sábado, julho 22

Quando a Criatura vale mais que o Criador Lição 04: 3° Trimestre de 2023

 Quando a Criatura vale mais que o Criador

Lição 04: 3° Trimestre de 2023 - EBD ADULTOS

Subsídio - Em Edição – Pastor e Professor Osvarela

"o Criador, que é bendito eternamente. Amém."

Texto Áureo

“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!” Rm 1.25

Verdade Prática

A exaltação da criatura acima do Criador é a usurpação da glória divina pela mentira e vaidade humana

Leitura Bíblica

Romanos 1.18-25

¹⁸ Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

¹⁹ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

²⁰ Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

²¹ Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

²² Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

²³ E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

²⁴ Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

²⁵ Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

A) Objetivos da Lição:

I) Identificar as consequências da irreligiosidade e culto à criatura;
II) Compreender a origem histórica do humanismo e seus desdobramentos em nossa cultura;

III) Conhecer os tipos de autoi­dolatria e as orientações bíblicas para escapar desses males.

Etimologia:

Para entendimento do que estudamos escrevo sobre a posição da Igreja, quanto a autoridade doutrinária, que coloca Criadoe e criação no devido lugar (possível ao entendimento humano, claro!).

Assim, a posição da verdadeira doutrina é Teocêntrica. A visão humanista coloca o homem no centro, ou seja, antropocêntrica!

Definição: O que é Humanismo: O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse. Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo.

σωμα – soma; o corpo tanto de seres humanos como de animais; corpo sem vida ou cadáver; corpo vivo; de animais;

- “o corpo vivo”,

- “o corpo da ressurreição”, e

- “a comunidade cristã ou igreja”;

“..., a pessoa total como uma entidade diante de Deus”, “o locus (“lugar”, “posição” ou “local”) do espiritual no homem”, “o homem total como destinado para a membresia no reino de Deus”, “o veículo para a ressurreição”, e “o lugar do teste espiritual em termos do qual o julgamento acontecerá” Clarence B. Bass

σαρξ - sarx; carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais;

Sarx no Novo Testamento, então possui dois significados principais:

(1) o aspecto externo, físico da existência do homem — neste sentido ele pode ser usado do homem como um todo; e

(2) carne como a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas as áreas da vida

A palavra corpo será definida ao longo deste estudo.

Nephesh - “alma” – em muitos casos é ‘pessoa’

“- o ser mais interior do homem”,

“- o ser vivo” (usado a respeito de homens e animais),

“- o homem em si mesmo” (freqüentemente usado como um pronome pessoal: eu mesmo, ele mesmo, etc.; neste sentido pode significar o homem como um todo);

“- o lugar dos apetites”,

“- o assento das emoções”. A palavra pode, algumas vezes, se referir a uma pessoa falecida, com ou sem meth (“morta”). É algumas vezes dito que a nephesh morre.

Coração”: lebh e lebhabh. Coração não somente é usado no AT para descrever o assento do pensamento, do sentimento e da vontade; é também a sede do pecado (Gn 6.5; Sl 95.8, 10; Jr 17.9), a sede da renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10; Jr 31.33; Ez 36.26), e o lugar da fé (Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o entendimento dos salmistas, do judaísmo que tem um pensamento Dicotômico.

Brown-Driver-Briggs dá dez (10) significados para estas palavras:

- “o homem mais interior ou alma”,

- “mente”,

- “resoluções da vontade”,

- “consciência”,

- “caráter moral”,

- “o homem em si mesmo”,

- “o lugar dos apetites”,

- “o assento das emoções”,

- “o assento da coragem”.

בשר - basar; n. m. carne - referindo-se ao corpo - de seres humanos - de animais; o próprio corpo; “o aspecto externo e carnal da natureza humana”, N. P. Bratsiotis

σαρκινος - sarkinos; adj. carnal, que consiste de carne, composta de carne; que pertence ao corpo (como material terreno e perecível).

- “kardia”, a palavra do Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh, usualmente traduzida como “coração”.

Arndt-Gingrich: “a sede da vida física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como o centro e a fonte da totalidade da vida mais interior do homem, com seu pensamento, sentimento e vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada do Espírito Santo.

Psyche; ψυχη – psuche; respiração, - fôlego da vida - força vital que anima o corpo e é reconhecida pela respiração - de animais - de pessoas – vida - aquilo no qual há vida - ser vivo, alma vivente; alma - o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.); a alma (humana) na medida em que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus, pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança. A alma considerada como um ser moral designado para vida eterna; a alma como uma essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta de outras partes do corpo)

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21

“Επομένως, απορρίπτοντας κάθε ακαθαρσία και υπερβολή της κακίας, λάβετε με την πραότητα την μοσχευμένη λέξη που μπορεί να σώσει τις ψυχές σας”

Ladd: “O espírito é freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa forma. Isto sugere que “pneuma” representa o homem em seu lado voltado para Deus, enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado humano.”

Discurso:

Gálatas 5:17,18Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito

A visão dos gregos sobre a atividade do corpo, ou da ‘sarx’ mesmo sendo o centro do mal no homem, não atingia o ‘pneuma’, ou seja, não havia problema como usasse seu corpo, o pneuma continua são ou sem ser atingido pelas obras da ‘carne-sarx’.

Como disto, acima, deve-se entender que "a carne" não é visto como mal no NT, como no pensamento grego. Para os filósofos gregos, "carne" era a fonte dos problemas humanos; a morte libertaria de sua influência. Mas, no NT, "carne" é o campo de batalha do conflito espiritual (cf. Ef. 6: 10-18), contudo é neutro. Pode-se usar o corpo físico para o bem ou o mal.

A citação de Paulo: “manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares” refere-se ao conceito grego do uso do corpo e do espírito.

Paulo, em muitos aspectos, se apresenta mais como helenista, especialmente, quando trata das tensões entre carne e espírito, sendo que a carne não é apenas o corpo, mas tudo o que se liga à matéria

1 Coríntios 6:11-¹³ Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

Esta visão se perpetuou e chegou a nossa atual civilização, através do movimento pós-modernista e da filosofia humanista.

A visão cristã do homem é a de que devemos vê-lo em sua unidade, como uma pessoa total. Ele tem um lado físico e um lado mental ou espiritual. E o corpo é a célula única que em conformidade com a sua criação divina, é uma unidade constituída de:

Corpo, alma e espírito! 

Corpo - corpo de uma pessoa - usado da origem natural ou física, geração ou afinidade - nascido por geração natural - natureza sensual do homem, “a natureza animal” - sem nenhuma sugestão de depravação - natureza animal com desejo ardente que incita a pecar - natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento.

A carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus. Nas Escrituras, a matéria não é má porque foi criada por Deus.

A Bíblia nunca denigre o corpo humano como uma fonte necessária do mal, mas o descreve como um aspecto da boa criação de Deus, que deve ser usado no serviço de Deus, diferente da ideia grega que a carne – sarx – poderia ser usada para o mal, ou desejos, sem influenciar a alma e espírito que seguiam puros e podiam ser alcançadas pela divindade, em estado sem mácula.

Mesmo entre os judeus não era destacada a visão tricotômica que a Igreja entendeu como Doutrina da formação do homem.

Nos necessitamos, entender, neste estudo qual a visão bíblica sobre o homem total, ou seja, como ele é constituído, seja do material e do imaterial ou transcendente:

         Necessitamos saber que a Bíblia não descreve o homem cientificamente, mas o descreve como foi criado e como é espiritualmente.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” Gênesis 1:26

Eu sou partidário do pensamento teológico, da tricotomia do homem, ou seja, em unidade – como a Trindade – ele pode ser subdividido em três partes sem perder a unidade.

A palavra tricotomia é formada de duas palavras gregas, tricha, “tríplice” e temnein, “cortar”.

Hebreus 4.12 diz o seguinte:

Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”

Me deparo com este texto, que transcrevo, abaixo, sobre o pensamento paulino, sob revelação e inspiração sobre a carne:

                             A terminologia antropológica de Paulo é de origem hebraica. Entretanto, se compararmos alguns termos típicos da teologia paulina a esse respeito com a terminologia grega, podem-se descobrir alguns aspectos do helenismo. Carne, sárx, não é uma parte do homem, mas o corpo inteiro, o homem inteiro do ponto de vista de sua existência física, de suas fraquezas e mortalidade em contraste com Deus. O termo sôma, corpo, menos frequente, é quase o mesmo que o anterior.

Quanto à psiché, alma, não se pretende indicar a alma no sentido grego, já que nunca é distinta do conceito de sôma, pois indica a vida do homem. 

Pnêuma, espírito, raramente indica a parte intelectual humana, pois a tradição da Septuaginta já o tinha consagrado no sentido de sopro, alento etc.

Noûs, intelecto, espírito, não tem equivalente em hebraico e é certamente graças à sua formação helenística que Paulo o adota, e tem o sentido de juízo, inteligência, decisão. É alheio ao sobrenatural, enquanto o termo anterior guarda essa característica. Uma passagem serve de modo especial para caracterizar a condição humana de um ponto de vista que hoje poderíamos chamar de psicológico. É a passagem de Rm 7, 14-25:

“Sabemos que a Lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido como escravo ao pecado. [...], mas percebo outra lei em meus membros, que peleja contra a lei da minha razão e que me acorrenta à lei do pecado que existe em meus membros. Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso. Assim, pois, sou eu mesmo que pela razão sirvo à lei de Deus e pela carne à lei do pecado.”

Podemos verificar a influência do corpo nas ações contra o espírito, ainda que este necessite da presença de Deus, a carne lev ao homem a realizar o que o espírito não almeja em relação a divindade.

II- a Visão da Igreja

Romanos 1.¹⁹-20 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

Pensadores e teólogos cristão ao longo dos séculos tem apresentado esta questão da criatura versus ao Criador, quando a criatura se apresenta como um ser, quase superior a quem a criou e tenta fazer dela, criatura, um ser autônomo.

“Calvino (1509-1564), diz que o homem pretende usurpar o lugar de Deus: Cada um faz de si mesmo um deus e virtualmente se adora, quando atribui a seu próprio poder o que Deus declara pertencer-lhe exclusivamente”. No entanto, a compreensão de Calvino a respeito do homem crente, permanece: “o coração fiel não inventa um deus a seu gosto, mas põe a sua atenção no único Deus verdadeiro, e não Lhe atribui o que lhe parece bom, mas se alegra com o que de Deus lhe é revelado”. E, “O único fundamento de toda a religião é a imutável verdade de Deus.” João Calvino, O Livro dos Salmos, São Paulo: Paracletos, 2002, v. 3, (Sl 100.1-3), p. 549.  João Calvino, As Institutas da Religião Cristã: edição especial com notas para estudo e pesquisa, São Paulo: Cultura Cristã, 2006, v. 1, (I.1), p. 61.

III -O que é Humanismo?

Confunde-se Humanismo com Humanitarismo. Da incompreensão do termo, o perigo de este perigoso erro poder enganar e passar incólume, e ser danoso para a Igreja.

E para o homem que ainda não conheceu a Deus, passa a ser um instrumento de distanciamento de Deus, por não aceitar e compreender: Rm1. 19 ... , o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. ²⁰ Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas

Talvez, seja esta situação da visão de nossos dias, quanto a posição do homem, que o tem afastado de Deus, até mesmo nas Igrejas.

Salmos 139:15,16 ..., os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

O homem, não entende que ele mesmo é uma demonstração do poder de Deus, que o criou, com toda a complexidade de um ser humano, tricotômico!

III-A- Humanismo não deve ser confundido com Humanitarismo.

(Humanitário + ismo = humanitarismo) quer dizer fazer bem ao ser humano, às pessoas. O amor à humanidade é correto, é bíblico, é divino, havendo para esta palavra a sua bem conhecida sinónima Filantropia (amor à humanidade). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira …” (João 3:16). Deus é o maior Filantropo, ou maior Humanitarista.

Porém, o Humanismo, é uma filosofia  que coloca, numa escala de importância, os humanos como o centro do mundo, os mais importantes que tudo, deuses, e isto nada tem a ver com Humanitarismo.

O Humanismo destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.  Trata-se de uma doutrina antropocêntrica (o homem como centro de tudo) em que o homem é a medida de todas as coisas. Esta corrente opõe-se ao Teocentrismo, à doutrina bíblica que diz que Deus é  o centro da vida, de tudo.

O Humanismo define o Homem como valor supremo e central da existência, exaltando o género humano.

III-B O humanismo, note-se bem, é o "culto" ao ser humano.

Rm.1.22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido pela Europa, rompendo com a forte influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média. O teocentrismo (Deus como centro de tudo) cede lugar ao antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse.

Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

“O humanismo procura o melhor nos seres humanos sem se servir da religião, oferecendo novas formas de reflexão sobre as artes, as ciências e a política” coloco aspas, porque não é a visão da Igreja, quanto a este movimento.

O Humanismo revolucionou o campo cultural e marcou a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. O que na História da humanidade aconteceu, independente de nó sermos contra este pensamento, ou não!

Especificamente no campo das ciências, o pensamento humanista resultou em um afastamento dos dogmas e ditames da igreja.

A definição deste movimento inclui, como características do Humanismo, entre outras:

Ênfase no antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo;

Afastamento de dogmas;

Valorização de debates e opiniões divergentes;

Valorização do racionalismo e do método científico.

III-C Humanismo e Renascimento

contexto histórico do humanismo se confunde com o do Renascimento, tendo em vista que foi o pensamento humanista que estabeleceu os fundamentos ideológicos que serviram de base para o movimento renascentista.

Entre os séculos XIV e XVII, o humanismo determinou uma nova postura em relação às doutrinas religiosas em vigor na época, propondo um afastamento das mesmas e uma interpretação mais racional e antropocêntrica do mundo.

Durante o renascimento, o pensamento humanista também foi caracterizado por tentativas de libertar o ser humano das regras rígidas do cristianismo da era medieval.

Rm.1.25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Quando os filólogos e historiadores, definem o Humanismo desta forma natural, ou seja, intelectual, desprezaram não a Igreja Medieval, envolta em poder humano, mas se distanciaram do culto a Deus, que independe da religiosidade, mas do servir a Cristo, com entendimento, como Paulo escreveu nesta Epístola rainha, - Aos Romanos -, sobre a forma que a intelectualidade afastou a criatura pela soberba de que ela não necessita do Criador e não vê nas Obras de suas mãos a revelação do próprio Deus!

O Atual Humanismo:

“O Humanismo Secular, também conhecido como Humanismo Laico, é uma corrente filosófica que aborda a justiça social, a razão humana e a ética.

Seguidores do Naturalismo, os humanistas seculares são normalmente ateus ou agnósticos, renegando a doutrina religiosa, a pseudociência, a superstição e o conceito de sobrenatural. Para os humanistas seculares, estas áreas não são vistas como alicerce da moralidade e da tomada de decisões.

Os humanistas seculares possuem como base a razão, a ciência, a aprendizagem através de relatos históricos e da experiência pessoal, sendo que estes constituem suportes éticos e morais, dando sentido à vida”. Transcrição do que é definido nos significados do Humanismo, não representa a visão deste escritor, para alguns termos aqui usados.

No estudo sobre o Ensino Progressista, vimos que alguns teólogos aceitaram e conceitualizaram seus pensamento teológicos a estes pensamentos humanistas.

Então:

O Humanismo representa, pois, uma nova visão do homem em relação a Deus e a si mesmo.  Nesse sentido significa a valorização suprema do ser humano. Com o seu surgimento pretendeu-se fazer desmoronar o Teocentrismo (Deus como centro de tudo), dando lugar ao Antropocentrismo (o homem como centro do Universo).

O Humanismo nega e combate as doutrinas bíblicas, facultando uma interpretação racional e antropocêntrica do mundo. Foi assim que na sociedade moderna em geral o Teocentrismo (Deus como centro de tudo) cedeu o seu lugar ao Antropocentrismo, passando o homem a ser o centro de interesse e de tudo.

Num sentido amplo, o Humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo, incluindo Deus.

A idolatria é exacerbada ao extremo quando a criatura pensa que pode ser maior ou dispensar a presença do Criador;

Os termos que definem a idolatria, ou a Egolatria - identificam, isto:

         Idolatria - substantivo feminino; culto que se presta a ídolos.

- fig. amor excessivo, admiração exagerada.

A Idolatria é comparada a adultério pelo próprio Deus.

O homem pode ser levado a egolatria.

²¹ Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

²² Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

²⁵ Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Diz a filosofia:”O homem é um ser em evolução e sua tendência natural é sair do egocentrismo”. Rosana Madjarof

Porém, nenhum homem consegue sem a ajuda da revelação divina pelo Espírito Santo, livrar-se deste dano do pecado em seu ser.

Engana-se a filosofia e se contradiz no próprio pensamento humanista que o homem vá deixar deste sentimento, sem Deus. Porque a expressão da filósofa tem no seu princípio a possibilidade do homem, por si mesmo, alcançar este pensamento.

A ideia do homem em alcançar a divindade é um pensamento satânico que vem desde o início, no jardim do Éden: “sereis como Deus” (Génesis 3:5).

Desde então, vêmo-lo disseminado até em diversos escritos antigos. Na cultura Grega vemos o caso de Prometeu, que desejando dar aos homens a imortalidade dos deuses, roubou o fogo sagrado e o deu aos homens.

No texto bíblico, lemos da história da construção de uma cidade chamada Babel, onde os homens se uniram com um claro propósito. Veja o que eles disseram: “Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra” (Génesis 11:4).

A Idolatria na Igreja:

Sem! Existe, cada vez mais, seja em velada posição de líderes, que não aceitam ser iguais ao seus membros, mas se consideram superiores.

Seja nos canais de louvor, quando pregadores, cantores e grupos são levados a peso de ouro para apresentações, em cultos ou seminários ou concentrações, e fotografados pela “platéia” e aplaudidos com estridência, como o que os chamou não lhes tivesse dado o dom.

Tenhamos cuidados com este movimento.

Outra forma, é a humanização de teologia de cultos e pregações que só pregam para o deleite dos crentes e as “bençãos” pessoais. Não estou dizendo que Deus não abençoa os crentes, mas as pregações estão cada vez mais egocêntricas, seja para os ouvintes, ou seja, pela forma de aplicação da Bíblia e forma de discurso de certos pregadores, que descobrem as necessidades do povo e leva-os a pensar “biblicamente” como centro.

"o Criador, que é bendito eternamente. Amém."

Fonte:

Bible Lessons International

Isidoro Mazzarolo; A importância do helenismo no pensamento do Apóstolo Paulo; Theologica Xaveriana, vol. 69, núm. 188, pp. 1-24, 2019; Pontificia Universidad Javeriana;

https://www.redalyc.org/journal/1910/191059376009/html/

O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 9) A antiga crítica grega à religiosidade predominante; Hermisten Maia

Significados.com – site de definições

Estudos de nossa lavra em:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/07/a-mordomia-do-corpo-em-edicao-sem.html

E outros correlatos, seguindo o link, acima, o leitor poderá encontrar outros estudos sobre o Tema.

https://escolabiblicadominical.org/licoes-biblicas-adultos/

O Apóstolo Paulo e a Filosofia;  Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Humanismo - armadilha e veneno

 

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