sábado, dezembro 30

Comentários Iniciais - 1° Trimestre de 2024 - Adultos

Comentários Iniciais - 1° Trimestre de 2024 - Adultos

EBD – Lição 01: A Origem da Igreja

A ação da Igreja, como Unidade da Revelação.

Texto Áureo

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2.38)

Prática

A Igreja é a família de Deus, comprada com o sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo.

Leitura Bíblica

Atos 2.1,2; 37,38

1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2 – e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

37 – Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?

38 – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

A) Objetivos da Lição:

I) Descrever a trajetória do povo de Deus na Bíblia e na história;

II) Apresentar a Igreja como criação divina;

III) Identificar a Igreja como a comunidade de salvos.

Etimologia:

Ekklesia -  εκκλησια – ekklesia; n. f.

Origem da palavra: reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, reunida em lugar público com o fim de deliberar assembleia.

O uso do termo ekklēsia mostra, a igreja é uma assembléia (ou seja, uma reunião) e a igreja em Atos se reunia sim em locais fechados para cultuar a Deus, orar e ouvir a Palavra.

Sentido para Congregação de Israel: assembleia dos israelitas.

No NT, “igreja” traduz a palavra grega ekklēsia.

No grego secular, ekklēsia designava uma assembleia pública, e este significado ainda foi mantido no NT (At 19.32, 39, 41).

No AT hebraico a palavra qahal designa a assembleia do povo de Deus (e.g. Dt 10,4; 23.2-3; 31.30; Sl 22.23), e a LXX, a tradução grega do AT, traduz esta palavra por ekklēsia synagōgē, igualmente. Até mesmo no NT, ekklēsia pode significa a assembléia dos israelitas (At 7.38; Hb 2.12); mas, à parte destas exceções, a palavra ekklēsia no NT designa a igreja cristã, tanto local (e.g. Mt 18.17; At 15.41; Rm 16.16; 1 Co 4.17; 7.17; 14.33; Cl 4.15) quanto universal (e.g. Mt 16.18; At 20.28; 1 Co 12.28; 15.9; Ef 1.22).

Strongs NT 1577: κκλησία

κκλησία, κκλεσιας, (de κκλητος chamado para fora, ou para frente, e isso vem de κκαλέω); corretamente, uma reunião de cidadãos [de uma cidade] chamados para fora de suas casas e para dentro de algum lugar público; uma assembleia- reunião; assim usada

-entre os gregos desde Tucídides (cf. Heródoto 3, 142) para baixo, um ajuntamento do povo reunido no lugar público reservado ao Conselho [algo como uma câmara de vereadores, em que cada cidadão daquela cidade era um vereador, podia falar e votar] com a finalidade de deliberar: Atos 19:39.

Obs.: Na cidade-estado grega os cidadãos [de uma cidade] eram convocados pela trombeta do Kerux (arauto) convocando-os para a ekklesia (ajuntamento em assembleia). A ekklesia era o poder final no governo constitucional da cidade-estado grega, quer ela fosse uma monarquia, oligarquia, ou democracia. Da assembleia geral dos cidadãos, em ou antes do tempo de Dracon (que codificou as leis em 621 aC) nada é realmente conhecido, embora as pessoas devem ter tido algum poder. Mais tarde Aristóteles aplicou ekklesiai às assembleias- reunidas homéricas dos pessoas. A maioria das nossas referências ao uso desta palavra diz respeito à ekklesiai de Atenas.

A ekklesia em Atenas teve uma vida longa a partir de 508 aC até o início do século IV, dC, na época de Diocleciano. Mas só entre 508-322 aC era uma instituição estritamente democrática. Neste tempo foi a reunião geral do povo - todos os cidadãos atenienses podiam comparecer.

Sentido possível: qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente.

Sentido cristão - assembleia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso; grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem

Sentido estendido ou universal:  aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo com uma finalidade de decidir ou deliberar sobre lgum assunto de interesse comunitário (Osv); totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo

Sentido futuro ou etéreo: assembleia dos cristãos fiéis já falecidos e recebidos no céu.

Kerix - mensageiro, aquele que traz a boa notícia, que traz a boa nova.

Kerysso - ação de proclamar, de pregar, de anunciar. No grego encontramos a palavra KERYSSO, que em sua forma prática significa “anunciar as boas novas da parte de Deus”. Teologicamente significa falar o que Deus falou.

Kerígma é uma palavra grega que diz respeito ao conteúdo do anúncio do Evangelho, tendo como pano de fundo a pessoa e a obra de Jesus.

Em sua definição, kerigma significa “proclamação”, “anúncio”, “pregação”.

Como derivação do termo ‘kerysso’, que indica uma proclamação autoritativa, que exige obediência.

Kerigma é o fenômeno de uma chamada que sai e impõe suas reivindicações sobre os ouvintes: corresponde à vida e atividade dos profetas.

Transcrevo, parte de meu estudo publicado em Julho de 2016:

https://estudandopalavra.blogspot.com/2016/07/igreja-agencia-evangelizadora-licao-3.html

Exórdio:

O Que É A Igreja?

A base da origem definidora da Igreja e sua Criação está totalmente descrita por revelação nas palavras do Apóstolo Pedro, transcritas no texto Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus:

“E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E ... Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mateus 16:16-19

A Igreja tem total autorização para realizar elos entre a Humanidade e Jesus Cristo, nos Céus e na Terra!

A Igreja é o conjunto daqueles que crêem em Cristo e que se associam uns aos outros por causa da sua fé comum. À luz das Escrituras, a igreja é uma realidade essencialmente corporativa, comunitária.

Nascimento da Igreja:

Devemos entender que Deus teve por aprazível revelar o mistério oculto, a Igreja, desde a fundação do Mundo.

A Igreja como portadora do Mistério oculto

Segundo o texto de 1 Pe 2.9,10, a igreja deve cumprir plenamente o seu tríplice ministério: real, sacerdotal e profético, para que a sua missão satisfaça o projeto de Deus na Terra.

Cada membro do Corpo de Cristo é responsável pela comunicação da “sabedoria de Deus em mistério” (1 Co 2.7). O mistério, anteriormente oculto, foi revelado por meio de Jesus e preordenado desde a eternidade para nossa glória salvífica.

O anúncio da sabedoria de Deus em mistério não é apenas um privilégio, mas uma responsabilidade que impele a Igreja como Representante do Reino de Deus.

Um mistério revelado:

Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:32

Os profetas trataram do Evangelho, sob um véu, e falaram da graça, mas não lhes foi revelado, tanto quanto a Israel o mistério. “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada...Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.” 1 Pedro 1: 10;12

E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” 1 Timóteo 3:16

O tempo de manifestação da Igreja se dá após a vinda corpórea de Nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, somente na Plenitude dos Tempos a Igreja seria manifestada e autorizada a ligar todos os homens pela proclamação do Evangelho salvífico de Jesus Cristo. Gálatas 4.4

A elucidação do mistério da Igreja é nos idos do período eterno, onde Jesus está, isto é, nas eras eternais divinas:

A Igreja é o projeto eterno de Deus. Ela não nasceu na mente de Deus há 2.000 anos, quando enviou o Seu Filho ao mundo. A igreja estava na mente e no coração de Deus desde os séculos eternos, desde “antes da fundação do mundo”.

Quando falamos da Igreja, não estamos nos referindo a igreja dos séculos passados, nem sequer a igreja do primeiro século. Nossa referência é a igreja anterior a todos os séculos, a igreja que Deus se propôs a ter antes da fundação do mundo.

A Grande Agência de Deus:

Agência (do latim agentia), em sentido filosófico, é a capacidade de um agente intervir no mundo. A agência é considerada pertinente aquele agente que representa.

A Nova Agência Proclamadora:

“..., à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18:17-20

 

A definição da Igreja como uma Nova Agência Divina, em substituição de Israel, mas amalgamada, a partir, de dois povos, é importante para podermos entender a função de uma Agência.

“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio” Efésios 2:14

A ideia de reunir um povo como seu em uma congregação de fiéis vem desde a escolha de Israel como Seu povo, é ideia de Deus.

“..., abençoou a toda a congregação de Israel, e toda a congregação de Israel estava em pé.” 2 Crônicas 6:3

Propósitos da Igreja

A Igreja – Agência evangelizadora!

Essa é determinação bíblica, é enfática quando nos revela que a Igreja é a agência do Reino de Deus na terra, por isso, ela não pode enclausurar-se dentro dos templos, mas deve cumprir a sua missão por toda parte, onde estão os pecadores.     

A Igreja é uma Agência Multiplicadora

A Igreja é o principal agente do reino de Deus no mundo.

Neste aspecto a Agência Igreja atende a um Plano de expansão na Terra:

-“em todo o mundo”,

-“em todas as nações” e

-“até os confins da terra”. 

A atividade desta Agência é trabalhar [fazer negócios] com aquilo que lhe foi dado, pelo Senhor fazendo a multiplicação, aonde chega e para expansão do Reino até aos confins.

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, ..., a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. ...,[...] o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, ...” Mateus 25:14-20

O que o Senhor da Igreja, o Monarca do Reino dos Céus espera dos que Ele agencia, é que sejam fiéis e multipliquem os talentos, fazendo aumentar o domínio do Reino.

A Agência trata de negócios.

O próprio Jesus disse que tratava dos negócios do Pai. E normalmente com a ótica de prestar serviços ou tratar dos negócios como representante autorizado.

“E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” Lucas 2:49

Além disto, esta palavra “negócio” ou “negociar” é biblicamente usada, para informar que devemos atuar nesta agência:

“E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.” Lucas 19:13

A Agência, chamada Igreja, por definição representa a sede em local diverso. É o Local onde o agente se estabelece. Com capacidade de atuação, de exercer tarefa; atividade determinada pela Sede. É a Sucursal do Reino na Terra, até ser recebida, como Unidade dos Salvos, nos Céus.

A Unidade Revelada como Agência, não necessita de um espaço único (embora sejamos orientados, a congregar, e é fundamental, para mantença de valores cristãos), contudo:

A Igreja de Deus não deve estar presa à cultura, às classes sociais ou a qualquer outra distinção física. É uma entidade espiritual que deve sujeitar-se à autoridade de Jesus Cristo no poder do Espírito.”

Deus tem um "segredo", mas deseja revelá-lo! Se compreendermos qual é nossa posição extraordinária em Cristo, viveremos de acordo com ela e compartilharemos a bênção com outros. Esse segredo, tão importante para Paulo, para os gentios e para os anjos, também deve ser importante para nós hoje.” Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento 2, Warren W. Wiersbe.

Somente na Plenitude dos Tempos a Igreja seria manifestada e autorizada a ligar todos os homens pela proclamação do Evangelho salvífico de Jesus Cristo. Gálatas 4.4

Para total revelação do mistério da Unidade Revelado, é necessário que saibamos quais, são as atribuições e característica e propósitos, determinados por Deus, para alcançar a Unidade.

A Igreja e Sua função sociológica.

A Igreja tem a obrigação de envolver todos os povos e toda a Humanidade no proposito de sociabilizar a sua determinação, ou seja, profeticamente avisar sobre o Reino de Deus e sua Justiça e a Obra da Salvação disponível a toda a Humanidade.

Em síntese, pessoas evangelizam pessoas, pois Jesus morreu pelos pecadores. É sociológica porque a igreja emprega os meios da comunicação pessoal para persuadir os indivíduos de que Jesus é o Salvador; e porque a mensagem não se restringe a um grupo, mas tem por objetivo alcançar todas as criaturas.

Obs.: Os três pilares, que alicerçam a evangelização – cristológico, ministerial e sociológico – descrevem os fundamentos por meio dos quais as igrejas locais realizam a missão evangelizadora.

Características essenciais para sociabilizar e assim, atender seus propósitos essenciais de sua existência e constituição:

- seu relacionamento com Deus;

- seus relacionamentos internos;

- e seu relacionamento com o Mundo.

A eficácia da Igreja

O Mistério anunciado e a fonte da sua eficácia.

Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:32

Esta eficácia da Grande Comissão que traz junto aos homens os benefícios do Evangelho é universal, atinge a todos os homens de todas as nações, corroborando a sua universalidade, sem distinção.

A Agência, chamada Igreja, por definição representa a sede em local diverso. É o Local onde o agente se estabelece. Com capacidade de atuação, de exercer tarefa; atividade determinada pela Sede. É a Sucursal do Reino na Terra, até ser recebida, como Unidade dos Salvos, nos Céus.

Para total revelação do mistério da Unidade Revelado, é necessário que saibamos quais, são as atribuições e característica e propósitos, determinados por Deus, para alcançar a Unidade.

“Deus ocultou esse plano maravilhoso "desde os séculos", mas agora deseja que esse "mistério" seja conhecido por sua Igreja. Foi por isso que ordenou Paulo como "despenseiro" dessa grande verdade. Uma tradução mais apropriada para Efésios 3:9 pode ser: "e fazer todos os homens compreenderem o que vem a ser a dispensação do mistério". Encontramos aqui uma declaração extraordinária: agora, todos os cristãos devem ser despenseiros fiéis dessa grande verdade! Esse "segredo santo", tão importante para Paulo, para os gentios e para os anjos, agora se encontra em nossas mãos!”

Os propósitos basais da igreja são cinco:

1-      Adoração

2-     Comunhão (Koinonía)

3-     Edificação

4-     Proclamação (Kérygma)

5-     Serviço (Diakonía).

Fonte:

Citações no corpo do texto

Bíblia online

Lições CPAD

https://escolabiblicadominical.org/

Sobre a Igreja; Escrito por Ricardo de Paula Meneghelli; Categoria: Os Fundamentos

Igreja a Agência Evangelizadora - Pr. Josafá Batista
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/08/igrejaeclesia-significa-chamados-para-fora-no-novo-testamento/

1ª Parte

Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger