Lição 2 Imagens
bíblicas da Igreja
Data: 14 de Janeiro de 2024
Subsídio Pastor
Professor Osvarela
Texto Áureo
“Mas vós sois a geração eleita, o
sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as
virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pe
2.9).
Prática
Por meio de cada imagem que retrata
a Igreja, o Espírito Santo revela-nos o quão gloriosa ela é
Leitura Bíblica
Efésios 5.25-32; 1
Pedro 2.9,10.
Efésios 5. 25 — Vos,
maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se
entregou por ela,
26 — para a
santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27 — para a
apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, mas santa e irrepreensível.
28 — Assim
devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a
sua mulher ama-se a si mesmo.
29 — Porque
nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como
também o Senhor à igreja;
30 — porque
somos membros do seu corpo.
31 — Por isso,
deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa
carne.
32 — Grande é
este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
1 Pedro 2. 9 — Mas vós
sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para
que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz;
10 — vós que,
em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis
alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
Hinos Sugeridos: 75, 131 e 400 da
Harpa Cristã.
A) Objetivos da
Lição:
I) Elencar as imagens que descrevem
o relacionamento com Cristo;
II) Pontuar as imagens que descrevem
a função da Igreja;
III) Explicar as imagens da Igreja
como habitação de Deus.
Antropomorfismo e antropopatismo são
recursos de linguagem que atribuem características humanas a Deus com o
objetivo de descrevê-lo. O antropomorfismo significa “em forma humana” – do
grego antropos, “humano”, e morfe, “forma”.
”Compadecei-vos de mim, amigos meus,
compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou.” Jó 19:21
“Ensinar-vos-ei acerca da mão de Deus, e
não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso.” Jó 27:11
A linguagem antropomórfica atribui a
Deus certas formas e características físicas humanas – olhos, boca, ouvidos,
mãos, etc.;
Antropomorfismo
Bíblico é o conceito muito utilizado em diversas religiões, por exemplo, no
Cristianismo, de forma que aspectos humanos são atribuídos aos deuses ou
aos seres sobrenaturais (anjos, santos, demônios), os quais não apresentam
forma determinada (amorfos).
Definimos antropomorfismo de Deus,
como a escrita ou apresentação seja à filosofia ou à
religião e designa a ideia de atribuir a Deus qualidades humanas como uma
imagem corporal humana.
O Antropomorfismo de Deus: Diz respeito à filosofia ou à religião e designa a ideia de atribuir a
Deus qualidades humanas como o sentimento ou a imagem corporal.
Já o antropopatismo significa “em
sentimento humano” – do grego antropos, “humano”, e pathos,
“sentimentos”.
A linguagem antropopática atribui
sentimentos humanos a Deus – alegria, ira, arrependimento, etc.
“E também aquele que é a Força de Israel não
mente1 nem se arrepende2; porquanto não é um
homem para que se arrependa.” 1 Samuel 15:29
“Deus não é homem, para que minta1;
nem filho do homem, para que se arrependa2; porventura
diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Números 23:19
“Ou
cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”
Tiago 4:5
A Escritura diz que Deus não é homem
e não pode agir contra a Sua natureza, mas o antropomorfismo usado nas
Escrituras não contradiz esta afirmação, é apenas uma forma para que o home
possa entender o agir e forma de Deus alcance do seu limitado entendimento.
“Então arrependeu-se o Senhor1
de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe2 em seu
coração.” Gênesis 6:6
Assim, temos que aplicação de
imagens antropomórficas nas Escritura são usuais para que por estas imagens o
homem se identifique com Deus.
Assim, termos e simbolismo são
aplicados nas Escrituras de forma geral.
“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e
a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E
qual seria o lugar do meu descanso?” Isaías 66:1
Mão de Deus; Pés de Deus; Mar de
Vidro são imagens antropomorformicas usuais nas Escrituras.
Sente-se traído: “Ela irá atrás
de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então
dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor
me ia então do que agora. Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o
mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram
para Baal.” Oséias 2:7,8
“Pai de órfãos e juiz de viúvas é
Deus, no seu lugar santo.” Salmos 68:5
Deus sempre procurou facilitar ao
homem a comunicação com ele.
Desta forma, em Seu Livro, A Bíblia
Sagrada, inspirou pelo Espírito Santo aos seus escritores que usassem forma que
a humanidade, desde o mais intelectual ao mais simples ou iletrado dos homens
pudesse entender, seja pela leitura ou por ouvir, entendessem o que Deus quer
revelar.
Não diferentemente Deus ao revelar a
Igreja utilizou-se destas imagens, de forma escrita e compatíveis com a
realidade, vida, situações ou mesmo o senso comum, para que a Igreja fosse
alcançada por todos os homens, no sentido de encontrar com Deus por Jesus Cristo
a Rocha e fundamento da Igreja.
Formas definidas na
Bíblia em Imagens:
A Noiva de Cristo; a Esposa de
Cristo; o Rebanho de Deus; Geração Eleita, Sacerdócio Real, Nação Santa e Povo
Adquirido; Corpo de Cristo; Santuário de Deus; Casa de Deus.
Desta forma, podemos ver algumas da
imagens da Igreja transcritas na redação do Livro sagrado de Deus, o qual é a
regra de vida dos que vivem e se aproximam da Igreja.
Dentro deste contexto, a Igreja é
apresentada nas Escrituras com várias imagens, seja dentro de um casamento,
seja apresentada como um grupo de alimárias ou de pessoas.
Apresentada como um agrupamento como
uma Instituição, ou mesmo maior grupo de pessoas, com linguagem própria,
cultura própria.
No sentido físico como um local ou
edificação.
Relação conjugal:
É importante ressaltar que neste
assunto a imagem na relação conjugal, se inicia com a noiva (Igreja) e continua
como a Esposa.
São assuntos correlatos e que são
desenvolvidos, na visão (imagem) cultural dos idos do Antigo Testamento e
seguem na visão cultural do Novo Testamento. Israel era a noiva de Deus e é
importante compreender que Aquele que os israelitas reconheciam como Deus no
período do Antigo Testamento.
Desde a Escritura
Veterotestamentária até a Nova Aliança Neotestamentária:
Nova Aliança E Antiga Aliança
A, Nova Aliança o pacto no qual os
seguidores de Jesus Cristo se comprometem com Ele, é de fato uma aliança de
casamento. Esta nova aliança havia sido prometida à antiga Israel muito antes
de Cristo vir em carne (Jeremias 31). Ela se tornou necessária em virtude do
fato de que a nação tinha violado os termos da Aliança, que Deus havia
celebrado com Israel no Monte Sinai―“Porquanto eles anularam a minha
aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor”
(versículo 32, ARA). Assim, a Antiga Aliança também era uma aliança de
casamento.
A relação familiar, que também
retrata essa imensa realidade espiritual ― o casamento.
É claro nas Escrituras que o
casamento humano entre marido e mulher tinha a intenção de retratar o casamento
de Jesus Cristo com a Igreja.
I - A Noiva de Cristo
Destaco a importância da pureza
daquela que é a noiva, ainda virgem, pura para seu casamento.
“Porque, como o jovem se casa com a virgem,
assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim
se alegrará de ti o teu Deus.” Isaías 62:5
“Porque vos tenho preparado para vos
apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” 2 Coríntios
11:2.
Os crentes em Jesus Cristo são a
noiva de Cristo, e esperamos com grande expectativa o dia em que estaremos
unidos com o nosso Noivo.
II -Esposa de Cristo - Em Figuras:
O apóstolo Paulo explica esta
relação física e também divinamente espiritual em Efésios 5:22-33: “Grande é
este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim
também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a
mulher reverencie o marido” Vós, mulheres[...] porque o marido é a cabeça da
mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o
salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo,
assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.
“Vós, maridos, amai
vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se
entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela
palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,
nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. [...] Porque nunca ninguém
aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o
Senhor à igreja.
“Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a
esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se
muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:28-30
“E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas,
enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será
tirado o esposo, e então jejuarão.” Mateus 9:15
“Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao
encontro.” Mateus 25:6
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são
as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.” Apocalipse 19:7
III-
Rebanho de Deus
Alimária – figuras:
“Mas fez com que o seu povo saísse como ovelhas, e os
guiou pelo deserto como um rebanho.” Salmos 78:52
“Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou
dar-vos o reino.” Lucas 12:32
“Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo
ao rebanho.” 1 Pedro 5:3
1 Pedro 2. 9 — Mas vós
sois a geração eleita[...], para que anuncieis as virtudes daquele que vos
chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Este texto bíblico petrino é um tesouro de
profundas verdades sobre a identidade dos crentes em Cristo, os quais formam a Igreja.
Sob a ótica paulina esta geração tem os atributos do texto: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes
à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou (eleição) a estes também chamou; e aos que chamou a estes
também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:29,30
No texto de 1 Pedro 2, Pedro está desafiando a igreja a se livrar de seus pecados e crescer,
tornando-se espiritualmente madura.
Anteriormente, nesta sua epístola, o apóstolo
Pedro ostra que antes de chegarmos ao sacerdócio real, mostra-nos Jesus como a
Pedra Viva em 1 Pedro 2:4-5. Escolhido e precioso para
Deus. Assim como se usa uma pedra para construir uma casa física, nossas
vidas são para construir uma casa espiritual com outros crentes e constituídos
como Igreja.
Entendo que esses versículos mostrem, que só
podemos fazer isso por meio de Jesus. É por causa de Jesus
que Pedro pode compartilhar nossos propósitos individuais na obra de
Deus.
Ao nos chamar de geração eleita, o apóstolo
Pedro infere que na plenitude dos tempos de terminados por Deus nós somos, como
A Igreja, a geração a qual deus determinou ser portadora das bençãos da Graça Salvífica
em Jesus Cristo. Somos portadores da graça da eleição, de Deus, para
desfrutarmos algo que muitos crentes, em era anteriores não desfrutaram.
"Geração eleita" se refere
aos escolhidos por Deus para fazer parte do seu povo. É uma referência aos
indivíduos que foram predestinados universalmente, por Deus, a compor, pela
Igreja uma Geração em todas as eras pós-neotestamentária, em contraponto a
Geração da congregação de Israel, mas com a inclusão do povo de Israel, por
Cristo. (Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos
os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
... Efésios 2:14). Lembramos que a igreja nasceu com a
membresia judaica.
Somos a Geração do aperfeiçoamento das gerações dos crentes de todos os
séculos.
“..., apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram
vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas
covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé,
não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa
melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.”
Hebreus 11:37-40
V- Sacerdócio Real
“..., primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra.
Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos
fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para
todo o sempre. Amém.” Apocalipse 1:5,6
O sacerdócio real é o presente concedido
por Deus a todas as pessoas cristãs para viver o amor por meio da fé em Cristo.
Pedro está se dirigindo à igreja. A realeza de Cristo, está associada ao
sacerdócio, Pedro não está fazendo referência a uma “ordem” ou “linhagem
secreta” de super sacerdotes, mas apresentando uma linhagem eterna estabelecida
em Jesus Cristo, sacerdote de uma melhor e perfeita Aliança, aos que N’Ele
creem e que se juntam como Igreja.
Na maioria das vezes, não pensamos em um
sacerdote quando ouvimos a palavra real. No entanto, é exatamente assim
que Deus nos define.
Os sacerdotes tinham a função de serem
intermediários entre o do povo e Deus, porém Jesus é o único e suficiente
intermediário.
A Igreja é a portadora, legítima, do
sacerdócio real de Cristo, pois ela foi fundada por Ele, Jesus Cristo, e ele é sacerdote
e o Rei, exercendo o reinado de justiça e de paz. Antes de Deus ter
instituído pela Lei e o sacerdócio na casa de Levi, Cristo já era mediador e
Sumo Sacerdote de seu povo. A Igreja, é esse povo, o sacerdócio real, e o povo
que cumpre o papel para o qual foi designado.
Na Bíblia, o termo "santuário" é um
lugar consagrado onde a presença de Deus se manifesta. O santuário é um
local de adoração, reverência e intimidade com o Altíssimo. Desde o
Antigo Testamento, vemos a construção do tabernáculo e, posteriormente, do
templo, que serviam como santuários.
No Novo Testamento, Jesus Cristo é
revelado como o verdadeiro e perfeito Santuário, a habitação plena de
Deus entre nós. Através de seu sacrifício na cruz, Ele rasgou o véu que nos
separava da presença de Deus, permitindo-nos entrar em comunhão direta com Ele.
Hoje, nós mesmos nos tornamos
Santuários vivos do Espírito Santo, onde Deus habita. Devemos honrar e
cuidar desse templo sagrado, buscando uma vida de santidade, separada para o
serviço de Deus.
“De sorte que, se a perfeição fosse pelo
sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade
havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de
Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque,
mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.”
[...], à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas
segundo a virtude da vida incorruptível. Porque ele assim testifica: Tu
és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” Hebreus 7:
11,12;15-17
Jesus institui o seu sacerdócio através da
Igreja levítico (porque sob o sacerdócio levítico, em Arão, o povo recebeu a
lei – sob o atestado da Morte e ressurreição de Jesus Cristo foi estabelecido o
sacerdócio Real Eterno)- “O Senhor jurou e não mudará
de ideia: Tu és sacerdote para sempre” Salmo 110:4- , que reconhece que a sua morte iniciou uma nova Era da atividade de
serviço à Deus, pois Sua Morte assinou o Novo Testamento em Seu sangue (Todo
sacerdote deveria ter descendência comprovada na tribo de Levi, e todos eles
(os sacerdotes) tiveram suas mortes atestadas. Isto nos leva, a
responsabilidade sacerdotal que é mais um aspecto de nosso seguimento a Cristo,
o Supremo Sacerdote.
VI- Nação Santa e Povo Adquirido
O que é uma Nação?
Def. : Nação; agrupamento político autônomo
que ocupa território com limites definidos e cujos membros respeitam
instituições compartidas (leis, constituição, governo).
Conceito de nação: Conjunto de pessoas que habitam o mesmo
território, ligadas por afinidades culturais, linguísticas etc., seguem os
mesmos costumes e obedecem às mesmas leis. Povo de um país.
No texto acima consideramos esta qualificação
da Igreja, com a noção de ser uma Nação e um povo escolhido.
‘Ummah-אמה;
n. f. povo, tribo, nação
λαος - laos; n. m.)
povo, grupo de pessoas, tribo, nação, todos aqueles que são da mesma origem e
língua.
גוי - gowy (forma contrata)
גי – goy; n. m.; nação, povo - nação, povo, normalmente
referindo-se a não judeus; referindo-se aos descendentes de Abraão
γενος - genos; n. n. parentes, prole, família, raça, tribo.
εθνικος - ethnikos; n. m. adaptado ao gênio ou costumes de um povo, peculiar a uma nação,
nacional; condizente aos modos ou linguagem de estrangeiros, estranho,
forasteiro;
No Novo Testamento o que característico da
natureza de pagãos, o que é estranho à adoração do Deus verdadeiro, gentílico
- pagão, gentil - εθνικως - ethnikos;
adv. como os gentios
- εθνος - ethnos; n. n multidão (no
nosso caso de homens) associados ou vivendo em conjunto - multidão de
indivíduos da mesma natureza ou gênero; a família humana; tribo, nação, grupo
de pessoas.
No Antigo Testamento, nações estrangeiras que
não adoravam o Deus verdadeiro, pagãos, gentis - Paulo usa o termo para cristãos
gentis.
Nação; i.e.
nacionalidade ou descendência de um pessoa em particular.
Nação Igreja e Israel:
Israel era a princípio originário de um nômade
enviado a peregrinar sob ordem de Jeová, saindo de Ur doa Caldeus
(Mesopotâmia).
Ao longo de sua história a sua família vai
compor um agrupamento tribal, composto de 12 tribos.
Ao longo da história deste povo, vai se tornar
uma Nação, sobretudo, à partir, do reinado de Davi e consolidada no reinado de Salomão.
Israel foi inicialmente escolhido como Povo de
Deus para proclamar Seu Nome.
Chamado, no sentido eclesial de Congregação:
עדה – `edah;n. f. congregação, assembleia
קהל - qahal; n.
m. assembleia, companhia, congregação, convocação
קהלה – q^ehillah; n. f. assembleia, congregação
“Toda a congregação de Israel o fará.” Êxodo 12:47
Embora, alguns possam deplorar, até mesmo por/e
Deus (a quem ninguém surpreende), suportar os deslizes de Israel como
Povo de Deus, a escolha divina é para sempre. Desta forma o adjetivo de Nação Santa
e Povo de Deus continua válido pois Deus jamais muda Seus planos.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e,
derrubando a parede de separação que estava no meio, ... Efésios 2:14
Mas, a qualificação de Israel, como Povo
Escolhido, não retirou do coração do Eterno o mistério desde a fundação, em
aglutinar em um só povo, de toda a Humanidade, Israel e os gentios para
formarem a Igreja. Israel ter sido escolhido foi quase como a antítipo para a
Igreja, como algumas figuras do Antigo Testamento se consagraram no Novo
Testamento ou Nova Aliança em o Nome de Jesus.
Eis aí, o mistério da nova formação do Povo Deus
na figura da Igreja, a Imagem do povo escolhido, adquirido, juntado ao povo –
Israel - anteriormente chamado.
Deus nos enxerga através de uma perspectiva
que nenhum outro ser pode vislumbrar. Ele nos elegeu para compor a sua
comunidade seleta, a Igreja.
1 Pedro 2. 9 — [...], povo
adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas
para a sua maravilhosa luz;
10 — vós que, em
outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis
alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.
Quando Pedro apresenta esta nova formação com
a inclusão de um povo, que anteriormente era desconsiderado na Antiga Aliança, Pedro,
O Apóstolo, está inferindo a Obra salvífica de Jesus Cristo que universalizou o
alcance do Amor de Deus pela sua criação antropológica, ou seja, toda a Humanidade
agora está, em Cristo, apropriada de uma qualificação universal de Povo de Deus.
Relendo o profeta Oséias 1:9-10; 2:23.
Pedro claramente confirma Paulo, que cita a passagem como implicando o chamado
dos gentios para tornarem espiritualmente o que Israel havia sido literalmente,
o povo de Deus. Primeiramente, a profecia se refere a Israel
literalmente, a partir de agora sendo totalmente aquilo que em seus melhores
dias eram apenas parcialmente, o povo de Deus,
agora se torna um novo Corpo, A Igreja.
παλιγγενεσια - paliggenesia; n.f. novo nascimento, reprodução, renovação, regeneração; por isso
renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança
radical de mente para melhor. A palavra é frequentemente usado para denotar a
restauração de algo ao seu estado primitivo
A Fé, e Cristo e sua Obra Redentiva é o amalgama
desta nova unidade a Igreja, como Paulo ensina:
“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e
assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;” Mateus
8:11
“ Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo,
e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.“ Gálatas 3:14
Insiro um texto joanino que João escreve a fórmula
para a posse deste direito Universal de ser povo de Deus:
Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João
1:12
A todos aqueles estrangeiros (1Pedro1.1), não
judeus (também podemos incluir os judeus forasteiros das dispersões) espalhados/dispersos,
no mundo, de então, o apóstolo Pedro saúda-os como povo estivessem no Ponto,
Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, aliás uma compreensão a ele dada, desde Atos
9.
Para o Apóstolo Pedro, os cristãos gentios,
como o Israel espiritual, são incluídos secundariamente, como tendo o mesmo
elevado chamado. Ele (1Pedro 1:14; 2:10; 4:3) claramente se refere
aos gentios cristãos (compare com 1Pedro 1:17).
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga
segundo a obra de cada um [...], Sabendo que não foi com coisas
corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã
maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o
precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do
mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” 1 Pedro
1:17-20
Com base nas palavras petrinas podemos obter uma
visão do preço para esta unificação em um só Corpo, A Igreja!
“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da
incorruptível, pela palavra de Deus, viva, ...” 1 Pedro 1:23
A forma de adquirir um Povo é diferente de escolher
um Povo.
Adquirir aponta para preço nos conduzindo ao
entendimento que ser “povo adquirido” é fruto da nossa redenção.
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a
remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” Efésios 1:7
Demonstrando, cabalmente que fomos resgatados
do poder do pecado e da condenação pela graça de Deus.
VII-
Igreja de Deus - Corpo de Cristo
“Porque
assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros
têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em
Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.” Romanos
12:4,5
A
visão neotestamentária, trouxe quase sempre na visão paulina a noção de
imagens, antes pouco usuais, assim, uma das mais importantes, pois se trata da
umbilical relação imaginativa do Corpo humano, com a Igreja como Corpo visível
e institucional e etéreo de Cristo, que Paulo utiliza para ensinar e doutrinar
sobre a intima relação de cuidados com o Corpo e no entendimento que O Corpo
– Igreja – tem vários membros que são importantes, quanto no corpo humano,
e que a falta de um deles, ou a falha ou a menor exposição de alguns - Porque também o
corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não
sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou
olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho,
onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? - não diminuem em nada a importância de cada
membro no Corpo de Cristo – Sua Igreja.
“Porque,
assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo
muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos
batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer
gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque
também o corpo não é um só membro, mas muitos. [...], Mas agora Deus colocou os
membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro,
onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.” 1
Coríntios 12:12-20
Obs.: Esta noção de
Corpo pode ser utilizada na intimidade conjugal, vide parágrafo acima. O
apóstolo Paulo explica esta relação física e também divinamente espiritual.
“Porque
somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se
unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério;
digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” Efésios
5:30-32.
Cabeça: Jesus é a “cabeça
do corpo da igreja” (Colossenses 1:18).
A
importância da Igreja é a plenitude do ministério eterno de Jesus Cristo como
Plano divino do Deus Pai, além de ser o organismo vivo que pode por permissão divina
sofrer as aflições de Jesus:
“E sujeitou todas
as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da
igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre
tudo em todos.” Efésios 1:22,23
A Igreja
de Deus como o Corpo de Cristo, individualmente pode ser comparada às várias
partes de um corpo (Romanos 12:4-5, 1 Coríntios 12:12-27, Efésios 1:22-23;
4:12, Colossenses 1:24).
“ ..., na minha
carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a
igreja;” Colossenses 1:24
Observo
que no uso das figuras sejam imagem, ou sentimentos antropopáticos, devemos ter
cuidado ao interpretarmos ou usarmos estas figuras sabendo de que essa é também
uma linguagem analógica.
Por
exemplo:
-
os sentimentos de Deus não são idênticos aos nossos, apenas semelhantes em
algum aspecto, sendo alguns deles compartilhados conosco, respeitada a condição
humana.
Em
outras palavras, quando a Bíblia diz que Deus é bom, isso quer dizer que a
bondade dele é semelhante à nossa bondade, mas não idêntica. É parecida de tal
maneira que a Bíblia fala conosco sobre ela, e nós também podemos falar
significativamente uns com os outros sobre ela.
Quando
os escritores bíblicos, inspirados, eles tinham em mente um sentimento
essencialmente diferente do sentimento humano, que por causa das limitações de
nosso conhecimento e linguagem, não havia uma forma mais inteligível de falar.
VIII-
Santuário de Deus; Casa de Deus
“Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa
de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.”
1 Timóteo 3:15
No Antigo Testamento:
בית אל ; n. pr. loc. Betel = “casa de Deus”
האלי בית - Beyth ha-’Eliy; adj. Betelita = “casa de Deus”
οικος – oikos; a casa de Deus, o tabernáculo; família de
Deus, da Igreja Cristã, da igreja do Antigo e do Novo Testamento
Com uma certa restrição e adaptação do uso do
termo grego:
επουρανιος - epouranios; adj. que existe no céu; os céus, (referência às nuvens 1c) o templo
celeste ou santuário.
Edifício sagrado (santuário)
Um santuário (do Latim sanctuarium, de sanctus), no
conceito religioso, é um local sagrado.
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus
habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois
o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.”
1 Coríntios 3:16-17
Lugar consagrado onde a presença de Deus se
manifesta. O santuário é um local de adoração, reverência e intimidade com o
Altíssimo. Desde o Antigo Testamento, vemos a construção do tabernáculo e,
posteriormente, do templo, que serviam como santuários.
O santuário celestial é o lugar da
morada de Deus, lugar de reunião (aqui na Terra a Igreja), de adoração, e onde
Ele manifesta Sua vontade, juízo e perdão.
Jesus nos coloca, como membros do Seu Corpo, a
Igreja como morada ou santuário de Deus(trindade):
"Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós
viremos a ele e faremos morada nele. João 14:23
Paulo consolida esta imagem de santuário, como o nosso Corpo como Igreja:
“Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles
andarei; serei o seu Deus,
e eles serão o meu povo". 2 Coríntios 6:16
Esta imagem da Igreja se consolida na figura, da
qual, a Igreja é a formação da unidade de todos os salvos em Cristo. Assim, a
Igreja é o Santuário como coletividade manifesta da presença de Deus, como cada
membro da Igreja, onde Deus faz morada.
“Mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de
Deus;” Hebreus 3:6
28 — Assim
devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a
sua mulher ama-se a si mesmo.
29 — Porque
nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como
também o Senhor à igreja;
32 — Grande
é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
A casa de Deus é onde Ele mora.
Conclusão:
“Porque toda
a casa é edificada por alguém, mas o que edificou ... é Deus [...];
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se
tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.”
Hebreus 3:4-6
A Igreja é a mais importante instituição divino-humana,
jamais instituída por Deus.
É Ela atual legítima representante de Deus na
Terra pós-cruz.
Ele é tão importante que a Bíblia a revela em
muitas imagens, para que todos possam entender suas multiformes e valor no
Reino de Deus, que os próprios anjos aguardam a Sua entrada nos Céus.
Cremos, professamos e ensinamos que a Igreja é
a assembleia universal dos santos de todos os lugares e de todas as épocas,
cujos nomes estão escritos nos céus: “À universal assembleia e igreja
dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e
aos espíritos dos justos aperfeiçoados” (Hb 12.23).
Firmada sobre a Rocha Cristo Mateus 16.18
“E Jesus, respondendo, disse-lhe:
Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue,
mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela” Mateus 16:17,18
και αποκριθεις ο ιησους ειπεν
αυτω μακαριος ει σιμων βαρ ιωνα οτι σαρξ και αιμα ουκ
απεκαλυψεν σοι αλλ ο πατηρ μου ο εν τοις ουρανοις
καγω δε σοι λεγω οτι συ ει πετρος και
επι ταυτη τη πετρα οικοδομησω μου την εκκλησιαν και
πυλαι αδου ου κατισχυσουσιν αυτης Mateus 16:17,18
A Igreja foi fundada por nosso Senhor Jesus
Cristo, pois Ele mesmo disse: “sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e
as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Essa pedra é
o próprio Cristo: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os
edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11),
tendo a doutrina dos apóstolos por fundamento e Jesus a principal pedra de
esquina: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que
Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef 2.20). Ela, a Igreja, é a
coluna e firmeza da verdade.
Mas, a própria Palavra nos alerta, por sermos adquiridos
e chamados, a sermos fiéis até ao fim para continuarmos sendo Igreja (Casa,
Santuário, Nação eleita, etc.)
Fonte:
Subsídios do autor
Lição CPAD 1º Trimestre 2024
https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2024/2024-01-02.htm
A Igreja Como a Noiva de Cristo; Postado
em 17 fev, 2021 por United Church of God
O que significa que a igreja é a noiva de
Cristo? Gotquestion
Geração eleita, sacerdócio real, nação santa -
Mauro Meister em 3 jun, 2021- graduado pelo Seminário Presbiteriano do Sul, Extensão Goiânia. Fez
mestrado em Teologia Exegética do Antigo Testamento no Covenant Theological
Seminary, nos EUA, e doutorado (D.Litt) em Línguas Semíticas, com
especialização em hebraico, na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul.
GERAÇÃO ELEITA - https://ibpc.org.br/geracao-eleita/
Geração eleita; Claudio
Crispim; 11/05/2012
SACERDÓCIO REAL; Mensagem da Pastoral; 29/05/2020
00:00
Sacerdócio Real - https://ibpc.org.br/sacerdocio-real/?print=print
https://veredasdoide.com/1-pedro-2-9-mas-vos-sois-a-geracao-eleita-o-sacerdocio-real-a-nacao-santa-o-povo-adquirido/
1 Pedro 2:9 –Estudo Bíblico; Veredas Do IDE by Veredas Do IDE;
https://www.apologeta.com.br/1-pedro-2/
https://versiculoscomentados.com.br/estudos-biblicos/7-versiculos-sobre-a-casa-de-deus/
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