sábado, dezembro 16

O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia 1ª parte Lição 11 – CPAD – 4º Trimestre 2023

O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia

1ª parte

Lição 11 – CPAD – 4º Trimestre 2023

Comentário subsídio Pastor Prof. Osiel Varela

Texto Áureo

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (At 13.2).

Prática

A ação do Espírito Santo é a garantia do sucesso de toda a obra missionária.

A) Objetivos da Lição: 

I) Apresentar a natureza e as características da Igreja de Antioquia;

II) Expor sua a natureza missionária;

III) Enfatizar o serviço de Missões em Antioquia.

Etimologia:

Antioqueno – adjetivo para os da Antioquia

Lucano – adjetivo para apontar escrito e visão de Lucas

“Helenistas” - judeus provenientes de diversas partes do Império Romano, cosmopolitas, e por falarem o grego.

“Hebreus”, - Atos capítulo 6, versículo 1, judeus originários de Jerusalém e seguidores dos usos e costumes hebraicos arraigadamente, de fala aramaica. 


INTRODUÇÃO:

Apresentando a Igreja de Antioquia

Característica da Localidade – Antioquia era, depois de Roma e Alexandria, a terceira mais importante cidade do Império Romano.

Estabelecida na Síria a cidade de Antioquia tinha uma população cosmopolita. Antioquia tinha uma economia muito bem estabelecida e uma população que chegava a meio milhão de habitantes.

A comunidade judaica já estava há séculos arraigada na cidade e absorvida pela cultura e sociedade síria da região. Boa parte falava o grego, desfrutava de uma situação econômica privilegiada e possivelmente contribuía para a expansão do judaísmo em outras regiões.

Considerando a grande concentração de judeus naquela cidade e a importância da comunidade semítica lá, percebe-se grande vulto ao evangelho ser pregado nas sinagogas e aos judeus antioquenos.

Já possuíam a prática do proselitismo, uma característica da religião judaica, e conseguia alcançar sucesso na sua propaganda de conversão entre os considerados gentios. Assim, aquela comunidade judaica antioquena, que mais tarde será alcançada pelos evangelistas cristãos já vivia um ambiente de mescla cultural e aceitação do gentio, bem como experimentava a propagação de sua religião e possuía condições financeiras para manter possíveis evangelistas.

Qual é esta Antioquia?

A informação de que esta Antioquia era da Síria é uma informação importante porque naquele tempo havia outras cidades com esse mesmo nome.

A Bíblia menciona uma dessas cidades que ficava na Psídia.

                   Antioquia da Pisídia

Antioquia da Pisídia era uma cidade da Frígia ao sul da Ásia Menor. Durante o Império Romano, Antioquia da Pisídia foi contada como uma cidade da Galácia e desfrutava da posição de colônia no Império. Em sua região passava a grande estrada que ligava Éfeso à Cilícia. Havia também várias rotas que passavam por ali e que ligavam a cidade de Antioquia da Pisídia a outras colônias romanas.

Em sua primeira viagem missionária, o apóstolo Paulo visitou Antioquia da Psídia. 

Antioquia da Síria-

Era considerada como a porta para o Oriente. Júlio César, Augusto e Tibério utilizavam-na como centro de operações. Era também chamada de "Antioquia, a bela", "rainha do Oriente", devido às riquezas romanas que a embelezavam, desde a estética grega até o luxo oriental.

Hoje a cidade de Antakya é a cidade, conhecida antigamente, como Antióquia. É citada na Bíblia e tem muito para contar. No sul da Turquia, quase na fronteira com a Síria, seus habitantes a chamam de cidade da paz.

Entre todas essas cidades, Antioquia da Síria, onde ficava a igreja missionária, era a mais importante. A cidade de Antioquia é para os religiosos o lugar que acolheu os primeiros cristãos e tem mais de 2.300 anos.

A cidade de Antioquia teve uma relação intrínseca com o cristianismo nascente. Ela foi um dos grandes centros missionários e produtores de pensamento e teologia cristã do primeiro século. As disputas de poder que ocorreram em Jerusalém, entre as facções de judeus cristãos que lá havia, acabaram gerando um ambiente propício para o crescimento de um importante segmento do movimento de Jesus naquela cidade. Porém, em boa parte dos livros e produções literárias ocidentais, pouco se fala de Antioquia e, em geral, da Síria, como locais de fundamental importância, ou ainda, locais de expansão cristã por excelência. O papel de Antioquia passa, muitas vezes, despercebido. Por isso, pretendemos demonstrar neste artigo, que nesta cidade surgiram alguns dos paradigmas cristãos elementares, os quais iriam influenciar sobremaneira as formas e divisões do cristianismo em diante, sobretudo por causa do trabalho narrativo de Lucas, e da produção teológica dos grupos cristãos naquela cidade, que teve seu auge na figura de Paulo de Tarso.” Antioquia, Paulo de Tarso Amazônico e a formação da religião Cristã. Lucas Gesta Palmares Munhoz de Paiva - Mestre em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor de História da Igreja da FAECAD (Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia).

Atos 11. 19 — E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.

20 — E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

A característica cosmopolitana de Antioquia – cipriotas, cireneus, gregos -  se refletia nos membros de sua igreja e até mesmo em sua liderança, que consistia em cinco profetas e mestres que moravam na cidade.

Judeus de Jerusalém (Atos capítulo 6).

Fundada em 300 a.C. por Selêuco I, general de Alexandre Magno, que, após a morte de seu líder, participou da divisão do Império macedônico, iniciando a dinastia monárquica dos selêucidas. Este conquistou boa parte do Império a leste, e em 301 a.C., derrotou Antígono, tornando-se senhor da Síria. Na Antiguidade, Antioquia foi uma grande e importante cidade por causa de sua localização geográfica próxima das principais rotas de comércio que ligavam o Oriente ao Ocidente (se localizava na extremidade ocidental da Rota da Seda). Era cosmopolita por excelência e um elo vital no comércio internacional. O uso de tropas mercenárias pelos reis selêucidas trouxe para a cidade homens de todas as nacionalidades.

Conhecendo os líderes e suas origens étnicas:

1.Barnabé, que foi descrito como “um levita, natural de Chipre” (Atos 4:36)

2.Simeão que tinha o sobrenome de Níger, que significa Negro, um africano

3.Lúcio de Cirene

4.Manaém, em grego chamado o “syntrophos” de Herodes o tetrarca

5.Saulo de Tarso na Cicília da Pisídia (atual Turquia) – cidadão romano “libertas civitas”.

Lucas não explica a diferença entre esses ministérios, nem se todos os cinco exerciam ambos os ministérios ou se os primeiros três eram profetas e os últimos dois mestres. Ele só nos dá os seus nomes.

O primeiro era Barnabé, que foi descrito com “um levita, natural de Chipre” (Atos 4:36).

O segundo era Simeão que tinha o sobrenome de Níger, que significa Negro, provavelmente um africano e supostamente ninguém menos que Simão Cireneu, que carregou a cruz para Jesus.

O terceiro era Lúcio de Cirene e alguns conjecturam que Lucas se referia a si mesmo o que é muito improvável já que ele preserva seu anonimato em todo o livro.

Havia também, o quarto, Manaém, em grego chamado o “syntrophos” de Herodes o tetrarca, isto é, de Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande. A palavra pode significar que Manaém foi “criado” com ele de forma geral ou mais especificamente que era seu irmão de leite, ou colaço (“collactaneus” aquele que foi amamentado pela mesma mulher).

Manaém ou Manahen (em hebraico: מנחם) foi um mestre da Igreja de Antioquia e o irmão adotivo (Gr. syntrophos, Vulg. collactaneus) de Herodes Antipas.

O quinto líder era Saulo. Estes cinco homens simbolizavam a diversidade étnica e cultural de Antioquia e da própria igreja.

Leitura Bíblica

Atos 11.19-26; 13.1-5.

Atos 11. 19 — E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.

20 — E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21 — E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22 — E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,

23 — o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou e exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.

24 — Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

25 — E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.

26 — E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Atos 13. 1 — Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2 — E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 — Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

4 — E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

5 — E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

Origem da Igreja Missionária de Antioquia:

A Internacionalização do Cristianismo

A perseguição causou uma diáspora que levou os judeus convertidos ao cristianismo saírem de suas localidades e peregrinando ao onde iam apregoavam a fé em Cristo.

A Chave para Despertar Missionário de Antioquia:

A obra antioquena foi resultado da dura perseguição à Igreja, o chamado Caminho, mas por esta perseguição o evangelho de Cristo se propagou para aquelas partes do mundo oriental.

A “chave” para se entender a expansão do Evangelho entre os não judeus antioquenos está exatamente nos “dispersos” pela perseguição em Jerusalém.

Grupos Judeus da época:

Deve-se ressaltar que já neste período a comunidade cristã se dividia claramente entre o grupo dos “hebreus” e dos “helenistas”. Os “hebreus”, como são referidos em Atos capítulo 6, versículo 1, eram judeus originários de Jerusalém e, portanto, seguidores dos usos e costumes hebraicos arraigadamente, de fala aramaica. Os “helenistas” eram judeus provenientes de diversas partes do Império Romano que se distinguiam por serem cosmopolitas, por falarem o grego (e talvez tivessem esquecido o aramaico), e também por não seguirem à risca as tradições hebraicas, assim se assemelhando pouco aos de Jerusalém.

Antioquia foi uma destas localidades que foi alcançada pelos dispersos. Em 39 d.C, Antipas partiu para Roma para ganhar o favor de Calígula, mas recebeu uma ordem de exílio perpétuo. (Jos., "Ant.", XVIII, vii, 2). Durante este tempo, a Igreja de Antioquia foi fundada por judeus-cristãos, que "tinham sido dispersos pela perseguição que se sucedeu por ocasião do Estêvão" e tinha ensinado o Evangelho também aos gregos da Antioquia.

Esta forma de evangelização levou a Igreja de Antioquia ter uma característica vocacional em fazer Missões e em especial a outras localidades onde o Evangelho ainda não fora anunciado.

26 — E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Comunhão – Ensino – Poder Espírito Santo

Como característica desta cosmopolita forma de seus membros o ensino, além de Missões, se tornou uma característica importante daquela igreja, que foi formada e estabelecida no ensino da Palavra de Deus.

De tal forma eles viviam isto que ali foram chamados os convertidos em Cristãos.

No derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, deu-se início a grande internacionalização da Igreja (Atos 2). Pelo dom do Espírito, pessoas de diversos lugares puderam ouvir as grandezas de Deus em sua própria língua nativa. Mostra que

Atos 11. 19 — E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus.

20 — E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.

21 — E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

22 — E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia,

A igreja de Antioquia foi fundada num momento histórico de grande crescimento da Palavra de Deus. O livro de Atos dos Apóstolos registra como o Evangelho de Cristo começou a ser anunciado em Jerusalém e logo alcançou toda a Judéia e Samaria.

Pelo Dom do Espírito, pessoas de diversos lugares puderam ouvir as grandezas de Deus em sua própria língua nativa esta forma de manifestação que deu inicio a Igreja é uma das bases principais para que a Igreja antioquena fosse uma base missionária daqueles dias apostólicos.

Naquele contexto Deus levantou homens que se dedicaram integralmente à causa do Evangelho. Um desses homens foi o diácono Estêvão. Num tempo em que se multiplicava grandemente o número de cristãos, a Bíblia diz que Estêvão, pelo poder do Espírito Santo, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Mas o ministério de Estêvão acabou ascendendo a ira de algumas pessoas poderosas, e ele acabou sendo martirizado (Atos 6,7).

A perseguição deflagrada após a morte de Estêvão fez com que os cristãos se espalhassem por várias regiões. Filipe, outro diácono, teve um ministério evangelístico extraordinário naquela ocasião, levando o Evangelho para além de Jerusalém.

Alguns dos cristãos dispersos pela perseguição foram até a Fenícia, Chipre e Antioquia anunciando o Evangelho. Inicialmente a mensagem era pregada somente aos judeus. Mas entre os dispersos havia alguns crentes anônimos de Chipre e Cirene que entraram em Antioquia e anunciaram o Senhor Jesus aos gregos.

A localização geográfica de Antioquia na Galácia:

Nas pesquisas arqueológicas, observamos que em Antioquia se integravam seis grandes estradas romanas.

Estas rotas, que eram as mais movimentadas que ligavam as cidades jônicas, o interior da Ásia Menor, do Egito, da Palestina no sul, da China, Índia e Arábia, afluíam para lá; assim, em número de convergência de estradas só era inferior, em todo o império romano, à própria cidade de Roma.

Observações:

  • A igreja de Antioquia foi uma potência missionária no primeiro século. Ela foi uma importante base para a evangelização do mundo greco-romano.
  • O Espírito Santo, através da igreja de Antioquia, comissionou Paulo e Barnabé ao trabalho missionário. Então aquela igreja esteve diretamente envolvida nas viagens missionárias de Paulo (cf. Atos 13:1; 15:36; 18:23). É sabido que durante essas viagens muitas outras comunidades cristãs foram fundadas pelo apóstolo dos gentios. Então o valor missionário daquele igreja é incalculável.
  • A igreja de Antioquia esteve envolvida no primeiro importante debate teológico do Cristianismo. Algumas pessoas foram de Jerusalém à cidade de Antioquia, sem autorização dos líderes de Jerusalém, e começaram a pregar que os crentes de Antioquia tinham que ser circuncidados para serem salvos. Paulo e Barnabé rapidamente reagiram contra essas pessoas e isso acabou resultando no primeiro grande Concílio da Igreja em Jerusalém (Atos 15).

Missão Paulina

Atos 13. 1 — Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2 — E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 — Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

4 — E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

5 — E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

A pregação de Paulo na sinagoga de Antioquia produziu a conversão de um grande número de gentios – e este fato irritou de tal maneira os judeus, que eles fizeram grande oposição ao Apóstolo, que por isso foi obrigado a sair dali para Icônio e depois para Listra. Voltando de Listra, foi de novo Paulo a Antioquia com o fim de confirmar na fé os convertidos.

Missão e formação de missionários.

O envio de Barnabé e Paulo mostra que estes levaram consigo outros cooperadores, o que mostra a visão, para além, do envio, a visão da formação prática de novos missionários!

Deram-se estes acontecimentos por ocasião da primeira viagem missionária, indo Barnabé na companhia de Paulo.

2 Timóteo 3:10,11 “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou”

As palavras de 2 Tm 3.10,11 mostram que Timóteo estava bem-informado sobre o que o Apóstolo sofrera durante a sua primeira visita a Antioquia da Psídia.

Antioquia foi o segundo centro apostólico autorizado por Jerusalém e consolidador do IDE em todos os sentidos, sem perder a visão de Jerusalém.

Fonte:

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor

Lição CPAD

Site EBD

Bíblia online

Estudo Bíblico Sobre a Igreja de Antioquia - Daniel Conegero

Especial RBJ: Conheça A Cidade De Antioquia Citada Na Bíblia, O Berço Do Cristianismo Primitivo

Liberdade E Escravidão No Pensamento Estoico Romano: Uma Leitura Da Consolatio Ad Polybium , De Sêneca; Fábio Duarte Joly; DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.111300

https://estudandopalavra.blogspot.com/2021/09/apostolo-paulo-longo-estudo-de_30.html

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