sábado, novembro 27

LIÇÃO 09-CPAD-A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS.

TEXTO ÁUREO: Jo. 15.7.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”.
Tg. 4:13,14 -   Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

LEITURA EM CLASSE.
Jo. 14.13-17;15.7;1 Jo. 5.14,15.
Jo. 14.13-17;
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me amais, guardai os meus mandamentos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
1 Jo. 5.14,15.
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
EXÓRDIO.
Vontade.
Volição – ato em que há determinação de vontade.
A volição divina é Única e só Ele a tem, com particular qualidade – Soberania.
115.3. Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
135.5,6.  Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos.
A Vontade de deus tem sido descrita na teologia, por cada ramo, ou pensamento, como.
1-Permissiva
2-Decretiva – decretos divinos. - . E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Secreta - Seus próprios conselhos encobertos. A vontade secreta de Deus é Seu eterno, imutável propósito concernente a todas as coisas que Ele fez, para produzir certos meios para seus fins apontados: disto Deus declara explicitamente: "Meu conselho subsistirá, e farei toda Minha vontade" (Isaías 46:10).
Sendo um pouco calvinista, sem nenhum demérito ou valor, a vontade de Deus é algo oriundo da sua própria personalidade e essência como Deus.
Portanto, a sua vontade, tem como base a sua Soberania.
Isto infere que todas as coisas ocorrem por seu Eterno Poder e Vontade.
Esta Vontade é expressa aos homens pela Sua Palavra, o que nos da a garantia eterna de que tudo o que lhe pedirmos, será obrigatoriamente atendido, não para aqui, mas continue, sob este pensamento:
Tudo o que lhe pedirmos, em Nome de Jesus Cristo, e segundo a Sua Soberana Vontade e nos concederá.
Contudo, nem todas as Suas Vontades nos são conhecidas, pois há objeções, inclusive, informada aos homens sobre o conhecer da inteira vontade de Deus, pois há um que perscruta todas as coisas.
1 Co.2.10-15.  Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
I- A Vontade de Deus.
Haveria alguma coisa impossível a Deus
Qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Rm.12.2
Conhecer a vontade de Deus nos levará a saber Orar como se deve orar.
nada é impossível para Deus.
Mas, nada se realiza sem a Sua Vontade
Paulo ensina-nos que a transformação do nosso entendimento é necessária para que alcancemos este estágio pleno do conhecimento da Divina vontade.
Quando o crente alcança este entendimento, ele está apto a orar sob a vontade divina.
Estar apto a ser ouvido por Deus.
Está apto a saber receber a resposta da parte de Deus.
Sim! Deus tem , como sabemos e ensinamos, várias formas de responder a oração do cristão.
Até Jesus esteve nesta situação ao orar e suar gotas de sangue.
Ali ele foi confortado pelos anjos, e esta foi a única resposta do Pai ao Cordeiro.
Nós muitas vezes oraremos e só obteremos como resposta consolação ou mesmo nenhum sinal, mas se estivermos orando sob a sua vontade, com entendimento disto, seremos crentes atentos e continuaremos a orar ou mudaremos o sentido da oração.
Aprenda isto: Deus responde segundo a sua vontade e nós devemos estar pronos a entende-la e entende-la.
Devemos entender que a Vontade de Deus tem dois viés.
Uma é elaborada sobre nós e realizada através de nós, a outra é para feita por nós.
Ambas pela Soberania e Poder de Deus, mas uma pela Graça ou ‘charis’ de Deus para conosco.
1-Sua Vontade pessoal como Deus, para realização de tudo quanto lhe aprouver, não somente conosco, mas com todo o Universo;
2-E a Sua Vontade Revelada para conosco, para que nos sujeitarmos à Ela, como um dever a ser realizado e operacionado, por todos crentes e homens, é isto que Deus quer ver realizado em nossas vidas, para poder cumprir a Sua Vontade mais secreta para conosco, que no seu objetivo final é o nosso bem. Jr.29.11. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
“- não o que Ele fará de acordo com Seu eterno conselho, mas o que nós deveríamos faze se quiséssemos agradá-LO, e isto é expresso nos preceitos e promessas de Sua Palavra”. Arthur W. Pink
3-Sua Vontade Secreta -  Seus próprios conselhos pessoais, nos são encobertos.
Rm.11.33. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Aprendendo A Orar.
Uma Petição em Conformidade com Deus.
Rm.8.26,28. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
II-Jesus nos ensina a entender, que a Oração é sob a vontade do Pai.
Mt.6.10. venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Em todo o seu Ministério terreno Jesus demonstrou, a necessidade de:
-Primeiro Orar ao Pai
-Segundo orar para que a Glória fosse do Pai
-Terceiro que a toda a Oração deve se submeter à Vontade do Pai.
III-Quando Jesus estava no ápice do Seu Ministério, nas últimas horas deste ministério salvífico, ele no Getsemane, como o Plano da Salvação previa e Ele havia aceitado ser o Cordeiro, Ora ao Pai para que a Vontade naquela Oração seja cumprida.
Mt.26.42.  ... dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
João 4.34. Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra.
Qual é a comida que temos comido, em nossas Igrejas, para que a Vontade do Pai se realize através de sua Oração.
Esta deve ser a nossa posição na Oração, sermos similares em ação na Oração ao Mestre e Salvador Jesus Cristo.
IV-Colunas da Oração Atendida.
Palavra de Deus
Nome do Filho - Nosso Senhor Jesus Cristo – João 16.23. Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá [em meu nome].
Oração com Graça -
Oração persistente – Orai sem cessar – 1 Ts.5.17.
Por que devemos agir desta maneira?
Quando nós lemos este versículo, não podemos entender a dimensção deste, que é um dos menores versículos bíblicos.
Há um extensão enorme, neste versículo, que abre um entendimento, ao continuarmos a leitura do capítulo 5.
Paulo da uma ordem imperativa, e seguindo o entendimento da Revelação da Vontade de Deus, continua no versículo 18 a nos mostrar o que é a Vontade do Pai concernente à Oração.
18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
À partir deste discurso, que é uno em seu propósito Paulo nos revela um pouco daquilo que o Pai quer para conosco, através da Oração.
Oramos para cumprimento da Vontade daquele que é fiel: 24 Fiel é o que vos chama, e ele também o fará.
O Apóstolo Paulo nos da a garantia, contextual ao assunto em Pauta: Oração.
Oramos uns pelo os outros, nos diz Paulo, entendendo que nossa Oração sob a vontade do Pai alcançará, pois a vontade do Pai está revelada, ao orarmos à Ele como realizador da Sua Vontade, através da nossas orações. 25 Irmãos, orai por nós.
O Apóstolo Paulo nos ensina, que esta é a Vontade de Deus.
Oração com fé -
Oração da fé - Tg.5
Oração humilde – revela o entendimento da vontade de Deus nos trará a resposta.
Oração sob a Vontade de Deus
V-A Oração E Os Nossos Projetos Pessoais.
O texto áureo é uma peça maravilhosa deste atendimento.
Quantos de nós somos levados, principalmente, nesta época do ano às vezes, com absoluta sinceridade, a projetar novos rumos em nossas vidas.
Pensamos, determinamos, por nós mesmos novas formas de realizações, mudanças trabalhos, ou até mesmo começamos novos negócios,
Tg. 4. 13. E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos.
A responsabilidade de ouvirmos e colocarmos nossa oração diante do Pai, sob a orientação de Sua Vontade.
VI-Qual é a nossa responsabilidade com a vontade de Deus?
A Palavra de Deus nos faz sentirmo-nos responsáveis, pois Paulo nos relata: “ Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.” Rm.1.17-19.
Ora! Se Deus nos revelou a maneira correta de obedecermos, em tudo a sua Vontade, na Oração temos a oportunidade de deixar esta vontade ser externada, ao abrir de nossa boca, em súplica e clamores a Deus, sob o entendimento do Ensino das Escrituras.
Assim, eu e você temos a responsabilidade em relação a vontade de Deus, que é medida sob a ótica do reconhecimento da Revelação, manejo, leitura, conhecimento e viver sob a égide da Sua Palavra.
Quando oramos sob este entendimento revelativo, Deus sem dúvida, se agradará das nossas Orações, creia e viva isto.
Assim devemos seguir adiante no conteúdo de nossas orações sob este entendimento.
Responsabilidade Pessoal.
Como discorremos, acima, decisões do homem, infere em colheita [tudo o que o homem semear, ele também ceifará...], assim sob a Oração, é que podemos decidir corretamente.
Há uma razão primária e básica pela qual eu deva realizar, tomar decisões, mudar o curso de minha vida existencial, mesmo como crente [sabendo que somos tricotômicos].
É também a noção primária da fé cristã, pelo ministério da Oração é realizar, ou Orar sob a Vontade de Deus, como linha mestra de nossas decisões pessoais.
Isto infere, até na nossa saúde física, e na saúde espiritual do crente em Jesus Cristo.
Qual é a posição que queremos demonstrar?
A vontade de Deus é definida de forma clara através da Sua Palavra!
“Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos”.
Mandamento – Sua Palavra!
Conclusão.
Quando entendemos, que a Vontade de Deus deve permear toda a nossa Oração e assim teremos atendidas as nossas petições, rogos, suplicas e intercessões.
Deus q uer nos abrir as portas das bênçãos, e nos conceder seus dons, e isto só nos será acessível, quando a Sua Eterna Vontade estiver plenamente inserida em nosso entendimento.
Oremos a Deus reconhecendo sua Vontade como o alvo de todas as Orações da Igreja.
Fonte.
A Vontade de Deus –  Rev. Ronal Hanko – trad. FSANeto
Texto em Hebraico Transliterado - Prof. Severino C. Silva
A Vontade de Deus por Arthur W. Pink
Bíblia digital – cortesia Tio Sam
Bíblia Plenitude
Dicionário Aurélio

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger