sábado, janeiro 13

Lição 2 CPAD - Imagens bíblicas da Igreja 1º Trimestre 2024 - 14 de Janeiro de 2024

Lição 2 Imagens bíblicas da Igreja

Data: 14 de Janeiro de 2024

Subsídio Pastor Professor Osvarela

Texto Áureo

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pe 2.9).

Prática

Por meio de cada imagem que retrata a Igreja, o Espírito Santo revela-nos o quão gloriosa ela é

Leitura Bíblica

Efésios 5.25-32; 1 Pedro 2.9,10.

Efésios 5. 25 — Vos, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

26 — para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 — para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

28 — Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.

29 — Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30 — porque somos membros do seu corpo.

31 — Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.

32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

1 Pedro 2. 9 — Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 — vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Hinos Sugeridos: 75, 131 e 400 da Harpa Cristã.

A) Objetivos da Lição: 

I) Elencar as imagens que descrevem o relacionamento com Cristo;

II) Pontuar as imagens que descrevem a função da Igreja;

III) Explicar as imagens da Igreja como habitação de Deus.

Introdução:

Antropomorfismo e antropopatismo são recursos de linguagem que atribuem características humanas a Deus com o objetivo de descrevê-lo. O antropomorfismo significa “em forma humana” – do grego antropos, “humano”, e morfe, “forma”.

”Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou.” Jó 19:21

“Ensinar-vos-ei acerca da mão de Deus, e não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso.” Jó 27:11

A linguagem antropomórfica atribui a Deus certas formas e características físicas humanas – olhos, boca, ouvidos, mãos, etc.;

                   Antropomorfismo Bíblico é o conceito muito utilizado em diversas religiões, por exemplo, no Cristianismo, de forma que aspectos humanos são atribuídos aos deuses ou aos seres sobrenaturais (anjos, santos, demônios), os quais não apresentam forma determinada (amorfos).

Definimos antropomorfismo de Deus, como a escrita ou apresentação seja à filosofia ou à religião e designa a ideia de atribuir a Deus qualidades humanas como uma imagem corporal humana.

O Antropomorfismo de Deus: Diz respeito à filosofia ou à religião e designa a ideia de atribuir a Deus qualidades humanas como o sentimento ou a imagem corporal.

Já o antropopatismo significa “em sentimento humano” – do grego antropos, “humano”, e pathos, “sentimentos”.

A linguagem antropopática atribui sentimentos humanos a Deus – alegria, ira, arrependimento, etc.

“E também aquele que é a Força de Israel não mente1 nem se arrepende2; porquanto não é um homem para que se arrependa.” 1 Samuel 15:29

“Deus não é homem, para que minta1; nem filho do homem, para que se arrependa2; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Números 23:19

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tiago 4:5

A Escritura diz que Deus não é homem e não pode agir contra a Sua natureza, mas o antropomorfismo usado nas Escrituras não contradiz esta afirmação, é apenas uma forma para que o home possa entender o agir e forma de Deus alcance do seu limitado entendimento.

“Então arrependeu-se o Senhor1 de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe2 em seu coração.” Gênesis 6:6

Assim, temos que aplicação de imagens antropomórficas nas Escritura são usuais para que por estas imagens o homem se identifique com Deus.

Assim, termos e simbolismo são aplicados nas Escrituras de forma geral.

“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” Isaías 66:1

Mão de Deus; Pés de Deus; Mar de Vidro são imagens antropomorformicas usuais nas Escrituras.

Sente-se traído: “Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora. Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal.” Oséias 2:7,8

Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.” Salmos 68:5

Deus sempre procurou facilitar ao homem a comunicação com ele.

Desta forma, em Seu Livro, A Bíblia Sagrada, inspirou pelo Espírito Santo aos seus escritores que usassem forma que a humanidade, desde o mais intelectual ao mais simples ou iletrado dos homens pudesse entender, seja pela leitura ou por ouvir, entendessem o que Deus quer revelar.

Não diferentemente Deus ao revelar a Igreja utilizou-se destas imagens, de forma escrita e compatíveis com a realidade, vida, situações ou mesmo o senso comum, para que a Igreja fosse alcançada por todos os homens, no sentido de encontrar com Deus por Jesus Cristo a Rocha e fundamento da Igreja.

Formas definidas na Bíblia em Imagens:

A Noiva de Cristo; a Esposa de Cristo; o Rebanho de Deus; Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo Adquirido; Corpo de Cristo; Santuário de Deus; Casa de Deus.

Desta forma, podemos ver algumas da imagens da Igreja transcritas na redação do Livro sagrado de Deus, o qual é a regra de vida dos que vivem e se aproximam da Igreja.

Dentro deste contexto, a Igreja é apresentada nas Escrituras com várias imagens, seja dentro de um casamento, seja apresentada como um grupo de alimárias ou de pessoas.

Apresentada como um agrupamento como uma Instituição, ou mesmo maior grupo de pessoas, com linguagem própria, cultura própria.

No sentido físico como um local ou edificação.

Relação conjugal:

É importante ressaltar que neste assunto a imagem na relação conjugal, se inicia com a noiva (Igreja) e continua como a Esposa.

São assuntos correlatos e que são desenvolvidos, na visão (imagem) cultural dos idos do Antigo Testamento e seguem na visão cultural do Novo Testamento. Israel era a noiva de Deus e é importante compreender que Aquele que os israelitas reconheciam como Deus no período do Antigo Testamento.

Desde a Escritura Veterotestamentária até a Nova Aliança Neotestamentária:

Nova Aliança E Antiga Aliança

A, Nova Aliança o pacto no qual os seguidores de Jesus Cristo se comprometem com Ele, é de fato uma aliança de casamento. Esta nova aliança havia sido prometida à antiga Israel muito antes de Cristo vir em carne (Jeremias 31). Ela se tornou necessária em virtude do fato de que a nação tinha violado os termos da Aliança, que Deus havia celebrado com Israel no Monte Sinai―“Porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor” (versículo 32, ARA). Assim, a Antiga Aliança também era uma aliança de casamento.

A relação familiar, que também retrata essa imensa realidade espiritual ― o casamento.

É claro nas Escrituras que o casamento humano entre marido e mulher tinha a intenção de retratar o casamento de Jesus Cristo com a Igreja.

I - A Noiva de Cristo

Destaco a importância da pureza daquela que é a noiva, ainda virgem, pura para seu casamento.

“Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.” Isaías 62:5

“Porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” 2 Coríntios 11:2.

 

Os crentes em Jesus Cristo são a noiva de Cristo, e esperamos com grande expectativa o dia em que estaremos unidos com o nosso Noivo.

II -Esposa de Cristo - Em Figuras:

O apóstolo Paulo explica esta relação física e também divinamente espiritual em Efésios 5:22-33: “Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido” Vós, mulheres[...] porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.

“Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. [...] Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja.

“Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:28-30

“E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.” Mateus 9:15

“Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.” Mateus 25:6

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Apocalipse 19:7

III- Rebanho de Deus

Alimária – figuras:

“Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os guiou pelo deserto como um rebanho.” Salmos 78:52

“Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.” Lucas 12:32

“Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” 1 Pedro 5:3

 IV- Geração Eleita

1 Pedro 2. 9 — Mas vós sois a geração eleita[...], para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Este texto bíblico petrino é um tesouro de profundas verdades sobre a identidade dos crentes em Cristo, os quais formam a Igreja. Sob a ótica paulina esta geração tem os atributos do texto: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou (eleição) a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:29,30

No texto de 1 Pedro 2, Pedro está desafiando a igreja a se livrar de seus pecados e crescer, tornando-se espiritualmente madura.

Anteriormente, nesta sua epístola, o apóstolo Pedro ostra que antes de chegarmos ao sacerdócio real, mostra-nos Jesus como a Pedra Viva em 1 Pedro 2:4-5. Escolhido e precioso para Deus. Assim como se usa uma pedra para construir uma casa física, nossas vidas são para construir uma casa espiritual com outros crentes e constituídos como Igreja. 

Entendo que esses versículos mostrem, que só podemos fazer isso por meio de Jesus. É por causa de Jesus que Pedro pode compartilhar nossos propósitos individuais na obra de Deus. 

Ao nos chamar de geração eleita, o apóstolo Pedro infere que na plenitude dos tempos de terminados por Deus nós somos, como A Igreja, a geração a qual deus determinou ser portadora das bençãos da Graça Salvífica em Jesus Cristo. Somos portadores da graça da eleição, de Deus, para desfrutarmos algo que muitos crentes, em era anteriores não desfrutaram.

"Geração eleita" se refere aos escolhidos por Deus para fazer parte do seu povo. É uma referência aos indivíduos que foram predestinados universalmente, por Deus, a compor, pela Igreja uma Geração em todas as eras pós-neotestamentária, em contraponto a Geração da congregação de Israel, mas com a inclusão do povo de Israel, por Cristo. (Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, ... Efésios 2:14). Lembramos que a igreja nasceu com a membresia judaica.

Somos a Geração do aperfeiçoamento das gerações dos crentes de todos os séculos.

“..., apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” Hebreus 11:37-40

V- Sacerdócio Real

“..., primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.” Apocalipse 1:5,6

O sacerdócio real é o presente concedido por Deus a todas as pessoas cristãs para viver o amor por meio da fé em Cristo. Pedro está se dirigindo à igreja. A realeza de Cristo, está associada ao sacerdócio, Pedro não está fazendo referência a uma “ordem” ou “linhagem secreta” de super sacerdotes, mas apresentando uma linhagem eterna estabelecida em Jesus Cristo, sacerdote de uma melhor e perfeita Aliança, aos que N’Ele creem e que se juntam como Igreja.

Na maioria das vezes, não pensamos em um sacerdote quando ouvimos a palavra real. No entanto, é exatamente assim que Deus nos define. 

Os sacerdotes tinham a função de serem intermediários entre o do povo e Deus, porém Jesus é o único e suficiente intermediário.

A Igreja é a portadora, legítima, do sacerdócio real de Cristo, pois ela foi fundada por Ele, Jesus Cristo, e ele é sacerdote e o Rei, exercendo o  reinado de justiça e de paz. Antes de Deus ter instituído pela Lei e o sacerdócio na casa de Levi, Cristo já era mediador e Sumo Sacerdote de seu povo. A Igreja, é esse povo, o sacerdócio real, e o povo que cumpre o papel para o qual foi designado.

Na Bíblia, o termo "santuário" é um lugar consagrado onde a presença de Deus se manifesta. O santuário é um local de adoração, reverência e intimidade com o Altíssimo. Desde o Antigo Testamento, vemos a construção do tabernáculo e, posteriormente, do templo, que serviam como santuários.

No Novo Testamento, Jesus Cristo é revelado como o verdadeiro e perfeito Santuário, a habitação plena de Deus entre nós. Através de seu sacrifício na cruz, Ele rasgou o véu que nos separava da presença de Deus, permitindo-nos entrar em comunhão direta com Ele.

Hoje, nós mesmos nos tornamos Santuários vivos do Espírito Santo, onde Deus habita. Devemos honrar e cuidar desse templo sagrado, buscando uma vida de santidade, separada para o serviço de Deus.

“De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” [...], à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 7: 11,12;15-17

Jesus institui o seu sacerdócio através da Igreja levítico (porque sob o sacerdócio levítico, em Arão, o povo recebeu a lei – sob o atestado da Morte e ressurreição de Jesus Cristo foi estabelecido o sacerdócio Real Eterno)- “O Senhor jurou e não mudará de ideia: Tu és sacerdote para sempre” Salmo 110:4- , que reconhece que a sua morte iniciou uma nova Era da atividade de serviço à Deus, pois Sua Morte assinou o Novo Testamento em Seu sangue (Todo sacerdote deveria ter descendência comprovada na tribo de Levi, e todos eles (os sacerdotes) tiveram suas mortes atestadas. Isto nos leva, a responsabilidade sacerdotal que é mais um aspecto de nosso seguimento a Cristo, o Supremo Sacerdote. 

VI- Nação Santa e Povo Adquirido

O que é uma Nação?

Def. : Nação; agrupamento político autônomo que ocupa território com limites definidos e cujos membros respeitam instituições compartidas (leis, constituição, governo).

Conceito de nação: Conjunto de pessoas que habitam o mesmo território, ligadas por afinidades culturais, linguísticas etc., seguem os mesmos costumes e obedecem às mesmas leis. Povo de um país.

No texto acima consideramos esta qualificação da Igreja, com a noção de ser uma Nação e um povo escolhido.

‘Ummah-אמה; n. f. povo, tribo, nação

λαος - laos; n. m.) povo, grupo de pessoas, tribo, nação, todos aqueles que são da mesma origem e língua.

גוי - gowy (forma contrata)

גי – goy; n. m.; nação, povo - nação, povo, normalmente referindo-se a não judeus; referindo-se aos descendentes de Abraão

γενος - genos; n. n. parentes, prole, família, raça, tribo.

εθνικος - ethnikos; n. m. adaptado ao gênio ou costumes de um povo, peculiar a uma nação, nacional; condizente aos modos ou linguagem de estrangeiros, estranho, forasteiro;

No Novo Testamento o que característico da natureza de pagãos, o que é estranho à adoração do Deus verdadeiro, gentílico

- pagão, gentil - εθνικως - ethnikos; adv. como os gentios

- εθνος - ethnos; n. n multidão (no nosso caso de homens) associados ou vivendo em conjunto - multidão de indivíduos da mesma natureza ou gênero; a família humana; tribo, nação, grupo de pessoas.

No Antigo Testamento, nações estrangeiras que não adoravam o Deus verdadeiro, pagãos, gentis - Paulo usa o termo para cristãos gentis.

Nação; i.e. nacionalidade ou descendência de um pessoa em particular.

Nação Igreja e Israel:

Israel era a princípio originário de um nômade enviado a peregrinar sob ordem de Jeová, saindo de Ur doa Caldeus (Mesopotâmia).

Ao longo de sua história a sua família vai compor um agrupamento tribal, composto de 12 tribos.

Ao longo da história deste povo, vai se tornar uma Nação, sobretudo, à partir, do reinado de Davi e consolidada no reinado de Salomão.

Israel foi inicialmente escolhido como Povo de Deus para proclamar Seu Nome.

Chamado, no sentido eclesial de Congregação:

עדה – `edah;n. f. congregação, assembleia

קהל  - qahal; n. m. assembleia, companhia, congregação, convocação

קהלה – q^ehillah; n. f. assembleia, congregação

“Toda a congregação de Israel o fará.” Êxodo 12:47

Embora, alguns possam deplorar, até mesmo por/e Deus (a quem ninguém surpreende), suportar os deslizes de Israel como Povo de Deus, a escolha divina é para sempre. Desta forma o adjetivo de Nação Santa e Povo de Deus continua válido pois Deus jamais muda Seus planos.

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, ... Efésios 2:14

Mas, a qualificação de Israel, como Povo Escolhido, não retirou do coração do Eterno o mistério desde a fundação, em aglutinar em um só povo, de toda a Humanidade, Israel e os gentios para formarem a Igreja. Israel ter sido escolhido foi quase como a antítipo para a Igreja, como algumas figuras do Antigo Testamento se consagraram no Novo Testamento ou Nova Aliança em o Nome de Jesus.

Eis aí, o mistério da nova formação do Povo Deus na figura da Igreja, a Imagem do povo escolhido, adquirido, juntado ao povo – Israel - anteriormente chamado.

Deus nos enxerga através de uma perspectiva que nenhum outro ser pode vislumbrar. Ele nos elegeu para compor a sua comunidade seleta, a Igreja.

1 Pedro 2. 9 — [...], povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10 — vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Quando Pedro apresenta esta nova formação com a inclusão de um povo, que anteriormente era desconsiderado na Antiga Aliança, Pedro, O Apóstolo, está inferindo a Obra salvífica de Jesus Cristo que universalizou o alcance do Amor de Deus pela sua criação antropológica, ou seja, toda a Humanidade agora está, em Cristo, apropriada de uma qualificação universal de Povo de Deus.

Relendo o profeta Oséias 1:9-10; 2:23. Pedro claramente confirma Paulo, que cita a passagem como implicando o chamado dos gentios para tornarem espiritualmente o que Israel havia sido literalmente, o povo de Deus. Primeiramente, a profecia se refere a Israel literalmente, a partir de agora sendo totalmente aquilo que em seus melhores dias eram apenas parcialmente, o povo de Deus,  agora se torna um novo Corpo, A Igreja.

παλιγγενεσια - paliggenesia; n.f. novo nascimento, reprodução, renovação, regeneração; por isso renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical de mente para melhor. A palavra é frequentemente usado para denotar a restauração de algo ao seu estado primitivo

A Fé, e Cristo e sua Obra Redentiva é o amalgama desta nova unidade a Igreja, como Paulo ensina:

“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;” Mateus 8:11

“ Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.“ Gálatas 3:14

Insiro um texto joanino que João escreve a fórmula para a posse deste direito Universal de ser povo de Deus:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:12

A todos aqueles estrangeiros (1Pedro1.1), não judeus (também podemos incluir os judeus forasteiros das dispersões) espalhados/dispersos, no mundo, de então, o apóstolo Pedro saúda-os como povo estivessem no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, aliás uma compreensão a ele dada, desde Atos 9.

Para o Apóstolo Pedro, os cristãos gentios, como o Israel espiritual, são incluídos secundariamente, como tendo o mesmo elevado chamado. Ele (1Pedro 1:14; 2:10; 4:3) claramente se refere aos gentios cristãos (compare com 1Pedro 1:17). 

“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um [...], Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” 1 Pedro 1:17-20

Com base nas palavras petrinas podemos obter uma visão do preço para esta unificação em um só Corpo, A Igreja!

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, ...” 1 Pedro 1:23

A forma de adquirir um Povo é diferente de escolher um Povo.

Adquirir aponta para preço nos conduzindo ao entendimento que ser “povo adquirido” é fruto da nossa redenção.

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” Efésios 1:7

Demonstrando, cabalmente que fomos resgatados do poder do pecado e da condenação pela graça de Deus.

VII- Igreja de Deus - Corpo de Cristo

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” Romanos 12:4,5

A visão neotestamentária, trouxe quase sempre na visão paulina a noção de imagens, antes pouco usuais, assim, uma das mais importantes, pois se trata da umbilical relação imaginativa do Corpo humano, com a Igreja como Corpo visível e institucional e etéreo de Cristo, que Paulo utiliza para ensinar e doutrinar sobre a intima relação de cuidados com o Corpo e no entendimento que O Corpo – Igreja – tem vários membros que são importantes, quanto no corpo humano, e que a falta de um deles, ou a falha ou a menor exposição de alguns - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?  - não diminuem em nada a importância de cada membro no Corpo de Cristo – Sua Igreja.

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. [...], Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.” 1 Coríntios 12:12-20

Obs.: Esta noção de Corpo pode ser utilizada na intimidade conjugal, vide parágrafo acima. O apóstolo Paulo explica esta relação física e também divinamente espiritual.

“Porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios 5:30-32.

Cabeça: Jesus é a “cabeça do corpo da igreja” (Colossenses 1:18).

A importância da Igreja é a plenitude do ministério eterno de Jesus Cristo como Plano divino do Deus Pai, além de ser o organismo vivo que pode por permissão divina sofrer as aflições de Jesus:

“E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1:22,23

A Igreja de Deus como o Corpo de Cristo, individualmente pode ser comparada às várias partes de um corpo (Romanos 12:4-5, 1 Coríntios 12:12-27, Efésios 1:22-23; 4:12, Colossenses 1:24).

“ ..., na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;” Colossenses 1:24

Observo que no uso das figuras sejam imagem, ou sentimentos antropopáticos, devemos ter cuidado ao interpretarmos ou usarmos estas figuras sabendo de que essa é também uma linguagem analógica.

Por exemplo:

- os sentimentos de Deus não são idênticos aos nossos, apenas semelhantes em algum aspecto, sendo alguns deles compartilhados conosco, respeitada a condição humana.

Em outras palavras, quando a Bíblia diz que Deus é bom, isso quer dizer que a bondade dele é semelhante à nossa bondade, mas não idêntica. É parecida de tal maneira que a Bíblia fala conosco sobre ela, e nós também podemos falar significativamente uns com os outros sobre ela.

Quando os escritores bíblicos, inspirados, eles tinham em mente um sentimento essencialmente diferente do sentimento humano, que por causa das limitações de nosso conhecimento e linguagem, não havia uma forma mais inteligível de falar.

VIII- Santuário de Deus; Casa de Deus

“Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” 1 Timóteo 3:15

No Antigo Testamento:

בית אל ; n. pr. loc. Betel = “casa de Deus”

האלי בית - Beyth ha-’Eliy; adj. Betelita = “casa de Deus”

οικος – oikos; a casa de Deus, o tabernáculo; família de Deus, da Igreja Cristã, da igreja do Antigo e do Novo Testamento

Com uma certa restrição e adaptação do uso do termo grego:

επουρανιος - epouranios; adj. que existe no céu; os céus, (referência às nuvens 1c) o templo celeste ou santuário.

Edifício sagrado (santuário)

Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), no conceito religioso, é um local sagrado.

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”
1 Coríntios 3:16-17

Lugar consagrado onde a presença de Deus se manifesta. O santuário é um local de adoração, reverência e intimidade com o Altíssimo. Desde o Antigo Testamento, vemos a construção do tabernáculo e, posteriormente, do templo, que serviam como santuários.

O santuário celestial é o lugar da morada de Deus, lugar de reunião (aqui na Terra a Igreja), de adoração, e onde Ele manifesta Sua vontade, juízo e perdão.

Jesus nos coloca, como membros do Seu Corpo, a Igreja como morada ou santuário de Deus(trindade):

"Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. João 14:23

Paulo consolida esta imagem de santuário, como o nosso Corpo como Igreja: “Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus:   "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus,
e eles serão o meu povo". 2 Coríntios 6:16

Esta imagem da Igreja se consolida na figura, da qual, a Igreja é a formação da unidade de todos os salvos em Cristo. Assim, a Igreja é o Santuário como coletividade manifesta da presença de Deus, como cada membro da Igreja, onde Deus faz morada.

“Mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus;” Hebreus 3:6

28 — Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.

29 — Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

A casa de Deus é onde Ele mora.

Conclusão:

Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou ... é Deus [...]; Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.” Hebreus 3:4-6

A Igreja é a mais importante instituição divino-humana, jamais instituída por Deus.

É Ela atual legítima representante de Deus na Terra pós-cruz.

Ele é tão importante que a Bíblia a revela em muitas imagens, para que todos possam entender suas multiformes e valor no Reino de Deus, que os próprios anjos aguardam a Sua entrada nos Céus.

Cremos, professamos e ensinamos que a Igreja é a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas as épocas, cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23).

Firmada sobre a Rocha Cristo Mateus 16.18

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mateus 16:17,18

και αποκριθεις ο ιησους ειπεν αυτω μακαριος ει σιμων βαρ ιωνα οτι σαρξ και αιμα ουκ απεκαλυψεν σοι αλλ ο πατηρ μου ο εν τοις ουρανοις

καγω δε σοι λεγω οτι συ ει πετρος και επι ταυτη τη πετρα οικοδομησω μου την εκκλησιαν και πυλαι αδου ου κατισχυσουσιν αυτης Mateus 16:17,18

A Igreja foi fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele mesmo disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Essa pedra é o próprio Cristo: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11), tendo a doutrina dos apóstolos por fundamento e Jesus a principal pedra de esquina: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.20). Ela, a Igreja, é a coluna e firmeza da verdade.

Mas, a própria Palavra nos alerta, por sermos adquiridos e chamados, a sermos fiéis até ao fim para continuarmos sendo Igreja (Casa, Santuário, Nação eleita, etc.)

Fonte:

Subsídios do autor

Lição CPAD 1º Trimestre 2024

https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2024/2024-01-02.htm

A Igreja Como a Noiva de Cristo; Postado em 17 fev, 2021 por United Church of God

O que significa que a igreja é a noiva de Cristo? Gotquestion

Geração eleita, sacerdócio real, nação santa - Mauro Meister em 3 jun, 2021- graduado pelo Seminário Presbiteriano do Sul, Extensão Goiânia. Fez mestrado em Teologia Exegética do Antigo Testamento no Covenant Theological Seminary, nos EUA, e doutorado (D.Litt) em Línguas Semíticas, com especialização em hebraico, na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul.

GERAÇÃO ELEITA - https://ibpc.org.br/geracao-eleita/

Geração eleita; Claudio Crispim; 11/05/2012

SACERDÓCIO REAL; Mensagem da Pastoral; 29/05/2020 00:00

Sacerdócio Real - https://ibpc.org.br/sacerdocio-real/?print=print

https://veredasdoide.com/1-pedro-2-9-mas-vos-sois-a-geracao-eleita-o-sacerdocio-real-a-nacao-santa-o-povo-adquirido/

1 Pedro 2:9 –Estudo Bíblico; Veredas Do IDE by Veredas Do IDE;

https://www.apologeta.com.br/1-pedro-2/

https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/7-versiculos-sobre-a-casa-de-deus/

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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