domingo, outubro 14

Missa em Latim

MISSA EM LATIM
Autor do texto: Osiel Varela – Santo André – 19/09/2007.
Nos últimos dias os fiéis da ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana, foram surpreendidos com a notícia de que os ofícios religiosos daquela Igreja, fora autorizados pelo Líder máximo da ICAR a serem realizados em LATIM.
Trata-se de um comportamento de Dom Ratzinger – Bento XVI, que entende que desta forma, está levando a ICAR às suas “origens”.
Depois de acabar com o Limbo, publicar o discutido documento “Dominus Iesus”, em que declara que a única e verdadeira Igreja é a ICAR, agora Dom Ratzinger, dispara (E DESPREZA), contra as culturas de todas as Nações, tribos e línguas, contrariamente à aquilo que Jesus Cristo, proclamou:
“Ide por todo o mundo e pregai o meu evangelho a toda a Criatura, ..... ensinai a todas as nações (línguas e povos), ensinando-as a guardar as minhas palavras....”
Como aprender e como ensinar a todos os povos, se os povos não entendem o que é falado no altar?
Veja se você entende o que está escrito:“Hic est qui pro amore Christi pependit in cruce”.
Se você é católico mas não compreende esta frase, inscrita no topo do altar da Igreja do Carmo, em Santo André, é bom começar a estudar latim. Na última sexta-feira, entrou em vigor o decreto do papa Bento XVI autorizando a celebração de missas no antigo idioma. E algumas igrejas já começam a cumprir a orientação do Vaticano.
Uma das características da Missa Tridentina, assim é chamada a Missa rezada em latim é:
Além do idioma, a Missa Tridentina apresenta outras peculiaridades:
“O padre reza de costas para o público.”
“A missa em latim nunca foi oficialmente suspensa, mas foi caindo em desuso com o passar do tempo, até que, em 1982, o papa João Paulo II a liberou com a seguinte condição: "decretou que para ocorrer a missa tridentina era necessário recolher assinaturas e pedir a permissão do bispo da diocese, o qual poderia aceitar ou rejeitar o pedido”.
PARA COMPREENDER A DIFICULDADE, VAI ABAIXO O PAI NOSSO.
Leia a Oração do Pai Nosso em latim:
Pater Noster
In nomine Patris, et Filii, et Spiritus Sancti. Amen,
Pater noster qui es in caelis,
Santificetur nomen tuum.
Adveniat regnum tuum,
Fiat voluntas tua
Sicut in caelo et in terra.
Panem nostrum quotidianum da nobis hodie.
Et dimitte nobis debita nostra
Sicut et nos dimittimus debitoribus nostris
Et ne nos inducas in tentationem
Sed libera nos a malo.
Amen.

FONTES:
Dgabc - Heloísa Cestari
Frei Diogo Fuitem – da Comunidade Maria Imaculada - Santo André – SP - Brasil

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical