A Bondade
que Confere Vida
Lição 09 CPAD Fevereiro 2017
Estudo Pr Osvarela
Texto Áureo
“Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis
que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna.” 1 João 3.15
Texto Leitura
Mateus 5.20-26
20 Porque vos digo que, se
a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum
entrareis no Reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas
qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se
encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu
irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu
do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te
lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás
no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz,
e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali,
enquanto não pagares o último ceitil.
Texto auxiliar
“Mas o fruto do Espírito é amor,
alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio
próprio. Contra tais coisas não existe lei” Gálatas 5:22,23
Discurso
com étimos.
Bondade
é: Qualidade de bom;
Disposição natural para o bem; Benevolência, brandura, indulgência; Boa índole;
Cortesia, favor, mercê; Justiça.
Romanos 2:3-6; cf. 11:22 “... Considera, pois, a bondade e a
severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo,
benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu
serás cortado...”
A questão da bondade pode ser inferida, com relação à vida no
texto de Paulo quando ele a compara com a severidade divina, em confronto com a
sua benignidade.
Bondade divina concede vida, pois somos enxertados N’Ele.
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que
nos amou” Efésios 2:4
Se formos ingratos e não bondosos de forma a termos a sua
mercê (significado da bondade, como favor, ou Graça) podemos perder a seiva e
lançados como um galho cortado de uma árvore morrermos, ficarmos sem vida, pois
a sua Bondade é que nos dá Vida.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça
não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos
céus.
- chacad; v. ser
bom, ser gentil: - mostrar bondade para; ser reprovado, ser envergonhado.
Este termo mostra que bondade é antes de tudo uma
demonstração.
Não há como ser bom sem demonstrar para com outrem, não
agindo assim o termo se torna reprovador, negativo, apresenta reprovação.
Há que se ter uma referência para sermos aprovados nesta
questão da bondade. Por que realizar gentileza, não gera bondade.
Ética E
Índole
É questão de índole. Todo cristão tem sua índole modificada
pelo Evangelho, Palavra que regenera. Bondade está ligado a amabilidade a
beleza ou formosura que o cristão, adquire ao se aproximar de Deus.
Ser cristão é saber praticar gentileza, praticar bondade,
agir corretamente.
שפר-shepher; n. m. beleza, bondade,
formosura
טוב – towb; adj. bom, agradável,
amável; amável, agradável (aos sentidos): - agradável (à mais alta índole);
bom, excelente (referindo-se à sua espécie); generoso; bom, correto (eticamente)
Entendendo
o termo Raca.
Raca: Termo injurioso siríaco (alguns hebreus falavam o siríaco),
empregado na linguagem bíblica. s.m+f Pessoa mentecapta, sandia, sem juízo. Termo popular de exprobração
significa vil, desprezível. Homem
sandeu, sem juízo. Cf. Duarte Nunes de Leão, Or. da Língua Port., 193.
Hebraico: reqah, que significava: sem valor, estúpido.
Era uma vigorosa expressão
pejorativa. Na literatura rabínica reqa
aparece como a exclamação de um oficial quando um subalterno não lhe deu a
saudação devida. O cristão deve tratar com respeito e ternura ao mais ignorante
e degradado.
O que Jesus quer ensinar que bondade antes de tudo se
demonstra na vida, acima da religiosidade, não se pode ser filho de Deus legítimo
e viver uma vida santificada, apenas por atos se religiosos, como ofertar,
dizimar, cantar se nós não temos uma vida relacional sem perdão e “devendo”
a outrem, mas do que valores, Jesus está dizendo que ser religioso não
representa oferecer um culto verdadeiro culto.
Não seremos superiores a ninguém, por causa de nossa forma de
religiosidade, pretensamente “correta”.
O que importa é um coração, os “rins”, splanchna puro:
“"Será que vocês ainda não conseguem entender?
", perguntou Jesus: "Não percebem que o que entra pela boca vai para
o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem
da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as
imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos
e as calúnias. Essas coisas tornam o homem ‘impuro’ ...".
Mateus 15:16-20
ρακα - rhaka; n. vazio, i.e., sem
sentido, pessoa que tem cabeça vazia, cabeça-oca; termo de repreensão usado
entre os judeus no tempo de Cristo.
Era uma dura repreensão a alguém, chamar sem juízo, ensandecido,
era quase um vilipêndio, a honra de alguém.
Jesus a usou, pois, os fariseus e os oficiais do levirato,
tratavam os seus subordinados, quando estes não os cumprimentavam, com honraria
que, achavam devida.
Na literatura rabínica reqa,
aparece como a exclamação de um oficial quando um subalterno não lhe deu a
saudação devida. O cristão deve tratar com respeito e ternura ao mais ignorante
e degradado.
Tão importante quanto ser fiel na Lei e não adulterar ou matar; o importante é saber perdoar e não ter “rixa”, porfia ou disputa com teu irmão, xingar teu irmão, falar mal de
alguém, fazer uma exprobração (censura do
comportamento de alguém, colocando, o tal, como sem juízo) de teu
irmão, e achar que está tudo bem:
“vou
cultuar, vou adorar, sou ofertante”, mas chamo meu irmão de
louco, vou ao culto e canto, choro, mas não perdoei, meu irmão que vai ao mesmo
culto!
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem
motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que
chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de
louco será réu do fogo do inferno.
Αγαθοεργεω
- agathoergeo; v. fazer o bem, fazer bem feito, praticar bondade, agir
corretamente.
Viver Correto
25 Concilia-te depressa com o teu adversário,
enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te
entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que, de maneira nenhuma,
sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.
Jesus está sobretudo, que a correção é uma forma de servir a
Deus, para termos liberdade de vida. Não termos nossas vidas interrompidas por
erros de relacionamentos, a colocação do valor monetário é uma inferência de
quanto é importante ser bondoso, pois se aborrecemos nosso irmão não somos
dignos de ter uma vida plena, estamos sempre numa possibilidade e ansiedade de
prisões da vida, seja emocional, física mental, e até mesmo a dos homens.
Tudo isto, para mostrar o quanto é importante ter a justiça
no coração, a justiça pela bondade, diferente da obrigatória. Por que esta é
obrigação humana, já está até no coração natural.
Nós temos que expressar a bondade da regeneração, que é
superior a legal, a determinada pela nomia. É ter uma vida integra.
E isto, é uma característica a ser mantida, pelo crente.
Principalmente dentro da Comunidade cristã, dentro da chamada irmandade os ‘adelfos
- adelphos’.
αδελφοτης
- adelphotes; n. f .irmandade, bondade fraterna; uma comunidade de
irmãos, a irmandade
αγαθωσυνη
- agathosune; n. f. integridade ou retidão de coração e vida, bondade,
gentileza.
Ceitil - Moeda referente ao Novo Testamento que tem o
valor de 1/16 denário (um dia de trabalho). usada para traduzir o grego assarion,
uma moeda romana de cobre que valia 1/16 do denário; Em Mt 5.26.
Integridade
– Condenação
Morte na
língua – Morte nas palavras
Jesus queria demonstrar e explicava, que pecado não é apenas cometer
homicídio. Ficar dominado e irado, a ponto de gritar insultos, como raça (raca),
para machucar alguém também é pecado.
É a exteriorização da vontade de matar (sabemos que não podemos), mas o que vem do interior representa que
já “matamos”, ao menos mentalmente o irmão, mentalmente já machucamos, além das
próprias palavras, ditas, cometemos um homicídio de maneira que nosso coração
já está manchado com sangue alheio.
É neste momento, onde entra a reconciliação, ela é importante
para não deixar a amargura crescer. Mateus
5:23-24
Seremos condenados ou absolvidos não só pelo fato de
falarmos, ainda que sejamos vilipendiados, mas também pelo que vai em nosso
coração, quando tratamos, principalmente, os irmãos com desprezo, com ar de
inferioridade, como faziam os fariseus (não
podemos esquecer que a discussão era com um grupo deste partido) independente
de quem seja, mais do que estarmos contrariando às leis de Deus, contrariamos a
redução crística da Lei do Amor, que diz que devemos amar ao próximo como a nós
mesmos.
“Não retribuam
a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam
todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se,
mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha
é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.”
Romanos 12:17-19
Seremos conduzidos ao julgamento se pensarmos que podemos
fazer isto sem nenhuma condenação.
Ou mesmo, se pensarmos mal de alguém, amaldiçoando ou vilipendiando
nome de irmãos.
Estamos matando com a língua o nosso irmão. Somos, por isto,
condenados, da mesma forma, como o pai da mentira, Satanás foi condenado ao
Inferno.
"Vocês
pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi
homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele.
Quando mente, fala a sua própria língua, pois
é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44
Concluímos, que as regras de Deus, em plena Graça, são muito
mais exigentes do que parecem as regras da Lei Mosaica. Não basta cumprir as
regras mais óbvias; é preciso ter uma atitude interior correta.
Se não quisermos ficar pobres até o último ceitil (p.ext.
quantia insignificante.)
Fonte:
Como entender Mateus 5:22, pois chamar alguém de tolo ou
louco significa ser condenado ao inferno?
Dicionário Strong
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Apontamentos do autor:
O que significa racá?
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