Maria, Mãe de Jesus, Uma Serva Humilde
Lição 11 - CPAD 11 de Junho de 2017 - Trimestre:
2° de 2017
Estudo Pr. Osvarela
Texto Áureo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
TEXTO ÁUREO
"Disse,
então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se
em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela." Lucas 1.38
Lucas 1.46-49
46
- Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
47
- e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48
- porque atentou na humildade de sua serva; pois eis que, desde agora, todas as
gerações me chamarão bem-aventurada.
49
- Porque me fez grandes coisas o Poderoso; e Santo é o seu nome.
Introdução
Maria ou Miriã foi uma jovem de Nazaré escolhida por Deus para
ser a geradora de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nazaré
era uma cidade de uma das cinco (5) Regiões Administrativas da Palestina, à
época sob domínio do Império Romano. Pequena e desprezada, ao Norte de Israel.
Miriã
significa “exaltada”, como Deus tem Seu Eterno propósito, não foi sem
razão que ela recebeu este nome, enquanto ninguém a conhecia, Deus a observava
dos Céus e a escolheu para a missão redentiva que evangelizara de Sua Própria
boca em Genesis 3.15:
“E porei
inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te
ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ”
Maria
se torna importante elemento do Plano Redentivo, de tal forma, que Deus
determina a um anjo, o Anjo Gabriel, que lhe fosse anunciar o plano divino em
sua vida.
“E,
no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado
por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de
Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é
contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com
aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o
anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás
à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus... E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço
homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá
com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado
Filho de Deus.” Lucas 1:26-35
Devemos
alertar aos estudiosos sobre Maria, a mãe de Jesus que o dogma católico da
concepção de Maria sem mácula (imaculada), sem o pecado adâmico, não pode ser
confundido com a doutrina bíblica, de Jesus nascer de uma Virgem, a sua mãe
Maria que, o concebeu do Espírito Santo.
“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a
virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo,
que de ti há de nascer, será chamado
Filho de Deus.”
O
dogma católico, fala da concepção, dela, ao nascer, que ela era nascera, sem
mácula, de onde derivam as doutrinas católicas mariólatras, e de onde surgem as
versões de adoração, ou como eles dizem veneração, como Maria Imaculada.
Enquanto,
a concepção virginal de Jesus refere-se ao Seu nascimento, de uma jovem de
Nazaré chamada Maria, sua mãe, que o concebeu em estado virginal, sem ter
conhecido seu esposo José.
A serva que ajuda, ou que
auxilia a uma necessidade.
Doula - No
idioma grego serva é doúle, que significa escrava, pela força ou por vontade própria,
sendo este o caso de Maria.
Serva
do latim: conservar, manter.
Maria
se dispôs a ser uma serva [dedicada ao
próximo (seu filho), mesmo em detrimento dos próprios interesses], desde o
encontro inicial com o anjo Gabriel.
Ela
entendeu que a sua vida deveria ser disposta totalmente a Deus, em seu
Propósito. A partir desta atitude ela não se coloca mais, como dona de suas
próprias vontades, mas entregou-se totalmente nas mãos de Deus. Se pensarmos
sob este aspecto podemos entender várias passagens bíblicas nas quais Maria se
mostra resignada a seu papel secundário – vide Bodas de Caná, ao pé da Cruz...
Ou
ao tempo que ela estava ao pé da Cruz sofrendo sob a promessa da sua servidão –
Eis que este é posto para queda e elevação de
muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma
espada traspassará também a tua própria alma); para que se
manifestem os pensamentos de muitos corações. Lucas 2:34,35
E
ainda no Cenáculo orando pelo derramamento do Espírito Santo, mostrando que
crera integralmente naquilo para que fora chamada, dar à luz, ao Salvador, dos
pecados do seu povo.
E
esta forma de olhar deixa nenhuma opção a idolatria a Maria, pois ela se fez
apenas: Serva de Deus – “que Ele cresça e
eu diminua” -, poderia
ser o pensamento de Maria.
δουλος - doulos; escravo, servo, homem de
condição servil - um escravo; metáf.,
alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por
Cristo para estender e avançar a sua causa entre os homens; dedicado ao
próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses; servo, atendente
δουλοω - douloo; n. m. fazer um escravo
de, reduzir à escravidão; metáf. entregar-me totalmente às necessidades e ao
serviço de alguém, torna-me um servo para ele
“Eis aqui a serva do Senhor!”
A
posição de Maria é um alento as mulheres quanto a sua posição de suporte aos
filhos.
Após
ser notificada de ter sido escolhida, como vaso, para servir com seu ventre
para o Plano Redentivo, com a encarnação do Verbo, que se despojaria de Sua
Glória, para poder vir ao Mundo, e executar a Promessa evangélica de Seu Pai, O
Deus Criador.
Maria
mostra-se sábia, e inquire o anjo Gabriel, sobre alguns aspectos:
Sua
condição de virgindade – aqui um destaque, pois alguns alegam que ela teria 12
(doze) anos) ao ser desposada de José, seu esposo. Entendo, que ela mostra com
suas respostas que já tinha um entendimento maduro, de uma moça, jovem, porém
cônscia do papel da mulher em relação a maternidade e o que advinha da relação
moral e factual entre, esposo e esposa.
E disse Maria ao anjo: Como
se fará isto, visto que não conheço homem algum?
Ela
demonstra uma forte formação moral.
Ela
questiona de maneira corajosa e curiosa, ao Anjo Gabriel.
Ela,
sendo uma jovem em situação de risco, aguardou seu esposo a procurar para
reatar e assumir a parte final do seu desposamento, com a vida sob o mesmo
teto, completando a forma usual do casamento, após o desposamenteo, ou noivado,
quando os já haviam assumido perante as suas famílias um compromisso
indissolúvel.
“...cumpra-se em mim
segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.”
O mais
importante: ela
creu na mensagem e se colocou a inteira disposição de Deus, independente das
consequências que, ela muito bem sabia, adviriam da gravidez.
Deus
convoca Maria e lhe dá informação de como Ele é Deus do impossível.
A
sua ida as montanhas em visita a Isabel, só consolidaria o que o anjo lhe
dissera:
“Porque
para Deus nada é impossível. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor;
cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. E, naqueles
dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E
entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel
a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do
Espírito Santo.”
Num
tempo, no qual, as distancias eram difíceis de serem vencidas, e as notícias
não corriam na velocidade atual, Deus a avisa de um fato que lhe seria útil no
fortalecimento de seu espírito e entendimento de que era uma convocação para servi-lo,
em seu Projeto redentivo.
A
sua ida a casa de Isabel serviu-lhe para que Deus torna-se a falar a jovem
Maria, a grandeza de sua cooperação.
Ser
serva lhe deu inspiração para um dos mais belos cânticos bíblicos, como Ana ela
cantou por ter gerado um filho.
Manifestações de alegria
do Espírito Santo a sua Serva.
Dois cânticos e uma visita
– Um cântico de um nascimento.
Lucas O Evangelista
musical
“Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas
que da parte do Senhor lhe foram ditas”
O
Magnificat
é entoado, após sua visita a sua prima Isabel, na qual ela teve a confirmação
da sua escolha, em ser serva de Deus em tão magnifica obra.
Lucas
descreve em um só capítulo, dois dos maiores Cânticos bíblicos não só
Neotestamentário, mas em todas as Escrituras, além do Cântico de Isabel.
Além
disto, Lucas vai registrar o Cântico angelical e o cântico da recepção de Jesus
no Templo, em sua apresentação à Deus.
“Gloria in excelsis Deo”:
O Cântico dos Anjos Lucas 2.13-15
“Nunc Dimits”: O Cântico
de Simeão Lucas 2.29-32
Antecedendo
o solo de Zacarias, Isabel cantou sobre o estado de bem-aventurança daqueles
que se submetem ao plano de Deus, levando o Senhor Jesus Cristo em suas vidas,
e Maria magnificou, com conteúdo bíblico e coração alegre, ao Senhor de toda a
graça.
“Beatitude” – O Cântico de
Isabel - Lucas 1.39-45
“Magnificat” – O Cântico
de Maria - Lucas 1.46-55
O “Benedictus” – O Cântico
de Zacarias - Lucas 1.67-79
O
fato de ser uma visita selada com a presença do Espírito Santo, algo notável,
após tanto tempo da falta de manifestação divina. A visita resultou em uma
continuidade da visitação divina a Maria.
Destaque:
Os
nomes dos cânticos foram retirados da primeira palavra ou das primeiras
palavras do cântico correspondente na tradução da Vulgata Latina.
Isabel diz: “Beatitude”:
Bem-aventurada, bendita, feliz.
Maria diz: “Magnificat”:
Magnifica, engrandece, exalta.
Zacarias diz:
“Benedictus”: Bendito, louvado.
Anjos dizem: “Gloria in
excelsis Deo”: Glória a Deus nas alturas.
Simeão diz: “Nunc Dimits”:
Agora despeça [em paz o teu servo].
Maria a doula de Isabel:
A palavra
grega doula vem sendo utilizada a partir das pesquisas de Marshall H. Klaus e
John H. Kennel no início da década de 90 para designar aquelas mulheres
capacitadas para brindar apoio continuado a outras mulheres, (e aos seus
companheiros e/ou outros familiares) proporcionando conforto físico, apoio
emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus
filhos. Sua função é de dar apoio físico e emocional na hora do nascimento.
A Igreja tem sido doula da
Palavra servindo de apoio ao nascimento [na verdade renascimento] de muitos
filhos [de Deus] de muitos ao redor do Mundo. A Igreja,
Serva da Bíblia Lição 12 da revista da Escola dominical; Portal I.E.A.D.D
“E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não
conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o
Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso
também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que
também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto
mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível. Disse
então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua
palavra. E o anjo ausentou-se dela. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi
apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e
saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a
criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E
exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu
entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a
mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus
ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada
a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram
ditas.
Magnificat (início)
Disse
então Maria:
A
minha alma engrandece ao Senhor,
E
o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;” Lucas 1:34-47
Isabel
era mais velha, mas agora sua atenção estava na vida da sua jovem, prima Maria.
Isabel tinha sido estéril a vida toda, mas agora sua alegria é espiritual e ela
entendeu que sua salvação estava na gravidez de Maria, ainda tão jovem. Isabel
tinha sentido seu filho saltar no ventre, mas a sua importância estava no fruto
do ventre de Maria.
Discernindo a Posição de
Maria No Plano de Deus.
Teotokos – é a versão do Catecismo
católico para Maria a mãe terrena de Jesus Filho de Deus.
Mateus
1.16 “E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se
chama o Cristo.”
Alguém
escreveu e eu entendo da mesma forma: “Na
Igreja Católica, Maria, a mãe de Jesus, é talvez mais reverenciada que todos os
cristãos primitivos”.
Maria,
após o evento da morte e ressurreição de Jesus, aparece no Cenáculo junto com
os discípulos, mas a sua presença desbota ao longo do livro de Atos dos
Apóstolos, como serva ela se mantém opaca, na vida da Igreja.
Os
discípulos de Jesus, não falam de sua pessoa ou vão consulta-la, sobre ações do
corpo apostólico. O que demonstra que a sua presença que aparece por muitas
vezes, durante o Ministério de seu filho Jesus, na Palestina, embora fosse mãe
do Mestre, e conhecida pelos Apóstolos [desceu a Cafarnaum,
ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos],
ela não tinha influencia no grupo apostólico.
As
Escrituras do NT exceção de Lucas, em Atos dos Apóstolos não a citam, nem como referência,
ou usam, seu nome, para doutrinar virtudes das mulheres. Alguns poderão
creditar esta falta de citação pelos Apóstolos, a cultura da época, na qual a
mulher não era importante, mas outras mulheres são citadas diversas vezes, nas
Epístolas e assunto sobre as mulheres são relatados. Em Atos, Escritura lucana,
Dorcas tem sua vida dada, como exemplo de dedicação a Igreja,
Senão,
vejamos a citação, mais inicial de sua presença no período de início da Igreja,
após a ascensão de Jesus O Cristo, como o chama Mateus em sua genealogia:
“E, entrando, subiram ao
cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu
e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago. Todos
estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de
Jesus, e com seus irmãos.” Atos
1:13,14
Dogma Da Concepção Imaculada, Estabelecido Pelo Papa
Pio IX, Em 1854
A ICAR, por ter a figura Papal
como aquele que é infalível em suas palavras, mantém um dogma pelo qual,
considera que Maria continuou virgem, mesmo após conceber Jesus, seu primogênito,
não só os Evangelhos nos dão base total para desmentir este “dogma” católico
como muitos especialistas também se recusam a acreditar no dogma da
concepção imaculada, estabelecido pelo papa Pio IX, em 1854,
segundo o qual Nossa Senhora não só se manteve pura como foi concebida assim,
tendo ficado livre do pecado original.
Veja a lista de menções a
Maria, nas Escrituras Neotestamentárias:
Maria e a Bíblia
Maria,
a mãe de Jesus, aparece várias vezes nas Escrituras. Segue uma lista de
ocasiões quando Maria é mencionada:
Sua apresentação em
Mateus, até a ida da família ao Egito:
Ela
é alistada na genealogia de Jesus (Mateus 1:16).
É
visitada pelo anjo Gabriel, que anuncia que ela conceberá pelo Espírito Santo e
dará à luz um filho (Lucas 1:26-28).
Visita
sua parenta, Isabel, que está grávida de João Batista (Lucas 1:39-56).
José
descobre que ela está grávida e decide divorciar-se em segredo até que Deus
fala-lhe em sonho e o convence a se casar com ela (Mateus 1:18-25).
Ela
permanece virgem até que Jesus nasce (Mateus 1:25).
Dá
à luz a Jesus (Lucas 2:1-20).
Ela
e José apresentam Jesus no templo (Lucas 2:21-38).
Ela
está presente quando os Magos visitam Jesus (Mateus 2:11).
É
mencionada no sonho que José teve, instruindo-o a levar o menino e sua mãe para
o Egito, para escapar de Herodes (Mateus 2:13).
É
mencionada no sonho de José, instruindo-o a levar o menino e sua mãe de volta
para Israel (Mateus 2:20).
Da Volta do Egito, até a
adolescência de Jesus, em Nazaré:
Ela
se estabelece com a família em Nazaré, onde Jesus cresce (Lucas 2:39-40).
Viaja
para Jerusalém, para a Páscoa, onde o menino Jesus separa-se dos seus pais e é
encontrado ensinando no templo (Lucas 2:41-50).
A
família retorna a Nazaré depois da Páscoa e Jesus continua a amadurecer (Lucas
2:41-50).
B
– Jesus, aos doze (12) anos, era sujeito a sua mãe: “Ora, todos os anos iam
seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; E, tendo ele já doze anos, subiram a
Jerusalém, segundo o costume do dia da festa...E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas
estas coisas.” Lucas 2: 41,42-51
Do Início do Ministério de
Jesus, e durante o Ministério de Jesus
A apresentação dos seus
demais filhos, em citações.
Preocupações com Jesus:
Quanto a divindade de seu filho, e sua exposição e descrédito junto aos judeus
devido ser Jesus seu filho, o que expõe a sua condição de pouco importante.
Ela
e Jesus assistem a uma boda em Caná da Galiléia e, quando Maria pede a Jesus
para fazer alguma coisa quando o vinho se acaba, ele realiza seu primeiro
milagre registrado na Bíblia - João
2:3-5.
A
– Fora de sua cidade ela esteve em Cafarnaum junto com seus demais filhos [Tiago
- “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago,
irmão do Senhor.” Gálatas 1:19 -, José, Simão e Judas] e Jesus.
“Jesus principiou assim os
seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus
discípulos creram nele. Depois disto
desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus
discípulos; e ficaram ali não muitos dias. E estava próxima a
páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.” João 2:11-13
Entre
as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos
filhos de Zebedeu. Mateus 27:56
Ela
sai de Caná com Jesus e seus irmãos e todos passam uns poucos dias em Cafarnaum
(João 2:12).
Enquanto
Jesus está pregando, Maria e seus filhos estão preocupados com ele, e vêm falar
com ele. Neste ponto, Jesus diz aos seus ouvintes que sua mãe e seus irmãos são
aqueles que obedecem a Palavra de seu Pai (Mateus 12:46-50; Marcos 3:21, 31-35;
Lucas 8:19-21).
Ela
é mencionada quando os judeus se recusam a crer que Jesus seja o Messias porque
eles conhecem sua mãe e seu pai (Mateus 13:54-57; Marcos 6:3; João 6:42).
Alguém, durante o
Ministério de Jesus, tentou incentivar certo tipo de alusão a sua condição de
mãe de Jesus.
É
referida quando uma mulher da multidão diz a Jesus: 'Feliz
o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram'.
Jesus
respondeu: 'Mais
felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática' (Lucas
11:27-28).
Sua presença no suplício
redentivo de seu filho na Cruz
Jesus a recomenda, como
filho primogênito a um dos Apóstolos.
Está
ao pé da cruz, quando Jesus diz ao apóstolo João que se responsabilize pelo
cuidado dela João 19:25-27.
Depois
que Jesus ascendeu ao céu, ela e outros irmãos de Jesus estão com os apóstolos
e outros discípulos, no Cenáculo, em oração - Atos 1:14.
“E, entrando, subiram ao cenáculo,
onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e
Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos
estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as
mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.”
Atos 1:13,14
Tipos de
Maria no NT
“E
viu-se um grande sinal no céu: uma
mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de
doze estrelas sobre a sua cabeça. E
estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. E
viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha
sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua
cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a
terra; e o
dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à
luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as
nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu
trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus,
para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” Apocalipse 12:1-6
Estas
ocasiões são as únicas vezes que Maria é especialmente mencionada ou referida
nas Escrituras. Alguns estudiosos, contudo, acreditam que Maria seja a mulher
referida no Apocalipse, capítulo 12, mas por causa da linguagem figurativa isto
é difícil de se discernir com certeza.
Do Início ao Fim – Mãe e
Serva!
Maria
foi serva e não Salvadora.
Mãe
do Filho de Deus gerado e encarnado em seu ventre, mas não mãe de Deus.
Ela
mesma se colocou como Serva!
Deus
não se esqueceu da sua serva e ao pé da cruz Jesus concede suporte a vida de
Maria, através de um de seus discípulos.
Eis que este é posto para queda e elevação de
muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma
espada traspassará também a tua própria alma); para que se
manifestem os pensamentos de muitos corações. Lucas 2:34,35
Ao
pé da cruz, dois fatos com Maria chama a atenção para seu serviço e
disponibilidade com Deus. Ela foi até ao fim, com seu Filho e Ele não a deixou
solitária. Alguns apresentam argumentação diferenciada, que não comentaremos,
aqui. Mas, entendo que assim como Matias foi substituto entre os Apóstolos,
Jesus queria que sua mãe não tivesse falta de um filho e Jesus conhecendo o
coração de João sabia que poderia ser um filho do coração de Maria e cuidar de
sua mãe, assim Jesus diz ao apóstolo João que se responsabilize pelo cuidado
dela.
“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria
mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus,
vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a
sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo
a recebeu em sua casa. Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam
terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.” João 19: 25-28
É
neste pensamento que poderemos entender como Maria cumpriu até ao fim seu
propósito em Ser Serva.
Em Edição
Bibliografia:
O
Papel da Virgem Maria; Maria e a Igreja Católica; Estudos Bíblicos; Karl
Hennecke, USA
IBEC
– Campinas
Dicionário
Strong
Apontamentos
do autor
Cristologia
do Novo Testamento – Oscar Cullmann
Panorama
do Novo Testamento – Robert Gundry
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