Naum - O Limite da Tolerância Divina
EM CONSTRUÇÃO
TEXTO ÁUREO “Disse mais: Ora, não se ire o Senhor que ainda só mais esta vez falo:
se, porventura, se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei, por amor dos
dez”. Gn. 18.32
VERDADE PRÁTICA
No tempo estabelecido por
Deus, cada nação, e cada indivíduo em particular, passará pelo crivo da justiça
divina.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Naum 1.1-3,9-14.
3 O
Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por
inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens
são o pó dos seus pés.
9 Que
pensais vós contra o Senhor? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará
por duas vezes a angústia.
10 Porque
ainda que eles se entrelacem como os espinhos, e se saturem de vinho como
bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca.
11 De ti
saiu um que maquinou o mal contra o Senhor, um conselheiro vil.
12 Assim
diz o Senhor: Por mais seguros que estejam, e por mais numerosos que sejam,
ainda assim serão exterminados, e ele passará; eu te afligi, mas não te
afligirei mais.
13 Mas
agora quebrarei o seu jugo de sobre ti, e romperei os teus laços.
14 Contra
ti, porém, o Senhor deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa
dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o
teu sepulcro, porque és vil.
EXÓRDIO:
Os
livros proféticos que estamos estudando nesta Lição nos apontam certos limites,
movimentos, condições, erros, instruções, condenações, falhas, insistência, persistência,
que são enunciados, e anunciados, repetidas vezes.
Isto
nos leva a algumas reflexões.
Primeiro:
O
povo é persistente no erro;
O
povo é volúvel;
O
povo ouve, mas não aguça os ouvidos a ouvir;
O
povo quando recebe o enunciado sobre os seus erros inicialmente ouve, mas se
esquece rapidamente do que ouviu;
O
povo treme, mas não teme;
O
povo acha-se seguro, por ser povo de Deus;
O
povo avalia poder viver assim desde que cumpra a liturgia habitual e que os
sacrifícios, principalmente o da tarde seja cumprido;
O
povo se garante no Pacto, mas não o cumpre;
O
povo crê no pacto, mas não atua no Pacto;
O
povo despreza as profecias e pesos, pois parece que se demora e não se
cumprirão;
Passa
o erro para a geração futura;
Os
pesos, ou palavras condenatórias são lançados, mas o povo se acomoda a
ouvi-las, sem reação;
O
povo é assediado pelo Eterno a dar-lhe ouvidos;
O
povo é uma sempre preocupação do Eterno;
O
Eterno não se cansa em anunciar e denunciar o erro do povo, buscando
convencer-lhes sobre estes erros;
O
Eterno o faz pela Sua condição Divina e pactual [maior do que aliança]
inquebrável e imutável;
Os
guias sacerdotais não são suficientemente destros a encaminhar o povo para fora
do erro;
Os
reis são vazios e volúveis, tal qual, o povo em sua posição de condução e adoração
nacional;
Profetas
e videntes se amoldam as suas condições: reino, povo, casa e salário;
Segundo:
SEMPRE
HAVERÁ UMA Porção Justa.
Por fim, poderíamos enumerar uma lista maior e mais
intensa, o Eterno, movido pela sua Benignidade e Misericórdia e Justiça, além
da condição a que está condicionado pela Verdade [que Ele mesmo é, e Jurou por si...], enuncia e anuncia a libertação
e Renovação nacional, pessoal e do Reino.
Cada
item deve ser analisado, muito embora interligados, são ímpares e
personalísticos nas Escrituras Proféticas e na História Veterotestamentaria escrita
e canônica.
Finalmente,
que ninguém pense que esta posição, tanto do povo, quanto Divina, se esvai na
Renovação e Restituição, nacional, pessoal e do Reino.
O
Peso será lançado, cobrado e atuará na vida, da nação, pessoal e do Reino por
incorrer em tais momentos.
É a Lei Eterna da Semeadura.
Ao
final o remanescente, tanto o histórico contemporâneo dos profetas, quanto da Iminência
serão devidamente atingidos, pelo Bem ou Mal, que fizeram, mas o Eterno não
falhará em sua condição de Justiça e Verdade.
Pois
a questão se dará a Tempo determinado, na longanimidade atuante na Sua
Benignidade e Misericórdias em Ação que traspassa o entendimento do mortal,
homem e só Ele conduz a história, conforme o livre-arbítrio dos personagens aos
quais fala, avisa, condena, pesa, justifica, absolve, perdoa, renova, prolonga
seus dias e fatos incorrentes, as ações necessárias a Sua Palavra acontecer!
E
mais, O Eterno Senhor jamais deixa de ter controle total de tudo, e a Sua
Palavra dará o destino final a cada situação, conforme a posição dos atores do
ato em ação:
Nação,
Povo e Reino.
Incorrer - v.t. Atrair sobre si, expor-se: incorrer no ódio de
todos. Incidir, estar sujeito (a penalidade), estar incurso em, incluído,
compreendido. Cair em (erro, infração), cometer: incorrer em falta.
A História Visitada.
Ainda
em nossos dias Basã existe, como região.
Basã (em
hebraico הבשן ha-Bashan, que significa "a luz da terra") é um lugar
bíblico mencionado primeiramente em Gênesis 14:5, onde é dito que Quedorlaomer
e suas alianças "feriram aos Refains em Asterote-Carnaim", onde Ogue,
o rei de Basã, residia.
Entrada de Israel na Terra Prometida.
Ogue saiu contra eles, porém foi derrotado
(Números 21:33-35; Deuteronômio 3:1-7).
Logo após a conquista, o nome
"Gileade" foi dado ao país inteiro além do Jordão.
Esta região estendeu-se de Gileade no sul até
Hermom ao norte, e do rio Jordão ao oeste à Salcá ao leste.
Junto com a metade de Gileade ela foi dada à
meia tribo de Manassés (Josué 13:29-31).
Golã, uma de suas cidades, tornou-se uma cidade de
refúgio (Josué 21:27).
Argobe, em Basã, foi um dos distritos
comissariados de Salomão(1 Reis 4:13).
As cidades de Basã foram tomadas por Hazael (2 Reis 10:32-33), porém pouco tempo
depois foram reconquistadas por Jeoás (2 Reis 13:25), que superou os Sírios em três
batalhas, de acordo com a profecia de Eliseu(19).
Basã quase desapareceu da história, apesar de
lermos sobre os gados selvagens de seus ricos pastos (Ezequiel 39:18; Salmos 22:12), dos carvalhos de suas florestas(Isaías 2:13; Ezequiel 27:6; Zacarias 11:2) e a beleza
de suas extensas planícies (Amós 4:1; Jeremias 50:19).
Após o Exílio, Basã foi dividia em quatro
distritos:
-Golã, ou Colinas de Golã, a parte mais
ocidental
-Haurã (Ezequiel 47:16)
-Argobe ou Traconites, hoje Lejá
-Batanéia, no leste de Lejá, com muitas cidades
abandonadas quase tão perfeitas quanto quando eram inabitadas.
Quando o império de Alexandre se fracionou, a
posse do país foi objeto de contínua disputa.
A parte central de Basã tornou-se, então,
refúgio de ladrões e foragidos, caráter que ainda hoje conserva.
Os árabes consideram esta terra como tendo
pertencido primeiramente ao patriarca Jó.
O Profeta
Naum.
Chamado de Elcosiano ou elcosita (em hebreu “elgoshi”) o que provavelmente indica o nome de seu pai.
Sobre Elcós.
Uma das hipóteses: uma desconhecida cidade que,
sabemos, ficava na parte sul de Judá.
2ª –Elcós ficava a cerca de 40 ou 30 km de Nínive,
ao Norte desta.Bíblia Dake.
3ª –Naum dos idos neotestamentários. Hipotese
aceita por alguns teólogos com estudos sobre arqueologia e geografia Bíblia.
4ª -Elcós parece ser a Cafarnaum do Novo
Testamento.
Καπερναουμ Kapernaoum
de origem
hebraica, provavelmente 3723 e 5151 כפר נחום; n pr loc. Cafarnaum = “vila de conforto”
1) cidade
próspera da Galiléia, situada na margem ocidental do Mar da Galiléia ou Lago de
Genesaré, próximo ao lugar onde o Jordão deságua no lago
Ou então a cidade de Cafarnaum recebeu este nome em homenagem a ele, pois o nome da
cidade significa “vila de Naum”.
No entanto, me valho do desconhecimento da
exatidão desta Elcós, sem devida comprovação da Arqueologia Bíblia.
Citações em Naum:
Nínive é citada por 3[tres] vezes no Livro de
Naum.
Na primeira como O Início da profecia a ser exarada contra ela.
O chamado Peso – uma palavra do Senhor contra
alguém ou cidade, condenatória, que contém afirmações, dos erros, neste caso,
das oportunidades dadas pelo Altíssimo e desprezadas, ou ao longo do tempo esquecidas,
após o arrependimento, ou para cumprimento de destruição condenatória por
feitos anteriores, que não deixarão de serem cobrados pela Justiça do Senhor!
Neste caso a Destruição se dá após 100 anos do arrependimento
propagado pelo Profeta Jonas.
É necessário entendermos que a Tolerância do
Senhor, na realidade devemos chamá-la biblicamente de Longanimidade, vai ser
cumprida, sobre a sua palavra que foi lançada, como um Juízo, e deve ser
obedecida, a 10, 50, 100 anos posteriormente, com base na Eternidade de quem é
senhor da Palavra Eterna.
“Nós assembleianos devemos nos deter, após 100
anos de Assembleia de Deus, para verificar se estamos nos moldes, pelo e para o
qual Deus nos levantou como Igreja!”Osvarela
Naum 1:1
PESO de Nínive. Livro da visão de Naum, o
elcosita.
O juízo que cai sobre o grande opressor do mundo
é o único motivo para o pronunciamento de Naum.
Conseqüentemente, o profeta é judicial em seu
estilo, incorporando antigos “oráculos de julgamento”.
A linguagem é poética, vigorosa e figurada,
sublinhando a intensidade do tema com o qual Naum luta.
Nínive é uma demonstração aí sim da tolerância divina, qual um tanque de águas que se vai enchendo, até a medida da ação da
Ira. Salmos 73:10-20. Por isso o povo dele volta
aqui, e águas de copo cheio ... Como
caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.Como
um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a
aparência deles.
Assim, O Eterno Senhor também derramou o copo que
transbordou do tanque das águas de terror e pecados de Nínive, após, cem anos
de espera para que ele se esvazia-se ou não viesse a se encher.
Naum 2:8. Nínive desde que existiu tem sido
como um tanque de águas, porém elas agora vazam. Parai, parai, clamar-se-á; mas
ninguém olhará para trás.
Jó 40:11. Derrama os furores da tua ira, e atenta para
todo o soberbo, e abate-o.
Intermezzo...
HISTÓRIA DAS NAÇÕES ENVOLVENDO ISRAEL.
Tenho notado alguma dificuldade entre os
professores, no momento de inserir a História das Profecias, no contexto
geo-politico nos tempos proféticos.
Assim, Síria,
Assíria se tornam de difícil entendimento.
Vamos tentar dar algum subsídio histórico sobre
os povos que conviveram neste período, junto com Isrel e Judá.
Geral
Strong -3535 Νινευι Nineui
de origem
hebraica 5210 נינוה; n pr loc
Níneve =
“descendência de tranqüilidade: descendência de tolerância”
1) capital
do antigo reino da Assíria
3536 Νινευιτης Nineuites
de 3535;
n pr m
1) Ninevita,
morador de Nínive;
O próprio nome da Cidade de Níneve fala da Tolerância.
Assunto desta Lição, a Bíblia Sagrada sempre cuida de responder, aos nossos questionamentos e a nos informar porque os fatos, acontecem, segundo a Pré-ciência de Deus.
Asssim, quem pensa oque Deus se esquece dos nossos erros embora justificados, eles devem ser lembrados, que só o foram pela longanimidade e misericórdia de Deus através de jesus.
podemos ser arrancados, tal qual Israel:Romanos 11:17-26. E se alguns dos ramos foram
quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante
da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra
eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.Dirás, pois:
Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.Está bem; pela sua
incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te
ensoberbeças, mas teme.Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que
não te poupe a ti também.Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus:
para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se
permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.E
também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque
poderoso é Deus para os tornar a enxertar.Porque, se tu foste cortado do natural
zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses,
que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!Porque não quero,
irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o
endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja
entrado.E
assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E
desviará de Jacó as impiedades
Nínive foi capital do Império
Assírio – talvez o Primeiro dos Grandes Impérios Mundiais – uma das Nações
mais poderosas, que já surgiu na terra.
Orgulho e autossuficiência, eram a sua marca, com base sobre
o seu poderio militar impressionante.
Nínive era a chamada cidade sanguinária e cruel.
Métodos cruéis para tratar os
vencidos:
Empalamento - atravessar a pessoa com uma
estaca afiada, que ia do ânus em direção ao tronco.
Esfolamento - a pele da pessoa era
tirada.
Aos velhos e, doentes e
incapacitados ao trabalho:
Os impossibilitados para o trabalho forçado, como doentes e idosos, eram
levados como exemplo às portas de outra cidade sitiada, eram empalados ou
esfolados, como sinal do que aconteceria aos moradores da cidade cercada se
esta não se rendesse.
E assim entendemos o porquê da linguagem tão dura empregada pelo
profeta, por ordem divina, à cidade. Deus pune a crueldade. E em matéria de
crueldade, Nínive era imbatível.
Naum 1:8. E com uma inundação transbordante
acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos.
Usada por Deus para execução do Juízo de Deus sobre Judá, que
também, agora, encontra na Profecia de Naum o conforto de Jeová.
Isaías 8:7. Portanto eis que o
Senhor fará subir sobre eles as águas do rio, fortes e impetuosas, isto é, o
rei da Assíria, com toda a sua glória; e subirá sobre todos os seus leitos, e
transbordará por todas as suas ribanceiras.
A Assíria conquistou o reino do
norte (Israel) em 722 a.C. e a
Babilônia conquistou o reino do sul (Judá) em 586[7] a.C.
Depois disso, os persas conquistaram a Babilônia (537 a.C.) e os gregos – Alexandre o
Grande - conquistaram o império Medo-Persa (333 a.C.).
Porém, próximo do tempo do nascimento de Cristo, os romanos acabaram conquistando os gregos
por volta do ano 63 a.C.
Sírios
Por volta de 1000 a.C. era dividida em vários Estados:
Gesur,
-Zobá,
-Arã,
-Damasco.
Mas quando o rei de Zobá perdeu uma batalha em 990 a.C. para Davi, os sírios uniram-se sob a liderança de Damasco
para formarem uma grande nação.
De fato, os sírios invadiram Israel várias
vezes, sob a liderança dos reis:
-Ben-Hadade
I,
-Ben-Hadade
II,
-Hazael,
Ben-Hadade III,
-Rezim
(PHRB-88)
Contexto Histórico Quando o Profeta Naum Entrou em Cena
O Reino dos Assírios, havia sido uma
nação próspera durante séculos.
Seu território, se mudou com o passar dos anos
por causa das conquistas e derrotas dos seus governantes, localiza-se ao norte
da Babilônia, entre e além dos rios Tigre e Eufrates.
Documentos antigos atestam a crueldade dos
assírios contra outras nações.
Os reis assírios vangloriam-se de sua
brutalidade, celebrando o abuso e a tortura que eles impuseram sobre os povos
conquistados.
A queda do Império Assírio, cujo clímax foi a
destruição da cidade de Nínive, em 612
aC, é o assunto da profecia de Naum[a destruição caiu cerca de 51 anos após].
O juízo que cai sobre o grande opressor do mundo
é o único motivo para o pronunciamento de Naum.
Conseqüentemente, o profeta é judicial em seu
estilo, incorporando antigos “oráculos de julgamento”.
A linguagem é poética, vigorosa e figurada,
sublinhando a intensidade do tema com o qual Naum luta.
Fontes:
Bíblia de Estudo Plenitude;
Apontamentos do autor;
Bíblia de Aplicação Pessoal;
Bíblia Dake;
Bíblia Thompson;
Strong;
e outras fontes
CONT...
Nenhum comentário:
Postar um comentário