Lição 07 – A Desconstrução da Feminilidade Bíblica
Adultos 3° Trimestre de 2023
Subsídio Pastor e Professor: Osvarela
13 de agosto de 2023
Texto Áureo
“Enganosa é a graça,
e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa
será louvada.” (Pv 31.30)
Prática
A mulher foi criada para cooperar
com o homem. Deus lhe confiou a dádiva da maternidade e função de ser esposa e
auxiliadora.
O que distingue a mulher, na Criação, é que ela, só ela, pode gerar outro Ser!
A) Objetivos da Lição:
Explicar a
feminilidade bíblica;
Destacar a
erosão da feminilidade a partir do ativismo feminista e da suposta “liberdade
sexual”;
Focar a imagem
da mulher virtuosa de Provérbios 31 como um símbolo de feminilidade bíblica
equilibrada.
Leitura Bíblica
Provérbios 31.10-31
10 – Mulher virtuosa, quem a
achará? O seu valor muito excede o de rubins.
11 – O coração do seu marido está
nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
12 – Ela lhe faz bem e não mal,
todos os dias da sua vida.
13 – Busca lã e linho e trabalha
de boa vontade com as suas mãos.
14 – É como o navio mercante: de
longe traz o seu pão.
15 – Ainda de noite, se
levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.
16 – Examina uma
herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
17 – Cinge os lombos de força e
fortalece os braços.
18 – Prova e vê
que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga
de noite.
19 – Estende as mãos ao fuso, e
as palmas das suas mãos pegam na roca.
20 – Abre a mão ao aflito; e ao
necessitado estende as mãos.
21 – Não temerá, por causa da
neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.
22 – Faz para si tapeçaria; de
linho fino e de púrpura é a sua veste.
23 – Conhece-se o seu marido nas
portas, quando se assenta com os anciãos da terra.
24 – Faz panos de linho fino, e
vende-os, e dá cintas aos mercadores.
25 – A força e a glória são as suas
vestes, e ri-se do dia futuro.
26 – Abre a boca com sabedoria, e
a lei da beneficência está na sua língua.
27 – Olha pelo governo de sua
casa e não come o pão da preguiça.
28 – Levantam-se seus filhos, e
chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a
louva, dizendo:
29 – Muitas filhas agiram
virtuosamente, mas tu a todas és superior.
30 – Enganosa é a
graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao
Senhor, essa será louvada.
31 – Dai-lhe do fruto das suas
mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.
Hinos Sugeridos - Harpa Cristã
216 Louvai A Deus - 513
Minha Alma Te Quer - 563 Sempre Feliz
Exórdio:
A mulher sempre foi alvo da sanha
maligna de Satanás, desde o Éden o inimigo de nossas almas entendeu que poderia
causar danos ao ser criado por Deus, com volição e atributos inéditos na Reino
da Criação, e viu a possibilidade ao atacar a mulher em um momento que estava
isolada.
O que assistimos em nossos dias é
que o feminicídio se tornou a atual prática de Satanás para destruir o ser “reprocriador”
usando o próprio companheiro, na maioria das vezes, apara matar, ferir e abusar
de todas as formas a Mulher. Tal ira, exacerbada na mente dos homens cruéis,
nada mais é que um ataque coordenado pelas hostes infernais da maldade às
mentes dos homens, que tiveram seus corações cauterizados e infiéis ao contrato
de amor com suas mulheres, filhas e mães.
Esta ira na realidade parenta ser
um ataque da violência humana, mas se dá como uma conclusão de Satanás que não
se dá por vencido, mesmo após incentivar as mulheres ao empoderamento através
dos movimentos feministas que tentam colocar a mulher em luta contra os homens,
quando Deus quer e sempre quis, na matriz adâmica, que ambos vivos em harmonia
e protegendo um ao outro.
O empoderamento feminino
manifesto desta a famosa queima dos soutiens e movimentos como “meu corpo”
minhas regras, é um movimento espiritualizado por Satanás.
Gênesis
2:24,25 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem
e a sua mulher;
A homilética interna deste texto,
mostra a equiparação e liberdade entre o homem e a mulher.
O texto baseia toda a noção de
homem e mulher como um só Ser. Ora!
Se se tornam um só Ser, não há
discriminação de valor ou menosprezo em uma das partes, são iguais o valores.
Oque vai ser ao longo da criação de ambos será a distribuição de atividades,
com base na constituição física, muscular ou dos sentimentos de cada um.
O que distingue a mulher, na Criação, é que
ela, só ela, pode gerar outro Ser!
Não estou dizendo que a mulher
seja menosprezada, pois a versão bíblica para as mulheres, sempre foi,
inclusive no mais novo tratado bíblico, o Novo Testamento, nas palavras de
Jesus, uma demonstração do valor e qualidades da mulher na sociedade e no mundo
da Criação, sendo ela a responsável pela forma Imago Dei, ao dar à luz a filhos
e filhas, o que Deus vedou as homens, além do que a condução das linha
doméstica e do lar mostra o valor da mulher.
I-
Introdução:
Ao longo deste estudo veremos que
à mulher foram dadas inúmeros atributos e qualidades inerentes a todo ser
humano, independente de sua constituição sexual.
I.1 Feminilidade em voga
O feminismo está em
alta nesta sociedade atual.
“Os meus ossos não te foram
encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas
coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda
uma delas havia.” Salmos 139:15,16
“Ser
mulher é uma construção para a vida toda” Simone Beauvoir
Enquanto a Bíblia nos ensina que
os seres humanos criados por Deus, à partir, da matriz Eva/Adão são formados
inteiramente, mental, física e espiritualmente desde o ventre.
A própria biologia nos ensina que
a menina/mulher ao nascer já traz todos os óvulos em seu corpo. Assim, até
mesmo aquelas que se agradam e queiram
viver uma vida homossexual ao nascerem já são mulher.
Entendo que a frase de Simone Beauvoir
seja uma frase filosófica, mas tem em si o arquétipo da mensagem subliminar que
a obra de Deus e inacabada.
A formação de homem ou mulher
como o pressuposto do ensino “senso comum” , é obvio que
influencia a formação do ser humano, mas aí se trata de influência do meio n
qual vive e de suas convicções religiosas ou morais, e não se estende como uma
forma única de formação, da mulher, seja no caráter ou moralidade ou da
indicação que as mulheres sejam seres incompletos enquanto não se aceitam
totalmente como mulher.
A essência da feminilidade
bíblica é uma difícil caminhada que nos levará a compreender a importância da mulher
no contexto espiritual, social e familiar.
“ Pois
mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do
que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às
paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no
contrário à natureza.” Romanos 1:25,26
Mas, a Bíblia não deixa dúvidas
sobre esta feminilidade, as adulterações arquitetadas no mundo parasita do Mal,
é que torna aparentemente desvantajosa a posição da mulher, na sociedade, e mesmo
na Igreja.
O termo feminilidade é um
substantivo que significa “qualidade ou caráter de mulher, atitude
feminina”.
De maneira geral, a feminilidade
está relacionada a um conjunto de atitudes e escolhas que são esperadas das
mulheres em um contexto social.
I.2 Qual a diferença entre feminino e
feminilidade?
Ser
feminina significa ter empatia com o outro, ser gentil, sensível, amável,
inteligente e forte emocionalmente (não é à toa que nós fomos escolhidas para
dar à luz). Para a antropologia, a feminilidade é um conjunto de
comportamentos e qualidades das mulheres. Ela faz parte da nossa biologia
e nos traz inúmeros benefícios
O feminismo é um movimento de
luta pela igualdade de gênero. Ele cresce cada vez mais, e é importante
entender sobre o mesmo, assim como a diferença entre feminismo e feminilidade.
Com conceituação lastreada
na voz de Simone Beauvoir o movimento feminista prega:
Qual
é o significado de feminilidade?
A feminilidade é um conceito mais
simples que o feminismo. Feminilidade são as características vistas como
femininas por uma determinada sociedade. São as qualidades esperadas de uma
mulher, e que, na maioria das vezes, foram estabelecidas pelo sistema machista.
Muitas das qualidades clássicas da feminilidade são a delicadeza, a
fragilidade, a doçura e até a submissão. Mas ser mulher é muito mais do que um
conjunto de características socialmente estabelecidas. Ser mulher é uma
construção para a vida toda, como disse a filósofa Simone de Beauvoir no
clássico "O Segundo Sexo": "não se nasce mulher, torna-se".
“Resumindo
(bastante), feminismo é o movimento que prega a igualdade de gênero, ou seja,
uma sociedade em que todas as pessoas, sem importar o gênero, tenham os mesmos
direitos, as mesmas oportunidades, e possam fazer as escolhas que desejarem”.
A
despeito destes pensamentos ‘beauvoirianos’ temos esta frase:
“Todo mundo concorda em
que há fêmeas na espécie humana; constituem hoje, como outrora, mais ou menos a
metade da humanidade; e contudo, dizem-nos que a feminilidade corre perigo.”
(Simone de Beauvoir, 1980. p.07); Citado em - O Feminino
reprimido: um estudo junguiano sobre a Feminilidade Renata Pasini De Menezes; Brasília,
novembro de 2003
I.3 A
imposição de uma feminilidade masculina:
“Alguns movimentos estão se aproveitando desses avanços para vender a ideia de que a mulher não pode ser feminina e precisa abraçar características masculinas para se tornar mais independente. Assim, mulheres com personalidades mais incisivas, mandonas e agressivas ganham os holofotes, enquanto homens que abraçam traços femininos também se destacam na mídia”.
Após terem conquistado a
independência e se firmado no mercado de trabalho, muitas mulheres deixaram de
lado sua feminilidade por puro preconceito!(????)
“Na tentativa de se libertarem
das fronteiras de gênero, esses grupos seguem encorajando a feminilidade nos
homens e a masculinidade nas mulheres como a solução para vencer as diferenças.”. Ana Carolina Cury; É jornalista
formada pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Ciências
Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP.
https://noticias.r7.com/prisma/refletindo-sobre-a-noticia-por-ana-carolina-cury/feminismo-x-feminilidade-uma-realidade-que-tem-dividido-as-mulheres-24092021
I.4 Os homens na visão do movimento
feminista!
A visão do macho e a empatia das
mulheres com o homem, pode resultar, como o movimento pensa em um complexo nas
meninas.
Abaixo, transcrevo uma noção do
pensamento freudiano, no texto de uma estudiosa.
“Destacam-se
as razões que conduziriam ao desligamento da mãe, com ênfase no que Freud
apresenta como a “inferioridade orgânica” da menina que, uma vez reconhecida,
faz com que ela se rebele contra a mãe. A inveja fálica na menina se coloca
como elemento fundamental nos destinos da sexualidade feminina, uma vez que
pode determinar a detenção do “caminho evolutivo” que conduz ao pai, fazendo
restar um complexo de masculinidade ao invés da realização da feminilidade.”
E sobre a sexualidade, na mesma visão: “Neste sentido, a disposição
bissexual, apontada como mais evidente nas mulheres do que nos homens, dada a
existência de duas zonas sexuais dominantes (clitóris e vagina), pareceu
encontrar uma nova perspectiva pela indicação de Freud de que a psicanálise nos
ensina a manejar com uma só libido, ainda que seus fins e modos de gratificação
possam ser ativos e passivos.” CARTA DE SÃO PAULO, Sem categoria; Cristiana
Gallo (EBP/AMP)
I.5 E os homens, como o feminismo os coloca?
Os defensores do movimento
feminista que querem descontruir a ideia de da mulher como a fêmea da Criação (fêmea,
aqui não é no sentido parcial da palavra, pois poderão tentar explorar o uso do
termo como sendo apenas a visão sexual da mulher, o que claramente não temos
como ideia), mas incluir no pensamento do macho, a ideia de que a
feminilização é possível e atuante nas características, daquele!
Então expressão sua “verdade”:
“Com os
homens é a mesma coisa. Propor a igualdade e desconstruir os padrões também
permite aos homens que demonstrem fragilidade, sejam honestos sobre seus
sentimentos e até mesmo não sejam obrigados a sempre dizerem sim para as
mulheres sem deixarem de "ser homens". Se um homem não está a fim de
transar e diz isso para uma mulher, por exemplo, pode ser visto como
"menos homem". Aliás, um dos estigmas masculinos mais famosos é o de
que homem não chora, como se demonstrar os sentimentos ou ser vulnerável
"cancelaria" a masculinidade. Não! Um homem não deixa de ser homem
por ter fraquezas ou sentimentos - isso é ser humano, e enquanto nenhum
apocalipse(apocalíptico) zumbi rolar aqui pela Terra, somos todos assim.”
I.6 As mulheres com autonomia na Bíblia
Sem o discurso de feministas, as
Escrituras sagradas nos mostram o quanto as mulheres são valorizadas.
Desde a escritura
veterotestamentária e principalmente nas Neoescrituras, vemos a ação feminina
ou da feminilidade de cada uma das mulheres citadas sem danos a sua forma “Evística”
da Criação.
Marta a irmã de um certo Lázaro, vemos no texto o
destaque de quem era o que na casa: “Estava, porém, enfermo um certo Lázaro,
de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Jesus amava a Marta, e a sua
irmã, e a Lázaro.” João 11:1;5
“E os
escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; E, pondo-a
no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato,
adulterando. Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E
ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno;” João 8: 3,4;10,11
A Bíblia não aponta a
masculinidade ou ter vontades humanas e comportamentos de alegria, tristeza ou
demonstração de humos, ou posicionamento quanto a realizar coisas que a
sociedade feminista coloca como características impostas para definir, o
transcrito acima, como podemos observar nos exemplos das Escrituras Sagradas:
Cozinhar: “E
faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para
que minha alma te abençoe, antes que morra. E Rebeca escutou quando Isaque
falava ao seu filho Esaú.” Gênesis
27:4,5;
Chorar:
“Jesus chorou”. João 11:35;
E disse
ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei 2 Samuel 12:22
Mostramos estes textos, apenas
para desfazer alguns mitos sobre as características masculinas aventadas por
feministas como necessário a desconstrução da masculinidade ou demonstração de
feminilidade entre os machos.
Da mesma forma, as feministas
tentam desconstruir a feminilidade bíblica com apelos a uma forma pretensamente
única da possibilidade da masculinização das mulheres, para que estas se tornem
seres sem características da feminilidade bíblica.
O ideal da desconstrução da
feminilidade bíblica é desconstruir uma possível fragilidade das mulheres e dar
a elas uma forma de empoderamento tal, que elas se sintam igualadas em tudo com
o macho.
Contudo, podemos inferir nos
texto principal deste estudo que não é assim que a Bíblia distingue as mulheres
dos homens.
Leiamos o texto sagrado,
transcrito, aqui:
Provérbios
31.13-24;27
–
Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos. É como o navio
mercante: de longe traz o seu pão. Ainda de noite, se levanta e dá
mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma
herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge
os lombos de força e fortalece os braços. Prova e vê que
é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende
as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca. Abre a mão ao aflito;
e ao necessitado estende as mãos. Não temerá, por causa da neve, porque toda a
sua casa anda forrada de roupa dobrada. Faz para si tapeçaria; de linho fino e
de púrpura é a sua veste. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta
com os anciãos da terra. Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos
mercadores. 27 – Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.
Destaques no texto, mostram uma
mulher no padrão que as feministas sem conhecimento ou não dando espaço a visão
bíblica sobre as mulheres tentam alegar que as Escrituras diminuem as mulheres!
1. trabalho
com as mãos [tapeçaria, linho fino, roupas de adequadas na sua casa, trabalha
no fuso (costura e fia)]
2. sustentam sua casa – escolhe compra e vende
3. – cuida
das plantações frutíferas de sua família
4. – tem uma
estabilidade moral forte e corajosa
5. – está
atenta dia e noite para que sua casa esteja sólida
6. – ajuda
na sustentação de sua casa como comerciante, pois o que produz ela vende
7. – tem sob
si o controle do lar e não é preguiçosa para deixar tudo nas mãos do marido]
E esta mulher que é louvada e serve
de padrão bíblico as todas as mulheres do mundo de Eva.
A Ajudadora:
Não há nenhum tipo de
desconforto, quando Deus declara a necessidade de fazer uma adjutora.
Embora, o relato bíblico mostre o
homem Adam, inicialmente criado só, a temporalidade da eternidade (Deus
realizou este ato em seu estado eterno), não obstaculiza a Criação de Eva em um
momento posterior, mas tudo dentro do planejamento divino.
As palavras de Deus (Pai, Filho e
Espírito Santo devem ser lidas na qualificação temporal de Sua Existência:
Eterno!) O texto, já exaurido até ao presente século, define a Palavra Deus,
como plural (Elohim), então quando lemos Deus criou, estamos falando da
Trindade!
II -Isto posto, continuemos:
Na realidade, este texto apenas
revela uma das fases do Plano de Deus para Criação da raça humana:
teria que ser constituída de um macho e de uma fêmea.
“Melhor é serem dois do que um,
porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro
levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não
haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se
aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra
um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra
tão depressa.” Eclesiastes 4:9-12
Há um fundamento moral nesta
decisão divina!
Primeiro:
Monogâmico
Segundo: amor
integral entre dois seres da mesma criação
Terceiro: socialização
sob ordem divina
Quarto: valorização
da perpetuação da espécie de forma natural.
Quinto: valorização
da ‘adjunção’ macho e fêmea.
Sexto: estabilização
moral e emocional do amparo entre dois seres da mesma criação.
Sétimo: a
inspiração entre ambos com aval de Deus, na Imago Dei trinitária. Deus é a
terceira corda do relacionamento humano, dos casais.
Sob esta perspectiva, o “não é
bom”, não representa falha, mas detalha a necessidade de completude do Adam. “O
mistério do ser humano não pode ser compreendido fora do mistério de Deus, que
só pode ser entendido á Luz das Escrituras.” Osvarela
Alguns insinuam, que a mulher é
colocada como um ser de segunda nas Escrituras.
Ledo engano, porque o termo dado
em Gênesis a mulher como:
“E Adão
pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas
para o homem não se achava ajudadora idônea.” Gênesis 2:20
O substantivo traduzido por
ajudadora vem do verbo: - עָזַר –
(lê-se: - azar) – significa: socorrer, ajudar. O substantivo em hebraico
é: - עֵזֶר –
(lê-se: ezer) – e significa: socorro, ajuda, aquele ou aquela que ajuda,
socorre.
A ajudador do homem a mulher é a mulher
idônea do texto de Provérbios, base deste estudo, o qual demonstra, como acima textualizamos,
alguém com capacidade divina de ajudar em tudo ao homem, assim como Deus é
nosso ajudador idôneo.
Assim, a mulher ajudadora do
homem é:
10 –
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
11 – O
coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.
É governante
Ela não é preguiçosa (assim, como
os homens não o podem, ser)
É admirada
É superior
É nela que o homem confia – este é
o modelo da feminilidade na visão bíblica, sem nenhum dano a qualidade de Adão
e Eva criados, macho e fêmea.
27 – Olha
pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça.
28 –
Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também
seu marido, que a louva, dizendo:
29 –
Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.
Tem-se, portanto que a mulher é o
socorro e ajuda do homem, um sem o outro não subsistiriam em plenitude, em
agrado a vontade da harmonia na Criação, como Deus queria e o fez, sabedor da
necessidade do homem, e muito mais a manutenção de multiplicação da criatura
humana!
Analisando o texto onde a mulher é citada como uma
necessidade de auxílio do homem:
III -Dispomos, aqui uma breve análise do texto:
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja
só; farei para ele uma ajudadora (Gn. 2:18).
O texto de Gênesis 2:18 da Bíblia Hebraica:
- כְּנֶגְדֹּו וַיֹּאמֶר יְהוָה אֱלֹהִ֔ים לֹא־טֹוב הֱיֹות הָֽאָדָם לְבַדֹּו
אֶֽעֱשֶׂהּ־לֹּו עֵזֶר –
- O texto grego de Gênesis 2:18 da Septuaginta
- LXX:
- Καὶ εἶπεν Κύριος ὁ θεός Οὐ καλὸν εἶναι τὸν ἄνθρωπον μόνον· ποιήσωμεν αὐτῷ βοηθὸν κατ᾽ αὐτόν -
Como visto acima, na etimologia deste trecho.
Do qual podemos entender que a ideia básica é de alguém ao alcance para ajudar, socorrer, como um
anjo de Deus: uma ajudadora à vista dele; uma ajudadora diante dele.
Essa palavra faz-nos lembrar do nome do filho de
Moisés: Eliezer - אֱלִיעֶזֶר – (lê-se: `Eliezer) -
que significa: - כִּי־אֱלֹהֵי אָבִי בְּעֶזְרִי – (lê-se: qui elorei avi
be`ezeri) - O Deus de meu pai foi o meu ajudador – meu ajudador - עֶזְרִי – (lê-se: ezeri – Êxodo 18:4).
Esta palavra: - עֵזֶר –
(lê-se: ezer) – ocorre 21 vezes na Bíblia Hebraica. Em Deuteronômio 33:26 e 29,
o escritor bíblico diz que o Deus que ajuda - עֵזֶר – (lê-se: ezer) - Israel cavalga os céus e as nuvens em
majestade; e conclui dizendo: Como Israel é feliz! O Senhor é o seu ajudador
- עֵזֶר – (lê-se: ezer). No livro dos Salmos, nós encontramos
repetidas vezes o mesmo ensino: Deus, o Senhor, é a ajuda (o ajudador) - עֵזֶר – (lê-se: ezer) – de seu povo (Sl. 20:2; 33:20; 70:5;
89:19; 115:9, 10, 11; 121:1, 2; 124:8; 146:5).
O texto grego da LXX - Gênesis 2:18 - termina
dizendo simplesmente que Deus, o Senhor, fará para o homem, uma ajudadora de
acordo com ele, isto é, o homem - βοηθὸν κατ᾽ αὐτόν (lê-se: boethón kataoutón).
A palavra ajudador – em grego - βοηθός (lê-se:
boethós – no caso nominativo), aparece em Hebreus 13:6 – o Senhor é o meu
ajudador – βοηθός – eu não temerei - κύριος ἐμοὶ βοηθός, [καὶ] οὐ φοβηθήσομαι -
E a preposição grega - κατά – do
texto grego da LXX - Gênesis 2:18 - significa: conforme, de acordo com. É a
mesma palavra que temos no Novo Testamento para: Evangelho de acordo com – κατά
– Mateus, Marcos, Lucas, João.
A expressão no texto bíblico: idônea
para ele – em hebraico é: - כְּנֶגְדּֽוֹ – (lê-se: kenegdô). Essa palavra
hebraica pode ser dividida em três:
1. O prefixo: - כְֹּ – é
um advérbio de qualidade no presente texto – como
2. O substantivo - נֶגֶד – (lê-se: neged) - significa: em
frente de, à vista de, em uma posição frente a frente, oposta, mas não como
adversária. A questão é de localização, geográfica.
3. O sufixo: – וֹ – (lê-se: ô) – é o pronome da
terceira pessoa, masculino, singular. o, dele, ele, seu.
Portanto, a ideia da palavra hebraica
- כְּנֶגְדּֽוֹ – (lê-se: kenegdô) – no texto
hebraico de Gênesis 2:18, é: uma ajudadora como ele e em frente ou à frente
dele; uma ajudadora à vista dele; uma ajudadora diante dele. A ideia
básica é de alguém ao alcance para ajudar, socorrer, como um anjo de Deus.
Texto transcrito e compilado pu adaptado em pequenas secções do texto original
de Uma breve reflexão em Gênesis 2:18; Pastor Washington Roberto
Nascimento
Alguém que estivesse diante dele
constantemente e que foi criado para esta finalidade específica, que nenhum ser
antes criado pode ocupar ou preencher este lugar!
III-a -O homem foi formado para
ser um ser social.
No texto de Gênesis 2:18 ויאמר יהוה אלהים לא־טוב היות האדם לבדו אעשה־לו עזר כנגדו
O homem foi criado, à luz da
Bíblia, como um ser (animal) social. Ele não se desenvolve (cresce) sozinho,
apenas com o trabalho físico e mental. Sua atividade laboral, sua
dimensão ética (moral), social, espiritual não tem sentido na solidão. Suas faculdades
e seu caráter só podem alcançar a plenitude na relação com o outro que precisa
ser do jeito dele, como os tradutores da LXX entenderam muito bem: κατ᾽ αὐτόν –
(lê-se: katauton – do jeito, conforme, de acordo com ele). Estar sozinho
não é “bom”; não promove sua vida plena ou seu melhor serviço.
O relato bíblico mostra que Deus
criou o Universo e seres para viverem harmonicamente, embora Deus seja
Onisciente no Plano revisitado da Criação: havia algo que não estava bem (Gn
2.18) — a solidão existencial do ser criado à imagem e semelhança de Deus.
Naturalmente esse ser não poderia
desenvolver a plenitude de sua semelhança com o Criador, pois Deus é
essencialmente relacional e o homem, por ser único, não encontraria outro ser
que lhe correspondesse, mesmo diante de toda a variedade da perfeita criação
(Gn 2.20).
Deus forma o homem e coloca sobre ele (Adão/Eva)
alguns Mandatos:
Quando estudamos sobre mandatos divinos, dados aos
homens, entendemos, que sob este mandato, vamos encontrar alguns, como
relatamos, abaixo (compilação de trecho de estudo deste autor, em Contatos
Entre Gente E Deus E Gente De Deus - Com edição de correções
gramaticais atualizadas em 08/12/2013):
Mandato de Governo - Adão, o Gerente de Deus - Gênesis 1.26,30;
Mandato Cultural -
Ordem para a Comunicação, Vida Social, Relacionamentos - Gênesis
2.18-25.
Obs.: A
própria, e séria conversação entre Eva e a serpente, parece, a princípio, uma
conversa de característica mitológica, no entanto, não é isto que lemos no
texto bíblico (não há conteúdo mitológico nas Escrituras), mas sim o
exercício de mandato de domínio e controle, além da comunicação entre seres da
Criação, sob o gerenciamento do Ser Antropológico criado por Deus, para
controlar tudo que Ele criara.
Criando uma Ajudadora:
Em sua infinita bondade e
sabedoria, Deus cria um ser para ajudar o homem a sair de sua solidão
existencial. Esse ser já surge das mãos artísticas do perfeito Criador com uma
missão e a cumpre de forma plena: ajudar o homem em algo que ele não
poderia realizar por si mesmo — sair da solidão.
A ajudadora para o homem, para o
ser humano, é descrita como uma ajuda com a sua fachada, sua imagem refletida,
uma ajudadora semelhante a ele. A felicidade do casamento não se baseia no fato
de a mulher ser exatamente a mesma coisa que o homem, mas no fato de ela ser
alguém em quem ele vê sua imagem e contraparte, que compensa e completa.
A ajudadora que Deus faz para o
homem está à sua vista e lhe é agradável, não apenas em termos físicos, mas em
termos espirituais, intelectuais, emocionais, sociais. O sentido do texto
não é menor que esse.
Solitude - Solidão:
A solitude é um
estado de isolamento voluntário e positivo, já
a solidão é uma condição associada à dor e à tristeza.
A solidão é um sentimento de vazio, é o desejo de ter a companhia das pessoas,
mas não ter.
Concluindo:
“esta
será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o
seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E
ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” Gênesis
2:23-25
Como visto acima, a narrativa bíblica
da Criação do ser humano, os coloca para a par como seres criados por Deus e
não coloca algum deles em inferioridade na vontade Divina.
A feminilidade bíblica é divinamente
inspirada pela própria mão do Criador e seu prazer em ter um ser diferenciado,
mas com poderes que ajudam a família, esposo, mães pais e filhos, sem nenhum demérito
ou dúvidas de sua posição no Mundo Criado, a maneira e pensamentos divinos:
“Não é bom que o homem esteja só;
far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” Gênesis 2:18
A mulher foi formada na sua essência
feminina para estar como um espelho diante do homem e serem felizes!
Uma das grandes decisões neste
ato criador foi: A grande motivação da criação da mulher é, primariamente, o
companheirismo, termo que vem do latim “cum panis”, que significa “aquele com
quem dividimos o pão”. Essa sim é a bela finalidade da criação da mulher — um
ser que está ao meu lado e com quem eu posso dividir o meu pão.
Fonte:
Entenda a diferença entre
feminismo e feminilidade; 31 de jan de 2022; kyraintimus;
https://www.kira.intimus.com.br/articles/sororidade/feminilidade-e-feminismo
Estudando Palavra – Autor Osvarela
https://estudandopalavra.blogspot.com/2020/01/a-criacao-de-eva-primeira-mulher-licao.html
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Sermões e estudos
A Ajudadora - Uma ideia de Deus; Data
publicação 13/05/2023; A Ajudadora - Uma ideia de Deus; Uma breve reflexão em
Gênesis 2:18; Pastor Washington Roberto Nascimento
O Verdadeiro Significado de
Ajudadora Idônea - março 08, 2018
Anexo:
Diante
dos diversos questionamentos e imposições acerca do estereótipo feminino e,
consequentemente, da atribuição de características ao conceito feminilidade,
Simone de Beauvoir, trás em seus escritos, reflexões sobre o papel do gênero
feminino ao longo da história. Estes atributos naturalizados e alheios à
própria construção da mulher, em todo o processo das transformações das
sociedades, vêm à tona para a desconstrução e análise, a fim de averiguar as
divergências e afastamento da própria mulher que se encontra alienada de sua
edificação enquanto sujeito-mulher. a reflexão de que o ser mulher está para
além da espécie e das características criadas, impondo trejeitos e papeis
sociais, é pauta de extrema importância na contemporaneidade e é de grande
valia a discussão filosófica para o encorajamento e afirmação da mulher na
sociedade, como um ser essencial e parte integrante do todo. logo, se a
construção feminina é um processo, a feminilidade é um atributo do mesmo e, por
se tratar de singularidades femininas, a feminilidade é, portanto, parte deste
construto que não pode ser dado e sim obtido e recriado. Desta maneira, à
contestação e reconfiguração dos conceitos feminilidade e sujeito-mulher. este
artigo partiu da análise de dados bibliográficos da autora existencialista e a
fim de delimitar o estudo e ter uma reflexão filosófica mais aprofundada,
nortearemos o texto através de duas teses do livro o segundo sexo para captarmos
que a construção das ações se estabelecem a partir do sujeito com relação ao
mundo que o circunda. A Questão Do Gênero Feminino E Da Feminilidade:
Nasce Ou Torna-Se?
Fleurity - Você
sabe o que é Feminilidade? Saiba o conceito e origem da palavra.
Bíblia online
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