A Promessa De Um Coração Novo
Lição 7 –
CPAD 4º Trimestre 2024
1ª Parte –
Em Edição (sem revisão)
Subsídio
pastor e professor Osvarela
TEXTO
ÁUREO
“E vos darei
um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de
pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.” (Ez 36.26)
O salvo em
Cristo Jesus tem um coração novo, voltado para a Palavra de Deus e disposto a
fazer a sua vontade.
LEITURA
BÍBLICA
Romanos
2.25-29; Jeremias 31.31-34
Romanos 2
25 – Porque
a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és
transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
26 – Se,
pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão
não será reputada como circuncisão?
27 – E a
incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará,
porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
28 – Porque
não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente
na carne.
29 – Mas é
judeu O que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito,
não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Jeremias
31
31 – Eis que
dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e
com a casa de Judá.
32 – Não
conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão,
para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto,
apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33 – Mas
este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o
Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu
serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
34 – E não
ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei
ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o
Senhor; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus
pecados.
A)
Objetivos da Lição:
I)
Conceituar a palavra “coração” de acordo com a Bíblia;
II) Destacar
a nova perspectiva de vida de quem tem um coração novo;
III) Elencar
as promessas para o coração novo.
Exordio:
I Samuel 16.7 “... porque o Senhor
não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o
Senhor olha para o coração.”
Promessa de
um novo coração é um tema que abarca alguns parâmetros bíblicos sobre a função
e motivação humana nascida através de um órgão, o coração. Mas, no entendimento
bíblico judaico coração e rins são apresentados como este centro de sentimentos
e de onde brotam a religiosidade, fé, sentimentos humanos e emoções sob
controle ou não e onde surgem as dificuldades de entendimento do que ocorre com
a vida do homem, no caso surge a clássica pergunta: “sentido da vida?”
Salmos
73. 21 Assim
o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. 22 Assim me
embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.
Salmos
26:2 Examina-me,
Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
No texto
mais antigo como no livro de Jó rins são apresentados como este centro de
emoções e fé:
Jó
19:27 Vê-lo-ei,
por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus
rins se consomem no meu interior.
Na Bíblia, o
"coração" é citado mais de mil vezes, porém raras vezes no sentido
fisiológico como em 2ºSamuel 18:14. A maioria das citações afirma ser ele a
sede das faculdades e da personalidade, é nele que nascem os pensamentos,
sentimentos, palavras, decisões e ações, e só Deus o conhece profundamente,
quaisquer que sejam as aparências.
O coração
está no centro da ética bíblica: A ética bíblica gira em torno
do conceito de “coração” (Mateus 15:18-20 - 18 Mas, o que sai da boca, procede do
coração, e isso contamina o homem). Portanto, entender o significado
bíblico do coração é essencial para entendermos o que a Bíblia
ensina sobre a natureza do pecado e sobre a natureza
da santificação. 7 Porque, como imaginou no seu
coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está
contigo. Provérbios 23
O "coração"
é o centro da consciência religiosa e da vida moral, é nele que o homem procura
a Deus, o ouve, o serve, o louva e o ama. A maioria das citações sobre o
"coração" na Bíblia está basicamente relacionada à parte física, à
parte que gera as emoções, que controla os desejos e os pensamentos. Hoje se
sabe que esta parte é o "sistema límbico".
https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/o-coracao-na-biblia-uma-angiografia#:~:text=Os%20hebreus%2C%20tendo%20como%20base,e%20de%20todas%20as%20emo%C3%A7%C3%B5es.
Rins ou
coração, mas Os hebreus, tendo como base o texto
de Levíticos 17 entendiam que o "coração" era a
própria vida das pessoas e assim os escritores bíblicos o empregaram
pelo todo, pelo indivíduo, o considerando a sede da vida intelectual
e emotiva, como o símbolo do amor e de todas as emoções.
O profeta
Jeremias conhecia a questão do coração a ser regenerado através da Promessa de
Deus, se no capítulo 31 ele consolida o pensamento no capítulo 17 ele inicia a
sua cárdio doutrina demonstrando a qualificação do coração em seu estado
natural sem ser regenerado.
Primeira
dificuldade que será quebrada pela Promessa:
Ali ele
aponta a origem e o estado do coração - Jeremias 17.1 O pecado de Judá
está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante,
gravado na tábua do seu coração.
O que pode
apagar o que se escreveu com esta gravação realizada com estes instrumentos?
O próprio
Jeremias dá uma aparente solução:
“Porventura
a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo
que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29
Fogo derrete o ferro
Diamante é uma pedra a mais dura
do planeta, mas o martelo de Deus esmiuça qualquer pedra, porque Ele as conhece
por tê-las criados.
Ao longo do
texto ele entende e apresenta situações que este coração o faz ser insensato
pecador:
Segunda
dificuldade
que será resolvida com a Promessa:
Jeremias 17.9 Enganoso
é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
10 Eu,
o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um
segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
O próprio
Deus conhecedor do interior do coração – esquadrinho - se propôs sob sua Promessa trocar coração
Mas, Ele
sabe que o coração foi endurecido pelo pecado por isto apenas Ele se dirige ao
home com a sua forma de aproximar-se do necessitado da Graça e lhes propõe sob
Promessa a mudar o centro deste endurecimento e a sua arma á a Palavra.
Jeremias
31.33 ..., : porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e
eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Promessas
de um coração se confere e se guarda no coração!
Lugar onde
se guarda as Promessas - O coração é, por isso, o lugar da presença de Deus,
onde Deus fala e faz a sua morada para, com cada um de nós, estabelecer esse
diálogo de amor. Assim, se é no coração que Deus fala, é também com o coração
que devemos aprender a escutar e a meditar a Palavra de Deus (cf. Lc 2,19.51 -Mas
Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E
sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.).
“Sobre
tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as
fontes da vida” Provérbios 4.23 - Este texto bíblico cita o coração no
sentido do homem interior, alma e espírito.
Coração pode
ser regenerado:
A Doutrina
da Regeneração é a Cristologia em Ação. Já citei um teólogo deste
ensino e volto a fazer:
“A regeneração
é uma mudança forte e poderosa, operada na alma por meio das operações eficazes
do Espírito Santo, em que um princípio vital, um novo hábito, a lei de Deus
e uma natureza divina são colocadas e dispostas dentro do coração,
capacitando-o a agir de modo santo e agradável a Deus e a assim crescer até a
glória eterna". Stephen Charnock em Teologia Puritana, Joel Beeke
& Mark Jones.
A
necessidade de ser uma nova Criatura (Novo Homem em Jesus Cristo) é uma
necessidade de toda Raça Humana.
“Necessário
vos é nascer de novo” – João 3:7
Desde a
Queda adâmica, o próprio Deus Evangelizou nossos pais, Adão e Eva, sobre o novo
nascimento. Só o Nascimento de um novo Home, haveria a regeneração da Raça
Humana. Veja, na continuidade deste texto, abaixo e versículos sobre esta
discussão e ensino.
Se há
corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também
escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o
último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o
natural; depois o espiritual.” 1 Coríntios 15:44-46
Sendo o
centro do homem, o coração do neoconverso sofre uma transformação e é
regenerado como coração espiritual, para viver as novidades de uma nova vida na
carne e no espírito. Na carne porque as mutações espirituais levará a desprezar
anseio das carne. No espírito porque o homem adâmico morto espiritualmente é
regenerado em sua tricotomia. Osvarela
A Ação
Pneumática da Regeneração.
8 — O
vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para
onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Jesus de
forma direta infere, a Nicodemos, um Mestre em Israel, que a ação
da regeneração, ou do Novo Nascimento é uma ação invisível, pois ela é
totalmente espiritual. Jesus usa o vento e sua forma de ser sentido, mas sem
distinção de sua origem.
A Raça
Humana,
natural, dentro dela, há poucos sabem que, estão mortos espiritualmente e para
se tornarem vivos espirituais, é necessário nascer duas vezes neste mundo. Eu
sempre digo isto, quem morre duas vezes, será um vivo eterno, quem morre uma
vez será um morto eternamente, preso em seus próprios pecados, pois não
passaram pelo processo da Regeneração.
6 — O que
é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
O primeiro
nascimento é natural (nascido da carne), “nascidos de mulher”, pelo qual todos
os homens são nascidos, mas o segundo nascimento é espiritual, e nem todos
chegam a nascer esta segunda vez.
Se a lagarta
morrer antes de virar crisálida, ela não poderá se transformar em borboleta; de
igual modo, se o homem morrer sem passar pela experiência deste segundo
nascimento, ele não pode voar para dentro do reino de Deus.
Na verdade,
desde o primeiro casal formado no Jardim do Éden, Deus iniciou a nova criação
espiritual, e um dos seus primeiros integrantes foi Abel, filho de Adão e Eva,
e esta, ainda se encontra em pleno curso pelos filhos que são gerados para
Deus, por meio da fé n’Ele.
