O famoso ex-jogador de futebol e atual deputado federal Romário tem uma filhinha com a Síndrome a linda Yvi Bittencourt.
Pai de Ivy, de 6 anos, portadora da síndrome, ele destaca o seu amor à filha.
Sl.8. 2 Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força
E destaca como ela mudou sua vida.
“As crianças com síndrome de down são apaixonantes”.
“Passei a ser um pai melhor, uma pessoa melhor, ser mais compreensivo, entender com mais calma algumas coisas com que não tinha paciência”, contou.
“Papai do céu quando colocou a Ivy na minha vida, deu outro sentido a ela”.
O deputado federal promove nesta segunda um ato comemorativo à data no Congresso Nacional, em Brasília.
Quem tem síndrome de Down sofre de uma alteração no cromossomo 21.
Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës.
Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa.
Por isso, a data 21/03 é tão simbólica.
Daí a data 21/03
A pequena Ivy também ajuda na divulgação da causa da síndrome de Down.
O agora deputado federal teve em Ivy uma forte motivação para entrar na política.
O seu carro-chefe da campanha foi trabalhar por esta causa.
“Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse.
Dados:
Taxa de natalidade.
No Brasil mesmo sem dados oficiais do IBGE, sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome.
Números globais.
Os brasileiros portadores da síndrome devem passar da casa dos 20 milhões.
Falta muito para que estas pessoas tenham uma vida com mais facilidades. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais mais preparados pra ajudar a cuidar destas crianças mais que especiais.
Ocorre um caso de Down a cada 800 nascimentos - mulheres fora da faixa etária dos 19 aos 24 anos têm mais chances de dar à luz bebês com a anomalia genética.
Comemoração do Dia no Congresso.
A necessidade de o Estado e a iniciativa privada trabalharem em prol da inclusão social das pessoas com deficiência intelectual foi destacada pelos participantes do ato em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta segunda-feira.
Mais de 350 pessoas lotaram o auditório Nereu Ramos, na Câmara, durante o evento.
A vitoriosa Repórter com Síndrome.
A carioca Fernanda Honorato, conhecida como a primeira repórter down do Brasil, lembrou que, quando têm oportunidade, todos podem ser incluídos na sociedade.
"Minha carreira começou com uma reportagem que fiz com a cantora Maria Bethânia e foi publicada em uma coluna do jornal O Globo. É isto que a gente precisa: a chance de desenvolver nosso potencial”, afirmou.
A ginasta olímpica, Marianna Pagy, medalha de ouro nas Olimpíadas Especiais de Minnesota.
Atualmente, Fernanda participa do “Programa Especial”, da TV Brasil.
Engajamento
Idealizador do ato, o deputado Romário (PSB-RJ), que é pai de uma menina down, afirmou que a solenidade é uma tentativa de engajar a sociedade pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ele adiantou que não pretende apresentar novos projetos sobre o tema, mas vai trabalhar pela aprovação de propostas em tramitação na Casa, como a que concede a isenção do Imposto de Renda aos indivíduos com Síndrome de Down (PL 5761/09) .
Idealizador do ato, o deputado Romário (PSB-RJ), que é pai de uma menina down, afirmou que a solenidade é uma tentativa de engajar a sociedade pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ele adiantou que não pretende apresentar novos projetos sobre o tema, mas vai trabalhar pela aprovação de propostas em tramitação na Casa, como a que concede a isenção do Imposto de Renda aos indivíduos com Síndrome de Down (PL 5761/09) .
Participam da abertura do evento, além de Romário, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que tem um irmão down, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social de Sergipe, Eliane Aquino, que tem um filho com a síndrome e o senador Senador Lindbergh Farias, que também tem uma filha down.
Adaptação do site Mais você.
Agencia de Notícias, da Câmara dos deputados
Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira
Edição – Marcelo Oliveira
Viajar no Ar...Por cima do Alemão.
É...
Esta será a nova aventura e novo meio de condução dos moradores do Complexo do Alemão, após a instalação da UPP- Unidade Pacificadora.
Extra
Is.60.8 Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas para as suas janelas?
Teleférico do Complexo do Alemão.
Rm.5.20. ... onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Será o novo meio de locomoção coletiva, na Região!
O teleférico do Complexo do Alemão estava a todo vapor hoje pela manhã, como parte dos últimos testes antes da sua inauguração. A sua implantação foi inspirada no modelo utilizado com sucesso nas favelas de Bogotá - Colômbia.
Parabéns aos moradores, mais uma vitória do bem.
Formado por seis estações e 152 gôndolas - bondinhos -, por onde passarão cerca de 30 mil pessoas ao dia, o projeto deve começar a funcionar no fim de março.
Os testes foram feitos para comprovar a segurança no movimento das portas, peso, capacidade, velocidade, entre outros itens.
Cada gôndola poderá transportar até oito pessoas sentadas e duas em pé.
No acesso às partes mais altas do complexo, as cabines vão alcançar 170 metros de altura.
A extensão total do teleférico será de 3,4 quilômetros— um percurso que será feito em, no máximo, 19 minutos.
Hoje, um morador leva até uma hora, por exemplo, para ir do Morro do Adeus à Fazendinha, dois trechos do Complexo do Alemão.
De acordo com o governo do Estado, os moradores do complexo terão direito a uma viagem de ida e volta gratuita.
O teleférico será administrado pela Supervia e deve funcionar das 5h até meia-noite, integrando a comunidade à malha de transportes urbanos.
Muitos irmãos vão poder chegar nais cedo nos cultos e atender visitas e evangelização daquele lugar, que conheço desde jovem, no qual meu Pai Pr. José Bezerra Varela implantou inúmeras Congregações, hoje dirigidas pelo meu amigo de infância Pr. Jaime Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário