Quando a Criatura vale mais que o Criador
Lição 04: 3° Trimestre de 2023 -
EBD ADULTOS
Subsídio - Em Edição – Pastor
e Professor Osvarela
"o Criador, que é bendito eternamente. Amém."
Texto Áureo
“Pois mudaram a verdade de Deus
em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é
bendito eternamente. Amém!” Rm 1.25
Verdade Prática
A exaltação da criatura acima do
Criador é a usurpação da glória divina pela mentira e vaidade humana
Leitura Bíblica
Romanos 1.18-25
¹⁸ Porque do céu se manifesta a
ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade
em injustiça.
¹⁹ Porquanto o que de Deus se
pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
²⁰ Porque as suas coisas
invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua
divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas,
para que eles fiquem inescusáveis;
²¹ Porquanto, tendo conhecido a
Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus
discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
²² Dizendo-se sábios, tornaram-se
loucos.
²³ E mudaram a glória do Deus
incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de
quadrúpedes, e de répteis.
²⁴ Por isso também Deus os
entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus
corpos entre si;
²⁵ Pois mudaram a verdade de Deus
em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é
bendito eternamente. Amém.
I) Identificar as consequências
da irreligiosidade e culto à criatura;
II) Compreender a origem histórica do humanismo e seus desdobramentos em nossa
cultura;
III) Conhecer os tipos de autoidolatria
e as orientações bíblicas para escapar desses males.
Etimologia:
Para entendimento do que
estudamos escrevo sobre a posição da Igreja, quanto a autoridade doutrinária,
que coloca Criadoe e criação no devido lugar (possível ao entendimento humano,
claro!).
Assim, a posição da verdadeira doutrina
é Teocêntrica. A visão humanista coloca o homem no centro, ou seja, antropocêntrica!
Definição: O que é Humanismo: O teocentrismo
(Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo,
passando o homem a ser o centro de interesse. Em um sentido amplo,
humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de
tudo.
σωμα – soma; o corpo
tanto de seres humanos como de animais; corpo sem vida ou cadáver; corpo vivo;
de animais;
- “o corpo vivo”,
- “o corpo da ressurreição”, e
- “a comunidade cristã ou
igreja”;
“..., a pessoa total como uma
entidade diante de Deus”, “o locus (“lugar”, “posição” ou
“local”) do espiritual no homem”, “o homem total como destinado para a
membresia no reino de Deus”, “o veículo para a ressurreição”, e “o lugar do
teste espiritual em termos do qual o julgamento acontecerá” Clarence B.
Bass
σαρξ - sarx; carne
(substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue)
tanto de seres humanos como de animais;
Sarx no Novo
Testamento, então possui dois significados principais:
(1) o aspecto externo, físico da
existência do homem — neste sentido ele pode ser usado do homem como um todo; e
(2) carne como a tendência dentro
do homem caído para desobedecer a Deus em todas as áreas da vida
A palavra corpo será definida ao
longo deste estudo.
Nephesh -
“alma” – em muitos casos é ‘pessoa’
“- o ser mais interior do homem”,
“- o ser vivo” (usado a respeito
de homens e animais),
“- o homem em si mesmo”
(freqüentemente usado como um pronome pessoal: eu mesmo, ele mesmo, etc.; neste
sentido pode significar o homem como um todo);
“- o lugar dos apetites”,
“- o assento das emoções”. A
palavra pode, algumas vezes, se referir a uma pessoa falecida, com ou sem meth (“morta”).
É algumas vezes dito que a nephesh morre.
“Coração”: lebh e
lebhabh. Coração não somente é usado no AT para descrever o assento do
pensamento, do sentimento e da vontade; é também a sede do pecado (Gn
6.5; Sl 95.8, 10; Jr 17.9), a sede da renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10;
Jr 31.33; Ez 36.26), e o lugar da fé (Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o
entendimento dos salmistas, do judaísmo que tem um pensamento Dicotômico.
Brown-Driver-Briggs dá dez (10)
significados para estas palavras:
- “o homem mais interior ou
alma”,
- “mente”,
- “resoluções da vontade”,
- “consciência”,
- “caráter moral”,
- “o homem em si mesmo”,
- “o lugar dos apetites”,
- “o assento das emoções”,
- “o assento da coragem”.
בשר - basar; n. m.
carne - referindo-se ao corpo - de seres humanos - de animais; o próprio corpo; “o
aspecto externo e carnal da natureza humana”, N. P. Bratsiotis
σαρκινος - sarkinos; adj.
carnal, que consiste de carne, composta de carne; que pertence ao corpo (como
material terreno e perecível).
- “kardia”, a palavra do
Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh, usualmente traduzida como
“coração”.
Arndt-Gingrich: “a sede da
vida física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como o centro e a
fonte da totalidade da vida mais interior do homem, com seu pensamento,
sentimento e vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada do Espírito
Santo.
Psyche; ψυχη – psuche;
respiração, - fôlego da vida - força vital que anima o
corpo e é reconhecida pela respiração - de animais - de pessoas – vida - aquilo
no qual há vida - ser vivo, alma vivente; alma - o lugar dos sentimentos,
desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.); a alma (humana)
na medida em que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda
oferecida por Deus, pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança. A
alma considerada como um ser moral designado para vida eterna; a
alma como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta
de outras partes do corpo)
“Por isso, rejeitando toda
a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós
enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21
“Επομένως, απορρίπτοντας κάθε
ακαθαρσία και υπερβολή της κακίας, λάβετε με την πραότητα την μοσχευμένη λέξη
που μπορεί να σώσει τις ψυχές σας”
Ladd: “O
espírito é freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa
forma. Isto sugere que “pneuma” representa o homem em seu lado voltado
para Deus, enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado humano.”
Discurso:
Gálatas
5:17,18Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra
a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura,
seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito
A visão dos gregos sobre a
atividade do corpo, ou da ‘sarx’ mesmo sendo o centro do mal no homem, não
atingia o ‘pneuma’, ou seja, não havia problema como usasse seu corpo, o pneuma
continua são ou sem ser atingido pelas obras da ‘carne-sarx’.
Como
disto, acima, deve-se entender que "a carne" não é visto como mal no
NT, como no pensamento grego. Para os filósofos gregos, "carne"
era a fonte dos problemas humanos; a morte libertaria de sua influência.
Mas, no NT, "carne" é o campo de batalha do conflito espiritual (cf.
Ef. 6: 10-18), contudo é neutro. Pode-se usar o corpo físico para o bem ou o
mal.
A citação de Paulo:
“manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares”
refere-se ao conceito grego do uso do corpo e do espírito.
“Paulo, em
muitos aspectos, se apresenta mais como helenista, especialmente, quando trata
das tensões entre carne e espírito, sendo que a carne não é apenas o corpo,
mas tudo o que se liga à matéria”
1 Coríntios 6:11-¹³ Os
alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém,
aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão
para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Esta visão se perpetuou e chegou
a nossa atual civilização, através do movimento pós-modernista e da filosofia
humanista.
A visão cristã do homem é a de
que devemos vê-lo em sua unidade, como uma pessoa total. Ele tem um lado físico
e um lado mental ou espiritual. E o corpo é a célula única que em conformidade
com a sua criação divina, é uma unidade constituída de:
Corpo, alma e espírito!
Corpo -
corpo de uma pessoa - usado da origem natural ou física, geração ou afinidade -
nascido por geração natural - natureza sensual do homem, “a natureza animal” -
sem nenhuma sugestão de depravação - natureza animal com desejo ardente que
incita a pecar - natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento.
A carne,
denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos
separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a
Deus. Nas Escrituras, a matéria não é má porque foi criada por Deus.
A Bíblia nunca denigre o corpo
humano como uma fonte necessária do mal, mas o descreve como um aspecto da boa
criação de Deus, que deve ser usado no serviço de Deus, diferente da ideia
grega que a carne – sarx – poderia ser usada para o mal, ou
desejos, sem influenciar a alma e espírito que seguiam puros e podiam ser
alcançadas pela divindade, em estado sem mácula.
Mesmo entre os judeus não era
destacada a visão tricotômica que a Igreja entendeu como Doutrina da formação
do homem.
Nos necessitamos, entender, neste
estudo qual a visão bíblica sobre o homem total, ou seja, como ele é
constituído, seja do material e do imaterial ou transcendente:
Necessitamos
saber que a Bíblia não descreve o homem cientificamente, mas o descreve como
foi criado e como é espiritualmente.
“E disse
Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança;” Gênesis 1:26
Eu sou partidário do pensamento
teológico, da tricotomia do homem, ou seja, em unidade – como a Trindade – ele
pode ser subdividido em três partes sem perder a unidade.
A palavra tricotomia é
formada de duas palavras gregas, tricha, “tríplice” e temnein,
“cortar”.
Hebreus 4.12 diz
o seguinte:
“Porque a Palavra de Deus é
viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra
até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir
os pensamentos e propósitos do coração.”
Me deparo com este texto, que
transcrevo, abaixo, sobre o pensamento paulino, sob revelação e inspiração
sobre a carne:
A terminologia antropológica de Paulo
é de origem hebraica. Entretanto, se compararmos alguns termos típicos da
teologia paulina a esse respeito com a terminologia grega, podem-se descobrir
alguns aspectos do helenismo. Carne, sárx, não é uma parte do homem,
mas o corpo inteiro, o homem inteiro do ponto de vista de sua existência
física, de suas fraquezas e mortalidade em contraste com Deus. O
termo sôma, corpo, menos frequente, é quase o mesmo que o anterior.
Quanto à psiché,
alma, não se pretende indicar a alma no sentido grego, já que nunca é distinta
do conceito de sôma, pois indica a vida do homem.
Pnêuma,
espírito, raramente indica a parte intelectual humana, pois a tradição da Septuaginta já
o tinha consagrado no sentido de sopro, alento etc.
Noûs, intelecto,
espírito, não tem equivalente em hebraico e é certamente graças à sua formação
helenística que Paulo o adota, e tem o sentido de juízo, inteligência, decisão.
É alheio ao sobrenatural, enquanto o termo anterior guarda essa característica.
Uma passagem serve de modo especial para caracterizar a condição humana de um
ponto de vista que hoje poderíamos chamar de psicológico. É a passagem de Rm 7,
14-25:
“Sabemos
que a Lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado. [...],
mas percebo outra lei em meus membros, que peleja contra a lei da minha razão e
que me acorrenta à lei do pecado que existe em meus membros. Infeliz de mim!
Quem me libertará deste corpo de morte? Graças sejam dadas a Deus, por Jesus
Cristo Senhor nosso. Assim, pois, sou eu mesmo que pela razão sirvo à lei de
Deus e pela carne à lei do pecado.”
Podemos verificar a influência do
corpo nas ações contra o espírito, ainda que este necessite da presença de
Deus, a carne lev ao homem a realizar o que o espírito não almeja em relação a
divindade.
II- a Visão da Igreja
Romanos
1.¹⁹-20
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho
manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o
seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas
coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Pensadores e teólogos cristão ao
longo dos séculos tem apresentado esta questão da criatura versus ao Criador,
quando a criatura se apresenta como um ser, quase superior a quem a criou e tenta
fazer dela, criatura, um ser autônomo.
“Calvino
(1509-1564), diz que o homem pretende usurpar o lugar de Deus: Cada um
faz de si mesmo um deus e virtualmente se adora, quando atribui a seu
próprio poder o que Deus declara pertencer-lhe exclusivamente”. No
entanto, a compreensão de Calvino a respeito do homem crente, permanece: “o
coração fiel não inventa um deus a seu gosto, mas põe a sua atenção no único
Deus verdadeiro, e não Lhe atribui o que lhe parece bom, mas se alegra com o
que de Deus lhe é revelado”. E, “O único fundamento de toda a religião é a
imutável verdade de Deus.” João
Calvino, O Livro dos Salmos, São Paulo: Paracletos, 2002, v. 3, (Sl
100.1-3), p. 549. João
Calvino, As Institutas da Religião Cristã: edição especial com notas para
estudo e pesquisa, São Paulo: Cultura Cristã, 2006, v. 1, (I.1), p. 61.
III -O que é Humanismo?
Confunde-se Humanismo com Humanitarismo.
Da incompreensão do termo, o perigo de este perigoso erro poder enganar e
passar incólume, e ser danoso para a Igreja.
E para o homem que ainda não
conheceu a Deus, passa a ser um instrumento de distanciamento de Deus, por não
aceitar e compreender: Rm1. 19 ... , o que de Deus se pode conhecer neles se
manifesta, porque Deus lho manifestou. ²⁰ Porque as suas coisas invisíveis,
desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se
entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas
Talvez, seja esta situação da
visão de nossos dias, quanto a posição do homem, que o tem afastado de Deus,
até mesmo nas Igrejas.
Salmos
139:15,16 ..., os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto
fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me
viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos
os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia
ainda.
O homem, não entende que ele
mesmo é uma demonstração do poder de Deus, que o criou, com toda a complexidade
de um ser humano, tricotômico!
III-A- Humanismo não
deve ser confundido com Humanitarismo.
(Humanitário + ismo = humanitarismo)
quer dizer fazer bem ao ser humano, às pessoas. O amor à
humanidade é correto, é bíblico, é divino, havendo para esta palavra a
sua bem conhecida sinónima Filantropia (amor à humanidade).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira …” (João 3:16). Deus é o maior
Filantropo, ou maior Humanitarista.
Porém, o Humanismo, é
uma filosofia que coloca, numa escala de importância, os humanos como
o centro do mundo, os mais importantes que
tudo, deuses, e isto nada tem a ver com Humanitarismo.
O Humanismo destaca-se por
contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.
Trata-se de uma doutrina antropocêntrica (o homem como centro
de tudo) em que o homem é a medida de todas as coisas. Esta corrente opõe-se
ao Teocentrismo, à doutrina bíblica que diz que Deus
é o centro da vida, de tudo.
O Humanismo define o Homem como
valor supremo e central da existência, exaltando o género humano.
III-B O humanismo, note-se bem, é
o "culto" ao ser humano.
Rm.1.22 Dizendo-se
sábios, tornaram-se loucos.
O humanismo foi um movimento intelectual
iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa,
rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade
Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo,
passando o homem a ser o centro de interesse.
Em um sentido amplo, humanismo
significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de
tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em
valorizar os atributos e realizações humanas.
“O humanismo procura o melhor nos
seres humanos sem se servir da religião, oferecendo novas formas de reflexão
sobre as artes, as ciências e a política” coloco aspas, porque não é a visão da
Igreja, quanto a este movimento.
O Humanismo revolucionou o campo
cultural e marcou a transição entre a Idade Média e a Idade
Moderna. O que na História da humanidade aconteceu, independente de nó
sermos contra este pensamento, ou não!
Especificamente no campo das
ciências, o pensamento humanista resultou em um afastamento dos dogmas e
ditames da igreja.
A definição deste movimento inclui,
como características do Humanismo, entre outras:
Ênfase no
antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo;
Afastamento
de dogmas;
Valorização
de debates e opiniões divergentes;
Valorização
do racionalismo e do método científico.
III-C Humanismo e Renascimento
O contexto histórico do
humanismo se confunde com o do Renascimento, tendo em vista que foi o
pensamento humanista que estabeleceu os fundamentos ideológicos que serviram de
base para o movimento renascentista.
Entre os séculos XIV e XVII,
o humanismo determinou uma nova postura em relação às doutrinas religiosas em
vigor na época, propondo um afastamento das mesmas e uma interpretação mais
racional e antropocêntrica do mundo.
Durante o renascimento, o
pensamento humanista também foi caracterizado por tentativas de libertar o ser
humano das regras rígidas do cristianismo da era medieval.
Rm.1.25 Pois
mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do
que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Quando os filólogos e historiadores,
definem o Humanismo desta forma natural, ou seja, intelectual, desprezaram não
a Igreja Medieval, envolta em poder humano, mas se distanciaram do culto a
Deus, que independe da religiosidade, mas do servir a Cristo, com entendimento,
como Paulo escreveu nesta Epístola rainha, - Aos Romanos -, sobre a forma que a
intelectualidade afastou a criatura pela soberba de que ela não necessita do
Criador e não vê nas Obras de suas mãos a revelação do próprio Deus!
O Atual Humanismo:
“O
Humanismo Secular, também conhecido como Humanismo Laico, é uma
corrente filosófica que aborda a justiça social, a razão humana e a ética.
Seguidores
do Naturalismo, os humanistas seculares são normalmente ateus ou
agnósticos, renegando a doutrina religiosa, a pseudociência, a
superstição e o conceito de sobrenatural. Para os humanistas seculares, estas
áreas não são vistas como alicerce da moralidade e da tomada de decisões.
Os
humanistas seculares possuem como base a razão, a ciência, a aprendizagem
através de relatos históricos e da experiência pessoal, sendo que estes
constituem suportes éticos e morais, dando sentido à vida”. Transcrição do que
é definido nos significados do Humanismo, não representa a visão deste escritor,
para alguns termos aqui usados.
No estudo sobre o Ensino Progressista,
vimos que alguns teólogos aceitaram e conceitualizaram seus pensamento teológicos
a estes pensamentos humanistas.
Então:
O
Humanismo representa, pois, uma nova visão do homem em relação a Deus e a si
mesmo. Nesse sentido significa a valorização suprema do ser
humano. Com o seu surgimento pretendeu-se fazer desmoronar o Teocentrismo
(Deus como centro de tudo), dando lugar ao Antropocentrismo (o homem como
centro do Universo).
O Humanismo nega e combate as
doutrinas bíblicas, facultando uma interpretação racional e antropocêntrica do
mundo. Foi assim que na sociedade moderna em geral o Teocentrismo (Deus como
centro de tudo) cedeu o seu lugar ao Antropocentrismo, passando o homem a ser
o centro de interesse e de tudo.
Num sentido amplo, o Humanismo
significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo, incluindo
Deus.
A idolatria é exacerbada ao
extremo quando a criatura pensa que pode ser maior ou dispensar a presença do
Criador;
Os termos que definem a idolatria,
ou a Egolatria - identificam, isto:
Idolatria - substantivo
feminino; culto que se presta a ídolos.
- fig. amor
excessivo, admiração exagerada.
A Idolatria é comparada a
adultério pelo próprio Deus.
O homem pode ser levado a egolatria.
²¹ Porquanto, tendo conhecido a
Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus
discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
²² Dizendo-se sábios, tornaram-se
loucos.
²⁵ Pois mudaram a verdade de Deus
em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é
bendito eternamente. Amém.
Diz a filosofia:”O homem
é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo”. Rosana
Madjarof
Porém, nenhum homem consegue sem
a ajuda da revelação divina pelo Espírito Santo, livrar-se deste dano do pecado
em seu ser.
Engana-se a filosofia e se
contradiz no próprio pensamento humanista que o homem vá deixar deste
sentimento, sem Deus. Porque a expressão da filósofa tem no seu princípio a
possibilidade do homem, por si mesmo, alcançar este pensamento.
A ideia do homem em alcançar a
divindade é um pensamento satânico que vem desde o início, no jardim do
Éden: “sereis como Deus” (Génesis 3:5).
Desde então, vêmo-lo disseminado
até em diversos escritos antigos. Na cultura Grega vemos o caso de Prometeu,
que desejando dar aos homens a imortalidade dos deuses, roubou o fogo sagrado e
o deu aos homens.
No texto bíblico, lemos da
história da construção de uma cidade chamada Babel, onde os homens se uniram
com um claro propósito. Veja o que eles disseram: “Eia, edifiquemos nós
uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que
não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra” (Génesis 11:4).
A Idolatria na Igreja:
Sem! Existe, cada vez mais, seja em
velada posição de líderes, que não aceitam ser iguais ao seus membros, mas se consideram
superiores.
Seja nos canais de louvor, quando
pregadores, cantores e grupos são levados a peso de ouro para apresentações, em
cultos ou seminários ou concentrações, e fotografados pela “platéia” e
aplaudidos com estridência, como o que os chamou não lhes tivesse dado o dom.
Tenhamos cuidados com este
movimento.
Outra forma, é a humanização de
teologia de cultos e pregações que só pregam para o deleite dos crentes e as “bençãos”
pessoais. Não estou dizendo que Deus não abençoa os crentes, mas as pregações
estão cada vez mais egocêntricas, seja para os ouvintes, ou seja, pela forma de
aplicação da Bíblia e forma de discurso de certos pregadores, que descobrem as
necessidades do povo e leva-os a pensar “biblicamente” como centro.
"o Criador, que é bendito eternamente. Amém."
Fonte:
Bible Lessons International
Isidoro Mazzarolo;
A importância do helenismo no pensamento do Apóstolo Paulo; Theologica
Xaveriana, vol. 69, núm. 188, pp. 1-24, 2019; Pontificia Universidad Javeriana;
https://www.redalyc.org/journal/1910/191059376009/html/
O pensamento grego e a igreja
cristã (Parte 9) A antiga crítica grega à religiosidade
predominante; Hermisten Maia
Significados.com – site de
definições
Estudos de nossa lavra em:
https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/07/a-mordomia-do-corpo-em-edicao-sem.html
E outros correlatos,
seguindo o link, acima, o leitor poderá encontrar outros estudos sobre o Tema.
https://escolabiblicadominical.org/licoes-biblicas-adultos/
O Apóstolo Paulo e a Filosofia; Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira
Humanismo - armadilha e veneno
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