Regeneração
é mudança espiritual; conversão é ação espiritual! Stephen Charnock
Ou seja, a
Humanidade tem a possibilidade de “restituição” de uma vida nova, ainda hoje,
aqui e agora, através do “processo” da Cruz.”
http://estudandopalavra.blogspot.com/2024/04/o-inicio-da-caminhada-licao-01-cpad-2.html
A circuncisão
do coração:
Romanos 2.28
– Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é
exteriormente na carne.
29 – Mas é
judeu O que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito,
não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.
Étimo: O termo ἀκροβυστία,
“incircuncisão”, pode denotar
três coisas: o prepúcio, o pagão (ou pagãos) e ainda a
condição de quem é incircunciso.
No sentido
real a circuncisão não estabelecida na carne, é a circuncisão do coração.
Segundo Paulo
todos nós somos filhos de Abraão, pela fé, e a fé é a ação circuncidadora das tábuas
do coração, onde Deus se faz presente quando o aceitamos pela ação de Jesus Cristo
através de Seu sangue.
Paulo sabe
que circuncisão (ou a “incircuncisão
de natureza”) e Lei
estão intimamente relacionadas na
aliança que Deus fez com o seu povo. A circuncisão, portanto, envolve duas
realidades: a promessa
de Deus e
a exigência a Lei.
Sem o cumprimento da justiça, que implica na
obediência à Lei, o indivíduo, embora circuncidado, não pode manter seu status na
aliança como autêntico membro da raça eleita.
Entendendo que
a circuncisão era uma marca de aliançamento entre os de Abraão. Em Jesus somos
circuncidados, ou aliançados através do coração regenerado (como vimos acima na
Doutrina da regeneração que é a inserção no Corpo de Cristo - A Igreja). Já não
vivemos na promessa da antiga aliança, que se renovou em Cristo, mas vivemos a
promessa da Graça, a qual pela Fé, Abrão recebeu as sua Promessa.
Acadêmico: “Paulo tem a seu favor o
“Nomismo da aliança” judaica: “porque a circuncisão é ‘o sinal da aliança’, uma
aliança nomística, [...] os que são da ‘circuncisão’ devem obedecer à Lei, pois
Deus não pode fechar os olhos para a transgressão e inobservância da Lei” Fitzmyer
Romanos3.
21,22 Mas
agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o
testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em
Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem;
Nós porém
não vivemos esta Aliança, ainda que ela tenha sido o Aio para nossa atual
posição de fé e vivencia com Deus!
“Porque não é judeu o que
o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na
carne. Mas é judeu O que o é no interior, e circuncisão, a que é
do coração,...” Essas palavras enfatizam que a verdadeiro interpretação da
remoção está na transformação interior, no relacionamento íntimo com Deus e no
andar segundo o Espírito Santo. Portanto, podemos definir a circuncisão do
coração como um chamado para cada crente em Jesus Cristo. É um convite
para se render completamente a Deus, permitindo que Ele opere em nosso
interior, moldando-nos à imagem de Seu Filho. Fazendo com que a promessa de
um novo coração se renova a cada dia.
A ação da
Promessa:
Hebreus
4.12 diz
o seguinte:
“Porque a
Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois
gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e
medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
As
Escrituras seja a Neotestamentária e mormente a Veterotestamentária
usam palavra especifica para o coração e o entendimento é diverso da visão
biológica.
Leb ou
Lev – o coração do salmista
Em hebraico,
a palavra para coração é lev, que é escrita com lamed-beit (em hebraico
leb – pronuncia-se lev; termo que aparece 853 vezes no Antigo Testamento)
Em
hebraico, a palavra "Lev," que significa "coração", é uma
palavra muito importante. Você pode vê-la em todos os lugares e sendo usada em
muitas frases diferentes, principalmente positivas. Se alguém é ometz
lev (אומץ לב), então é muito corajoso e tem um caráter
muito firme. Se alguém tiver lev rachav (לב רחב), significa literalmente que tem um "coração enorme",
ou seja, que é generoso e magnânimo.
“Coração”: lebh
e lebhabh.
Coração não
somente é usado no AT para descrever o assento do pensamento, do sentimento e
da vontade; é também a sede do pecado (Gn 6.5; Sl 95.8,
10; Jr 17.9), a sede da renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10; Jr 31.33; Ez
36.26), e o lugar da fé (Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o entendimento dos
salmistas, do judaísmo que tem um pensamento Dicotômico.
Assim como,
“rins” também representavam a sede da vontade e desejos e pensamentos na
teologia judaica. Rins é uma palavra quase sinônimo de coração, quanto a parte
sobrenatural invisível do homem.
Podemos
encontrar versões bíblicas com o uso de uma ou outra palavra, com o mesmo
significado, mas também vamos encontrar ambas as palavras em uso num mesmo
texto, e com rins significando o pensamento do homem:
Rins e
coração, num mesmo texto:
“Sonda-me,
Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;” Salmos
26:2
“Examina-me,
Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.” Salmos
26:2
Rins e
coração com mesmo sentido:
“Louvarei ao
Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de
noite.” Salmos 16:7
“Bendirei o
Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!” Salmos
16:7
No
pensamento hebraico o coração é substituído pelos rins, no sentido de
centralidade do ser humano rins e coração tem o principio de centro dominador
dos desejos do homem que inclui: pensamento, caráter, fonte de emoções, fonte e
lugar da crença e da fé, local interior no qual se formam os desejos e
pensamentos do homem. Arndt-Gingrich: “a sede da vida
física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como o centro e a fonte
da totalidade da vida mais interior do homem, com seu pensamento, sentimento e
vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada do Espírito Santo.
- “kardia”,
a palavra do Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh, usualmente traduzida
como “coração”.
“Dois vocábulos
que formam um
paralelo de identificação
são καρδία, “coração”,e πνεῦμα, “espírito” (v. 29).
Confrontando-se ambos com os outros
dois termos supracitados, obtém-se um
quiasmo, de acordo
com a sequência seguinte: a.“carne”, b.“coração”,
b’.“espírito”, a’.“letra”. O mesmo quiasmo,
quando observado por
outro ângulo, também
revela os paralelos antitéticos:
a.“carne”//b.“coração” e a’.“letra”//b’.“espírito”. Tal construção conserva o
foco da argumentação sobre os dois principais elementos distintivos do
judeu, de acordo
com 2,17-29” A circuncisão que conta é a do coração (Rm
2,25-29); The circumcision that
counts is that of the heart (Rom. 2:25-29); Clodomiro
de Sousa e Silva - ISSN 2596-2922DOI:
10.46859/PUCRio.Acad.ReBiblica.2596-2922.2021v2n3p190
A Bíblia
considera o coração como o centro da personalidade. Todas as ações da vida
fluem dele, “o que o pensamos, sentimos e realizamos emana do coração. Dessa
fonte jorra toda a expressão do nosso ser”. Provérbios, afirma isso, quando diz
que “de tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele
procedem as fontes da vida”.
Nas escrituras
do Novo Testamento:
Kardia: o principal órgão
da vida psíquica e espiritual, o lugar no ser humano no qual Deus testemunha de
si mesmo. O coração é o centro da vida mais interior de uma pessoa: de seus
sentimentos, entendimento e vontade. A sede do pecado, a sede da renovação
espiritual e o lugar da fé.
“Escondi
a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos
119:11
O coração significa a
totalidade do Ser interior do homem, a parte mais profunda dele; ele é sinônimo
de ego, a pessoa. Kardia é supremamente o centro no homem para
o qual Deus se volta, no qual a vida religiosa está enraizada, e que determina
a conduta moral. Guardar o coração é uma atividade secreta da alma, oculta para
todos, exceto para Deus.
Brown-Driver-Briggs dá dez (10)
significados para estas palavras:
- “o homem
mais interior ou alma”,
- “mente”,
-
“resoluções da vontade”,
-
“consciência”,
- “caráter
moral”,
- “o homem
em si mesmo”,
- “o lugar
dos apetites”,
- “o assento
das emoções”,
- “o assento
da coragem”.
Muitas
vezes, o coração chama o mal de bem, dando falsas aparências às coisas. Matthew
Henry afirma que “é especialmente verdadeiro, a respeito de toda falsidade e
maldade do coração, que todos os seus artifícios, desejos, são corrompidos”
https://theinvisiblecollege.com.br/o-lugar-do-coracao-na-interpretacao-biblica/
Jeremias 31.33
– Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias,
diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração;
e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
O coração
sob a ótica Crística Neotestamentária:
Coração pode
ter:
impurezas
-
más
intenções,
assassínios,
adultérios,
prostituições,
roubos,
falsidades e
difamações
(Mt 15:15 a 20).
Fisicamente o que é o coração?
O
"coração bíblico" é em realidade um conjunto de estruturas localizado
no cérebro, composto por:
1 - córtex
cerebral, responsável pelas funções cognitivas e pelo processamento de
informação de nível mais elevado cujas funções incluem pensamento e raciocínio,
memória, consciência, atenção, consciência perceptiva e linguagem, se
constituindo, portanto, na sede do intelecto e da razão. "O
consciente."
2 - sistema límbico, o responsável pelo controle do comportamento emocional do
sistema nervoso e está envolvido diretamente com a natureza afetiva das
percepções sensoriais, também conhecido por cérebro emocional, ou seja, a sede
das emoções. "O subconsciente".
A esse
conjunto nós chamamos MENTE, porém é preciso entender que o cérebro e a mente
não são entidades separadas. A mente é a atividade do cérebro, ou seja, o
cérebro é a parte física e a mente, a abstrata.
A
Promessa de Deus é dar um Novo Coração:
Um novo
coração:
A
regeneração do coração humano é uma obra do Espírito Santo, é também uma
Promessa de Deus. O Senhor promete tornar o nosso coração de pedra em um
coração de carne: um coração vivo que sente, reage e responde ao Seu convite.
https://fhop.com/como-deus-nos-muda-a-regeneracao-do-coracao/#:~:text=A%20regenera%C3%A7%C3%A3o%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o%20humano,e%20responde%20ao%20Seu%20convite.
Da sola dos
pés à cabeça, a raça humana está toda infestada de chagas e feridas pútridas.
Por isso, o Senhor, não pensa em apenas um simples reparo. Ele diz:
Ez. 11. 19: E lhes darei um só
coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o
coração de pedra, e lhes darei um coração de carne...
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Nós devemos
ter a remissão dos pecados em nossos corações. Se nós não tivermos o perdão dos
pecados em nossos corações, tudo é inválido. O homem tem um “ser interior e
um exterior,” e todos devem receber a remissão dos pecados em seu interior.
O Apóstolo
Paulo diz para os Judeus, “E circuncisão, a que é do coração”.
Então, o que
os Judeus, objeto do discurso paulino em Romanos 2ss, circuncidavam? Eles
circuncidavam uma parte da carne.
O Apóstolo
Paulo diz, “E circuncisão, a que é do coração”. Os Judeus
circuncidavam o seu exterior, mas Paulo diz que a circuncisão deve ser no
coração. Deus nos diz em nossos corações quando nos tornamos Seus filhos, e
isto sob uma promessa:
“E vos darei um coração
novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da
vossa carne e vos darei um coração de carne.” (Ezequiel 36.26)
Esta é a
Promessa atualizada e viva e ainda proposta a todos nós.
Jeremias 31.
33 – Mas
este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o
Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu
serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
O coração é
o esconderijo onde se guarda, espera e se confere as Promessas, por isso a
Promessa de um novo coração se configurará intrinsicamente quando no coração
houvermos guardado e escondido aquela que confirma as promessas – A Palavra de
Deus!
I Samuel 16.7 “... porque o Senhor
não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o
Senhor olha para o coração.”
A Palavra se
fez carne e habitou entre nós, e Deus é a Palavra.
A Palavra
veio à terra na forma de homem. Jesus nos salvou e guiou os seus apóstolos a
escreverem a Palavra Da Promessa, que é o cumprimento do Antigo
Testamento que Ele também disse para os seus servos anteriormente. Deus
escreveu o que Ele disse e fez na Bíblia. Deus aparece na Palavra e com a
Palavra, fala com a Palavra e nos salvou com a Palavra.
Quem tem um
coração renovado tem promessas superiores as da Antiga Aliança e são maiores no
plano material e espiritual Em Cristo, pois alcançados pela Plenitude
desfrutamos da totalidade da benção, ainda que não possamos desprezar a antiga
aliança, como os daquela desprezavam os gentios, pois Deus garante a antiga
Promessa, como a Nova Promessa espiritual!
Quando nosso
coração crê em Sua palavra, o coração aparentemente testifica que Deus prometeu
isso no Antigo Testamento e cumpriu a Sua aliança. Ele nos salvou dessa forma
no Novo Testamento pela Sua palavra.
Fonte:
Dicionário Strong
Bíblia online
ACF
Apontamentos
do autor
Citações no
corpo do texto
Lição CPAD
Site Estudantes
da Bíblia
A
Circuncisão do Coração: Uma Transformação Interior de Fé e Devoção – Divina Mensagem
«Amarás o
Senhor teu Deus com todo o coração “leb”» Viseu - 20 de Junho de 2023
O coração de
Israel de site: rosenhebrewschool
https://estudos-biblicos.webnode.com.br/news/a-circuncis%C3%A3o-e-aquela-de-cora%C3%A7%C3%A3o/
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