quarta-feira, julho 17

Vivendo em Santidade e Integridade EM EDIÇÃO - SEM REVISÃO 1ª PARTE Lição 3 – JOVENS – CPAD


Vivendo em Santidade e Integridade
EM EDIÇÃO
1ª PARTE
Lição 3 – JOVENS – CPAD
Estudo Prof. Pr. Osvarela
Texto Do Dia
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." 1 Pedro 1.15,16
Na Bíblia, além do conceito de pureza e de ausência de pecado, o conceito de santidade também é relacionado com a dedicação de uma pessoa a Deus.
Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2 Coríntios, 7:1
Da mesma forma, a santidade é relacionada ao comportamento que deve ser seguido (comportamento de santidade) para que se chegue o mais perto possível da santidade de Deus.
Texto Bíblico
1 Pedro 1.13-16; 22-25
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
22 Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;
24 Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
1 Pedro 2.9,10
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
10 vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
Etimologia
קדש - qodesh; n. m. separado, santidade, sacralidade, posto à parte - separado, santidade, sacralidade, referindo-se a Deus, referindo-se a lugares, referindo-se a coisas - algo à parte, separado.
A palavra santidade teria se originado a partir do termo em hebraico kadosh​.
Esta palavra é utilizada com o significado de santo ou santificado para designar algo sagrado ou para se referir a um indivíduo que foi consagrado perante, ou dentre, outras pessoas.
Kadosh significa santo, em hebraico. Kadosh aparece no Antigo e no Novo Testamento da Bíblia e do Torah, sempre em oração para exaltar Deus. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas.
Existem muitas variações de Kadosh, Kadesh significa sagrado, em hebraico, Kidush significa santificação, ou consagração, já Yom kadosh significa dia Santo, Kadish significa santificação, e é feita uma oração durante 11 meses, para exaltar o nome de Deus. Kadish é uma oração litúrgica de origem aramaica que louva a Deus e roga pela vinda do reino messiânico, oração característica dos filhos no funeral dos pais e durante o ano de luto.
αγιον – hagion; separado para Deus; ser como era, exclusivamente seu; serviços e ofertas - preparado para Deus como rito solene, puro e santo; num sentido moral, puro, sem pecado, justo e santo.
αγιοτης - hagiotes; n. f. santidade; num sentido moral: santidade, piedade.
αγιωσυνη - hagiosune; n. f. majestade, santidade; pureza moral
αρρητος - arrhetos; adj. revogado, não dito; inexprimível, o que não pode ser expressado (por causa de sua santidade)
οικοδομεω - oikodomeo também οικοδομος - oikodomos At. 4.11; metáf. fundar, estabelecer; promover crescimento em sabedoria cristã, afeição, graça, virtude, santidade, bem-aventurança; crescer em sabedoria e piedade
οικοδομη – oikodome; metáf. o processo de edificação, edificação; ato de alguém que promove o crescimento de outro em sabedoria cristã, piedade, felicidade, santidade.
οσιως – hosios; piedosamente, de modo santo
οσιοτης – hosiotes; piedade dirigida a Deus, fidelidade em observar as obrigações de piedade, santidade
σεμνοτης – semnotes; característica de algo ou pessoa que dá o direito à reverência e respeito, dignidade, majestade, santidade
χαρισμα – charisma; também pode ser: dom da fé, conhecimento, santidade, virtude.
Santidade é Deus.
A santidade é um dos atributos de Deus. Isso significa que a fonte da santidade está no Deus que é santo.
Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, ou seja, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza.
O conceito de santidade é intimamente relacionado com a religiosidade e a fé. De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.
“Cantai ao Senhor, vós que sois seus santos, e celebrai a memória da sua santidade.” Salmos 30:4
Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno etc.
“..., eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.” Isaías 6:1-4
A grande e única verdade é que apenas Deus é Santo. O que nos permite obter santidade é que há atributos de Deus comunicáveis, entre estes, a santidade é um de seus atributos comunicáveis.
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18
Assim, isto implica na verdade de que o Senhor compartilha desse atributo moral com o homem, a fim de capacitá-lo a viver de uma maneira santa, de acordo com a sua vontade, desta maneira Ele pode nos pedir uma vida de Santidade, o homem pode ser santo de forma semelhante a como Deus é santo. A santidade ao Senhor se dá num processo contínuo e progressivo.
23 sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.
Ele nos separa para esta condição e mantem a mesma sob o plano salvifíco pelo Sangue de Jesus e por nós crermos no Nome de seu Filho Jesus Cristo; porque uma vida de santidade ao Senhor não é uma aptidão natural da própria capacidade humana.
A santidade de Deus fala de sua perfeição moral e sua grandeza transcendente. Nesse sentido, ninguém é como Ele. Por isto lemos a declaração bíblica: “Porque só tu [Senhor] és santo” (Apocalipse 15:4).
Deus prepara um Povo santo.
O Apóstolo Pedro, do qual, estudamos suas Epístolas, nos ensina que Deus, após a Nova Aliança, realizada na Cruz pelo mestre que o ensinou a viver, uma vida de arrependimento, para o tornar santo.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido; para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” 1 Pedro 2:9.
CONTINUA – EM EDIÇÃO SEM REVISÃO

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger