Comprometidos com a Palavra de Deus
Lição 8 CPAD: 21 de Fevereiro de 2021
Subsídio
Pastor e Professor Universitário Osvarela
Texto Áureo
“[…] Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” Lucas
11.28.
Prática
A autoridade divina da Bíblia deriva de sua origem em Deus, e isso
por si só encerra a suprema autoridade das Escrituras como plena e total
garantia de infalibilidade.
Leitura Bíblica
2
Timóteo 2.14-19; 2 Pedro 1.20,21.
2 Timóteo 2
14 — Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor
que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para
perversão dos ouvintes.
15 — Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não
tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16 — Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior
impiedade.
17 — E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são
Himeneu e Fileto;
18 — os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição
era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19 — Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O
Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se
da iniquidade.
2 Pedro 1
20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura
é de particular interpretação;
21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem
algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Hinos Sugeridos
259, 499 e 506 da Harpa Cristã.
Objetivo
Geral
Demonstrar
o nosso compromisso com a Palavra de Deus.
Objetivos
Específicos
Abaixo os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com
seus respectivos subtópicos.
I.
Afirmar a autoridade da Bíblia;
II.
Mostrar o zelo pela boa doutrina;
III.
Pontuar os cuidados quanto aos modismos.
Discurso:
A Bíblia é a Palavra de Deus!
Esta é a máxima que nos faz ser comprometidos com Sua Palavra!
“Porque
a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de
dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e
medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus
4:12
A Palavra de Deus é:
Viva
Eficaz
Penetrante
Tal como espada aguda
Discernir pensamentos
Intenções do coração
Paulo não diz que o evangelho tem este poder, mas que é o poder de
Deus - o próprio poder de Deus, único, incomparável, onipotente. Quando o
evangelho é proclamado no Espírito Santo, o poder de Deus (dynamis) está
trabalhando. Paulo poderia ter usado o termo ‘energeia’ aqui, mas a sua
escolha pela palavra ‘dynamis’ coloca a ênfase sobre a Fonte e não no
processo do poder do evangelho”.
Porque
aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito
por medida. João 3:34
De
sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17
E
estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A
Palavra de Deus. Apocalipse 19:13
Definindo:
A Palavra de Deus.
O fato de que a Bíblia declara que é a Palavra de Deus está na
própria superfície das Escrituras!
Estamos falando que nas linhas da Bíblia está configurado, em toda
a sua literatura a Palavra de Deus, em ação, em função e Revelada!
É o Deus que conhecemos e com quem temos comunhão (comprometidos)
por meio de sua Palavra.
Reconhecemos a Deus Que Nos Deus Sua Palavra:
Três colunas do comprometimento com a Palavra de Deus:
14 —
Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não
tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos
ouvintes.
15 —
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se
envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
“..., tendo renascido, não de semente corruptível, mas de
incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. Porque:
Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a
erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
E esta é a palavra que vos foi evangelizada.” 1 Pedro 1:23-25
1.
Revelação ao
Homem - O falar de Deus aos homens é um milagre porque, assim como se dá
com a linguagem humana, esse falar de Deus a nós é mais do que apenas um meio
de comunicação. É o meio pelo qual temos comunhão com Deus, lhe conhecemos e
amamos em primeiro lugar, que o infinito e o eterno Deus falou de si mesmo e da
sua glória em nosso discurso limitado e imperfeito e, todavia, tenha feito algo
de si verdadeiramente conhecido a nós a revelação de Deus de si mesmo por
meio de sua Palavra.
2.
Palavra é Viva: É um
milagre porque a Palavra não é mero som no ar, nem marcas sobre uma página, mas
é viva e eterna (1Pe. 1:23). É uma palavra que não somente ouvimos e
lemos, mas que toma uma forma visível e se torna uma revelação tangível do Deus
vivo e invisível (1 João 1:1), de forma que embora Deus seja para sempre impossível
de se ver, vemo-lo na pessoa de seu Filho, a Palavra feita carne.
3.
A
Palavra é um milagre:
É um ato de misericórdia, que Deus
tenha falado (e continue falando) conosco.
O Homem caído seria no pensamento humano,
pois caídos no pecado, não seria mais apropriado que ele se afastasse e se
ocultasse de nós?
Mas, ele fala, e fala de paz.
Fala em misericórdia como nosso Pai
e Salvador, o que só é possível, por causa da relação inseparável entre a Palavra
feita carne e a Palavra escrita, lida e pregada. Não pode existir uma sem a
outra.
O Apóstolo João no início de seu Evangelho, demonstra de maneira
clara, quem é a Palavra (Verbo).
“No
princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.
Ela
estava com Deus no princípio.
Todas
as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria
sido feito. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.
Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de
verdade.” João 1:1-3;14 – Versão NVI
A Palavra emprega sua palavra para levar a cabo todos os seus
desígnios. O poder redentor de Cristo e o poder da sua Palavra unem-se ao Novo
Testamento com Logos (a encarnação de Deus) e logos (a mensagem
acerca de Deus), tornando-se termos tão reflexivos como que para formar uma
identidade conceptual.
Da mesma forma como a obra da criação procede da Palavra que
Deus articula, assim também a obra da nova criação (i.e, redenção) nos vem
pela Palavra viva de Deus.
2 Pedro 1
A Palavra de Deus é poderosa porque ele está presente
nela e opera por meio dela. Por meio de Jesus “todas as coisas foram feitas” (João
1.3) e ele continua “sustentando todas as coisas pela palavra do seu
poder” (Hebreus 1.3).
Cria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gênesis 1.3).
“Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou e tudo passou a
existir” (Salmos 33.9).
Controla: “Ele envia as suas ordens à terra, e sua palavra corre
velozmente; dá a neve como lã e espalha a geada como cinza. Ele arroja o seu
gelo em migalhas...Manda sua palavra e o derrete (Salmos 147.15-18).
Persuade: “... mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra
com verdade... diz o Senhor. Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e
martelo que esmiúça a penha?” (Jeremias 23.28, 29).
Cumpre seus propósitos: “Porque, assim como descem a
chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que reguem a terra... assim
será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o
que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55.10,
11).
20 —
sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação;
Anula os motivos humanos: Na prisão, o apóstolo Paulo se
regozijava, porque quando outros pregavam a Palavra, “quer por pretexto,
quer por verdade”, a obra de Deus seguia adiante (Filipenses 1.18).
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para
ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo
3:16
Há alguns que tentam desfazer esta máxima sobre a Bíblia ser a
Palavra de Deus.
Nó porém, somos dos que acreditam nesta verdade pelas próprias
linhas das Escrituras, sejam do AT Veterotestamentárias) ou do NT
(Neotestamentárias).
Comprometimento Jurídico-socia!
Os Reformadores desafiaram as tradições humanas e confiavam e
reafirmaram a autoridade plenária da Palavra de Deus, declarando:
O Sola Scriptura – somente a Escritura;
O Tota Scriptura – Todas a Escritura.
Tinham comprometimento em todas as ações de sua vida, seja na vida pessoal,
na vida civil, na vida social, a Bíblia era o Padrão e final de fé e prática,
sendo este o paradigma de todas as suas vidas, nos aspectos de caráter, e moralidade.
Os Reformadores eram assim, comprometidos com as Escrituras, pois a
deixavam formatar o seu estilo de vida e regular seu comportamento humano.
Se nós observarmos o poder da Palavra de Deus e sua ação veremos
que o Mundo (em parte o Ocidental, em maior quantidade) observou as suas
Leis e Constituições sob o comprometimento da Palavra de Deus.
Assista um juramento de presidente ou outros atos jurídicos nas
Corte, e verá que o padrão da Verdade e o comprometimento do cidadão, mesmo que
não creia nas Escrituras, está preservado na verdade, ou ação, a ser cumprida
com uma das mãos sobre a Bíblia.
O brado de Sola Scriptura significa que a Bíblia é a única
regra de fé e prática para a vida cristã, e é por meio dela que podemos
conhecer a Deus e entender a sua vontade (2Tm 3.14-17).
O Mundo E As Escrituras
A Sociedade da época, foi atingida pelo pensamento dos
Reformadores, a respeito das Escrituras Sagradas, tendo em visto
Comprometimento, daqueles.
Destaque: “Justice Lifts the Nations”, um mural de 1904 de
Paul Robert, preside o antigo edifício da Suprema Corte Suíça em Lausanne,
Suíça. A justiça é personificada por uma senhora imponente vestida de branco
radiante. Em sua mão direita, ela levanta uma balança que significa justiça
judicial. Sua cabeça está rodeada de luz, sugerindo iluminação divina.
Doze juízes a cercam, olhando para ela em busca de orientação. Em sua mão
esquerda ela segura uma espada apontando para uma Bíblia, aberta e acessível a
juízes e litigantes.
Esta obra de arte encapsula uma mensagem central para Jesus no
tribunal: em toda a Bíblia, Deus ensina a verdadeira justiça aos juízes,
advogados e toda a humanidade. Justiça levanta as nações, Em 5 de julho de
2017 - Justiça levanta as nações | https://jesusinthecourtroom.com/category/justice-lifts-the-nations/
em 20/02/2021, ás 21:19h
“[…]
Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam” Lucas
11.28.
O salmista
tinha tal comprometimento com a Palavra que disse:
“Escondi
a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” Salmos
119:11
O Comprometimento
E o Caminhar Do Crente
“Lâmpada
para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmos
119:105
Quem tem
comprometimento com a Palavra necessita caminhar sob a sua Iluminação, que nos
revela os perigos do Caminho, em qualquer situação, seja de dia ou de noite.
“Se alguém
andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;..., mas se
andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” João 11: 9,10
Iluminados:
“Eu sou a luz
do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
João 8:12
“Enquanto estou
no mundo, sou a luz do mundo.” João 9:5
“Eu, que sou a
luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas
trevas.” João 12:46
Andamos num
tempo de escuridão e para andar no escuro necessitamos de uma Luz, para guiar
nos perigos do caminho, assim o salmista via que para caminhar, como ainda hoje
é necessário, necessitava da Luz da Palavra, para esta Luz brilhar temos, como
o salmista de nos Comprometermos com ela.
Comprometidos
Não Mudam o Sentido da Palavra:
2 Pedro 1
20 —
sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação;
21 —
porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens
santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
O significado
de “modismo” é o que está na moda. Isso se aplica também no campo teológico.
São os ventos de doutrina que vêm e se vão (Efésios 4.14), que tem
caráter efêmero, passageiro, “que para nada aproveitam”. Em outras palavras,
são inúteis e inaproveitáveis.
Já há
quem até proponha a ATUALIZAÇÃO da Bíblia!
“..., para que
não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de
doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do
erro;” Efésios 4:14
Épocas atrás e
mesmo na Idade Média havia pregadores, que traziam multidões às Igrejas, para
ouvir suas mensagens, todas elas com base extremamente bíblica e sob a
revelação do Espírito Santo.
A época, na
qual vivemos, tem sido, uma época de surgimento de uma novidade no Evangelho:
Os pregadores itinerantes, averbados sob compromisso financeiro (muito
bem pagos), para estar em cultos.
“..., prega
a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com
toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão
a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão
para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão
os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.” 2 Timóteo
4:2-4
Como escrevemos,
acima, a Palavra Escrita e a Palavra pregada convivem juntamente, pela
Revelação e comprometimento de quem prega.
Então, se eu e
você quisermos continuar comprometidos com a Palavra de Deus, necessitamos de
manter este compromisso, ao subir numa tribuna para pregar, ou ensinar e não
buscar, principalmente nós os pentecostais, um tipo de barulho, confundindo o
auditório, só e tão somente com palavras de persuasão e prosperidade.
No púlpito
estamos profetizando e revelando a Palavra de Deus, e sem este comprometimento
eu e você estaremos fadados a ouvir as palavras do Apóstolo Paulo:
“..., são muito
mais corajosos para falar sem temor a palavra de Deus. Verdade é que alguns
pregam a Cristo até por inveja e contenda, mas outros o fazem de boa mente;
estes por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas aqueles por
contenda anunciam a Cristo, não sinceramente, julgando suscitar aflição às
minhas prisões. Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por
pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me
regozijarei;” Filipenses 1:14-18
A boa
Homilética nos ensina:
A Pregação
Comprometida:
“A
primeira marca do obreiro aprovado é a pureza doutrinária, o manejo reto da
palavra da verdade”. Rolston
“Sua vida
é fundamentada sobre a rocha segura da Palavra de Deus, ou sobre a areia movediça
da opinião humana?”
Não há pregação
sem base bíblica, pois esta, deve ser comprometida e embasada na Palavra de
Deus.
O poder para a
transformação espiritual baseia-se na Palavra de Deus, argumenta em
defesa da pregação expositiva.
A pregação
expositiva tenta apresentar e aplicar as verdades de uma passagem bíblica
específica, o pregador principiante deve usar num sistema de pregação
congregacional regular, este tipo de pregação.
Sem devaneios
sobre a Palavra, como temos visto.
Por isto, em
uma visão dos últimos dias, o Apóstolo Pedro cita a importância da Revelação da
Palavra de Deus e consagra como santas, as Escrituras paulinas;
Pedro tem a
certeza da profecia para o futuro.
Pedro está
muito seguro de que a profecia é a história do futuro, quer ele esteja falando
acerca de falsos profetas prenunciando falsos mestres, quer de
julgamentos locais prenunciando o julgamento final, quer de escarnecedores do passado
prenunciando os escarnecedores do presente e do futuro.
um aspecto
singular dessa carta o reconhecimento dos escritos deum colega apóstolo como
tendo status de Escrituras. Embora o “amado irmão Paulo” tivesse
escrito “pontos difíceis de entender que os indoutos e inconstantes
torcem [...] para sua própria perdição”, no entanto, ele é um
intérprete válido da “longanimidade de nosso Senhor”,segundo“a sabedoriaquelhe
foidada”.
Assim, Pedro
coloca os escritos de Paulo junto com “as outras Escrituras” e dessa forma
concede a eles um lugar no cânon, um reconhecimento certamente merecido. E.
Ênfase Teológica Ao estar em harmonia com o ensinamento geral das Escrituras, Pedro
insiste que ajustiça de Deus é a base para obter a “fé [...] preciosa” comum a
todos “pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor”(1.1,2).
No segundo
capítulo, Pedro reitera um ensinamento encontrado com frequência nas
Escrituras, i.e., a condenação certa e final de todos que procedem de uma
maneira impiedosa (2.4-9). Isso é verdade, embora alguns possam ter desfrutado
de uma breve libertação das “corrupções domundo” antes de serem enredados e dominados
outra vez (2.18-22).
Pedro contribui
ensinamentos teológicos que não são apresentados em nenhum outro lugar das
Escrituras com a mesma clareza.
2 Pedro 1
20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura
é de particular interpretação;
21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem
algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Sua declaração
de que “a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os
homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”(1.21) é
uma das passagens mais conclusivas acerca da inspiração no Novo Testamento.
Em termos
inequívocos, Pedro declara que a profecia do Antigo Testamento não é obra ou
palavra de homens, mas Palavra de Deus e deve ser aceita como “uma luz que
alumia em lugar escuro”(1.19).
Além disso, o
ensinamento escatológico de Pedro responde à questão perplexa da aparente
demora da volta do Senhor. Aqueles que podiam estar desapontados com o fato de
o Senhor não ter retornado na época deles, e aos escarnecedores que não podiam
conceber nenhuma interrupção no processo natural da natureza, Pedro responde ressaltando
que Deus havia quebrado os processos uniformes do passado pelo dilúvio e agiria
de novo por meio do fogo. A demora do retorno de Cristo não era devido a uma
profecia falsa, mas um sinal do desejo de Deus de dar ao homem um tempo maior
para que pudesse se arrepender (3.8,9).
Em
Edição...
Bibliologia:
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Deus, Rev. Ronald Hanko
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