sábado, janeiro 14

O Avivamento no Novo Testamento Lição 03 – CPAD - 1° Trimestre de 2023

 O Avivamento no Novo Testamento

Lição 03 – CPAD -  1° Trimestre de 2023

Subsídio pastor e professor Osvarela

Leitura Bíblica

João 4.7-15

7- Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

8- Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

9- Disse-lhe, pois, a mulher samarita­na: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?

10- Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11- Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

12- És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

13 – Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede,

14- Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma Fonte de água a jorrar para a vida eterna.

15- Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la.

Hinos Sugeridos: 42, 84, 122 da Harpa Cristã

Texto Áureo

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” (Jo 4.10)

Prática

A Palavra de Deus revela raízes de um verdadeiro avivamento espiritual, que perpassa a história.

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o avivamento nos Evangelhos;

II) Saber como se deu o avivamento no livro de Atos dos Apóstolos;

III) Conhecer o avivamento nas Epístolas e no Apocalipse.

Texto Destaque:

Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Gálatas 4:4

Ao ler este texto eu entendo que esta Plenitude Crística é o movimento que liberou no Novo Testamento a universalização do mover do Espírito Santo na vida dos que adoram a Deus. Sim, porque o mover do Espírito Santo se mostra aos homens na leitura do Gênesis e se mostra em mover individual nas letras do Antigo Testamento.

Atos 1:5-8 “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

É importante destacar no Novo Testamento o avivamento se dá em grupo da coletividade dos quase 120 (cento e vinte) reunidos no Cenáculo.

Posteriormente, este avivamento será visto na sua forma de atingir de forma diferentemente os homens de forma universal, sem etnia dos judeus.

Enquanto, no AT a forma do avivamento na sua plenitude se dava a partir de uma liderança, agora, no Novo Testamento se dá de forma geral, universal e pessoal.

Atos dos Apóstolos, na narrativa ‘lucana’ demonstra o que escrevemos:
Primeira manifestação no NT–

Obs.:Se apontarmos como avivamento a chama que individualmente, ainda se manifesta no velho Zacarias (Lc 1.1 ss), no movimento joanino do “baptiza”, no chamado ao arrependimento – uma ação do avivamento – da Nação hebréia.

Lucas 3:16. Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Cont.: Na manifestação no campo aos pastores, no anúncio da chegada do autor do Avivamento Universal – Jesus – na multidão dos discípulos, nos milagre maravilhas no Ministério terreno de 3 ½ anos (três anos e meio) de Jesus O Cristo.

Este seria ao Primeiro Avivamento Neotestamentário. Porém no contexto do Novo Testamento, quero usar o chamamento da Nação ao Arrependimento nacional (considerando como uma preparação, anunciada pelas Escrituras Veterotestamentária e pelo próprio João Baptista), como um acontecimento ainda sob a visão do Antigo Testamento e como introdução, preparação do povo para o Avivamento universal, a partir, de Atos dos Apóstolos.

“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne, ...” Atos 2:16,17

Por isto, considero neste subsídio os textos de Atos dos Apóstolos, posteriores aos Evangelhos.

Se dá entre os judeus, no Cenáculo. É o avivamento se iniciando na “casa” do povo que recebeu o Oráculos divinos (Rm.3.1,2)

E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos 2:4

Estes são os quase 120 (cento e vinte; Atos 1.15) atingidos pelo derramar que completaria o ciclo da universalização do avivamento .

Posteriores manifestações –

Estas vão mostrar um avivamento pessoal além do judeus, nos gentios.

Á partir, da Cenáculo o avivamento inicia um movimento que arrosta multidões (8.000 (oito mil em duas pregações de Pedro – “... , Pedro, cheio do Espírito Santo, ...” Atos 4:8).

O avivamento produz sinais, milagres e maravilhas! Atos 3

E se alastra como o fogo do Cenáculo aos gentios.

Chega a Etiópia – Atos 7.

E há um destaque importante da conversão de Saulo de Tarso. Atos 9. Um momento único que seria o avivamento da Ásia e Oriente, até Roma.

Atos 11:19-24 “E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. ...; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

João 7:9- Disse-lhe, pois, a mulher samarita­na: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?

Este texto nos acorda para uma missão a ser realizada em nossos dias. Chamar a sociedade, ainda que nós soframos perseguições, ao Avivamento de forma Nacional.

Chega as casas de romanos -

Atos 10. 1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

 “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7.38

Água viva – já definimos em uma das nossas edições o que são águas vivas Água abundante de sai de uma fonte ou nascente,  transcrevemos, abaixo:

A tipologia aponta para o Dia de Pentecostes, em Jerusalém, naquele dia apenas para quase 120 pessoas o rio começou, como as águas da fonte nascente de um rio, que vai se tornando caudaloso, ao correr, assim representa “a água da vida que procede ao trono de Deus e do Cordeiro”.

João 7:10- Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

João 7:11- Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” Salmos 36:9

δωρ ζν. “Água viva” é a água que sai de uma nascente ou fonte, ao contrário da água no Poço de Jacó, que foi devido a percolação e chuva, sendo coletada em uma espécie de cisterna ou poço (τ φρέαρ, v. 12). Esta era uma boa água, mas não tinha as virtudes da água “corrente” ou “vivente”, como sempre foi preferida, especialmente para propósitos de purificação (Gên. 26:19, Lev. 14: 5, Nm. 19:17).

O que representa a água viva na Bíblia?

No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo.

A água que Isaque encontrou nos poços de Abraão foi chamada de Mayim Hayim. Surpreendentemente, as palavras hebraicas para "água corrente" aqui são Água viva (מים חיים – Mayim Hayim; Água da vida). É verdade, no plano físico Mayim Hayim pode ser água corrente e neste sentido a tradução está correta. Mas estas palavras também têm um significado espiritual muito profundo que é completamente perdido na tradução. A importância das palavras ‘Mayim Hayim’ não pode ser subestimada. Toda vez que uma dessas palavras é utilizada por profetas no ‘Tanach’, ou por Jesus no Novo Testamento, sempre se referem ao plano espiritual – a Água da Vida, que sozinha pode saciar a sede de nossos corações. Helen Roberts, Virginia, Estados Unidos

Águas vivas ou Água viva. (מַיִם חַיִּים)

A expressão águas vivas… Maim chaiim

Em cantares de Salomão está escrito:

“És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! Cânticos 4:15”

מַעְיַן גַּנִּים בְּאֵר מַיִם חַיִּים וְנֹזְלִים מִן-לְבָנוֹן

Em Apocalipse está escrito:

“E mostrou-me o rio puro da água viva, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:1”

הוּא הֶרְאָה לִי נְהַר מַיִם חַיִּים, מַבְהִיק כִּבְדֹלַח, יוֹצֵא מִכִּסֵּא הָאֱלֹהִים וְהַשֶֹה

Em Joao está escrito :

“Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” João 7:38

הַמַּאֲמִין בִּי כִּדְבַר הַכָּתוּב, נְהָרוֹת שֶׁל מַיִם חַיִּים יִזְרְמוּ מִקִּרְבּוֹ

O significado desta expressão é claro como água, significa  água corrente, água que não é parada, agua que mantem seu fluxo, que não fica parada morta, que  está viva ,em movimento, agua viva.

Em números na versão corrigida e revisada traduz água viva exatamente assim como explicado acima.

“Para um imundo, pois, tomarão da cinza da queima da expiação, e sobre ela colocarão água corrente num vaso.” Números 19:17

וְלָקְחוּ לַטָּמֵא מֵעֲפַר שְׂרֵפַת הַחַטָּאת וְנָתַן עָלָיו מַיִם חַיִּים אֶל-כֶּלִי:

https://cafecomhebraico.wordpress.com - http://estudandopalavra.blogspot.com/2022/12/imersos-no-espirito-nos-ultimos-dias.html

Avivamento com propósito: 14- Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma Fonte de água a jorrar para a vida eterna.

Ao declarar a mulher que Ele tinha posse da Fonte de água vivo, Jesus dá aos sua ouvinte e a nós leitores posteriores de suas falas, uma indicação de sua divindade e concordância com a Revelação Progressiva das Escrituras se mostra como Deus.

Espírito Água viva: Porém, note, Jesus não se chama a Água Viva, como Ele se chamou como O Pão Vivo (João 4:6:51).

Pois, é D’Ele que a Água Viva prossegue, pois este é o símbolo do Espírito que Ele deveria enviar (João 4:7:39).

E neste diálogo temos a noção do verdadeiro avivamento, que se inicia em encontrar a forma real de ser avivado:

         Reconhecer ao que aviva;

         O local de adoração;

         A forma única e legitima do avivado – ser um verdadeiro adorador

Atos 9 e 13 vão dar destaque a uma Jornada de avivamento, em outras plagas.

E em Epístolas apostólicas:

Romanos – avivamento e Graça

1º Aos Coríntios – Os Dons no Avivamento

O Amor causa Avivamento – Sem amor é só um sino que faz ruído!

2º Aos Coríntios – As promessas (N’Ele, sim) – “selo e penhor do Espírito”; revelações superiores

Gálatas – Plenitude; Liberdade espiritual – livres da Nomia (Lei); Andar no Avivamento – Andar no espírito;

Efésios – avivamento estava em Cristo desde a Fundação dos séculos, ou seja, eterno; Evangelho a Palavra da Verdade é o fiador e base do Avivamento; base do avivamento:

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), Efésios 2:5

Avivamento produz armadura Ef. 6

Em edição

Sem revisão

Fonte:

Bíblia on line

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Lição EBD - CPAD – Janeiro 2023

Escolabiblicadominical.Org

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger