A Verdadeira Adoração
Lição 3 CPAD 20 de abril
de 2025
Subsídio
pastor professor Osvarela
Texto Áureo
“Deus é Espírito, e importa
que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24).
Prática
Adorar significa viver em total
rendição a Deus, entregando-nos plenamente a Ele.
Leitura Bíblica
João 4.5-7,9,10,19-24.
5 — Foi, pois, a uma
cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu
filho José.
6 — E estava ali a fonte
de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era
isso quase à hora sexta.
7 — Veio uma mulher de
Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
9 — Disse-lhe, pois, a
mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou
mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?
10 — Jesus respondeu e
disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e que é o que te diz: Dá-me de beber,
tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
19 — Disse-lhe a mulher:
Senhor, vejo que és profeta.
20 — Nossos pais adoraram
neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 — Disse-lhe Jesus:
Mulher, crê-me a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o
Pai.
22 — Vós adorais o que
não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 — Mas a hora vem, e
agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 — Deus é Espírito, e
importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Objetivos da Lição:
I) Esclarecer
aos alunos o diálogo de Jesus com a mulher samaritana;
II) Fazer
com que os alunos compreendam que a verdadeira adoração é um ato de rendição
total a Deus;
III)
Integrar os princípios da adoração bíblica à vida de
serviço e entrega a Deus.
Frase destaque: A
adoração a Deus não tem distinção seja no Novo Testamento ou Antigo Testamento,
adorar a Deus é um comportamento que sempre existiu e sempre existirá! Osvarela
Sugestão de leitura:
http://estudandopalavra.blogspot.com/2019/08/a-mordomia-da-adoracao-licao-6-cpad.html
Introdução:
"Adorar a Deus é
reconhecê-Lo como nosso Senhor, tanto nas palavras quanto nos atos. Senhor
de Nossa Vida! A Bíblia sempre utiliza o vocábulo "adoração" no
contexto de prostrar-se diante de Deus, quer literal, quer simbolicamente.
A adoração bíblica não é apresentada como algo apenas intelectual ou
verbal, mas como uma atitude de todo o nosso ser. Pode não envolver palavras,
mas sempre tem o significado de exaltar a Deus como Senhor.” Andrew
Fountain
5 — Foi, pois, a uma
cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu
filho José.
6 — E estava ali a fonte
de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era
isso quase à hora sexta.
9 — Disse-lhe, pois, a
mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou
mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?
A narrativa de João, ao introduzir
o diálogo destaca:
A Humanidade de Jesus - a chamada
evidência B no Evangelho de João - cansado.
A hora inusitada de buscar água (já
exaustivamente explanada em muitas predicas em nossos púlpitos)
A localização e a posição do
local em relação aos patriarcas – Fonte de Jacó – um local referenciado
indiretamente no AT em Genesis 33.18,20;48.2 ou Js 24.32, e pretensamente confirmado
aqui no texto de João.
O que chama atenção neste diálogo,
jamais ocorrido com outra pessoa no ministério de Jesus, é a coragem da mulher anônima,
em confrontar o mestre sobre a doação e lugar de adorar.
Ela era convicta, mesmo em
situação moral desfavorável argumentou com Jesus.
Jesus te
conhece e sabe todas as tuas intimidades, mas quer que você reporte a Ele toda
a Verdade de tua vida;
Saber que
falando a verdade de tua vida, Ele não vai te condenar, mas te abrir a tua
visão, quanto ao erro.
Jesus não veio para condenar o
pecador, mas protege e veio para Salvar o adorador! Osvarela
Muitos nos dias de hoje independente
de sua condição moral que está sendo lançada ao rés do piso mais baixo, querem
confrontar a Igreja e o próprio Jesus colocando-se como acima das palavras de
Jesus Cristo.
Mas, Jesus tem conhecimento de
seus atos e os revelará no momento adequado após ouvir cada um e colocar qual é
a ordem para que o Reino de Deus seja apropriado por todos nós.
A samaritana era conhecedora de (com
restrições pelo tempo):
A história/costumes de seu povo -
Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher
samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). João
4:9
O diálogo aponta:
Sobre a relação social em público
entre um homem e uma mulher, além de envolver acepção da cidadania de ambos.
No Oriente Médio, tal
pedido não teria nada de especial e a resposta seria positiva, mas a reação da
mulher foi de assombro (Jo 4:9). O próprio João explica o motivo da reação da
mulher, diz ele: “porque os judeus não se dão com os samaritanos” (Jo 4:9).
A sobre sua religião e confronto do
local de adoração, e servia segundo a sua própria ótica o mesmo Deus de Israel,
apenas o local de adoração era diferente.
19 — Disse-lhe a mulher:
Senhor, vejo que és profeta.
Mas, ela era educada e reconheceu
Jesus como profeta. E lhe reverenciou como tal.
João 4:25 A mulher disse-lhe: Eu
sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará
tudo.
Ela esperava o Messias .
A importância deste diálogo de
Jesus e a samaritana é um dos pontos altos do Evangelho de João e sua visão
sob ponto revelacional do apóstolo, ao apresentar Jesus e como João se esmerou
em mostrar ao longo de seu Evangelho uma universalização da apresentação
externa aos judeus, Jesus, à humanidade (tendo em vista que é um diálogo
externo aos judeus), na ótica não sinótica, Jesus como O Cristo de Deus, o
Messias prometido.
Historicidade:
A origem dos samaritanos na
Bíblia ocorre em três relatos que para ele possuem discrepâncias entre si, 2
Reis 17:24-33, 41; Esdras 4:1-5 e 2 Crônicas 30, com especial atenção aos
versos 6 e 7, sendo que este último estaria de acordo com 2 Reis 17: 34-40 e 2
Crônicas 34:9, no qual ele busca explicar essas contradições e observa que para
o autor de Crônicas os estrangeiros que foram transportados para Samaria e
aceitaram ao Deus de Israel como seu Deus, são considerados como israelitas e
membros da comunidade de adoradores do Deus de Israel. As três origens dos
samaritanos observadas e adotadas por este trabalho são as origens: ideológicas
e teológicas, étnica e política e por fim sua origem como povo misto e
sincrético.
A questão da adoração.
Etimologia
Uso uma expressão aramaica - סגד c^egid (aramaico); v.
prostrar-se, prestar homenagem, adorar
p ^elach (aramaico); v. servir,
adorar, reverenciar, ministrar para, prestar reverência a; prestar reverência a;
servir
Mas observando a língua neotestamentária - λατρευ ω - latreuo lat-ryoo’-o
de latris (criado assalariado); v.
servir por salário; servir, ministrar, os deuses ou seres humanos. Usado tanto
para escravos como para homens livres - no NT, prestar serviço religioso ou
reverência, adorar; desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a
Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração.
σεβομαι - sebomai;
v. reverenciar, adorar
Continuando:
A divisão do reino entre Roboão e Jeroboão – 1 Reis 12 ss (dois centros de cultos)– marca a divisão do culto e do local de adoração na era pós-davídica e pós-salomônica, que se junta a importação de estrangeiros para Samaria apontando para esta divisão e não aceitação dos samaritanos pelos judeus e a reciprocidade de não aceitação é verdadeira.
[a
rivalidade entre (desde Roboão e Jeroboão)estes dois povos. O reino do norte
ficou com as dez tribos e passa a ter a capital em Samaria onde foi construído
um templo no monte Gerazim.]
“Os
samaritanos representavam uma ofensa tão grande que eles nem queriam pôr os pés
na Samaria. Embora a rota mais curta atravessasse essa província, os judeus
nunca usavam esse caminho. Eles tinham a própria trilha, que ia ao norte da
Judéia, a leste do Jordão, entrando na Galileia. Jesus bem poderia ter seguido
por essa rota, muito usada, que unia a Judéia à Galileia.” John F. MacArthur, O
Evangelho Segundo Jesus
Um povo misto - constituído
pelos israelitas que viviam na região do reino do Norte e por estrangeiros que
para lá foram transportados pelo império assírio (cf. 2Rs 17:24-25; 2Cr 30:
6-9, 18-20; 31:1) após a destruição de Israel e sua capital Samaria em 722 AEC
(cf. 2Rs 17:24-41).
Por tudo isto este trecho dos
Evangelho é de extrema importância em todos os sentidos.
Quebra
de paradigmas
Evangelização
e conquista do coração dos samaritanos a e por Jesus
Jesus apontando
erro nas relações matrimoniais da mulher também quebra paradigmas de como
tratar estas pessoas
Vencendo
Preconceitos.
Preconceitos
impedem a verdadeira adoração!
“Disse-lhe
Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e
disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho
marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu
marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor,
vejo que és profeta.” João 4:16-19
A mulher,
venceu seus preconceitos para ouvir e adorar um homem judeu, o
reconhecendo como O Cristo, isto é importante para entender o sentido da
adoração verdadeira:
Vencer
qualquer barreira para adorar e reconhecer o senhorio do Senhor Jesus! Embora
todo o perfil da época da relação estagnada entre judeus e samaritanos, ela
aceitou conversar com um judeu, sem conhecê-lo e ainda debateu, segundo seu
conhecimento religioso quanto a vários subtemas sobre adoração.
Mais
importante do que a água que Jesus lhe ofereceu, ela manteve um padrão de
conversa em alto nível.
Não
escondeu sua verdadeira condição legal, como mulher; marginalizada; com vida
matrimonial destroçada.
Ela
demonstra que um coração com preconceitos, pode ser verdadeiro e tomado pela
sensação e conhecimento de Deus, para se tornar um Verdadeiro Adorador.
Embora o templo no Monte Gerizim
não seja mencionado na Bíblia, a adoração no Monte Gerizim é
mencionada aqui em João 4:19-24, no diálogo de Jesus com a mulher samaritana.
Templo do Monte Gerizim.
Estas ruínas pertenceram ao templo no Monte
Gerizim.
Foto: Amos Meron/CC by-SA 3.0.
Evidências arqueológicas mostram
que um templo foi construído no Monte Gerizim por volta de 450 a.C., durante o
período persa. O complexo do templo foi expandido durante o período
helenístico, por volta de 200 a.C., e funcionou até ser destruído pelos Macabeus
em 110 a.C.
O Diálogo:
Durante a conversa, ela pergunta
se as pessoas deveriam adorar em Gerizim ou em Jerusalém:
“A mulher
lhe disse: ‘Senhor, vejo que és profeta. Nossos antepassados adoraram
neste monte, mas tu dizes que o lugar onde se deve adorar é em Jerusalém’” (João 4:19-20, NVI).
A partir dessa passagem bíblica e de outros textos históricos, vemos que os samaritanos consideravam
o Monte Gerizim seu principal local de adoração.
A explicação joanina de adoração
nos lábios de Jesus:
João 4.21 — Disse-lhe
Jesus: Mulher, crê-me a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém
adorareis o Pai.
22 — Vós adorais o que
não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus.
23 — Mas a hora vem, e
agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
O conceito da palavra adoração é
ato ou efeito de adorar, render culto a alguém.
- adoração bíblica à vida de serviço -
A etimologia em suas versões de adorar, inclui
o termo servir, que lembra serviço; a língua inglesa usa com felicidade o office
ou ofício ou serviços se lido num ‘brasilês’.
10 — Jesus respondeu e
disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e que é o que te diz: Dá-me de beber,
tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
24 — Deus é Espírito, e
importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Elementos tipo no texto:
Água
Água viva (ver
pequeno anexo resumido, no final do texto) – este é um ponto sobre o qual já
escrevi algumas vezes e pude compreender em visita a Israel em um período de
festas e costumes tradicionais do povo judeu.
Cuidado com uma versão da Teologia contemporânea que distorceu o
sentido do uso e da chamada água viva, dada por importante pastor de outra
denominação!
A palavra água introduz o
tema do diálogo que vem a seguir, e no final se eleva para “significar a água
da vida eterna” (cf. 1.33; 2.6-7;3.5).27 Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber
Quem recebe água viva se torna um
verdadeiro adorador.
Parece fora de sentido água e
adoração, mas a água é elemento sacrificial de limpeza do homem e que o torna
apto a adorar verdadeiramente a Deus. O Logos ou a Palavra nos faz limpos – como
próprio evangelista escreve em :
Tito 3:5: "Ele
nos lavou para remover nossos pecados, nos fez nascer de novo.
João 15:3
Vós
já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Efésios
5:26-27: "para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água
por meio da palavra.
Deus quer homens e mulheres que O
adorem com o espírito dos samaritanos e a verdade dos judeus.
1. o lugar da
adoração,
2. o tempo da
adoração,
3. a busca dos
adoradores,
4. o verdadeiro
adorador,
5. a quem se deve
adorar,
6. o modo correto de
se adorar, etc.
Adoração tem sido confundida com
louvor, com glorias a Deus, aleluias.
Mas, adoração é algo que supera
em muito a tudo isto, que deve ser realizado.
Para ser verdadeiro adorador,
necessita de:
Deixar de ser um homem natural,
em um encontro com Jesus;
Ter confiança em falar com Jesus,
suas mais profundas intimidades;
Como a mulher samaritana, devemos
olhar para nossa vida, todos os nossos defeitos e falhas, e entender que só
Ele, Jesus está disposto a nos ensinar o local de adoração, a forma de
adoração, e mudar nosso comportamento, nossa mentalidade e não questionar e
ainda por cima esquecer de nosso passado, compreendemos que o sacrifício na
cruz é muito grande para ficarmos sem adorar, é o momento e a via que devemos
agradecer a Deus, em outras palavras, adorar.
Quem adora, como mostra a mulher
samaritana deve conhecer as Escrituras.
Entenda: “aprimorar” nossa
adoração a Deus é a leitura bíblica. Através do aprendizado das escrituras
sagradas podemos compreender os feitos de Deus desde os tempos antigos, e como
Ele permanece fiel.
Observação:
Não confunda
louvor com adoração, louvor faz parte da
adoração, mas não é tudo na adoração!
23 — Mas a hora vem, e
agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em
verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 — Deus é Espírito, e
importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Fases da
Adoração:
Em espírito
Em verdade
É tempo
de adoração verdadeira!
Não
existe uma adoração genuína baseada na ignorância
ou no que não se conhece. Tais práticas levam ao fanatismo ou ao legalismo
humanístico. Por outro lado, os judeus, com quem Jesus se identificava, são
reconhecidos como o instrumento da revelação de Deus: Nós adoramos o que
sabemos porque a salvação vem dos judeus
Fonte:
Lição CPAD – Abril 2025
Site Estudantes da Bíblia
O Templo no Monte Gerizim – Na
Bíblia e na Arqueologia - Adoração em templos antigos - Megan
Sauter [The Temple on Mount Gerizim—In
the Bible and Archaeology - Worship at ancient temples - Megan Sauter]
PRAXIS
TEOLÓGICA Temática Livre - eletrônico (ISSN 2317-0573); https://doi.org/
10.25194/2317-0573.2022v18n1.e1558
O Evangelho Segundo JOÃO -
Joseph H. Mayfield (Comentário Beacon)
Dicionário Strong
A verdadeira adoração samaritana
- 29 de agosto de 2011 - Nilson Pereira de Moura - pastor da equipe pastoral da
ICB. Bacharel em Teologia pela FTBB com concentração em Ministério Pastoral.
Os Samaritanos: Uma Análise
Bíblico-Histórica Rui São José Gonçalves de Oliveira - Daltton Rodrigues Lima
A mulher samaritana e seu ato de
adoração - 4 de fevereiro de 2022 - Dudi Aline
Biblia.org
ANEXO –
ÁGUA VIVA
Água
viva – já definimos em uma das nossas edições o que são águas vivas Água
abundante de sai de uma fonte ou nascente, transcrevemos, abaixo:
A tipologia aponta para o Dia de
Pentecostes, em Jerusalém, naquele dia apenas para quase 120 pessoas o rio
começou, como as águas da fonte nascente de um rio, que vai se tornando
caudaloso, ao correr, assim representa “a água da vida que procede ao trono de
Deus e do Cordeiro”.
João 7:10- Jesus respondeu e
disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de
beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João 7:11- Disse-lhe a mulher:
Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água
viva?
“Porque em ti está o manancial da
vida; na tua luz veremos a luz.” Salmos 36:9
ὕδωρ ζῶν. “Água
viva”
é a água que sai de uma nascente ou fonte, ao contrário da água no Poço de
Jacó, que foi devido a percolação e chuva, sendo coletada em uma espécie de
cisterna ou poço (τὸ φρέαρ, v. 12). Esta era uma
boa água, mas não tinha as virtudes da água “corrente” ou “vivente”, como
sempre foi preferida, especialmente para propósitos de purificação (Gên. 26:19,
Lev. 14: 5, Nm. 19:17).
O que representa a água viva na
Bíblia?
No cristianismo, o termo Água da
Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do
Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de
João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo.
A água que Isaque encontrou nos
poços de Abraão foi chamada de Mayim Hayim. Surpreendentemente, as palavras
hebraicas para "água corrente" aqui são Água viva (מים חיים –
Mayim Hayim; Água da vida). É verdade, no plano físico Mayim Hayim pode ser
água corrente e neste sentido a tradução está correta. Mas estas palavras
também têm um significado espiritual muito profundo que é completamente perdido
na tradução. A importância das palavras ‘Mayim Hayim’ não pode ser
subestimada. Toda vez que uma dessas palavras é utilizada por profetas no ‘Tanach’,
ou por Jesus no Novo Testamento, sempre se referem ao plano espiritual – a
Água da Vida, que sozinha pode saciar a sede de nossos corações. Helen
Roberts, Virginia, Estados Unidos
Águas vivas ou Água viva. (מַיִם חַיִּים)
A expressão águas vivas… Maim
chaiim
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