sábado, novembro 26

O Milagres Está em Sua Casa Lição 9 – CPAD Nov 2016

O Milagres Está em Sua Casa
Lição 9 – CPAD
ESTUDO Pr Osvarela
Leia nossa publicação de Lição homônima, no link:
Copie e cole
TEXTO ÁUREO
Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses […], que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste. ” Dt 10.17,18
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Reis 4.1-7
1 – E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.
2 – E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3 – Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos.
4 – Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.
5 – Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.
6 – E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou.
7 – Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
Texto Auxiliar
Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis2 Crônicas 20:20
Já escrevi alguns estudos sobre Profetas em Israel, e destaco nestes estudos a vida simples, e a forma como atuaram, alguns profetas não literários, como o caso de Eliseu.
A característica da provisão era essencial dentro desta visão na Escola de profetas.
“Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando. Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; ” I Samuel 10.5;19.20
 “Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei: ” 2 Reis 2.3;4
 “E, voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu servo: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. ” 2 Reis 4.38
É possível entender, pelo texto supra, que a Escola de Profetas tenha sido organizada por Samuel.
O profeta Elias e Eliseu podem ser considerados como consolidadores desta escola dos profetas. Era o centro da profecia e uma resistência à apostasia que havia se estabelecido no Reino do Norte.
A escola dos profetas estava fundamentada no ensinamento bíblico, por isso, as instruções eram tanto morais quanto espirituais. Os profetas além do estudarem a Lei, eram inseridos no sobrenatural, nos milagres de Deus.
Era a casa dos videntes – “ (Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, e vamos ao vidente; porque ao profeta de hoje, antigamente se chamava vidente)” I Samuel. 9.9.
Localização da Escola de Profetas:
Em Ramá, [Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel” I Samuel. 7.17] e provavelmente, em Gibeá.
Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.” 1 Samuel 19:22,23
Centros de estudos também estavam espalhados em Gilgal, Betel e Jericó.
Quantos homens profetas, na Escola de Eliseu:
“Porém seu servo disse: Como hei de pôr isto diante de cem homens? E disse ele: Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará. Então lhos pôs diante, e comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.”  Reis 4:43,44
Cerca de cem estudantes faziam parte da escola dos profetas comandada por Eliseu em Gilgal.
O número pode ser situado entre um mínimo de 50 (cinquenta) a 100 (cem) profetas e estudantes desta escola. Embora, o número, em algumas vezes citava a quantidade que se deslocava para um evento acompanhando Elias ou Eliseu.
“Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.” 2 Reis 2:6,7
Haviam casados e com filhos, que acompanhavam os homens de Deus.
Uma Escola de Profetas nas margens do Jordão:
“E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.” 2 Reis 6:1-4
Como complemento, recorro num trecho de publicação de outro meu estudo.
A Escola de Profeta os ensina a ser frugal, isto é, não se importam com o luxo, dos profetas do reino, ou dos cúlticos.
Condenam o luxo e as facilidades da vida urbana.
Amós 3:1. E ferirei a casa de inverno juntamente com a casa de verão; e as casas de marfim perecerão, e as grandes casas terão fim, diz o SENHOR.
Amós 6:8. Jurou o Senhor DEUS por si mesmo, diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos: Abomino a soberba de Jacó, e odeio os seus palácios; por isso entregarei a cidade e tudo o que nela há.
A lembrar ao Povo o que se deu no Sinai.
Pregam um futuro no deserto.
Precisamos entender que, o profeta Eliseu foi um dos mais importantes no período profético, após Elias.
A sua credibilidade sem dúvida era grande, pela forma como atuou milagrosamente em Israel, nele se poderia ver que o povo buscava o vidente para solução, que envolvesse a necessidade de um milagre ser realizado.
Sua qualidade era incontestável, como no texto: “E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” 2 Reis 4:9
O vidente, aquele que vê coisas escondidas, como Samuel, por exemplo. Ele sabia onde estava a jumenta extraviada de Saul (1Samuel 9.9).
μαντευομαι - manteuomai. Significando um profeta, de quem se espera que fale por inspiração;
1) agir como um vidente - Dn.6
1a) pronunciar um oráculo, profecia divina;
Este é o sétimo (7º) milagre de Eliseu. E simboliza a ação divina na necessidade de seus servos.
Uma morte inesperada. Uma viúva desesperada.
Como comentamos no estudo passado a viúva deveria ser resgatada de suas dívidas, talvez no Jubileu, mas a situação, parece-me, pelo texto bíblico, era de uma época antes desta data de resgate. Assim, ela viúva de um profeta, como muitos outros sem renda vivendo das ofertas.
Seu marido sem dúvida era do acampamento de Eliseu da sua Escola.
Ênfase: “Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR”.
Neste momento Eliseu era o líder da escola de profetas, que se agrupavam no Rancho dos profetas e já vimos desde o Capítulo 2 como ele se firmaria como o líder deste agrupamento, com sinais dos primeiros milagres, até ao sexto – águas vermelhas como sangue – [2 Reis 3.22,23].
Levítico 25.39-41 mostra que era legal a cobrança do credor. Porém, como, visto abaixo, deveria observar a lei, na questão da viúva e dos, agora, órfãos.
Mas, a mulher do profeta sem dúvida, uma boa mãe e serva de Deus conhecia a fama do profeta Eliseu e sabia que seu marido servia junto a ele na Escola de Profetas. Não querendo que seus filhos fossem levado, pois ela ficaria sem nenhum tipo de ajuda, sendo uma viúva, mesmo que fosse pelo tempo que a Lei previa que seus filhos fossem servos do credor. Assim, ela recorreu ao Homem de Deus.
“Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo. Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá; Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais. Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos. ” Levítico 25:39-42
Uma lição para nós:
Não importa como começou o problema, sempre poderemos recorrer ao Deus dos milagres e misericórdia, através de seus profetas, pastores.
1 – E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.
Existe gente que não tem amor ao próximo e mesmo ao necessitado cobram com usura e os deixam em desespero, como deviam estar desesperados os filhos da viúva, aos quais não são dados os nomes, na narrativa, mas que foram obedientes na ação de ajudar a pegar o necessário para o milagre:
Ao orfãozinho arrancam dos peitos, e tomam o penhor do pobre. Fazem com que os nus vão sem roupa e aos famintos tiram as espigas.” Jó 24:9,10
Muito se tem pregado sobre esta narrativa bíblica, e sem dúvida ela é inspiradora.
A lógica da casa da viúva desamparada, e prestes a perder seus únicos bens imateriais, é de que nada poderia, dentro de sua casa ser valorado, a ponto de lhe permitir pagar suas dívidas e livrar seus filhos da servidão.
É sob este dogma que devemos estudar esta lição para que possamos entender como Deus age, na falta aparente de recursos.
Seja sem nada, seja com alguma coisa que entendemos e aos olhos humanos são desprezíveis, Ele vai agir.
 A situação da viúva, na época da viúva desta narrativa, era uma situação de desprezo a Lei e sem misericórdia. Se religiosamente e por YAWEH elas eram protegidas pela lei religiosa, muitos dos homens, como o credor, pareciam ignorar a misericórdia, poia embora a servidão fosse legal, a Lei recomendava a caridade do povo, juntamente com os órfãos [caso dos filhos da viúva] e os estrangeiros. Portanto, o contrato estabelecido deveria ser desconsiderado pelo credor.
“A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor.” Êxodo 22:22,23
Mas em Deuteronômio 15:1-18, há uma ressalva para que isto não fosse feito em tempos de fome ou grandes necessidades.
Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre; Antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. Guarda-te, que não haja palavra perversa no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado.Deuteronômio 15:7-9
Mitte – “Declara-me que é o que tens em casa”
2 – E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. ”
Profeta está sempre disponível para ajuda.
Tem experiência na multiplicação. Vide acima – alimentando 100 homens.
Visita a casa dos necessitados.
Busca uma solução.
Primeiro atende ao necessitado e depois poderia recorrer contra o credor sem misericórdia. A questão é atender com rapidez, para que não haja danos ao necessitado. Além disto, a Palavra de Deus já condenava ao credor infiel.
Verifica o estado de necessidade.
Busca e consegue que todos da casa trabalhem pelo mesmo objetivo.
Necessitava da cooperação da vizinhança.
Necessitava de botijas para serem usadas como depósito da benção.
A êxtase divina, do profeta, faz ele ver o que Deus vai fazer através da fé.
“3 – Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos.”
É então que entra a ação da sua ligação com Deus.
É com o mínimo que a provisão de Deus vai trabalhar.
Com o que está nas nossas despensas é que Deus vai usar o homem de Deus, e ocorrerá o impossível.
1ª Parte
Continuação...
Fonte
Eliseu e a Escola de Profetas, 24/03/2013 Editor – Pr.Osvarela
Eliseu Multiplica o Azeite da Viúva, Israel do Nascimento Silva
Strong
Bíblia Dake

Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger