A Deturpação Da Doutrina Bíblica Do Pecado
Lição CPAD 2 –
09/07/2023
Subsídio - Doutrina do
Pecado - do Pastor e professor Osvarela
Data: 9
de Julho de 2023 – Em Edição e sem Revisão
TEXTO ÁUREO
“Por isso, nenhuma carne será
justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento
do pecado.” (Rm 3.20).
PRÁTICA
O pecado de Adão arruinou toda a
humanidade. Contudo, Jesus Cristo pode regenerar eficazmente o pecador.
LEITURA BÍBLICA
Romanos 3.9-20.
9 — Pois
quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos
que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado,
10 — como
está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 — Não
há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
12 — Todos
se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há
nem um só.
13 — A
sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha
de áspides está debaixo de seus lábios;
14 — cuja
boca está cheia de maldição e amargura.
15 — Os
seus pés são ligeiros para derramar sangue.
16 — Em
seus caminhos há destruição e miséria;
17 — e
não conheceram o caminho da paz.
18 — Não
há temor de Deus diante de seus olhos.
19 — Ora,
nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para
que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
20 — Por
isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque
pela lei vem o conhecimento do pecado.
Hinos Sugeridos: 75, 422 e
568 da Harpa Cristã.
A) Objetivos da Lição: I)
Expor o ensino bíblico da natureza pecaminosa; II) Pontuar teologias modernas
que derivam da deturpação da doutrina bíblica do pecado; III) Mostrar as
consequências da normalização do pecado.
Introdução:
A deturpação moral insidiosa tem
atingido o ápice do Humanismo moderno, pelo qual os homens, autoridades
seculares, vozes importantes da sociedade e mesmo na Igreja prestam um
desserviço à sociedade humana com considerações hedonistas ou moralmente contrárias
a Doutrina do Pecado que está descrita e ordenada nas Escrituras, tanto a Veterotestamentária,
quanto a Neotestamentária, a qual é particularmente atingida, por se tratar de
registros bíblicos determinados à Igreja pelo próprio Cristo, mantendo a
moralidade da Lei, mas contando com a ação da Graça Salvífica pela Morte de
Jesus na Cruz.
Assim, o que se atinge é a Igreja
Universal eleita em todo lugar e denominações, a qual, é a que preza e
considera como Mandamentos morais e denominacionais e de vida sob a regência do
Cristo Vivo.
Se antes, Israel foi quem recebeu
as Escrituras (Rm3.1,2), inclusive o protoevangelho (Gn.3.15) a estas se juntou
a Escritura Neotestamentária, sem, contudo, deixarmos de observar a regra geral
do conteúdo bíblico, em sua totalidade:
Antigo
Testamento e Novo Testamento, escritos por profetas ao ouvirem o “escreve” de
Deus é o conteúdo a ser seguido, agora segundo a visão da Plenitude da Graça –
Gl4.4
A Doutrina do Pecado é antes de
tudo uma doutrina de vida!
Na realidade é vista, por alguns,
como castração do intelecto humano, ou ainda uma visão imposta pela Igreja.
Mas, quando lemos:
Ezequiel
18: 4; 19-23;32 Eis que
todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho
é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Porque não tenho prazer na morte do
que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Por que
não levará o filho a iniqüidade do pai? Porque o filho procedeu com retidão e
justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente
viverá. - o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade
do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá
sobre ele. Mas se o ímpio se converter de todos os pecados [...] proceder com
retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. Desejaria eu, de qualquer
maneira, a morte do ímpio?
A contestação da moral e doutrina
do pecado tem sido contestada pela sociedade atual, que voltou-se aos caminhos
do Humanismo antropocêntrico.
“Digo,
porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da
carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e
estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas
5:16,17
É onde está o muro de separação
entre a vontade da carne e o desejo de comunhão com Cristo que está levando
pensadores e líderes se voltarem contra as Escrituras – A Bíblia é o maior
best-seller de todos os tempos - comparando-a com os pensamentos humanos,
quando não dá para comparar o pensamento de Deus com a sua Criatura!
Jeremias
29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito,
diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que
esperais.
Ora! Tudo o
oque Deus deseja, como escrito até aqui, é o Bem do Homem e que o homem viva
uma boa e agradável vida.
Lamentações
3:39
Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus
próprios pecados.
O Pecado sendo em síntese “errar
o alvo”, neste sentido o homem errou o alvo da vida indo em direção a
morte, por sua própria escolha, ou volição.
Assim, Desde o nosso pai Adão e nossa primeira
Mãe Eva o homem recebeu pelo erro do gerente da humanidade, uma marca
indelével em seu Eu, na parte pneumática, ou seja, em seu espírito humano
(aqui, tricotomia – corpo, alma e espírito).
Desta forma o pecado transitou de
Adão até o último ser humano nascido de mulher, nestes dias ou horas que você está
lendo este texto e todos os demais que nascerão até o final dos tempos apocalípticos.
Esta questão sempre opera na
mente humana e não há como dela, escapar, seja o maior cientista ou mente
brilhante até o indouto.
O pecado jaz a porta (Gn 4.7),
mas a escolha é nossa, como Caim?
II- O Pecado:
A Hamartiologia vista sob a ótica
paulina.
Destaco Paulo e sua teologia,
pois este apostolo foi o maior explanador da revelação da Doutrina de Cristo,
ao escrever a suas mais de 10 Epístolas.
"Dou
graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o
entendimento, sirvo à Lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado." Romanos
7.25
É o embate entre carne e
espíritos humanos.
Transcrevo parte de um estudo, de
minha lavra:
Satanás é o pai da mentira e “anda
ao derredor, procurando a quem possa tragar” a atividade do Pecado, que é
intestina ao homem, sempre vai querer atuar na área que lhe pertencia, através
do engano.
É o que
Paulo diz ao afirmar que o Pecado, como um membro do Reino Parasita do Mal
necessita mostrar o que é, tal qual o pai da mentira [“Vós tendes por pai ao
diabo ... Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade,
porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é
próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44] não há
espaço para nenhum bem em sua atuação destruidora. Apenas a Graça tem o
antídoto que só recebe o que nasce de novo para ser colocado sob o
império e constituição divina da Lei do Espírito de Vida em Jesus Cristo.
“..., mas
o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim
de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. Porque
bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado [a
dívida adâmica, foi paga, quando Jesus riscou a cédula na Cruz]. Porque
o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço
isso faço.”
O
importante da atuação oportunista do pecado é uma manifestação sempre
exponencial, a cada vez que lhe damos oportunidades: “... mas o pecado,
para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que
pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.”
O pecado se apoiou na Lei (...pelo mandamento
o pecado se fizesse...) de forma idêntica a ação do pai da mentira,
usando-a, como usou as ordens de Deus no Éden, para enganar, ao homem, como se
a Lei de Deus fosse para destruição dos homens.
Sob esta égide o pecado sabedor
que na verdade a Graça pode libertar o homem tenta cada vez mais envolver o
homem de forma tal, que Paulo diz que esta ação se tornou um excesso de
malignidade com uma finalidade: a morte do pecador: “..., mas o
pecado...operou em mim a morte pelo bem; a fim de que
pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.”
Eis a questão: o pecado é convincente
e conveniente a nossa carne, pois estamos impregnado com esta semente, queiram
os que combatem as Escrituras ou as tentam tornar conveniente ao seu modo de
agir, pensar e viver e ainda conquistar admiradores as suas práticas.
Paulo é enfático em suas
revelações respeito do Pecado:
“eu sou carnal,
vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero
isso não faço, mas o que aborreço isso faço.”
"De Cristo vos desligastes,
vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes" Gálatas
5:4
II-A -Significados
“Porque, quando estávamos na
carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros
para darem fruto para a morte.”
Usei em alguns estudos neste
site, este texto, supra, como centro deste tema sobre a Hamartiologia contida
neste presente estudo.
Pecaminosidade: sf. Caráter,
inerência do que é pecaminoso; uma palavra derivada de pecaminoso, ou seja,
que tem a natureza do pecado. Cheio de pecados. Que procede ou resulta da
prática do pecado.
Pecaminoso -
adj. Que é da natureza do pecado: atos pecaminosos. Em que há muitos pecados:
vida pecaminosa. (Do lat. peccamen)
No Novo Testamento. No grego, a
palavra "pecado" também tem vários sentidos, e alguns são
correlatos com os termos hebraicos.;
Todos esses vocábulos do grego
bíblico descrevem o pecado em seus vários aspectos. Vou apresentar uma lista
menos extensa, mas igualmente proveitosa para definir o incisivas das palavras
mais incisivas e usadas com mais frequência no Novo Testamento acerca do
pecado.
1)αμαρτια -;Hamartia. em correlação com hatta't (hb),
seu sentido é "errar o alvo", "perder o rumo",
"fracassar". Indica que o primeiro homem, no princípio, perdeu o rumo
de sua vida e fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para a sua
vida.
Aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em
pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos
seja por uma única pessoa ou várias.
No Novo Testamento, os escritores usaram o termo hamartia para designar o
pecado. Ainda que o sentido equivalente no Antigo Testamento seja o de
"errar o alvo", nas páginas neotestamentárias a palavra em apreço tem
uma abrangência bem maior - possui um sentido mais forte que a ideia de
fracasso ou transgressão. Ela tem o sentido de "poder de engano do
pecado" (Rs 5:12; Hb 3:13); é mais que um fracasso. Trata-se de uma
condição responsável ou uma característica que implica culpabilidade.
2) 2) Kakia. κακια; n. f. maldade,
malícia, malevolência, desejo de injuriar; iniqüidade que não se envergonha de
quebrar a lei perversidade ou, depravação algo oposto à virtude; mal,
aborrecimento. É um termo que descreve o caráter e a disposição interiores, e
não apenas os atos exteriores. Dele deriva-se outra palavra, Kakos, cujo
sentido transcende a mal-estar físico ou doenças (Mc 1:32; Mt 21: 41: 24:48: At
9:13: Rm 12:17: 13:3,4,10: 16:19: 1 Tm 6:10). κακοητεια - kakoetheia;
n. f. mau caráter, depravação de coração e vida; sutileza maligna, astúcia
maliciosa
3) αδικια - adikia; n f. injustiça, de um juiz;
injustiça de coração e vida; uma profunda violação da lei e da justiça, ato de
injustiça.;
Denota injustiça, falta de integridade; como alguém que abandona o caminho
original. Em sentido amplo, esse termo refere-se a qualquer conduta errada e
significa, ainda, "agravo", "ofensa feita a alguém"
(2 Co 12:13: Hb 8:12: Rm 1:18: 9:14).;
“Porque do céu se manifesta a ira
de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em
injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque
Deus lho manifestou.” Romanos 1:18,19
O texto de Romanos 1:18 descreve
a injustiça como inimizade para a verdade.;
O apóstolo João - 1 João 5:17, afirma que toda iniquidade ("gr. adikia) é
pecado (gr hamartia).
4)ανομια - anomia; n f. a condição daquele
que não cumpre a lei; porque não conhece a lei; porque transgride a lei;
desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade.
Anomia ou anomos - "trangressão".
O sentido literal de anomia é "sem lei".;
Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41: 24:12: 1 Tm 1:9).
O Anticristo é anomos - "o iníquo" (2 Ts 2:8).
5) Apistia. Deriva de pistis - "crer",
"confiar" - e significa "infidelidade", "falta de
fé" ou algum tipo de resistência ou vergonha (Hb 3:12: 1 Tm 1:13). Em 1
Timóteo 1:13 está escrito: "... alcancei misericórdia, porque o fiz
ignorantemente, na incredulidade (gr. apistia)".;Compilação com
edição do autor deste presente Estudo (Osvarela) Ref Biblográficas:
Teologia Sistemática Pentecostal.
Quadros compilados pelo autor
Romanos
7.14-20 |
Hoje
- O já: a era vindoura já se iniciou – A Plenitude dos tempos |
O
ainda não: a vida carnal; A Era presente [o homem a ser transformado] ainda
está em vigor |
14
|
A
lei é espiritual |
Mas,
não sou espiritual (sou carnal) |
15,16 |
Quero
praticar a boa lei de Deus |
Mas,
não faço o Bem |
17 |
(extração
do pensamento) Quero fazer o Bem |
Mas,
o pecado que habita em mim, neste corpo carnal, não me permite fazer o Bem |
18 |
Desejo
fazer o Bem |
Mas,
sou pecador; “na minha carne, não habita bem algum” |
19 |
Quero
fazer o Bem |
Mas,
faço o Mal |
20 |
Quero
fazer o bem |
Mas,
o pecado que habita em mim, neste corpo carnal, não me permite fazer o Bem |
Quadros compilados e adaptados
de: Romanos - Comentários Expositivos - C. Marwin Pate
A
Era Presente |
A
Era Vindoura |
O
corpo de pecado/morte (o
corpo físico) não é mau, mas é o instrumento do pecado e da morte, mas
está contaminado pelo Adam) Ainda está em vigor |
A
nova natureza (ser interior)/mente (quanto
à nova natureza, cf. 2 Coríntios 4.16; Efésios3.16; quanto à
mente renovada, cf. Romanos 12.1,2) |
Fontes:
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