sábado, outubro 14

Missões Transculturais no Antigo Testamento - CPAD - 15 de Outubro de 2023

 Missões Transculturais no Antigo Testamento

Data: 15 de Outubro de 2023

Subsídio professor e pastor Osvarela

Texto Áureo

Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.” (Isaías 49.6).

Verdade Prática


O amor de Deus para com as Nações deve ser o mesmo objetivo de todos os que militam pela salvação das almas perdidas.

Leitura Bíblica

1 Reis 17.8,9,17-22; Jonas 1.1,2.

1 Reis 17

8 — Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

9 — Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

17 — E, depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.

18 — Então, ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares meu filho?

19 — E ele lhe disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama.

20 — E clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, também até a esta viúva, com quem eu moro, afligiste, matando-lhe seu filho?

21 — Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele.

22 — E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.

Jonas 1

1 — E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

2 — Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.

A)             Objetivos da Lição: I) Identificar Israel como um povo escolhido para um propósito missionário; II) Demonstrar o amor de Deus para com outras nações; III) Relacionar as alianças de Deus com a humanidade no Antigo Testamento.

“Deus instituiu missão e missões - primeiro através de Israel-Abraão, e agora através de Sua igreja -, a fim de que a humanidade impotentes e sem esperança pode ouvir, conhecer e crer a boa notícia da salvação infinito de Deus para a humanidade. Isto, também, é a história de Gênesis 3 a Apocalipse 20.”

Abraão e o Motivo de sua chamada:

O enfoque missionário das Escrituras já começa no início do Antigo Testamento. O propósito de Deus para a humanidade foi revelado na forma de uma promessa, que tem caráter pessoal e global, abençoar todas as famílias da terra. No grande propósito de Deus para a humanidade foi enfatizado muito mais aquilo que o próprio Deus iria fazer do que aquilo que Abraão faria.

3(três) princípios gerais podem ser percebidos a partir das fontes do Antigo Testamento:

1.                 O início da religião nacional de Israel repousa no ato sobrenatural e da revelação de Deus. No princípio, Deus! Isso foi tão na criação; é assim na salvação. Abraão não buscar a Deus; Pelo contrário, Deus, o Deus da glória, perfurou os céus e milagrosamente apareceu na história para buscar Abraão. Ele apareceu para ele quando este morava com segurança em Ur dos Caldeus em uma casa onde a idolatria foi praticado (Josh 24: 2).

2.                Aqui, o Deus da glória invadiu tempo e no espaço e convocou Abraham se separar de seu país e parentes. Ele foi condenado a seguir o Senhor em uma terra desconhecida e um novo começo. Aqui graça soberana si apresentada em nome da humanidade. Em nenhuma das Escrituras aprendemos porque Deus chamou Abraão e não outra pessoa. O efeito é, no entanto, definido. Afirmamos mais uma vez: O homem não está a atingir-se; Deus está descendo. Deus interposta no tempo e no espaço. A origem da religião nacional de Israel através de Abraão não é o resultado do desenvolvimento cultural.

Na história de Israel, Deus está presente de forma única, distinguindo-a não só quantitativamente, mas qualitativamente a partir do fluxo geral da história.

O princípio de funcionamento divina chama para um povo mediatários.” Texto original extraído e compilado de A Teologia Bíblica de Missões por George W. Peters - CPAD

Israel é feito o mediador entre Deus e as nações. É ser um reino de sacerdotes e uma nação santa para mediar a única revelação de Deus, que é receber. Israel é chamado para ser um canal, não um armazém, de bênçãos. O projeto final da operação divina continua a ser a raça humana. A universalidade não é cancelada, mas sim valorizada pelo método de particularismo e do princípio da mediação.

A Chamada De Israel

Um missionário, é como alguém chamado pelo Senhor para ir a outra terra e testemunhar às pessoas a respeito do verdadeiro Deus, o Criador e Redentor. Em hebraico, o texto diz literalmente: “E Deus disse a Abrão: ‘Sai, por ti mesmo, de tua terra. [...]’”, ou seja, deixa tudo e vai sozinho.

Abraão – um missionário-modelo:

Deixou tudo para trás e seguir a chamada de peregrinar.

Creu no que parecia ser inacreditável

Fez o que Deus o chamava a fazer. 

Abraão partiu e foi “sem saber aonde ia” (Hb 11:8).

Muitos missionários podem inicialmente saber para onde está indo, ao menos num sentido geográfico, quando na verdade não sabem onde iremos parar.

Se Abrão não confiasse em Deus nunca iria sem saber o que ia acontecer com ele, como alguns missionário, pois se soubessem, não seria preciso muita fé;

Requisito missionário de Abraão:

Obediência -

Desconhecimento – foi e é um pré-requisito para se viver verdadeiramente pela fé.

Não tinha casa permanente – morava em cabanas.

O missionário busca anunciar, mas tem sempre a esperança avivada de uma cidade permanente.

Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” Hebreus 11:8-10

Universalidade do Conhecimento de Deus.

“De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.”  Gálatas 3:9

O triplo propósito de Deus com Abraão:

Deus teve para com Abraão e sua família depois dele (ver Gl 3:29) um triplo propósito:

(1) que fossem os recebedores e guardiões da verdade a respeito do reino de Deus, que havia sido perdida na história anterior da humanidade;

(2) que fossem o canal por meio do qual o Redentor entraria na História; e

(3) que fossem, como fiéis servos de Deus, uma luz para as nações e para aqueles que precisavam conhecer o Senhor.

Abrão, cujo nome significava “pai exaltado” e que teve seu nome mudado para Abraão, “pai de multidões”, cresceu em Ur, no território que hoje pertence ao Iraque. Deus o chamou para que se separasse do contexto social e espiritual que lhe era familiar e se mudasse para uma terra desconhecida, onde efetuaria nele uma renovação espiritual no espaço de 100 anos, transformando-o no “pai dos que têm fé”. Em meio a lutas pessoais e familiares, Abraão se tornou um missionário-modelo para vários grupos de pessoas e um líder respeitado que deu testemunho de sua fé em Deus.

O Anúncio do Evangelho a Abrão!

“Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.” Gálatas 3.8

Deus chama Abrão: Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1-3

Deus iniciou o processo de ter um missionário de suas Palavras e de sua existência com o único Deus através da chamada de Abrão.

A chamada de Abrão demonstra a universalidade da ação, idêntica ao anúncio do Protoevangelho, com um olhar de universalidade, ao inserir nela as nações.

Ou seja, Deus ao chamar Abrão inicia uma ação de anunciação salvífica pela qual as Nações já estão previamente incluídas.

Para tanto, ele escolhe e envia um missionário com a característica de envio e trajetória de anunciação.

Envio:

A - Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai,

Destino:

B - para a terra que eu te mostrarei

Finalidade – gerar frutos - Crescimento:

O Evangelho anunciado no Antigo Testamento Por Abraão:

Boas Novas!

E far-te-ei uma grande nação

Ser Multiplicador da Benção – mensagem de salvação com livre arbítrio

- tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem

Resultado:

- e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.”  Gálatas 3:7-9;29

A visão da chamada de Abrão tem interessantes viés:

PrimeiroVisão Transcultural.

Ela dá noção de como a missão do Antigo Testamento foi transcultural. Um método que Deus usou para transformar Abraão num missionário foram suas muitas peregrinações. O ato de viajar é uma forma de educação. Ele torna a pessoa aberta a novas ideias e a possibilidades de mudança e conhecimento de outras culturas, sem ser moldado por nenhuma delas, sejam suas crenças ou costumes.

Nas viagens que fez desde sua terra natal, em Ur, até o local de seu sepultamento, em Hebrom, Abraão visitou pelo menos 15 diferentes áreas geográficas. A maioria dos episódios importantes e de mudança em sua vida estão ligados às suas viagens.

Lições espirituais que Abraão obteve nos seguintes locais?

Moré, em Siquém (Gn 12:6, 7): “E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra.” Gênesis 12:6

Hebrom (Gn 13:18–14:20):Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma... Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, ... Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei. E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor.”  Gênesis 13:12-18

Visão missionária de Abrão -

Manre (Gn 18:1, 20-23): “E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se, porventura, houver cinquenta justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão” Gênesis 18:23,24

Monte Moriá (Gn 22:1-14):- Abraão era um missionário à disposição de Deus, aguardando a providência dos céus- ¹ E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. ¹⁴ E chamou Abraão o nome daquele lugar o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” Gênesis 22:1;14

Bom relacionamento de Abrão com reis da terra –

Reconhecido  

“E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;” Gênesis 14:18,19

As Neoescrituras nos dão a dimensão desta chamada e do resultado da missão de Abrão.

Segundo - Chamada de Abraão contém uma universalidade que alcançou a todas as nações de modo a que todas tem a chance de dar ouvidos pela fé aquele que anunciou a Mundo um Deus Único.

Terceiro - Ele anunciou um Deus que se preocupa em enviar um mensageiro para falar e mostrar o cuidado de Deus com os que lhe seguem e lhe ouvem.

Quarto – a chamada de Abraão mostra que a universalidade coloca, por meio da fé, todos que creem em Deus como membros de uma só família – a família dos que creem, A família da Fé.

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,” João 1:12

Ao participar da família do crente Abraão todos se tornam Filhos de Dus, através da anunciação do Protoevangelho realizada na Plenitude da vinda Jesus 0 O Filho Unigênito de Deus – ao Mundo.

Assim, a missão transcultural do Antigo Testamento se molda ao Plano divino em sua Plenitude –    com a Vinda de Jesus Cristo.

Abraão consolidou que quem crê em Deus alcança a situação legal de não ter imputados os seus pecados. “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” Romanos 4:3

Então a atitude de Abraão em atender a chamada divina o fez o grande missionário do Antigo Testamento e num tempo de Graça, antes da Lei!

Aliançados

A verdade que temos nos dias de hoje é que Deus continua a ser o Deus da aliança de Israel.

Esse convênio sagrados colocou enormes responsabilidades sobre Israel, desde Abraão, partiu de Deus a iniciativa de abençoar a humanidade, partiu de Deus a iniciativa de chamar Abraão. Afinal, quem era Abraão se não apenas um idólatra de Ur dos Caldeus.

A centralidade e dinâmica da ideia deste Pacto é fundamental na interpretação da economia da salvação e relação missionária do Antigo Testamento.

Deus e Israel estão irremediavelmente unidos em relação de aliança.

A mensagem salvífica foi-lhes dada, como o Apóstolo escreveu:

A vantagem em conhecer a vontade de Deus, através da Sua própria Palavra tornou Israel parte da aliança Redentiva de Deus para com a Humanidade, através da dação e autorização para Israel ser o responsável, seja, por guardar os registros divinos, como anunciá-los às Nações. Mesmo a infidelidade notória de Israel não anula a Aliança, principalmente a A Abraãmica.

Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, ...” Romanos 3:1-4

Destacando - no hebraico a benção, é uma realidade relacional que traz sim privilégios, mas também responsabilidades. O termo deve ser entendido em termos de não somente receber benefícios da parte de Deus, mas também ser essa benção, repassar para os outros. Uma família abençoada (de Abraão) que alcança todas as famílias da terra. Deus escolheu um homem e sua família, para que por meio deles todas as famílias da terra fossem abençoadas.

Fonte:

Abraão: o primeiro missionário - internetdsa@live.com | 4 de julho de 2015 – com compilação e dição para inserção, neste texto

Bíblia online – ARA

O Chamado De Abraão E O Mandato Missionário. Matteus Almeida  Fé - 26 de Maio de 2018

Lições CPAD 4º trimestre 2023

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger