Israel no Plano da Redenção
Lição 8- CPAD
Estudo e subsídio Pr Osvarela
22 de Maio de 2016
TEXTO ÁUREO
"Porque
dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele
eternamente. Amém!" Romanos 11.36
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 9.1-5; 10.1-8;
11.1-5
Romanos 9.1 - Em Cristo digo a
verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito
Santo):
2
- tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.
3
- Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus
irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
4
- que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os
concertos, e a lei, e o culto, e as promessas;
5
- dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre
todos, Deus bendito eternamente. Amém!
Romanos 10.1 - Irmãos, o bom desejo
do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.
2
- Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com
entendimento.
3
- Porquanto,não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua
própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
4
- Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
5
- Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer
estas coisas viverá por elas.
6
- Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá
ao céu (isto é, a trazer do alto a Cristo)?
7
- Ou: Quem descerá ao abismo (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a
Cristo)?
8
- Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é
a palavra da fé, que pregamos,
Romanos 11.1 - Digo, pois:
porventura, rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum! Porque também eu sou
israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
2
- Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a
Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:
3
- Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu
fiquei, e buscam a minha alma?
4
- Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões, que não
dobraram os joelhos diante de Baal.
5
- Assim, pois, também agora neste tempo ficou um resto, segundo a eleição da
graça.
Redenção - s.f. Ato ou efeito de
redimir. / Teologia Resgate da humanidade pela morte de Jesus Cristo: o
mistério da Redenção (com letra maiúscula).
Λυτρωσις - lutrosis; n f. resgate, redenção;
livramento, esp. da penalidade do pecado.
αντιλυτρον - antilutron; n n. o que é dado em
troca por alguma coisa como preço de sua redenção, resgate.
απολυτρωσις - apolutrosis; n f. uma libertação
efetuada pelo pagamento de resgate; redenção, libertação; liberação obtida pelo
pagamento de um resgate.
λυτρον - lutron; n n. o preço da
redenção, resgate; pago pelos escravos, cativos; para o resgate da vida;
libertação de muitos da miséria e da penalidade de seus pecados.
גאלה - gêullah; n f. parentesco, redenção, direito de
redenção, preço de redenção
I - Seqüenciando a História
E Israel no Plano de Redenção Até a Plenitude
Deus
escolhe um povo: Deus chamou Abraão para ser uma bênção para toda a Terra.
Dele nasceria o povo de Israel. Pela promessa, Deus tiraria força da sua
fraqueza e abençoaria toda a humanidade caída.
|
(Gn
12.1-3)
|
Moisés
é encarregado da libertação do povo do Egito e da condução pelo deserto.
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Êxodo
2.25;3.7ss
|
Israel,
depois de instalado em Canaã, fecha-se no orgulho e auto-suficiência, e deixa
de ser uma bênção.
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Josué
17.13; Juízes 1.27,28;2.1 ss
|
Depois
do exílio punidor, na Babilônia, um remanescente fiel espera a libertação de
Deus, através do Messias.
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II
Reis 15.36;17; e outros
|
Deste
povo fraco, Deus levanta o Messias para cumprir suas promessas.
|
Isaías
61.1,2; Lc 7.21,22
|
Quadro montado, à partir do texto do
Estudo;
A Igreja no Plano Redentivo de Deus;
Rev. José Alves da Silva
Quando
Deus chama a Abraão era sob a visão de fazer deste uma árvore que pudesse
abrigar a todas as Nações. Genesis 12.2
“Farei de ti uma grande Nação,... e tu será uma benção”
que se estendia sobre as nações na promessa de Genesis 12.3 “Em ti serão
benditas todas as nações da Terra”.
Esta
promessa aparentemente e na forma de condução ao longo das eras se
consolidando, na época de Jesus se tornou motivo de excluir “as nações”, por
Israel, demonstrando que não fora entendida.
Eles deveriam se a fonte da
benção e não um poço de exclusividade
II - Introdução
O
papel de Israel deve ser visto com a visão do Plano de Deus para a Salvação e
resgate do Homem. A unificação do Plano de Salvação é vista ao longo de toda a
Bíblia e mostra que Deus, sempre, teve um Plano de resgate de todos os homens,
sem distinção de origem de nascimento.
“Onde não há grego, nem
judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.” Colossenses 3.11
Era
um Mistério a ser revelado, ainda que os Oráculos Divinos tenham sido dados aos
Judeus, entretanto não foi-lhes dado no período da ação da lei, por não ter
chegado a Plenitude.
“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu
beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas
as coisas, na dispensação da plenitude
dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios 1:9,10
Plenitude
Plenitude significa:
completo, pleno ou cheio. É o estado daquilo que foi feito na totalidade, que
atingiu a avaliação ou medida máxima.
Plenitude de Deus
No
sentido espiritual e religioso, fala-se em Plenitude de Deus, que consiste na
aceitação dos preceitos divinos para haver a redenção da alma humana. Através
de Jesus Cristo, que possui a plenitude divina, o homem também consegue atingir
o estado de plenitude e contínua satisfação. Na oração do apóstolo Paulo a
favor dos efésios, ele deseja que eles possam
"...conhecer o amor
de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda
a plenitude de Deus." Efésios 3:19
A
palavra – Plenitude - usada, por
Paulo, para desvendar, no tempo, quanto ao momento exato da consumação do Plano
Divino da Redenção da Humanidade é a chave do entendimento da atividade, uso e
Importância de Israel por Deus, no mistério da Redenção da Humanidade,
incluindo “os que estavam debaixo da lei”, ou seja o próprio Povo de
Israel.
“Mas, vindo a
plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher,
nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim
de recebermos a adoção de filhos.” Gal.
4:4–5
III - Israel e a Revelação
“Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da
circuncisão? Muita, em toda a
maneira, porque,
primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Pois quê? Se
alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? Onde está logo a jactância? É excluída.
Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem
é justificado pela fé sem as obras da lei. É
porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também
dos gentios, certamente” Romanos 3:1-3;
Romanos 3:27-29
Jactância – subs. fem - atitude
de alguém que se manifesta com arrogância e tem alta opinião de si mesmo;
vaidade, orgulho, arrogância; pretensão de bravura ou altos méritos e
conquistas; atitude de quem conta bravatas; fanfarrice. ETIM lat. 'ação de gabar';
-
jactância no hebraico - רַברְבָנוּת
É
importante reafirmar a posição e importancia de ser judeu, da Nação Israel, no
Plano Redentivo. Mas, precisamos posicionar esta importância, sem a jactância,
do que seria, quase um “direito”.
Assim,
ainda que haja uma vantagem inexorável em ser judeu, ou de Israel é importante,
como Paulo vai declarar que saibamos que há um mistério na ação do Plano da Redenção que por isto mesmo, Israel,
não entendeu, embora tenha cumprido, pelo bem, ou pelo mal, o seu, importante
papel, neste Plano de Redenção. Não
há que ter jactância, mas sem dúvida alguma, há um papel verdadeiro e real lhe
dado por Deus, dentro do Plano Redentivo.
“Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do
mistério de Cristo, O qual noutros
séculos não foi manifestado aos filhos
dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são
co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo
evangelho; ...A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de
anunciar entre os gentios... E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os
séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;
Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos
principados e potestades nos céus, Segundo o
eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor” Efésios 3:4-11
A
Bíblia apresenta a ação de Israel dentro do plano da Redenção demonstra que
Deus tem um plano unificado para a história. Neste
Israel tem o seu devido trabalho e importância, reforço, aqui, este papel.
Deus dentro de seus atributos, usando a Sua Onisciência,
sempre teve Seu Plano
de Redenção, desde o princípio, em seu Conselho ETERNO – Pai, Filho e Espírito
Santo, e neste plano já incluía Israel e com a determinação no “Aeon” e no kairós, para a chegada da
Plenitude:
“Lembrai-vos das coisas antigas; Eu Sou Deus e
não há outro, que declaro o fim desde o começo, desde os tempos antigos. ―Meu conselho
subsistirá.” Isaías
46:9–10.
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus
enviou seu Filho,
nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei,
a fim de recebermos a adoção de filhos.” Gálatas 4:4–5
Kairós [termo grego, inserido na Septuaginta, para tradução, em destaque em
Ec.3] seria o período ideal para a realização de uma coisa específica, que
pode ser um objeto, processo ou contexto. "Kairós" é um momento oportuno único, que pode estar presente
dentro do espaço de um tempo físico, determinado pelo Cronos [o conceito está relacionado com a ideia de tempo
cronológico e físico, como as horas, os minutos, os dias e etc.].
Kairós quando, assim entendido
pelos gregos, simbolizava a ideia de tempo momentâneo, uma oportunidade ou um
período específico para a realização de determinada atividade, por exemplo.
Kairós não era entendido como um tempo cronológico, mas sim como um momento no presente ideal para algo.
Entendendo que no Cristianismo, os termos kairós e cronos podem ser considerados são antagônicos, no sentido de um
significar o "tempo de Deus" (kairós) e o outro o "tempo dos humanos"
(cronos).
Def.: Kairós (καιρός)– “Tempo”, especialmente um “ponto no tempo”, “momento”, “tempo oportuno”,
“oportunidade favorável”, “ponto
justo”, “medida certa”, “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente
apropriado ou decisivo”.
Utilizado no contexto bíblico como o chamado
"Kairós de Deus, que não pode
ser medido, pois, de acordo com uma das passagens da Bíblia Cristã: "(...)
um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" 2 Pedro 3:8.
Chronos – “Tempo”, “período de
tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”.
Chronos serve inicialmente para a designação
formal de um espaço de tempo, ou ponto de tempo, refere-se ao tempo cronológico
ou sequencial que pode ser medido. Ele controlava o tempo desde o nascimento
até a morte, um pensamento Grego era que Chrono representava o tempo que
faltava para a morte, uma vez que era impossível fugir do mesmo, todos seriam
mais cedo ou mais tarde vencidos (devorados).
“E, como
aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim
também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá
segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:27,28
Em
síntese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em horas e suas
divisões e anos em suas divisões. Enquanto que o termo Kairós que descreve “o
tempo de Deus” não pode ser medido e sim vivido.
IV - Israel é Parte do Plano
de Redenção.
Como
entender esta participação é a proposta deste Estudo. Seria uma primeira versão
do que Deus pretendia fazer através da Igreja? Ou uma necessária forma de
entender o Plano de maneira coexistente, com a Nova Aliança?
Segundo
alguns teólogos o dualismo pode ser aplicado a relação entre Israel e a Igreja.
no sentido de : “Dualismo é um conceito religioso e filosófico que admite a
coexistência de dois princípios necessários”.
Poythress diz, sugerindo uma
pressuposição teológica provável, que chama de “raison d’etre” uma forma
de Hermenêutica, a chamada Hermenêutica literalista:
“O dualismo de Israel e
a Igreja e, de fato, o dualismo mais profundo determinado quando e onde o
dualismo hermenêutico do “literal é aplicado”.
Embora,
eu ache melhor o uso de dicotomia entre Israel e a Igreja, ao pressuposto
dualismo. Quando colocamos dicotomia como sendo, um todo, com duas partes e
dois elementos essenciais, como é definido, em alguns dicionários. Nenhum
teólogo pode deixar de fora a essencialidade de Israel no Plano de Redenção. No
sentido de que Deus não erra e é Senhor do Plano de Redenção.
Fonte:
Kairós
e Chronos, um entendimento sobre o tempo de Deus.
A
História da Salvação no Antigo Testamento - Vern Sheridan Poythress
Citações
no corpo do texto
A
Formação do Novo Israel – Hermes C.Fernandes
1ª Parte - Continuação
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