sábado, novembro 19

RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA – 2ª PARTE LIÇÃO 8 CPAD – NOV./2016

RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA – 2ª PARTE
LIÇÃO 8 CPAD – 20 DE NOVEMBRO DE 2016
Estudo Subsídio Pr Osvarela
Texto áureo
“... Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel.” Rute 4.14
Leitura Bíblica
Rute 4:1-14 (compilação)
“Dizendo, pois, o remidor a Boaz: Compra-a para ti, descalçou o sapato. 
Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que comprei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noêmi, e de que também tomei por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido na sua herança, para que a nome dele não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas. Ao que todo o povo que estava na porta e os anciãos responderam: Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e a Léia, que juntas edificaram a casa de Israel. Porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém. Também seja a tua casa como a casa de Pérez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça. Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; ele a conheceu, e o Senhor permitiu a Rute conceber, e ela teve um filho. Disseram então as mulheres a Noêmi: Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel. ”
2ª parte – Continuação
רות – Ruwth; grego - Ρουθ; n. pr. f. “amizade”
נעמי - No ‘ omiy; n. pr. f. Noemi = “minha delícia
מרא - Mara’; n. pr. f. Mara = “amargura”
Mara - מר - mar ou (fem.) מרה – marah; adj. amargo, amargura; referindo-se à dor (substantivo) adv. Amargamente.
“...diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que, pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal. ”
As Amarguras de algumas situações da vida, ou de uma tragédia fez Noemi mudar seu próprio nome. Ela tinha levado todas as suas economias e a sua família inteira, marido, filhos e agora volta “vazia” sem bens e sem seus familiares, a não ser duas viúvas, suas noras, sem herdades.
Hei! Aguarde, Deus agir, não mude seu nome, nem se chame de infeliz ou amargo. Deus tem provisão nova para você!
Ao voltar do lugar que Deus te colocou você estará apto para receber, ainda que traga alguém, ou algo da terra na qual peregrinou, sem a sabedoria de Deus, toda a restituição que na “terra” de Deus.
Obs.: Noemi mandou Rute rabiscar, quando não seria, como israelita, usar deste direito, junto aos seus familiares, como Boaz e o que se recusou a remi-la.
Ela não foi prepotente aqui, pois gentilmente pediu um favor, quando poderia ter reclamado um direito.
Rute, por ser estrangeira, sabia que suas chances de poder colher as sobras nos campos de Judá poderiam ter sido extremamente limitadas. Os moabitas, neste período bíblico e nacional, dos Juízes foram exatores de Israel por 18 anos.
Lá, Ele já preparou, através um remidor impensável, e este será usado através da Rute, amizade que você conquistou, mesmo com dores, ao anunciar um Deus que tem preparado na sua terra um mínimo de segurança e sustento para seu povo!
Em Jesus, Seu Filho, Deus proveu uma volta do homem, com Remissão, através do vencedor das doenças e fraquezas – Quiliom, Maalom - “desfalecimento, ou lamento, ou Malom – “doente – e vai te abençoar, você não necessitará viverá, apenas dos rabiscos, mas terá a restituição de tua possessão divina, na Terra Prometida!
Embora, seja duro e amargo a perda da “doença”, e do “lamento” ficaram enterrados na terra de Moabe. 
“Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. ”
Quando Noemi chega a Belém, a Casa Do Pão – ela passa a se comportar com sabedoria e estratégia. Receba a estratégia da terra da promessa, e deixe enterrados o lamento e doença e passe a usar a “amizade”, instruindo em tudo, como se consegue comida na casa do pão, lugar de provisão divina, lugar frutífero, lugar de abundancia, terra de um remidor de Boaz.
Você vai frutificar na sua volta!
βηθλεεμ – Bethleem é palavra de origem hebraica; בית לחם ; n. pr. loc. Belém = “casa de pão”.
אפרת  - ’Ephraath ou אפרתה ’Ephrathah; Efrata = “monte de cinzas: lugar frutífero” n. pr. loc. outro nome para Belém; n. pr. f. Lugar de abundancia e de provisão divina.
O Pão nasceu em Belém! Jesus!
A espiga que é citada no livro de Rute não são espigas de milho, mas espigas de trigo e cevada.
Gavelas – As gavelas se referem aos fardos de grãos.
Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Almeida Revisada Imprensa Bíblica
Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa. Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está de pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo". Nova Versão Internacional
Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco. Almeida Revista e Atualizada
Erramos quando colocamos em Deus as culpas de um tempo de dificuldades.
“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles, que são chamados pelo seu eterno decreto! ”
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8.28
Por muitas vezes, quando sem provisões e sem saída para alcançarmos uma solução para falta, do que perdemos e que era nosso suprimento, somos tentados a lançar sobre Deus a culpa, mesmo colocando, na forma de sua soberania, como aceitação dos danos que sofremos, erramos, como Jó errou, e como Rute errou, ao procurar e admitir que Deus a tornara um mar de amargura.
Nada sabemos do amanhã e nem do dia que vivemos, quando o mal nos alcança, porém Deus tem uma Rute, o bem que não vemos, para colocar em nosso caminho de maneira inesperada, mesmo sendo de outra linhagem, até mesmo crença.
 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. ” Isaías 55:8,9
Como podemos influenciar nossos companheiros não crentes!
Aqueles que se juntam a nós na nossa caminhada.
A ida de Noemi, aparentemente sem propósito e mesmo, assim consideramos, algumas vezes, fora da direção de Deus, tinha um propósito divino.
Até mesmo a morte de seus entes queridos, estavam no plano divino, por mais ininteligível que possa ser, ao entendimento humano.
Para que Rute entrasse na linhagem do Messias, através de Noemi conhecesse a Boaz e se tornasse avó de Davi. Uma prosélita e mãe em Israel.
Ninguém entende Deus!
O incrível nesta caminhada de Noemi é que, Rute servia a outro deus e na convivência com Noemi, mesmo em meio a todas as dores e tragédias ela entende que para seguir a sua sogra, seria, também, necessário, aceitar a sua Fé em seu deus, um Deus que ela ouvira Rute pedir, reclamar e clamar, durante suas perdas, que não foram poucas, num período de 10 (dez) anos:
Marido – Elimeleque
Filhos – Quiliom e Malaom
Suas herdades – terras, casa e distância de sua parentela
Rute entendeu que seguir Noemi a faria seguir o mesmo Deus, de sua sogra e que ele poderia ser o recurso que duas mulheres viúvas sem provisão alguma necessitariam.
Reconhecimento do Remidor.
“Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste. O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.” Rute 2:11,12
Rute fez uma verdadeira confissão de Fé - Uma prosélita e mãe em Israel.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te;
1 porque aonde quer que tu fores irei eu, e
2 onde quer que pousares, ali pousarei eu;
3 o teu povo é o meu povo,
4 o teu Deus é o meu Deus;
5 Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Assumindo a terra de maneira profética. Ao assumir ser sepultada na terra da provisão ela tomava para sai esta terra como seu lugar. Onde Raquel foi sepultada e onde Davi viveu! ”
Crença: Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar. Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; ”
Benção de uma união com aquela que confessa o Nome do Senhor.
“Ao que todo o povo que estava na porta e os anciãos responderam: Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e a Léia, que juntas edificaram a casa de Israel. Porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém. Também seja a tua casa como a casa de Pérez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça. ”
Profeticamente os juízes na porta da cidade declaram uma palavra de benção:
Testemunharam e abençoaram a Boaz e a sua aliança
Fama
Posteridade – ou seja, eternidade da sua geração. O que veio através da semente davídica, em Jesus Cristo.
Frutificação – (Efrata)
Uma Semente de Rute –
Edificação da casa de Israel e Judá –
Um reinado – “Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel. ” 2 Crônicas 7:18
Noemi também foi abençoada pelos juízes na porta da cidade, através das mulheres. Abençoe, como mulher, as tuas companheiras, em momentos que elas passam por dificuldades e se humilham diante de Deus, caladas.
Será que faltam “Noemi (s) ” – em nossos dias. Necessitamos de mulheres seriamente comprometidas com sua igreja, que ensinem as mulheres a conhecer o caminho da provisão.
“Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça? E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe... Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis. E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais. ” Rute 2: 5,6; 15,16
O ensino de Noemi a Rute, foi reconhecido pelo próprio Boaz, um homem que cumpria a lei e era misericordioso, com os estrangeiros e reconheceu o bom ensino de Noemi para sua nora moabita, e o fez durante o trabalho de Rute na colheita. Ele sabia da condição relativa a situação dos moabitas, que negaram provisão aos de Israel quando na caminhada a esta terra. Do Mal Deus faz suscitar benção ao Seu Povo!
Ela foi joeirar, ou seja, separar as sementes do trigo e da cevada, à noite, por causa do clima nesta época do ano, e o vento ajudava a separar a palha dos grãos e o trabalho era suave. Desta forma, os homens e o patrão ficavam no campo, à noite.
Conselhos de Noemi, à Rute.
Obedeça a uma mulher de Deus e você vai ser abençoada!
Lava-te, pois, - lavar-se é a primeira ação para ser aceita
e unge-te, - unção causa provisão e aceitação
e veste os teus vestidos, - estar vestida é essencial para toda mulher de Deus
e desce à eira; - mostra a necessidade de humildade e de trabalho
porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber. – mater sua moralidade e pureza até o momento de ser solenizada como esposa.
E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; - ser observadora e atenta
então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.
E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei. Obediência a orientação de Noemi. Confiança!
Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado.
Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.
E sucedeu que, pela meia-noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.
E disse ele: Quem és tu? – Boaz era um homem sério e pudico e respeitador das mulheres.
E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor. [o homem, ao aceitar uma mulher para ser sua futura esposa, e como remidor deveria estender a sua capa, o Talith, seu manto, que indicava sua tribo e ascendência dentre o povo, até o casamento ser solenizado.] Rute 3:3-9
Segundo o Targum, Boaz teria dito em resposta a Rute, quanto a sua descendência moabita:
“Já me foi dito, com certeza, pela palavra de um sábio que, aquilo que o Senhor decretou, Ele não decretou para as mulheres, mas para os homens. E me foi dito por meio de profecia que reis e profetas virão de ti, por causa do bem que tens feito” F.J.Dake
Naquilo que negaram ao seu povo deus vai trabalhar para mostrar que ele é o Deus que trabalha, na e para a família, da forma que, Ele quiser e com quem Ele quiser.
Nenhum ... moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente. Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito...” Deuteronômio 23:3,4
A Bíblia ensina que as mulheres podem prover seus lares – Provérbios 31 – e isto encontramos em Noemi.
“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Tito 2:3-5
Afinal, ela foi instrumento de Deus para dar continuidade ao Plano de Redenção. É necessário atentarmos a esta particularidade. Deus a usou na sua aparente “tragicidade” para que trouxesse dos moabitas uma mulher especial, de fé, de palavra, companheira, honesta, humilde para um ponto importante da vinda do Messias. Boaz, reafirmo, foi avô de Jessé, pai de Davi. Sua remissão estava no propósito de Deus, para o Plano da Redenção!
Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; ele a conheceu, e o Senhor permitiu a Rute conceber, e ela teve um filho. Disseram então as mulheres a Noêmi: Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor; e torne-se o seu nome afamado em Israel.
Um remidor terreno, que gerou o remidor eterno. A tipologia bíblica é bela e verdadeira.
O filho de Rute era a remissão de Noemi, e ela legalmente era sua avó, segundo a Lei do Remidor! Nós somos Filhos de Deus pelo Boaz eterno – Jesus Cristo –  e a Igreja, nos acolhe como filhos para nos criar na vida espiritual!
      “E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.”
Houve resgate de todas as perdas.
Deus quer fazer de cada um de nós e das mulheres santas, uma remida, para tomar em suas mãos todo o prejuízo e dano do passado e gerar um reinado duradouro de bênçãos e valores celestiais e dar um nome, e restaurar o teu nome, na sua família e entre os santos, para que nós possamos colocar em nosso regaço a benção desta união com o Remidor, Jesus Cristo:
“Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi, E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar...” Rute 4:9,10
E a História está escrita! E a nossa será reescrita com letras de ouro!
Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.
Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.
E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.
E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
E Jessé gerou ao rei Davi
Rute 4:13-17
Mateus 1:1-6
Bendito seja o Senhor, que não te deixou hoje sem remidor
Fonte
A Lei Do Remidor -
O Papel do Remidor (ou resgatador) no Antigo Testamento; Luciano Rogerio de Souza
O Que É Parente Remidor? A Bíblia responde
Um retrato de Rute – Portal da Bíblia
O Pacto Do Sapato – Manaain - Reflexões sobre a Palavra de Deus
Bíblia em debate
Bíblia online
RUTE - Era Moabita - Conheceu Uma Família Que Saiu De Belém, E Teve Sua Vida Transformada Quem Era RUTE? Slideshare; Manuella Flor
Bíblia Dake

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger