Comentários Iniciais - 1° Trimestre de 2024 - Adultos
EBD
– Lição 01: A Origem da Igreja
A
ação da Igreja, como Unidade da Revelação.
Texto
Áureo
“E
disse-lhes Pedro:
Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para
perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2.38)
Prática
A Igreja é a família de Deus, comprada com o sangue
de Cristo e selada com o Espírito Santo.
Leitura Bíblica
Atos 2.1,2; 37,38
1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos
reunidos no mesmo lugar;
2 – e,
de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu
toda a casa em que estavam assentados.
37 –
Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos
demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 – E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo para perdão dos
pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
A) Objetivos da Lição:
I)
Descrever a trajetória do povo de Deus na Bíblia e na história;
II)
Apresentar a Igreja como criação divina;
III)
Identificar a Igreja como a comunidade de salvos.
Etimologia:
Ekklesia - εκκλησια – ekklesia; n. f.
Origem da palavra: reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, reunida em lugar público com o fim de deliberar assembleia.
O uso do termo ekklēsia mostra, a igreja é uma assembléia (ou seja, uma reunião) e a igreja em Atos se reunia sim em locais fechados para cultuar a Deus, orar e ouvir a Palavra.
Sentido para Congregação de Israel: assembleia dos israelitas.
No NT, “igreja” traduz a
palavra grega ekklēsia.
No grego secular, ekklēsia designava
uma assembleia pública, e este significado ainda foi mantido no NT (At 19.32,
39, 41).
No AT hebraico a
palavra qahal designa a assembleia do povo de Deus
(e.g. Dt 10,4; 23.2-3; 31.30; Sl 22.23), e a LXX, a tradução grega do
AT, traduz esta palavra por ekklēsia e synagōgē,
igualmente. Até mesmo no NT, ekklēsia pode significa a
assembléia dos israelitas (At 7.38; Hb 2.12); mas, à parte destas exceções, a
palavra ekklēsia no NT designa a igreja cristã, tanto local (e.g. Mt
18.17; At 15.41; Rm 16.16; 1 Co 4.17; 7.17; 14.33; Cl 4.15) quanto universal (e.g. Mt
16.18; At 20.28; 1 Co 12.28; 15.9; Ef 1.22).
Strongs
NT 1577: ἐκκλησία
ἐκκλησία, ἐκκλεσιας, ἡ (de ἔκκλητος chamado para fora, ou para frente, e isso vem de ἐκκαλέω); corretamente, uma reunião de cidadãos [de
uma cidade] chamados para fora de suas casas e para dentro de
algum lugar público; uma assembleia- reunião; assim usada
-entre
os gregos desde Tucídides (cf. Heródoto 3, 142) para baixo, um ajuntamento do
povo reunido no lugar público reservado ao Conselho [algo como uma câmara de
vereadores, em que cada cidadão daquela cidade era um vereador, podia falar e
votar] com a finalidade de deliberar: Atos 19:39.
Obs.:
Na cidade-estado grega os cidadãos [de uma cidade] eram convocados pela
trombeta do Kerux (arauto) convocando-os para a ekklesia (ajuntamento em
assembleia). A ekklesia era o poder final no governo constitucional da
cidade-estado grega, quer ela fosse uma monarquia, oligarquia, ou democracia.
Da assembleia geral dos cidadãos, em ou antes do tempo de Dracon (que codificou
as leis em 621 aC) nada é realmente conhecido, embora as pessoas devem ter tido
algum poder. Mais tarde Aristóteles aplicou ekklesiai às assembleias- reunidas
homéricas dos pessoas. A maioria das nossas referências ao uso desta palavra
diz respeito à ekklesiai de Atenas.
A
ekklesia em Atenas teve uma vida longa a partir de 508 aC até o início do
século IV, dC, na época de Diocleciano. Mas só entre 508-322 aC era uma
instituição estritamente democrática. Neste tempo foi a reunião geral do
povo - todos os cidadãos atenienses podiam comparecer.
Sentido possível: qualquer
ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente.
Sentido cristão - assembleia de Cristãos
reunidos para adorar em um encontro religioso; grupo de cristãos, ou daqueles
que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios
ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram
seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo
por amor à ordem
Sentido estendido ou
universal: aqueles que em qualquer lugar, numa cidade,
vila, etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo com uma finalidade de decidir ou deliberar sobre lgum assunto de interesse comunitário (Osv); totalidade dos
cristãos dispersos por todo o mundo
Sentido futuro ou etéreo: assembleia dos cristãos
fiéis já falecidos e recebidos no céu.
Kerix - mensageiro,
aquele que traz a boa notícia, que traz a boa nova.
Kerysso -
ação de proclamar, de pregar, de anunciar. No grego encontramos a
palavra KERYSSO, que em sua forma prática significa “anunciar as
boas novas da parte de Deus”. Teologicamente significa falar o que Deus falou.
Kerígma é
uma palavra grega que diz respeito ao conteúdo do anúncio do Evangelho, tendo
como pano de fundo a pessoa e a obra de Jesus.
Em
sua definição, kerigma significa “proclamação”, “anúncio”, “pregação”.
Como
derivação do termo ‘kerysso’, que indica uma proclamação autoritativa,
que exige obediência.
Kerigma é
o fenômeno de uma chamada que sai e impõe suas reivindicações sobre os
ouvintes: corresponde à vida e atividade dos profetas.
Transcrevo, parte de meu
estudo publicado em Julho de 2016:
https://estudandopalavra.blogspot.com/2016/07/igreja-agencia-evangelizadora-licao-3.html
Exórdio:
O Que É A Igreja?
A
base da origem definidora da Igreja e sua Criação está totalmente descrita por
revelação nas palavras do Apóstolo Pedro, transcritas no texto Evangelho de
Jesus Cristo segundo Mateus:
“E Simão
Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E ... Pois
também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei
as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos
céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” Mateus
16:16-19
A Igreja tem total
autorização para realizar elos entre a Humanidade e Jesus Cristo, nos Céus e na
Terra!
A Igreja é o conjunto
daqueles que crêem em Cristo e que se associam uns aos outros por causa da sua
fé comum. À luz das Escrituras, a igreja é uma realidade essencialmente
corporativa, comunitária.
Nascimento da Igreja:
Devemos entender que Deus
teve por aprazível revelar o mistério oculto, a Igreja, desde a fundação do
Mundo.
A
Igreja como portadora do Mistério oculto
Segundo
o texto de 1 Pe 2.9,10, a igreja deve cumprir plenamente o seu tríplice
ministério: real, sacerdotal e profético, para que a sua missão satisfaça o
projeto de Deus na Terra.
Cada
membro do Corpo de Cristo é responsável pela comunicação da
“sabedoria de Deus em mistério” (1 Co 2.7). O mistério, anteriormente oculto,
foi revelado por meio de Jesus e preordenado desde a eternidade para nossa
glória salvífica.
O
anúncio da sabedoria de Deus em mistério não é apenas um privilégio,
mas uma responsabilidade que impele a Igreja como Representante
do Reino de Deus.
Um
mistério revelado:
“Grande é este mistério; digo-o, porém, a
respeito de Cristo e da igreja.” Efésios
5:32
Os profetas trataram do
Evangelho, sob um véu, e falaram da graça, mas não lhes foi revelado, tanto
quanto a Israel o mistério. “Da qual salvação inquiriram e trataram
diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada...Aos
quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam
estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito
Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos
desejam bem atentar.” 1 Pedro 1: 10;12
“E, sem
dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne,
foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido
no mundo, recebido acima na glória.” 1 Timóteo 3:16
O tempo de manifestação da
Igreja se dá após a vinda corpórea de Nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, somente
na Plenitude dos Tempos a Igreja seria manifestada e
autorizada a ligar todos os homens pela proclamação do Evangelho salvífico de
Jesus Cristo. Gálatas 4.4
A
elucidação do mistério da Igreja é nos idos do período eterno, onde Jesus está,
isto é, nas eras eternais divinas:
A Igreja
é o projeto eterno de Deus. Ela não nasceu na mente de Deus há 2.000 anos,
quando enviou o Seu Filho ao mundo. A igreja estava na mente e no coração de
Deus desde os séculos eternos, desde “antes da fundação do mundo”.
Quando
falamos da Igreja, não estamos nos referindo a igreja dos séculos passados, nem
sequer a igreja do primeiro século. Nossa referência é a igreja anterior a
todos os séculos, a igreja que Deus se propôs a ter antes da fundação do mundo.
A Grande Agência de Deus:
Agência (do latim agentia),
em sentido filosófico, é a capacidade de um agente intervir no mundo. A agência é
considerada pertinente aquele agente que representa.
A Nova Agência
Proclamadora:
“..., à igreja;
e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e
publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no
céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos
digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que
pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde
estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”
Mateus 18:17-20
A definição da Igreja como
uma Nova Agência Divina, em substituição de Israel, mas amalgamada, a partir,
de dois povos, é importante para podermos entender a função de uma Agência.
“Porque ele é a nossa paz, o qual de
ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no
meio” Efésios 2:14
A ideia de reunir um povo como seu em uma
congregação de fiéis vem desde a escolha de Israel como Seu povo, é ideia de
Deus.
“..., abençoou a toda a congregação
de Israel, e toda a congregação de Israel estava em pé.” 2 Crônicas
6:3
Propósitos da Igreja
A Igreja – Agência
evangelizadora!
Essa é determinação
bíblica, é enfática quando nos revela que a Igreja é a agência
do Reino de Deus na terra, por isso, ela não pode enclausurar-se
dentro dos templos, mas deve cumprir a sua missão por toda parte, onde estão os
pecadores.
A Igreja é uma Agência
Multiplicadora
A Igreja é o principal
agente do reino de Deus no mundo.
Neste aspecto a Agência
Igreja atende a um Plano de expansão na Terra:
-“em
todo o mundo”,
-“em
todas as nações” e
-“até
os confins da terra”.
A atividade desta Agência
é trabalhar [fazer negócios] com aquilo que lhe foi dado, pelo
Senhor fazendo a multiplicação, aonde chega e para expansão do Reino até aos
confins.
“Porque
isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, ..., a um deu
cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua
capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o
que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco
talentos. ...,[...] o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe
outros cinco talentos, ...” Mateus 25:14-20
O que o Senhor da Igreja,
o Monarca do Reino dos Céus espera dos que Ele agencia, é que sejam fiéis e
multipliquem os talentos, fazendo aumentar o domínio do Reino.
A Agência trata de
negócios.
O próprio Jesus disse que
tratava dos negócios do Pai. E normalmente com a ótica de prestar serviços ou
tratar dos negócios como representante autorizado.
“E ele lhes
disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos
negócios de meu Pai?” Lucas 2:49
Além disto, esta
palavra “negócio” ou “negociar” é biblicamente usada, para
informar que devemos atuar nesta agência:
“E, chamando
dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.” Lucas
19:13
A Agência, chamada Igreja,
por definição representa a sede em local diverso. É o Local onde o agente se
estabelece. Com capacidade de atuação, de exercer tarefa; atividade determinada
pela Sede. É a Sucursal do Reino na Terra, até ser recebida, como
Unidade dos Salvos, nos Céus.
A Unidade Revelada como
Agência, não necessita de um espaço único (embora sejamos orientados, a
congregar, e é fundamental, para mantença de valores cristãos), contudo:
“A Igreja
de Deus não deve estar presa à cultura, às classes sociais ou a qualquer outra
distinção física. É uma entidade espiritual que deve sujeitar-se à autoridade
de Jesus Cristo no poder do Espírito.”
Deus tem um
"segredo", mas deseja revelá-lo! Se compreendermos qual é nossa
posição extraordinária em Cristo, viveremos de acordo com ela e
compartilharemos a bênção com outros. Esse segredo, tão importante para Paulo,
para os gentios e para os anjos, também deve ser importante para nós
hoje.” Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento 2, Warren W.
Wiersbe.
Somente na Plenitude dos
Tempos a Igreja seria manifestada e autorizada a ligar todos os homens pela
proclamação do Evangelho salvífico de Jesus Cristo. Gálatas 4.4
Para total revelação do
mistério da Unidade Revelado, é necessário que saibamos quais, são as
atribuições e característica e propósitos, determinados por Deus, para alcançar
a Unidade.
A Igreja e Sua função
sociológica.
A Igreja tem a obrigação
de envolver todos os povos e toda a Humanidade no proposito de sociabilizar a sua
determinação, ou seja, profeticamente avisar sobre o Reino de Deus e sua
Justiça e a Obra da Salvação disponível a toda a Humanidade.
Em síntese, pessoas
evangelizam pessoas, pois Jesus morreu pelos pecadores. É sociológica
porque a igreja emprega os meios da comunicação pessoal para
persuadir os indivíduos de que Jesus é o Salvador; e porque a mensagem não se
restringe a um grupo, mas tem por objetivo alcançar todas as criaturas.
Obs.: Os três pilares, que
alicerçam a evangelização – cristológico, ministerial e sociológico – descrevem
os fundamentos por meio dos quais as igrejas locais realizam a missão
evangelizadora.
Características essenciais para sociabilizar
e assim, atender seus propósitos essenciais de sua existência e constituição:
-
seu relacionamento com Deus;
-
seus relacionamentos internos;
- e
seu relacionamento com o Mundo.
A eficácia da Igreja
O
Mistério anunciado e a fonte da sua eficácia.
“Grande é este mistério; digo-o, porém, a
respeito de Cristo e da igreja.” Efésios
5:32
Esta eficácia
da Grande Comissão que traz junto aos homens os benefícios do Evangelho é
universal, atinge a todos os homens de todas as nações, corroborando a sua
universalidade, sem distinção.
A
Agência, chamada Igreja, por definição representa a sede em local diverso. É o
Local onde o agente se estabelece. Com capacidade de atuação, de exercer
tarefa; atividade determinada pela Sede. É
a Sucursal do Reino na Terra, até ser recebida, como Unidade dos Salvos, nos
Céus.
Para
total revelação do mistério da Unidade Revelado, é necessário que saibamos
quais, são as atribuições e característica e propósitos, determinados por Deus,
para alcançar a Unidade.
“Deus ocultou esse plano maravilhoso "desde os
séculos", mas agora deseja que esse "mistério" seja conhecido
por sua Igreja. Foi por isso que ordenou Paulo como "despenseiro"
dessa grande verdade. Uma tradução mais apropriada para Efésios 3:9 pode ser:
"e fazer todos os homens compreenderem o que vem a ser a dispensação do
mistério". Encontramos aqui uma declaração extraordinária: agora, todos os
cristãos devem ser despenseiros fiéis dessa grande verdade! Esse "segredo
santo", tão importante para Paulo, para os gentios e para os anjos, agora
se encontra em nossas mãos!”
Os
propósitos basais da igreja são cinco:
1- Adoração
2- Comunhão (Koinonía)
3- Edificação
4- Proclamação (Kérygma)
5- Serviço (Diakonía).
Fonte:
Citações no corpo do texto
Bíblia online
Lições CPAD
https://escolabiblicadominical.org/
Sobre a Igreja; Escrito
por Ricardo de Paula Meneghelli; Categoria: Os Fundamentos
Igreja a Agência
Evangelizadora - Pr. Josafá Batista
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/08/igrejaeclesia-significa-chamados-para-fora-no-novo-testamento/
1ª Parte
Continua...
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