O Avivamento no Novo Testamento
Lição 03 – CPAD - 1° Trimestre de 2023
Subsídio pastor e professor Osvarela
Leitura Bíblica
João 4.7-15
7- Veio uma mulher de Samaria
tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8- Porque os seus discípulos
tinham ido à cidade comprar comida.
9- Disse-lhe, pois, a mulher
samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher
samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?
10- Jesus respondeu e disse-lhe:
Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe
pedirias, e ele te daria água viva.
11- Disse-lhe a mulher: Senhor,
tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12- És tu maior do que Jacó, o
nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o
seu gado?
13 – Jesus respondeu e disse-lhe:
Qualquer que beber desta água tornará a ter sede,
14- Mas aquele que beber da água
que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma
Fonte de água a jorrar para a vida eterna.
15- Disse-lhe a mulher: Senhor,
dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la.
Hinos Sugeridos: 42, 84, 122 da
Harpa Cristã
Texto Áureo
“Jesus respondeu e disse-lhe: Se
tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe
pedirias, e ele te daria água viva.” (Jo 4.10)
Prática
A Palavra de Deus revela raízes
de um verdadeiro avivamento espiritual, que perpassa a história.
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar o avivamento nos
Evangelhos;
II) Saber como se deu o
avivamento no livro de Atos dos Apóstolos;
III) Conhecer o avivamento nas
Epístolas e no Apocalipse.
Texto Destaque:
Mas,
vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido
sob a lei, Gálatas 4:4
Ao ler este texto eu entendo que
esta Plenitude Crística é o movimento que liberou no Novo Testamento a
universalização do mover do Espírito Santo na vida dos que adoram a Deus. Sim,
porque o mover do Espírito Santo se mostra aos homens na leitura do Gênesis e
se mostra em mover individual nas letras do Antigo Testamento.
Atos
1:5-8 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com
o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam
reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a
Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai
estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,
que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
É importante destacar no Novo
Testamento o avivamento se dá em grupo da coletividade dos quase 120 (cento e
vinte) reunidos no Cenáculo.
Posteriormente, este avivamento
será visto na sua forma de atingir de forma diferentemente os homens de forma
universal, sem etnia dos judeus.
Enquanto, no AT a forma do
avivamento na sua plenitude se dava a partir de uma liderança, agora, no Novo
Testamento se dá de forma geral, universal e pessoal.
Atos dos Apóstolos, na narrativa ‘lucana’
demonstra o que escrevemos:
Primeira manifestação no NT–
Obs.:Se
apontarmos como avivamento a chama que individualmente, ainda se manifesta no
velho Zacarias (Lc 1.1 ss), no movimento joanino do “baptiza”, no chamado ao
arrependimento – uma ação do avivamento – da Nação hebréia.
Lucas
3:16. Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas
eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou
digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito
Santo e com fogo.
Cont.: Na manifestação
no campo aos pastores, no anúncio da chegada do autor do Avivamento Universal –
Jesus – na multidão dos discípulos, nos milagre maravilhas no Ministério
terreno de 3 ½ anos (três anos e meio) de Jesus O Cristo.
Este seria ao Primeiro Avivamento Neotestamentário.
Porém no contexto do Novo Testamento, quero usar o chamamento da Nação ao
Arrependimento nacional (considerando como uma preparação, anunciada pelas
Escrituras Veterotestamentária e pelo próprio João Baptista), como um
acontecimento ainda sob a visão do Antigo Testamento e como introdução,
preparação do povo para o Avivamento universal, a partir, de Atos dos
Apóstolos.
“Mas isto
é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que
do meu Espírito derramarei sobre toda a carne, ...” Atos 2:16,17
Por isto, considero neste
subsídio os textos de Atos dos Apóstolos, posteriores aos Evangelhos.
Se dá entre os judeus, no
Cenáculo. É o avivamento se iniciando na “casa” do povo que recebeu o Oráculos
divinos (Rm.3.1,2)
E todos
foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o
Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4
Estes são os quase 120 (cento e
vinte; Atos 1.15) atingidos pelo derramar que completaria o ciclo da universalização
do avivamento .
Posteriores manifestações –
Estas vão mostrar um avivamento
pessoal além do judeus, nos gentios.
Á partir, da Cenáculo o
avivamento inicia um movimento que arrosta multidões (8.000 (oito mil em duas
pregações de Pedro – “... , Pedro, cheio do Espírito Santo, ...” Atos
4:8).
O avivamento produz sinais,
milagres e maravilhas! Atos 3
E se alastra como o fogo do
Cenáculo aos gentios.
Chega a Etiópia – Atos 7.
E há um destaque importante da
conversão de Saulo de Tarso. Atos 9. Um momento único que seria o avivamento da
Ásia e Oriente, até Roma.
Atos
11:19-24 “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de
Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém
a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns
homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos
gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande
número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos
da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. ...; Porque
era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao
Senhor.
João 7:9-
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber
a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os
samaritanos)?
Este texto
nos acorda para uma missão a ser realizada em nossos dias. Chamar a sociedade,
ainda que nós soframos perseguições, ao Avivamento de forma Nacional.
Chega as casas de romanos -
Atos 10. 1
E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada
italiana,
“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios
de água viva correrão do seu ventre.” João 7.38
Água viva – já definimos em uma
das nossas edições o que são águas vivas Água abundante de sai de
uma fonte ou nascente, transcrevemos,
abaixo:
A
tipologia aponta para o Dia de Pentecostes, em Jerusalém, naquele dia apenas
para quase 120 pessoas o rio começou, como as águas da fonte nascente de um
rio, que vai se tornando caudaloso, ao correr, assim representa “a água da vida
que procede ao trono de Deus e do Cordeiro”.
João 7:10- Jesus respondeu e
disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de
beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 7:11- Disse-lhe a mulher:
Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água
viva?
“Porque
em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” Salmos 36:9
ὕδωρ ζῶν. “Água
viva”
é a água que sai de uma nascente ou fonte, ao contrário da água no Poço de
Jacó, que foi devido a percolação e chuva, sendo coletada em uma espécie de
cisterna ou poço (τὸ φρέαρ, v. 12). Esta era uma boa
água, mas não tinha as virtudes da água “corrente” ou “vivente”, como sempre
foi preferida, especialmente para propósitos de purificação (Gên. 26:19, Lev.
14: 5, Nm. 19:17).
O que
representa a água viva na Bíblia?
No
cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva,
especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse
22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida"
se refere ao Espírito Santo.
A água
que Isaque encontrou nos poços de Abraão foi chamada de Mayim Hayim.
Surpreendentemente, as palavras hebraicas para "água corrente" aqui
são Água viva (מים חיים – Mayim
Hayim; Água da vida). É verdade, no plano físico Mayim Hayim pode ser água
corrente e neste sentido a tradução está correta. Mas estas palavras também têm
um significado espiritual muito profundo que é completamente perdido na
tradução. A importância das palavras ‘Mayim Hayim’ não pode ser
subestimada. Toda vez que uma dessas palavras é utilizada por profetas no ‘Tanach’,
ou por Jesus no Novo Testamento, sempre se referem ao plano espiritual – a
Água da Vida, que sozinha pode saciar a sede de nossos corações. Helen
Roberts, Virginia, Estados Unidos
Águas
vivas ou Água viva. (מַיִם חַיִּים)
A
expressão águas vivas… Maim chaiim
Em
cantares de Salomão está escrito:
“És a
fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! Cânticos 4:15”
מַעְיַן גַּנִּים בְּאֵר מַיִם חַיִּים וְנֹזְלִים מִן-לְבָנוֹן
Em
Apocalipse está escrito:
“E
mostrou-me o rio puro da água viva, claro como cristal, que procedia do trono
de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1”
הוּא הֶרְאָה לִי נְהַר מַיִם חַיִּים, מַבְהִיק כִּבְדֹלַח, יוֹצֵא מִכִּסֵּא הָאֱלֹהִים וְהַשֶֹה
Em Joao
está escrito :
“Quem crê
em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João
7:38
הַמַּאֲמִין בִּי כִּדְבַר הַכָּתוּב, נְהָרוֹת שֶׁל מַיִם חַיִּים יִזְרְמוּ מִקִּרְבּוֹ
O
significado desta expressão é claro como água, significa água corrente, água que não é parada, agua
que mantem seu fluxo, que não fica parada morta, que está viva ,em movimento, agua viva.
Em
números na versão corrigida e revisada traduz água viva exatamente assim como
explicado acima.
“Para um
imundo, pois, tomarão da cinza da queima da expiação, e sobre ela colocarão
água corrente num vaso.” Números 19:17
וְלָקְחוּ לַטָּמֵא מֵעֲפַר שְׂרֵפַת הַחַטָּאת וְנָתַן עָלָיו מַיִם חַיִּים אֶל-כֶּלִי:
https://cafecomhebraico.wordpress.com
- http://estudandopalavra.blogspot.com/2022/12/imersos-no-espirito-nos-ultimos-dias.html
Avivamento com propósito: 14- Mas
aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu
lhe der se fará nele uma Fonte de água a jorrar para a vida eterna.
Ao declarar a mulher que Ele
tinha posse da Fonte de água vivo, Jesus dá aos sua ouvinte e a nós leitores
posteriores de suas falas, uma indicação de sua divindade e concordância com a
Revelação Progressiva das Escrituras se mostra como Deus.
Espírito Água viva: Porém, note, Jesus
não se chama a Água Viva, como Ele se chamou como O Pão Vivo (João 4:6:51).
Pois, é D’Ele que a Água Viva
prossegue, pois este é o símbolo do Espírito que Ele deveria enviar (João
4:7:39).
E neste diálogo temos a noção do
verdadeiro avivamento, que se inicia em encontrar a forma real de ser avivado:
Reconhecer
ao que aviva;
O
local de adoração;
A
forma única e legitima do avivado – ser um verdadeiro adorador
Atos 9 e 13 vão dar destaque a uma
Jornada de avivamento, em outras plagas.
E em Epístolas apostólicas:
Romanos – avivamento e Graça
1º Aos Coríntios – Os Dons no
Avivamento
O
Amor causa Avivamento – Sem amor é só um sino que faz ruído!
2º Aos Coríntios – As promessas (N’Ele,
sim) – “selo e penhor do Espírito”; revelações superiores
Gálatas – Plenitude; Liberdade
espiritual – livres da Nomia (Lei); Andar no Avivamento – Andar no espírito;
Efésios – avivamento estava em
Cristo desde a Fundação dos séculos, ou seja, eterno; Evangelho a Palavra da
Verdade é o fiador e base do Avivamento; base do avivamento:
Estando
nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela
graça sois salvos), Efésios 2:5
Avivamento produz armadura Ef. 6
Em edição
Sem revisão
Fonte:
Bíblia on line
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Lição EBD - CPAD – Janeiro 2023
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