Quem Domina A Sua Mente
Lição 6 – Fevereiro 2019
Estudo: Pr. Prof. Osvarela
TEXTO ÁUREO: "De sorte que haja em vós o mesmo
sentimento que houve também em Cristo Jesus." (Fp 2.5)
LEITURA BÍBLICA
Filipenses
4.4-9
4-
Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
5-
Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6- Não
estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo
conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7- E a
paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os
vossos sentimentos em Cristo Jesus.
8-
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o
que é justo, tudo o que é puro, tudo o
que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum
louvor, nisso pensai.
9- O
que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;
e o Deus de paz será convosco.
Pensamento:
“Se é verdade que a mente molda o coração e a
vontade, então é imperativo que os cristãos aprendam a pensar sobre a verdade.
Uma educação cristã eficaz molda os alunos a conhecerem a verdade e a pensarem
com a verdade, para que seus comportamentos sejam moldados pela verdade.”
Apud, Princípios Norteadores para uma Educação Cristã Reformada; Rev. Gilsásio
Reis DOWS, Perry G. Op Cit., p. 222
“Porque,
quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a
mente de Cristo.” Coríntios 2:16
Romanos
12:2: “E não vos
conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente
, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
“Torno a trazer isso à mente, portanto tenho
esperança.” Lamentações 3:21
“Que,
quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas
concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente;” Efésios 4:22,23
“Pela
hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria
consciência;” 1 Timóteo 4:2
A
mente humana é complexa. Mesmo que sejamos cristãos nossa mente é um efervescente
local de pensamentos de toda a ordem. Podemos ter em segundos pensamentos
santos aos mais escabrosos, não adianta dizermos que não.
Mas,
quando estudamos sobre a mente interligando a mente humana à convicções
religiosas sob o pensamento cristão salvífico, temos como buscar uma forma de
ter uma mente são, não sob o pensamento grego, na expressão latina de Juvenal -
mens
sana in corpore sano [uma famosa citação latina, derivada da Sátira X
do poeta romano Juvenal.]– que tenta usar a possibilidade de curar a mente se
pode curar o corpo, pensamento nada bíblico.
No
contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas
deveriam desejar na vida (tradução livre): “Deve-se pedir em oração que a
mente seja sã num corpo são.”
Embora,
alguns opinem que mesmo sem a visão do cristianismo, o poeta Juvenal queria
incitar aos romanos, que se fizesse orações e lembrar àqueles dentre os
cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa
oração era saúde física e espiritual. Mas, modo geral o sentido expressa o
conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de um ser.
Diz certo autor no site Brasil Escola: “consciente
ou inconscientemente você gerou a doença que reverbera agora em seu corpo
físico. Isto significa dizer que tudo que acontece com o corpo, nada mais é do
que reflexo da mente que captou energias boas ou más e jogou para o mundo das
formas, causando a enfermidade.” Francisco Ferreira; O texto publicado foi
encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu
Artigo.
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/saude/mens-sana-in-corpore-sano.htm;Acessado
em 06/02/2019
Tradução
e original:
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num
corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da
morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as
bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de
um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila
passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)
Mas o
que diz as Escrituras, sobre relação corpo, mente, espírito, que está
desprezado na citação, supra:
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em
tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados
irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor
teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu
entendimento.” Mateus 22:37
Romanos
12:2: “ E não vos
conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente
, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
As Escrituras
são o produto do Espírito Santo, que não apenas no-las dá, mas também nos
capacita a entendê-las, iluminando as nossas mentes e aplicando a verdade de
Deus no coração da Igreja. (2 Tm 3.15-17; cf. 1 Tm 4.13), por isto, ao estudarmos
o assunto sob a visão bíblica, encontramos as citações reveladas da ação da
mente sobre a vida do home, seja pelo viés antropológico (doutrina da salvação
ou do pecado do homem), seja pelo viés salvífico, onde notaremos que mente em
muitos casos é tratada como coração – loeb.
Ao afirmamos
que a ação educacional da Igreja é utilizada para transformar o Corpo de Cristo
através de uma formação que seja: bíblica, confessional, eclesial e contextual.
1) Bíblica porque entendemos que as Escrituras
Sagradas constituem o alicerce que deve nortear todas as nossas atividades. A
Bíblia é o manual, o livro texto do professor cristão e sem a Escritura não
haverá crescimento espiritual. De acordo com Paulo “Toda a Escritura é
inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para
a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e
perfeitamente habilitado para toda boa obra” II Tm 3:16.
2) As
Escrituras são o manual de vida, que no seu sentido puro é homem em sua
totalidade: corpo, alma e espírito., homem ser emocional, pensante e
inteligente sob raciocínio lógico, pode ver a revelação de Cristo nas
Escrituras Sagradas.
Também
podemos verificar que, a mente ou o centro das emoções também podem ser
encontrados nas Veteroescrituras, como rins.
A questão
de alma, corpo e espírito, para formação de um ser humano tricotômico, passa
pela questão da divindade do próprio Jesus Cristo.
A partir,
de dois pressupostos básicos:
1) o
ser humano foi criado, por Deus, segundo a sua imagem e semelhança, e
2) que
somos compostos por duas substâncias: uma espiritual e outra material. Somos formados
por dois elementos: um físico e outro metafísico. Do primeiro, faz parte o
nosso corpo. E, do segundo, nossa alma e espírito. o ser humano é formado pelo
homem exterior e o interior.
O
missionário Eurico Bergstén ensinava em seu livro de Teologia Sistemática, com
muita propriedade:
“A
Bíblia subdivide o homem em duas partes: ‘o homem exterior’, que é o seu corpo,
e ‘o homem interior’, que é composto da alma e do espírito (2 Co 4.16; Ef
3.16). A parte exterior do homem é visível e mortal, enquanto a parte interior
é imaterial, invisível e imortal”. Mais adiante, explica Bergstén: “A alma,
junto com o espírito, forma o ‘homem interior’, a parte imaterial de todo o ser
humano”. Compilado de Dicotomia ou tricotomia? Eis a questão que não existe; Claudionor
de Andrade, acessado em 09/02/2019
“Por isso não desfalecemos; mas, ainda
que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia
em dia.” 2 Coríntios 4:16
“Para que, segundo as riquezas da sua
glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no
homem interior;” Efésios 3:16
Nós que
cremos na tricotomia acreditamos, que: o corpo físico é o que nos conecta com o
mundo físico que nos rodeia, a alma é a essência do nosso ser, e o espírito é o
que nos conecta com Deus. É por isso que pode se dizer que os não salvos são
espiritualmente mortos (Efésios 2:1; Colossenses 2:13), embora estejam de corpo
e alma "vivos".
Mas o importante é:
Que nos
ofereçamos nossos corpos como um sacrifício vivo (Romanos 12:1), e sejamos
gratos a Deus por salvar nossas almas (1 Pedro 1:9) e adoremos a Deus em
espírito e verdade (João 4:23- 24).
A igreja
na antiguidade, pós-apostólica, discutiu a questão da humanidade de Jesus
Cristo, pois alguns negavam a humanidade plena de Cristo, considerando que, Ele
tinha um corpo e alma humana, mas não possuía um espírito e mente humana. A mente
teria sido substituída pela Palavra ou Mente divina.
O ανθρωπος – anthropos, ou o homem (um
ser humano, seja homem ou mulher; genericamente, inclui todos os indivíduos
humanos; para distinguir humanos de seres de outra espécie), formado por Deus
recebeu o fôlego de vida do próprio Deus e um espírito para ser formado e um
centro das emoções, (até mesmo quando
falamos do malfeito, por Caim) que é a alma.
O ser humano
não é αψυχος - apsuchos – adj. sem
uma alma, sem vida, inanimado, ele é completo.
É necessário
saber que, em diversas passagens as Escrituras apresentam o espírito como
essencialmente a mesma coisa, ou substância que as almas humanas, o que alguns
usam para defender a dicotomia, mas nós cremos na tricotomia. E a Bíblia
explica a própria bíblia sem se confrontar, basta entender e realizar a exegese
correta.
As referências,
abaixo, parecem demonstrar apenas corpo e espírito, mas na realidade são apenas
expressões para compreensão do que foi escrito no contexto do texto.
“E o pó (carne) volte à terra, como o era, e
o espírito volte a Deus, que o deu.”
Eclesiastes 12:7
“Seja,
este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja
salvo no dia do Senhor Jesus.” 1
Coríntios 5:5
“Ora,
amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a
santificação no temor de Deus.” 2
Coríntios 7:1
Mas o
escritor da Epístola aos Hebreus, diz:
“Porque
a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de
dois gumes, e penetra até à divisão da
alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e intenções do coração.” Hebreus
4:12 aqui o escritor explica e separa as três unidades do uno homem, ala,
espírito e juntas e medulas (corpo,
sangue)
A alma
enfatiza o centro das emoções. O espírito a partícula divina, do Imago Dei.
Corpo, a parte visível e física do homem, sendo as duas outras metafísicas.
Compilação e transcrição: E onde está a
mente?
Vocês
conhecem aquela história de filósofo que foi visitar um casal de amigos e
queria saber onde estava o casamento deles? Pois é. O filósofo chegou à casa
deles e viu os carros na garagem, o cachorro, os filhos, os quartos cheios de
brinquedos. Mas não se conformava, pois não conseguiu ver o casamento deles e
nem podia saber onde esse casamento estava. Até que o casal se sentou no sofá e
disse: o senhor pode ver que estamos casados, mas nunca poderá ver o nosso
casamento, pois este é uma relação, uma abstração, que, contudo, existe. A
mesma coisa acontece com os filósofos e neurocientistas que se perguntam onde
está a mente e se haveria algum lugar no cérebro que corresponde à consciência.
A mente é uma relação, uma abstração que nem por isso deixa de existir. A mente
está em toda parte e em nenhuma. Fonte: João de Fernandes Teixeira (Gazeta
Mercantil, 22 de agosto de 1997), PhD em Filosofia pela Universidade de Essex
(Inglaterra), é professor de Filosofia da universidade Federal de São Carlos e
autor de "O que é Inteligência Artificial" (Brasiliense, 1990), apud do
livro "O Sítio da Mente", de Henrique Schützer Del Nero, coordenador
do grupo de Ciência Cognitiva do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Você pode
encontrar em algumas passagens Veterotestamentárias, rins, ou coração como
centro das emoções, que era a visão judaica e podemos dizer oriental sobre a
composição dicotômica judaica.
Vejam a
declaração angustiada de Jesus: “E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e
vigiai.” Marcos 14:34
“Porque
este justo [Ló], pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia,
por causa das obras iníquas daqueles” 1
Pe 2.8
“Agora
está angustiada a minha alma” (Jo 12.27)
“Levantou-se
Ana e, com amargura de espírito,
orou ao Senhor, e chorou abundantemente”. (1
Sm 1.10)
“Porque
o Senhor te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a
mulher da mocidade, que fora repudiada, diz o teu Deus” (Is 54.6)
“O
mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16
Mente (pneuma ou nous);
לב – leb; ser interior, mente, vontade, coração,
inteligência; alma, coração (do homem).
לבב - lebab; n. m. homem interior, mente [conhecimento,
razão, reflexão, memória], vontade, coração, alma, inteligência.
נפש - nephesh; n. f. alma, ser, vida, criatura,
pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão - aquele que respira, a substância ou ser que
respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo; ser vivo (com vida no sangue).
ανακυπτω – anakupto; a própria alma.
σωμα - soma; n. n. o corpo tanto de seres humanos
como de animais; corpo sem vida ou cadáver; corpo vivo. Sem esquecer que uma é
a carne do homem e outra a carne dos animais.
σαρξ – sarx; carne (substância terna do corpo vivo,
que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de
animais; corpo de uma pessoa - usado da origem natural ou física, geração ou
afinidade; natureza sensual do homem, “a natureza animal”; natureza animal com
desejo ardente que incita a pecar; natureza física das pessoas, sujeita ao
sofrimento
ψυχη - psuche; n. f. respiração; fôlego da vida; força vital que anima o corpo e é
reconhecida pela respiração. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou
em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis
2:7
Porque podemos ter uma mente livre.
Já não
temos mais uma mente submetida ao pecado, mas temos uma nova mente renovada
pela regeneração da Salvação. Paulo escrevendo ao de Corinto e o escritor aos
Hebreus, dizem que, ninguém pode discernir a nossa mente porque já somos
espirituais e também deixamos de ser homens naturais quanto ao discernimento do
erro, embora ainda neste corpo mortal. É o que o fez declarar: Miserável homem que sou!
“Porque
não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas;
porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15
“Porque,
quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a
mente de Cristo.” 1 Coríntios 2:16
A nossa
mente não pode ser discernida, enquanto somos espirituais e ninguém pode
discernir a mente do senhor, então a nossa está guardada porque temos a Mente
de Cristo:
“As
quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com
as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as
espirituais.
Ora,
o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe
parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente.
Mas
o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque,
quem
conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de
Cristo.” 1 Coríntios 2:13-16
As grandes batalhas se dão no campo a
mente.
8-
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o
que é honesto, tudo o que é justo, tudo
o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma
virtude, e se há algum louvor, nisso
pensai.
Pensamento
do cristão deve ser tomado de coisas dos céus, como estudamos o tema sobre
Batalha Espiritual, entendemos que este estudo nos alerta sobre a batalha, que
até Paulo travou, com sua mente:
“Porque bem sabemos que a lei é
espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o
aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer
na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu
entendimento, e me prende
debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu
sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo
nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas
com a carne à lei do pecado.” Romanos 7:14,15;22-25
É disto
que estamos falando. A luta está dentro de nós.
Mente cristã,
deve viver pensando (nisso pensai):
tudo o
que é honesto,
tudo o
que é justo,
tudo o
que é puro,
tudo o
que é amável,
tudo o
que é de boa fama
porque
na Mente de Cristo só havia espaço para as coisas do Pai.
Em tudo,
Ele buscava glorificar o Pai:
Amor a
todos
Viver a
verdade
“..., permanecei no meu amor. Se
guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu
tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João
15:9,10
Então para
glorificarmos ao Filho e ao Pai Eterno, devemos:
Amar ao
próximo
Guardar
seus mandamentos
“Porque
este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos
não são pesados.” 1 João 5:3
E o
seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos
amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” 1 João 3:23
Quanto
aos não crentes Paulo escreve em Romanos a situação dos que afastaram de Deus,
por este mundo.
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta,
porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação
do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e
claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem
inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus,
nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração
insensato se obscureceu.” Romanos
1:19-21
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos,
para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a
imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:4
“... , como eles não se importaram de
ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para
fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação,
malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano,
malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus,
injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos
pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural,
irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que
são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas
também consentem aos que as fazem.” Romanos
1:28-32
- cegou os entendimentos dos incrédulos...
usando uma figura para indicar que os incrédulos tiveram a mente obscurecida
porque se afastaram do Deus Eterno e caíram em suas próprias concupiscências.
Mente e/ou Consciência: “Mas o Espírito expressamente diz que
nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos
enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam
mentiras, tendo cauterizada a sua
própria consciência;” 1 Timóteo
4:1,2
Então Paulo
agora discorre para aqueles que uma vez aceitaram a Jesus, também pode ter a
mente corrompida pelo pecado:
Demas não
conseguiu resistir a batalha da mente.
“Porque
Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica,...” 2 Timóteo 4:10
“Alexandre,
o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu,
guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.” 2 Timóteo 4:14,15
Quem tem
a mente corrompida só causa males, a si e a outrem.
A mente
sendo campo de batalha, precisa ser protegida, como diz Paulo aos Efésios:
“Tomai
também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando
nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, ...” Efésios 6:17,18
O capacete
da salvação protege a nossa mente dos bombardeios da concupiscência que nos
atinge e estimula nosso cérebro e se prende em nossa alma, nos deixando
aborrecidos e amargos.
Porque,
a mente é o local das grandes batalhas do homem.
Um dos
teólogos e filósofos diz que toda a decisão traz uma angustia.
Mas,
nós que temos a mente de Cristo, podemos usar deste benefício, uma vez firmes
na fé para que nossas decisões se tornem dirigidas pelo nosso espírito que, em
nós tem contato com o Espírito Santo.
“E da mesma maneira também o Espírito
ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como
convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26
CONTINUA...
Anexo:
O que
é a mente para a Ciência
A mente
é geralmente considerada uma propriedade de si mesmo é evidente em algumas
expressões populares como "abra a sua mente", "tire da sua
mente" ou "minha mente sabe". A memória, a atenção, a lógica, a
intuição, a resolução de problemas, a capacidade para se comunicar e,
dependendo da teoria, a emoção, depressão e os processos inconscientes são
algumas das principais características da mente.
A
relação da mente e o cérebro é evidente em todos os debates sobre a mente, e
mais recentemente no discurso psiquiátrico e neurocientífico. A ciência
cognitiva e a estão participando atualmente na compreensão de como os processos
cerebrais, o comportamento e a cognição interagem. A neurociência cognitiva
está envolvida ativamente na investigação de como os seres humanos, organismos
ativos e pensantes, usam seus cérebros para atingir suas metas e satisfazer as
suas necessidades no contexto de entornos complexos e mutáveis. Esta
investigação mostra conexões inextricáveis entre a, que se considera baseada na
mente, e o entorno e entre a cognição e a ação, que considera que tem uma base
física. A investigação recente baseada na ressonância magnética funcional
mostra que os aspectos específicos da cognição sensorial e motora básica, assim
como processos mais complexos de reconhecimento facial e de palavras, ou como o
pensamento, todos eles considerados como baseados na mente, estão apoiados
pelas zonas cerebrais com alto grau de especialização nos nossos processos, o
que sugere que a interação mente-cérebro ocorre através dos mecanismo cerebrais
altamente especializados. A memória episódica, por exemplo, a capacidade de
lembrar o que aconteceu com você e quando o fez, e que se acredita que é
exclusivamente humana, é uma habilidade importante da mente humana. Foi
investigada buscando através da neuroimagem em regiões específicas da memória
episódica cerebral do lobo frontal (diferentes dos relacionados com a memória
semântica), descobrindo que ligam ainda mais o cérebro e a mente.
A
relação entre o cérebro e a mente é especialmente importante no campo da
psiquiatria que implantou o tratamento a longo prazo invés da dicotomia
mente/cérebro. Gabbard 2005, afirma que o cérebro e a mente não são entidades
separadas, mas que "a mente é a atividade do cérebro".
Fonte: A relação entre a mente e o cérebro, https://www.cognifit.com/br/mente acessado
em 09/02/2019;
BIBLIOGRAFIA:
Apontamentos
do autor
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Citações
no corpo do estudo
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