O Caráter Missionário da Igreja de Jerusalém
Lição 12 CPAD
21 de setembro de 2025
Subsídio pastor e
professor Osvarela
"Anunciar e discipular, promove a Expansão do Evangelho pela Igreja!" Osvarela
Texto Áureo
“E havia entre eles alguns
varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos
gregos, anunciando o Senhor Jesus.” (At 11.20).
Prática
Faz parte da missão da Igreja a
evangelização de povos não alcançados.
Leitura Bíblica
Atos 11.19-30. 19 — E
os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão
caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a
palavra senão somente aos judeus.
20 — E
havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em
Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
21 — E
a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
22 — E
chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e
enviaram Barnabé até Antioquia,
23 — o
qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que,
com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.
24 — Porque
era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao
Senhor.
25 — E
partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para
Antioquia.
26 — E
sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em
Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
27 — Naqueles
dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
28 — E,
levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que
haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio
César.
29 — E
os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos
irmãos que habitavam na Judeia.
30 — O
que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de
Saulo.
Objetivos da Lição:
I)
Destacar o papel da dispersão cristã na expansão
missionária da Igreja Primitiva;
II)
Enfatizar a importância da contextualização da mensagem do Evangelho para
diferentes contextos culturais, sem, contudo, perder sua essência;
III)
Valorizar a prática do discipulado como base para o crescimento saudável e a
manutenção da identidade da Igreja.
Evangelista – o elemento novidade
na propagação do Cristianismo:
Διασπορα - diáspora;
n. f. dispersão; diáspora; dos Israelitas dispersados entre nações
estrangeiras; dos cristãos espalhados entre os gentis
Atos 11.19 — E
os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão
caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a
palavra senão somente aos judeus.
Ευαγγελιστης – euaggelistes;
n.m. evangelista - aquele que traz boas novas, evangelista;
nome dado no NT aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram
apóstolos
O anúncio do Evangelho de Nosso
Senhor Jesus Cristo (– grande novidade da neo ekklesia -), as Boas Novas
do Evangelho, fez aparecer dentre os cristão, mormente na primeira diáspora,
pós perseguição, apresentou ao mundo da época um elemento novo no contexto
religioso, sim porque o anunciador de boas novas já existia, no mundo dos
reinos físicos, ele era o porta voz das novidades do rei ou mandatário, ou mesmo,
novidades da comunidade que eram informadas a todos.
O
Mensageiro:
Na sociedade grega, havia
indivíduos dedicados a levar notícias para outras cidades ou para o
reino. Esses mensageiros eram valorizados por sua importância e
velocidade.
Boas
Notícias:
As "boas novas" (ou
euangelia) podiam ser variadas, incluindo:
·
Vitórias militares.
·
Nascimentos de príncipes ou herdeiros.
·
Eventos de celebração.
·
Mensagens de paz e felicidade.
Alerta e anúncio do Cristianismo e sua forma
de pensar a salvação, a vida com Deus, sob a ótica do que Jesus Cristo ensinara,
começou a ser anunciado aos judeus de outras regiões, fora de Jerusalém, pelos
que fugindo da perseguição instalada pelo sinédrio em Jerusalém, com reservas
como informa o escritor Lucas – “foram dispersos pela perseguição que
sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não
anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus” – ou seja,
somente aos judeus.
Parece incongruente com a
ordenação missiológica de Jesus – a todo Mundo – mas, na realidade a visão
inicial do Cristianismo era de uma nova forma de judaísmo iniciante entre os
judeus, assim, por medo ou por esta visão inicial os portadores das Boas Novas
visitavam e anunciavam Cristo apenas aos judeus de outras regiões [claro que já
estudamos e estudaremos a expansão universal ou a universalização do Evangelho
a povos, chamados gentios].
Destaco, aqui:
O termo apresentado no versículo -20
— E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais,
entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
Os gregos aqui citados, assim
como podemos ler em Atos 6:1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos
discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as
suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
Quem são estes crentes e sua
origem nacional?
Quando a Bíblia cita, os gregos,
na verdade estava se referindo a judeus que viviam em regiões da Grécia, mas
eram judeus, o próprio Paulo se defendeu sobre sua origem hebraica, pois
nascera em Tarso uma civitas libertas, ou seja, uma região fora de
Israel sob domínio romano.
Para melhor compreensão:
“Ora, naqueles dias,
multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra
os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição
diária.”At. 6:1
Em Atos 6, aparecem os judeus
helenistas e os judeus hebreus. Averiguemos quem são os judeus hebreus
e os judeus helenistas.
João 12. 20,21 Ora, havia
alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes,
pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe,
dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
Os judeus hebreus se
referem aos judeus que falavam aramaico nos dias da igreja
primitiva, e os judeus helenistas eram os judeus que falavam grego.
Atos 11.20 — E
havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em
Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
21 — E
a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
Grupos Judeus da época:
Deve-se ressaltar que já neste
período a comunidade cristã se dividia claramente entre o grupo dos “hebreus” e
dos “helenistas”. Os “hebreus”, como são referidos em Atos capítulo 6,
versículo 1, eram judeus originários de Jerusalém e, portanto, seguidores dos
usos e costumes hebraicos arraigadamente, de fala aramaica. Os “helenistas”
eram judeus provenientes de diversas partes do Império Romano que se
distinguiam por serem cosmopolitas, por falarem o grego (e talvez tivessem
esquecido o aramaico), e também por não seguirem à risca as tradições
hebraicas, assim se assemelhando pouco aos de Jerusalém.
Antioquia foi uma destas
localidades que foi alcançada pelos dispersos. Em 39 d.C, Antipas
partiu para Roma para ganhar o favor de Calígula, mas recebeu
uma ordem de exílio perpétuo. (Jos., "Ant.", XVIII, vii, 2). Durante
este tempo, a Igreja de Antioquia foi fundada por judeus-cristãos, que "tinham
sido dispersos pela perseguição que se sucedeu por ocasião
do Estêvão" e tinha ensinado o Evangelho também
aos gregos da Antioquia.
Esta forma de evangelização levou
a Igreja de Antioquia ter uma característica vocacional em fazer Missões e em
especial a outras localidades onde o Evangelho ainda não fora anunciado.
26 — E
sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente.
Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
A forma como o Império romano
tratava suas colônias ou povos dominados foi uma ajuda importante para a missão
missionária da neo Igreja
Explico:
O
Império romano foi o império mundial subsequente ao império greco-macedônio de
Alexandre o Grande, que causou a expansão da língua grega no mundo dominado.
Atos
2:7-11 Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa
própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que
habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, E Frígia e Panfília,
Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto
judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas
próprias línguas
O império romano não alterou a cultura
do uso da língua grega, mesmo tendo como língua nacional o Latim.
Assim, muitos grupos, inclusive
os de judeus acabaram sendo alcançados pelo Evangelho em sua língua de nascimento,
embora tivessem nascido em rincões distantes da língua dos judeus.
Alguns deles foram até à grande
cidade de Antioquia, na Síria. Ali, os seguidores de Cristo foram, pela
primeira vez, chamados “cristãos”, nome que, parece, lhes foi dado por zombaria.
Nesta cidade, vivendo no meio de uma população grega, esses exilados tornaram
Jesus conhecido tanto de gregos como de judeus.
Desse modo certos crentes
obscuros e desconhecidos deram o grande passo para tornarem o Cristianismo uma
religião universal. Um pouco mais tarde essa Igreja de Antioquia enviou
Barnabé e Paulo, os primeiros expressamente designados para pregarem Cristo aos
gentios.
A
Universalização da Igreja:
A
ideia de uma igreja multinacional é embasada pelo IDE:
Marcos
16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a
toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado.
Atos 1. 8 Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos
confins da terra.
João 7.
34,35 Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou,
vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros:
Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre
os gregos, e ensinará os gregos?
O texto,
acima, mostra que os judeus entendiam a presença de Jesus como o Messias,
portanto, até aquele momento, não vislumbravam como Jesus poderia ministrar sua
mensagem aos demais judeus, no caso os judeus de língua grega, principalmente
aos que habitavam fora da Palestina, e de que forma isso se daria.
Esta
visão de Jesus é o mitte da sua mensagem da Salvação Universalizada.
A Expansão do Evangelho para Ásia
– Antioquia.
Atos 11. 21 — E a
mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
22 — E
chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram
Barnabé até Antioquia,
23 — o
qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que,
com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.
24 — Porque
era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao
Senhor.
25 — E
partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para
Antioquia.
Nos idos do apóstolo Paulo, a
língua predominante em Antioquia, tanto a da Síria quanto a da Pisídia, era
o grego koiné devido à influência helenística no Império
Romano. Embora a cidade da Síria fosse a maior e mais importante, o grego
era a língua do comércio e da cultura em toda a região, sendo também a língua
em que o Novo Testamento foi escrito.
Antioquia era uma grande
metrópole helenística, conhecida por sua riqueza e cultura cosmopolita, sendo a
terceira maior cidade do Império Romano, depois de Roma e Alexandria. A
cidade abrigava uma grande comunidade judaica e foi um importante centro para a
expansão do Cristianismo, servindo como base para as viagens missionárias do
apóstolo Paulo.
Sob a ótica destes parágrafos,
acima, podemos entender a expansão do Evangelho para a importante província da
Ásia pelos irmãos da diáspora.
Foi por meio destes que os gregos
foram alcançados e a palavra do Evangelho chegou até aquela localidade que
resultou em um novo e importante centro de expansão do Evangelho para além de
Jerusalém, sem contudo, aquela perder a primazia de mãe da Igrejas nascidas através
de Antioquia.
25 — E
partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para
Antioquia.
Este versículo destaca o que
reproduzimos, acima, o próprio Paulo era de Tarso (Paulo de Tarso) de qual
cidadania sempre destacava, como e de onde era nascido, e como esta naturalidade
o ajudava no Império Romano em suas jornadas de propagação do Evangelho pelo
Império Romano.
Conhecimento:
Antioquia era nome de duas
importantes cidades da chamada Ásia Oriental:
Antioquia
da Síria - Na Bíblia, Antioquia era uma grande metrópole
helenística, conhecida por sua riqueza e cultura cosmopolita, sendo a terceira
maior cidade do Império Romano, depois de Roma e Alexandria. A cidade
abrigava uma grande comunidade judaica e foi um importante centro para a
expansão do Cristianismo, servindo como base para as viagens missionárias do
apóstolo Paulo. Antioquia
da Síria também é uma cidade importante. A igreja estabelecida naquela cidade
foi uma poderosa base missionária que impulsionou a propagação do Evangelho nos
lugares mais longínquos do Império. Ali os seguidores de Cristo foram
chamados pela primeira vez de “cristãos” (Atos 11:26). Foi também
através da igreja de Antioquia que Paulo de Tarso e Barnabé foram
enviados em suas viagens missionárias.
Na
teologia antiga, Antioquia da Síria é conhecida por seus grandes ensinadores,
entre eles: Inácio de Antioquia, discípulo dos apóstolos e bispo da igreja
edificada ali; Crisóstomo, Teodoro de Mopsuestia etc.
Antioquia
da Psídia - Ἀντιόχεια τῆς
Πισιδίας - Antioquia da Pisídia era uma cidade da Frígia ao sul da
Ásia Menor. Durante o Império Romano, Antioquia da Psídia foi contada como uma
cidade da Galácia e desfrutava da posição de colônia no Império. Em sua região
passava a grande estrada que ligava Éfeso à Cilícia. Havia também várias rotas
que passavam por ali e que ligavam a cidade de Antioquia da Psídia a outras
colônias romanas.
Em
sua primeira viagem missionária, o apóstolo Paulo visitou Antioquia da Psídia.
Na sinagoga da cidade ele pronunciou um grande sermão que chamou a atenção de
judeus e gentios. O impacto do Evangelho foi tão grande ali que uma semana
depois da pregação de Paulo quase toda a cidade se ajuntou para ouvir a Palavra
de Deus (Atos 13:13-52).
A
Bíblia diz que a Palavra do Senhor foi divulgada por toda aquela
província, “e creram todos quantos estavam ordenados para a vida
eterna” (Atos 13:48,49)
- Língua principal:
Grego Koiné, que era a língua
franca do Império Romano na parte oriental.
- Contexto:
Era uma das maiores cidades do
Império Romano, capital da província da Síria e um centro cultural e religioso
significativo.
Lucas coloca em sua narrativa em
Atos dos Apóstolos Antioquia como um modelo de êxito da propagação do evangelho
em especial no envio de missionário à outros rincões.
Barnabé
Paulo
Marcos
Timóteo
E uma serie de irmãos são
apresentados como parte de agrupamento missionário exitoso que causou uma
revolução do Cristianismo naquelas área do Mundo de então, da Ásia Menor (Galácia
e outras partes), Chipre, Espanha, Itália e outas regiões foram alcançadas
pelos Missionários antioquenos
Atos
13:1-5 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e
doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e
Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles
ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a
Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando,
e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados
pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos
judeus; e tinham também a João como cooperador.
Encontramos algumas das ações
espirituais que Antioquia usou para envio exitoso de missionários:
Jejum
– Oração
Existência
de profetas na Igreja – a revelação orienta o que a Igreja deve seguir sob a
égide do Espírito Santo!
Ouvindo o
Espírito Santo – “E assim estes, enviados pelo Espírito Santo”
Imposição
de mãos
Envio
Antioquia – Exemplo de Obediência
e Visão Missionária:
27 — Naqueles
dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
28 — E,
levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que
haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio
César.
29 — E
os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos
irmãos que habitavam na Judeia.
30 — O
que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de
Saulo.
A liderança do Colégio Apostólico
em Jerusalém foi mantida, apesar do crescimento da Missão em Antioquia.
A igreja em Antioquia se manteve obediente
a determinações da mãe.
E a igreja em Jerusalém mantinha-se
como orientadora das missões.
Isto mostra que a Igreja precisa
ter lideranças que se deva obedecer, mesmo que nosso trabalho longe da
igreja-mãe seja exitoso, devemos compreender que estamos sob lideranças da
Igreja que nos comissionou!
Paulo manteve-se obediente e relata
isto em sua epístola aos Gálatas:
Nesta narrativa Paulo mostra como
os líderes apostólicos – Tiago, Cefas e João, que eram considerados como
as colunas - orientavam como deveria se a missão evangelizadora e como
os apóstolos recebiam informações a respeito da missão além de Jerusalém sobre
a expansão missionária:
Gálatas
2:1-9 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém
com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus
o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em
estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.[...]
Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava
confiado, como a Pedro o da circuncisão (Porque aquele que operou eficazmente
em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com
eficácia para com os gentios), E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram
considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos
as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos
gentios, e eles à circuncisão;
O exemplo de Jerusalém nos ensina:
Amor pelas missões
Lideranças comprometidas com
evangelização
Missão faz a expansão da Igreja
de forma consolidada
Valorizar a prática do
discipulado como base para o crescimento saudável e a manutenção da identidade
da Igreja.
O discipulado, como mostra Atos
dos Apóstolos que é a maneira da expansão ser a arma da Igreja para alcançar
outros povos com crentes discipulados corretamente com conhecimento doutrinário.
Não basta anunciar, tem que
discipular!
1ª Parte ....
Fonte
Apontamentos do autor o site Estudando
a Palavra
Dicionário Strong
Lições CPAD – EBD
Site Estudantes da Bíblia
A Igreja de Antioquia da Síria como
modelo para trabalho Missionário de Hoje. Trabalho Acadêmico de Itamar Honório
Correia Júnior para Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper -
Mackenzie
Como Era a Cidade de Antioquia na
Bíblia? Daniel Conegero
Citações no corpo do texto
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