sábado, novembro 2

A Promessa de Salvação - Lição 5- CPAD 03/11/2024

 A Promessa de Salvação - Lição 5-  CPAD

03/11/2024

Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Texto Áureo

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5.24

Prática

“A promessa da vida eterna é a maior bênção divina para todo aquele que crer em Jesus Cristo.”

Leitura Bíblica:

João 3. 14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

A) Objetivos da Lição: 

I) Explicar biblicamente a promessa da salvação;

II) Mostrar a natureza da promessa da salvação;

III) Refletir a respeito da importância da promessa da salvação e a perseverança nela.

Considerações:

Compreendendo a Questão da salvação:

A - “A Palavra Salvação só tem seu sentido total se compreendida sob a ótica do Plano Divino da redenção do ser humano por Jesus Cristo, este encarnado, ressuscitado, assunto aos Céus e a quem foi dado todo poder nos céus e na Terra. Salvação é regeneração do homem e sua segurança de uma Eterna Vida com Deus, após esta vida terrena.” Osvarela

B - A promessa da salvação é a maior e primeira promessa feita ao homem.

C - O protoevangelho pronunciado pelo próprio Deus Criador, num momento de queda do gerente da criação – Adão e sua esposa Eva.

Etimologia:

Ιησους - Iesous; n. pr. m. Jesus = “Jeová é salvação” - Jesus, o filho de Deus, Salvador da humanidade.

Κλησις - klesis; n. f. chamado, chamado a; convocação, convite -  para uma festa - do convite divino para abraçar a salvação de Deus

Κλητος - kletos; adj. chamado, convidado (para um banquete); convidado (por Deus na proclamação do Evangelho) a obter eterna salvação no reino por meio de Cristo.

Σωτηριον - soterion; adj. aquele que salva, que traz salvação; que expressa esta salvação, ou através de quem Deus está a ponto de executá-la; esperança da salvação (futura)

Εκπιπτω - ekpipto; v. metáf. cair de um posição; da promessa divina de salvação

Ελπιζω - elpizo; v. esperar - num sentido religioso, esperar pela salvação com alegria e completa confiança

Ελπις – elpis - palavra primária elpo (antecipar, usualmente com prazer); n.f. expectativa do mal, medo ou expectativa do bem, esperança - no sentido cristão, regozijo e expectativa confiante da eterna salvação

O anúncio da salvação gerado na boca de Deus foram as boas novas de que havia uma esperança para o homem caído.

ευαγγελιζω – euaggelizo;v. trazer boas notícias, anunciar boas novas; usado no NT especialmente de boas novas a respeito da vinda do reino de Deus, e da salvação que pode ser obtida nele através de Cristo, e do conteúdo desta salvação; instruir (pessoas) a respeito das coisas que pertencem à salvação cristã

ευαγγελιον - euaggelion; n. n. recompensa por boas notícias;boas novas; as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo que, tendo sofrido a morte na cruz para obter a salvação eterna para os homens no reino de Deus, mas que restaurado à vida e exaltado à direita de Deus no céu, dali voltará em majestade para consumar o reino de Deus; as boas novas da salvação através de Cristo; a proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo - o Evangelho.

No sentido hebraico do termo salvação:  O nome Jesus vem do Hebraico Yehoshua ou Yeshua — “Josué”, que significa “Javé é salvação”. A Septuaginta emprega Iesous para ambas as formas.

Pensando Na Salvação:

Conforme a Bíblia, ela é Grande além de Eterna:

Grande pelo texto de João 3.16.

Grande pela grandeza da humilhação do Filho.

Grande pela grandeza do espírito em regenerar e cuidar da Obra da salvação.

Grande porque se estende por todo o Mundo, do passado até ao futuro.

Referência Bíblica: Hebreus 2:3: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.”

Processo:

O Processo da Salvação inclui os tempos verbais, que nos fazem entender, quais são os passos na vida dos homens, seja, no passado, no presente e no futuro:

O verbo salvar aparece em praticamente todos os tempos verbais possíveis da língua grega. Existe um sentido no qual nós fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvos (pela obra de Deus na História); somos salvos (por estarmos num estado justificado); e seremos salvos (experiência da consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia fala da salvação em termos de passado, presente e futuro. Às vezes relacionamos a salvação presente em termos de justificação, a qual é presente.

Não podemos deixar o leitor sem entender o sentido etimológico da palavra: Salvar, ou de Salvação, fundamental para que se possa compreender o livramento da Morte, um passo fundamental na regeneração dentro do Plano da Salvação, proposto pelo Senhor Deus.

διασωζω - diasozo; v. preservar em meio ao perigo, conduzir são e salvo através de; salvar;i.e. curar alguém que está doente, restaurá-lo; salvar, livrar de perecer; livrar de perigo, socorrer.

σωζω – sozo (de uma palavra primária sos- “seguro”); v. salvar, manter são e salvo, resgatar do perigo ou destruição, alguém (de dano ou perigo); Poupar alguém de sofrer (de perecer), i.e., alguém sofrendo de uma enfermidade, fazer bem, curar, restaurar a saúde, preservar alguém que está em perigo de destruição, salvar ou resgatar; salvar no sentido técnico usado na Bíblia

Definição:

Salvação (soteria, Grego; Yshuwah, Hebraico), “libertação, proteção, preservação, prosperidade, segurança, retidão, bem-estar e saúde”. 

- livramento, preservação, segurança, salvação - livramento da moléstia de inimigos -  num sentido ético, aquilo que confere às almas segurança ou salvação -  da salvação messiânica; salvação como a posse atual de todos os cristãos verdadeiros; salvação futura, soma de benefícios e bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida, gozarão após a volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de Deus.

Salvação quádrupla: salvo da penalidade, poder, presença e, mais importante, do prazer de pecar. (A.W. Pink)

A Promessa da Salvação é sobre todas a demais.

E ao ser assumida porque alguém, que a aceita, recebe uma garantia, pois ela expressa a salvação que Deus executou através de Jesus Cristo e mantém sob esta promessa uma esperança futura, mas já recebida da salvação.

Desta maneira cremos que podemos dizer que a salvação é um ato de libertação.

Libertação da condenação eterna.

Salvar é livrar de algum dano, perigo ou situação que está causando prejuízos a alguém.

Sucintamente no Cremos (anterior a Declaração de Fe – CGADB)- 7. No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);    

Como vimos, acima, o proclamador da Promessa da Salvação também preparou o Plano da Salvação que garantiu a Promessa.

A universalidade desta Promessa é uma característica única dentre as promessas, pois :

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Marcos 15.16

A Escritura define vários diferentes aspectos ou passos da salvação de uma pessoa, desde o primeiro ouvir do Evangelho até o caminho para a eternidade no céu.

Há um Caminho normativo através do qual se dá o Processo da Salvação, com passos determinados de um Processo:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15,16

Pregação da Palavra

Conhecer a Palavra

Crer na Palavra

Crer em Jesus Cristo

Ser batizado

Um resumo indica que o Processo é: Pelo Evangelho, que contém a supremacia de Deus, Sua ira contra o pecado, e a promessa de salvação através de Seu Filho, exorta o homem caído a se arrepender de seus pecados e crer na redenção de Cristo Jesus, pela ação de convencimento do Espírito Santo, aos que creem em Jesus.

Passos que conduzem o pecador no Processo da Salvação. O processo da salvação é programático e pragmático.

“Nossa salvação foi arranjada e realizada no pacto da graça ordenado em todas as coisas e obviamente feito entre as três Pessoas da santa Trindade, antes do mundo começar. No pacto eterno, Deus o Pai se tornou o nosso Pai, Deus o Filho se tornou o nosso Fiador, e Deus o Espírito se tornou o nosso Santificador.”

Características da Promessa da Salvação:

A Salvação é um Fato Antropológico.

A Salvação é um ato de Deus para a Humanidade. Entendo que, esta Obra salvífica é diretamente identificada com o Mundo dos homens.

Antes de qualquer discurso sobre etimologia da palavra salvação, é necessário entender o que foi proposto por Deus como Salvação para a humanidade, homens e mulheres, pela própria questão bíblica da história da perdição e do pecado que atingiu a todos os seres humanos, é fundamental destacar homens e mulheres, pois a ação do pecado foi fruto de uma curiosidade de um homem e uma mulher, para conhecerem o que ocorreria se eles descumprissem as ordens de Deus.

A Salvação é um Ato de Amor:

João 3.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Este mitte dourado das Escrituras expressa a qualidade da Promessa Salvífica, e o motivo pelo qual ela foi exarada pelo hálito de Deus.

A Salvação atingiu a Criatura:

O Plano da Salvação deve ser visto sob a ótica de Regeneração salvífica. Assim, a Bíblia faz a ligação da Salvação atingindo a própria Criação.

Mas, por quê? Você pode perguntar.

Toda a Criação iniciada no versículo 2 de Gênesis criada pelo hálito de Deus (Ruach) foi criada para atender ao homem.

A Criação aguarda o cumprimento da Promessa Redentiva:

Romanos 8.20,21  ... a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus

Terceiro, os Céus (Urano) também foi atingido na questão de seus residentes, ou seres habitantes. O Plano de Salvação, vai inserir uma nova forma de seres com vida eterna entre seus habitantes.

João 3. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

O próprio Satanás, o tentador de Eva, - ficou surpreso por desconhecer, e não tem até hoje condições de conhecer os eterno desígnios de Deus – ao ouvir a expressão e declaração a todo Universo, e poderes cómicos a fala de Deus a Eva.

A Promessa da Salvação tem um Paracleto:

O Espírito Santo Na Obra da Salvação:

A Obra da Salvação é uma atividade da Trindade.

O Espírito Santo é participe do Plano da Salvação e garantidor como penhor, a todos que aceitam e recebem esta Promessa, pois a obra do Espírito Santo é dar prosseguimento ao Plano de Salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho e mantido pelo Espírito Santo.

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” (Ef 1.13, 14).

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hb 5.9).

Assim, o Espírito Santo atua de forma inspirada neste tempo da Plenitude pelo Espírito Santo mandado para agir no Reino, aqui, até ao Arrebatamento dos salvos a serem transformados no Arrebatamento.

A Obra do Espírito Santo é dar prosseguimento ao plano de salvação idealizado por Deus Pai e executado pelo Deus Filho...

A Promessa da Salvação só acontece sob o Nome de Jesus:

O Salvador – Único E Eterno

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).

A execução do Plano da Salvação por Jesus Cristo de forma voluntaria, na Cruz do Calvário, e sua tabernaculação como homem integral, permitiu a declaração do Pai sobre a qualidade do Nome de Jesus:

        Filipenses 2. 6-11 ... subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Este texto mostra o cumprimento do Protoevangelho edênico, pelo Pai, que como Prometeu cumpriu, na Pessoa do Seu Filho Jesus O Cristo!

A Promessa da Salvação é garantia de Vida:

A vida é algo que uma vez gerada jamais  se extingue, primeiramente a vivemos fisicamente, mas a desfrutaremos eternamente, (pois mesmo sendo criados fisicamente recebemos o Ruah eterno que nos dá a vida para um processo, post-mortem eterno), no caso desfrutar é para os que assumem a Promessa da Salvação:

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5.24

Insiro um termo etimológico, que acho importante para entendimento deste tópico:

Genesis 2. 7 Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Ψυχη -  psuche; n. f. respiração;  fôlego da vida - força vital que anima o corpo e é reconhecida pela respiração, de pessoas, vida, aquilo no qual há vida, ser vivo, alma vivente; alma - o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.), a alma (humana) na medida em que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus, pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança.

A alma considerada como um ser moral designado para vida eterna - a alma como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta de outras partes do corpo).

Regeneração e Mitigação:

Neste ponto devemos entender que Promessa da Salvação uma vez aceita, transforma o pecador condenado e o regenera como uma Nova Criatura:

“Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” João 5:24

Há um processo, além de Redentivo é também regenerador, pois os que estavam mortos em delitos e pecados, se tornam novas criaturas, mesmo com o Homem condenado à Morte, pela desobediência a ordem divina “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo[...] porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16,17.

Sentenciados e Regenerados pela Promessa da Salvação:

Regeneração – paliggenesia  - παλιγγενεσια; n. f. novo nascimento, reprodução, renovação, recreação, regeneração- por isso renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical de mente para melhor. A palavra é freqüentemente usado para denotar a restauração de algo ao seu estado primitivo, sua renovação, como a renovação ou restauração da vida depois da morte.

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23

Assim, como Paulo vai dizer: “Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos” 2 Coríntios 1:9

A Regeneração nos livra da condenação, pois passamos a ser espirituais e não mais carnais

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8.1

Era necessário, pois, uma forma mitigatória divina para manter o homem vivo, até chegar o tempo do refrigério, na Plenitude “to pleroma tou chronou”, quando Jesus Cristo viria para regenerar o homem morto, no seu pecado.

A mitigação passou pela Lei, mas a somente na Plenitude – Gl 4.4,5 – poderia, como parte, do Plano da Salvação atingir a momento exato para vinda daquele que pode salvar: Jesus Cristo!

Crer é fundamental:

Arrependimento

Paligenesia é fundamento que Nicodemos não compreendeu é e um dos passos para entender o Plano da Salvação gerado no coração de Deus.

Melhor entendimento pode ser buscado na etimologia e sinonímia desta palavra grega, para regeneração – Paligenesia (παλιγγενεσια) significa Novo Nascimento. No grego clássico, era usado num sentido enfraquecido para denotar recuperação, restauração, renascimento.

Mateus 19.28 ..., Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória

Paligenesia - No N.T., é usado apenas duas vezes, mas num sentido mais nobre. Em Tt 3.5 (Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo) significa novo nascimento, regeneração, que se refere à ação de Deus de fazer o pecador passar da morte do pecado para a vida espiritual em Cristo. Tem um sentido mais amplo em Mt 19.28, onde é usado para a mudança que enfim acontecerá em todo o universo, sua regeneração, que é o desenvolvimento completo da mudança envolvida na regeneração do indivíduo

Redenção na Promessa da Salvação:

Não haveria recurso humano ou no Universo criado para a redenção proporcionada pelo Plano da Salvação. Por isto a Promessa da Salvação é tão especial no Mundo espiritual!

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem” Hebreus 5:9

Deus interessado em sua Criação, em especial na chamada coroa da Criação, ou no Seu gerente na Terra, propôs ao Conselho Eterno a execução do Plano, preparado desde o Princípio.

Como disse, acima: “Salvação é regeneração do homem e sua segurança de uma Eterna Vida com Deus, após esta vida terrena.” Osvarela

Aceitar a Promessa e se manter fiel a Ela:

João3.18,21 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Haverá um julgamento de todos os homens, mas o que aceita a Promessa não será julgado (Quem nele crê não é julgado), porque creu na Promessa.

Fonte:

Considerações Sobre Salvação; Autor: Pastor Prof. Docente Osvarela

Dicionário Strong

Lição CPAD – 4º Trimestre 2024

Site Estudantes da Bíblia

Bíblia online ARA

Apontamentos do autor no seu site:

http://estudandopalavra.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger