sábado, setembro 20

O Caráter Missionário da Igreja de Jerusalém Lição 12 CPAD

O Caráter Missionário da Igreja de Jerusalém

Lição 12 CPAD

21 de setembro de 2025

Subsídio pastor e professor Osvarela

"Anunciar e discipular, promove a Expansão do Evangelho pela Igreja!" Osvarela

Texto Áureo

E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.” (At 11.20).

Prática

Faz parte da missão da Igreja a evangelização de povos não alcançados.

Leitura Bíblica

Atos 11.19-30. 19 — E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.

20 — E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21 — E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22 — E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,

23 — o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.

24 — Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

25 — E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

26 — E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

27 — Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

28 — E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.

29 — E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.

30 — O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

Objetivos da Lição: 

I)     Destacar o papel da dispersão cristã na expansão missionária da Igreja Primitiva;

II) Enfatizar a importância da contextualização da mensagem do Evangelho para diferentes contextos culturais, sem, contudo, perder sua essência;

III) Valorizar a prática do discipulado como base para o crescimento saudável e a manutenção da identidade da Igreja.

Evangelista – o elemento novidade na propagação do Cristianismo:

Διασπορα - diáspora; n. f. dispersão; diáspora; dos Israelitas dispersados entre nações estrangeiras; dos cristãos espalhados entre os gentis

Atos 11.19 — E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.

Ευαγγελιστης – euaggelistes; n.m. evangelista - aquele que traz boas novas, evangelista; nome dado no NT aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram apóstolos

O anúncio do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (– grande novidade da neo ekklesia -), as Boas Novas do Evangelho, fez aparecer dentre os cristão, mormente na primeira diáspora, pós perseguição, apresentou ao mundo da época um elemento novo no contexto religioso, sim porque o anunciador de boas novas já existia, no mundo dos reinos físicos, ele era o porta voz das novidades do rei ou mandatário, ou mesmo, novidades da comunidade que eram informadas a todos.

O Mensageiro: 

Na sociedade grega, havia indivíduos dedicados a levar notícias para outras cidades ou para o reino. Esses mensageiros eram valorizados por sua importância e velocidade. 

Boas Notícias: 

As "boas novas" (ou euangelia) podiam ser variadas, incluindo:

·       Vitórias militares. 

·       Nascimentos de príncipes ou herdeiros. 

·       Eventos de celebração. 

·       Mensagens de paz e felicidade. 

 Alerta e anúncio do Cristianismo e sua forma de pensar a salvação, a vida com Deus, sob a ótica do que Jesus Cristo ensinara, começou a ser anunciado aos judeus de outras regiões, fora de Jerusalém, pelos que fugindo da perseguição instalada pelo sinédrio em Jerusalém, com reservas como informa o escritor Lucas – “foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus” – ou seja, somente aos judeus.

Parece incongruente com a ordenação missiológica de Jesus – a todo Mundo – mas, na realidade a visão inicial do Cristianismo era de uma nova forma de judaísmo iniciante entre os judeus, assim, por medo ou por esta visão inicial os portadores das Boas Novas visitavam e anunciavam Cristo apenas aos judeus de outras regiões [claro que já estudamos e estudaremos a expansão universal ou a universalização do Evangelho a povos, chamados gentios].

Destaco, aqui:

O termo apresentado no versículo -20 — E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

Os gregos aqui citados, assim como podemos ler em Atos 6:1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

Quem são estes crentes e sua origem nacional?

Quando a Bíblia cita, os gregos, na verdade estava se referindo a judeus que viviam em regiões da Grécia, mas eram judeus, o próprio Paulo se defendeu sobre sua origem hebraica, pois nascera em Tarso uma civitas libertas, ou seja, uma região fora de Israel sob domínio romano.

Para melhor compreensão:

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.”At. 6:1

Em Atos 6, aparecem os judeus helenistas e os judeus hebreus. Averiguemos quem são os judeus hebreus e os judeus helenistas.

João 12. 20,21 Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.

Os judeus hebreus se referem aos judeus que falavam aramaico nos dias da igreja primitiva, e os judeus helenistas eram os judeus que falavam grego.

Atos 11.20 — E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21 — E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

Grupos Judeus da época:

Deve-se ressaltar que já neste período a comunidade cristã se dividia claramente entre o grupo dos “hebreus” e dos “helenistas”. Os “hebreus”, como são referidos em Atos capítulo 6, versículo 1, eram judeus originários de Jerusalém e, portanto, seguidores dos usos e costumes hebraicos arraigadamente, de fala aramaica. Os “helenistas” eram judeus provenientes de diversas partes do Império Romano que se distinguiam por serem cosmopolitas, por falarem o grego (e talvez tivessem esquecido o aramaico), e também por não seguirem à risca as tradições hebraicas, assim se assemelhando pouco aos de Jerusalém.

Antioquia foi uma destas localidades que foi alcançada pelos dispersos. Em 39 d.C, Antipas partiu para Roma para ganhar o favor de Calígula, mas recebeu uma ordem de exílio perpétuo. (Jos., "Ant.", XVIII, vii, 2). Durante este tempo, a Igreja de Antioquia foi fundada por judeus-cristãos, que "tinham sido dispersos pela perseguição que se sucedeu por ocasião do Estêvão" e tinha ensinado o Evangelho também aos gregos da Antioquia.

Esta forma de evangelização levou a Igreja de Antioquia ter uma característica vocacional em fazer Missões e em especial a outras localidades onde o Evangelho ainda não fora anunciado.

26 — E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

A forma como o Império romano tratava suas colônias ou povos dominados foi uma ajuda importante para a missão missionária da neo Igreja

Explico:

         O Império romano foi o império mundial subsequente ao império greco-macedônio de Alexandre o Grande, que causou a expansão da língua grega no mundo dominado.

Atos 2:7-11 Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?  Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas 

O império romano não alterou a cultura do uso da língua grega, mesmo tendo como língua nacional o Latim.

Assim, muitos grupos, inclusive os de judeus acabaram sendo alcançados pelo Evangelho em sua língua de nascimento, embora tivessem nascido em rincões distantes da língua dos judeus.

Alguns deles foram até à grande cidade de Antioquia, na Síria. Ali, os seguidores de Cristo foram, pela primeira vez, chamados “cristãos”, nome que, parece, lhes foi dado por zombaria. Nesta cidade, vivendo no meio de uma população grega, esses exilados tornaram Jesus conhecido tanto de gregos como de judeus.

Desse modo certos crentes obscuros e desconhecidos deram o grande passo para tornarem o Cristianismo uma religião universal. Um pouco mais tarde essa Igreja de Antioquia enviou Barnabé e Paulo, os primeiros expressamente designados para pregarem Cristo aos gentios.

                   A Universalização da Igreja:

A ideia de uma igreja multinacional é embasada pelo IDE:

Marcos 16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Atos 1. 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

João 7. 34,35 Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?

O texto, acima, mostra que os judeus entendiam a presença de Jesus como o Messias, portanto, até aquele momento, não vislumbravam como Jesus poderia ministrar sua mensagem aos demais judeus, no caso os judeus de língua grega, principalmente aos que habitavam fora da Palestina, e de que forma isso se daria.

Esta visão de Jesus é o mitte da sua mensagem da Salvação Universalizada.

A Expansão do Evangelho para Ásia – Antioquia.

Atos 11. 21 — E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22 — E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,

23 — o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.

24 — Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

25 — E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

Nos idos do apóstolo Paulo, a língua predominante em Antioquia, tanto a da Síria quanto a da Pisídia, era o grego koiné devido à influência helenística no Império Romano. Embora a cidade da Síria fosse a maior e mais importante, o grego era a língua do comércio e da cultura em toda a região, sendo também a língua em que o Novo Testamento foi escrito.

Antioquia era uma grande metrópole helenística, conhecida por sua riqueza e cultura cosmopolita, sendo a terceira maior cidade do Império Romano, depois de Roma e Alexandria. A cidade abrigava uma grande comunidade judaica e foi um importante centro para a expansão do Cristianismo, servindo como base para as viagens missionárias do apóstolo Paulo.   

Sob a ótica destes parágrafos, acima, podemos entender a expansão do Evangelho para a importante província da Ásia pelos irmãos da diáspora.

Foi por meio destes que os gregos foram alcançados e a palavra do Evangelho chegou até aquela localidade que resultou em um novo e importante centro de expansão do Evangelho para além de Jerusalém, sem contudo, aquela perder a primazia de mãe da Igrejas nascidas através de Antioquia.

25 — E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

Este versículo destaca o que reproduzimos, acima, o próprio Paulo era de Tarso (Paulo de Tarso) de qual cidadania sempre destacava, como e de onde era nascido, e como esta naturalidade o ajudava no Império Romano em suas jornadas de propagação do Evangelho pelo Império Romano.

Conhecimento:

Antioquia era nome de duas importantes cidades da chamada Ásia Oriental:

Antioquia da Síria - Na Bíblia, Antioquia era uma grande metrópole helenística, conhecida por sua riqueza e cultura cosmopolita, sendo a terceira maior cidade do Império Romano, depois de Roma e Alexandria. A cidade abrigava uma grande comunidade judaica e foi um importante centro para a expansão do Cristianismo, servindo como base para as viagens missionárias do apóstolo Paulo. Antioquia da Síria também é uma cidade importante. A igreja estabelecida naquela cidade foi uma poderosa base missionária que impulsionou a propagação do Evangelho nos lugares mais longínquos do Império. Ali os seguidores de Cristo foram chamados pela primeira vez de “cristãos” (Atos 11:26). Foi também através da igreja de Antioquia que Paulo de Tarso e Barnabé foram enviados em suas viagens missionárias.

Na teologia antiga, Antioquia da Síria é conhecida por seus grandes ensinadores, entre eles: Inácio de Antioquia, discípulo dos apóstolos e bispo da igreja edificada ali; Crisóstomo, Teodoro de Mopsuestia etc.

Antioquia da Psídia - ντιόχεια τς Πισιδίας - Antioquia da Pisídia era uma cidade da Frígia ao sul da Ásia Menor. Durante o Império Romano, Antioquia da Psídia foi contada como uma cidade da Galácia e desfrutava da posição de colônia no Império. Em sua região passava a grande estrada que ligava Éfeso à Cilícia. Havia também várias rotas que passavam por ali e que ligavam a cidade de Antioquia da Psídia a outras colônias romanas.

Em sua primeira viagem missionária, o apóstolo Paulo visitou Antioquia da Psídia. Na sinagoga da cidade ele pronunciou um grande sermão que chamou a atenção de judeus e gentios. O impacto do Evangelho foi tão grande ali que uma semana depois da pregação de Paulo quase toda a cidade se ajuntou para ouvir a Palavra de Deus (Atos 13:13-52).

A Bíblia diz que a Palavra do Senhor foi divulgada por toda aquela província, “e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48,49)

  • Língua principal: 

Grego Koiné, que era a língua franca do Império Romano na parte oriental.

  • Contexto: 

Era uma das maiores cidades do Império Romano, capital da província da Síria e um centro cultural e religioso significativo.

Lucas coloca em sua narrativa em Atos dos Apóstolos Antioquia como um modelo de êxito da propagação do evangelho em especial no envio de missionário à outros rincões.

Barnabé

Paulo

Marcos

Timóteo

E uma serie de irmãos são apresentados como parte de agrupamento missionário exitoso que causou uma revolução do Cristianismo naquelas área do Mundo de então, da Ásia Menor (Galácia e outras partes), Chipre, Espanha, Itália e outas regiões foram alcançadas pelos Missionários antioquenos

Atos 13:1-5 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

Encontramos algumas das ações espirituais que Antioquia usou para envio exitoso de missionários:

         Jejum – Oração

Existência de profetas na Igreja – a revelação orienta o que a Igreja deve seguir sob a égide do Espírito Santo!

Ouvindo o Espírito Santo – “E assim estes, enviados pelo Espírito Santo”

Imposição de mãos

Envio

Antioquia – Exemplo de Obediência e Visão Missionária:

27 — Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

28 — E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.

29 — E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.

30 — O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

A liderança do Colégio Apostólico em Jerusalém foi mantida, apesar do crescimento da Missão em Antioquia.

A igreja em Antioquia se manteve obediente a determinações da mãe.

E a igreja em Jerusalém mantinha-se como orientadora das missões.

Isto mostra que a Igreja precisa ter lideranças que se deva obedecer, mesmo que nosso trabalho longe da igreja-mãe seja exitoso, devemos compreender que estamos sob lideranças da Igreja que nos comissionou!

Paulo manteve-se obediente e relata isto em sua epístola aos Gálatas:

Nesta narrativa Paulo mostra como os líderes apostólicos – Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas - orientavam como deveria se a missão evangelizadora e como os apóstolos recebiam informações a respeito da missão além de Jerusalém sobre a expansão missionária:

Gálatas 2:1-9 Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.[...] Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios), E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

O exemplo de Jerusalém nos ensina:

Amor pelas missões

Lideranças comprometidas com evangelização

Missão faz a expansão da Igreja de forma consolidada

Valorizar a prática do discipulado como base para o crescimento saudável e a manutenção da identidade da Igreja.

O discipulado, como mostra Atos dos Apóstolos que é a maneira da expansão ser a arma da Igreja para alcançar outros povos com crentes discipulados corretamente com conhecimento doutrinário.

Não basta anunciar, tem que discipular!

1ª Parte ....

Fonte

Apontamentos do autor o site Estudando a Palavra

Dicionário Strong

Lições CPAD – EBD

Site Estudantes da Bíblia

A Igreja de Antioquia da Síria como modelo para trabalho Missionário de Hoje. Trabalho Acadêmico de Itamar Honório Correia Júnior para Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper - Mackenzie

Como Era a Cidade de Antioquia na Bíblia?  Daniel Conegero

Citações no corpo do texto

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