sexta-feira, janeiro 19

Lição 03 A Natureza da Igreja - 1° Trimestre de 2024 CPAD

Lição 03 A Natureza da Igreja - 1° Trimestre de 2024

CPAD - EBD – ADULTOS

Subsídio: Pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Co 12.12)

Prática

Conhecendo a Igreja em sua natureza, nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.

Leitura Bíblica

1 Coríntios 12.12-27

12 – Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14 – Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 – Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16 – E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17 – Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 – Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 – E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 – Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.

21 – E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 – Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.

23 – E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

24 – Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

25 – para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26 – De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

27 – Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.

A)        Objetivos da Lição:

I) Destacar a natureza bíblica da Igreja, fundamentada na doutrina dos apóstolos e conduzida pelo Espírito Santo;

II) Apresentar os aspectos naturais visíveis e invisíveis da Igreja;

III) Elencar a unidade da Igreja como aspecto central que revela a sua identidade cristã neste mundo.

Definições:

Natureza - substantivo feminino - conjunto de elementos (mares, montanhas, árvores, animais etc.) do mundo natural. O mundo material, esp. aquele em que vive o ser humano e existe independentemente das atividades humanas.

Do Latim Natura, que tem por significado qualidade essencial aquilo que nasce de uma ação, a palavra natureza também diz respeito à algo que é inerente à essência de um ser ou condição.

Latim, naturacomp. pelo tema natusp.pass. de nascere = nascer e urus = sufixo do particípio futuro de oritur = surgir, gerar, a força que gera.

Aquilo que surge, que se dá por nascimento. Aquilo que é e faz por nascimento segundo leis universais aplicadas a um preciso contexto.

εθνος - ethnos; n. n. multidão de homens associados ou vivendo em conjunto; multidão de indivíduos da mesma natureza ou gênero; a família humana; tribo, nação, grupo de pessoas; no AT, nações estrangeiras que não adoravam o Deus verdadeiro, pagãos, gentis; Paulo usa o termo para cristãos gentis.

Φυσις - phusis; n. f. natureza - natureza das coisas, força, leis, ordem da natureza; nascimento, origem física; a soma de propriedades e poderes inatos pelos quais (aqui infiro como propriedades e poderes inatos da Igreja) uma pessoa difere das outras, distintas peculiaridades nativas, características naturais: a força natural, ferocidade, e intratabilidade dos animais

Natureza é a essência inicial de constituição de algo, seja humano ou espiritual. Seja divino ou carnal, seja material ou místico (etéreo).

É definidora e classificadora a qual mundo ou atividade pertença.

Por exemplo: a natureza jurídica busca a definição e composição de um órgão público, privado ou fenômeno jurídico para classificá-lo e enquadrá-lo dentro de uma categoria maior.

Partindo deste raciocínio podemos entender o que seja a definição, classificação, composição e enquadramento no Universo da Igreja, em qual a categoria de Entes ela se enquadra (tereno ou espiritual?) qual a essência que define a sua natureza, após compreender a sua essência e entender a sua natureza jurídica como penal, pode-se classificá-la dentro de uma categoria maior a qual ela pertence.

Temos definição de natureza de várias categoria:

Natureza Jurídica

Natureza de uma pessoa.

Ex.: O caráter íntimo de uma pessoa ou coisa (#/RA Rm 1.26; 2.14; 1Co 11.14). 2) Por natureza: fisicamente (#Rm 2.27).

A natureza original do homem sob o ponto de vista gentílico/hebreu:

Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a Natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Romanos 11:24

Nós somos judeus por NATUREZA, e não pecadores dentre os gentios. Gálatas 2:15

A natureza jurídica busca a definição e composição de um órgão público, privado ou fenômeno jurídico para classificá-lo e enquadrá-lo dentro de uma categoria maior.

A base da natureza jurídica é definir ou classificar algo, encontrando a sua afinidade para ligar a uma condição que ele faça sentido. Uma cena de crime, por exemplo, tem por natureza jurídica o Direito Penal, natureza jurídica como penal, pode-se classificá-la dentro de uma categoria maior a qual ela pertence.

Ou seja, após compreender a sua essência e entender a sua Ordem ou sistema de leis que precedem a existência das coisas e a sucessão dos seres.

Essência e qualidade ínsita de um ser. Também entendido como "qualidade, índole, gênio, tipo, caráter" de um ser.

Podemos elencar as diversas formas de entendimento sobre o que é natureza:

Natureza - Dicionário português

  • f. Cyn. Conjunto de todos os seres que constituem o universo.
  • Conjunto das leis que presidem à existência das coisas e à sucessão dos seres.
  • Força ativa, que estabeleceu e conserva a ordem natural de quanto existe.
  • Ordem natural do universo.
  • Aquilo que constitue um ser em geral, criado ou incriado.
  • Essência ou condição própria de um ser ou de uma coisa.
  • Conjunto das propriedades de um ser organizado.
  • Constituição de um corpo.
  • Temperamento de cada indivíduo; carácter, índole: o ódio é contrário à minha natureza.
  • Condição do homem, considerada anteriormente à civilização.
  • Conjunto dos órgãos genitais; genitália: aquela roupa não tapava sua natureza.

Introdução:

Estamos em uma série de estudos sobre a Igreja. Talvez seja um dos assuntos mais mal-entendido entre os crentes, sem definirmos qual é a crença cristã de cada um. Não há palavra que tenha sido usada com tanta variedade de sentidos, como a palavra “Igreja”. 

Discurso:

1 Coríntios 12.25 – para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26 – De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

“A experiência de Igreja dos primeiros cristãos é, antes de tudo, a da Comunhão na acolhida da mesma mensagem: o mistério da chegada do Reino de Deus no acontecimento da vida, da morte e da ressurreição de Jesus de Nazaré”. Um aprofundamento do conceito de Comunhão em suas fontes teológicas, especialmente bíblicas e patrísticas, leva à convicção de ser esta uma imagem fundamental para a compreensão da natureza da Igreja e seu aspecto fundamental de ser Corpo fundamentado em uma Comunhão indivisível, que é nosso relacionamento com outros cristãos definido pela participação conjunta em um único Corpo.

A Igreja tem dois espectros:

O institucional ou visível e humano estabelecida em prédios, com membresias ou frequentadores relacionados administrativamente em rol de membros sob um ordenamento jurídico.

E o espiritual invisível, com uma formação universal, estabelecida em uma região espiritual com membresia definida pela Salvação dos lhe pertencem e reconhecida por Deus.

Efésios 1:1-4 ..., fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo

Neste espaço a Igreja recebe as bençãos do Pai da Luzes, O Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que lhe concedeu autoridade em estabelecer sobre Ele, Cristo, a Sua Igreja.

A Igreja tem seu espaço definido pelas Escrituras, não é um espaço físico, neste espectro do místico/sobrenatural divino, é a região espacial citada pelo apóstolo Paulo:

Efésios 2:6,7 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

A igreja do Senhor Jesus Cristo precisa conhecer melhor a sua verdadeira iden­tidade. site Ultimato/estudos bíblicos - A Natureza Da Igreja.

É natural a diversificação do termo Igreja, seja etimologicamente como senso comum, entre os crentes, ou não crentes, com variedade de interpretação gramatical e de definição do termo.

O que é a Igreja para cada segmento cristão:

O inglês (A Igreja da Inglaterra é uma importante protagonista do Cristianismo latino) quando fala de 'Igreja", a que se refere?

Modo geral, se refere à igreja episcopal estabelecida em seu país.

O católico romano, quando fala em "Igreja", que quer dizer?

Quer dizer: ICAR - Igreja Católica Apostólica Romana, e sob seu CREDO entende que não há igreja verdadeira no mundo, além dela,

Igreja na fala usual de tanto outros, qual ´o significado?

Edifício físico: Uns querem dizer o edifício em que prestam culto a Deus, aos domingos;

No sentido de pertencimento:

No sentido da formação da Ministério clerical - Referem-se ao Clero, pois quando alguém é ordenado costuma-se dizer que "entrou para a Igreja".

Esta introdução aponta para o uso e visão de certos grupos sobre o termo Igreja (vide nosso estudo etimológico, em nossa página).

Modo geral a população leiga (frequentadores ou não, crentes nominais, em sua maioria; leigo - no sentido de não ser um teólogo ou alguém dedicado a compreender termos e definições, mesmo sendo um excelente crente) e mesmo crentes em geral, têm vagas ideias a respeito da formação ou constituição da Igreja e, misteriosamente, acham que no instituto Igreja mística, a igreja é composta de cristãos, ou crentes sob lideranças de pastores, bispos ou sacerdotes.

Estes poucos registros elencados mostram como a Igreja sofre de conhecimento ou pela ótica de cada crentes (independente de Credo) quando se trata de conhecer ou identificar a Igreja e Sua natureza!

A visão da Igreja é algo Neotestamentário e o principal sentido em que a palavra "Igreja" é empregada no Novo Testamento, levou a falta da correta compreensão deste assunto é uma das grandes causas dos erros religiosos em que muitos caem.

"Os inimigos da verdade ensinam muita doutrina falsa debaixo do nome da Santa Igreja, porque nunca houve nada até hoje tão absurdo ou tão perverso, que não fosse fácil defender sob o nome da Igreja". Revmo. John Jewell (1522-1571), bispo de Salisbury, Reformador.

Na qualificação Neotestamentária a Igreja é a Instituição divina pela qual Deus se comunica com cada crente.

A Igreja é o agente divino pela qual os crentes salvos, pois ela como proclamadora, é agente da salvação, se unem independente de local, cor raça, origem. É nela que se estabelecem nas regiões celestiais em Cristo, os salvos, como uma só e verdadeira Igreja de Jesus Cristo. O pertencimento de nós cristãos só se realiza pela obra da Salvação em Jesus Cristo, com a ação do Espírito Santo. Podemos dizer, que pela Salvação em Jesus, é a verdadeira Igreja fora da qual ninguém pode salvar-se.

É nela que se dá a plenitude do Plano Redentivo.

A Igreja é uma casa espiritual e os crentes são pedras vivas (I Pe 2.5).

A qual é composta de todos os crentes em Jesus Cristo. É formada por todos os eleitos de Deus em Jesus Cristo, por todos os homens e mulheres convertidos - por todos os verdadeiros cristãos nos quais podemos distinguir a purificação pelo sangue de Deus, o Filho, e a santificação de Deus, o Espírito. Em tais pessoas podemos ver os membros da verdadeira Igreja de Cristo.

É uma Igreja em que todos os membros têm os mesmos sinais. São todos renascidos do Espírito Santo.

“A Igreja de Cristo é a congregação das pessoas chamadas por Deus, no Espírito, e o termo "Igreja" não deve ser confundido com o templo ou os seus dirigentes. Cada um de nós foi chamado para fazer parte dela. A história da atividade redentora de Deus continua pelo Espírito Santo, através da comunidade da nova aliança, a Igreja.” A Igreja no Plano Redentivo de Deus por Rev. José Alves da Silva

1 Coríntios 12.27 – Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.

A natureza introdutória de membros no corpo – que é Igreja cujo Cabeça principal, um Pastor, um Bispo, que é Jesus Cristo. Só Ele, pelo seu Espírito, admite os membros desta Igreja, ainda que são os ministros que mostram a porta.

O apostolo Paulo estabeleceu parâmetro para definição da natureza da Igreja, como veremos ao longo deste estudo.

Da mesma forma, o apóstolo Pedro, em sua epístola 1Pedro 2.9-10 mostra a natureza da igreja como grupo, como comunidade, dando uma descrição da “identidade corporativa” dos cristãos. Ele vê a igreja como um corpo. As palavras usadas para descrever essa identidade foram usadas no AT para o povo de Israel (Êx 19.5-6).

Destas epístolas petrina e paulinas se obtém as confirmações e definição da natureza da igreja, desde a seu início, passando pela era patrística e fontes bíblicas e patrísticas.

Gosto desta forma petrina de qualificar a natureza da Igreja.

Além de que tenho por certo, que a natureza da Igreja seja divina, espiritual pela sua essência de nascimento: desde a fundação do Mundo e vinda diretamente do coração de Deus Trino!

a Igreja é um ente divino em sua natureza, e dela só participam, os salvos em Cristo, pois se tornam membros do Corpo, ao aceitarem a Salvação em Jesus Cristo, na Cruz do Calvário.

1 Coríntios 12.12,13 – Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Paulo destaca de forma (σχημα) pela qual, ele tem a revelação sobre  o que é principal na Igreja e o que ela tem de fundamento na sua natureza: Ela tem por natureza a ação de um Corpo vivo, sendo Cristo, A Cabeça.

Devemos atentar para duas vertentes deste estudo gramaticalmente:

Questão “da natureza” e “do conceito”.

Natureza: A Igreja é de natureza divina.       

Assim como conhecemos a natureza humana na pessoa de Jesus, o Messias, a Igreja tem sua vertente de natureza física visível através de seus membros, mas a sua natureza é divina. Assim, como Deus se revelou em Seu Filho feito homem e pessoa na Trindade, anunciado visivelmente através suas palavras e obras.

θειοτης - theiotes; n. f. divinidade, natureza divina

υποστασις  - hupostasis; n. f. aquilo que tem um fundamento, é firme; aquilo que tem existência atual; qualidade substancial, natureza, de um pessoa ou coisa.

ποιος - poios; pron. de que tipo ou natureza

υιοθεσια – huiothesia; n. f.adoção, adoção como filhos; aquele relacionamento que Deus desejava estabelecer entre si mesmo e os israelitas em preferência a todas nações; natureza e condição dos verdadeiros discípulos de Cristo, que ao receber o Espírito de Deus em suas almas, tornam-se filhos de Deus; estado abençoado esperado na vida futura após a volta visível de Cristo do céu

Conceitualmente, qual é o conceito de igreja?

Igreja, no sentido genérico religioso, tem várias acepções ou usos dependendo do contexto: Em primeiro lugar, e mais elementar, se refere ao conjunto, reunião, congregação ou assembleia de cristãos. Segundo, pode designar de forma geral a "igreja universal" composta por todos os cristãos de todos os tempos e lugares.

Conforme a Introdução.

1ª PARTE

Continua

Fonte:

Apontamentos do autor -  http://estudandopalavra.blogspot.com/

Site EBD

Lição CPAD – 1º trimestre 2024

Que é a Igreja? J. C. Ryle - J.C. Ryle, bispo anglicano contemporâneo ao grande pregador Charles Haddom Spurgeon 

https://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/a-natureza-da-igreja/

Site bibliatodo/Significado de natureza O que é, Conceito e Definição - natureza - Dicionário português

Site: eis-meaqui/Apologética - Que é a Igreja?

Ricardo Fontana - Dissertação para obtenção de grau de mestrado - Estudo comparativo entre as eclesiologias de Antonio Acerbi e de José Comblin na perspectiva da sacramentalidade da Igreja. PUC-RS – 21/12/2007

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger