sexta-feira, julho 19

A Mordomia da Alma e do Espírito – 2ª Parte Lição 3 – CPAD º Trimestre 2019

A Mordomia da Alma e do Espírito – 2ª Parte
Lição 3 – CPAD º Trimestre 2019
Estudo Prof. Pr. Osvarela
Texto Áureo
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5.23
Gálatas 5.16-22,25                                                                      
16 - Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 - idolatria, feitiçarias, inimizades. porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
25 - Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Apoio Doutrinário:
CREMOS, professamos e ensinamos que o homem é uma criação de Deus: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente,[...] o ser humano é constituído de três substâncias, uma física, corpo, e duas imateriais, alma e espírito.[...] Rejeitamos a ideia de ser o corpo a prisão da alma e do espírito ou de ser inerentemente mau e insignificante, pois ele é templo do Espírito Santo e templo de Deus, uma vez que o Espírito Santo habita em nós.” Declaração de Fé das AD’s
A Declaração de Fé das AD’s ainda releva a questão da exegese de textos bíblicos que apontam sobre alma e espírito:
1 Coríntios 2.14-16; 3.1-4, o apóstolo Paulo mostra o homem “natural”, termo que literalmente quer dizer “pertencente à alma”, o homem carnal e o homem “espiritual”.
Assim, além do corpo o homem é formado por uma parte interna, denominada “homem interior”, composta do espírito e da alma. “Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” Lucas1.46,47.
“..., ainda que o nosso homem exterior (corpo)se corrompa, o interior (alma e espírito), contudo, se renova de dia em dia.” 2 Coríntios 4:16
O que traz confusão aos que acreditam na dicotomia do homem, como foi declarado na DFAD: na Bíblia diz a respeito da alma fala também do espírito, pois ambos deixam o corpo por ocasião da morte e sobrevivem a ela. 
Às vezes, o ser humano é tido como “corpo e alma”17 e, outras vezes, “corpo e espírito” distintos entre si. Deus é revelado como espírito e alma. mas, há distinção nas Escrituras sobre alma e espírito.
“E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)” 2 Coríntios 12:3
Essa interligação, às vezes, confunde os termos alma e espírito.
Entretanto, eles são distintos entre si. O Espírito Santo opera por meio do espírito humano: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16), uma forma de operação que se dá tão somente pelo espírito, não pela alma; somente o espirito humano pode adorar a Deus e dele, provém o desejo de buscar as coisas espirituais.
Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça” Isaías 26.9
“Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me espantavam” Daniel 7.15.
O batismo com o Espírito Santo só nos é concedido ao nosso espírito e serve para a alma orar.
Assim, como as Escrituras falam da alma, em “perder a sua alma”.
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt 16.26)
Em uma passagem Jesus declara que o anseio de atender a alma por seus desejos são baseados em vontade (alma) que sugere emoções, (ganância, usura, satisfação de ser poderoso, ter o amor as fazendas).
“E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12:18-20
O texto infere que o espírito do homem será tomado, e sua alma irá junto, pela ação da morte, pois são inseparáveis. “-o espírito é uma entidade distinta da alma, que, às vezes, é confundida com ela porque os dois elementos são inseparáveis e de substância imaterial. Morte significa “separação”.
O Homem:
Seu espírito é a parte de si que tem consciência de Deus e das coisas espirituais.
Sua alma é a parte de si que tem consciência de si mesmo.

Já seu corpo é a parte de si que tem consciência das coisas naturais.
Processo de regeneraçã, salvação e santificação:
Alma: Não é regenerada, mas restaurada (Tg 1.21) pela Palavra de Deus. 
Espírito: A santificação do espírito é inicial e imediata, a santificação progressiva tem seu lugar na alma e no corpo.
Portanto, temos que definir também o proccesso de salvação, regeneração e salvação do:
CORPO
– nosso corpo só será totalmente santificado depois de transformado (Rm 8.23 – Fl 2.21 – 1 Co 15.50-53). Até que isto aconteça, a santificação do corpo é o processo contínuo de sujeitar a carne (1 Co 9.27), guardar-se da imoralidade (1 Co 6.13-20 – 1 Ts 4.1-8) e usar adequadamente os membros do corpo. 
A santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir (Ef 4.25,29 – 1 Tm 2.9,10).L.Subirá, compilado 
INSERÇÃO: Resovi inserir este texto compilado pois entendi que muitos crentes e em especial alunos que estudam este trimestre na EBD ainda mantém em suas mentes, como que numa inconsciência do pensamento grego que o espírito é parte do corpo humano inatingível pelos erros (pecado):
"O primeiro aspecto da morte foi instantâneo, a morte espiritual. Na criação, Deus equipou o homem com um espírito. Ele formou o homem do pó da terra, soprou nele o fôlego de vida, que passou a ser o seu espírito e o homem tornou-se alma vivente (Gn2:7). A função do espírito humano é dar ao homem consciência e comunhão com Deus. Através dele Adão tinha percepção de Deus, podia conhecer a vontade divina e ter comunhão com Ele. Ao pecar, o homem morreu espiritualmente, seu espírito morreu."PIB Passo Fundo -RS
Na morte física do ser humano, alma e espírito são separados do corpo, mas nós, e todos os cristãos que partiram desse mundo são chamados de “espíritos dos justos aperfeiçoados” Hebreus 12.23.
“Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus”.Romanos 2.29
Na ação do gerente da terra, Adão, o pai de todos os viventes, pecado produziu conseqüências que se estendeu a toda humanidade. Assim, quando falamos da morte de Adão, não nos referimos à morte física, sim espiritual. O seu espírito morreu para o Eterno, esta morte se estendeu a todos os homens “naturais”.
O nascer de novo é no espírito – João 3.6 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”.
Assim, a regeneração atinge o espírito humano que estava morto, e é o homem, dito natural, e ressurge o espírito pela ação do Espírito Santo
1Coríntios 2.14 “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
- “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” João 4.23, 24.
O apóstolo Paulo nos ensina a orar:
“Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento1 Coríntios 14.15.
Primeiro - com espírito
Segundo – com entendimento, razão ou alma, centro de nosso entendimento.
“Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento”. Marcos 12.30.
..., todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obrasApocalipse 2.23.
16 - Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 - idolatria, feitiçarias, inimizades. porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Ao lermos o texto supra dele, podemos, após a noção de espírito e alma entender que a ação do Espírito se dá no espirito humano pela ação do Espírito Santo, que nos comunica a necessidade de estar presente em nossas vidas e tem ciúmes quando andamos em pecado.
Quanto a extinção das almas dos homens e dos animais, a verdade bíblica nos ensina que, a alma dos animais irracionais é extinta na morte deles, mas não é isso que acontece com os seres humanos.
É neste sentido que a ação da alma implica em intervenções na alma, como: tristeza, ansiedade, falta de desejo de envolver com as coisas de Deus, buscar coisas do mundo, pela concupiscência dos olhos:
“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” 1 João 2:16
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16
O pecado se inicia pelos olhos, sobe a mente e atinge a alma e corrompe o espírito humano, a Escritura nos ensina como combater e como agir, nestas circunstâncias.
“Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma;” 1 Pedro 2:11
“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:24
“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” Tiago 1:14
“Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15
O próprio Jesus na hora do Getsemani, em seu sofrimento dá-nos a entender onde estão as emoções, alma, e a decisão de atender pelo espirito do homem, e as dores, com a hematidrose, e na Cruz e pós a ressurreição, a tricotomia humana.
“Agora, a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isso vim a esta hora” João 12.27
“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” Lucas 24.39
“E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou” Lucas 23.46.
Se somos morada do Espírito Santo este testifica com nosso espírito, mesmo quando temos dificuldades quanto ao erro, como Paulo sentiu, mas como filhos este intercede por nós:
“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” Romanos 8.16.
Do espírito humano, provém o desejo de buscar as coisas espirituais.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26
Podemos entender que toda ação no mundo espiritual passa pelo corpo, mas quer atingir a área espiritual humana.

16 - Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.

Andar em Espírito não é a mesma coisa que andar em espírito, Espírito no qual devemos andar é na vontade do Espírito Santo é a isto que se refere o escritor Apóstolo Paulo.18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 - idolatria, feitiçarias, inimizades. porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
Deus quer que nesta mordomia da alma e do espírito os crentes e mesmo todos os homens, devem perseverar pela ação continuada de uma vida guiada pelo espírito Santo, que quer esse comunicar com o espirito humano, para o desviar do Mal.
Estas ações iniciadas nos olhos, pelo prazer das coisas discriminadas na lista paulina de Gálatas, que se juntam por ordem de manifestações agrupadas pelo Apóstolo Paulo:
19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: 
prostituição, impureza, lascívia,
20 - idolatria, feitiçarias, 
inimizades. porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - invejas, homicídios, 
bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
pelo que, por estas coisas contaminando nossa alma e espírito nos impedirão de acessar ao reino Eterno, por isto devemos guardar e exercer a Mordomia da Alma e do Espírito, às Luz das Escrituras!
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30
Destaco que Paulo, ao falar “sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”  Paulo está dizendo da “nomia” geral, e da moralidade explicita da Lei, que corrigia o homem, no seu aspecto corpóreo, mas isto revelava a sua saúde espiritual.
“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. [...] Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.” Gálatas 5:14-18
Pois, estamos debaixo da Graça, jamais poderíamos nos colocar de novo debaixo do jugo da Lei.
“..., estou perplexo a vosso respeito. Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, ... Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.” Gálatas 3:12,13; 4:20,21;5:4-6
“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14
EM EDIÇÃO - CONTINUA

Fonte:
Corpo e Alma – ou Corpo, Alma e Espírito? Ver. Ronald Hanko
Declaração de Fé das Assembleias de Deus No Brasil - CGADB -Casa Publicadora das Assembleias de Deus 
Negligenciando a Alma, Maurice Roberts; Revista “Fé para Hoje” n. 24, ed. FIEL
Estruturas Emocionais Inteligentes, Prs. Alexandra E Alzeir Rogerio Dos Santos (Rogerinho)
Somos espírito, alma e corpo, 2014, Claudio Santos
Mente sã, Corpo são, 19 de setembro de 2014
Apontamentos do autor
Dicionário Strong

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger