sábado, novembro 16

A Promessa De Um Coração Novo Lição 7 – CPAD 4º Trimestre 2024

A Promessa De Um Coração Novo

Lição 7 – CPAD 4º Trimestre 2024

1ª Parte – Em Edição (sem revisão)

 Subsídio pastor e professor Osvarela

TEXTO ÁUREO

“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.” (Ez 36.26)

PRÁTICA

O salvo em Cristo Jesus tem um coração novo, voltado para a Palavra de Deus e disposto a fazer a sua vontade.

LEITURA BÍBLICA

Romanos 2.25-29; Jeremias 31.31-34

Romanos 2

25 – Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.

26 – Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão?

27 – E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?

28 – Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.

29 – Mas é judeu O que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Jeremias 31

31 – Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.

32 – Não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, porquanto eles invalidaram o meu concerto, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.

33 – Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

34 – E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

A) Objetivos da Lição:

I) Conceituar a palavra “coração” de acordo com a Bíblia;

II) Destacar a nova perspectiva de vida de quem tem um coração novo;

III) Elencar as promessas para o coração novo.

Exordio:

I Samuel 16.7 “... porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

Promessa de um novo coração é um tema que abarca alguns parâmetros bíblicos sobre a função e motivação humana nascida através de um órgão, o coração. Mas, no entendimento bíblico judaico coração e rins são apresentados como este centro de sentimentos e de onde brotam a religiosidade, fé, sentimentos humanos e emoções sob controle ou não e onde surgem as dificuldades de entendimento do que ocorre com a vida do homem, no caso surge a clássica pergunta: “sentido da vida?”

Salmos 73. 21 Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. 22 Assim me embruteci, e nada sabia; fiquei como um animal perante ti.

Salmos 26:2 Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.

No texto mais antigo como no livro de Jó rins são apresentados como este centro de emoções e fé:

Jó 19:27 Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior.

Na Bíblia, o "coração" é citado mais de mil vezes, porém raras vezes no sentido fisiológico como em 2ºSamuel 18:14. A maioria das citações afirma ser ele a sede das faculdades e da personalidade, é nele que nascem os pensamentos, sentimentos, palavras, decisões e ações, e só Deus o conhece profundamente, quaisquer que sejam as aparências.

O coração está no centro da ética bíblica: A ética bíblica gira em torno do conceito de “coração” (Mateus 15:18-20  - 18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem). Portanto, entender o significado bíblico do coração é essencial para entendermos o que a Bíblia ensina sobre a natureza do pecado e sobre a natureza da santificação. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. Provérbios 23

O "coração" é o centro da consciência religiosa e da vida moral, é nele que o homem procura a Deus, o ouve, o serve, o louva e o ama. A maioria das citações sobre o "coração" na Bíblia está basicamente relacionada à parte física, à parte que gera as emoções, que controla os desejos e os pensamentos. Hoje se sabe que esta parte é o "sistema límbico". 

Neste texto rins e coração aparecem na atividade emocional do salmista, o coração aqui é apresentado, como em poucas vezes, no texto Veterotestamentário, notamos que rins e coração estão intimamente ligado as emoções e relacionamentos com Deus. Ao ser afetado pelas experiências afetivas e emocionais do ser humano em seu meio social, dita e direciona as atitudes e a reação das pessoas em todos os níveis, pois é dele que surgem os pensamentos bons e ruins, nele reside o egoísmo, o medo, a ansiedade, etc. A Bíblia diz que ele é enganoso, enganador, falso, incorrigível, e ninguém pode conhecê-lo a não ser Iahweh, o nosso Deus. "O Coração Na Bíblia: “Uma Angiografia.”

https://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/o-coracao-na-biblia-uma-angiografia#:~:text=Os%20hebreus%2C%20tendo%20como%20base,e%20de%20todas%20as%20emo%C3%A7%C3%B5es.

Rins ou coração, mas Os hebreus, tendo como base o texto de Levíticos 17 entendiam que o "coração" era a própria vida das pessoas e assim os escritores bíblicos o empregaram pelo todo, pelo indivíduo, o considerando a sede da vida intelectual e emotiva, como o símbolo do amor e de todas as emoções.

O profeta Jeremias conhecia a questão do coração a ser regenerado através da Promessa de Deus, se no capítulo 31 ele consolida o pensamento no capítulo 17 ele inicia a sua cárdio doutrina demonstrando a qualificação do coração em seu estado natural sem ser regenerado.

Primeira dificuldade que será quebrada pela Promessa:

Ali ele aponta a origem e o estado do coração - Jeremias 17.1 O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração.

O que pode apagar o que se escreveu com esta gravação realizada com estes instrumentos?

O próprio Jeremias dá uma aparente solução:

“Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29

Fogo derrete o ferro

Diamante é uma pedra a mais dura do planeta, mas o martelo de Deus esmiuça qualquer pedra, porque Ele as conhece por tê-las criados.

Ao longo do texto ele entende e apresenta situações que este coração o faz ser insensato pecador:

Segunda dificuldade que será resolvida com a Promessa:

Jeremias 17.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

O próprio Deus conhecedor do interior do coração – esquadrinho -  se propôs sob sua Promessa trocar coração

Mas, Ele sabe que o coração foi endurecido pelo pecado por isto apenas Ele se dirige ao home com a sua forma de aproximar-se do necessitado da Graça e lhes propõe sob Promessa a mudar o centro deste endurecimento e a sua arma á a Palavra.

Jeremias 31.33 ..., : porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Promessas de um coração se confere e se guarda no coração!

Lugar onde se guarda as Promessas - O coração é, por isso, o lugar da presença de Deus, onde Deus fala e faz a sua morada para, com cada um de nós, estabelecer esse diálogo de amor. Assim, se é no coração que Deus fala, é também com o coração que devemos aprender a escutar e a meditar a Palavra de Deus (cf. Lc 2,19.51 -Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.).

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” Provérbios 4.23 - Este texto bíblico cita o coração no sentido do homem interior, alma e espírito.

Coração pode ser regenerado:

Doutrina da Regeneração é a Cristologia em Ação. Já citei um teólogo deste ensino e volto a fazer:

regeneração é uma mudança forte e poderosa, operada na alma por meio das operações eficazes do Espírito Santo, em que um princípio vital, um novo hábito, a lei de Deus e uma natureza divina são colocadas e dispostas dentro do coração, capacitando-o a agir de modo santo e agradável a Deus e a assim crescer até a glória eterna". Stephen Charnock em Teologia Puritana, Joel Beeke & Mark Jones.

A necessidade de ser uma nova Criatura (Novo Homem em Jesus Cristo) é uma necessidade de toda Raça Humana.

“Necessário vos é nascer de novo” – João 3:7

Desde a Queda adâmica, o próprio Deus Evangelizou nossos pais, Adão e Eva, sobre o novo nascimento. Só o Nascimento de um novo Home, haveria a regeneração da Raça Humana. Veja, na continuidade deste texto, abaixo e versículos sobre esta discussão e ensino.

Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” 1 Coríntios 15:44-46

Sendo o centro do homem, o coração do neoconverso sofre uma transformação e é regenerado como coração espiritual, para viver as novidades de uma nova vida na carne e no espírito. Na carne porque as mutações espirituais levará a desprezar anseio das carne. No espírito porque o homem adâmico morto espiritualmente é regenerado em sua tricotomia. Osvarela

A Ação Pneumática da Regeneração.

8 — O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Jesus de forma direta infere, a Nicodemos, um Mestre em Israel, que a ação da regeneração, ou do Novo Nascimento é uma ação invisível, pois ela é totalmente espiritual. Jesus usa o vento e sua forma de ser sentido, mas sem distinção de sua origem.

A Raça Humana, natural, dentro dela, há poucos sabem que, estão mortos espiritualmente e para se tornarem vivos espirituais, é necessário nascer duas vezes neste mundo. Eu sempre digo isto, quem morre duas vezes, será um vivo eterno, quem morre uma vez será um morto eternamente, preso em seus próprios pecados, pois não passaram pelo processo da Regeneração.

6 — O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

O primeiro nascimento é natural (nascido da carne), “nascidos de mulher”, pelo qual todos os homens são nascidos, mas o segundo nascimento é espiritual, e nem todos chegam a nascer esta segunda vez.

Se a lagarta morrer antes de virar crisálida, ela não poderá se transformar em borboleta; de igual modo, se o homem morrer sem passar pela experiência deste segundo nascimento, ele não pode voar para dentro do reino de Deus.

Na verdade, desde o primeiro casal formado no Jardim do Éden, Deus iniciou a nova criação espiritual, e um dos seus primeiros integrantes foi Abel, filho de Adão e Eva, e esta, ainda se encontra em pleno curso pelos filhos que são gerados para Deus, por meio da fé n’Ele.

Regeneração é mudança espiritual; conversão é ação espiritual! Stephen Charnock

Ou seja, a Humanidade tem a possibilidade de “restituição” de uma vida nova, ainda hoje, aqui e agora, através do “processo” da Cruz.” http://estudandopalavra.blogspot.com/2024/04/o-inicio-da-caminhada-licao-01-cpad-2.html

A circuncisão do coração:

Romanos 2.28 – Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.

29 – Mas é judeu O que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

Étimo: O  termo κροβυστα,  “incircuncisão”,  pode  denotar  três  coisas:  o prepúcio, o pagão (ou pagãos) e ainda a condição de quem é incircunciso.

No sentido real a circuncisão não estabelecida na carne, é a circuncisão do coração.

Segundo Paulo todos nós somos filhos de Abraão, pela fé, e a fé é a ação circuncidadora das tábuas do coração, onde Deus se faz presente quando o aceitamos pela ação de Jesus Cristo através de Seu sangue.

Paulo  sabe  que  circuncisão (ou a “incircuncisão de natureza”)  e  Lei  estão  intimamente relacionadas na aliança que Deus fez com o seu povo. A circuncisão, portanto, envolve  duas  realidades:  a  promessa  de  Deus  e  a  exigência  a  Lei.

Sem  o cumprimento da justiça, que implica na obediência à Lei, o indivíduo, embora circuncidado, não pode manter seu status na aliança como autêntico membro da raça eleita.

Entendendo que a circuncisão era uma marca de aliançamento entre os de Abraão. Em Jesus somos circuncidados, ou aliançados através do coração regenerado (como vimos acima na Doutrina da regeneração que é a inserção no Corpo de Cristo - A Igreja). Já não vivemos na promessa da antiga aliança, que se renovou em Cristo, mas vivemos a promessa da Graça, a qual pela Fé, Abrão recebeu as sua Promessa.

Acadêmico: “Paulo tem a seu favor o “Nomismo da aliança” judaica: “porque a circuncisão é ‘o sinal da aliança’, uma aliança nomística, [...] os que são da ‘circuncisão’ devem obedecer à Lei, pois Deus não pode fechar os olhos para a transgressão e inobservância da Lei” Fitzmyer

Romanos3. 21,22 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; 

Nós porém não vivemos esta Aliança, ainda que ela tenha sido o Aio para nossa atual posição de fé e vivencia com Deus!

“Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu O que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração,...” Essas palavras enfatizam que a verdadeiro interpretação da remoção está na transformação interior, no relacionamento íntimo com Deus e no andar segundo o Espírito Santo. Portanto, podemos definir a circuncisão do coração como um chamado para cada crente em Jesus Cristo. É um convite para se render completamente a Deus, permitindo que Ele opere em nosso interior, moldando-nos à imagem de Seu Filho. Fazendo com que a promessa de um novo coração se renova a cada dia.

A ação da Promessa:

Hebreus 4.12 diz o seguinte:

Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

As Escrituras seja a Neotestamentária e mormente a Veterotestamentária usam palavra especifica para o coração e o entendimento é diverso da visão biológica.

Leb ou Lev – o coração do salmista

Em hebraico, a palavra para coração é lev, que é escrita com lamed-beit (em hebraico leb – pronuncia-se lev; termo que aparece 853 vezes no Antigo Testamento)

Em hebraico, a palavra "Lev," que significa "coração", é uma palavra muito importante. Você pode vê-la em todos os lugares e sendo usada em muitas frases diferentes, principalmente positivas. Se alguém é ometz lev (אומץ לב), então é muito corajoso e tem um caráter muito firme. Se alguém tiver lev rachav (לב רחב), significa literalmente que tem um "coração enorme", ou seja, que é generoso e magnânimo.

Coração”: lebh e lebhabh.

Coração não somente é usado no AT para descrever o assento do pensamento, do sentimento e da vontade; é também a sede do pecado (Gn 6.5; Sl 95.8, 10; Jr 17.9), a sede da renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10; Jr 31.33; Ez 36.26), e o lugar da fé (Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o entendimento dos salmistas, do judaísmo que tem um pensamento Dicotômico.

Assim como, “rins” também representavam a sede da vontade e desejos e pensamentos na teologia judaica. Rins é uma palavra quase sinônimo de coração, quanto a parte sobrenatural invisível do homem.

Podemos encontrar versões bíblicas com o uso de uma ou outra palavra, com o mesmo significado, mas também vamos encontrar ambas as palavras em uso num mesmo texto, e com rins significando o pensamento do homem:

Rins e coração, num mesmo texto:

“Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;” Salmos 26:2

“Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.” Salmos 26:2

Rins e coração com mesmo sentido:

“Louvarei ao Senhor que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.” Salmos 16:7

“Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!” Salmos 16:7

No pensamento hebraico o coração é substituído pelos rins, no sentido de centralidade do ser humano rins e coração tem o principio de centro dominador dos desejos do homem que inclui: pensamento, caráter, fonte de emoções, fonte e lugar da crença e da fé, local interior no qual se formam os desejos e pensamentos do homem. Arndt-Gingrich: “a sede da vida física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como o centro e a fonte da totalidade da vida mais interior do homem, com seu pensamento, sentimento e vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada do Espírito Santo.

- “kardia”, a palavra do Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh, usualmente traduzida como “coração”.

“Dois  vocábulos  que  formam  um  paralelo  de  identificação  são καρδα, “coração”,e πνεμα, “espírito” (v. 29). Confrontando-se ambos  com os  outros  dois  termos  supracitados, obtém-se  um  quiasmo,  de  acordo  com  a sequência  seguinte: a.“carne”, b.“coração”, b’.“espírito”, a’.“letra”.  O mesmo  quiasmo,  quando  observado  por  outro  ângulo,  também  revela  os paralelos antitéticos: a.“carne”//b.“coração” e a’.“letra”//b’.“espírito”. Tal construção conserva o foco da argumentação sobre os dois principais elementos distintivos  do  judeu,  de  acordo  com  2,17-29” A circuncisão que conta é a do coração (Rm 2,25-29); The circumcision that counts is that of the heart (Rom. 2:25-29); Clodomiro de Sousa e Silva - ISSN 2596-2922DOI: 10.46859/PUCRio.Acad.ReBiblica.2596-2922.2021v2n3p190

A Bíblia considera o coração como o centro da personalidade. Todas as ações da vida fluem dele, “o que o pensamos, sentimos e realizamos emana do coração. Dessa fonte jorra toda a expressão do nosso ser”. Provérbios, afirma isso, quando diz que “de tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

Nas escrituras do Novo Testamento:

Kardia: o principal órgão da vida psíquica e espiritual, o lugar no ser humano no qual Deus testemunha de si mesmo. O coração é o centro da vida mais interior de uma pessoa: de seus sentimentos, entendimento e vontade. A sede do pecado, a sede da renovação espiritual e o lugar da fé.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11

O coração significa a totalidade do Ser interior do homem, a parte mais profunda dele; ele é sinônimo de ego, a pessoa. Kardia é supremamente o centro no homem para o qual Deus se volta, no qual a vida religiosa está enraizada, e que determina a conduta moral. Guardar o coração é uma atividade secreta da alma, oculta para todos, exceto para Deus.

Brown-Driver-Briggs dá dez (10) significados para estas palavras:

- “o homem mais interior ou alma”,

- “mente”,

- “resoluções da vontade”,

- “consciência”,

- “caráter moral”,

- “o homem em si mesmo”,

- “o lugar dos apetites”,

- “o assento das emoções”,

- “o assento da coragem”.

Muitas vezes, o coração chama o mal de bem, dando falsas aparências às coisas. Matthew Henry afirma que “é especialmente verdadeiro, a respeito de toda falsidade e maldade do coração, que todos os seus artifícios, desejos, são corrompidos” https://theinvisiblecollege.com.br/o-lugar-do-coracao-na-interpretacao-biblica/

Jeremias 31.33 – Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

O coração sob a ótica Crística Neotestamentária:

Coração pode ter:

impurezas  -

más intenções,

assassínios,

adultérios,

prostituições,

roubos,

falsidades e

difamações (Mt 15:15 a 20).

Fisicamente o que é o coração?

O "coração bíblico" é em realidade um conjunto de estruturas localizado no cérebro, composto por:

1 - córtex cerebral, responsável pelas funções cognitivas e pelo processamento de informação de nível mais elevado cujas funções incluem pensamento e raciocínio, memória, consciência, atenção, consciência perceptiva e linguagem, se constituindo, portanto, na sede do intelecto e da razão. "O consciente."
2 - sistema límbico, o responsável pelo controle do comportamento emocional do sistema nervoso e está envolvido diretamente com a natureza afetiva das percepções sensoriais, também conhecido por cérebro emocional, ou seja, a sede das emoções. "O subconsciente".

A esse conjunto nós chamamos MENTE, porém é preciso entender que o cérebro e a mente não são entidades separadas. A mente é a atividade do cérebro, ou seja, o cérebro é a parte física e a mente, a abstrata.

A Promessa de Deus é dar um Novo Coração:

Um novo coração:

A regeneração do coração humano é uma obra do Espírito Santo, é também uma Promessa de Deus. O Senhor promete tornar o nosso coração de pedra em um coração de carne: um coração vivo que sente, reage e responde ao Seu convite.

https://fhop.com/como-deus-nos-muda-a-regeneracao-do-coracao/#:~:text=A%20regenera%C3%A7%C3%A3o%20do%20cora%C3%A7%C3%A3o%20humano,e%20responde%20ao%20Seu%20convite.

Da sola dos pés à cabeça, a raça humana está toda infestada de chagas e feridas pútridas. Por isso, o Senhor, não pensa em apenas um simples reparo. Ele diz:

Ez. 11. 19: E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne...

Buscamos receber:

Nós devemos ter a remissão dos pecados em nossos corações. Se nós não tivermos o perdão dos pecados em nossos corações, tudo é inválido. O homem tem um “ser interior e um exterior,” e todos devem receber a remissão dos pecados em seu interior.

O Apóstolo Paulo diz para os Judeus, E circuncisão, a que é do coração.

Então, o que os Judeus, objeto do discurso paulino em Romanos 2ss, circuncidavam? Eles circuncidavam uma parte da carne.

O Apóstolo Paulo diz, “E circuncisão, a que é do coração”. Os Judeus circuncidavam o seu exterior, mas Paulo diz que a circuncisão deve ser no coração. Deus nos diz em nossos corações quando nos tornamos Seus filhos, e isto sob uma promessa:

“E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.” (Ezequiel 36.26)

Esta é a Promessa atualizada e viva e ainda proposta a todos nós.

Jeremias 31. 33 – Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

O coração é o esconderijo onde se guarda, espera e se confere as Promessas, por isso a Promessa de um novo coração se configurará intrinsicamente quando no coração houvermos guardado e escondido aquela que confirma as promessas – A Palavra de Deus!

I Samuel 16.7 “... porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

A Palavra se fez carne e habitou entre nós, e Deus é a Palavra.

A Palavra veio à terra na forma de homem. Jesus nos salvou e guiou os seus apóstolos a escreverem a Palavra Da Promessa, que é o cumprimento do Antigo Testamento que Ele também disse para os seus servos anteriormente. Deus escreveu o que Ele disse e fez na Bíblia. Deus aparece na Palavra e com a Palavra, fala com a Palavra e nos salvou com a Palavra.

Quem tem um coração renovado tem promessas superiores as da Antiga Aliança e são maiores no plano material e espiritual Em Cristo, pois alcançados pela Plenitude desfrutamos da totalidade da benção, ainda que não possamos desprezar a antiga aliança, como os daquela desprezavam os gentios, pois Deus garante a antiga Promessa, como a Nova Promessa espiritual!

Quando nosso coração crê em Sua palavra, o coração aparentemente testifica que Deus prometeu isso no Antigo Testamento e cumpriu a Sua aliança. Ele nos salvou dessa forma no Novo Testamento pela Sua palavra.
Fonte:

Dicionário Strong

Bíblia online ACF

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Lição CPAD

Site Estudantes da Bíblia

A Circuncisão do Coração: Uma Transformação Interior de Fé e Devoção – Divina Mensagem

«Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração “leb”» Viseu - 20 de Junho de 2023

O coração de Israel de site: rosenhebrewschool

https://estudos-biblicos.webnode.com.br/news/a-circuncis%C3%A3o-e-aquela-de-cora%C3%A7%C3%A3o/

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger