O Pecado De Ananias E Safira
Lição 11: Os prejuízos da mentira na Família - 2°
Trimestre de 2023 - EBD
Subsídio Pastor e professor Osvarela
Toda mentira é ruim, mas quando
mentimos para tentar enganar a Deus e a seu povo sobre o nosso relacionamento
com Ele, destruímos nosso testemunho a favor de Cristo” (Bíblia
de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p.1486).
Texto Áureo
“Não mintais uns aos outros,
pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.” (Cl 3.9)
Prática
A mentira pode até dar flores,
mas não produz fruto para o bem.
Hipocrisia a mãe de todas as
mentiras:
Hipocrisia
como “característica do que é hipócrita. Falsidade, dissimulação. Ato ou efeito
de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos e intenções”. Este termo
tem sua etimologia na língua grega (hupokrisía,) e se referia ao ator de
teatro. Hipócrita era a maneira como o povo descrevia este ator que
representava um papel. E seu talento estava em convencer a platéia de que ele
não era ele mesmo, mas sim aquele personagem ali no palco. Daí, ainda em nossos
dias, o termo é utilizado para descrever o ato de fingir ter crenças, virtudes
e sentimentos que a pessoa na verdade não possui.
Pensamento que acompanha o
estudo do ato desonesto de Ananias e Safira.
“A marca do hipócrita é ser cristão em toda parte, menos em casa”. Robert Murray M'Cheyne
Leitura Bíblica
Atos 5.1-11
1 – Mas um certo varão chamado
Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade
2 – e reteve parte do preço,
sabendo-o também sua mulher; e levando uma parte, a depositou aos pés dos
apóstolos.
3 – Disse, então, Pedro:
Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito
Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4 – Guardando-a, não ficava para
ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu
coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 – E Ananias, ouvindo estas
palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto
ouviram.
6 – E , levantando-se os jovens,
cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7 – E, passando um espaço quase
de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8 – E disse-lhe Pedro: Dize-me,
vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9 – Então, Pedro lhe disse: Por
que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à
porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10 – E logo caiu aos seus pés e
expirou. E, entrando os jovens, acharam-na morta e a sepultaram junto de seu
marido.
11 – E houve um grande temor em
toda igreja e em todos os que ouviram estas coisas
A) Objetivos da Lição:
I) Investigar a natureza da
“conversão” de Ananias e Safira;
II) Refletir a respeito do
problema da mentira na família;
III) Expor o conselho bíblico de
como proteger a família da mentira e da hipocrisia.
Exórdio e discurso:
Não faça:
Dar
ênfase nos atos externos de prática religiosa e na aparência pública de
espiritualidade.
Orgulhar-se do nosso
comparecimento à nossa igreja.
Parecer que: Oramos mais
fervorosamente quando os outros estão escutando do que em particular em nossos
quartos.
Não faça questão de que os
outros saibam quando nós ofertamos ou ajudamos alguém necessitado.
Não faça: comentários públicos
sobre nossa devoção a Deus falando sobre nossa leitura bíblica diária, nosso
jejum, nosso compromisso com o envolvimento nas atividades da igreja.
Não tente parecer e assim, não
faça: questão que todos saibam o quanto somos “consagrados” em nossas
atividades na igreja.
A generosidade na Igreja apostólica
era voluntaria e movida por um desejo de comunhão. Nada era imposto, e os
apóstolos recebiam as ofertas e as administravam conforme a necessidade de cada
um.
No capítulo 4 de Atos temos o
primeiro exemplo desta voluntariedade:
e em todos eles havia abundante graça. A abordagem menos abrangente
possível dentro dessa perspectiva de “fio narrativo” nos força a considerar o
texto ao menos a partir de 4.32.
Atos 4:32-37 E era um o coração
e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que
possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Não havia,
pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam
herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o
depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo
a necessidade que cada um tinha.
Então José, cognominado pelos
apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de
Chipre,
Possuindo uma herdade, vendeu-a,
e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Lucas inicia o relato do engano
de Ananias e Safira neste capítulo contextualizando ou introduzindo a forma de
condução dos irmãos “na comunhão e no partir do pão”.
A noção que temos é que a Igreja
era dominada por um sentimento de verdade e pureza de ações, portanto, não
cabia entre os santos falsidade de qualquer ordem.
Entendo que mesmo se Deus não
punisse a Ananias e sua esposa Safira a Igreja os teria excluído de sua ambiência.
O verdadeiro crente, que é
colocado por Deus na luz de Cristo deixa seus modos de vida contrários a
verdade, pois não é mais submisso ao diabo o pai da mentira (João 8:44). Ele
usa a mentira para induzir ao pecado e nos destruir.
Então a conversão dos crentes
nos mostra que há um arrependimento dos erros e toda a mentira se desfaz na
vida do crente e a Igreja não tem como aceitar este tipo de membro na
comunidade dos salvos.
A ação de Deus foi avassaladora,
uma violenta intervenção e tragicamente violenta, tirou a vida dos hipócritas e
que arquitetaram o plano para enganar aos Apóstolos, as colunas da Igreja, os
quais eram cheios do Espírito Santo, que neste caso demonstraram ser
possuidores do Dom de discernir os espíritos e mais, eram representantes legítimos
de Deus e Seu Espírito Santo, ao qual eles tentaram ainda que pensassem em enganar
aos homens, estavam enganados e enganaram ao próprio Espírito Santo, o que
conduzia em Nome de Jesus a Igreja.
O erro foi pensarem que eram proprietários,
no que se desviaram do pensamento comum na Igreja” ninguém dizia que coisa
alguma do que possuía era sua própria”.
Não tente imitar ouros se você não
está convencido de que pode oferecer a D’us. Melhor da uma oferta simples do
que oferecer parte de uma fortuna, para “ficar bem” com a Igreja! O gesto de Barnabé promoveu profunda impressão neles. Desejosos de
imitar o exemplo generoso de Barnabé assentaram no coração o intento de reter
parte do valor, e levar o restante para os apóstolos. O erro do casal?
Hipocrisia e mentira.O erro não
foi ter dado todo o dinheiro. Não havia qualquer exigência da entrega de todo o
montante da venda. Tanto que Pedro pergunta a eles: “Conservando-o não seria
teu? E, vendido, não estaria em teu poder? (5.4). O erro consistiu em ter eles
dado uma parte, dando a impressão que haviam dado tudo.
O gesto de Barnabé promoveu
profunda impressão neles. Desejosos de imitar o exemplo generoso de Barnabé
assentaram no coração o intento de reter parte do valor, e levar o restante
para os apóstolos. E qual foi o erro deste casal?
O erro não foi ter dado todo o
dinheiro. Não havia qualquer exigência da entrega de todo o montante da venda.
Tanto que Pedro pergunta a eles: “Conservando-o não seria teu? E, vendido, não
estaria em teu poder? (5.4). O erro consistiu em ter eles dado uma parte, dando
a impressão que haviam dado tudo.
Teriam tido
um pensamento que ocorre ainda hoje em nosso meio:
Ser apontado
como melhor ofertante e ajudador da Obra de Deus, mas Deus não precisa de
ofertas intencionais de publicizar o que faço em nome de abençoar a Igreja!
Atos 4. 34 “. ... todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o
preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.”
Ananias e Safira estavam fora do
proposito de comunhão da Igreja primitiva, tendo em vista que todos que se
integravam a Igreja viviam em comunhão plena de bens, isto é, todos os que
aderiam ao grupo doavam suas posses para que houvesse entre eles uma
administração igualitária.
Erro de Ananias e Safira foi pensar
de maneira contraria a determinação do Espírito Santo para comunhão igualitária
daquela Igreja primitiva.
Atos 5. 3 – Disse, então, Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração,
para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4 – Guardando-a, não ficava para
ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu
coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Esta micronarrativa neotestamentária
do início da Igreja aponta para a forma de condução dos que eram convertidos e
como a Igreja tinha revelação dos atos puros de cada crente.
O escritor Lucas no capítulo 4
prepara o leitor para entender o que ocorreria e como os não convertidos Ananias
e Safira e outros quaisquer que pensassem diferente e agissem como a Obra de
Deus fosse humana e abrigo de gente que quer posição no seio da Igreja seria
corrigido pelo Senhor, através da autoridade ministerial dos Apóstolos.
Assim, o exemplo de Barnabé ao longo do livro, que ao aderir à
comunidade vende sua propriedade e trazer o valor adquirido “coloca junto aos
pés dos apóstolos” (Atos 4.36-37).
Segundo ato desta
micronarrativa: A cena de Ananias e Safira, colocada logo após o bom exemplo de
Barnabé, procura servir como exemplo negativo de adesão ao movimento.
Klaus Berger entende que a narrativa
de Ananias e Safira como um exemplo tirado da história dos discípulos para
servir à igreja primitiva, eu concordo e entendo que o exemplo é valido para
todas as épocas da Igreja, inclusive nos nossos dias.
Beger: “Em At 4,36s (José e
Barnabé) e 5,1-11 (Ananias e Safira) um exemplo elogioso e outro assustador se
sucedem. São duas cenas que esclarecem At 4,32-35”.
Alguns teólogos ajudam-nos a
compreender a narrativa e a intenção
divina inspirada na pena do Evangelista Lucas por trás destas micronarrativas:
“... o escritor bíblico, habituado a cortar, juntar e montar com extrema
perícia materiais literários anteriores, parece ter tido a intenção de obter
esse efeito de verdade multifacetada ao apresentar em sequência duas versões
diferentes, que ressaltavam duas dimensões distintas do mesmo assunto” Robert Alter
Podemos verificar que o exemplo
de Barnabé – o exemplo positivo é narrado em poucas linhas - , mas o autor
inspirado acrescenta muitas linhas para demonstrar e apontar para o erro – a tentativa
frustrada de Ananias e Safira em enganar a Igreja e ao Espírito Santo.
A autoridade apostólica é demonstrada
na voz de Pedro:
Atos
5. 3 – Disse, então, Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração,
para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade?
4 – ..., Por que formaste este
desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
8 – E disse-lhe Pedro: Dize-me,
vendestes por tanto aquela herdade? , ...
9 – Então, Pedro lhe disse: Por
que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis
aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
Os personagens de maneira idêntica
tiveram a mesma atitude:
Analisando os exemplos podemos
inferir a posição de cada personagem. Enquanto, o ato de Barnabé é descrito de
uma forma verbal positiva o ato de Ananias e Safira, para o mesmo tipo de
oferta tem a diferença verbal e de propósito no coração:
Vender
Depositaram
aos pés do apóstolos
Barnabé: “Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é
Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a,
e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.”
Ananias e Safira: “Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade 2 – e reteve parte do preço, sabendo-o
também sua mulher; e levando uma parte, a depositou aos
pés dos apóstolos.”
A diferença está em que Barnabé trouxe
“o preço” e Ananias e Safira trouxeram “parte
do preço”
Interessante notar que Safira
poderia ter sido alvo de um escape, ainda que precário, a exemplo de Caim como
num quadro bíblico de “cenas padrão”.
Mas, como Caim não se arrependeu
do erro e proposta acordada ou não com seu marido, o chefe de família nos
moldes daqueles idos.
Muito embora, pela narrativa,
tivesse havido um acordo mútuo de mentir, mas no texto não depreendemos que
Safira estivesse submissa a um modelo matrimonial antiquado. Assim, Safira não
é descrita como uma mulher “escrava” do casamento, e a unicidade das opiniões
do casal é descrita como um pressuposto natural, mas estava consciente de
que era uma mentira a oferta apresentada a Deus através do Apóstolos!
7 – E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher,
não sabendo o que havia acontecido.
8 – E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade?
(obs. Do escritor: oportunidade de falar a verdade) E ela disse: Sim, por
tanto.
9 – Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes
para tentar o Espírito do Senhor?
Hipótese: “A princípio, ela (Safira) é apenas cúmplice (?). Por isso Pedro, ao questioná-la,
lhe dá a possibilidade do arrependimento. Por meio dessa pergunta ela poderá se
liberar da mentira e dizer a verdade”
“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo
cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo,
e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de
coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os
dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos
2:44-47
O que rege a condenação de Ananias
e Safira é a apropriação indevida do que era comum e por enganar a Igreja o
Espírito Santo já antevira suas mentes pecaminosas, que queriam enganar o povo
de Deus e ao Espírito Santo.
Destaco que na narrativa Lucana
de Atos, o personagem catalizador das ações dos discípulos e determinações da
Igreja era o espírito Santo que autorizava o que lhe “parecia bem”.
Atos 15:28 “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, ...”
“Tiravam da comunidade, como se já não tivessem recursos próprios [...]
alegar uma dádiva absoluta era também alegar um direito absoluto [...]”.
Entendemos que ao dizer que doavam tudo, o casal pedia também patrocínio total;
ao reterem parte do valor eles estão procurando aproveitar-se economicamente
dos demais, e tal pecado foi considerado digno de morte. J. D. Crossan
1ª Conclusão:
A narrativa da tentativa de
enganar a Deus e a Igreja nos ensina que a família não pode se unir para
enganar a sociedade ou a Igreja.
Muitos fazem planejamento de
engano no quarto, mas enquanto houver homens de Deus com discernimento e dando
lugar ao Espírito Santo não conseguirão os seus intuitos.
Ainda, que muitos ainda continuem
tentando estabelecer regras de mancomunarem-se através de “atos de bondade”,
com ofertas e pretensos benefícios para a Igreja, através de seus bens, serão
atingidos em suas maldades familiares e mancomunadas com o peso da mão de Deus.
A severidade da punição para uma ofensa tão pequena pode parecer intolerante
e sem misericórdia (ver Lc 9.54-55), mas era necessário estabelecer autoridade
apostólica na Igreja Primitiva e garantir a pureza da Igreja.
Não viva uma pretensa vida de
fervor ou benfeitor da Igreja, apresentando apenas o que sobrou e guardando o
que era para ser dado, sem reserva no coração! (não estou falando de valores,
estou dentro da temática deste estudo; ser verdadeiro no que oferece!).
O exemplo de Ananias e Safira
continua valendo para o que foi escrito por revelação por Lucas:
11
– E houve um grande temor em toda igreja e em todos os que ouviram estas coisas
Fonte:
Dicionário Strong
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