sábado, dezembro 23

O Propósito de Missões - 4° Trimestre de 2023 - EBD – ADULTOS Lição 13 CPAD – 24 DE DEZEMBRO DE 2023

O Propósito de Missões - 4° Trimestre de 2023 - EBD – ADULTOS

Lição 13 CPAD – 24 DE DEZEMBRO DE 2023

Subsídio Professor e Pastor Osvarela

Até os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a todos os Povos até a Volta de Cristo 

Texto Áureo

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9.16)

Prática

Pregar o Evangelho a toda a criatura não é uma opção, mas uma imposição divina.

Leitura Bíblica

Apocalipse 5.9-14

9- E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;

10- e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

11- E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,

12- que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

13- E ouvia toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.

14- E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.

A)    Objetivos da Lição:

I) Apontar o alvo da obra missionária;

     II) Conscientizar que cada cristão é responsável por essa missão.

Proclamação dá resultados

Jesus Cristo tinha a certeza eternal, mesmo ainda como homem quanto a esta população celestial que seria recebida no Céus, ao deixar claro que seria necessário adornar as mansões celestiais, para a grande multidão de remidos, que Ele comprou com seu sangue na Cruz.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.” João 14:2-4

Sim! A proclamação do Evangelho, por todo mundo, através de missionários enviados, dá resultado esperado pelos Céus quanto a população que lá será recebida.

“Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação” Apocalipse 5.9

Pregar o Evangelho a todos os povos para resultar em conversão de milhões de pessoas de todas as etnias.

 É incrível como a Palavra de Deus é atual, ao afirmar quais tipos de populações seriam atingidas.

Vemos que a Bíblia sempre se referiu a aglomerados humanos, que ainda hoje são encontrados, após 2000 anos da Proclamação do Evangelho Neotestamentário, assim, temos:

“Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. 1 Coríntios 14:21    

Tribos - grupo social autônomo que apresenta certa homogeneidade (física, linguística, cultural etc.), ger. composto de famílias ligadas a uma origem comum. Uma  etnia Antropologia

Línguas - A língua de um povo é o que caracteriza de forma mais profunda a sua identidade.

A Língua: é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal.

Como exemplo, duas falas estrangeiras são línguas diferentes. Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral.

Por meio da língua, é possível conhecer a história de um povo ou grupos humanos. Sua forma de falar e de sentir o mundo. A língua também permite a transmissão de conhecimento, arte e cultura. A relação entre língua, identidade e cultura é imanente, uma vez que não há cultura sem língua e que a identidade é construída por meio desta e da cultura. Chauí

Existem diversos tipos de línguas ou linguagem, como a oral, escrita, literária, mímica ou de sinais, artística, jornalística e digital. A língua é um dos seus códigos e tem caráter social. A linguagem formal é utilizada em contextos mais sérios e solenes, já a linguagem informal apresenta maior espontaneidade.

Povo - conjunto de pessoas que falam a mesma língua, têm costumes e interesses semelhantes, história e tradições comuns; conjunto de pessoas que vivem em comunidade num determinado território;

Nação - agrupamento político autônomo que ocupa território com limites definidos e cujos membros respeitam instituições compartidas (leis, constituição, governo).

Diante dessa assertiva bíblica, nosso dever básico é o de proclamar o Evangelho a todos os povos.

“... com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;” Apocalipse 5.9d

O propósito de Missões é alcançar estes e qualquer outro conjunto antropológico ou humano em qualquer parte do Mundo, conhecidos ou não.

Missão e Cumprimento da Compra Vicária:

O propósito da fazer Missões representa a consolidação do sacrifício vicário, a anunciação do Evangelho a todos os grupos étnicos, nações ou povos, representa a vontade e cumprimento de Jesus ao proclamar o IDE.

O propósito de Missões está intimamente e só faz sentido quando entendemos a Obra Vicária realizada por Jesus, cm uma visão universal de alcançar toda a Humanidade, além dos “seus” para os quais veio. Assim, podemos afirmar que o proposito de missões é a realização do desejo de Deus, em Jesus em alcançar e enxertar na videira povos, raças, tribos e nações que jamais ouviram falar da “vicariedade” e variedade da salvação a qual tem o direito.

Propósito de Missões:

“Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” Romanos 5:15

Avisar a todos não alcançado sobre seu direito à Salvação!

Direito a vida eterna

Direito a perdão dos pecados

“E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?” 1 Pedro 4:18

Direito que são absolvidos de seus erros

Direito a serem libertos da opressão do pecado       

Direito de serem feitos filhos de Deus

“Abraão, o qual é pai de todos nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)  Romanos 4:16,17

O mitte do proposito de Missões:

Oferecer conhecimento salvífico aos que não conhecem a Obra de Jesus na Cruz!

“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:11,12

Direito de conhecerem a sua situação no mundo espiritual, diante de Deus.

“Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.” Romanos 5:19-21

A graça alcança todos – gentios, citas, livres, escravos etc.

“..., os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.” Romanos 9:30

Oferecendo o direito conquistado no Tribunal da Cruz.

“..., doutrina de Deus, nosso Salvador. Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ...”Tito 2:10,11

É como alguém que tem um direito conquistado num Tribunal e que foi aberto para um povo, mas alcança por meio de uma súmula vinculante a todos que estão sob a mesma pena, ou julgamento. A sumula vinculante divina torna ação de Satanás, como acusador, mas junto ao Tribunal divino quem se apresentar sob o sangue de Jesus, ele já não pode levar o pecador redimido a condenação.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1

Obs.: A “súmula vinculante” impede a decisão do magistrado (julgador do ato). Ele não mais pode decidir, porquanto decidida terá sido a matéria previamente pelo órgão judiciário superior e contra ela não poderá ele atuar, mesmo se a sua consciência jurídica assim o determinar, pena de responder por isso.

Ou alguém que tem direito a uma grande herança e morre sem saber que era herdeiro e estava no testamento que lhe garantia entrar na posse de sua herança.

O Propósito de Missões

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” 1 Coríntios 9.16

Não há nada se gloriar e fazer Missões.

Na realidade é uma dimensão oficial da Igreja, e uma obrigação (é imposta essa obrigação) apenas colocada no envio de pessoas a regiões onde o Espírito Santo verificou a necessidade de proclamação da Salvação pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.” Atos 18:5

O impulso do missionário o faz buscar atingir novos povos com m só propósito: ganhar almas e anunciar a Cristo!

“..., com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem, Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha; E ali pregavam o evangelho... E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” Atos 14:5-7;21,22

Da mesma forma que Paulo foi impedido por seu impulso de ir para Bitínia o proposito de Missões deve obediência, não ao impulso do espírito do missionário, mas a voz do Espírito Santo.

“E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.” Atos 16:7-10

Propósito tem a ver com revelar aos povos o Evangelho de Jesus:

”Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto” Romanos 16:25

Desobedecer a ordem missionaria, não entendendo o propósito divino ao ordenar fazer missões nos torna desobedientes e extremamente egocêntricos.

“se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho”

Missões nos leva a ser zelosos ao tratado divino de anunciar como o protoevangelho que saiu da boca de Deus, que havia um plano que Satanás, a antiga serpente desconhecia:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

Fonte:

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

Bíblia online

ESCOLABIBLICADOMINICAL.ORG

Brasil Escola

Dicionário - Definições de Oxford Languages 

https://www2.senado.leg.br/

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger