quinta-feira, abril 17

A Verdadeira Adoração Lição 3 Adultos - CPAD 20 de abril de 2025

A Verdadeira Adoração

Lição 3 CPAD 20 de abril de 2025

Subsídio pastor professor Osvarela

Texto Áureo

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24).

Prática

Adorar significa viver em total rendição a Deus, entregando-nos plenamente a Ele.

Leitura Bíblica

João 4.5-7,9,10,19-24.

5 — Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.

6 — E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.

7 — Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.

9 — Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?

10 — Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e que é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

19 — Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

20 — Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.

21 — Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22 — Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus.

23 — Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 — Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Objetivos da Lição: 

I) Esclarecer aos alunos o diálogo de Jesus com a mulher samaritana;

II) Fazer com que os alunos compreendam que a verdadeira adoração é um ato de rendição total a Deus;

III) Integrar os princípios da adoração bíblica à vida de serviço e entrega a Deus.

Frase destaque: A adoração a Deus não tem distinção seja no Novo Testamento ou Antigo Testamento, adorar a Deus é um comportamento que sempre existiu e sempre existirá! Osvarela

Sugestão de leitura:

http://estudandopalavra.blogspot.com/2019/08/a-mordomia-da-adoracao-licao-6-cpad.html

Introdução:

"Adorar a Deus é reconhecê-Lo como nosso Senhor, tanto nas palavras quanto nos atos. Senhor de Nossa Vida! A Bíblia sempre utiliza o vocábulo "adoração" no contexto de prostrar-se diante de Deus, quer literal, quer simbolicamente. A adoração bíblica não é apresentada como algo apenas intelectual ou verbal, mas como uma atitude de todo o nosso ser. Pode não envolver palavras, mas sempre tem o significado de exaltar a Deus como Senhor.” Andrew Fountain

5 — Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.

6 — E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta.

9 — Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)?

A narrativa de João, ao introduzir o diálogo destaca:

A Humanidade de Jesus - a chamada evidência B no Evangelho de João -  cansado.

A hora inusitada de buscar água (já exaustivamente explanada em muitas predicas em nossos púlpitos)

A localização e a posição do local em relação aos patriarcas – Fonte de Jacó – um local referenciado indiretamente no AT em Genesis 33.18,20;48.2 ou Js 24.32, e pretensamente confirmado aqui no texto de João.

O que chama atenção neste diálogo, jamais ocorrido com outra pessoa no ministério de Jesus, é a coragem da mulher anônima, em confrontar o mestre sobre a doação e lugar de adorar.

Ela era convicta, mesmo em situação moral desfavorável argumentou com Jesus.

Jesus te conhece e sabe todas as tuas intimidades, mas quer que você reporte a Ele toda a Verdade de tua vida;

Saber que falando a verdade de tua vida, Ele não vai te condenar, mas te abrir a tua visão, quanto ao erro.

Jesus não veio para condenar o pecador, mas protege e veio para Salvar o adorador! Osvarela

Muitos nos dias de hoje independente de sua condição moral que está sendo lançada ao rés do piso mais baixo, querem confrontar a Igreja e o próprio Jesus colocando-se como acima das palavras de Jesus Cristo.

Mas, Jesus tem conhecimento de seus atos e os revelará no momento adequado após ouvir cada um e colocar qual é a ordem para que o Reino de Deus seja apropriado por todos nós.

A samaritana era conhecedora de (com restrições pelo tempo):

A história/costumes de seu povo - Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). João 4:9

O diálogo aponta:

Sobre a relação social em público entre um homem e uma mulher, além de envolver acepção da cidadania de ambos.

No Oriente Médio, tal pedido não teria nada de especial e a resposta seria positiva, mas a reação da mulher foi de assombro (Jo 4:9). O próprio João explica o motivo da reação da mulher, diz ele: “porque os judeus não se dão com os samaritanos” (Jo 4:9).

A sobre sua religião e confronto do local de adoração, e servia segundo a sua própria ótica o mesmo Deus de Israel, apenas o local de adoração era diferente.

19 — Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

Mas, ela era educada e reconheceu Jesus como profeta. E lhe reverenciou como tal.

João 4:25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Ela esperava o Messias .

A importância deste diálogo de Jesus e a samaritana é um dos pontos altos do Evangelho de João e sua visão sob ponto revelacional do apóstolo, ao apresentar Jesus e como João se esmerou em mostrar ao longo de seu Evangelho uma universalização da apresentação externa aos judeus, Jesus, à humanidade (tendo em vista que é um diálogo externo aos judeus), na ótica não sinótica, Jesus como O Cristo de Deus, o Messias prometido.

Historicidade:

A origem dos samaritanos na Bíblia ocorre em três relatos que para ele possuem discrepâncias entre si, 2 Reis 17:24-33, 41; Esdras 4:1-5 e 2 Crônicas 30, com especial atenção aos versos 6 e 7, sendo que este último estaria de acordo com 2 Reis 17: 34-40 e 2 Crônicas 34:9, no qual ele busca explicar essas contradições e observa que para o autor de Crônicas os estrangeiros que foram transportados para Samaria e aceitaram ao Deus de Israel como seu Deus, são considerados como israelitas e membros da comunidade de adoradores do Deus de Israel. As três origens dos samaritanos observadas e adotadas por este trabalho são as origens: ideológicas e teológicas, étnica e política e por fim sua origem como povo misto e sincrético.

A questão da adoração.

Etimologia

Uso uma expressão aramaica - סגד  c^egid (aramaico); v. prostrar-se, prestar homenagem, adorar

p ^elach (aramaico); v. servir, adorar, reverenciar, ministrar para, prestar reverência a; prestar reverência a; servir

Mas observando a língua neotestamentária  - λατρευ ω - latreuo lat-ryoo’-o

de latris (criado assalariado); v. servir por salário; servir, ministrar, os deuses ou seres humanos. Usado tanto para escravos como para homens livres - no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar; desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração.

σεβομαι - sebomai; v. reverenciar, adorar

Continuando:

A divisão do reino entre Roboão e Jeroboão – 1 Reis 12 ss (dois centros de cultos)– marca a divisão do culto e do local de adoração na era pós-davídica e pós-salomônica, que se junta a importação de estrangeiros para Samaria apontando para esta divisão e não aceitação dos samaritanos  pelos judeus e a reciprocidade de não aceitação é verdadeira.

[a rivalidade entre (desde Roboão e Jeroboão)estes dois povos. O reino do norte ficou com as dez tribos e passa a ter a capital em Samaria onde foi construído um templo no monte Gerazim.]

“Os samaritanos representavam uma ofensa tão grande que eles nem queriam pôr os pés na Samaria. Embora a rota mais curta atravessasse essa província, os judeus nunca usavam esse caminho. Eles tinham a própria trilha, que ia ao norte da Judéia, a leste do Jordão, entrando na Galileia. Jesus bem poderia ter seguido por essa rota, muito usada, que unia a Judéia à Galileia.” John F. MacArthur, O Evangelho Segundo Jesus

Um povo misto - constituído pelos israelitas que viviam na região do reino do Norte e por estrangeiros que para lá foram transportados pelo império assírio (cf. 2Rs 17:24-25; 2Cr 30: 6-9, 18-20; 31:1) após a destruição de Israel e sua capital Samaria em 722 AEC (cf. 2Rs 17:24-41).

Por tudo isto este trecho dos Evangelho é de extrema importância em todos os sentidos.

         Quebra de paradigmas

         Evangelização e conquista do coração dos samaritanos a e por Jesus

Jesus apontando erro nas relações matrimoniais da mulher também quebra paradigmas de como tratar estas pessoas

Vencendo Preconceitos.

Preconceitos impedem a verdadeira adoração!

“Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.” João 4:16-19

A mulher, venceu seus preconceitos para ouvir e adorar um homem judeu, o reconhecendo como O Cristo, isto é importante para entender o sentido da adoração verdadeira:

Vencer qualquer barreira para adorar e reconhecer o senhorio do Senhor Jesus! Embora todo o perfil da época da relação estagnada entre judeus e samaritanos, ela aceitou conversar com um judeu, sem conhecê-lo e ainda debateu, segundo seu conhecimento religioso quanto a vários subtemas sobre adoração.

Mais importante do que a água que Jesus lhe ofereceu, ela manteve um padrão de conversa em alto nível.

Não escondeu sua verdadeira condição legal, como mulher; marginalizada; com vida matrimonial destroçada.

Ela demonstra que um coração com preconceitos, pode ser verdadeiro e tomado pela sensação e conhecimento de Deus, para se tornar um Verdadeiro Adorador.

Embora o templo no Monte Gerizim não seja mencionado na Bíblia, a adoração no Monte Gerizim é mencionada aqui em João 4:19-24, no diálogo de Jesus com a mulher samaritana.

Templo do Monte Gerizim. 

Estas ruínas pertenceram ao templo no Monte Gerizim.
Foto: Amos Meron/CC by-SA 3.0.

Evidências arqueológicas mostram que um templo foi construído no Monte Gerizim por volta de 450 a.C., durante o período persa. O complexo do templo foi expandido durante o período helenístico, por volta de 200 a.C., e funcionou até ser destruído pelos Macabeus em 110 a.C.

O Diálogo:

Durante a conversa, ela pergunta se as pessoas deveriam adorar em Gerizim ou em Jerusalém:

“A mulher lhe disse: ‘Senhor, vejo que és profeta. Nossos antepassados ​​adoraram neste monte, mas tu dizes que o lugar onde se deve adorar é em Jerusalém’” (João 4:19-20, NVI).

A partir dessa passagem bíblica e de outros textos históricos, vemos que os samaritanos consideravam o Monte Gerizim seu principal local de adoração.

A explicação joanina de adoração nos lábios de Jesus:

João 4.21 — Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22 — Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus.

23 — Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

O conceito da palavra adoração é ato ou efeito de adorar, render culto a alguém. 

 - adoração bíblica à vida de serviço -

 A etimologia em suas versões de adorar, inclui o termo servir, que lembra serviço; a língua inglesa usa com felicidade o office ou ofício ou serviços se lido num ‘brasilês’.

10 — Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e que é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

24 — Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Elementos tipo no texto:

Água

Água viva (ver pequeno anexo resumido, no final do texto) – este é um ponto sobre o qual já escrevi algumas vezes e pude compreender em visita a Israel em um período de festas e costumes tradicionais do povo judeu.

Cuidado com uma versão da Teologia contemporânea que distorceu o sentido do uso e da chamada água viva, dada por importante pastor de outra denominação!

A palavra água introduz o tema do diálogo que vem a seguir, e no final se eleva para “significar a água da vida eterna” (cf. 1.33; 2.6-7;3.5).27 Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber

Quem recebe água viva se torna um verdadeiro adorador.

Parece fora de sentido água e adoração, mas a água é elemento sacrificial de limpeza do homem e que o torna apto a adorar verdadeiramente a Deus. O Logos ou a Palavra nos faz limpos – como próprio evangelista escreve em :

Tito 3:5: "Ele nos lavou para remover nossos pecados, nos fez nascer de novo.

João 15:3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Efésios 5:26-27: "para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água por meio da palavra.

Destacamos que além do principal, a adoração, há subtemas sobre:

Deus quer homens e mulheres que O adorem com o espírito dos samaritanos e a verdade dos judeus.

1.   o lugar da adoração,

2.  o tempo da adoração,

3.  a busca dos adoradores,

4.  o verdadeiro adorador,

5.  a quem se deve adorar,

6.  o modo correto de se adorar, etc.

Adoração tem sido confundida com louvor, com glorias a Deus, aleluias.

Mas, adoração é algo que supera em muito a tudo isto, que deve ser realizado.

Para ser verdadeiro adorador, necessita de:

Deixar de ser um homem natural, em um encontro com Jesus;

Ter confiança em falar com Jesus, suas mais profundas intimidades;

Como a mulher samaritana, devemos olhar para nossa vida, todos os nossos defeitos e falhas, e entender que só Ele, Jesus está disposto a nos ensinar o local de adoração, a forma de adoração, e mudar nosso comportamento, nossa mentalidade e não questionar e ainda por cima esquecer de nosso passado, compreendemos que o sacrifício na cruz é muito grande para ficarmos sem adorar, é o momento e a via que devemos agradecer a Deus, em outras palavras, adorar.

Quem adora, como mostra a mulher samaritana deve conhecer as Escrituras.

Entenda: “aprimorar” nossa adoração a Deus é a leitura bíblica. Através do aprendizado das escrituras sagradas podemos compreender os feitos de Deus desde os tempos antigos, e como Ele permanece fiel.

Observação:

Não confunda louvor com adoração,  louvor faz parte da adoração, mas não é tudo na adoração!

23 — Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 — Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Fases da Adoração:

Em espírito

Em verdade

É tempo de adoração verdadeira!

Não existe uma adoração genuína baseada na  ignorância ou no que não se conhece. Tais práticas levam ao fanatismo ou ao legalismo humanístico. Por outro lado, os judeus, com quem Jesus se identificava, são reconhecidos como o instrumento da revelação de Deus: Nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus

Fonte:

Lição CPAD – Abril 2025

Site Estudantes da Bíblia

O Templo no Monte Gerizim – Na Bíblia e na Arqueologia - Adoração em templos antigos -  Megan Sauter  [The Temple on Mount Gerizim—In the Bible and Archaeology - Worship at ancient temples - Megan Sauter] PRAXIS TEOLÓGICA Temática Livre - eletrônico (ISSN 2317-0573); https://doi.org/ 10.25194/2317-0573.2022v18n1.e1558

O Evangelho Segundo JOÃO - Joseph H. Mayfield (Comentário Beacon)

Dicionário Strong

A verdadeira adoração samaritana - 29 de agosto de 2011 - Nilson Pereira de Moura - pastor da equipe pastoral da ICB. Bacharel em Teologia pela FTBB com concentração em Ministério Pastoral.

Os Samaritanos: Uma Análise Bíblico-Histórica Rui São José Gonçalves de Oliveira - Daltton Rodrigues Lima

A mulher samaritana e seu ato de adoração - 4 de fevereiro de 2022 - Dudi Aline

Biblia.org

ANEXO – ÁGUA VIVA

                   Água viva – já definimos em uma das nossas edições o que são águas vivas Água abundante de sai de uma fonte ou nascente,  transcrevemos, abaixo:

A tipologia aponta para o Dia de Pentecostes, em Jerusalém, naquele dia apenas para quase 120 pessoas o rio começou, como as águas da fonte nascente de um rio, que vai se tornando caudaloso, ao correr, assim representa “a água da vida que procede ao trono de Deus e do Cordeiro”.

João 7:10- Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

João 7:11- Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

“Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” Salmos 36:9

δωρ ζν. “Água viva” é a água que sai de uma nascente ou fonte, ao contrário da água no Poço de Jacó, que foi devido a percolação e chuva, sendo coletada em uma espécie de cisterna ou poço (τ φρέαρ, v. 12). Esta era uma boa água, mas não tinha as virtudes da água “corrente” ou “vivente”, como sempre foi preferida, especialmente para propósitos de purificação (Gên. 26:19, Lev. 14: 5, Nm. 19:17).

O que representa a água viva na Bíblia?

No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo.

A água que Isaque encontrou nos poços de Abraão foi chamada de Mayim Hayim. Surpreendentemente, as palavras hebraicas para "água corrente" aqui são Água viva (מים חיים – Mayim Hayim; Água da vida). É verdade, no plano físico Mayim Hayim pode ser água corrente e neste sentido a tradução está correta. Mas estas palavras também têm um significado espiritual muito profundo que é completamente perdido na tradução. A importância das palavras ‘Mayim Hayim’ não pode ser subestimada. Toda vez que uma dessas palavras é utilizada por profetas no ‘Tanach’, ou por Jesus no Novo Testamento, sempre se referem ao plano espiritual – a Água da Vida, que sozinha pode saciar a sede de nossos corações. Helen Roberts, Virginia, Estados Unidos

Águas vivas ou Água viva. (מַיִם חַיִּים)

A expressão águas vivas… Maim chaiim

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