O Bom Pastor e suas Ovelhas
Lição
6: Data: 11 de maio de 2025
Subsídio pastor e professor Osvarela
Texto
Áureo
“Eu
sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” (João
10.14).
Prática
Jesus
é o Bom Pastor e nós, que pertencemos à sua Igreja, somos as ovelhas do seu
rebanho.
Leitura
- João 10.1-16.
1 — Na verdade, na verdade vos digo que aquele
que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é
ladrão e salteador.
2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o
pastor das ovelhas.
3 — A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem
a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.
4 — E, quando tira para fora as suas ovelhas,
vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 — Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho;
antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 — Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles
não entenderam o que era que lhes dizia.
7 — Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em
verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 — Todos quantos vieram antes de mim são
ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 — O ladrão não vem senão a roubar, a matar e
a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
11 — Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua
vida pelas ovelhas.
12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de
quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as
arrebata e dispersa.
13 — Ora, o mercenário foge, porque é
mercenário e não tem cuidado das ovelhas.
14 — Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas
ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15 — Assim como o Pai me conhece a mim, também
eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são
deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e
haverá um rebanho e um Pastor.
Objetivos
da Lição:
I) Analisar que Jesus é a porta das ovelhas, o
único acesso para o pecador alcançar a salvação e estabelecer a comunhão com
Deus.;
II) Esclarecer o simbolismo do aprisco enquanto
espaço de segurança, assistência e pertencimento ao Corpo de Cristo;
III) Diferenciar as atitudes do Bom Pastor dos
comportamentos egoístas do mercenário.
João
10. 2 — Aquele, porém, que entra
pela porta é o pastor das ovelhas. 9 — Eu sou a porta; se
alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Um dos
pontos que eu acho interessante ressaltar é compreender, além da questão sobre A
Porta, O Pastor, as Ovelhas, o aprisco e outros pontos neste estudo,
é entendermos que há no conteúdo do texto uma questão sobre quem é o pastor,
quem é o povo, quem é o que entra pulando o muro.
Os debatedores,
neste trecho da narrativa, estavam desde o episódio do cego, questionando qual
era autoridade de Jesus, ao que Jesus no início do capítulo 10 lhes propõe
uma parábola que eles não entenderam, a partir da explicação da parábola eles
se colocaram como antes, como donos dos direitos (assim eles se viam ou se entendiam)
como se lê desde o capítulo 8.
Descreveremos,
ao longo deste subsídio, qual posição e que rebanhos aqui são definidos, qual é
a figura do pastor ou pastores, quem é o porteiro, quem são as ovelhas, quem
são os rebanhos.
Localizando
na cultura - Pastor e rebanho.
Uma
das coisas que mais impressiona aqueles que visitam Israel é a ida monitorada,
a uma área onde há um aprisco, local de recolhimento de, curral ou cercado,
muitas vezes feito de pedra, onde as ovelhas ficavam protegidas durante a
noite.
Ali,
se conhece como funcionava um aprisco. O que mais chama a atenção é a questão
da porta. Primeiramente, só existe uma entrada verdadeira
para o curral. Se alguém entrar por outro lugar não está entrando pela porta.
É
ensinado que o pastor praticamente era a porta do redil, colocando a própria
vida e corpo como impedimento ao acesso de quem queria trazer danos as ovelhas.
Também
era o lugar ideal para, pela manhã, chamar as ovelhas, uma a uma, para as levar
para pastagens previamente escolhidas.
Ele
dormia na entrada do local de recolhimento das ovelhas de tal forma posicionado
que se algum animal ou ladrão, tentasse roubar ou atacar uma rês ele seria
imediatamente alertado pois estava na posição por onde entraria o atacante!
A
hierarquia do aprisco determinava que havia os pastores, os sub-pastores e os
porteiros jamais abririam a porta para estranhos, principalmente para ladrões e
assaltantes.
Vamos considerar
separadamente:
Aprisco
e o Rebanho:
Em relação ao Aprisco, Cristo é a Porta;
Em relação ao Rebanho, Ele é o Bom Pastor.
Veja: os pastores tinham de arriscar a própria vida
para defender as ovelhas, pois, além de não existirem armas eficazes como
as atuais, em geral eles eram pessoas pobres, dispondo apenas de um cajado
para enfrentar os lobos e os ladrões. Tão frequentes eram os assaltos aos
rebanhos, que os pastores costumavam se congregar para terem maior segurança e,
à noite, recolhiam todas as ovelhas num grande redil. Um deles ficava de
vigília, à entrada, e se revezavam ao longo das horas. O redil só tem uma
Porta - (Revista Arautos do Evangelho, Maio/2014, n. 149, p. 8 à 15)
O aprisco era um local de proteção para as ovelhas
– essa proteção poderia ser um lugar permanente ou temporário. Durante o frio,
as ovelhas eram recolhidas a um aprisco ao anoitecer. Geralmente era construído
de pedras com ramagens de roseiras silvestres, (Comentário histórico-cultural)
e lá elas estavam protegidas do frio, dos ladrões e dos predadores. Os apriscos
podiam ser uma parte do quintal de uma família, sendo cuidada sempre pelo
proprietário e pastor das ovelhas, mas era comum também aprisco grandes e
independentes, onde várias famílias mantinham suas ovelhas, contratando um
“subpastor” para vigiar a porta e, eventualmente, cuidar delas.
Etimologia:
A etimologia
é fundamental para bom entendimento dos personagens desta linda história bíblica
e sobre atuação da atividade do pastor:
ποιμνη
- poimne; n. f. rebanho (esp.) de ovelhas; do rebanho de Cristo,
i.e., o conjunto daqueles que seguem a Jesus como seu guia e protetor
ποιμνιον
- poimnion; n. n. rebanho (esp.) de ovelha; grupo de discípulos
de Cristo.
προβατον
- probaton - diminutivo προβατιον - probation; n. n.
qualquer quadrúpede, animal domesticado acostumado a pastar, gado pequeno (op.
Gado; comumente uma ovelha ou uma cabra - ovelha, este é sempre o sentido no NT.
θυρα -
thura; n. f. porta; vestíbulo - usado de qualquer abertura como
uma porta, entrada, caminho ou passagem - em uma parábola ou metáfora, porta
através da qual as ovelhas entram e saem; nome daquele que traz salvação para aqueles
que seguem a sua orientação; “uma porta aberta”: expressão usada.
מכלאה - mikla’ah ou מכלה - miklah;
n. m. prisco, área cercada
αυλη -
aule; n. f. entre os gregos do tempo de Homero, um
espaço sem cobertura ao redor da casa, cercado por um muro, no qual estavam os
abrigos para os animais. Daí, entre os orientais, aquele espaço aberto, sem
telhado, cercado por um muro, em campo aberto, no qual ovelhas eram arrebanhadas
durante a noite, um aprisco;
φαρισαιος
– Pharisaios; os Fariseus reconheciam
na tradição oral um padrão de fé e vida. Procuravam reconhecimento e mérito
através da observância externa dos ritos e formas de piedade, tal como lavagens
cerimoniais, jejuns, orações, e esmolas. Mantinham de forma persistente a fé na
existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; Eram inimigos amargos
de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos por ele por
causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência
de piedade a fim de ganhar popularidade.
Diferença
entre “as ovelhas” e “Suas ovelhas”.
Dessa
forma, Ele separa as ovelhas umas das outras: de um lado, as que não O conhecem
e, de outro, as que O conhecem.
Dois rebanhos:
João 10:16 Ainda
tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar
estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
1- O povo de Israel
2- A Igreja ou os que seriam (agora já são) chamados
como igreja, no Reino dos céus.
Essa
diferença e essa separação agora se tornaram necessárias porque Israel, como
povo, O rejeitou.
Mateus 10:6,7
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai,
dizendo: É chegado o reino dos céus.
João 1:11-13 Veio
para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o
receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem
no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da
vontade do homem, mas de Deus.
Podemos,
então distinguir a existência de dois rebanhos, um da casa de Israel e outro
que será nascido do espírito e não por causa do sangue Abraãmico, o que fez os
fariseus se considerarem ‘os donos’ por descendência, do rebanho de Israel.
Estes dois serão um único rebanho do Sumo Pastor Jesus.
A palavra
“rebanho” como vimos, acima, na etimologia, é a tradução correta do termo
grego poimne (cf. Ez 34.20-24). “Todos (judeus e gentios) formarão um
único rebanho sob um único Pastor”.
O
motivo e o método de abordagem do rebanho marcam as diferenças entre o ladrão e
o pastor.
Jesus
entra, não para melhorar o curral, nem para levar todas as ovelhas para fora,
mas para pegar “Suas próprias ovelhas” do curral judaico e levá-las para
fora, para fora do curral judaico.
Há a
figura do transporte espiritual do rebanho de Israel para o aprisco único de Jesus!
Sim! Os
rebanhos serão unificados, para além da consanguinidade, mas agora pela ação do
nascer do Espírito (a lei do Espírito de vida).
De submissos
à Nomia (Lei mosaica), a livres no Pastor de nossas almas:
Romanos 8:1-3
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que
não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do
Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da
morte. Porquanto o que era impossível à lei.
Os dois
rebanhos
Gálatas 3: 7;9;26-29 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos
de Abraão. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente
Abraão. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos
quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não
há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque
todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência
de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
O texto
de João 10 deve ser entendido no contexto próximo que está no capítulo
9, no qual Jesus alerta aos fariseus que eles eram como condutores cegos
conduzindo um povo cego. Ou seja, os fariseus e seus líderes não eram os
pastores legitimados para introduzir as ovelhas de Israel porém, eram como
condutores cegos.
Jesus
indiretamente chama os líderes judaicos de cegos (vv. 40-41), vemos que o
início do capítulo 10 se refere ao aprisco da congregação
judaica nacional, às ovelhas de Israel.
Vemos,
aqui, a união de assuntos ao observar o final do capítulo 9 e início do
capítulo 10, onde a leitura flui naturalmente, as colocações dos personagens:
Porteiro, pastor, ovelhas, aprisco!
Personagens
tipológicas no texto:
O
Pastor enviado à Casa de Israel!
“Eu
não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mateus
15:24
Jesus é a porta das ovelhas, o único acesso para o
pecador alcançar a salvação e estabelecer a comunhão com Deus. Mas, Ele também
é o Único enviado como pastor a Casa de Israel para fazê-los retornar ao Pai.
João
10.1 ss — Na verdade, na verdade vos
digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por
outra parte, é ladrão e salteador.
10:1
Na verdade, na verdade vos digo...
Gr.: αμην
αμην λεγω υμιν ο,
Hebr.: אמן אמן אני אמר לכם.
2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o
pastor das ovelhas.
Mas,
havia o risco de algum pular a cerca e adentrar no aprisco.
Os
ladrões, nunca transpunham a porta para realizar seus intentos, mas faziam um
rombo na cerca, por onde penetravam e levavam as ovelhas.
O aprisco (Gr.: aule) das ovelhas representa a nação
de Israel.
“O redil, com os
judeus, era chamado דיר; e isto, como dizem os seus
autores (Maimon & Bartenora em Misn. Becorot, c. 9. seç. 7.),
era um recinto na forma de uma construção, feito de pedras, e por vezes, era
cercado com canas, e em que havia uma grande porta, em que o pastor corria para
dentro e para fora, quando ele levava, ou saía com as ovelhas. Na décima parte,
que era feito no redil, faziam uma pequena porta, para que dois cordeiros não
pudessem sair juntos; e a alusão aqui é ao cercado, e o “redil”
destina-se a igreja de Deus.”
É ladrão e salteador. As duas palavras
juntas κλεπτης (Gr.: kleptes)
e ληστης (Gr.: lestes) implicam a “disposição de
entregar-se à violência e não somente à desonestidade.” (Chave Linguística
do Novo Testamento Grego, p. 178)
O simbolismo
do aprisco enquanto espaço de segurança, assistência e pertencimento ao Corpo
de Cristo.
As
tarefas do pastor no oriente próximo eram:
-
ficar atentos aos inimigos que tentavam atacar o rebanho
-
defender o rebanho dos agressores
-
curar a ovelha ferida e doente
-
achar e salvar a ovelha perdida ou presa em armadilha
- amar
o rebanho, compartilhando sua vida e desta forma ganhando a sua confiança.
O Porteiro
do redil das ovelhas de Israel
O porteiro θυρωρος (Gr.: thuroros)
Aqui representa João Batista
João
Batista - 10:3 A este o porteiro abre,...
O Pastor,
dono da Ovelhas, aguardado:
Este entra
pela porta!
Jesus – Pastor, Rei, Libertador e Dono das ovelhas da
casa de Israel, Aquele que detém todos os direitos de entrar pela porta e sair
com Suas ovelhas.
‘aquele que seria manifestado em Israel’ como digno de ser chamado Messias e Salvador das
ovelhas de Israel, aquele que se qualificava em todos os pormenores a ponto de
ser acolhido pelo Porteiro, podendo assim entrar pela Porta da Casa
de Israel para fazer sair Suas ovelhas.
Os que
queriam dominar o povo de Israel:
Falsos
mestres - os falsos líderes e falsos
messias de Israel tentavam salvar a nação, as ovelhas de Israel, por outros
meios.
Muitos
vieram antes, mas não eram o esperado.
As
ovelhas de Israel - O Povo de Israel
Cristo
é a Porta de entrada no outro aprisco
Entendendo
o dupla colocação de Eu Sou A Porta:
2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o
pastor das ovelhas.
9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Mas,
na verdade Jesus introduziu a linguagem figurativa com um duplo e, portanto,
enfático “Eu sou”, seguido pelo comando “Eu vos digo” (verso 1), Ele também
introduz o que vem a seguir:
Ele se descreve como A Porta.
Ele não é a Porta de Israel, mas a Porta das
ovelhas.
Mas, contudo Jesus seria o remidor da sua Nação. A ótica
da lei da revelação divina é seguida: “primeiro ao judeu, e depois ao gentio.”
A própria Escritura Neotestamentária aponta isto,
ao descrever em Romanos a prioridade da revelação da Palavra aos judeus e a rejeição:
“Romanos 3:1-3 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a
utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as
palavras de Deus lhe foram confiadas. Pois quê? Se alguns foram incrédulos,
a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?”
Ele era o dono do rebanho
Cristo se identifica como a porta pois não há outra
forma de entrar nos rebanhos de Deus senão por ele.
Muitos
pastores dormiam na porta dos apriscos para garantir a segurança de suas
ovelhas. Provavelmente esse é o motivo de Jesus além de se identificar como a
porta das ovelhas. Ele é uma garantia de entrada e saída em segurança do
aprisco. Ele é uma fonte de vida abundante. Além disso, Cristo se identifica
como a porta pois não há outra forma de entrar nos rebanhos de Deus senão por
ele.
A Parábola
e a Igreja:
João
10.1 ss — Na verdade, na verdade vos
digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por
outra parte, é ladrão e salteador.
sobe (por cima da cerca) por outra parte –
não vindo dos pastos ou da casa do pastor (ἀλλαχόθεν), mas
pensando apenas em si mesmo, ele faz seu próprio caminho e ultrapassa as
barreiras estabelecidas.
é
ladrão… é um ladrão que busca evitar ser
descoberto, e um assaltante que usa força aberta para atingir seus objetivos.
Para
“assaltante” (λῃστής),
veja João 18:40; Mateus 26:55 e paralelos; Lucas 10:30; e
para “ladrão” (κλέπτης), 12:6; 1Tessalonicenses 5:2 e seguintes. [Westcott,
1882] site Apologeta.
12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de
quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as
arrebata e dispersa.
13 — Ora, o mercenário foge, porque é
mercenário e não tem cuidado das ovelhas.
Muito usada
em pregações ela remete ao pastoreio de Jesus sobre a Igreja e o personagem que
vem como o ladrão e tenta enganar as ovelhas, como Satanás.
Mercenário – muitos tem se feito mercenário, pois veem o
rebanho como Comércio a ser explorado, o espoliado, e não se importa quando o
lobo vem para arrebatar as ovelhas. O que trabalha apenas pela recompensa e,
por isso, não tem uma conexão essencial com o rebanho.
1 Pedro 5:2,3
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não
por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo
pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de
exemplo ao rebanho.
Mercenário
é interessado em receber apenas a paga. O mercenário não precisa necessariamente ser mau
como o ladrão ou o assaltante. No entanto, seu interesse não está
principalmente nas ovelhas, mas no dinheiro. É por isso que o mercenário foge
assim que o perigo o ameaça. Ele não pensa nas ovelhas, não se importa com
elas. Ele só se preocupa com sua própria vida. Ele não tem nenhum
relacionamento com as ovelhas.
2 Pedro 2:3 E por
avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já
de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
Mercenário – o que age ou trabalha apenas por interesse
financeiro, por dinheiro ou algo que represente vantagens materiais;
interesseiro, venal.
μισθωτος
= misthotos; adj. Empregado – identificado como assalariado ou
empregado, representa o que acha que é apenas um empregado e não tem o dom
pastoral ou sentimento de cuidar como Davi fez ao deixar suas ovelhas aos cuidados
de um empregado quando foi à luta onde encontrou-se com o Golias., ali ele
tinha certeza, que o tal cuidador não era apenas um empregado, mas alguém com
zelo do que lhe foi confiado!
O Lobo,
o ladrão – o lobo, o ladrão é Satanás.
O porteiro
é o Espírito Santo.
O porteiro (Vulg. ostiarius) – o guardião a quem o
cuidado do aprisco é confiado em cada caso. Aqui o aprisco é a Igreja.
‘ostiarius’ -Foi originalmente usado no contexto das
primeiras igrejas cristãs para denotar os indivíduos responsáveis por controlar o acesso à igreja.
Assim,
a interpretação varia conforme o significado atribuído às “ovelhas” e ao
“pastor”.
Alguns
tendem a entender que a figura não deve ser explicada exclusivamente como sendo
o Espírito Santo, o Pai, Moisés ou João Batista, mas como o Espírito agindo
através de seus ministros designados em cada caso.
Podemos
até entender de maneira geral que os porteiros são aqueles que sob a ação do
Espírito Santo agem como João Batista e anunciam Jesus como o Pastor.
Fonte:
A
parábola do salteador e do pastor das ovelhas (Jo 10.1-21) - Phylippe Santos
Kingcomments
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