sábado, agosto 26

Lição 09 EBD CPAD - Uma Visão Bíblica do Corpo 27/08/2023

Lição 09 CPAD - Uma Visão Bíblica do Corpo

Em edição

27/08/2023

Subsídio Pastor Professor Osvarela

Texto Áureo

“Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1 Co 6.13b)

Prática

O corpo e o templo do Espírito Santo e, por isso, deve ser conservado em santificação até a volta de Cristo

Leitura Bíblica

1 Coríntios 6.12-20

12 – Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
13 – Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14 – Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

15 – Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?   Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16 – Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz -se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17 – Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

18 – Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

19 – Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus

Plano De Aula

1- Introdução

Uma visão materialista do corpo despreza a perspectiva bíblica que eleve o corpo ao propósito da vontade de Deus. Na Bíblia, a doutrina bíblica da glorificação final do corpo do crente tem muito a nos dizer a respeito do corpo terreno. Há um propósito divino no corpo para vivermos de acordo com a Palavra de Deus diante de uma cultura que tende a descartá-lo e desvalorizá-lo. Que o Senhor nos ensine a como servi-lo por meio do nosso corpo.

Nossa Declaração de Fé professa que a natureza humana consiste num a parte externa, o corpo ou a carne (Gn 6.3; SI 78.39), chamada de “homem exterior”.

Corpo – Soma

Carne - Sarx

Culto exagerado do corpo

corpolatria é uma cultura na qual o corpo é colocado como principal foco da vida do ser humano. É considerada um transtorno ou “patologia da modernidade”, caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física, nem sempre em busca de saúde, mas no sentido de embelezamento físico. 

A pessoa que sofre com esse transtorno é classificada como corpólatra. Para ela, a imagem refletida no espelho nunca é o bastante, sendo incapaz de satisfazer-se com ela, acreditando sempre que pode e deve melhorar mais.

Em Esparta, na Grécia Antiga, por exemplo, algumas características já apontavam para a prática da corpolatria. 

Nessa época, o povo espartano tinha uma grande preocupação com seu exército, por isso a educação da cidade era direcionada de uma maneira específica para que as crianças se tornassem bons soldados. 

Dessa forma, quando uma criança nascia, era feita uma análise minuciosa sobre ela, e se fosse encontrado algum defeito, ela era descartada sem nenhuma piedade do alto de um monte chamado Taigeto. Essa cultura era levada tão a sério, que o exército de “homens perfeitos” resultou nos Jogos olímpicos de Atenas

Nos dia atuais, a sociedade vive uma época onde a aparência tornou-se o principal foco da vida do ser humano. O culto excessivo ao corpo ou a “corpolatria” faz com que as pessoas tenham obsessão por um corpo idealizado pela mídia.

O que apontam para um Corpo sem padrões, o fazem em nome da cultura do politicamente correto e incorrem em outra versão do Humanismo, sendo que entendemos 2que cada ser é um ser o que deve ser observado em função de um corpo a ser cuidado segundo suas próprias genéticas.

2- Apresentação Da Lição

A) Objetivos da Lição:

I) Ensinar a criação do ser humano;

II) Expor a visão bíblica do corpo;

III) Contrapor a visão secular do corpo.

Introdução:

O corpo humano oriundo da terra, por criação das mãos de Deus é uma fantástica e quase indecifrada parte do Universo, que se forma de vida, ainda longe do total e para mim, indecifrável invólucro, ainda que já se tenha realizado o famoso Genoma e se obtido as linhas gerais do DNA, porém o que este item do homem tricotômico, contém ainda é um mistério, só entendido através da Palavra de Deus, principalmente do Salmo 139.

O culto ao corpo é uma prática antiga que atualmente intensificou-se bastante, os indivíduos têm uma preocupação exacerbada com o modelo de seu corpo, buscando aproximar à sua forma aos padrões de beleza que são expostos na mídia, envolvendo a prática de atividades físicas, dietas e cirurgias plásticas.

Há registros bem antigos sobre a preocupação social com o corpo humano, não apenas por seus aspectos funcionais, mas muito fortemente por sua estética também. Atualmente tem acontecido uma intensificação dessa prática, ocorrendo entre todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.

A prática do culto ao corpo sofre grande influência pela mídia, atualmente os corpos esguios, abdomens definidos e músculos grandes são matérias de reportagens e estão “na moda”.

A visão dos que exercitam o Culto ao Corpo, seja por comercializar, expor, ou por pura forma de sentir-se aceito, é na realidade uma forma de distanciamento de Deus, tornando seu corpo, um templo a ser reformado, pela cirurgia, pela prática do fisiculturismo (culto ao físico), ou para exibicionismo.

Na realidade a Bíblia, no seu segundo volume(NT) orienta, nas paulinas a que o corpo é templo do Espírito Santo.

Portanto, deve ser cuidado.

13 – Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

Mas, isto não é tudo que a Bíblia nos ensina sobre o corpo humano.

O CORPO foi dado ao homem como uma forma de apresentação do próprio Deus como sua imagem e semelhança.

O pecado corrompeu o corpo do homem na queda do gerente da Criação, o Adam.

19 – Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Até a forma do nascimento tornou-se dolorosa pelo pecado.

A carne – sarx – passou a ter vicissitudes antes adormecidas no homem.

“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos;”  Gênesis 3:16

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:19

Mas, a sarx é o elemento que sentirá fisicamente e expressará a forma divina caminhando na Terra (Jesus O Unigenito de Deus tem um corpo igual a o nosso no sentido humano).

O Corpo é o templo, é o ‘locus’ do ser humano, imaterial, ele se desfará, mas este mesmo corpo perecível será transformado em incorruptível, nos que ao Senhor. Conserve o seu corpo como Templo, pois é biblicamente correto, mas sem exageros que venham fazer o corpo suplantar o espírito, e lembre-se que este será transformado!

É O Corpo que manifesta com mãos, atos lábios e todo ser a adoração ao Senhor Eterno.

É o Corpo que é formado e prescrutado ainda no ventre da mãe por Deus e verificado a cada instante, tendo suas linhas de formação escritas pelo Eterno. (Salmo 139. 6;15,16)

É o Corpo que na visão bíblica é diferenciado do pensamento grego que colocava o corpo como passível de não ser contaminado, mas que a contaminação do pecado, erro ou danos no Ser Humano não atingiriam a parte imaterial do Ser, no pensamento grego.

Platão o uso dos sentidos nos leva ao erro. Para Platão, o homem é um ser dual, isto é, corpo e alma.(obs.: também para o pensamento judaico-minha anotação)

O corpo está ligado ao mundo dos sentidos, tem defeitos e tem um fim. Já alma é a morada da razão, ela é eterna, abstrata, não conseguimos ver e nem tocar. Se alma é eterna e o mundo das ideias também é eterno, então a alma sempre viveu lá, e apenas passou habitar um corpo.

Na ótica do pensamento de Platão não se ensina nada a ninguém, pois nossa alma (que é a morada da razão) já sabe de tudo, só que ao habitar um corpo, ela se esquece do que já sabe.” Platão: o Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos.

O Corpo está na amplitude da santificação do Ser Humano, todo Ser tricotômico adora a Deus. O corpo é a parte que volta ao pó e que, no caso dos salvos, será transformado no dia da ressurreição (1 Co 15.42).

O Resgate Do Corpo:

O resgate do ser humano atinge todo o Ser, e regenera o corpo do homem para uma vida de santidade e metanóia no seu estilo de vida.

20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus

13 –Mas o corpo não é --------------, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

Templo-Corpo Humano.

Salmo 139. 6;15,16: Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

a-    A ciência do corpo humano é mais alta do que o entendimento humano. Demonstrando o Salmo, que o corpo humano é formado de maneira tal, que só Deus sabe particularidades e peculiaridades que a ciência não pode entende, como alguém pode sofrer horas sob temperaturas criogênicas na natureza e sobreviver, outros ficarem em coma por anos, à fio e retornar sem seqüelas, sair de um quadro de paralisia infantil e se tornar um corredor olímpico.

b-    A multiplicação celular é regida por um ordenamento divino, de tal forma, que todas as características do ser humano, são estampadas por ordem divina. Fazendo-nos entender, algumas referências bíblicas, tais como: 

Mat 5.36: - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

Só este pequeno versículo remete-nos ao entendimento inicial, sobre a constituição e verdade bíblica sobre a forma que Deus criou o Ser Humano.

A Bíblia exalta a beleza do ser humana, como uma exaltação do belo formato do ser criado por Deus, em formato Imago Dei.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23

A visão romana nos tempos de Cristo:

Entre demais visões sobre o corpo, cito está em primeiro lugar para contextualizar com o tempo de Cristo, sabendo que há época e antes outras culturas exercitaram noções filosóficas ou culturais a respeito do corpo.

“Atividade física regular é uma boa receita para atingir o tão sonhado bem-estar. Por bem-estar entenda-se boas condições de saúde e satisfação com o próprio corpo e mente. A busca da juventude eterna é uma das frequentes fantasias associadas à utopia da imortalidade.

Egípcios
Gregos
Romanos
E a Sociedade Moderna.

A educação e os cuidados com o corpo remontam aos períodos civilizadores da Grécia Clássica e da República Romana. As preocupações com a saúde e, sobretudo, com a beleza, parecem ter alcançado grande importância também na modernidade e especialmente no tempo contemporâneo. Uma das expressões mais significativas dessa centralidade do corpo na forja das subjetividades – que também são construções modernas – está relacionada ao consumo, cada vez maior, de espaços e intervenções tecnológicas destinados à prática de atividades corporais vinculadas a certo culto do corpo, como as academias de ginástica e musculação, as clínicas para tratamento estético e consultórios médicos de cirurgia plástica.

Nesse mesmo quadro destaca-se ainda o lugar que o corpo ocupa em um dos mais característicos espaços dos processos da indústria cultural:

As revistas ilustradas semanalmente trazem grande quantidade de informações para modelar, cuidar e embelezar os corpos de homens e mulheres.
Neste caso fica ressaltado, o condicionamento ao corpo natural, em detrimento ao corpo espiritual, pensamento, talvez, assentado, rudimentarmente sobre a célebre: “Mens sana em corpore sano (uma mente sã num corpo saudável)”, que é uma famosa citação em latim, muitas vezes traduzida como "Uma mente sã em corpo um são".

“orandum est ut sit Mens sana em corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem, fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponatqui spatium uitae extremum inter Munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores, naturae
”...Decimus Iunius Iuvenalis, conhecido como Juvenal, foi um poeta romano – 1º e 2º século d.C.

Definições E Visões:

O corpo é um elemento do homem como parte do Ser. Como entendemos e cremos no homem tricotômico, buscamos entender alguns aspectos históricos na Humanidade, entre eles, uma sociedade muito ligada ao entendimento do homem, entre tantas outras coisas do Universo.

Gregos: Muito do que é feito atualmente, assim como a forma em que está sistematizado o pensamento ocidental é, inegavelmente, um legado do homem grego.

Na Grécia Antiga, o corpo era bastante discutido, apesar de assuntos como a Política e a Ética serem considerados mais relevantes pelos pensadores da época. Alguns filósofos como Sócrates (470 a 399 a.C.), Platão (427 a 347)e Aristóteles (384 a 322 a.C.), que viveram na sociedade grega antiga, também discutiam sobre esse assunto. Sócrates possuía uma visão integral de homem, julgando como importante tanto o corpo quanto a alma para o processo de interação do homem com o mundo, diferente de Platão, que possuía uma visão mais dicotômica, na qual o corpo servia de prisão para a alma. As ideias de Aristóteles aproximavam-se mais das ideias de Sócrates do que das de Platão, pois partia do princípio de que, as ações humanas eram executadas em conjunto, corpo e alma, todas num processo contínuo de realização.” AS CONCEPÇÕES DE CORPO CONSTRUÍDAS AO LONGO DA HISTÓRIA OCIDENTAL: DA GRECIA ANTIGA À CONTEMPORANEIDADE Érica Silva Cassimiro* Francisco Flávio Sales Galdino** Orientador: Geraldo Mateus de Sá*** Universidade do Estado do Pará

Visão da Idade Média:

Outro momento em que mudanças significativas alteraram as antigas concepções de corpo foi a Modernidade. O século XVII representou um importante marco para a construção da sociedade ocidental, principalmente por ser caracterizado como o período da Filosofia e da Ciência modernas.

No contexto histórico-cultural da Idade Média foi o responsável pela visão de corpo da época. Além do comportamento da população medieval ter sido extremamente controlado, também seu pensamento foi manipulado pelo poder dominante da época: o clero e a nobreza. Usando o nome de Deus, os poderosos obtinham muitos benefícios, e a população acreditava que, se contrariasse as ordens da Igreja, não teria a salvação da alma; portanto, não reagia.

    As proibições e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era considerado heresia, pecado. Por isso, o corpo era escondido. Nem mesmo poderia aparecer em pinturas ou esculturas se não estivesse encoberto. E as atitudes do corpo deveriam ser contidas, os gestos deveriam ser discretos.

    Porém, no final da Idade Média, com o Renascimento, o corpo foi saindo do anonimato e da escuridão. O período mais obscuro da história foi dando lugar à liberdade de expressão e pensamento. O corpo na Idade Média; https://www.efdeportes.com/efd121/o-corpo-na-idade-media.htm

O corpo

    “SCHMITT (1995) afirma que, no século VI, vários autores mencionam o uso do corpo a propósito dos vícios – a gula em Pomerius, a fornicação (relacionamento sexual ilícito) em Cassiano e o orgulho em Gregório. Já na baixa Idade Média, surge uma nova visão de corpo, que não é mais apenas a “prisão da alma”: quando bem governado, o corpo pode se tornar meio e lugar de salvação do homem.”

Para SCHMITT (1995), a base da teologia moral da Igreja está na reunião das três virtudes mencionadas por São Paulo – fé, esperança e caridade, e de quatro virtudes que Cícero diz serem as componentes da “beleza moral” – scientia, o discernimento do verdadeiro, a prudência e a sabedoria; beneficientia, o ideal de justiça, dando a cada um o que lhe é devido; fortitudo, a força e a grandeza da alma, que inspiram o desprezo às coisas humanas e temperantia ou modestia, que consiste em cumprir toda ação e pronunciar toda palavra com ordem e medida.

    De acordo com SCHMITT (1995), a palavra latina gestus significa os movimentos e atitudes do corpo em geral, e não somente determinado gesto particular. Na alta Idade Média, a palavra gestus e as reflexões relacionadas a ela desaparecem aos poucos.

    O autor cita o que Cícero diz traduzir para o exterior a excelência do espírito: “os movimentos e as atitudes do corpo”, “a atitude, o caminhar, a maneira de sentar, de se inclinar à mesa, o rosto, os olhos, o movimento das mãos”. Os gestos, como o andar, não devem ser “vivos demais”, nem “débeis demais” ou efeminados; a virtude reside no justo meio.

 A arte renascentista celebrou abertamente o corpo e a beleza física. Como mostra FARACO E MOURA (1995), o nu passa a mostrar uma nova ideologia de mundo, a “da concretude terrena, do material”. MATOS E GENTILE (2004) mencionam ainda que a mulher, antes ligada ao pecado, reapareceu, seminua e deslumbrante, em O Nascimento de Vênus, tela de Sandro Boticelli pintada em 1485. Leonardo da Vinci, na gravura conhecida como O Homem Vitruviano (1492) e Michelangelo, conforme FARACO E MOURA (1995), com A criação do homem (pintura) e David (escultura), imortalizaram o equilíbrio e as proporções da figura masculina.

Contemporaneidade:

Ao longo do XX, período que consolidou a Contemporaneidade, o corpo foi ganhando evidência por meio das novas tecnologias e comportamentos, principalmente através do uso dos meios de comunicação. O estilo de vida e o desejo de obter a perfeição física.

São inúmeros os questionamentos em relação à temática abordada, pois o corpo tem sofrido, ao longo do tempo, mudanças de concepções e tentativas de modificação ou adequação a novos interesses econômicos, religiosos, científicos, políticos, etc. Fatores como a moral, os costumes, a Ciência, a Religião, a Educação

Ao longo do XX, período que consolidou a Contemporaneidade, o corpo foi ganhando evidência por meio das novas tecnologias e comportamentos, principalmente através do uso dos meios de comunicação. O estilo de vida e o desejo de obter a perfeição física levaram o homem da sociedade industrial a buscar, excessivamente, um novo padrão de beleza, satisfazendo um desejo que não é próprio de sua natureza, mas, sim, de uma exigência para a sua inclusão na sociedade, onde tudo pode virar mercadoria.https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistametanoia/4_GERALDO_CONFERIDO.pdf

A religiosidade e a visão bíblica do corpo

O que aparentemente é uma forma de manter a atividade física (que é boa e necessária), pode-se ser e é usada em muitas vertentes com uma visão holística e religiosa para afastar os homens de Deus:

Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o Brasil é o segundo país no ranking mundial de cirurgias plásticas em adolescentes. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima um aumento, nos últimos três anos, de 300% no número de cirurgias para colocação de próteses mamárias. (COLLUTI, 2005).
Como salienta a matéria da Revista semanal Isto é sobre cirurgias plásticas.
Veja os inumeráveis tratamentos e cuidados modernos que os homens criaram e ainda criam na sua ânsia de cuidar do corpo-matéria:
Saúde – Terapias

*Acupuntura;Apiterapia;*Aromaterapia;Auriculoterapia; *Cromoterapia; Equoterapia; Fisioterapia; Fitoterapia; Chinesa; Fitoterapia Ocidental;Hidroterapia;*Hipnoterapia;*Homeopatia;*Iridologia;*Medicina Ayurvédica; Medicina Chinesa; Medicina Ortomolecular;*Meditação;Moxabustão;*Musicoterapia;*Naturopatia;*Reiki;*Tai Chi Chuan; Talassoterapia;*Terapia Floral;*Terapia Quântica; Terapia na Arte;*Yôga.

Massagem Terapia

Deslizamento Miofascial;*Do In; Drenagem Linfática Hidro shiatsu; *Massagem Ayurvédica; Massagem Chinesa; Massagem; Quiropatia*Reflexologia; Rolfing;RPG;*Shiatsu.

Saúde - Mamãe e Bebê

Terapias e Massagens; Dicas Alimentares Amamentação; Gestação e Parto; Estética.

Nutrição
Agricultura Orgânica;Dicas de Nutrição; Receitas; Dietas; Distúrbios Alimentares; Tabela de Calorias; Índice de Massa Corpórea.

Saúde - Estética e SPA

Cuidados com o Corpo; Cuidados com os Cabelos; Cuidados com a Pele; Boa Forma; Spa.

* As indicações marcadas com * em sua maioria [algumas já tem vertentes médicas sem noção de religião] trabalham com religiosidade, mesmo que desconhecida por seus usuários, sejam os profissionais ou clientes, e algumas com a linha de seus cultos.

Muitos destes tratamentos, na realidade são fundamentados em ação de divindades ou supostos deuses, e em antigos cultos, o que é “cult”, hoje em dia.

Eles se apóiam em “ativar” os chamados pontos vitais, ou de energia [Segundo os ensinamentos religiosos, destas práticas, das quais discordamos: chakras (Chakras são, segundo a filosofia ioga, dentro do corpo humano existem canais {nadis} por onde circula a energia vital {prana} que nutre órgãos e sistemas.)], pontos de energia como eles supõem, daqueles que a eles se entregam.

12 – Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

Veja se você não está entregando o seu corpo Templo do Espírito Santo a estas práticas profanas.

Fonte:

https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-todos-os-temas

O corpo na Idade Média; Daniela Dressler Dambros

Liriana Correa Dalla Corte

Angelita Alice Jaeger

Apontamentos do autor – vide https://estudandopalavra.blogspot.com/

Transcrições e citações no corpo do texto


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger