Lição 05: Uma Perspectiva Pentecostal de Missões
CPAD - 4° Trimestre de 2023 - EBD
– ADULTOS
Subsídio Pastor e
professor Osvarela
Texto Áureo
“Mas recebereis a virtude do
Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em
Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8)
Prática
O Espírito Santo derramado no
Pentecoste é o mesmo Espírito que Deus deseja derramar de novo na Igreja da
atualidade.
I) Apresentar uma perspectiva
pentecostal de Missões;
II) Explicar a obra missionária
após o Pentecostes;
III) Enfatizar a dependência do
Espírito Santo na obra pentecostal de Missões.
Leitura Bíblica
Atos 2.1-8, 14-18
1-Cumprindo-se o dia de
Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 – e de repente, veio do céu um
som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam
assentados.
3 – E foram vistas por eles
línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 – E todos foram cheios do
Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo
lhes concedia que falassem.
5 – E em Jerusalém estavam habitando
judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 – E correndo aquela voz,
ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua
própria língua.
7 – E todos pasmavam e se
maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses
homens que estão falando?
8 – Como, pois, os ouvimos, cada
um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
14-Pedro, porém, pondo-se em pé
com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais
em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
15-Estes homens não estão
embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia.
16- Mas isto é o que foi dito
pelo profeta Joel.
17- E nos últimos dias acontecerá,
diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos
e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos
velhos sonharão sonhos;
18 – e também do meu Espírito
derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.
Exórdio:
Lembro que nesta Onda pentecostal
iniciada no século anterior foi apontada na necessidade e desejo do professo do
Seminário Betel, Charles Fox Parham enviar seus alunos com a capacitação do
Falar Línguas Estranhas (no sentido de glossa) em Topeka, desde lá esta característica
notável do Movimento Pentecostal, isto impõe que, desde o seu início, na virada
do século passado, tem sido a paixão por Evangelismo e Missões.
“Em 1º
janeiro de 1901, antes do Avivamento em Los Angeles, a jovem Agnes Ozman
recebeu o batismo no Espírito Santo na Escola Bíblica Betel, em Topeka (Kansas,
EUA).
Depois de
estudarem a Palavra sobre o batismo no Espírito Santo e horas em oração,
diversos alunos do curso de Teologia experimentaram a glossolalia (falar em
outras línguas).
Agnes
Ozman é considerada a primeira pessoa a receber a experiência. Depois vários
outros alunos e o próprio professor do curso, Charles Fox Parham também foram
selados.” MOVIMENTO PENTECOSTAL E O
AVIVAMENTO MUNDIAL; 18 fevereiro 2023 por Pr. Antônio Mesquita
“Missão tem seu início
no Pentecostes, a chama do Espírito Santo iluminou a humanidade e esta recebeu
as Boas Novas pelo ardente desejo dos do Cenáculo anunciarem a todos o que
tinham conhecido da parte de Jesus Cristo!” Osvarela
14-Pedro, porém, pondo-se em pé
com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que
habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas
palavras.
Introdução:
Na realidade a missão se iniciou
de forma universal, sendo as palavras de Jesus cumpridas no Dia de Pentecostes
e a Missão se iniciou totalmente. Este subsídio
nos informa como o início da igreja e a vinda do Espírito Santo foi importante
passo da Igreja Apostólica para guiar os apóstolos e cristãos.
Assim, também, podemos ver os
esforços dos apóstolos em chamar as pessoas para que cressem em Cristo, para
que desfrutassem do Seu amor e fossem salvos eternamente por Ele. “(...)
O slogan e divisa da Missão
Pentecostal é consolidado na verbalização constante e poderosa:
Senhores,
que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor
Jesus Cristo e serás salvo (...)”. At 16:30-31
Quando ouvimos ou lemos estas
palavras, notemos:
Crer em quem havido morrido – Jesus Cristo
Considerar e entender que o
ressurreto Jesus é o Cristo de Deus, e tinha autoridade salvífica pela
Sua Morte vicária
Considerar Jesus como O Senhor Salvador
Notemos que os discípulos foram
alvo de prisão e perseguição para nada mais falar, sob pena de morte, sobre o
Poder deste Nome - ⁹ um nome que é sobre todo o nome;
“Para que
ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e
na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o
Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:9-11
Missão e envio
A missão sempre está atrelada ao
envio. Notamos que a forma de envio se deu no início, para cumprimento do IDE,
a Igreja foi enviada de forma compulsória, através das perseguições.
Desde a primeira perseguição os
discípulos foram “obrigados” a saírem do suas casas e a Bíblia
informa que:
“E fez-se
naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e
todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os
apóstolos.” Atos 8:1
Desta leva o primeiro missionário
pentecostal, Felipe, foi um anunciador de boas novas, como diz a Bíblia:
“Mas os
que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.
E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.” Atos
8:4,5
Missão – Pentecostal
Formas de
missão:
Avivados
sem medo
E fez-se naquele dia uma
grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos
foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos
8:1
Sob perseguição - E,
pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, ... Atos 4:7,8
A primeira perseguição foi
importante para atacar os apóstolos. Mas, estes não se retiraram de Jerusalém o
Centro da Missão Ide.
Porém, muitos foram dispersos e
levavam com sigo a ordem Ide.
Desta forma a Missão Ide
se encaminhava para a universalização da ordem de Jesus Cristo.
O apóstolo Paulo deixa claro que
todos os seus esforços para levar a Palavra do Senhor a diversos lugares, mesmo
tendo sido preso, foram benéficos, pois com as viagens que fazia, outras
pessoas também passaram a pregar o evangelho. Mesmo com todas as dificuldades,
o importante era saber que Cristo era anunciado. Este é o fundamento de
Missões, não importando ao pregoeiro as dificuldades a sua missão se consolida em
seu coração e vida no prazer de praticar o IDE missionário, o que sem dúvida se
dá com a autoridade do Espírito Santo, como aconteceu com Pedro e Paulo, com
Felipe, ou com Tiago.
Avivados
pelo Pentecoste cumprem a Missão mesmo presos!
“De maneira
que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana,
e por todos os demais lugares;” Filipenses 1:13
Fases:
1º - Promessa cumprida para possibilitar
o IDE - recebereis a virtude do Espírito Santo
2º - Revestimento para missão - cheios
do Espírito Santo
3º - Capacitação do Revestimento
- falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem.
4º - judeus, varões religiosos, de todas as nações
que estão debaixo do céu.
5º - universalidade missionária – “Partos e
medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e
Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e
forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e
árabes, ...” Atos 2:9-11
A mensagem missionária teve um alcance
universal, dentro dos parâmetros da civilização da época, de tal forma que já
no Anúncio do que havia sido o Revestimento com o Batismo no Espírito Santo pôde
ser testemunhado por gente de várias partes do Mundo e atingindo árabes e
cretenses, povos não judeus que ali estavam como prosélitos (convertidos ao
judaísmo).
“O Pentecoste
foi a formatura e graduação da turma apostólica e dos discípulos que andaram e
viram o senhor Jesus, após este evento eles estavam preparados para atividade
para qual foram chamado, para qualquer parte do Mundo, segundo o desejo do Espírito
Santo em cumprir o Plano Evangelístico da Salvação”
Sem a presença de Jesus, os
discípulos vão entender como se daria a missão. E como estariam preparados,
após dias de medo e de impacto pela morte de Jesus, período em que muitos
desistiram ou se retiraram das atividades que tinham quando Jesus estavam entre
eles.
A Missão dada a Igreja é
universalizada.
Foi a forma evangelística de Deus
comunicar a obra salvífica de Jesus na cruz do Calvário, e começou com um
avivamento no Cenáculo.
Lucas
24:46-49 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o
Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em
seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as
nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na
cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
A Pregação Pentecostal formatou o
IDE missionário:
Na voz de Pedro temos o conteúdo básico,
o protoevangelho pentecostal tal qual o ProtoEvangelho divino nos lábios de
Deus, logicamente com as reduções da divindade perante o ser humano que Pedro
era.
Atos 2:
16;32;33;38 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:[...]Homens israelitas,
escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por
Deus entre vós com maravilhas[...]Deus ressuscitou a este Jesus[...]De
sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do
Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e
ouvis.[...]Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus
Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito
Santo;
O testemunho de Pedro seria a
forma usual e universal de propagar o Evangelho nesta Missão pós avivamento.
A esta proclamação se junta a voz
“14-Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e
disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém,
seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.”
Na boca de Pedro se ouviu a
pregação sob a forma homilética que até hoje deve ser a forma da pregação na
Missão IDE:
Pregação cristocêntrica
com prova provada nas Escrituras, então conhecidas.
Após o revestimento do Espírito
Santo a Igreja, seja através dos suas colunas, como Paulo os define em Gálatas.
2, seja através dos diáconos, seja pela multidão dos discípulos desenvolveu
estratégias para a Missão do Ide.
Pedro proclama o futuro de
Missões pelo Pentecostes:
16- Mas
isto é o que foi dito pelo profeta Joel.
17- E nos
últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre
toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos
jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;
18 – e também
do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles
dias, e profetizarão.
Ou seja, Deus enviara o Espírito
Santo sem medidas para envolver todos quantos cressem em seu nome, num instante
para missão local, posteriormente para a missão extra urbis, e finalmente a
Missão transcultural.
O falar em outras línguas de
maneira audível foi a forma dada pelo Espírito Santo para autenticando um
chamamento universal que alcançou povos, ali no dia de Pentecostes num sentido
de confirmação de um IDE pentecostal.
Missão se consolida:
O apóstolo Paulo o mestre
missionário, plantador de Igreja, afinal o IDE pressupõe:
Anunciar
Doutrinar – ensino
das palavras de Jesus
Consolidar – implantar
um trabalho entre os alcançados para que possam ser multiplicadores realmente
conversos e regenerados pela palavra do IDE.
O trabalho dos apóstolos em
especial Paulo, que, em suas viagens, levavam os ensinamentos do Senhor para
que as pessoas se arrependessem e cressem n’Ele. Além disso, vemos também
alguns milagres realizados pelos apóstolos em Nome de Cristo. Tempos depois,
por estarem chamando as pessoas para que se convertessem a uma vida voltada
para Cristo.
A missão Ide envolve ensinar, e
aplicar o que se viveu no avivamento do Espírito Santo.
O Revestimento E O Espírito
Santo:
No hebraico a palavra Espírito
Santo é transcrita como Ruach HaKodesh. O substantivo ruach significa,
literalmente, “sopro” ou “vento”. Na Bíblia hebraica este
substantivo aparece diversas vezes, seja para descrever a atuação do Espírito
Santo, seja para enfatizar a inspiração espiritual.
Já no Novo Testamento é usada à
palavra grega pneuma, que pode ser traduzida como “sopro”. Essa palavra
também pode designar o “sopro de vida” e, em algumas ocasiões, é usada
para designar o “espírito”.
Este sopro de Jesus nesta
passagem nos ensina que a presença de Jesus + o poder do Espírito Santo
= capacidade ou poder de julgar.
Nos mostra que era esta
capacitação que eles estavam recebendo quando lhes foi soprado Espírito (atente
para o fato de que na frase no original faltar o pronome "o", devendo
ser lido "Recebei Espírito Santo". Eles recebiam ali capacitação para
serem enviados.
Como se fosse uma representação
visual ou um modelo prático de como seria a igreja assim que o Espírito
efetivamente viesse habitar nela coletivamente e no crente
individualmente. F. B. Hole
“, ... primeiro o assoprar lhes
deu capacidade para testemunharem no mundo como tendo sido enviados por Ele; e,
segundo, para serem dotados de poderes administrativos no sentido de perdoar ou
reter pecados, não eternamente, é claro, mas governamentalmente”.
A presença do Espírito Santo em
Petencostes forjou através do recebimento na conversão, homens como Apolo,
fervorosos no Espírito mesmo ainda não sendo batizado no Espírito Santo. Podemos
entender que O Espírito Santo envolvia e envolve todos que foram alcançados
pela Revestimento, pois este fora dado a Igreja e sendo membros do Corpo sentem
aquilo que o Espírito Santo faz para que o IDE de Jesus se consolide através da Igreja.
Mas, atente para a questão
seguinte:
A
Capacitação de Apolo:
“E chegou a Éfeso um certo
judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso
nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de
espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo
somente o batismo de João. Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e,
quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais
precisamente o caminho de Deus”. Atos 18:24-26
Apolo, supracitado pregava e era
ousado, mas não tinha recebido o batismo no Espírito Santo.
Certamente Apolo convertera-se ao
cristianismo, que a missão avivada levar a outros pontos fora de Jerusalém.
Prova inequívoca que o avivamento
atinge a todos, pois o Espírito Santo está, agora, derramado entre e para todos
para fim de missão do Ide entre todos os povos.
Apolo era avivado, mas as
Escrituras lucanas deixam claro que para completar sua missão ele necessitava
conhecer:
O batismo em nome de Jesus
Receber o Batismo com o
Espírito Santo. Embora ele fosse fervoroso de
espírito, mas necessitava do Dom.
Todo crente pode ser fervoroso no
espírito, ou seja, estar aquecido pois recebe o Espírito Santo que lhe aquece o
coração no desejo de fazer a Missão Ide!
Missão depende do Espírito
Santo –
“, ... assim como o Pai me
enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre
eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. João 20:21,22
Fonte:
Meu site – estudandopalavra.blogspot.com
Lições EBD – CPAD 4º trim 2023
Bíblia online
Citações no corpo do texto
Lição
11: O Avivamento e a Missão da Igreja 1° Trimestre de 2023 - EBD – Adultos
https://escolabiblicadominical.org/licao-05-uma-perspectiva-pentecostal-de-missoes/
Um comentário:
Sua postagem foi um destaque! Sua escrita é excelente. Continue com o excelente trabalho e escreva mais!
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