Santo.

  • Tal como uma flecha, os filhos devem aprender a mirar no alvo certo.
  • Jesus Cristo é o alvo em que os filhos, ao serem ensinados na Palavra, acertarão. Daí, Nele encontrarão sentido para vida, amor, significado, valor e propósito verdadeiro.
  • Os filhos vieram de Deus e devem ser direcionados para Deus. Só assim os pais poderão estar seguros da sua tarefa e felizes por verem cumprido nos filhos o propósito do Senhor.

O pai que conquistar o entendimento disto, isto terá compreendido e recebido todas as bençãos que descem de Deus, porque a Sua promessa não falha.

O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele” Pv. 20:7

Ao seguir a orientação divina o pai obtém os benefícios da promessa que não se exaure com o passar dos anos:

Deuteronômio 6.2 Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.

Somo ensinados, assim, que poderemos alcançar a pratica desta promessa:

“Entre desafios e responsabilidades, o relacionamento entre pais e filhos deve ser de bênçãos e proteção.”

Fonte:

Lição CPAD

Apontamentos do autor

Dicionário Strong

Salmo 127 com explicação de cada versículo (Estudo Bíblico) - Revisão por Samuel Gonçalves - Pastor Batista

https://www.apologeta.com.br/salmo-127-5/

https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2024/2024-04-09.htm

O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos - Lição 6 – CPAD - Estudo de apoio à Lição 5 - 4º Trimestre – 2013 Editor: Pr. Osvarela

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger