quinta-feira, janeiro 8

A Convenção Geral - CGADB - e as lideranças. ANÁLISE CRÍTICA!

A Convenção Geral das Assembléias de Deus e as lideranças.

Uma análise crítica sobre os pensamentos desta quadra histórica das IEAD'S.

SALMOS 133.1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!

O que me levou a escrever este texto, foi a entrevista do Pastor Samuel Câmara ao Blog Assembléia de Deus, editado pelo irmão Lucimauro Marques Ferreira, do Estado de Espírito Santo, no endereço:

http://lucimauroassembleiadedeus.blogspot.com/

Quero deixar claro, que este texto, não é um repto contra a matéria, ou contra o Pastor Samuel Câmara, que honro e admiro, como homem de Deus, mas um pensamento alto ou audível, uma reflexão crítica, neste momento tenso no interior da Agência das IEAD’s, como aqui chamo a CGADB.

Também quero ser transparente e deixar claro, que já congreguei com pastor José Wellington Bezerra da Costa no Belém, mas procurei e quero ser isento o quanto for possível em minhas palavras, estou apenas comentando a entrevista e fazendo uma releitura deste momento que antecipa a Convenção Geral.

Assim começa a matéria que me levou a pensar sobre o assunto e opinar sobre alguns pontos, que vão aqui em destaque, não necessariamente todo o texto, mas algumas citações.
Introdução da ENTREVISTA:
2 Timóteo 1:7: "Porque Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de coragem, de amor e de moderação."
"É com muita alegria que damos inicio a essa serie de entrevistas, informações de forma alternada, sobre a 39ªAGO que se realizará na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
E para iniciar temos a honra de entrevistar o nosso amado pastor Samuel câmara (sic), candidato a presidente da CGADB, que com toda humildade nos concedeu uma atenção exclusiva para o nosso humilde blog".
BLA-Entrevistador.
SC- Pastor Samuel Câmara.
Alguns trechos da entrevista [destaques]:

02)-BLA-Sou assinante do jornal Mensageiro da paz, e como leitor assíduo, tenho visto, aliás não só eu, boa parte do povo assembleiano,que pouco se fala da igreja mãe em Belém por parte da CPAD, em relação ao trabalho que o sr tem feito por lá, como o sr enxerga essa situação, visto que o trabalho em Belém do Pará é um dos mais importantes das histórias das Assembléias de Deus no Brasil?

SC-Lamento muito.Isto é maior injustiça histórica com a nossa denominação.
Inclusive querem comemorar um centenário,
a única igreja no país que comemora o centenário é a igreja mãe.[???????}
SC-A Convenção quer dizer que o centenário é dela, isto não é verdade a CGADB foi fundada em 1930.
04)-BLA-Como um dos Líderes que pode dar continuidade à liderança do órgão máximo de nossa denominação (CGADB), como o sr enxerga a ordenação de Pastoras dentro das Assembléias de Deus no Brasil?
SC-Independente de ordenação, as mulheres são quem mais trabalha nas Assembléias de Deus, isto deve continuar...
Louvado seja a Deus pelas mulheres assembleianas!!!

Elas não precisam de ordenação para trabalhar
e às vezes os homens são ordenados e não trabalham...
Quantos homens pastores que você conhece, que não cumprem com o seu ministério; e quantas mulheres sem o título são verdadeiras pastoras? Acho que Deus se agrada de quem trabalha para o seu Reino indenpendentemente do título...

14)-BLA-Em sua trajetória como Pastor, como e quando nasceu o desejo de ser o futuro Presidente da CGADB?SC-
Não foi em nenhum momento específico, creio que este anelo foi nascendo porque Deus tem nos dado projetos e sonhos e não vejo que a atual gestão da CGADB os desenvolvem (sic), portanto se os pastores da CGADB entenderem que podemos contribuir com projetos que priorizam evangelismo,missões e uma Rede de Rádio e Televisão da Assembléia de Deus, e muito mais...estamos ai para concretizar esses projetos.
15)-BLA-Como se deu a idéia de colocar o tema de campanha de eleição do sr,''CGADB PARA TODOS"?SC-
Já fiz parte da Mesa Diretora da CGADB, e comprovei que as decisões são tomadas a portas fechadas e com uma meia dúzia de líderes[????].A nossa denominação é o que é, graças aos pastores que ainda andam com sapato meia sola, aqueles dirigentes de congregações que trabalham secularmente o dia todo e à noite cuidam do rebanho do Senhor.E fico triste que os presidentes das igrejas atribuam para sí e acham que podem tomar as decisões sozinhos[????]. Por exemplo...
16)-BLA- Deixe-nos uma palavra de reflexão para todos os convencionais que estaram(sic) na 39ªAGO aqui em Vitória,em terras capixabas...
SC-...sua mala, não se esqueçam que a inscrição desta vez, o prazo máximo é dia 20 de Janeiro e processo da inscrição é muito complicado, portanto façam já a sua inscrição; e vamos participar da maior festa de todos os tempos da nossa CGADB.Alguns divulgam que lá será uma guerra, eu não creio que homens de Deus se reúnam com esse espírito, vou para Vitória-ES para participar de uma festa assembleiana, independentemente do resultado final das eleições.
Daquele que ama a Assembléia de Deus e seus órgãos (sic) históricos.Lucimauro Marques Ferreira.8 comentários

Leia a entrevista completa no link.

ECLESIASTES 3.1: Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.

Tenho profundo respeito por Belém-Pará, e pelo Pastor Samuel Câmara, sem dúvida, um homem de visão, em especial, porque meu pai foi ordenado pastor e colocado como presidente de um Ministério, pelo saudoso Pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos, no RJ, vindo de Belém do Pará; quando ele [Pastor Alcebíades] voltou ao Norte foi até a nossa Igreja e todos, até crianças choraram.

Acho sim, que Belém deveria ser a Capital do Centenário, mas não posso compreender porque a CGADB que é a Agência Geral das IEAD's não pode capitanear e produzir o evento em outras Capitais, cidades ou lugares?

Belém pode ser considerada a Capital do evento, mas não necessariamente, precisa tornar um evento nacional, como seu e tomar pra si só, e unicamente um direito de todos nós assembleianos.

A IEAD é Nacional.

Não tiro o direito de Belém-Pa, mas não posso tirar o direito de todas demais IEAD's.

O Ministério de Madureira pode comemorar o Centenário?

Não só pode como deve.

Deixem-me dar um testemunho de vida:

Quando menino, eu ia até a CPAD pegar harpas com mamãe para costurá-las e depois leva-las até a Rua Luiz Gonzaga em Benfica-RJ, local da antiga CPAD, de maneira voluntária, para ser colocada a capa; aliás, não só minha mãe, mas outros tantos crentes assembleianos, também o faziam e eu me lembro de ver e ser abraçado por Pastor Paulo Leivas Macalão [e outros velhos obreiros como Emílio Conde e missionários diversos].

Papai [eu ia com ele e ficava de olho, no final do culto com medo de me perder, pois a Igreja era muito grande para aqueles dias] sentava-se ao lado dele –Pastor Paulo Macalão - no lugar mais alto do púlpito em Madureira.

Belém do Pará pode tirar este direito?

Eu congrego em Santo André-SP, aqui moraram Daniel Berg e Gunnar Vingren; existem em nossa cidade, duas ruas irmãs, que levam os seus nomes como fundadores [e ex-moradores] das IEAD’s.

Você já viu alguém falar disto? Por providência de Deus, eu como engenheiro as asfaltei.

Você sabia?

Pastor Samuel sabia disto?

Os móveis utilizados por eles, quando moravam aqui, estão na casa de uma das famílias mais antigas das IEAD's.

Ao meu lado senta-se o ilustre ítalo-brasileiro, Ir. Antimo Puca [88 anos], Ministro do Evangelho, que dirigiu cultos com e ao lado dos dois fundadores na Vila Príncipe de Gales [bairro de Santo André-SP] e ainda vai algumas segundas-feiras ao Belenzinho-SP, para Escola de Obreiros

A Igreja, onde eles ministraram, está no mesmo local até hoje, não seria um lugar para realizar uma sessão solene no Centenário, pois ali moraram os fundadores?

Pastor Samuel o conhece?

Pastor Samuel conhece o lugar?

Pastor Samuel Câmara pode tirar a alegria deste pioneiro de comemorar em São Paulo ou em Santo André, o Centenário das IEAD’s?

Certamente, o irmão Puca, como o chamamos, terá dificuldades para ir até Belém do Pará.

Será que Pastor Samuel Câmara pode tirar o direito deste homem, que espero estará vivo, de comemorar o Centenário?

Minha sogra, Irmã Alice Sampaio, “in memorian”, uma pioneira do evangelho em Santo André, hospedou-os e a outros pioneiros, como Asa Bueno e outros missionários e missionárias suecas.

Se assim fosse, por estas questões históricas e por primazia, Santo André deveria ser uma das sedes do Centenário.

Eu por acaso, posso falar assim, pois além de vivenciar diretamente grande parte da história das IEAD’s, tive a honra, de hospedar em minha casa os sogros do Pastor Samuel Câmara, amigos antigos de papai.

Alguns nomes citados abaixo freqüentaram minha casa, quando eu era menino, pastor José Pimentel de Carvalho, quando vinha do seu trabalho de Missões, passava lá em casa, outros pregaram no púlpito da Igreja dirigida por papai, como Eurico Bérgsten, Bentemuller, João Pereira do Nascimento e Silva, Marcelino Margarida, Túlio Barros, Lawrence Olsen....

Ordenação de Pastoras:

Quanto à ordenação de pastoras, o Pr. Samuel Câmara, não se saiu bem, faltou uma resposta concisa, porque tangiversar?

Tem-se que se revelar, por inteiro, o pensamento ou o apoio bíblico, sobre o sim ou o não, ao tema!

É contra ou a favor?

Estas coisas devem claras no Plano Doutrinário, quando se pretende atingir, altos cargos ministeriais.

Locais históricos das Assembléias de Deus no Brasil:

Quando cito os locais, não é para considerá-los como pontos de peregrinação, incluindo a Igreja mãe, mas são pontos históricos da IEAD-Brasil.

Há que se ter memória, isto é bom, e evidentemente preserva as raízes da nossa Igreja, mas não podemos os caracterizar como um “caminho de peregrinação

Isto é a IEAD! É do Brasil, não é de Belém, nem da CGADB, é nossa; todos nós membros da mesma poderemos, realizar o festejo que quisermos, sem esta conotação, de criar um local específico e único para realização do Centenário!

Glória à Deus por Belém-Pará, mas Glória à Deus, que pelo Espírito Santo, tocou nos corações e enviou Gunnar Vingren E Daniel Berg, para pregar e fundar a IEAD e não para ser pano de fundo de certas vontades pessoais.

Deus é tão bom, e imparcial, que como uma marca das IEAD’s nos deu uma Igreja Sede em São Paulo, no Belém.

Acho que tudo tem seu tempo, se for o tempo do Pastor Samuel, ele será o presidente da CGADB, mas muitas vezes, Deus tem seus Planos e eu ainda acredito mais na vontade de Deus, que no desejo dos homens.

Acredito que Pastor Samuel Câmara é um homem de Deus, como o é Pastor José Wellington Bezerra da Costa, Pastor Martinho Lutero Monteiro.

Como o são Pr. Anselmo Silvestre, Pr. Sebastião Rodrigues, Pr. Firmino Gouveia, Pr. José Pimentel, além destes veteranos, que já deram a cota de esforço às IEAD’s, via CGADB, eu poderia enumerar uma plêiade de homens tão capacitados para o cargo, como Pastor Samuel Câmara, por este Brasil assembleiano, afora.

Mas, é preciso entender o Plano e Tempo de Deus.

O exercício da paciência forja o bom pastor e grande líder!

Osvarela

Neemias 2.20a.O Deus dos céus é o que nos fará prosperar.

A Mesa Diretora e o Presidente da CGADB, nos termos dos art. 39, I e II, e 40, II, do Estatuto Social, convocam a todos os associados adimplentes para a 39ª Assembléia Geral Ordinária, de 20 a 24 de abril de 2009, com abertura do culto solene no dia 20, segunda-feira, 19:00 hs, e as plenárias com início às 09:00 hs do dia 21, no Pavilhão de Exposição de Carapina, situado na Rua Constante Sodré, 157, Bairro Santa Lúcia, Vitória,ES.

2 comentários:

Anônimo disse...

FAÇO UM QUESTIONAMENTO QUEM É O DONO DA OBRA? A LIDERANÇA DA CONVENÇÃO OU JESUS? QULA O OBJETIVO QUE CADA UM DOS CANDIDATOS TEM: O CRESIMENTO DA OBRA DE DEUS E SUA EXPANSÃO AQUI NA TERRA OU A MANIPULAÇÃO DA COMINIDADE ASSEMBLÉIANA EM FAVOR DE INTERESSES PRÓPRIOS COMO TEM OCORRIDO NO ESTADO DO PARÁ ONDE A DIRETORIA DA COMIADEPA E CIADSETA TEM SE DEGLADIADO DIVIDINDO A CONVEÇÃO DA IGREJA MÃE POR FALTA DE CONVICÇÃO EM QUEM TEM CRIDO. É MOMENTO DE REFLETIRMOS QUAL É A MELHOR OPÇAO PARA QUE A IGREJA CUMPRA O IDE DE JESUS AQUI NA TERRA. ENQUANTO OS COVENCIONAIS SE DEGLADIAM A IGREJA TEM DEIXANDO AS PESSOAS MORREREM SEM DEUS SEM PAZ E SEM SALVAÇÃO. A PRIORIDADE É ESTABELECER O REINO DE DEUS AQUI NA TERRA INCLUSIVE SE UTILIZANDO DA TECNOLOGIA COMO A TELEVISÃO RADIOS ENFIM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E TODOS OS ARTIFICIOS LEGAIS. MUITOS ANOS ATRÁS TER TELEVISÃO EM CASA ERA COISA DO DIABO HOJE A PRÓPRIA CONVENÇÃO TEM PROGRAMA DE TELEVISÃO. LEMBRO A TODOS QUE OS COSTUMES SÃO TEMPORAIS A DOUTRINA É IMUTÁVEL. QUE HOMENS SÃO FALHOS E MORTAIS. JESUS É SANTO E ETERNO. HÁ UM VERSICULO QUE DIZ OH! QUÃO BOM E SUAVE É QUE OS IRMÃOS VIVAM UNIDOS E EM TODO TIPO DE RELACIONAMENTO UM DOS LADOS TEM QUE CEDER PARA QUE O MESMO DER CERTO. MUDANÇAS AS VEZES SÃO NECESSÁRIAS DESDE QUE NO MOMENTO CERTO. LARGAR O OSSO TAMBÉM ATÉ PORQUE VEJO QUE NO ATUAL MOMENTO CAMINHAMOS PARA TRAZ DEIXAMOS DE CRESCER COM QUALIDADE E ESTAMOS INCHANDO OS TEMPOS MUDAM O EVANGELHO NÃO. DEIXO AQUEI O MINHA OPINIÃO PRECISAMOS MAIS DE MENSAGENS DE QUE BRIGAS. PRECISSAMOS PREGAR MAIS E MOSTRAR VIDA DE SANTIFICAÇÃO. OS BONS COSTUMES GERAM SANTIDADE E UM BOM COSTUME É VIVER UNIDO. PECADO NÃO É SÓ ADUTÉRIO HOMICIDIOS ENTRE ELES ENCONTRAMOS INVEJA USURA GLUTONARIA FOFOCA INTRIGAS DISSENSSOES O CULTO A IMÁGEM E O MAIS GRAVE TOMAR O LUGAR DE DEUS ORGULHO É PECADO. PENSE NISSO E VOTE CERTO. VOTE NO MELHOR PARA O POVO DE DEUS. ISAÍAS FARIAS PINHO ALTAMIRA PARÁ

Anônimo disse...

É lamentável que no seio da Igreja existam pessoas que não possuem senso de amor pelo rebanho de Deus. A Igreja de Belém, (Igreja Mãe)que está prestes a completar o seu Centenário se veja envolvida com este escândalo de "Abuso de Poder". Sabe o que isto significa? Desmoralização da Igreja do Senhor, diante das autoridades e do povo em geral em nosso Estado. A Palavra de Deus diz: Ai daqeles por quem vem o escândalo.
Os Srs. Presidente da Comiadepa/Belém e Convenção Geral, já estão a frente destas convenções há quase 30 anos. Elas não são monopolio de ninguem, elas pertencem a Igreja. e todos tem o direito de terem oportunidade de presidi-la. Não se vê e nem se sabe de nada novo que tenha sido feito o que se fará para o crescimento da Obra de Deus. No entanto, a preocupação é somente com interesses pessoais. Se não há mais nada para fazer deixem que outros tenham a oportunidade de levar a obra de Deus avante. Estas convenção estão estagnadas, pararam no tempo. Jesus está voltando, o munda clama por salvação, por paz, esta paz que os Srs tantam pregam mais não possuem. Onde está o apoio destas Convenções em favor dos Missionários? Onde está o envio de Missionários para a Janela 10/40? São 62 Nações clamando por Salvação, por libertação, por paz. E os Srs. o que estão fazendo? Se degladiando, perdendo tempo, enquanto milhares e milhares de almas vão para o inferno a cada minuto.
É o tão esperando Centenário como fica diante de todo este escandalo, pois a atual Igreja que o Pr Gilberto foi empossado não pode ser considerarda a Igreja Centenária pois tem a sua organização em 02/07/2009. Não poderá usar a pessoa Juridica da Igreja Mãe, pois ela tem um presidente e não foi extinta, e mesmo que assim fosse, não poderia reaparecer com o mesmo CNPJ. LOgo seria impossivel existir outra Igreja Centenária a não ser IGreja Mãe)de Belém/Pará, pois todas as outras Assembléias de Deus são extensão da Igreja Mãe. Foi daqui de Belém que o Evangelho pentecostal foi levado para outros lugares. Isso são questionamentos que ninguem se preocupa, pois falta-lhes a visão da águia. Ver longe. Só veem o presente, o agora. Parem!!! e Analisem o que os Srs. tem feito. Não manipulem as pessoas como se elas fossem objetos. Deixem que cada um pense com cabeça que Deus lhes deu. Infelizmente existem pastores que tem medo de perder a Igreja que pastoreia,achando que estão nas mãos dos presidentes de convenções e esquecem que Deus é que é o dono da Obra. Não é esta do Pr. Wellington, nem Pr Gilberto e muito menos do Pr. Samuel. A Igreja precisa estar Unida mais do que nunca. Não é só no recitativo do Salmo 133 é de verdade na vivencia do dia a dia.
Para que Jesus logo venha precisamos pregar o Evangelho a TODA criatura. Deus não se contradiz este Evangelho ainda não foi pregado a TODA criatura. Como já falei anteriormente sobre a janela 10/40.
Porfia, ganancia, dissenções, intrigas, usura etc também são pecado. Pensem nisso. Que Deus possa falar aos vossos corações, e que os Srs. tome uma posição antes que Deus se levante e dê um basta em tudo isso.

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger