sexta-feira, maio 9

O Bom Pastor e suas Ovelhas Lição 6 - maio de 2025

O Bom Pastor e suas Ovelhas

Lição 6: Data: 11 de maio de 2025

Subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” (João 10.14).

Prática

Jesus é o Bom Pastor e nós, que pertencemos à sua Igreja, somos as ovelhas do seu rebanho.

Leitura - João 10.1-16.

1 — Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3 — A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.

4 — E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

5 — Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.

6 — Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.

7 — Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

8 — Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.

9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

10 — O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

11 — Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 — Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

14 — Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

15 — Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.

16 — Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Objetivos da Lição: 

I) Analisar que Jesus é a porta das ovelhas, o único acesso para o pecador alcançar a salvação e estabelecer a comunhão com Deus.;

II) Esclarecer o simbolismo do aprisco enquanto espaço de segurança, assistência e pertencimento ao Corpo de Cristo;

III) Diferenciar as atitudes do Bom Pastor dos comportamentos egoístas do mercenário.

Introdução:

João 10. 2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Um dos pontos que eu acho interessante ressaltar é compreender, além da questão sobre A Porta, O Pastor, as Ovelhas, o aprisco e outros pontos neste estudo, é entendermos que há no conteúdo do texto uma questão sobre quem é o pastor, quem é o povo, quem é o que entra pulando o muro.

Os debatedores, neste trecho da narrativa, estavam desde o episódio do cego, questionando qual era autoridade de Jesus, ao que Jesus no início do capítulo 10 lhes propõe uma parábola que eles não entenderam, a partir da explicação da parábola eles se colocaram como antes, como donos dos direitos (assim eles se viam ou se entendiam) como se lê desde o capítulo 8.

Descreveremos, ao longo deste subsídio, qual posição e que rebanhos aqui são definidos, qual é a figura do pastor ou pastores, quem é o porteiro, quem são as ovelhas, quem são os rebanhos.

Localizando na cultura - Pastor e rebanho.

Uma das coisas que mais impressiona aqueles que visitam Israel é a ida monitorada, a uma área onde há um aprisco, local de recolhimento de, curral ou cercado, muitas vezes feito de pedra, onde as ovelhas ficavam protegidas durante a noite.

Ali, se conhece como funcionava um aprisco. O que mais chama a atenção é a questão da porta. Primeiramente, só existe uma entrada verdadeira para o curral. Se alguém entrar por outro lugar não está entrando pela porta.

É ensinado que o pastor praticamente era a porta do redil, colocando a própria vida e corpo como impedimento ao acesso de quem queria trazer danos as ovelhas.

Também era o lugar ideal para, pela manhã, chamar as ovelhas, uma a uma, para as levar para pastagens previamente escolhidas.

Ele dormia na entrada do local de recolhimento das ovelhas de tal forma posicionado que se algum animal ou ladrão, tentasse roubar ou atacar uma rês ele seria imediatamente alertado pois estava na posição por onde entraria o atacante!

A hierarquia do aprisco determinava que havia os pastores, os sub-pastores e os porteiros jamais abririam a porta para estranhos, principalmente para ladrões e assaltantes.

Vamos considerar separadamente:

Aprisco e o Rebanho:

Em relação ao Aprisco, Cristo é a Porta;

Em relação ao Rebanho, Ele é o Bom Pastor. 

Veja: os pastores tinham de arriscar a própria vida para defender as ovelhas, pois, além de não existirem armas eficazes como as atuais, em geral eles eram pessoas pobres, dispondo apenas de um cajado para enfrentar os lobos e os ladrões. Tão frequentes eram os assaltos aos rebanhos, que os pastores costumavam se congregar para terem maior segurança e, à noite, recolhiam todas as ovelhas num grande redil. Um deles ficava de vigília, à entrada, e se revezavam ao longo das horas. O redil só tem uma Porta - (Revista Arautos do Evangelho, Maio/2014, n. 149, p. 8 à 15)

O aprisco era um local de proteção para as ovelhas – essa proteção poderia ser um lugar permanente ou temporário. Durante o frio, as ovelhas eram recolhidas a um aprisco ao anoitecer. Geralmente era construído de pedras com ramagens de roseiras silvestres, (Comentário histórico-cultural) e lá elas estavam protegidas do frio, dos ladrões e dos predadores. Os apriscos podiam ser uma parte do quintal de uma família, sendo cuidada sempre pelo proprietário e pastor das ovelhas, mas era comum também aprisco grandes e independentes, onde várias famílias mantinham suas ovelhas, contratando um “subpastor” para vigiar a porta e, eventualmente, cuidar delas.

Etimologia:

A etimologia é fundamental para bom entendimento dos personagens desta linda história bíblica e sobre atuação da atividade do pastor:

ποιμνη - poimne; n. f. rebanho (esp.) de ovelhas; do rebanho de Cristo, i.e., o conjunto daqueles que seguem a Jesus como seu guia e protetor

ποιμνιον - poimnion; n. n. rebanho (esp.) de ovelha; grupo de discípulos de Cristo.

προβατον - probaton - diminutivo προβατιον - probation; n. n. qualquer quadrúpede, animal domesticado acostumado a pastar, gado pequeno (op. Gado; comumente uma ovelha ou uma cabra - ovelha, este é sempre o sentido no NT.

θυρα - thura; n. f. porta; vestíbulo - usado de qualquer abertura como uma porta, entrada, caminho ou passagem - em uma parábola ou metáfora, porta através da qual as ovelhas entram e saem; nome daquele que traz salvação para aqueles que seguem a sua orientação; “uma porta aberta”: expressão usada.

מכלאה - mikla’ah ou מכלה - miklah; n. m. prisco, área cercada

αυλη - aule; n. f. entre os gregos do tempo de Homero, um espaço sem cobertura ao redor da casa, cercado por um muro, no qual estavam os abrigos para os animais. Daí, entre os orientais, aquele espaço aberto, sem telhado, cercado por um muro, em campo aberto, no qual ovelhas eram arrebanhadas durante a noite, um aprisco;

φαρισαιος – Pharisaios; os Fariseus reconheciam na tradição oral um padrão de fé e vida. Procuravam reconhecimento e mérito através da observância externa dos ritos e formas de piedade, tal como lavagens cerimoniais, jejuns, orações, e esmolas. Mantinham de forma persistente a fé na existência de anjos bons e maus, e na vinda do Messias; Eram inimigos amargos de Jesus e sua causa; foram, por outro lado, duramente repreendidos por ele por causa da sua avareza, ambição, confiança vazia nas obras externas, e aparência de piedade a fim de ganhar popularidade.

Diferença entre “as ovelhas” e “Suas ovelhas”.

Dessa forma, Ele separa as ovelhas umas das outras: de um lado, as que não O conhecem e, de outro, as que O conhecem.

Dois rebanhos:

João 10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

1-     O povo de Israel

2-    A Igreja ou os que seriam (agora já são) chamados como igreja, no Reino dos céus.

Essa diferença e essa separação agora se tornaram necessárias porque Israel, como povo, O rejeitou.

Mateus 10:6,7 Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

João 1:11-13 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Podemos, então distinguir a existência de dois rebanhos, um da casa de Israel e outro que será nascido do espírito e não por causa do sangue Abraãmico, o que fez os fariseus se considerarem ‘os donos’ por descendência, do rebanho de Israel. Estes dois serão um único rebanho do Sumo Pastor Jesus.

A palavra “rebanho” como vimos, acima, na etimologia, é a tradução correta do termo grego poimne (cf. Ez 34.20-24). “Todos (judeus e gentios) formarão um único rebanho sob um único Pastor”.

O motivo e o método de abordagem do rebanho marcam as diferenças entre o ladrão e o pastor.

Jesus entra, não para melhorar o curral, nem para levar todas as ovelhas para fora, mas para pegar “Suas próprias ovelhas” do curral judaico e levá-las para fora, para fora do curral judaico.

Há a figura do transporte espiritual do rebanho de Israel para o aprisco único de Jesus!

Sim! Os rebanhos serão unificados, para além da consanguinidade, mas agora pela ação do nascer do Espírito (a lei do Espírito de vida).

De submissos à Nomia (Lei mosaica), a livres no Pastor de nossas almas:

Romanos 8:1-3 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei.

Os dois rebanhos

Gálatas 3: 7;9;26-29 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

O texto de João 10 deve ser entendido no contexto próximo que está no capítulo 9, no qual Jesus alerta aos fariseus que eles eram como condutores cegos conduzindo um povo cego. Ou seja, os fariseus e seus líderes não eram os pastores legitimados para introduzir as ovelhas de Israel porém, eram como condutores cegos.

Jesus indiretamente chama os líderes judaicos de cegos (vv. 40-41), vemos que o início do capítulo 10 se refere ao aprisco da congregação judaica nacional, às ovelhas de Israel.

Vemos, aqui, a união de assuntos ao observar o final do capítulo 9 e início do capítulo 10, onde a leitura flui naturalmente, as colocações dos personagens:

Porteiro, pastor, ovelhas, aprisco!

Personagens tipológicas no texto:

O Pastor enviado à Casa de Israel!

“Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mateus 15:24

Jesus é a porta das ovelhas, o único acesso para o pecador alcançar a salvação e estabelecer a comunhão com Deus. Mas, Ele também é o Único enviado como pastor a Casa de Israel para fazê-los retornar ao Pai.

João 10.1 ss — Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

10:1 Na verdade, na verdade vos digo... 

Gr.: αμην αμην λεγω υμιν ο, 

Hebr.: אמן אמן אני אמר לכם.

2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

Mas, havia o risco de algum pular a cerca e adentrar no aprisco.

Os ladrões, nunca transpunham a porta para realizar seus intentos, mas faziam um rombo na cerca, por onde penetravam e levavam as ovelhas.

O aprisco (Gr.: aule) das ovelhas representa a nação de Israel.

“O redil, com os judeus, era chamado דיר; e isto, como dizem os seus autores (Maimon & Bartenora em Misn. Becorot, c. 9. seç. 7.), era um recinto na forma de uma construção, feito de pedras, e por vezes, era cercado com canas, e em que havia uma grande porta, em que o pastor corria para dentro e para fora, quando ele levava, ou saía com as ovelhas. Na décima parte, que era feito no redil, faziam uma pequena porta, para que dois cordeiros não pudessem sair juntos; e a alusão aqui é ao cercado, e o “redil” destina-se a igreja de Deus.”

É ladrão e salteador. As duas palavras juntas κλεπτης (Gr.: kleptes) e ληστης (Gr.: lestes) implicam a “disposição de entregar-se à violência e não somente à desonestidade.” (Chave Linguística do Novo Testamento Grego, p. 178) 

O simbolismo do aprisco enquanto espaço de segurança, assistência e pertencimento ao Corpo de Cristo.

As tarefas do pastor no oriente próximo eram:

- ficar atentos aos inimigos que tentavam atacar o rebanho

- defender o rebanho dos agressores

- curar a ovelha ferida e doente

- achar e salvar a ovelha perdida ou presa em armadilha

- amar o rebanho, compartilhando sua vida e desta forma ganhando a sua confiança.

O Porteiro do redil das ovelhas de Israel

O porteiro θυρωρος (Gr.: thuroros) Aqui representa João Batista

João Batista - 10:3 A este o porteiro abre,...

O Pastor, dono da Ovelhas, aguardado:

Este entra pela porta!

Jesus – Pastor, Rei, Libertador e Dono das ovelhas da casa de Israel, Aquele que detém todos os direitos de entrar pela porta e sair com Suas ovelhas.

‘aquele que seria manifestado em Israel’ como digno de ser chamado Messias e Salvador das ovelhas de Israel, aquele que se qualificava em todos os pormenores a ponto de ser acolhido pelo Porteiro, podendo assim entrar pela Porta da Casa de Israel para fazer sair Suas ovelhas.

Os que queriam dominar o povo de Israel:

Falsos mestres - os falsos líderes e falsos messias de Israel tentavam salvar a nação, as ovelhas de Israel, por outros meios.

Muitos vieram antes, mas não eram o esperado.

As ovelhas de Israel - O Povo de Israel

Cristo é a Porta de entrada no outro aprisco

Entendendo o dupla colocação de Eu Sou A Porta:

2 — Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

9 — Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

Mas, na verdade Jesus introduziu a linguagem figurativa com um duplo e, portanto, enfático “Eu sou”, seguido pelo comando “Eu vos digo” (verso 1), Ele também introduz o que vem a seguir:

Ele se descreve como A Porta.

Ele não é a Porta de Israel, mas a Porta das ovelhas. 

Mas, contudo Jesus seria o remidor da sua Nação. A ótica da lei da revelação divina é seguida: “primeiro ao judeu, e depois ao gentio.”

A própria Escritura Neotestamentária aponta isto, ao descrever em Romanos a prioridade da revelação da Palavra aos judeus e a rejeição: “Romanos 3:1-3 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?

Ele era o dono do rebanho

Cristo se identifica como a porta pois não há outra forma de entrar nos rebanhos de Deus senão por ele.

Muitos pastores dormiam na porta dos apriscos para garantir a segurança de suas ovelhas. Provavelmente esse é o motivo de Jesus além de se identificar como a porta das ovelhas. Ele é uma garantia de entrada e saída em segurança do aprisco. Ele é uma fonte de vida abundante. Além disso, Cristo se identifica como a porta pois não há outra forma de entrar nos rebanhos de Deus senão por ele.

A Parábola e a Igreja:

João 10.1 ss — Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

sobe (por cima da cerca) por outra parte  – não vindo dos pastos ou da casa do pastor (λλαχόθεν), mas pensando apenas em si mesmo, ele faz seu próprio caminho e ultrapassa as barreiras estabelecidas.

é ladrão… é um ladrão que busca evitar ser descoberto, e um assaltante que usa força aberta para atingir seus objetivos.

Para “assaltante” (λστής), veja João 18:40; Mateus 26:55 e paralelos; Lucas 10:30; e para “ladrão” (κλέπτης), 12:6; 1Tessalonicenses 5:2 e seguintes. [Westcott, 1882] site Apologeta.

12 — Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.

13 — Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

Muito usada em pregações ela remete ao pastoreio de Jesus sobre a Igreja e o personagem que vem como o ladrão e tenta enganar as ovelhas, como Satanás.

Mercenário – muitos tem se feito mercenário, pois veem o rebanho como Comércio a ser explorado, o espoliado, e não se importa quando o lobo vem para arrebatar as ovelhas. O que trabalha apenas pela recompensa e, por isso, não tem uma conexão essencial com o rebanho.

1 Pedro 5:2,3 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

Mercenário é interessado em receber apenas a paga. O mercenário não precisa necessariamente ser mau como o ladrão ou o assaltante. No entanto, seu interesse não está principalmente nas ovelhas, mas no dinheiro. É por isso que o mercenário foge assim que o perigo o ameaça. Ele não pensa nas ovelhas, não se importa com elas. Ele só se preocupa com sua própria vida. Ele não tem nenhum relacionamento com as ovelhas.

2 Pedro 2:3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Mercenário – o que age ou trabalha apenas por interesse financeiro, por dinheiro ou algo que represente vantagens materiais; interesseiro, venal.

μισθωτος = misthotos; adj. Empregado – identificado como assalariado ou empregado, representa o que acha que é apenas um empregado e não tem o dom pastoral ou sentimento de cuidar como Davi fez ao deixar suas ovelhas aos cuidados de um empregado quando foi à luta onde encontrou-se com o Golias., ali ele tinha certeza, que o tal cuidador não era apenas um empregado, mas alguém com zelo do que lhe foi confiado!

O Lobo, o ladrão – o lobo, o ladrão é Satanás.

O porteiro é o Espírito Santo.

O porteiro (Vulg. ostiarius) – o guardião a quem o cuidado do aprisco é confiado em cada caso. Aqui o aprisco é a Igreja.

‘ostiarius’  -Foi originalmente usado no contexto das primeiras igrejas cristãs para denotar os indivíduos responsáveis ​​por controlar o acesso à igreja.

Assim, a interpretação varia conforme o significado atribuído às “ovelhas” e ao “pastor”.

Alguns tendem a entender que a figura não deve ser explicada exclusivamente como sendo o Espírito Santo, o Pai, Moisés ou João Batista, mas como o Espírito agindo através de seus ministros designados em cada caso.

Podemos até entender de maneira geral que os porteiros são aqueles que sob a ação do Espírito Santo agem como João Batista e anunciam Jesus como o Pastor.

Fonte:

A parábola do salteador e do pastor das ovelhas (Jo 10.1-21) - Phylippe Santos

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Lições CPAD – maio 2025

Site Estudantes da Bíblia

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O Bom Pastor e o Aprisco de Israel – Biblioteca bíblica

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