sábado, setembro 30

Lição 01: A Grande Comissão – Um Enfoque Etnocêntrico - Outubro 2023

Lição 01: A Grande Comissão – Um Enfoque Etnocêntrico 

CPAD – LIÇÃO 4º Trimestre 2023

Subsídio Professor e Pastor Osvarela

Texto Áureo

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

A ordem imperativa de Jesus aos seus discípulos aponta para a universalidade da pregação do Evangelho no mundo.

Leitura Bíblica

Mateus 28.19,20; Marcos 16.15-18

Mateus 28

19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Marcos 16

15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

A)    Objetivos da Lição:

I) Conceituar “A Grande Comissão”;

II) Explicar Missões Transculturais;

III) Afirmar a visão global do Evangelho no mundo.

IDE - IESOUS – DEUS - ESPÍRITO SANTO

IESOUS – DETERMINOU - DEUS PAI – PLANEJOU

ESPÍRITO SANTO – OPERA O IDE

1.   ANTROPOLOGIA

Coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneira de agir; grupo étnico.

Raça e Etnia:

Raça e etnia não são sinônimos. Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias.

Raça é um conceito biológico aplicado aos subgrupos de uma espécie. A espécie humana não possui subespécies ou subcategorias, e, portanto, não é correto dizer que existem diferentes raças humanas.

Mas há ainda um entendimento do senso comum, construído socialmente de que as diferentes raças correspondem às características biológicas dos grupos étnicos. Como por exemplo, a raça negra que seria composta daqueles que têm a pele negra, cabelos crespos, entre outras características fenotípicas.

A diferença entre raça e etnia é, portanto, que raça determinava um grupo por características biológicas, enquanto a etnia fala sobre aspectos culturais.

Etnia

Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc.

O termo etnia não é sinônimo de raça. A palavra raça caiu em desuso pela comunidade científica quando se corresponde aos grupos humanos.

A ideia de Etnia é um conceito diferente da noção social de raça que se usava até a metade do século XX, e abrange mais aspectos culturais.

A Etnia, ou grupo étnico, distingue uma uniformidade cultural, com as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento.

Pesquisadores da etnicidade também consideram as características genéticas como sendo étnicas. A ideia não é consenso, mas é principalmente entendida enquanto parte da construção social do indivíduo.

Por exemplo, os afrodescendentes que se identificam com os grupos étnicos africanos por aspectos físicos que vão além da cor da pele, e passam também pelo formato do nariz, dentes, estrutura corporal, tradições, costumes, etc.

Podemos classificar enquanto etnias do mundo: os árabes, os judeus, os hans (originários da China) e os guaranis, assim como grupos menores com características culturais bem próximas de seus vizinhos, como as centenas de etnias africanas.

Mateus 28.19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Alguns autores afirmam que o termo etnia surgiu em Israel, na época retratada no Antigo Testamento da Bíblia. Os seguidores do Judaísmo usavam o termo ethnos para descrever os que não eram judeus.

Acredita-se que no Novo Testamento, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, este termo fosse usado para descrever as pessoas que não tinham sido evangelizadas. Sendo que muitas vezes estes eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pelo processo de evangelização.

Etnia é uma expressão utilizada também de forma pejorativa, podendo revelar preconceito contra um determinado grupo social, ou para mostrar pessoas excluídas, as minorias.

No Brasil, a expressão "polaco", do polonês polak, de pole, campo, área rural, era usada no sentido pejorativo, porém, desde fins do século XIX "polaco" vem sendo substituído por "polonês".

Etnias Brasileiras

As etnias brasileiras são variadas, com influência direta do processo de imigração que o país sofreu. Entre as etnias e nacionalidades que compõem o povo brasileiro estão os negros africanos, os portugueses, os holandeses, os italianos, os japoneses, os árabes, além dos nativos indígenas do nosso território.

Somente a população indígena brasileira tem 305 etnias distintas, um exemplo de como a população brasileira é rica em diversidade étnica.

Exórdio:

Conhecendo o princípio de Etnia podemos entender por que Jesus determinou ao discípulos que fossem a todas as Nações.

Porque Jesus entendeu que todas as etnias deveriam receber a mensagem universal do Evangelho.

O Plano salvífico determinado por Deus foi estabelecido com a característica da universalidade pela necessidade de todos os homens terem o direito de conhecer a mensagem do Evangelho e poderem decidir em aceitar o Plano salvífico divino para terem os pecados perdoados e Jesus, após seu sacrifício na Cruz determina uma Grande Comissão para que seu Evangelho fosse conhecido universalmente.

A importância da fala é uma das características que Jesus destaca ao enviar, pois Ele , Cristo, conhecedor das línguas, costumes ao determinar a grande Comissão sabia que haveria a necessidade de preparo para alcançar vários povos e línguas.

A língua é utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos. Existe um grande número de línguas multi-étnicas e determinadas etnias são multilíngues.

Os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo.

Isto se alcança através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições.

A Grande Comissão

Definições e entendendo

Quanto à maneira pela qual é outorgado, o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito.

art. 653, do nosso Código Civil é muito claro ao indicar o significado de Mandato, por isso, resolvi copiar esse artigo de lei, para esclarecer essa dúvida.

Art. 653, do Código Civil: "Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."

Mandato é aquilo de que se está encarregado; incumbência, missão, concessão de poderes para desempenho de uma representação; delegação. 

Comissão - Significado: 1. Missão Ou Encargo

Ana Beatriz S. Rein (PR).      

A Grande Comissão é uma forma de universalização do Evangelho de Boas-Novas, a mensagem da Cruz.

É um mandato de Jesus Cristo com determinação de quem deve cumprir, quando cumprir e onde cumprir:

19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

O Mandato tem regras:

O Mandato tem finalidade:

O Mandato cumprido tem resultados:

O Mandato tem direcionamento para etnias a serem alcançadas:

A Grande Comissão (Mandato) tem determinado em si quem deve cumpri-lo.
Poder Do Comissionado E Da Delegação –

A ordem é geral, é para todos que conhecem o Evangelho “fazei discípulos”

O que faz o discípulos? Faz identicamente a que o discipulou!

Comissão - s.f. Atribuição de uma função, de um encargo. Pessoas, encarregadas de tratar conjuntamente um assunto. 

Portanto, nós Igreja, somos comissionados a cumprir este Grande Mandato ou Comissão de Evangelizar o Mundo.

A Delegação é a Igreja, aquela que recebeu a Comissão ou delegação do Filho, que é o Rei, Senhor e Cabeça:

... Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Assim, a Igreja só pode realizar sua Missão Integral se ela for realmente integradora de homens.

O Sentido da Comissão para a Ação da Igreja está relacionado, a um chamado, com especificidade única, concedido à Igreja, em uma Missão Integral de colheita de vidas a serem resgatadas.

Porém só cumpre este chamado, os que ouvem, atentam para a Voz do que nos chama apara esta tarefa singela e única, que até os anjos atentaram para ela, por ser capacitadora para realizações entre homens, por outros homens escolhidos por Deus e que creram no ouvir a voz de Cristo.

E o tempo é hoje, não perca a oportunidade de fazer parte deste Comissionamento do Cristo Glorificado!

Mandato - do latim mandatum, i "encargo, cargo, COMISSÃO".

Mandato é aquilo de que se está encarregado; incumbência, MISSÃO, CONCESSÃO DE PODERES para desempenho de uma representação; delegação. 

ANEXO GLOSSÁRIO:

Mandato é quando alguém tem autorização para praticar determinadas ações em função de outros. Logo é um poder que alguém conferiu a outro, a fim de agir em seu nome.

Significa: procuração, delegação. No geral, é usado em termos políticos para designar os poderes que são conferidos a um homem que representará os cidadãos durante um período determinado. Brasil escola.

A palavra mandato tem como origem a expressão latina mandatum, que terá advindo da locução manum datum - dado pela mão - em virtude de os contratantes apertarem as mãos, após findarem o contrato. É controverso ainda se o mandato foi um negócio stricti iuris ou iuris civilis – ‘lei estrita ou direito civil’ -, ou se foi um negócio tutelado por bonae fidei iudicia – ‘juízos de boa-fé’ - (tese defendida por Arangio-Ruiz). O seu caráter essencialmente gratuito parece apontar no sentido de que era um negócio do ius civile - direito civil -. A sua tutela judicial, porém, a actio mandati – ‘a ação de seu mandato’ - aponta no sentido contrário. Advogada Ana Lucia Munari Nicolau Scalercio – ANL.

Declaração de vontade, ou manifestação expressa, podemos dizer que é tudo que não é tácito, a parte exterioriza sua vontade, seja de maneira verbal o escrita, e até por sinais.

Quanto à maneira pela qual é outorgado, o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito.

art. 653, do nosso Código Civil é muito claro ao indicar o significado de Mandato, por isso, resolvi copiar esse artigo de lei, para esclarecer essa dúvida.

Art. 653, do Código Civil:

"Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."

Indo um pouco mais além, o Código Civil, art. 656, indica que "o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito"

A Grande Comissão tem uma agenda específica a ser cumprida.

Mateus 28. 20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

A Grande Comissão só pode ser exercida sob a orientação do Espírito Santo

Atos 1.8 - mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

A descida do Espírito Santo sobre os discípulos os tornou revestidos do poder de Deus.

Se antes o Espírito do Senhor se apossava de determinado home, agora na Grande Comissão se tornou patente na vida de uma comunidade de revestidos de poder. Todos na Igreja devem ser revestido de poder para ter ousadia na Grande comissão.

Muito embora a base de participar na Grande comissão não seja tão somente o Batismo com ou no Espírito Santo, pois assim, muitos estariam fora desta Comissão.

O próprio IDE ensina que para fazer parte da Igreja  estar sob esta Grande Comissão, precisa:

Crer

Ser Batizado para ser salvo e a partir daí já fará parte da Grande Comissão, podendo testemunhar daquilo que recebeu.

Mas, o Senhor Jesus ensinou e descreve quem está, na Igreja chamado, convocado para A Grande Comissão:

19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

O Modo de Ação da grande Comissão.

-Pelo Querigma. Querigma -  O conteúdo mais importante de uma mensagem de teor cristão. Ação de divulgar essa mensagem (religiosa), além de seu conteúdo, aos não cristãos, tentando fazer com que os mesmos sejam convertidos. Refere-se aos trechos da tradição oral encontrados no Novo Testamento; se relaciona aos textos que expressam uma forma de adoração religiosa ou trazem os ensinamentos de Jesus Cristo.

Nós temos o principal conteúdo da nossa mensagem;

                       Jesus Cristo veio para salvar o que estava perdido!

É sob o mando de Jesus que nós podemos com a ação do Espírito Santo convencer pessoas a receber Jesus!

-Pelo Ensino.

-Pelo Batismo.

-Pelo Recebimento do Perdão Divino.

Atos 2.38. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados;

Mt. 28.19. “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

A- Primeiro, a vida da Igreja deve ser regrada sob a visão da Igreja de Jerusalém, a Igreja dos Santos Apóstolos.

Cl.1.5,6. Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;

Atendendo a Ordem de Jesus, a Igreja não arrefeceu a união e a concordância entre os Apóstolos e discípulos.

At.2.1. E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;

Isto nos ensina que necessitamos de unidade para que possamos cumprir a Grande comissão.

A-1- É fator fundamental à Igreja.

Confirmado pela ajuda cooperativa de Deus com a Sua Igreja.

Atos 2.37-47.  E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. [...] E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

A eficiência da Grande Comissão se demonstra pelas maravilhas que acompanham os discípulos e a Igreja.

17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Felipe – Para se ter a eficácia da Grande Comissão

#  Filipe prega em Samaria  - Atos 8:4-8

⁴ Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.⁵ Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo.⁶ As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.⁷ Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.⁸ E houve grande alegria naquela cidade.

Sinais; Curas - paralíticos e coxos foram curados; “As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia; “

Os espíritos imundos submetessem ao poder da Palavra;

Estevão - ⁸ Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.  Atos 6:8

A visão da Igreja de Pedro, Paulo e João era transnacional

Quando Jesus ordenou, bem sabia que havia no Mundo multidões de outras etnias e culturas

Marcos 16. 15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura

 As etnias na Palavra da Grande Comissão:

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.

Felipe entendeu isto e desceu a Samaria.

Samaritanos tinham sede do Evangelho: “Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.” João 4:40

Transcultural - adjetivo masculino e feminino: Refere-se às ações que estão ligadas ao processo de transculturação, de transformação que ocorre como consequência da junção de duas culturas diferentes. Relacionado com as transformações ocorridas na junção de duas culturas distintas; intercultural. Constituído ou formado por duas culturas distintas. Etimologia (origem da palavra transcultural). A palavra transculturação deriva da junção do prefixo trans-, que significa além de, e da palavra cultural, por alusão à cultura.

Mesmo levando em conta a diversidade cultural e étnica a mensagem que elas devem ouvir É:

Arrependimento -

“Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. “E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judeia como em Jerusalém; ... mas às testemunhas que Deus antes ordenara; ... E nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos..., caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.   Atos 10:38-43

“ , se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregaram a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa” Atos 16:29-32

Discipulado:

20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Jesus escolheu seus discípulos com uma finalidade: serem pescadores de homem.

Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19 – ARA), “ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

Portanto, entendemos que é responsabilidade da Igreja a obra missionária. A edificação é realizada por meio do ensino da Palavra nas reuniões apropriadas da Igreja, como o culto de ensino, da escola bíblica dominical.

Anjos não entendem: “A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar. (para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.)” 1 Pedro 1:12

Jesus determinou a Grande Comissão para a Igreja, de formas que somos selecionados como a Gerência/Agência divina na Terra para anunciar a Jesus.

O discipulado se dá com o ensino do que se deve guardar e obediência as determinações legais dos Senhor Jesus.

μαθητευω – matheteuo - ser discípulo de alguém; seguir seus preceitos e instruções; tornar discípulo - ensinar, instruir

μαθητης - mathetes; n. m. aprendiz, pupilo, aluno, discípulo

μαθητρια – mathetria; n. f. discípula; uma mulher cristã At 9.36

Há Urgência Do Discipulado!

Discipular E Evangelizar é uma função da Escola Bíblica Dominical.

Quem o faz:

O que faz:

- O Evangelho - quando a posição messiânica de Jesus ficou demonstrada pelas suas palavras, obras, e morte, a narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas.

ευαγγελιστης - euaggelistes; n. m. aquele que traz boas novas, evangelista; nome dado no NT (Novo Testamento) aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram apóstolos.

Discipulado e Evangelização – são gêmeos na missão de discipular!

Sem Evangelização não há Discípulos!

A Igreja primitiva tinha um aspecto novo, que era a Visão Tríplice:

Evangelizar

Comungar

Servir

19 — Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 — ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

É na EBD, onde nossa missão consiste em evangelizar e ensinar, a literatura como meio de comunicar a verdade divina – Palavra de Deus - é ferramenta de primeira classe.

É na EBD que existe possibilidade da sociabilização dos crentes e dos novos convertidos.

É a comunhão social, espiritual que é a base da Evangelização e mantença dos neoconversos.

DISCIPULADO:

O Que Faz Um Discípulo De Jesus?

ποιμνιον - poimnion; n. n. rebanho (esp.) de ovelha; grupo de discípulos de Cristo; grupos de cristãos (igrejas) presididas por presbíteros.

1.  Ama Jesus – o discípulo tem um relacionamento pessoal com Jesus; seu amor por Jesus o leva a querer obedecer e aprender dele – João 14:21

2. Aprende de Jesus – o discípulo é um estudante: estuda a Bíblia, ora e tenta ouvir o que Jesus lhe quer dizer; o Espírito Santo ensina o discípulo pessoalmente quando estuda a Palavra de Deus – João 14:26

3. Imita Jesus – o objetivo do discípulo é se tornar cada vez mais como Jesus, nosso maior exemplo; isso significa deixar o pecado e tentar fazer sempre o bem – Efésios 5:1-2

4. Obedece e segue Jesus – o discípulo põe em prática o que aprendeu, porque quer agradar Jesus; o discípulo vai onde Jesus manda ir; isso às vezes é difícil e exige sacrifício – Lucas 14:27

5. Fala sobre Jesus – o discípulo de Jesus faz mais discípulos de Jesus; ele quer que outros conheçam Jesus e descubram como é bom ser seu discípulo – Mateus 28:19-20

6. Convive com outros discípulos – a igreja é uma turma onde os discípulos aprendem e crescem juntos; ir à igreja é essencial na formação do discípulo 

Frase cunhada pelo saudoso Pastor e Doutor Antonio Gilberto, de     quem fui aluno no IBP-RJ:

A Escola Dominical é a escola de ensino bíblico da Igreja, que evangeliza enquanto ensina, conjugando assim os dois lados da comissão de Jesus à Igreja, conforme Mateus 28.20 e Marcos 16.15.” UNIDADE III - A ESCOLA DOMINICAL Manual da Escola Bíblia Dominical - A Exata Conceituação de “Escola Dominical”, pag.125

Quero compartilhar neste subsídio o ideal da EBD – Escola Bíblica Dominical – mais uma vez, citando o mestre Antonio Gilberto:

“A Escola Dominical é um ministério pessoal e coletivo, do ensino, para alcançar crianças, jovens, adultos, a família, a comunidade inteira, tal como fazia a Igreja dos dias apostólicos. E ela a única escola de educação religiosa popular que a Igreja dispõe.” Compilado e adaptado, com modificação do texto. Manual da Escola Bíblia Dominical

Fonte:

Dicionário Strong

Site: estudandopalavra

Citações do autor do texto

Comentário Beacon – Novo Testamento - Mateus a Lucas

O Que Faz Um Discípulo De Jesus?

Lição 13 – Discipulando 2º Ciclo

Dicio.com

Significados.com.br

Bíblia on line

Bíblia Atualizada - ARA

Bíblia corrigida  - ARC

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger