sábado, abril 16

Lição 3 - CPAD - O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO - 04-2011

O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
Autor: Osvarela
 ANO DO CENTENÁRIO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL. 1911
Mt.3.11.E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Batismo – baptisma - do verbo baptizo: mergulhar, imergir.

Batisma – o que é mergulhado.
Na visão de Lucas em Atos dos Apóstolos - Cheio do Espírito Santo
Nas palavras de Jesus Cristo - At.1.4-8. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.[ ... ]Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos[...].Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Atos 1.5. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias
Palavra Chave: 
Glossolália
Evidencia no falar em Línguas estranhas - Dom da Glossolália.
Falar em línguas, no caso linguas desconhecidas;
Línguas dos céus, vindas e repartidas de forma visual, na narrativa de Lucas: ...línguas repartidas como que de fogo.
Repartidas - Palavra chave, para entender a diferença entre o AT e o NT, a nova forma de dispensação do Espírito Santo.
Repartida entre todos, não mais visitação a um só, ou poucos homens, mas expansão a todos que buscam a sua Presença..
Esta é a ação do Espírito Santo, ao Jesus Cristo batizar os crentes.
Um dos pontos, ainda hoje controversos, é a respeito da operação e uso dos dons do Espírito Santo, entre a membresia das Igrejas.
Por um lado, seja por falta de conhecimento, ou por entender que foi apenas para o Igreja do passado.
Ou seja, pelo descrédito, ou seja pela posição de entender como os dons atuam no Corpo da Igreja.
Ainda, pode ser, até mesmo sobre a questão de crer, ou não, no dom da Glossolália, o que, tem sido o canal divisor entre as muitas Igrejas.
E tudo isto é pertinente e Igreja de hoje, contrariamente, aos que ensinam de outra forma, ou pensam de outra forma.
A Evidencia do Batisma:
É o falar em Línguas.
Quando somos batizados com o Espírito Santo, somos imersos na densidade do mundo místico da Glória de Deus e nos comunicamos, oramos bem, nos fortalecemos, nos edificamos, uma vez, que fomos revestidos deste poder, que só o crente em Cristo pode receber, para prática do Evangelho, em todas as suas instâncias:
-cura, sinais, maravilhas, discernir, espiritualidade, falar com Deus em mistérios, interpretar estes mistérios, entendê-los, praticar a imposição de mãos, ser capacitado para a "Escalada Ministerial'...etc.
Lc.24.49.E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
O Batizador é Jesus Cristo Glorificado!
O Batismo é o cumprimento do revestimento prometido por Jesus Cristo, a todo que buscar esta promessa.
E ela é indelével, exatamente na manifestação da Glossolália.


João 15.26.Quando vier o Ajudador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;
Ao explanar o tema abaixo, o faço em função de certas dúvidas, mesmo entre batizados com o Espírito Santo, para que se entenda entre o povo de Deus esta ação do Espírito Santo.
Variedade de línguas.
1 Co.12.10. ...a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
A Glossolália, como já explicamos, em outra lição e repetimos, aqui, neste conteúdo e sob a luz do tema de Domingo da Páscoa:
- De acordo com certo ponto de vista, refere-se a alguma espécie de fala extática, possivelmente relacionadas às "línguas dos anjos", mencionadas em 13.1."Ainda que eu falasse as línguas ... dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine."
Por outro lado, o Novo Testamento dá evidência explícita e inequívoca de que o Espírito Santo deu aos crentes primitivos a capacidade de falar em línguas humanas estrangeiras (At 2.4-11).
At.2.1-12. Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. [...]E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
5-8. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu.Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando?Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos?
9-12. Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes-ouvímo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus. E todos pasmavam e estavam perplexos, dizendo uns aos outros: Que quer dizer isto?

Você, sabe o que quer isto dizer?
Você já viu, já aprendeu, o que o Espírito Santo, realiza quando o crente é Batizado com o Espírito Santo?
Esta semana, ainda, em Cuiabá, um dos nossos participantes da Caravana de nossa Igreja em Diadema - SP - Setor 28 - comandada pelo Pr. Setorial - Pr. Edson Melo, nos contava, comovido, uma experiência similar a do Cenáculo, e que lhe aconteceu, no mesmo lugar em visita a Israel.:
Leia a narração:
"Ele recebera uma mensagem profética, sobre a sua vida ministerial, no Brasil, e Deus lhe disse, que aguarda-se uma confirmação.Passado um tempo, ele foi em uma caravana a Israel. Chegando lá foram ao Cenáculo, como soi obrigatório para nós, os pentecostais.No local, estava uma outra caravana norte-americana.Os brasileiros começaram a cantar louvores, o Espírito Santo se manifestou,  entre os que ali se encontravam, e as duas caravanas, se uniram em louvar a Deus, com o hino 'Tão Grande és Tu' ['So Great Thou Art.'], de repente, um dos crentes, americano, sem nenhum conhecimento da língua portuguesa, chega-se a este pastor e transmite-lhe, EM PORTUGUÊS, as mesmas palavras da mensagem, que o Pastor recebera no Brasil...Era Deus confirmando tudo, que lhe dissera".
Isto é um dos muitos exemplos da ação do Batismo com o Espírito Santo.
Serve para apologia, quanto a forma de operação das línguas, que são defendidas por outras teses, avessas a Glossolália, nos tempos de hoje, no seio da Igreja, e que procuram estabelecer: línguas estranhas, como línguas de outros povos, que devemos conhecer humanamente.
Os dois fatos podem ocorrer, como eu já inseri em outro estudo.
Como, o caso de um irmão brasileiro pregando, em uma das Igrejas, que fui membro.
O pregador falava línguas estranhas, e um senhor japonês, convidado, por seus irmãos, já há algum tempo no Brasil e convertidos, ao Evangelho, sem nenhum conhecimento, ou parco da língua portuguesa, ao ouvir irmão falar em línguas estranhas, entendia a mensagem.
Ao final do culto procurou o pregador, para conversar com o mesmo, naturalmente, pensava ele 'em japonês', qual não foi a sua admiração, após muita explicação dos seus convidandos, lhe falarem, que o que ele ouvira, foram línguas espirituais, e o pregador, não sabia, uma só palavra em japonês.
Embora objeções também possam ser levantadas contra essa opinião (14.2.Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.), pelo menos ela pode ser apoiada por um precedente bíblico.
A Atuação do Espírito Santo, no Antigo Testamento era de forma pessoal e de certa forma, esporádica - vide Juízes -
Mas, tem no NT, uma nova formatação, de dispensar seu poder, conforme Jesus Cristo falar sobre todos, em conformidade com as Palavras de Joel.
Embora, assim mesmo aparente  e existe diferença, a ação nesta Nova Aliança, importa em atuação poderosa do Espírito Santo, idêntica, mas diferente em expansão, para além de um pouco número de homens ou mulheres, mas agora para toda a Igreja do Senhor Jesus Cristo!Aleluia!.
No AT - capacitação com poder e revestimento de autoridade, força física, sabedoria, discernimento, saber governar um povo, julgando suas causas.
Is.11.2. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
No NT - capacitação com poder e revestimento;
1 Co.2.6-7. Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada;mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;
Deste projeto inicial, ensinado por Jesus, no seu Ministério terreno, vemos, como se distribuiu à Igreja, com a ação inicial do Batismo com o Espírito Santo, para todos os que crerem em Jesus, com a evidencia do falar em novas línguas.
Assim ao crente ser batizado com o Espírito Santo, ele recebe revestimento, idêntico, aos que receberam o apoderar-se do Espírito Santo, mas com uma identificação clara deste recebimento:
At.2.38-39.Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar.
-em todos que crerem,
-em novidade de vida
-em regeneração da vida pessoal
-na capacitação em realizar uma identificação inicial e maravilhosa com línguas estranhas,
-na autoridade do revestimento do Espírito Santo.
-na ação comunal entre os que a Ele recebem...1Co.12.12.13. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo.Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros.
1 Co.12.11. ...'Pois um mesmo e só Espírito opera tudo em todos...'
PROJETO DE DEUS, PARA O HOMEM ESPIRITUAL:
1 Co.2.10-14. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [...] assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Deus nos mandou o Seu Espírito Santo, como uma forma de nós podermos proclamar diante das potestades do ar, e dos homens, das maravilhas do seu poder, sem que estes pudessem impedir esta proclamação, pois falamos das coisas de Deus, aos ouvidos dos homens, e diante das potestades, isto é 'power', é 'dunamis', é Poder, literalmente, como quando Moisés realizava sinais e maravilhas, diante dos magos do Egito.
Nos dias atuais, podemos realizar sinais e maravilhas para todos verem, pelo Batismo com o Espírito Santo, sendo que só o fato de falarmos em línguas estranhas, já nos faz realizar isto, diante dos homens e potestades!
1 Co.14.2. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios.
As Línguas estranhas, são sinal de maravilha, para os descrentes, assim, elas não podem deixar de estar presente, na vida da Igreja e são sim, o sinal, a evidencia, a marca, a confirmação, de que o crente está batizado, com Espírito Santo.
1 Co.14.22. De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos;
Segundo, precisamos nos edificar.
Quando falamos em línguas estranhas oramos bem e somos edificados.
1 Co.14.4. O que fala em língua edifica-se a si mesmo
Conclusão:
O Batismo com o Espírito Santo, é o cumprimento da Promessa do Cristo, aos seus Apóstolos e discípulos, base inicial da Sua Igreja. ...até que do alto sejais revestidos de poder.
Só esta Igreja de Cristo pode receber o batismo com o Espírito Santo, não se admitindo envolvimento na ação do Batismo com o Espírito Santo, com pagamento, com dação humana.
1 Co.14.18 Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos.
Não se admitindo, pretensos, 'mais' poderosos em Espírito do que outros, sem analisar a questão hierárquica, doada pelo próprio Espírito...Evangelista, pastores, doutores,etc.
O uso deve ser adequado, mas não presunçoso, do Dom de línguas, esta evidencia espiritual, e 'natural' [na questão espiritual - do Batismo com o Espírito Santo.
1 Co.14.19-20. Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua.Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento.
Não podemos confundir a confirmação, mais do que necessária, dos Ministros de Deus, do batismo com Espírito Santo, conforme o inicio da Igreja, com a facultação humana em batizar com o Espírito Santo.
Só Jesus Cristo o faz, e nós confirmamos este Batismo, com evidencias, e a fundamental é o falar em línguas estranhas.
Assim, ninguém pode ensinar, ou estimular o balbuciar, para alguém ser considerado, batizado com o Espírito Santo.
At.8.5-23. E descendo Filipe à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo.[...] as coisas que Filipe dizia, ouvindo-o e vendo os sinais que operava; pois saíam de muitos possessos os espíritos imundos, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados;[...] Ora, estava ali certo homem chamado Simão, que vinha exercendo naquela cidade a arte mágica, fazendo pasmar o povo da Samária, e dizendo ser ele uma grande personagem;[...] Eles o atendiam porque já desde muito tempo os vinha fazendo pasmar com suas artes mágicas. Mas, quando creram em Filipe [com o Espírito de Verdade...], que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, ... E creu até o próprio Simão e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e admirava-se, vendo os sinais e os grandes milagres que se faziam.Os apóstolos... em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo.
Aprenda: Os neófitos, ou novos convertidos, precisam buscar o batismo com o Espírito Santo.
Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.
A imposição de mãos, e o Batismo seguido desta é bíblica, mas não há interferência, ou aplicação de técnica para o Batismo com o Espírito Santo.
Batismo com imposição de mãos dos Ministros é Bíblico e rudimentar:
Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Dinheiro, não compra Dom de Deus:
Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus.
Tem, que se ter, compromisso com o Ministério da Verdade, baseado no crer em Cristo e na autoridade delegada pelo Espírito Santo:
Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade.
1Co.14.39-40. Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Portanto, O Batismo com Espírito Santo, é:
Atual;
É para hoje;
É para todos que crerem;
É uma evidencia da presença de Jesus entre a Igreja;
É Evidencia da presença do Consolador na condução da Igreja;
É para nós no presente século.
Fonte:
Estudos do autor - pesquisar com o tema
Bíblia Chamada
Bíblia on line
Bíblia Eletrônica - em experimentação
Lição da CPAD
Outras fontes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger