O
Crescimento do Reino de Deus
Lição 3 – CPAD – 4º
Trimestre 2018
Estudo Pr. Prof. Osvarela
TEXTO
ÁUREO
“[…] Porque eis que o Reino
de Deus está entre vós.” Lc 17.21
Leitura
Bíblica Em Classe
Marcos
4.30-32; Mateus 13.31-33; Lucas 13.18,19
Marcos
4.30-32:
30 E dizia: A que
assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?
31 É como um grão de
mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há
na terra;
32 Mas, tendo sido semeado,
cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal
maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.
Semelhança - Ramos – diversas denominações
autenticamente cristãs em países e nações, por todo o Mundo.
Mateus
13.31-33:
31 Outra parábola lhes
propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem,
pegando nele, semeou no seu campo;
32 O qual é, realmente, a menor
de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma
árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
33 Outra parábola lhes
disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e
introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.
O fermento natural, não o
artificialmente produzido (fermento químico) é quem dá o bom crescimento e
atinge toda a massa, todos os povos, raças, tribos e nações.
Lucas
13.18,19:
18 E dizia: A que é
semelhante, o reino de Deus, e a que o compararei?
19 É semelhante ao grão de
mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se
grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
A horta é do bom
lavrador, que cuida de sua plantação e escolhe uma semente pequena (12 apóstolos e 120 crentes), pois sabe o poder desta
pequena semente. Que se tornaria uma hortaliça, mas se fez uma grande árvore,
onde se aninham os gentios como nós, que não éramos filhos da promessa.
Embora, algumas aves de
rapina, por vezes, se aninham, também, na frondosidade de suas folhas.
Etimologia
σιναπι
– sinapi; talvez de sinomai (ferir, i.e., aguilhão); n. n. mostarda,
nome de uma planta que nos países orientais brota de uma minúscula semente e
chega à altura de uma árvore, 3 m ou mais; por isso uma pequena quantidade de
algo é comparada a um grão de mostarda, bem como algo que cresce até um tamanho
extraordinário.
גאה
- ga’ah; v. levantar, crescer, ser exaltado em triunfo; crescer;
ser erguido, ser elevado, ser exaltado
גדל - gadal; v. crescer, tornar-se grande ou
importante, promover, tornar poderoso, louvar, magnificar, realizar coisas
grandes; crescer; tornar-se grande; ser magnificado; fazer crescer; tornar
grande, poderoso; magnificar.
A mostarda é a menor
semente, dito pela própria do Criador. A semente da mostarda tem cerca de 1 a 2
milímetros. Era a menor das sementes que
o lavrador costumava semear!
O pé passa de 2 metros de altura; A “Sinapsis
alba” ou “Brasica Alba” mostarda branca ou amarela chega a 1,6 metros as folhas podem ser consumidas antes da floração, mas o que é mais
aproveitado é a semente. O pé adulto pode chegar perto de 3 ou até 4 metros.
As sementes de mostarda são
colhidas antes de amadurecerem, ao secarem sobrevivem de 4 a 8 anos conservando
sua faculdade germinativa.
As sementes dão origem a um
óleo comestível.
O óleo da mostardeira tem
propriedades antibióticas, contém também enzima peroxidase, muito usada em
biologia molecular, em amplificação e detecção de anticorpos, entre muitas
coisas.
São três espécies de
mostarda:
- A preta,
- A castanha
- A branca ou amarela.
Os
judeus a usam desde 800 anos A.C.
Na época era o conhecimento
que tinham e se referia a menor semente usada pelos fazendeiros palestinos que
semeavam seus campos. Não dá para ler a bíblia procurando exatidão cientifica
numa época em que o conhecimento do tamanho de mundo era limitado. Hoje a mostarda é
considerada planta de horta
Sabor
da semente e Uso medicinal
A semente escura dá um sabor
picante a este condimento, obtido da mistura da semente de mostarda a outros
ingredientes na seguinte proporção aproximada.
Triturada em forma de massa
é usada para artrite. O óleo de alta qualidade para medicamentos com a vantagem
de não ficar rançoso. Cirurgiões usam a farinha para desinfetarem as mãos. As
sementes são base para receitas e temperos. A planta é indicada ainda para
desintoxicação do organismo, alívio de dores musculares, micose, dermatite,
psoríase, e boa para o cabelo e pele.
Crescer
Crescer é sempre assemelhado
a uma semente que tem que ser enterrada no solo, regada, para poder vencer a
terra sobre si e aparecer e se tornar uma árvore muito maior do que a sua
semente, ou um arbusto.
32 O qual é, realmente, a menor de todas as
sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte
que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Há um processo misterioso
para o crescimento de toda plantação.
“E
dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E
dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse,
não sabendo ele como.” Marcos 4:26,27
É algo invisível, desde o
lançamento da semente na terra e a própria terra se incube de trabalhar
silenciosamente com um poder misterioso dado pelos ingredientes que, ela mesma possui,
nutrientes necessários à semente lançada.
“Ele,
respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos
céus, mas a eles não lhes é dado;” Mateus 13:11
Jesus compara o Reino a este
mistério, de que em uma noite, ele cresceu e se espalharia por todos os continentes,
ilhas e nações, impressionando a muitos.
É uma Obra misteriosa de
Deus. Tudo porque a semente pequenina é extraordinária.
Assim, como na força de 120 pessoas e 12 apóstolos, apenas
encheram a Terra desta hortaliça, que se fez frondosa.
“Dizendo:
Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que
enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina,...”
Atos 5:28
Neste tempo o lavrador está
aguardando o resultado aparecer, literalmente.
Fases do crescimento:
Água
do hebraico = mayim; do grego hydor; do latim = àqua;
Água
é sinal de vida
“Porque a terra por si mesma
frutifica, primeiro a erva, ...” Marcos 4:28
Primeiro as folhas, símbolo do
que vem primeiro, o ensino, a doutrina aparecendo na vida do que recebeu a
semente.
É o momento, de aparecer o primeiro
resultado ao lavrador, que se alegra vendo que a semente era boa, a terra deu
seu fruto.
ירה
- yarah ou (2Cr 26.15) ירא yara’; v. derramar; jogar água, chover
É a alegria do que leva a
boa semente.
Só restam algumas novas
etapas.
É hora do serviço do
lavrador, em cuidar da semente, aliás, mesmo ela na terra, ele já estva regando
o local onde lançou a semente.
Para que a hortaliça cresça,
agora é tempo de alguém regar porque a água é necessária para crescimento de todos
seres vivos.
Onde tirar a água, é agora a
preocupação do lavrador.
A Bíblia nos mostra a
importância de um poço de água as lutas por um Poço de água.
Tudo mostra a importância da
água.
“És
tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele,
e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que
beber desta água tornará a ter sede; Mas
aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que
eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe
a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha
aqui tirá-la.” João 4:12-15
O próprio Jesus é a ‘fonte
de água viva’
Água fundamental para
crescimento da Igreja.
Água
para Nutrir a palavra plantada.
Eu
plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o
que planta é alguma coisa, nem o que
rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um;
mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de
Deus. 1 Coríntios 3:6-9
“Usando uma figura de linguagem
diferente ao escrever à congregação em Corinto, o apóstolo Paulo comparou a
obra do ministro cristão à dum lavrador, que primeiro
planta a semente, rega-a e cultiva-a, e depois espera que Deus
faça a planta atingir a madureza. Paulo levara as boas novas do Reino aos
coríntios, plantando a semente no “campo” coríntio. Apolo veio depois, e por
seu ensino adicional nutriu e cultivou a semente plantada, mas Deus, pelo seu
espírito, causou o crescimento dela.” Água — Estudos Bíblicos
Fermento
Na lei de Moisés, o fermento
era, com poucas exceções, proibido em oferendas, e durante a Páscoa todo
fermento tinha que ser removido da casa (Êxodo 13:3; Levítico 2:11; Amós 4:5).
Em todos os outros casos no Novo Testamento onde o fermento é usado como uma
figura, ele é usado como uma má influência (Lucas 12:1; 1 Coríntios 5:7;
Gálatas 5:9
33
Outra parábola lhes disse: O reino dos céus
é semelhante ao fermento (destaque), que uma mulher toma e
introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.
De todas as parábolas que
Jesus ensinou ao lado do Mar da Galiléia, esta é a mais breve. Ela termina
quase tão rapidamente como começa.
Uma das poucas vezes, na
Bíblia que o fermento é usado no bom sentido de ajudar ao crescimento do Reino
de Deus, ou ajuda-lo a crescer.
Muito embora, ao estudarmos
pode nos dar a conotação de que haveria uma profecia sobre o futuro da Igreja,
que sofreria posteriormente por conta de sua grandeza, como Reino
humano-divino.
Mas, se olharmos algumas passagens,
em muitas fermento, leão, serpente podem representar tanto o mal, quanto o
benefício.
Por esta razão alguns
concluíram que o fermento nesta parábola simboliza uma força malévola, a
sub-reptícia chegada da apostasia (J. N. Darby, Brief Exposition of Matthew,
1845, 40). Mas na parábola do fermento, como todas as outras da série junto ao
mar, é explicitamente dito que ela pinta o Reino Do Céu (veja nosso destaque
no texto acima), e não o domínio de Satanás (Mateus 13:33; Lucas
13:20-21).
איפה
; ’eyphah ou (reduzido) אפה - ’ephah; n. f. efa; uma medida de
quantidade para secos igual a 3 seás ou 10 ômeres; o mesmo que a medida para
líqüidos denominada bato; (aproximadamente 9 galões britânicos 40l), escritos
rabínicos indicam a metade desta quantia)
Jesus coloca medida para
este fermento. As três
medidas com toda probabilidade sugerem simplesmente nada mais do que a
quantidade costumeira de massa usada no mundo antigo para assar pão (isto é,
cerca de um alqueire, pouco mais do que 35 litros - Gênesis 18:6; 1 Samuel
1:24).
“E
Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze
bolos.” Gênesis 18:6
São apenas 3 medidas usadas
para levedar toda a Terra, com o Evangelho.
Pois foi assim, que o
Evangelho teve crescimento em todo o Mundo.
Apenas 3 medidas:
A Doutrina
O Pentecostes
A vida dos mártires. As boas
sementes, nasceram e morreram pelo reino. Hoje todo crente fiel é fruto da boa
semente, em seus corações. Sementes que foram regadas pelo sangue dos primeiros
cristãos.
“E,
expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas
aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação
dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com
grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto,
adormeceu.” Atos 7:58-60
Desde Estevão, e Tiago,
Pedro, Paulo e outros.
Tal qual a semente que
germina sem que vejamos, assim também, é com o fermento.
Da mesma
forma não conseguimos notar o processo de crescimento da massa durante a
fermentação, nós temos dificuldade em ver o crescimento do Reino dos céus. No
entanto, não é porque não conseguimos enxergar, que ele não está acontecendo!
Ampliado e Compilado de Pr Antonio Junior
Ação espiritual:
A parábola
do fermento fala da contínua e serena transformação que o Reino de Deus opera
no espírito humano e do modo sem ostentação pelo qual ele passa de coração a
coração. Assim, o fermento, como a
luz e o sal (Mateus 5:13-14), é um agente
mudo mas poderoso.
A obra do
fermento da mesma forma que a mulher lançou 3 medidas na farinha é interna e invisível.
É uma declaração
poderosa de natureza espiritual do reino. Como Jesus disse aos fariseus, lhes
ensinando sobre o Reino de Deus:
"Não vem o Reino de
Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está!
Porque o reino de Deus está dentro de vós" Lucas 17:20-21
O todo da personalidade do
homem alcançado pela palavra é penetrado.
A massa simboliza o mundo, a
parábola, porém, pode e precisa ser entendida como falando da fermentação de
todo coração honesto e bom além da salvação universal (Mateus 7:13-14), ou
alguma influência social universal ou uma humanidade não convertida.
Estamos fermentando?
A grandeza do Reino
A grandeza do Reino trouxe
amizades inesperadas á ele. Todos queriam ou quiseram se abrigam em sua sombra
frondosa. Afinal, o Reino se tornara mundial.
Assim, como os imperadores
romanos que tornaram a religião cristã oficial e estatal, assim como os papas
se tornaram poderosos, todos se aninharam como aves famintas para comerem os
frutos desta árvore gigantesca.
Bibliologia
A parábola do fermento: o
contágio celestial - Paul Earnhart
Espada Cortante I e II – Orlando
Boyer
Pequena Enciclopédia Bíblica
O.S.Boyer
Anotações do escritor
Bíblia online
Bíblia explicada – S.E.McNair
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