Lição 09 CPAD - Uma Visão
Bíblica do Corpo
Em edição
27/08/2023
Subsídio Pastor Professor Osvarela
Texto Áureo
“Mas o corpo não é para a
prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.” (1 Co 6.13b)
Prática
O corpo e o templo do Espírito
Santo e, por isso, deve ser conservado em santificação até a volta de Cristo
1 Coríntios 6.12-20
12 – Todas as coisas me são
lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu
não me deixarei dominar por nenhuma.
13 – Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém,
aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição,
senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 – Ora, Deus, que também
ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 – Não sabeis vós que os vossos
corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e
fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 – Ou não sabeis que o que se
ajunta com a meretriz faz -se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa
só carne.
17 – Mas o que se ajunta com o
Senhor é um mesmo espírito.
18 – Fugi da prostituição. Todo
pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o
seu próprio corpo.
19 – Ou não sabeis que o nosso
corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e
que não sois de vós mesmos?
20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso
corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus
Plano De Aula
1- Introdução
Uma visão materialista do corpo
despreza a perspectiva bíblica que eleve o corpo ao propósito da vontade de
Deus. Na Bíblia, a doutrina bíblica da glorificação final do corpo do crente
tem muito a nos dizer a respeito do corpo terreno. Há um propósito divino no
corpo para vivermos de acordo com a Palavra de Deus diante de uma cultura que
tende a descartá-lo e desvalorizá-lo. Que o Senhor nos ensine a como servi-lo
por meio do nosso corpo.
Nossa Declaração de Fé professa
que a natureza humana consiste num a parte externa, o corpo ou a carne (Gn 6.3;
SI 78.39), chamada de “homem exterior”.
Corpo – Soma
Carne - Sarx
Culto exagerado do corpo
A corpolatria é
uma cultura na qual o corpo é colocado como principal foco da vida do ser
humano. É considerada um transtorno ou “patologia da modernidade”,
caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física, nem sempre em
busca de saúde, mas no sentido de embelezamento físico.
A pessoa que sofre com esse
transtorno é classificada como corpólatra. Para ela, a imagem
refletida no espelho nunca é o bastante, sendo incapaz de satisfazer-se com
ela, acreditando sempre que pode e deve melhorar mais.
Em Esparta, na Grécia Antiga,
por exemplo, algumas características já apontavam para a prática da
corpolatria.
Nessa época, o povo espartano
tinha uma grande preocupação com seu exército, por isso a educação da cidade
era direcionada de uma maneira específica para que as crianças se tornassem
bons soldados.
Dessa forma, quando uma criança
nascia, era feita uma análise minuciosa sobre ela, e se fosse encontrado algum
defeito, ela era descartada sem nenhuma piedade do alto de um monte chamado
Taigeto. Essa cultura era levada tão a sério, que o exército de “homens
perfeitos” resultou nos Jogos olímpicos de Atenas.
Nos dia atuais, a sociedade vive
uma época onde a aparência tornou-se o principal foco da vida do ser humano. O
culto excessivo ao corpo ou a “corpolatria” faz com que as pessoas tenham
obsessão por um corpo idealizado pela mídia.
O que apontam para um Corpo sem
padrões, o fazem em nome da cultura do politicamente correto e incorrem em
outra versão do Humanismo, sendo que entendemos 2que cada ser é um ser o que
deve ser observado em função de um corpo a ser cuidado segundo suas próprias
genéticas.
2- Apresentação Da Lição
A) Objetivos da Lição:
I) Ensinar a criação do ser
humano;
II) Expor a visão bíblica do
corpo;
III) Contrapor a visão secular do
corpo.
Introdução:
O corpo humano oriundo da terra,
por criação das mãos de Deus é uma fantástica e quase indecifrada parte do
Universo, que se forma de vida, ainda longe do total e para mim, indecifrável
invólucro, ainda que já se tenha realizado o famoso Genoma e se obtido as
linhas gerais do DNA, porém o que este item do homem tricotômico, contém ainda
é um mistério, só entendido através da Palavra de Deus, principalmente do Salmo
139.
O culto ao corpo é uma
prática antiga que atualmente intensificou-se bastante, os indivíduos têm uma
preocupação exacerbada com o modelo de seu corpo, buscando aproximar à sua
forma aos padrões de beleza que são expostos na mídia, envolvendo a prática de
atividades físicas, dietas e cirurgias plásticas.
Há registros bem antigos sobre a
preocupação social com o corpo humano, não apenas por seus aspectos funcionais,
mas muito fortemente por sua estética também. Atualmente tem acontecido uma
intensificação dessa prática, ocorrendo entre todas as classes sociais e faixas
etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da
preocupação com a saúde.
A prática do culto ao corpo sofre
grande influência pela mídia, atualmente os corpos esguios, abdomens definidos
e músculos grandes são matérias de reportagens e estão “na moda”.
A visão dos que exercitam o Culto
ao Corpo, seja por comercializar, expor, ou por pura forma de sentir-se aceito,
é na realidade uma forma de distanciamento de Deus, tornando seu corpo, um
templo a ser reformado, pela cirurgia, pela prática do fisiculturismo (culto ao
físico), ou para exibicionismo.
Na realidade a Bíblia, no seu
segundo volume(NT) orienta, nas paulinas a que o corpo é templo do Espírito Santo.
Portanto, deve ser cuidado.
13 – Os
manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém,
aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição,
senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Mas, isto não é tudo que a Bíblia
nos ensina sobre o corpo humano.
O CORPO foi dado ao homem como
uma forma de apresentação do próprio Deus como sua imagem e semelhança.
O pecado corrompeu o corpo do
homem na queda do gerente da Criação, o Adam.
19 – Ou não sabeis que o nosso
corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e
que não sois de vós mesmos?
Até a forma do nascimento tornou-se dolorosa pelo pecado.
A carne – sarx – passou a ter
vicissitudes antes adormecidas no homem.
“E à
mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua
conceição; com dor darás à luz filhos;”
Gênesis 3:16
“No suor
do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste
tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:19
Mas, a sarx é o elemento que
sentirá fisicamente e expressará a forma divina caminhando na Terra (Jesus O Unigenito de Deus tem um corpo igual a o nosso no sentido humano).
O Corpo é o templo, é o ‘locus’
do ser humano, imaterial, ele se desfará, mas este mesmo corpo perecível será
transformado em incorruptível, nos que ao Senhor. Conserve o seu corpo como
Templo, pois é biblicamente correto, mas sem exageros que venham fazer o corpo
suplantar o espírito, e lembre-se que este será transformado!
É O Corpo que manifesta com mãos, atos lábios e todo ser a adoração ao Senhor Eterno.
É o Corpo que é formado e prescrutado
ainda no ventre da mãe por Deus e verificado a cada instante, tendo suas linhas
de formação escritas pelo Eterno. (Salmo 139. 6;15,16)
É o Corpo que na visão bíblica é
diferenciado do pensamento grego que colocava o corpo como passível de não ser contaminado,
mas que a contaminação do pecado, erro ou danos no Ser Humano não atingiriam a
parte imaterial do Ser, no pensamento grego.
“Platão o
uso dos sentidos nos leva ao erro. Para Platão, o homem é um ser dual,
isto é, corpo e alma.(obs.: também para o pensamento judaico-minha anotação)
O corpo
está ligado ao mundo dos sentidos, tem defeitos e tem um fim. Já alma é a
morada da razão, ela é eterna, abstrata, não conseguimos ver e nem tocar.
Se alma é eterna e o mundo das ideias também é eterno, então a alma sempre
viveu lá, e apenas passou habitar um corpo.
Na ótica
do pensamento de Platão não se ensina nada a ninguém, pois nossa alma (que é a
morada da razão) já sabe de tudo, só que ao habitar um corpo, ela se esquece do
que já sabe.” Platão: o Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos.
O Corpo está na amplitude da
santificação do Ser Humano, todo Ser tricotômico adora a Deus. O corpo é a parte que volta ao pó e que, no
caso dos salvos, será transformado no dia da ressurreição (1 Co 15.42).
O Resgate Do Corpo:
O resgate do ser humano atinge
todo o Ser, e regenera o corpo do homem para uma vida de santidade e metanóia
no seu estilo de vida.
20 –
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo
e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus
13 –Mas o
corpo não é --------------, senão para o Senhor, e o Senhor para o
corpo.
Templo-Corpo Humano.
Salmo
139. 6;15,16: Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta
que não a posso atingir. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no
oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o
meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as
quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
a-
A ciência do corpo humano é mais alta do que o
entendimento humano. Demonstrando o Salmo, que o corpo humano é formado de
maneira tal, que só Deus sabe particularidades e peculiaridades que a ciência
não pode entende, como alguém pode sofrer horas sob temperaturas criogênicas na
natureza e sobreviver, outros ficarem em coma por anos, à fio e retornar sem
seqüelas, sair de um quadro de paralisia infantil e se tornar um corredor
olímpico.
b-
A multiplicação celular é regida por um
ordenamento divino, de tal forma, que todas as características do ser humano,
são estampadas por ordem divina. Fazendo-nos entender, algumas referências
bíblicas, tais como:
Mat 5.36: - Nem
jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou
preto.
Só este pequeno versículo
remete-nos ao entendimento inicial, sobre a constituição e verdade bíblica
sobre a forma que Deus criou o Ser Humano.
A Bíblia exalta a beleza do ser
humana, como uma exaltação do belo formato do ser criado por Deus, em formato
Imago Dei.
“Ou não
sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em
vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:19
“E o
mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e
alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23
A visão romana nos tempos de Cristo:
Entre demais visões sobre o
corpo, cito está em primeiro lugar para contextualizar com o tempo de Cristo,
sabendo que há época e antes outras culturas exercitaram noções filosóficas ou
culturais a respeito do corpo.
“Atividade física regular é uma
boa receita para atingir o tão sonhado bem-estar. Por bem-estar entenda-se boas
condições de saúde e satisfação com o próprio corpo e mente. A busca da
juventude eterna é uma das frequentes fantasias associadas à utopia da
imortalidade.
Egípcios
Gregos
Romanos
E a Sociedade Moderna.
A educação e os cuidados com o
corpo remontam aos períodos civilizadores da Grécia Clássica e da República
Romana. As preocupações com a saúde e, sobretudo, com a beleza, parecem ter
alcançado grande importância também na modernidade e especialmente no tempo
contemporâneo. Uma das expressões mais significativas dessa centralidade do
corpo na forja das subjetividades – que também são construções modernas – está
relacionada ao consumo, cada vez maior, de espaços e intervenções tecnológicas
destinados à prática de atividades corporais vinculadas a certo culto do corpo,
como as academias de ginástica e musculação, as clínicas para tratamento
estético e consultórios médicos de cirurgia plástica.
Nesse mesmo quadro destaca-se
ainda o lugar que o corpo ocupa em um dos mais característicos espaços dos
processos da indústria cultural:
As revistas ilustradas
semanalmente trazem grande quantidade de informações para modelar, cuidar e
embelezar os corpos de homens e mulheres.
Neste caso fica ressaltado, o condicionamento ao corpo natural, em detrimento
ao corpo espiritual, pensamento, talvez, assentado, rudimentarmente sobre a
célebre: “Mens sana em corpore sano (uma mente sã num corpo
saudável)”, que é uma famosa citação em latim, muitas vezes traduzida como
"Uma mente sã em corpo um são".
“orandum
est ut sit Mens sana em corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem, fortem posce animum mortis terrore
carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponatqui spatium uitae extremum inter
Munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores, naturae”...Decimus
Iunius Iuvenalis, conhecido como Juvenal, foi um poeta romano –
1º e 2º século d.C.
Definições E Visões:
O corpo é um elemento do homem
como parte do Ser. Como entendemos e cremos no homem tricotômico, buscamos
entender alguns aspectos históricos na Humanidade, entre eles, uma sociedade
muito ligada ao entendimento do homem, entre tantas outras coisas do Universo.
Gregos: Muito do que é feito
atualmente, assim como a forma em que está sistematizado o pensamento ocidental
é, inegavelmente, um legado do homem grego.
“Na
Grécia Antiga, o corpo era bastante discutido, apesar de assuntos como a
Política e a Ética serem considerados mais relevantes pelos pensadores da
época. Alguns filósofos como Sócrates (470 a 399 a.C.), Platão (427 a 347)e
Aristóteles (384 a 322 a.C.), que viveram na sociedade grega antiga, também
discutiam sobre esse assunto. Sócrates possuía uma visão integral de homem,
julgando como importante tanto o corpo quanto a alma para o processo de
interação do homem com o mundo, diferente de Platão, que possuía uma
visão mais dicotômica, na qual o corpo servia de prisão para a alma. As
ideias de Aristóteles aproximavam-se mais das ideias de Sócrates do que das de Platão,
pois partia do princípio de que, as ações humanas eram executadas em conjunto,
corpo e alma, todas num processo contínuo de realização.” AS
CONCEPÇÕES DE CORPO CONSTRUÍDAS AO LONGO DA HISTÓRIA OCIDENTAL: DA GRECIA
ANTIGA À CONTEMPORANEIDADE Érica Silva Cassimiro* Francisco Flávio Sales
Galdino** Orientador: Geraldo Mateus de Sá*** Universidade do Estado do Pará
Visão da Idade Média:
Outro momento em que mudanças
significativas alteraram as antigas concepções de corpo foi a Modernidade. O
século XVII representou um importante marco para a construção da sociedade
ocidental, principalmente por ser caracterizado como o período da Filosofia e
da Ciência modernas.
No contexto histórico-cultural da
Idade Média foi o responsável pela visão de corpo da época. Além do
comportamento da população medieval ter sido extremamente controlado, também
seu pensamento foi manipulado pelo poder dominante da época: o clero e a nobreza.
Usando o nome de Deus, os poderosos obtinham muitos benefícios, e a população
acreditava que, se contrariasse as ordens da Igreja, não teria a salvação da
alma; portanto, não reagia.
As proibições
e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era
considerado heresia, pecado. Por isso, o corpo era escondido. Nem mesmo poderia
aparecer em pinturas ou esculturas se não estivesse encoberto. E as atitudes do
corpo deveriam ser contidas, os gestos deveriam ser discretos.
Porém, no
final da Idade Média, com o Renascimento, o corpo foi saindo do anonimato e da
escuridão. O período mais obscuro da história foi dando lugar à liberdade de
expressão e pensamento. O corpo na Idade Média; https://www.efdeportes.com/efd121/o-corpo-na-idade-media.htm
O corpo
“SCHMITT
(1995) afirma que, no século VI, vários autores mencionam o uso do corpo a
propósito dos vícios – a gula em Pomerius, a fornicação (relacionamento sexual
ilícito) em Cassiano e o orgulho em Gregório. Já na baixa Idade Média, surge
uma nova visão de corpo, que não é mais apenas a “prisão da alma”: quando bem
governado, o corpo pode se tornar meio e lugar de salvação do homem.”
Para SCHMITT (1995), a base da
teologia moral da Igreja está na reunião das três virtudes mencionadas por São
Paulo – fé, esperança e caridade, e de quatro virtudes que Cícero diz serem as
componentes da “beleza moral” – scientia, o discernimento do
verdadeiro, a prudência e a sabedoria; beneficientia, o ideal de
justiça, dando a cada um o que lhe é devido; fortitudo, a força e a
grandeza da alma, que inspiram o desprezo às coisas humanas e temperantia ou modestia, que
consiste em cumprir toda ação e pronunciar toda palavra com ordem e medida.
De acordo com
SCHMITT (1995), a palavra latina gestus significa os
movimentos e atitudes do corpo em geral, e não somente determinado gesto
particular. Na alta Idade Média, a palavra gestus e as
reflexões relacionadas a ela desaparecem aos poucos.
O autor cita o
que Cícero diz traduzir para o exterior a excelência do espírito: “os
movimentos e as atitudes do corpo”, “a atitude, o caminhar, a maneira de
sentar, de se inclinar à mesa, o rosto, os olhos, o movimento das mãos”. Os gestos,
como o andar, não devem ser “vivos demais”, nem “débeis demais” ou efeminados;
a virtude reside no justo meio.
A arte renascentista
celebrou abertamente o corpo e a beleza física. Como mostra FARACO E MOURA
(1995), o nu passa a mostrar uma nova ideologia de mundo, a “da concretude
terrena, do material”. MATOS E GENTILE (2004) mencionam ainda que a mulher, antes
ligada ao pecado, reapareceu, seminua e deslumbrante, em O Nascimento
de Vênus, tela de Sandro Boticelli pintada em 1485. Leonardo da Vinci, na
gravura conhecida como O Homem Vitruviano (1492) e
Michelangelo, conforme FARACO E MOURA (1995), com A criação do homem (pintura)
e David (escultura), imortalizaram o equilíbrio e as
proporções da figura masculina.
Contemporaneidade:
Ao longo do XX, período que
consolidou a Contemporaneidade, o corpo foi ganhando evidência por meio das
novas tecnologias e comportamentos, principalmente através do uso dos meios de
comunicação. O estilo de vida e o desejo de obter a perfeição física.
São inúmeros os questionamentos
em relação à temática abordada, pois o corpo tem sofrido, ao longo do tempo,
mudanças de concepções e tentativas de modificação ou adequação a novos
interesses econômicos, religiosos, científicos, políticos, etc. Fatores como a
moral, os costumes, a Ciência, a Religião, a Educação
Ao longo do XX, período que
consolidou a Contemporaneidade, o corpo foi ganhando evidência por meio das
novas tecnologias e comportamentos, principalmente através do uso dos meios de
comunicação. O estilo de vida e o desejo de obter a perfeição física levaram o
homem da sociedade industrial a buscar, excessivamente, um novo padrão de
beleza, satisfazendo um desejo que não é próprio de sua natureza, mas, sim, de
uma exigência para a sua inclusão na sociedade, onde tudo pode virar
mercadoria.https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistametanoia/4_GERALDO_CONFERIDO.pdf
A religiosidade e a visão bíblica
do corpo
O que aparentemente é uma forma
de manter a atividade física (que é boa e necessária), pode-se ser e é usada em
muitas vertentes com uma visão holística e religiosa para afastar os homens de
Deus:
Segundo reportagem do jornal
Folha de São Paulo, o Brasil é o segundo país no ranking mundial de cirurgias
plásticas em adolescentes. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima
um aumento, nos últimos três anos, de 300% no número de cirurgias para
colocação de próteses mamárias. (COLLUTI, 2005).
Como salienta a matéria da Revista semanal Isto é sobre cirurgias plásticas.
Veja os inumeráveis tratamentos e cuidados modernos que os homens criaram e
ainda criam na sua ânsia de cuidar do corpo-matéria:
Saúde – Terapias
*Acupuntura;Apiterapia;*Aromaterapia;Auriculoterapia;
*Cromoterapia; Equoterapia; Fisioterapia; Fitoterapia; Chinesa; Fitoterapia Ocidental;Hidroterapia;*Hipnoterapia;*Homeopatia;*Iridologia;*Medicina
Ayurvédica; Medicina Chinesa; Medicina Ortomolecular;*Meditação;Moxabustão;*Musicoterapia;*Naturopatia;*Reiki;*Tai
Chi Chuan; Talassoterapia;*Terapia Floral;*Terapia Quântica; Terapia na Arte;*Yôga.
Massagem Terapia
Deslizamento Miofascial;*Do In; Drenagem
Linfática Hidro shiatsu; *Massagem Ayurvédica; Massagem Chinesa; Massagem; Quiropatia*Reflexologia; Rolfing;RPG;*Shiatsu.
Saúde - Mamãe e Bebê
Terapias e Massagens; Dicas
Alimentares Amamentação; Gestação e Parto; Estética.
Nutrição
Agricultura Orgânica;Dicas de Nutrição; Receitas; Dietas; Distúrbios
Alimentares; Tabela de Calorias; Índice de Massa Corpórea.
Saúde - Estética e SPA
Cuidados com o Corpo; Cuidados
com os Cabelos; Cuidados com a Pele; Boa Forma; Spa.
* As indicações marcadas com * em
sua maioria [algumas já tem vertentes médicas sem noção de religião] trabalham
com religiosidade, mesmo que desconhecida por seus usuários, sejam os
profissionais ou clientes, e algumas com a linha de seus cultos.
Muitos destes tratamentos, na
realidade são fundamentados em ação de divindades ou supostos deuses, e em
antigos cultos, o que é “cult”, hoje em dia.
Eles se apóiam em “ativar” os
chamados pontos vitais, ou de energia [Segundo os ensinamentos religiosos,
destas práticas, das quais discordamos: chakras (Chakras são, segundo a
filosofia ioga, dentro do corpo humano existem canais {nadis} por onde circula
a energia vital {prana} que nutre órgãos e sistemas.)], pontos de energia como
eles supõem, daqueles que a eles se entregam.
12 –
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas
me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Veja se você não está entregando
o seu corpo Templo do Espírito Santo a estas práticas profanas.
Fonte:
https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-todos-os-temas
O corpo na Idade Média; Daniela
Dressler Dambros
Liriana Correa Dalla Corte
Angelita Alice Jaeger
Apontamentos do autor – vide https://estudandopalavra.blogspot.com/
Transcrições e citações no corpo
do texto
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