O Ministério Avivado De Jesus
4ª LIÇÃO CPAD
1º TRIMESTRE 2023
Subsídio Pastor e professor
Osvarela
Texto Áureo
“Então, pela virtude do Espírito,
voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em
derredor.” (Lc 4.14)
O alcance espiritual da vida de
um crente avivado revela a extraordinária atuação do Espírito Santo.
Leitura Bíblica
Lucas 4.14-22
14- Então, pela virtude do
Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras
em derredor.
15- E ensinava nas suas sinagogas
e por todos era louvado.
16- E, chegando a Nazaré, onde
fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e
levantou-se para ler.
17- E foi-lhe dado o livro do
profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
18- O Espírito do Senhor é sobre
mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os
quebrantados do coração,
19- a apregoar liberdade aos
cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o
ano aceitável do Senhor.
20- E, cerrando o livro e
tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga
estavam fitos nele.
21- Então, começou a dizer-lhes:
Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
22- E todos lhe davam testemunho,
e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca, e diziam: Não é
este o filho de José?
Hinos Sugeridos: 175, 190, 311 Da Harpa Cristã
A) Objetivos da Lição:
I) Apresentar Jesus e a pessoa do
Espírito Santo;
II) Explicar a importância da
oração no ministério de Jesus Cristo;
III) Conscientizar de que Jesus
teve uma vida na unção do Espírito.
A apresentação de Jesus ao mundo.
JESUS é
apresentado por seu precursor e primo carnal, João O Baptista, que havia
sido informado por Deus que reconheceria o Filho de Deus quando aquele fosse
batizado haveria uma teofania que seria de forma inédita que ele, João, poderia
identificar.
Importante ressaltar que sendo
familiar de Jesus - O Filho do Homem, João teve que aguardar por anos para ter
a revelação do Cristo, O Messias!
No texto joanino verificamos que a
teofania, representa a trindade de forma Única nas Escrituras.
O Pai
O Espírito Santo
E o Filho é apresentado de tal
forma que João diz:
“Eis o
Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. [...] E eu não o conhecia;
mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com
água.
E
João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar
sobre ele.
E
eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me
disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar,
[...] E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.” João
1:29-34
Este homem e Deus é o Senhor
Jesus. Por alguns momentos a Igreja se encontrou com doutrinas diversas sobre a
ousia de Jesus.
Entre estes, cito Cerinto, como
escrevi em agosto de 2014, neste site.
“Cerinto ensinou
numa época em que a relação do Cristianismo com o Judaísmo estava se tornando
irreconciliável. Para definir o criador do mundo como Demiurgo, combinou a
filosofia grega com os ensinos sincréticos dos gnósticos. Sua descrição de
Cristo como um espírito sem corpo que residido temporariamente no homem Jesus
combina com o gnosticismo de Valentim.
Os
verdadeiros apóstolos se opuseram fortemente à heresia de Cerinto. São Paulo
admoestou as igrejas: “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos
pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema!”
(Gálatas 1:8), e na mesma carta continuou refutando as heresias legalistas
sustentadas por Cerinto. A tradição Cristã antiga descreve Cerinto como
um contemporâneo e oponente de João, o Evangelista, que escreveu o
Evangelho segundo João, contra ele. Tudo que nós sabemos sobre Cerinto
vem da escrita de seus oponentes teológicos.
Outros
ensinavam, como o Docetismo (do grego dokeo, parecer) que afirmava que a
Encarnação foi aparente, não uma realidade concreta.
Donde
encontramos João nos ensinando a identificar estes ensinos através da doutrina
e crença corretas, que Jesus veio em carne.
João que
convivera com o Cristo reafirma o que aprendeu do próprio.”
Ainda usando o Evangelho Segundo
João para consubstanciar a definição e entendimento de quem é Jesus!
Incluímos alguns termos
etimológicos neste trecho do subsídio.
João.
1.14: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;
e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
João 1.1 No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e
o Verbo era Deus.2 Ele estava no princípio com Deus.3 Todas as coisas foram
feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez...ss
Verbetes:
Encarnação –
mistério pelo qual Deus se fez homem; ato em que Deus se fez homem, unindo a
natureza humana à divina. Pequena Enciclopédia Bíblica O S Boyer.
Encarnar – ser a personificação,
o modelo de (homem); nascer como ser humano (Jesus – filho do homem, filho de
Maria) – Dicionário Aurélio
LOGOS THEOU (grego) - “Palavra
de Deus”. Uma expressão sagrada para A Palavra de Deus que é viva e exerce
poder conforme nos é dito “no início era A Palavra, e a Palavra estava com
Deus e a Palavra era Deus” (João 1:1). Ela também se expressa no contexto
no livro de Hebreus (4:12) do Novo Testamento para mostrar a ponte entre a alma
e o espírito.
Verbo – a palavra “verbo” traduz
o termo grego logos, que significa “palavra” – λέξη
Este, supracitado termo, é um importante
conceito na cristologia cristã para estabelecer a doutrina da divindade de
Jesus Cristo e sua posição como Deus Filho na Trindade, como declarado no Credo
Calcedoniano.
Se Cristo não fosse plenamente
humano, ou se ele não fosse plenamente divino, ele não estaria apto a servir
como nosso mediador – como o Deus-homem. Ele seria ou apenas um outro homem ou
o próprio.
DECLARAÇÃO
DE FÉ DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
O
Deus Filho. O Senhor Jesus Cristo é, desde a eternidade, o único Filho de Deus
e possui a mesma natureza do Pai, como afirmam os credos: “consubstancial com o
Pai”, em grego, homooúsion to patrí, que significa “da mesma
substância com o Pai”, qualifica a unidade de essência do Pai e do Filho.
Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10.30). Ele é a segunda pessoa da
Trindade e que foi enviado pelo Pai ao mundo. Ensinamos que o Filho
se fez carne, possuindo agora duas naturezas, a divina e a humana, sendo
verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Acreditamos em sua concepção sem pecado
no ventre da virgem Maria. Negamos que tenha sido criado ou passado a existir
somente depois que foi gerado por obra do Espírito Santo. Confessamos que o
Filho é autoexistente: “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu
também ao Filho ter a vida em si mesmo” (Jo 5.26); “Disse-lhes Jesus: Em
verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou” (Jo 8.58)
e eterno, que voluntariamente se sujeita ao Pai.26 Que, em obediência ao plano
do Pai, morreu e ressuscitou para que o mundo fosse salvo. Que, vitorioso,
ascendeu ao céu, assentando-se à direita de Deus Pai. Que o Filho é o único
mediador entre Deus e os seres humanos, o propiciador, o único salvador,31 o
nosso sumo sacerdote e intercessor.
Declaração
de Fé Calcedônia - 451 d.C. - o quarto Concílio ecumênico da igreja – lidou
especificamente com a relação entre essa segunda pessoa divina da Deidade e a
pessoa humana de Jesus Cristo.
(...)
Todos nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e
mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à divindade, perfeito
quanto à humanidade, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, constando de alma
racional e de corpo; consubstancial [hommoysios] ao Pai, segundo a divindade, e
consubstancial a nós, segundo a humanidade; “em todas as coisas semelhante a
nós, excetuando o pecado”, gerado segundo a divindade antes dos séculos pelo
Pai e, segundo a humanidade, por nós e para nossa salvação, gerado da Virgem
Maria, mãe de Deus [Theotókos];
Um só e
mesmo Cristo, Filho, Senhor, Unigênito, que se deve confessar, em duas
naturezas, inconfundíveis e imutáveis, conseparáveis e indivisíveis;[1] a
distinção da naturezas de modo algum é anulada pela união, mas, pelo contrário,
as propriedades de cada natureza permanecem intactas, concorrendo para formar
uma só pessoa e subsistência [hypóstasis]; não dividido ou separado em duas
pessoas. Mas um só e mesmo Filho Unigênito, Deus Verbo, Jesus Cristo Senhor;
conforme os profetas outrora a seu respeito testemunharam, e o mesmo Jesus
Cristo nos ensinou e o credo dos padres nos transmitiu.
Obs.: O
significado literal de theotókos é “portadora de Deus”, ideia defendida por
Cirilo de Alexandria no concílio de Éfeso no ano 431. O termo é traduzido por
Dei genitrice, “mãe de Deus”, na versão latina do credo de Calcedônia, que se
popularizou no catolicismo romano ao longo dos séculos. Trata-se de um
termo contraditório em si mesmo porque Deus é eterno e existe por si mesmo, sem
começo e sem fim. Não há ser algum antes dEle; por isso, não pode ter mãe; é,
de fato, uma expressão teologicamente inadequada. O termo grego referente à
expressão “portadora de Deus” não enfatiza nenhuma preeminência à pessoa de
Maria, apenas à instrumentalidade dela no processo. O termo dá toda a
primazia a Jesus.
Demiurgo -
criatura intermediária entre a natureza divina e a humana. Um deus inferior,
que emanou do próprio Deus.
Morphe: -forma;
“..., tomando a forma de servo, ...” Filipenses 2.6-8
“Ο
οποίος, έχοντας τη μορφή του Θεού, θεώρησε ότι δεν ήταν ληστεία να είσαι
ίσος με τον Θεό,
Εκείνος
όμως άδειασε τον εαυτό του, παίρνοντας τη μορφή δούλου, που έγινε
με την ομοιότητα ανθρώπων.
Και αφού
βρέθηκε στη μόδα ως άνθρωπος, ταπείνωσε τον εαυτό του, έγινε υπάκουος μέχρι
θανάτου, ακόμη και θάνατο στον σταυρό”. Φιλιππησίους 2:6-8
Logos: Fílon
(pensador de Alexandria – judeu; segundo Fröhlich, foi um judeu helenista,
filósofo da religião.) dá ao seu logos um papel distinto na criação: é a
causa.
O Avivado Jesus
Dados do Seu Avivamento
No apogeu de um grande avivamento
Jesus aparece e é batizado por João Batista.
Lucas 4.14-
Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama
correu por todas as terras em derredor.
18- O
Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres,
enviou-me a curar os quebrantados do coração,
Esta apresentação textual de
Jesus tem algumas particularidades que envolvem, nos ensinam os pontos pelos
quais Ele teve um Ministério avivado.
Primeiro:
Apresentado ao Mundo com a descida,
sobre Si, do Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba.
Segundo:
Anunciado pela voz divina, que
ecoou ali às margens do rio Jordão.
“E eis
uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus
3:17
Terceiro:
Foi impulsionado ao deserto para
iniciar sua vida ministerial avivada e ser testado por Satanás. Sendo vitorioso
na sua primeira batalha (revelada no NT), em corpo humano, pois tivera outras
indiretamente envolvido. O pensamento
sobre a forma como Jesus enfrentou a tentação, não foi como um demiurgo (meio
homem, meio Deus), mas foi como um homem, o novo Adão, e em tudo ele não pecou.
A tentação de Jesus foi uma
experiência realmente histórica a tentação foi um dos diversos testes dirigidos
contra a natureza humana de Jesus, e ele resistiu nesse reino.
Jesus desde o eterno passado já
houvera se submetido a vontade do Pai, para realização da Obra de Salvação e
sabia que na plenitude do tempo Gl 4.4 seria encarnado homem e sofreria todas
as dores humanas e sob o risco da tentação teria que vencer e não pecar:
“Sujeitai-vos,
pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7
Este episódio histórico mostra o
modus operandi da tentação.
Os crentes fazem parte de um povo
vencedor, escolhidos por Cristo para a vitória -- nossos irmãos devem ser
relembrados disso, ao mesmo tempo em que se conscientizem da realidade de
Satanás e de sua permanente luta contra Cristo e contra os Seus.
Daí por
diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque
está próximo o reino dos céus. Mateus 4:17
O início do ministério de Jesus avivava
os corações de seus ouvintes, pois Ele tinha sobre Si o Espírito Santo e assim
podia anunciar o Reino de Deus, um Reino de vida e alegria.
Havia Graça em suas palavras,
como deve fluir graça dos nossos lábios para mostrar um avivamento real em nós.
O texto, abaixo, mostra que as pessoas sentiam no homem Jesus (vide declarações
de fé, acima) aalgo diferente que aquecia seus corações, e buscavam entender o
que Ele possuía, sendo como todos sabiam o filho do carpinteiro José!
Lucas 4.22- E todos
lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua
boca, e diziam: Não é este o filho de José?
