Ética e Valores cristãos
Um estudo mínimo para
Introdução do aluno ao Tema do 2º Trimestre da EBD 2018 – Lição CPAD
Autor: Pastor e Prof. Osvarela
“A legislação mosaica diz que todo crime
é um pecado, pelo qual o homem é responsável perante Deus, e não perante o
Estado”. Danrlei Levandowski Xavier
“Todas
as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me
são Lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” 1Coríntios 10.23
A temática Ética é uma temática cheia de linha
que podem, no mundo atual, mudar conforme pensam, os homens de acordo, com a
população e suas eras ou épocas e costumes,
Porém, a Ética Cristã ou mesmo, podemos dizer
mais extensamente, A Ética Divina, dada aos homens, não muda.
Tendo por princípio a Bíblia, a formação do
Mundo Antropológico reflui até a Criação do Homens, através do primeiro dele, Adão
e depois o casal, Adão e Eva.
Sendo assim, conforme o texto bíblico, a ética
comportamental dada aos homens, veio do próprio Criador:
“E disse Deus: Façamos o
homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do
mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre
todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à
imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26,27
Se
o homem recebeu de Deus A Vida, o mesmo recebeu do “ruach” o hálito soprado
da boca divina, o compartilhamento do conhecimento da justiça inerente ao
Criador!
Gn
3. 22 Então disse o Senhor Deus: “Eis
que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal”;
Assim,
Paulo vai ressaltar que, Ética é coisa humana, e Ética Humana, em todos os
seres, cristão, ou não, é baseada na Criação do Anthropos:
“I
Co 15.39,40 “Nem
toda a carne é uma mesma carne, mas uma
é a carne dos homens, e outra a carne
dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes
e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.”
Ao
homem, está definido uma formação com respeito a uso da ética, que é a forma de
determinará o relacionamento social, um Mandato divino da socialização (“E
Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a
terra” Gênesis 1:28) para o bem estar, e formação de agrupamentos eticamente
corretos, hoje quase impossível, (por isto, Deus determinou um Decálogo ao
Povo Escolhido, Israel) pela ação do pecado que cauterizou a mente humana:
“Porque do céu se
manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que
detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se
manifesta, porque Deus lho manifestou.” Romanos 1:18,19
Nesta
ótica, ressalto, em minha publicação:
O conhecimento do Bem e do Mal foi
proporcionado ao homem quando comeu do fruto da árvore, o que tornou o homem
igual a Deus, conhecedor do Bem e do Mal (Gn 3:22).
John Rawls:
é “a
doutrina segundo a qual há um conjunto irredutível de princípios básicos que
devemos pesar e comparar perguntando-nos qual equilíbrio, em nosso entendimento
mais refletido, é o mais justo” (JOHN RAWLS, 1999:30). Conhecia o pensamento clássico, em especial de
Platão e Aristóteles, porém não demonstrava o mesmo interesse e abertura para
com o pensamento cristão.
Rm 7. 19
“Porque
não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço”.
A Ética do dever discrimina as regras
do certo e errado moralmente, utilizando uma noção chamada “imperativo
categórico”.
Intuicionismo - Doutrina que privilegia a intuição no processo de
conhecimento. Este Intuicionismo, podemos inferir dele que á no conceito
bíblico o conhecimento inato, dado ao homem, pelo Criador, pelo qual, todo homem,
teve conhecimento, despertado, no período pós-adâmico, que já estava inserido
no DNA do Adam.
Deus não
queria que este start, fosse acionado, no Ser Humano, pelas suas graves consequências,
advindas do erro e da concupiscência que ele geraria.
O Intuicionismo moral,
defende a ideologia em que o Ser Humano é dotado de um conhecimento imediato
quanto ao que é correto ou não.
Já
escrevemos um livro (que está em impressão) sobre Ética Cristão.
Com
alguns capítulos, como abaixo:
3
– Os direitos fundamentais do homem
4
– O direito à vida
5
– O direito à liberdade
6
– O direito à segurança
7
– O direito à propriedade
8
– As relações entre o cidadão e o Estado
9
– As relações entre Igreja e Estado
O
Tema na realidade é diverso e infere na relação humana, com a visão cristão. Em
várias áreas:
Definição.
Ética
é termo do senso comum.
Está
presente no cotidiano de todos nós.
Presta-se
a justificativa para escolha de amizades, relações afetivas, empregos,
candidatos postos eletivos e muito mais. Neste senso comum é entendida como um
conjunto de atributos para uma convivência boa.
Ética serve como gabarito, ou
padrão, para todo organismo social, seja, na sociedade comum, ou na relação regida
por uma sociabilidade eivada de pensamento religioso, seja ele qual for.
Assim,
a Ética Cristã está inserida no meio da Igreja, mas não deveria estar limitada
à Igreja, pois a mesma é a Ética inserida no coração de todos os homens, desde
a Criação do Adam, como descrevemos, de maneira breve, acima.
“...,
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a
guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, ...” Mateus
28:19,20
Esta
Ética Cristã, é o que todos os crentes, no Senhor Jesus Cristo, devem comunicar,
a todos os Homens, pela pregação do Evangelho, como o Senhor Jesus Cristo, ensinou
desde o seu fundamento do Reino de Deus, no Sermão da Montanha:
Jamais,
conseguiremos ser totalmente “cristão”, se não observarmos o que Jesus
disse a Multidão neste discurso escrito por Mateus, em seu Evangelho:
Mateus
5:1-10
“E
Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se
dele os seus discípulos;
E,
abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados
os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados
os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados
os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados
os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados
os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados
os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados
os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados
os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos
céus;”
A
Ética cristã é, ou deveria ser, resposta certa para as dúvidas sobre a conduta
de cada um.
Senso
Comum - Senso
comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas
pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de
experiências, vivências e observações do mundo.
O
senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da
vida e passados de geração em geração.
É
um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo
comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O
senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência
humana nos mais variados aspectos.
Através
do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e
o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras
normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes
e decisões. Site Significados
Também
faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como
verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na
lua crescente para que cresçam mais rápido”. Este conhecimento foi usado
pelos antigos povos, pela observação da periodicidade de eventos terrestres ou celestiais,
levando a formação de grupo de pessoas chamadas de Profetas (não no sentido
bíblico), Astrólogos, como no Oriente mesopotâmico.
O
Senso comum, é aquilo que, o ser humano obtém, como conhecimento absorvido pela
convivência família, escolar, ou nos relacionamentos de vida. Como dissemos,
acima, este conhecimento vem formatado pelo afastamento do homem de Deus. E assim,
está “contaminado” pelo Pecado! Osvarela
“Na contramão deste senso
comum a ética serve como uma prática (práxis) de reflexão compartilhada sobre
as práticas, em que a razão busca o melhor argumento no sentido de um
aperfeiçoamento progressivo da convivência.” Clóvis de Barros Filho,
professor Livre-docente de Ética da ECA – USP.
A
Teologia Moral Cristã se construiu a partir dos fundamentos divinos.
Ele
fez aliança conosco para que n'Ele tenhamos vida. Por isso um dos conceitos
mais caros para a Teologia Moral Cristã é o conceito de dignidade humana. De
tudo o que Deus criou, o homem foi o que ele quis por si mesmo.
Como
descrito, acima, em continuidade, entendemos que - A Bíblia diz que Deus criou
o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1,26-27).
Desde
a Antiguidade, mais remota os homens estabeleceram normas, ou práticas de convivência,
para que os homens, pudessem conviver em sociedade, de tal maneira, que as
relações não tirassem os deveres e direitos de cada cidadão.
Assim,
conhecemos o famoso Código de Hamurabi, da Mesopotâmia, uma compilação de 282 leis
da antiga Babilônia (atual Iraque), composto por volta de 1772 a.C. Hamurabi é
o sexto rei da Babilônia, responsável por decretar o código conhecido com seu
nome, que sobreviveu até os dias de hoje em cópias parcialmente preservadas,
sendo uma na forma de uma grande estela (monolito) de tamanho de um
humano médio, além de vários tabletes menores de barro.
O
Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por
volta do século XVIII a.C, pelo rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica.
... O código é baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por
dente”.
O Código de Hamurabi é visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais
antiga de que se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada
lei de talião. Ele é pequeno, tendo em seu original três mil e seiscentas
linhas, sendo essas linhas ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos,
sendo que de alguns deles não há conhecimento completo de sua redação.
Assim,
vamos estabelecer a ideia dos Estatutos ou Normas de convivência.
Estatuto - A palavra estatuto refere-se a uma variedade de
normas jurídicas cuja característica comum é a de regular as relações de certas
pessoas que têm em comum pertencerem a um território ou sociedade. Normalmente,
os estatutos são uma forma de Direito Privado.
Estatuto (latim tardio *statutum) - s.m.
Lei orgânica ou regulamento de um Estado; Decreto, lei.
Estatutos – s.m.p. Regulamento ou lei orgânica que rege
um Estado.
Alan
Pallister conceitua em sua obra o termo, ao relatar que “a ética pode ser
definida como um conjunto de normas que orientam o comportamento e vivência em
sociedade”
Ética é um vocábulo que vem do
grego, ethos, com significados de costume, disposição, hábito. Da língua
latina, o termo ético vem de mos (mores), que tem o sentido de vontade,
costume, uso, regra.
Stanley
Grenz, Teólogo, corrobora ao citar a origem grega derivada de etheos,
com significância relacionada ao caráter de uma pessoa.
O
estudo da ética “parte do princípio de que o homem é livre e responsável”
para fazer suas escolhas acerca do que é “bem ou mal, certo ou errado”.
O
maior Estatuto, que supera e contém em algum sentido, a forma do Código de
Hamurabi, é o que a Bíblia nos ensina, e que foi dado, aos Judeus, povo Hebreu
oriundo, da Mesopotâmia, são, os Universalmente conhecidos e base do Direito em
todo o Mundo:
O Decálogo que, é o modelo a ser trabalhado e ampliado na Ética Cristã. Funcionando como molde para
construção da vida moral em sociedade.
“Decálogo”
é o termo grego usado para definir aquelas “dez palavras” fundamentais
que regem a moral bíblica, mas que contêm também os valores éticos gerais e
naturais.
λογιον
- logion;
n. n. breve elocução, oráculo divino (certamente porque os oráculos eram
geralmente breves), no NT, as palavras ou elocuções de Deus, dos
conteúdos da lei mosaica.
“Que vantagem, pois, tem o
judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em todo sentido;
primeiramente, porque lhe foram confiados os
oráculos de Deus.” Romanos 3:1,2
Claro
que o fato que essas “palavras” sejam Palavra de Deus comunicada sobre o
Sinai, o monte da aliança entre o Senhor e Israel, dá ao Decálogo uma qualidade
religiosa radical, e fundamental, confirmada sobretudo pelo Primeiro Mandamento
que tem três fórmulas:
1-
teológica (Não terás outros deuses…),
2-
pastoral (Não farás para ti ídolos nem
alguma imagem…) e
3-
litúrgica (Não ti prostrarás diante deles e
nem lhes servirás).
Segue-se
assim, ao decálogo em seu totum:
I.Não terás outros deuses diante
de mim.
II. Não farás para ti imagem de
escultura
III. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
IV. Lembra-te do dia do sábado,
para o santificar.
V. Honra a teu pai e a tua mãe,
VI. Não matarás.
VII. Não adulterarás.
VIII. Não furtarás.
IX. Não dirás falso testemunho
X. Não cobiçarás
A
questão espiritual, e moral presentes no decálogo, são Veterotestamentárias e vão
ser ampliadas e consolidadas em Jesus Cristo, com base no amor e na graça de
Deus.
O
que se consolida no Sermão, acima compartilhado em sua base, em Mateus 5:1-10.
O
Sermão da Montanha proferido por Jesus no Evangelho de Mateus, capítulos de
cinco a sete, vai expor em profundidade a aplicabilidade e o cumprimento da
Lei de Deus fundamentada no amor.
Modes destaca que a ética do
Sermão do Monte funciona como renovação dos Dez Mandamentos, e é base para as
lutas pelos direitos humanos na atualidade.
Nesta
perspectiva geral da conceituação do termo “ética”, visualiza-se que a
seriedade da aplicabilidade das normas que têm o objetivo de contribuir para
benefício social, a partir da docência, mesmo que de perspectiva secular, já
tem a contribuir com as relações comunitárias presentes no habitat social.
Considerar
a ética em sua praticidade vai possibilitar uma vivência mais justa e
equilibrada na sociedade. Ao mencionar a sustentação para a práxis da ética com
ênfase de fins espirituais, Pallister vai destacar a importância das bases para
a ética advindas de uma infraestrutura teológica com maior entendimento do que,
o corrente, no meio social que a maioria das pessoas têm.
A
importância de uma ética fundamentada nos valores cristãos da Lei divina e
ensinamentos de Jesus Cristo como melhor opção do que uma ética advinda de
valores filosóficos e iluministas.
A
ética cristã pode ser conceituada como “o estudo dos deveres humanos, de acordo
com “a vida e os ensinos de Jesus”.
Jesus
Cristo, através do seu modo de vida e exemplo, é a autoridade suprema da ética
cristã.
De
acordo com Geisler, a Ética Cristã considera o que é moralmente certo ou
errado para os cristãos, ou seja, de acordo com os ensinamentos de Jesus
Cristo.
1ª PARTE
TEXTO ÁUREO
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas
as coisas convêm; todas as coisas me são Lícitas, mas nem todas as coisas
edificam.” 1Coríntios 10.23
LEITURA
BÍBLICA
1Coríntios
10.1-13
1
ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da
nuvem, e todos passaram pelo mar.
2
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3
E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
4
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra
espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
5
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no
deserto.
6
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas
más, como eles cobiçaram.
7
Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O
povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
8
E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e
três mil.
9
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas
serpentes.
10
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo
destruidor.
11
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso,
para quem já são chegados os fins dos séculos.
12
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
13
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará
tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que
a possais suportar.
Bibliologia
Modes,
Josemar Valdir
Ética
Cristã No Exercício Da Docência, Christian Ethics in exercise of teaching, Jucineuza
de Alencar Pereira Chaves Cavalcanti
“Práticas
sociais: incentivo à educação e outras práticas como estímulo à relevância
social”
Revista
CPAD – Adultos – 2º Trimestre 2018
Apontamento
do Autor
Bíblia
on line
Dicionário
Strong
InfoEscola
Perfeccionismo
versus Intuicionismo e outras confusões de John Rawls
Intuicionismo
ético opõe-se a naturalismo? Francisco Limpo de Faria Queiroz
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