A Nova
Vida em Cristo
LIÇÃO 9 – CPAD 2º TRIMESTRE 2016
Estudo de Pr Osvarela
Texto Áureo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão
de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável
a Deus, que é o vosso culto racional.”Romanos
12:1
Leitura Bíblica em
Classe
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de
Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a
Deus, que é o vosso culto racional.
E
não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do
vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e
perfeita vontade de Deus.
Porque
pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo
além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que
Deus repartiu a cada um.
Porque
assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma
operação,
Assim
nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos
membros uns dos outros.
De
modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia,
seja ela segundo a medida da fé;
Se
é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Ou
o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade;
o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
O
amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos
cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos
outros.
Não
sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
Alegrai-vos
na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” Romanos 12:1-12
Pensamento: “Se alguém morre necessita de renascer para
ter uma nova vida.” Osvarela
Etimologia:
Rogar – verbo; regência
múltipla; pedir com insistência e humildade; suplicar, implorar, instar; solicitar
com empenho; exortar, insistir.
Grego – παρακαλώ; hebraico – לְהַעְתִיר
“Παρακαλω (imploro,rogo) ουν υμας αδελφοι δια των οικτιρμων του
θεου παραστησαι τα σωματα υμων θυσιαν ζωσαν αγιαν ευαρεστον τω θεω την λογικην
λατρειαν υμων
και μη συσχηματιζεσθε τω
αιωνι τουτω αλλα μεταμορφουσθε τη ανακαινωσει του νοος υμων εις το δοκιμαζειν
υμας τι το θελημα του θεου το αγαθον και ευαρεστον και τελειον.” Romanos 12:1,2
Αιτεω - aiteo; v. pedir, rogar,
suplicar, desejar, requerer.
ερωταω - erotao; v. questionar; pedir;
requerer, pedir, rogar, implorar, suplicar.
βιος- bios; n. m.vida; vida num sentido
amplo; o período ou curso de vida; aquilo pelo qual a vida é sustentada,
recursos, riquezas, bens.
חיות - chayuwth; n. f.abstr-vida
βιωσις - biosis; n .f. maneira de viver
e agir, modo de vida.
βιωτικος - biotikos; adj. que pertence à
vida e aos afazeres desta vida.
γενεσις- genesis; n. f. fonte, origem;
livro genealógico de alguém, i.e. registro onde sua linhagem ou descendência
são enumeradas; usado para nascimento, natividade; daquilo que segue a origem, i.e. existência, vida;
roda da vida, ciclo vital (Tg 3.6);seu curso de vida
חיה - chayah;v. 1) viver,
ter vida, permanecer vivo, sustentar a vida, viver prosperamente, viver
para sempre, reviver, estar vivo, ter a vida ou a saúde recuperada;
reanimar, reavivar, revigorar; restaurar
à vida; fazer crescer; restaurar; reviver; restaurar à vida.
αναγενναω - anagennao; v. regenerar, renascer,
nascer de novo; metáf. ter passado por uma transformação da mente, que leva a
uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus.
αναξαω - anazao; v. viver novamente,
recuperar a vida; ser restaurado a uma vida correta; de alguém que retorna a um
estado moral melhor; ressurgir, recuperar força e vigor.
ανακαινοω- anakainoo; v. fazer crescer,
renovar, tornar novo; nova força e vigor dado a alguém; ser mudado para um novo
tipo de vida oposto ao estado corrupto anterior.
αναστασις - anastasis; n. f. ato de levantar,
levantar-se (p.e. de um assento); ressurreição dos mortos; de Cristo; de todos
os homens no fim desta presente época; a ressurreição de certas pessoas
históricas que tiveram a vida restaurada (Hb
11.35).
ασωτια – asotia; vida dissoluta,
descontrolada; desperdício, prodigalidade.
Vida - Uma palavra
importante neste Estudo é definida como:
A
Nova Vida Em Cristo é na realidade fruto de uma nova forma de vida, após a
“morte” para o pecado, de todo e qualquer homem que se dispõe convencido pelo
Espírito Santo a viver esta nova forma de vida.
Antes
desta decisão com a ajuda do Espírito, mas de forma livrearbitrária, o homem
vivia em total “asotia”, ou seja,
tinha uma vida dissoluta e descontrolada.
Introdução
Sob
a luz que emana do texto parenético
dos primeiros versículos – 1,2 – Paulo vai exortar
a comunidade de Roma a uma vida de Novidade, na qual o espirito humano deve ser
controlado e exercitado a viver sob a égide do Espírito Eterno, que virá
habitar no homem, para exercitar o espírito humano como centelha do divino, a
uma vida controlada, sem os excessos do homem natural.
Entendendo
que uma Nova Vida significa: viver novamente, ser restaurado a uma vida correta.
Parenético: adjetivo relativo a parênese. ETIM gr. 'próprio
para exortar'; parenética; sf (fem de parenético);
Eloquência sagrada. Coleção de discursos morais.
Podemos
ver que a proposta de Paulo em sua Epístola
aos Romanos, no capítulo 12, traz uma série de ações que vão demonstrar, na
Nova Vida do homem, que há realmente
uma renovação de vida e regeneração moral e espiritual, pois as ações vão
produzir fruto que só o espírito pode produzir, em contraste com a vida
anterior, a qual agia de forma natural sem produzir benefícios, antes produzia
danos ao Homem, é por isto que Paulo coloca a racionalidade e o entendimento
como centrais e colunares da sua retórica doutrinaria, neste discurso. Onde toda
a eloqüência se baseia em mudança da mente
e do coração do homem, em flagrante contradição
com a posição do homem natural:
Amai-vos
cordialmente uns aos outros com amor
fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao
Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades,
segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem,
abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se
alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em
vós mesmos; A ninguém torneis mal
por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Romanos 12:10-17
Assim nós,
que somos muitos, somos um só
corpo em Cristo,mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é
profecia, seja ela segundo a medida da
fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou
o que exorta, use esse dom em exortar; o
que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o
mal e apegai-vos ao bem. Romanos 12:5-9
NOVA ATITUDE
|
NOVA FORMA
DE VER
|
NOVA
FORMA DE AGIR
|
Amai-vos cordialmente
|
preferindo-vos em honra
|
sede
fervorosos no espírito, servindo ao Senhor
|
Alegrai-vos
|
sede pacientes
|
perseverai
|
Comunicai
|
os santos nas suas necessidades
|
a hospitalidade
|
Abençoai
|
não amaldiçoeis
|
aos que vos perseguem
A ninguém torneis mal por mal
|
Alegrai-vos
|
chorai
|
com os
que se alegram
com os
que choram
|
Sede unânimes
|
não ambicioneis
acomodai-vos
|
humildes;
não sejais sábios em vós mesmos
|
um só corpo
individualmente
|
membros uns dos outros
|
tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada
|
ministrar
é ensinar
exortar
o que reparte
o que preside
exercita misericórdia
|
|
segundo
a medida da fé
dedicação
ao ensino
com
cuidado
com
liberalidade
com
alegria
|
O amor.
Aborrecei o mal
|
seja não fingido
|
apegai-vos ao bem
|
O Homem Pneumático É A
Versão Do Homem Da Nova Vida Em Cristo.
Ele
tem as características espirituais em relevância, em detrimento das
características do homem natural.
É
interessante observar que “pneuma”
pode se referir à vida após a morte. Se morreu o homem natural ele se torna
homem pneumático, ou seja, um novo tipo de criatura.
“Porque
em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas
sim o ser uma nova criatura.” Gálatas
6:15
“O
espírito é freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa
forma. Isto sugere que “pneuma”
representa o homem em seu lado voltado para Deus, enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado
humano.” G. E. Ladd, A
Theology of the New Testament (Grand Rapids: Eerdmans, 1974), 457 apud A Pessoa Total, Tricotomia ou
Dicotomia? Anthony Hoekema.
Paulo
renova a afirmação no texto, à seguir: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é;
as coisas velhas já passaram; eis que tudo
se fez novo.”2 Coríntios 5:17
A
mudança não é estética, mas é moral, é interna, nos rins, ou leb (o coração) de onde parte as
sensações da emoção e da espiritualidade humana. Há uma ligação sobrenatural
entre Deus e o Ser Humano, bem como, podemos estender esta certeza, para toda a
Criação. Contudo esta relação do espírito concedida, pelo “ruach”, ao homem e pelo fato do homem ser dotado de intelecto,
estabelece uma certeza que temos uma ligação/relação sobrenatural, mística [no sentido do que não é físico, mas
espiritual] da nossa existência, com o mundo sensorial espiritual divino.
“A transição da teologia para a antropologia, isto é, do estudo de Deus
para o estudo do homem, é natural. O homem não é somente a coroa da criação,
mas também é o objeto de um especial cuidado de Deus” – Louis Ber khof
Quando
estudamos o assunto da questão da Vida do Homem, para podermos entender esta
questão temos necessariamente, de buscar informações sobre a existência do homem,
com base nas Escrituras. Para isto, nos utilizamos do entendimento que as
Escrituras revelam, da formação do Ser Humano, com nos informam as definições
do hebraico [ainda que utilizando a Escritura Neotestamentária], e na Regra
de Interpretação do Entendimento Geral das Escrituras, há uma forma bíblica de
se referenciar aos centros de emoções e espiritualidade de todos os homens, que
são os centros da Vida, como um todo do Ser Humano:
A composição
do Homem e o espírito sob a visão das Escrituras.
Obs.: Cinco palavras hebraicas relativas ao “ser humano” no Antigo Testamento, principalmente quatro palavras
hebraicas descrevem os aspectos primordiais da natureza humana: basar ou se’er (“carne”), basar ou se’er
referem-se a parte visível, externa, física e material da natureza humana;
-
ruah (“espirito”), ocorre 378 vezes
no texto hebraico e 11 vezes nas porções aramaicas da Bíblia. Mais ou menos 113
vezes rûah se refere a “vento” ou ar em movimento. Em 136
lugares rûah se refere ao “espírito de Deus”, deixando 130 referencias
para o “espírito humano” e outros
significados. A ideia básica de rûah,
como na palavra grega pneuma, é “vento”. Jesus comparou a obra do
Espírito ao vento (João 3.6-8), seguindo os profetas e escritores do Antigo
Testamento que viam em rûah um poder
ativo, sobre-humano, invisível, misterioso.
O AT faz a associação
entre o “sopro” de Deus e o “principio de vida” no ser humano (Genesis
2.7; 6.17; 7.15-22). O sopro que energizou
o ser humano foi uma dádiva do espírito de Deus (João 9.18; 19.17; 27.3;
33.4; Isaías 42.5; 57.16). Essa dádiva de vida do espírito de Deus não foi
exclusiva do ser humano. O Antigo Testamento diz que a vida ou vitalidade dos
animais também provem do espírito de Deus (Genesis 6.17; 7.15, 22; Eclesiastes
3.19, 21). Os ídolos não têm “espírito”
ou “fôlego”. Eles não têm vida nem
poder (Jeremias 10.14; He 2.19). Os “ossos” de Israel voltam a ter vida quando
o “espírito” vem dos quatro ventos e sopra sobre eles (Ezequiel 37.6, 8-10,
14). Portanto, o espírito é o sopro e o
principio vital no ser humano.
- nepesh (“alma”) e leb ou
lebab (“coração). O Antigo Testamento nenhuma vez explica esses aspectos da
natureza humana de modo sistemático. No AT
dava-se pouca importância ao aspecto físico do coração. O mesmo vale para as
outras partes do corpo humano mencionadas no AT, que se concentra nas qualidades psíquicas ou etéreas, das
partes do corpo, mais do que em suas funções físicas.
Cada termo tem mais de
um sentido, às vezes físico, outras vezes psíquico. Um termo referente a uma
parte da pessoa pode ser usado para a
pessoa na totalidade do seu ser individual. “Coração”, no Antigo Testamento, refere-se principalmente aos
poderes psíquicos da pessoa, com expressão dos processos intelectuais e
volitivos. O coração é a origem dos pensamentos, palavras e ações (Pv 4.23),
tanto bons como maus.
O AT atribui ao coração tudo o que nós
atribuímos à cabeça e ao cérebro – capacidade de perceber,
raciocinar, pensar, compreender, entender e tomar conhecimento, a consciência, memória,
conhecimento, sentimento, vontade e juízo.
“Coração” pode ser usado como sinônimo de nepesh (“alma”) e rûah (“espírito”), em termos de sentimentos e emoções. Alegria e tristeza
podem muito bem ser descritas por expressões como “dar força ao coração” ou “trazer
refrigério à alma” (Genesis 18.5; Juízes 19.5, 8; Salmos 104.15); “derramar o coração” ou “derramar a alma”(Salmos 62.8; Lamentações
2.19). Hebraico e natureza humana,
apud Ralph Smith, do livro Teologia do Antigo Testamento, Marcelo Berti
No Antigo Testamento são
usualmente traduzidas, as seguintes palavra, como “coração”: lebh e lebhabh.
Brown-Driver-Briggs dá dez significados para estas duas palavras,
incluindo os seguintes: “o homem mais
interior ou alma”, “mente”, “resoluções da vontade”, “consciência”, “caráter moral”, “o homem em
si mesmo”, “o lugar dos apetites”,
“o assento das emoções”, “o assento da coragem”.
F. H. Von Meyenfeldt, em seu estudo etimológico, conclui que lebh ou lebhabh usualmente representa a
pessoa total e tem uma significação predominantemente religiosa.
Há uma mudança no
coração do homem. Esta
é a verdadeira mudança, a mudança do homem interior que se renova:
“Por isso
não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o
interior, contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4 16
O que precisa mudar é a
forma de viver Uma Nova Vida.
“O espírito é
freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa forma. Isto
sugere que “pneuma” representa o
homem em seu lado voltado para Deus, enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado humano.” Ladd
Então,
a vida em Cristo, em novidade deve ser absolutamente controlada pelo espírito.
Primeiro: Viver em Espírito.
Pois, somos, agora, o Templo do Espírito e demos lugar para Ele habitar em nós
e controlar nosso espírito. “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”
Gálatas 5:25
O
que se traduz em novidade de vida: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz,
longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas
coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas
paixões e concupiscências.” Gálatas
5:22-24
Segundo: não pode mais viver na
carne. “Vós, porém, não estais na carne,
mas no Espírito, se é que o Espírito de
Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo,
esse tal não é dele.” Romanos 8:9
Terceiro:
somos sacrifícios vivo. “que apresenteis os vossos corpos
em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso
culto racional.”
“E os que são de Cristo crucificaram a carne
com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:22-24
Nosso
corpo na totalidade, como demonstrado, acima, sob a ótica da composição
teológica do Ser, é em sua totalidade de Deus, e o sacrifício, agora, é que
este Homem em Nova Vida, tem controle do Espírito, que dirige e o ensina a
controlar o espírito humano em sua Nova Vida.
“E Jesus disse-lhe:
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” Mateus 22:37
“E o mesmo Deus de paz
vos santifique em tudo; e todo o vosso
espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis
para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23
Quarto: a Misericórdia de Deus
nos alcançou e ela é a causa de nossa Novidade de Vida.
“Assim que, se alguém
está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se
fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por
Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;Isto é, Deus estava em
Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs
em nós a palavra da reconciliação.” 2 Coríntios
5:17-19
Quinto: Paulo não tomar a
forma, suschematio, o usa um termo
que significa aquilo que toma a forma, que podemos exemplificar com um liquido
que toma a forma do recipiente que o contém, ou mesmo a forma pela qual, a água
toma conforme a baixa temperatura o congela.
Assim,
não podemos nos adaptar as condições do Mundo, mas mantermos a forma espiritual
de forma racional, de forma a manter a forma espiritual, conduzindo nosso
corpo, alma e sob a liderança do espírito, que foi dominado de forma
livrearbitrária pelo Espírito divino.
“E
não sede conformados
com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso
entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita
vontade de Deus.”
Συσχηματιζω -
suschematizo;
v. conformar-se (i.e., mente e
caráter de alguém) ao padrão de outro,
(moldar-se
de acordo com)
αναγενναω - anagennao; v. regenerar,
renascer, nascer de novo; ter passado por uma transformação da mente, que leva
a uma nova vida que procura conformar-se à vontade de Deus.
Sexto: a Nova Vida em
espírito é uma forma de atingirmos o alvo da Vida futura em Cristo. Só alcançada
se vivermos a justiça de Cristo em nós, que nos imputa absolvidos da vida do
pecado.
“E, se Cristo está em
vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive
por causa da justiça.” Romanos 8:10
Sétimo: a capacitação para
sermos ministros da Nova Aliança, só existe para quem tem Nova Vida Em Cristo. É
o efeito da transformação.
“O qual nos fez também capazes de ser
ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra
mata e o espírito vivifica.” 2 Corintios
3.6
O
importante é que temos a certeza que a Nova
Vida em Cristo nos faz homens e mulheres melhores, e autenticados pelo Espírito Eterno que nos auxilia a viver
de maneira lidima para a Igreja, no Mundo e para Cristo, sem tomar a forma do
Mundo e sermos abençoados para um futuro de glória com Cristo.
1ª Parte - Continua...
Fonte:
Dicionário
Strong
Citações
no corpo do Estudo
Romanos
– G. Marvin Pate
Bíblia
Explicada
Apontamentos
do autor
Hebraico e natureza humana, apud Marcelo Berti em
Antropologia
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