O Segredo Do Avivamento De Jesus
Tendo, pois, a Jesus, o Filho de
Deus, ... ; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança,
mas sem pecado. Hebreus 4:14,15
A possibilidade do avivamento do
ser humano, dos crentes é uma possibilidade real e alcançável, conforme podemos
abstrair do texto de Hebreus.
Pois, sempre temos a dificuldade
em sermos avivados, mas usamos a nossa vida humana, como desculpa apara não que
tal avivamento não seja total em nós.
Não é
este o filho de José?
,...
ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança
“Como Anselmo afirmou em seu
famoso Cur Deus Homo? (“Por que o Homem-Deus?”), uma vez que o pecado é uma
afronta contra Deus, então o pagamento vindo do homem não pode satisfazê-lo. A
satisfação da dívida deve vir do próprio Deus. Contudo, apenas humanos são
culpados da penalidade devida em razão do pecado. Isso significa que os homens
devem, mas apenas Deus pode corrigir a injustiça feita. Foi na pessoa de Jesus
Cristo, que era plenamente Deus e homem, que essa satisfação foi realizada e a
nossa salvação foi completamente obtida.” Anselmo de Cantuária (1033-1109),
conhecido também como Anselmo de Aosta por conta de sua cidade natal e Anselmo
de Bec.
Por este pensamento de Anselmo ficou
demonstrada a necessidade de um homem cumprir o plano divino da Salvação,
oriundo do próprio Deus!
O Plano da Salvação nada mais é
do que uma obra de Avivamento do Espírito do homem que morreu no Éden!
Em Jesus vindo do Céu conhecemos a
Plenitude do Avivamento!
Por isto, podemos dizer:
“Avivamento não é uma invenção
terrena , é uma criação celestial”. Arthur Skevington Wood
A Forma de receber O Avivamento
de Jesus.
Ótica do Padrão Bíblico.
Preparando o Caminho do
Avivamento
Na ótica do padrão divino, o
avivamento sempre vem de uma busca de renovação, seja de uma Nação, de uma
Igreja ou pessoal. Entre as ferramentas espirituais ao alcance dos homens
crentes, encontramos a Oração.
O avivamento jamais virá se a
igreja não preparar o caminho do Senhor. O avivamento jamais acontecerá se a
igreja não se humilhar. Sem oração da igreja, as chuvas torrenciais de Deus não
descerão. Sem busca não há encontro. Sem obediência a Deus, jamais haverá
derramamento do Espírito.
É pela Oração que se
alcança o Avivamento. Jesus vivia em oração.
Lucas 4.14-
Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama
correu por todas as terras em derredor.
15- E
ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado.
O sentido amplo de avivamento (atinge
além da Igreja, pode atingir uma Nação, como já aconteceu, por isto O
Ministério Avivado de Jesus abalou Israel e a Galiléia, dos Gentios.
O sentido estrito de Avivamento (aponta
para sentidos aguçados que são apresentados pelo avivados; impacto da obra do
Espírito de Deus na vida da igreja, os resultados imediatos do avivamento são
sentidos no povo de Deus: senso inequívoco da presença de Deus; convicção
de pecado na vida das pessoas; desejo profundo de santidade de vida e aumento
perceptível no desejo de pregação do evangelho. Em outras palavras, a igreja
amortecida e tristemente doente é a primeira a ser beneficiada pelo avivamento.).
Jesus viveu os dois
sentidos do avivamento.
Orava
Jejuava
Pregava
Viveu a plenitude da santidade
para um homem.
Tinha virtude sobre Si
Transmitia Sua virtude, às
pessoas
A Oração era o refúgio de Jesus
em momentos difíceis, ou para manter seu ministério.
“Levantando-se
da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza, e
disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis
em tentação”. Lucas 22:45,46
Os Apóstolos “perseveravam e se
consagravam, em Oração” Atos 1 e 6
No sentido estrito do Avivamento,
podemos apontar que avivamento é algo que acontece unicamente no meio do povo
de Deus. E a oração é um dos sentimentos que fluem no avivamento, os resultados
imediatos do avivamento são sentidos no povo de Deus: senso inequívoco da
presença de Deus; oração fervorosa.
Uma Oração por Avivamento e a
promessa de sua ocorrência .
O profeta Habacuque faz o apelo
de avivamento por meio de uma Oração célebre.
A clássica Oração do profeta
Habacuque:
"Tenho
ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó
Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua
ira, lembra-te da misericórdia" – Hc. 3.2.
Quando estudamos o assunto tema –
Avivar – verificamos que não se trata apenas, de uma ação, de Deus em
intensificar a sua presença, entre seu Povo.
Mas, como no livro da temática
prenuncial, há todo um processo, o qual passa por Etapas:
Jesus atende a todas aas etapas
de um Ministério Avivado.
A – em tempo de vida e comunhão –
presença e convite divino a manutenção de uma Aliança ou vida com Deus, com
promessas; Is 44:3. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a
terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção
sobre os teus descendentes.
B – em tempo de esfriamento –
chamada ao reacender do pavio que fumega; - posição – chama se apagando, aos
poucos...
Is. 42:3 - A cana trilhada não
quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
C – em tempo de esquecimento e
afastamento das Obras de Deus, realizadas em nossas vidas, há um chamamento
longânimo de aviso preditivos de afastamento do mal;
D – em tempos de cauterização há
predição de Juízos vindouros;
E – nestes dias há um chamado ao
arrependimento, antes do Juízo chegar às portas; Is.55.6. Buscai ao Senhor
enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
F – não ouvidos os chamados ao
arrependimento, ou a conversão, e a busca ao conhecimento, sobrevêm o juízo e o
afastamento de Deus.
G – Só se realiza pela ação de
Deus, para nós Igreja: Deus, a realiza pela ação do Seu Espírito Santo, a seu
tempo e em função da busca da Igreja desejosa da manutenção do avivar, no
sentido etimológico-temporal: Preservar a ação pentecostal em nosso meio:
5 E os que ouviram foram
batizados em nome do Senhor Jesus.
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos,
veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
11 E Deus pelas mãos de Paulo
fazia maravilhas extraordinárias.
12 De sorte que até os lenços e
aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles,
e os espíritos malignos saíam.
Avivamento veio em um momento de
Oração:
O dia de Pentecostes, inaugura o
avivamento que Jesus havia predito (At 2.1-47).
"Marca-se, assim, o início
de uma nova era na história da redenção. Por três anos Jesus trabalhara na
preparação desse dia - o dia em que a Igreja, discipulada por intermédio de seu
exemplo, redimida por seu sangue, garantida por sua ressurreição, sairia em seu
nome a proclamar o Evangelho 'até os confins da terra' (At 1.8)".
O Salmo 85 consiste num
agradecimento pelo livramento de Israel das mãos de seus opressores (v. 1-3); uma
oração por restauração completa (v. 4-7) e um prenúncio da resposta à
oração do salmista na concessão de bênçãos materiais e espirituais.
Conclusão:
O ministério de sucesso
espiritual deverá ser identificado com o Ministério Avivado de Jesus, sem Unção
do Avivamento será apenas mais um ministério.
Mas, avivado levará o Avivamento
aos níveis “crísticos” com salvação, curas, milagres e Salvação de almas.
Não será apenas, um ministério de
agregar pessoas, mas avivará as pessoas, com os sentido amplos e restritos do avivamento
transparecendo no meio da multidão.
Chegará a Prática (vide o
conceito da lição):
Ao alcance espiritual da vida de
um crente avivado revelará a extraordinária atuação do Espírito Santo nas nossas
vidas.
Todo Avivamento não é conhecido
pelos dons do Espírito, mas pelo fruto do Espírito. Nisto Jesus manteve seu
Ministério plenamente avivado.
Fonte:
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Lição CPAD – 2014 e 2023
Por: Justin Holcomb. ©
Resurgence. Fonte: The Creed of Chalcedon.
Original: O Credo de Calcedônia.
© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos
reservados. Tradução e Revisão: Equipe VE.Henry Bettenson, Documentos da Igreja
Cristã (SP: ASTE/Simpósio, 1998), p. 101.
O Padrão Bíblico de Avivamento por
Rev. Josivaldo de França Pereira
Declaração de Fé das Assembléias de
Deus – CPAD
https://professordaebd.com.br
http://www.monergismo.com/textos/credos/declaracao_calcedonia.htm
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