sábado, junho 17

Criando filhos saudáveis Lição 12 – CPAD Junho 2023

Criando filhos saudáveis

Lição 12 – CPAD Junho 2023

Subsídio: Pasor e professor universitário Osvarela

Comemoramos os 112 anos das Assembleias de Deus No Brasil
De Belém do Pará a todo território brasileiro
Hoje somos a maior igrea pentecostal brasileira!


Texto Áureo

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Lucas 2:52

Prática:
A vontade de Deus é que os pais eduquem seus filhos de acordo com os princípios divinos, a fim de que eles cresçam de maneira saudável e equilibrada.

Objetivos da Lição:

I) Revelar a normalidade da família de Jesus;

II) Abordar as fases da vida de Jesus conforme os Evangelhos apresentam;

III) Explicar o tríplice desenvolvimento do Senhor Jesus.

Etimologia:

Saudável; adj m+f Bom ou conveniente para a saúde; higiênico, salutar. Que tem ou demonstra boa saúde física ou mental. Que dá alegria e bem-estar. Que satisfaz a uma necessidade ou melhora uma situação; favorável, positivo.

תורה - towrah ou תרה - torah; n. f. lei, orientação, instrução; instrução, orientação (humana ou divina); conjunto de ensino profético.

διδακτικος - didaktikos; adj. apto e hábil no ensino

διδακτος - didaktos; adj. que pode ser ensinado; ensinado, instruído por alguém; ensinamentos, preceitos

διδασκαλια - didaskalia; n f. ensino, instrução; ensino - aquilo que é ensinado, doutrina; ensinamentos, preceitos

διδασκω - didasko; v. ensinar - conversar com outros a fim de instrui-los, pronunciar discursos didáticos;  ser um professor; desempenhar o ofício de professor, conduzir-se como um professor. ensinar alguém, dar instrução

Qual o conceito de saudável?

Saudável – adjetivo. Que é bom para a saúde; salutar: alimentação saudável. Que é útil e benéfico; vantajoso, propício. Que tem boa saúde (física, mental, espiritual); sadio: paciente saudável. [Figurado] Que acarreta benefícios; favorável: relacionamento saudável.

Introdução:

O importante para criar filhos saudáveis tem por base o relacionamento dos pais e filhos.

Os filhos se sentirão mais confortáveis no seio da família com base do tempo que dispensamos a eles, como nos dedicamos a eles. O tempo não pode ser mensurado em horas, mas em qualidade.

Manter uma relação saudável com nossos filhos é algo que exige tempo e dedicação. Muitas vezes perdemos a paciência, mas é preciso manter a calma, pois fases vêm e vão, e depois da tempestade, sempre vem a calmaria.

(Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;) Lucas 2:41

Para nós cristãos a relação que torna nossos filhos saudáveis, não só fisicamente, emocionalmente, moralmente é a nossa orientação quanto a uma vida cristã realmente séria, colocando os nossos infantes em contato com a nossa divindade, Jesus Cristo, levando-os aos nossas reuniões e educando a servir a Deus, em casa, na rua, na escola em todos os lugares. Porém, o melhor para eles aprenderem é o exemplo de vida cristã dos pais.

Hábitos saudáveis desde a infância, em casa e na escola

Estimular na criança a adoção de hábitos saudáveis é fundamental e vale a pena mostrar que tarefas corriqueiras, como escovar os dentes ou comer frutas, por exemplo, podem ser um momento divertido.

É fundamental destacar que as crianças passam grande parte do seu tempo estudando, e o incentivo desses bons hábitos também deve acontecer pela instituição escolar.

Leitura Bíblica: Lucas 2:40-52

E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

(Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;)

E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;

E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.

E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.

E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?

E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.

E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Práticas indicadas para Viver uma vida saudável:

Incentivem desde cedo algumas práticas:

Atividade física regular;

Alimentação equilibrada (aposte em pratos coloridos e incentive seu filho a provar todos os alimentos);

Beber bastante água;

Contato com a natureza e momentos ao ar livre;

Ter autonomia nas práticas de higiene diárias, como escovar os dentes e tomar banho sozinho;

Momentos de leitura em família;

Limite no uso de tecnologias, como celular, tv e computador;

Ter um horário para dormir e acordar. 

Ajudar nas tarefas da casa

I – Valores

Respeito é primordial em qualquer relação. É preciso estabelecer limites, principalmente quando trata-se de relação com os filhos. É essencial que essa educação não seja de forma autoritária, caso contrário, as chances de impactar negativamente a relação serão enormes.

Respeito não é uma barreira invisível entre pais e filhos, como muitos pensam, mas uma relação onde ambos sabem até onde podem chegar e fazem o possível para não magoar o outro.

“E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6:7

Comunicação é a chave para qualquer relacionamento. Sem ela é impossível saber o que se passa no outro lado. Através da comunicação é possível construir uma relação sólida e com mútua confiança. Use o diálogo a seu favor, exponha seus pensamentos, opiniões e sentimentos. A conversa auxiliará para que a aproximação ocorra de forma natural, além de criar um vínculos mais fortes.

Paciência Ter calma é essencial, afinal, nessa jornada haverá muita oscilação de humor, picos de estresse e hormônios passando por muitas alterações. Construir uma relação saudável com os filhos exige calma como pré-requisito. Quando algo sair dos eixos, o melhor a se fazer é sentar e conversar, ao invés de criar uma discussão. O intuito é fazer os filhos entenderem o erro, os motivos e, então, contornar a situação.

E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;

E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. Lucas 2.42,45

Atenção: falta de atenção vem sendo um problema para muitas famílias. Sabemos o quão difícil é chegar em casa depois de horas de trabalho e ter que direcionar a atenção aos filhos diante de tantas tarefas esperando para serem concluídas. No entanto, é algo indispensável. Demonstrar atenção aproxima as pessoas e, sem dúvidas, auxilia a construir uma relação saudável com os filhos. Portanto, demonstre interesse pelos pequenos, pergunte como foi o dia deles e/ou o que aprenderam de novo na escola. São gestos simples, mas que farão toda diferença para construir uma relação positiva com seus filhos.

Independentemente da idade, toda relação requer atenção, mesmo nas pequenas coisas. Demonstrar atenção é uma forma de mostrar-se presente, atento ao que acontece, às mudanças e necessidades do outro. Contudo, nem sempre você conseguirá dar a atenção desejada aos pequenos. Não se culpe por isso, desde que não se torne um hábito.

Empatia: saber que, como você seus filhos também têm: Dias ruins, altos e baixos, mudanças de humor; tudo isso são coisas que fazem parte do comportamento humano. Ter empatia é saber lidar com esses momentos de forma leve e positiva; é saber que os momentos ruins são passageiros e a estabilidade emocional tende a retornar. Tenha compaixão ao invés de “dar uma bronca” e piorar de vez a situação.

Disposição – às vezes não podemos: “estou cansado”

Tempo: o que pode tornar-se cansativo em muitas ocasiões. Mesmo depois de um dia exaustivo, é necessário ter disposição para saber sobre o andamento na escola, atividades que precisam ser feitas e até mesmo para conversas mais descontraídas.

Ao demonstrar interesse no dia a dia dos pequenos, você indicará ter disponibilidade para o que for preciso, mesmo que seja para ir a um torneio de futebol num domingo de manhã ou uma apresentação na igreja ou na escola numa sexta à noite, mesmo após uma semana intensa de trabalho.

Exemplo:

Criar hábitos saudáveis com seu filho, realizando leituras com ele.

Vivendo moral e eticamente

Contendo suas falas

“Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;”

Não falando mal diante de seus filhos, de pessoas ausentes, que seus filhos conviverão depois, seja na escola, na igreja, na família.

Tudo isto se explica pelo comportamento mimico das crianças, elas replicarão em seus relacionamentos o que veem em suas casas, as falas que ouve, a educação diária.

Elas observam desde pequeninos o comportamento de seus pais que são o primeiro mundo social que conheceram e acham que é aquilo que devem levar para seus outros relacionamentos sociais, seja na creche, na escola, na igreja, na escolinha dominical.

Jesus e o Exemplo de Conhecimento Necessário na criação das crianças

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lucas 2:52

Quem pratica a ordem em casa e no ambiente escolar desde pequeno consegue ter mais disciplina nos estudos e uma melhor administração do tempo, essenciais para a vida de um estudante.

Nos tempos de Cristo, a educação era um elemento muito importante da sociedade. Quando a criança tinha a oportunidade de, além do ofício do lar, aprender na escola dos rabinos, sua rotina não era fácil. Ela passava a manhã inteira na sinagoga, em uma sala com cerca de 25 alunos. A parte da tarde era dedicada ao trabalho que estava aprendendo com o pai.

A Educação:

“Casas” do conhecimento

A escola fundamental que as crianças frequentavam na sinagoga era conhecida pelo nome de BeitHa Sêfer, isto é, A Casa do Livro. Ali aprendia-se a ler, escrever, fazer contas e falar em público. Memorização, repetição e resolução de problemas eram os métodos pedagógicos mais usados na ocasião.

As Escrituras, especialmente a Torá, formavam a base do ensino. O mestre e os alunos repetiam-na todos os dias, até que os textos ficassem bem memorizados. Os judeus do primeiro século estudavam, sobretudo, o Antigo Testamento.

Jesus filho de José e Maria de Belém, mostrou-se uma criança com acentuado interesse em leitura.

A vida religiosa de seus pais o incentivaram a conhecer os estudos da Torah e outros livros ensinados nas sinagogas daqueles dias.

É uma das questões dos “anos ocultos” da vida de Jesus.

Muito embora, para nós cristãos não seja um paradigma ou necessidade de saber estes detalhes, pois as Escrituras não desejaram, por Deus, apresentar alguns aspectos dos cerca de 33 anos de Jesus.

Mas, podemos historicamente obter informações sobre o modo de vida de um menino judeu, naqueles dias, sempre relacionado com as práticas religiosas no ensino da Lei.

A rotina de estudos ajuda a assimilar os conhecimentos transmitidos na escola, mas isso não é suficiente para garantir o desenvolvimento humano e o sucesso na vida pessoal e profissional dos jovens.

Além de contribuir para um dia a dia mais saudável, adotar bons hábitos desde a infância é decisivo para a formação de adultos mais conscientes, responsáveis e adeptos daquilo que possibilita ter uma vida com mais qualidade, produtividade e alegria.”https://www.gazetadopovo.com.br/conteudo-publicitario/colegio-bosque-mananciais/habitos-saudaveis/

A Vida do infante Jesus:

O texto bíblico deste estudo em uma das poucas informações destes dias na vida de Jesus:

“A Bíblia, realmente, faz uma única referência à adolescência ou juventude de Jesus. O Evangelho de Lucas, que lemos no início, nos conta que, aos 12 anos, ele viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam para casa, perceberam que Jesus tinha ficado para trás. Procuraram o garoto durante três dias e, não o encontrando, decidiram voltar ao Templo, onde o encontraram discutindo teologia com os sacerdotes em Jerusalém. Lucas conta que “Todos que o ouviam se admiravam de seu entendimento e de suas respostas” (Lucas 2.42-49).”

Historiando:

“O termo escola vem do grego ‘scholé’ significando “lazer, tempo livre”. Esse termo era utilizado para nomear os estabelecimentos de ensino pelo fato de a tradição greco-romana não valorizar a formação profissional e o trabalho manual. Formar o homem das classes dirigentes era o ideal da educação grega. O professor não deveria ensinar de acordo com suas concepções, mas de acordo com a exigência da sociedade, devendo formar os futuros governantes e ocupantes dos altos cargos. O mestre filósofo era o responsável pela educação dos seus discípulos, em geral cinco e geralmente ensinava política, artes, aritmética e filosofia.”

Sabe-se que os judeus proporcionavam educação esmerada para os filhos.

A fim de manter sua identidade religiosa, tinham que criar um centro educacional e religioso. Provável que a primeira tenha sido fundada ainda no exílio (Veja Ezequiel). Quando alguns judeus resolveram instruir os filhos nas coisas de Deus para que não se esquecessem dele. Foi uma forma, de seus filhos não serem influenciados pelas religiões estranhas e manter o conhecimento hebraico, embora tenham perdido o conhecimento da leitura e fala da língua no mesmo exílio.

Com o passar dos tempos, esses centros educacionais foram se tornando mais eficientes e complexos.

Os fariseus foram, em muito, responsáveis pelo desenvolvimento da educação judaica, tornando se a força sustentadora da sinagoga.

Quando Jesus iniciou seu ministério, a sinagoga representava uma grande força em sua terra.

A Leitura das Escrituras em destaque:

O BEMA

O “Bema” era uma espécie de plataforma de onde se liam as Escrituras.

Era provida de um púlpito, e chegava a ser bastante elaborada. Com um toldo de madeira e um balaústre. A única referência que encontramos no Novo Testamento, acha-se no texto de Mateus 23.2, a “cadeira de Moisés”, que talvez fosse uma peça do conjunto.

Nos outros textos onde o termo aparece tem o significado de tribunal ou plataforma (Jo 19.13; At 12.21).

Depois do templo de Jerusalém, era a instituição religiosa mais importante.

A grande vantagem dela era que se achava mais acesso ao povo em geral.

Base nas Escrituras:

Além de instrução religiosa (alfabetização bíblica), todos recebiam treinamento em habilidades práticas de que necessitariam no mundo das atividades diárias.

Pai e mãe, num processo informal, educavam seus filhos (confira o livro de Provérbios, por exemplo). Não havia salas de aula ou currículo estruturado. Nos tempos do Novo Testamento foi que os judeus começaram a adotar um método mais formal de educação. Ensino nos dias de Jesus:

Haviam sido criadas salas de aula e havia professores qualificados para instruir as crianças da aldeia. O período da escola primária ia dos cinco aos 12 ou 13 anos de idade. Depois, o aluno passava por um estágio mais avançado na Beit Midrash, ou Casa da Interpretação, que ficava em um lugar separado da sinagoga. Ali, o aluno poderia receber uma espécie de educação superior acompanhado por algum mestre da lei. De fato, estudar em uma Beit Midrash era um privilégio de poucos.

No livro “Vida cotidiana nos tempos bíblicos” (ed. Vida, 1980), nós lemos o seguinte:

Quando o menino tinha idade bastante para trabalhar com o pai, este se tornava seu principal professor, muito embora a mãe continuasse a partilhar na responsabilidade de ensino (cf. Pv 1.8-9 e 6.20). A mãe arcava com a principal responsabilidade pelas filhas, ensinando-lhes habilidades que lhes seriam necessárias para tornar-se, com o tempo, boas esposas e mães. […] A educação do filho tomava a vida toda para completar-se.”

2. Jesus trabalhou como carpinteiro – uma profissão aprendida, procurando o futuro da criança.

Dos 12 aos 30, ficou em casa, na Palestina, estudando e aprendendo.

Dos 12 aos 30, Jesus trabalhou como carpinteiro. Tanto é assim que todos o chamavam pelo que conheciam da vida dele no cotidiano de seu lar.

Mc 6.1-3.1 “Jesus deixou essa região e voltou com seus discípulos para Nazaré, cidade onde tinha morado. 2 No sábado seguinte, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que o ouviam se admiraram e perguntavam: “De onde vem tanta sabedoria e poder para realizar esses milagres? 3 Não é esse o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Suas irmãs moram aqui, entre nós”. E sentiam-se muito ofendidos.”

Residência: um lugar de fixação na vida dos infantes.

Jesus teve residência física durante a sua adolescência e juventude (Mc 2.v. 1). Lá onde morou e trabalhou, ele era tão dedicado ao que fazia, ele era tão carpinteiro, tão carpinteiro, que quando começou a ensinar e a realizar milagres, ninguém acreditou nele (vv. 2-3).

Sabe-se que na cultura em que Jesus viveu, os homens incentivavam os filhos a trabalhar duro, admoestando-os com a Escritura (cf. Pv 6.6-11). A vida indisciplinada, ociosa e preguiçosa era desprezada pelos judeus piedosos daquele tempo. Afinal, para sobreviver, a família tinha de trabalhar com muito esforço.

Aprendiz de artífice:

Ao descrever Jesus como “carpinteiro”, Marcos usou a palavra grega “tekton” — significa  mais do que carpinteiro, artífice, artesão ou fabricante de móveis; refere-se, também, a um trabalhado do tipo “pedreiro”, ou seja: construtor de estruturas ou casas de madeira.

Composição estimada da família de Jesus:

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” Marcos 6:3

A família de Jesus era composta por pelo menos 9 pessoas. Logo, trabalhavam duro para se sustentar. Especialmente Jesus, filho mais velho, arrimo de família, que assumiu o lugar do pai tão logo José faleceu.

Filho saudável – sujeito aos pais.

E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. Lucas 2.51

A partir de novas retoricas pedagógicas os filhos passaram a ser orientados, pela nova visão humanista a serem críticos as atitudes dos pais, claro está que me refiro a situações de uma educação saudável, não a atos de quase tortura ou abandono dos filhos.

Jesus, porém, se mantinha fiel aos princípios de obediência, mesmo a aparente ‘insujeição’ ao citar porque ficara no templo na realidade não era uma insubordinação a José e Maria, até porque Maria e José sabiam que o menino tinha uma missão a cumprir, pois para isto tinha vindo, assim o texto destaca; “E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.

Sob a visão acadêmica, esta nova noção de formato familiar é destacada em trabalhos acadêmicos:

                                      Na sociedade contemporânea não se encontram modelos familiares únicos no que diz respeito ao desenvolvimento da educação dos filhos. Atualmente têm se observado transformações nos papéis tradicionais da mãe e do pai, e o padrão familiar tradicional vem sendo substituído por novas configurações familiares. Tais mudanças têm sido enfatizadas em diversos estudos na área das ciências psicológicas (Féres-Carneiro & Ziviani, 2009; Lauz & Borges, 2013; Leme, Del Prette, & Coimbra, 2013; Melo & Mota, 2013; Santos, Scorsolini-Comin, & Santos, 2013; Teixeira, Parente, & Boris, 2009; Valentim & Dias, 2014). ... Mesmo considerando as diversas mudanças da configuração familiar atual, a família ainda ocupa um lugar intermediário entre a sociedade e o indivíduo, possuindo organização e dinâmicas particulares (Macarini, Martins, Minetto, & Vieira, 2010). Ribeiro e Martins (2009) referem que, mesmo diante desta multiplicidade de modelos de organização, a família conserva sua função de "útero social", um lugar singular de convivência, acolhimento, afeto e educação, mas que não deixa de ter conflitos e desentendimentos nos relacionamentos entre os seus membros. Ou seja, não existe um modelo livre de adversidades, visto que no ambiente familiar é possível vivenciar tanto emoções positivas como negativas simultaneamente (Lins, Lima-Nunes, & Vasconcelos, 2010).”

Jesus e o Exemplo de filho saudável:

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” Lc 2.52

O homem é formado por uma tríplice constituição:

Alma, corpo e espírito.

O texto mostra que a forma de criação dada por José a seu filho, permitiu que Jesus fosse uma criança ou jovem com estas áreas plenamente saudáveis, de tal forma que:

Teve uma vida saudável, que lhe proporcionou um crescimento até uma estatura de forma normal, sem deficiências;

“E crescia Jesus em sabedoria, ...em graça para com Deus e os homens.” Lc 2.52

Teve uma educação que lhe deu sabedoria para viver e se destacar até mesmo entre os rabinos, de tal forma que veio a ser reconhecido como Mestre em Israel: “E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.” Lucas 20:21

A graça, aqui mostra que Deus se agradava de seu crescimento, e da educação dada por seus pais, a quem Deus lhe entregara para criar como homem.

A graça para com os homens mostra que Jesus era educado e simpático e tinha uma forma especial de se relacionar com todos os que com ele se relacionavam, fossem pobres, mestres, sábios, etc. sem acepção de pessoas.

Conclusão:

A vontade de Deus é que os pais eduquem seus filhos de acordo com os princípios divinos!

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” Marcos 6:3

Se os pais seguirem o exemplo dos pais de Jesus certamente criarão filhos saudáveis, mentalmente, moralmente e eticamente de tal forma que serão como Jesus reconhecidos por serem quem são, mas sobre tudo reconhecerão os pais que os criaram.

Sobretudo os filhos necessitam de um lugar seguro para crescerem, mesmo que seja numa comunidade, o apoio e presença dos pais garantirão aos filhos a segurança necessária e possível para serem adultos saudáveis.

O papel de Maria toma destaca nos textos bíblicos, mas a própria ciência destaca que o papel da mãe é fundamental na criação dos filhos e muito mais estudado que o papel dos pais.

A mãe e o pai fazem uso de várias estratégias e técnicas para orientar o comportamento dos seus filhos, denominadas de práticas parentais. As práticas parentais se formam dentro do contexto da família e são compreendidas como as relações intergeracionais e de intimidades entre o marido, a esposa e os filhos, e são consideradas como o principal sistema de apoio para a criança (Marcarini et al., 2010). As práticas parentais ocorrem desde o momento em que a criança nasce e os pais começam a fazer previsões pautadas em suas crenças, levando-os a moldar ou elaborar experiências para seus filhos da maneira que a mãe e o pai julgam apropriadas (Marcarini et al., 2010).

Apesar da extrema importância dos papéis exercidos pela mãe e pelo pai, eles não são a única influência na educação dos filhos. Vygotsky (2005/1934) destaca que a criança, desde muito cedo, através da interação com o meio físico e social, realiza uma série de aprendizados, vivencia um conjunto de experiências e age sobre o meio cultural a que tem acesso, construindo uma série de conhecimentos que absorve do ambiente e do mundo que a cerca.” http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702015000100005; em 17/06/2023 às 12:35h

Cito texto de minha lavra:

Ezequiel 18:4-20. Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Mas, somos nós os pais responsáveis em livrar, nossos filhos:

-Primeiro como almas a conhecerem a Deus;

-Segundo como filhos santos e herança de Deus;

O Nosso Exemplo e O Cuidado Com Filhos:

-O Bom Exemplo

-O Mau Exemplo

A Bíblia ensina sobre como funciona a Justiça na relação:

Pai que ensinam filhos a andarem nos bons caminhos.

Pais que não dão exemplo a seus filhos.

Filhos que não seguem o bom exemplo de seus pais;

Ezequiel 18:5-19. Sendo, pois, o homem justo, e praticando juízo e justiça,

E se ele gerar um filho ladrão, derramador de sangue, que fizer a seu irmão qualquer destas coisas; E eis que também, se ele gerar um filho que veja todos os pecados que seu pai fez e, vendo-os, não cometer coisas semelhantes, Mas dizeis: Por que não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá.

Fonte:    

Bíblia online

Revista CPAD – 2º trimestre 2023

Apontamentos do autor

Como era a Sinagoga nos tempos bíblicos? Redação BP Redação BPÚltima Atualização 4 de setembro de 2022

Citações no corpo do texto

Brasil Escola - A Escola Através Dos Tempos; Análise do processo histórico brasileiro de educação.

A educação nos dias de Cristo- Faça um passeio pelo sistema de educação na época em que Jesus viveu e compreenda o contexto de vida do Mestre em sua infância e juventude; Por Rodrigo Silva

https://www.scielo.br/j/reben/a/y3qH9jTtyFwb6tyFr6r7RgH/?lang=pt

https://www.sibgoiania.org/sermao/jesus-dos-12-aos-30-anos/

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702015000100005

https://www.jornaljoca.com.br/blog/o-exemplo-dos-pais-na-educacao-dos-filhos-e-na-criacao-de-habitos-saudaveis/

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-escola-atraves-dos-tempos.htm

Colégio Geração / Como construir uma relação saudável com os filhos?

https://bibliotecadopregador.com.br/educacao-tempos-biblicos/

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/as-praticas-pedagogicas-jesus.htm#:~:text=Jesus%20demonstrou%20uma%20total%20abertura,em%20todo%20o%20tempo%20possivel.


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