Lição 12 O Papel da Pregação no Culto - 1° Trimestre de 2024 - EBD – CPAD – ADULTOS
Subsídio Pastor e Professor Osvarela
Texto Áureo
“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo,
redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Tm
4.2)
Prática
Pregar a Palavra de Deus é a sublime missão da Igreja. É por
intermédio do ministério da Palavra que vidas são salvas, transformadas e
edificadas.
Leitura Bíblica
2 Timóteo 4.1-5 CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo,
que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas,
exortes, com toda a longanimidade e doutrina.3 Porque virá tempo em que não
suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si
doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da
verdade, voltando às fábulas. 5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições,
faz a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Destaque:
“Em muitas igrejas o
sermão é uma ilha que diminui cada vez mais em um mar turbulento de
atividades.” John J. Timmerman
I) Apresentar o Ministério da Palavra e seu propósito;
II) Enfatizar a importância do Ministério da Palavra;
III) Explicitar a fundamentação do Ministério da Palavra.
B) Motivação: A pregação da Palavra de Deus é o antídoto
divino para formar os cristãos, edificar a Igreja de Cristo e influenciar os
crentes a terem vidas mais piedosas. Por isso, desde os primórdios da Igreja, o
Ministério da Palavra teve primazia no culto cristão.
A Primeira Pregação:
Sempre que ensino sobre evangelismo, pregação, salvção cito
as divinas palavras do Senhor Nosso Deus Criador dos céus e da terra, no Jardim
do Éden, aos nossos pais Adão e Eva, quando na queda receberam um apalavra de
consolação que os fez manter os olhos voltados para o futuro, longe do Éden.
Chamamos a esta primeira pregação de ProtoEvangelho!
O significado de protoevangelho basicamente
é “primeiro evangelho”. A expressão “protoevangelho” vem da união de dois
termos gregos: protos, que significa “primeiro”, e evangelion,
que significa “boa notícia” ou “boas novas”. Em outras palavras,
o protoevangelho literalmente é a “primeira boa nova”.
Na teologia cristã, o termo “protoevangelho”
frequentemente é utilizado para se referir à primeira profecia bíblica sobre a
vinda do Messias, encontrada no livro de Gênesis, capítulo 3 e versículo 15.
Portanto, quando se fala do protoevangelho de Gênesis 3:15,
tem-se em mente o primeiro anúncio bíblico sobre a salvação trazida por Jesus
Cristo. Esse primeiro anúncio foi feito por Deus a Adão e Eva no Jardim do
Éden, após a Queda do Homem.
A primeira Pregação
O anúncio de boas-novas é a essência da pregação, pois
pregamos o Evangelho de Jesus Cristo.
“ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua
semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Gênesis 3:15
Ao estudarmos sobre o Evangelho temos apoio sobretudo nos
termos etimológicos na língua na qual o NT foi escrito e no período no qual se
estabeleceu o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo que o termo boas
novas possa ser encontrado a respeito de Genesis 3.15 (o Shama - ̀ shama´; שמע fazer proclamação, convocar
Glossário:
ευαγγελιζω – euaggelizo; v. trazer boas notícias, anunciar boas novas; usado
no NT especialmente de boas novas a respeito da vinda do reino de Deus, e da
salvação que pode ser obtida nele através de Cristo, e do conteúdo desta
salvação.
Αγγελια - aggelia; n.f. mensagem, anúncio, novas; uma proclamação
Εξαγγελλω - exaggello;v. anunciar, proclamar; declarar
amplamente, divulgar, publicar; fazer conhecido pelo louvor ou proclamação
Termo etimológico Quanto a pregação: instruir (pessoas) a respeito das
coisas que pertencem à salvação cristã; boas notícias anunciadas a alguém,
alguém que tem boas notícias proclamadas a ele.
Kerigma (do grego: κήρυγμα, kérygma) é uma palavra usada no
Novo Testamento com o significado de mensagem, pregação,
anúncio ou proclamação.
A proclamação é um ato Querigmático, ou seja ´o anúncio ou
proclamação da mensagem cristã, a todos os povos e a Igreja.
Def.: Querigmático: relativo a religião, a
querigma ou à mensagem cristã (ex.: discurso querigmático; imagens
querigmáticas). Origem etimológica:grego kêrugma, -atos, anúncio em voz alta,
proclamação + -ico.
Querigma se refere ao primeiro anúncio da fé que os apóstolos dirigiam aos
judeus e pagãos com a finalidade de eles se converterem à novidade do Evangelho
A Pregação se dá com os objetivos, abaixo:
Proclamação: proclamar boas notícias; a
proclamação da graça de Deus manifesta e garantida em Cristo; narrativa da pregação, obras, e morte de Jesus
Cristo passou a ser chamada de evangelho ou boas novas
Instrução: instruir (pessoas) a respeito das
coisas que pertencem à salvação cristã
Citamos os tempos e a posição da Pregação com base em um tema
principal, ao qual chamamos de:
Mitte - ou um conceito unificador
central ou centro ou cerne.
Plenitude – pleroma = número completo, complemento total;
medida completa; abundância; plenitude, o que foi completado; enfatiza a
plenitude / perfeição.
"Práxis” (do grego πράξις): é o processo pelo qual uma
teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte
da experiência vivida.
Kerigma e pregação: Kerygma (também conhecido como anúncio)
refere-se ao sermão cristão.
Proclamar é pregar de maneira audível e convincente da boa
nova do Evangelho, centralizado em Jesus Cristo, exaltado pelo Pai pela sua
Obra Redentiva, por isto o conteúdo da proclamação, e o começo de toda
existência cristã, é: “Jesus Cristo, o Senhor” (2Cor 4, 5).
A Pregação da Palavra de Deus é Palavra de Deus.
A essência da palavra pregador vem de kerigma.
Em grego ao pregador se diz kerus -
Mestre didaskalos, que vem de didaké.
O kerigma é a proclamação da verdade, que revela a pessoa de
Cristo e a obra de Cristo.
O kerigma proclama e revela a Cristo, e sua obra
Didaké [Doutrina] revela a vontade de Deus para nós.
Para sua edificação a Igreja necessita destas duas coisas.
O kerigma tem poder por estar revelando a Cristo - autoridade
vem de Deus a Cristo, de Cristo aos apóstolos e dos apóstolos, neste caso, a
Timóteo, um filho espiritual, e chegou até nós.
A eloqüência nos Dons é uma característica divina, por esta
comunicação Deus fala com Sua Igreja e o profeta proclama em nossos dias Jesus
Cristo como Rocha basal de sua Obra e a maneira da sua vontade para a
Edificação da mesma.
Por quê é palavra de Deus?
A regra áurea da pregação é o ter por base o Texto bíblico e possibilitar
o entendimento ao ouvinte.
“Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei (A Palavra) perante a
congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram
capazes de entender o que ouviam. [...] Leram no livro, na
Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o
que se lia, ...” Neemias 8:2-4;8
A pregação
serve para edificar, consolar e profeticamente para avisar do pecado e do juízo
de Deus e levar os ouvintes a entenderem a sua necessidade conforme a vida de
cada um, crente ou descrente.
A pregação tem objetivos diretos, em edificar a igreja e
proclamar os desígnios de Deus inerentes, a salvação, doutrina e santificação.
2 Timóteo 4: 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã
doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme
as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando
às fábulas.
Por este triplo sentido e aplicação a pregação atende a
convocação dos homens a ouvirem a Palavra de Deus, a edificação da igreja e a
manutenção do estado de proximidade de Deus a todos que aceitam e querem ter um
avida com Jesus.
A pregação é a tarefa primordial da igreja e do ministro, e
explicou que estava ressaltando isso “por causa da tendência, hoje, de
depreciar a pregação em prol de várias outras formas de atividade.”
A situação da pregação nas igrejas tem sofrido, compactação
do tempo de exposição da Palavra, a prédica da hermenêutica de consenso, ou
prosperidade ou coaching e isto não dá sinais de melhora, John J. Timmerman
observou: “em muitas igrejas o sermão é uma ilha que diminui cada vez mais em
um mar turbulento de atividades.”
“Dentre os objetivos do sermão, sem dúvida, o mais elevado,
deve ser a adoração de Deus e a exaltação do seu nome.” muitos pregadores, no
atual momento da igreja tem se esquecido disto.
A palavra escrita: a Bíblia;
A palavra encarnada: Cristo;
A palavra simbolizada ou representada
A palavra proclamada: a pregação
A Centralidade da Pregação:
Dentro da visão Reformada, a Palavra de Deus ocupa o lugar
central do Culto, visto que é através dela que Deus nos fala.
Obs.: como postei num comentário anterior vivemos a Homilética do Consenso, a
qual, neste período de grandes e graves transformações, torna-se evidente que o
auditório da igrejas, cada vez mais veemente, quer ouvir mais o reflexo de seus
desejos e pensamentos, e a homologação de suas práticas, voltadas
principalmente ao aspecto da nossa vida diária.
A palavra que deveria ser profética, está tende com demasiada
freqüência – mesmo assinando o seu obituário –, a se tornar apenas algo
apetecível ao “público alvo”, aos seus valores e devaneios, ou, então, nós
pregadores, somos tentados a usar de nossa “eloqüência” para compartilhar
generalidades da semana, sempre, é claro, com uma alusão bíblica aqui ou ali,
para justificar a nossa “pregação”; o fato é que uma geração incrédula, é
sempre acintosamente crítica para com a palavra profética.
A história e a Bíblia nos mostra que as igrejas cristãs
têm considerado como elementos de culto (embora nem sempre tenha havido
unanimidade), a leitura das Escrituras com o temor divino, a sã pregação da
palavra e a consciente atenção a ela em obediência a Deus, com inteligência, fé
e reverência.
A pregação é um dos elementos do Culto - 1) Os elementos
de culto -- são aquelas atividades determinadas pelas Escrituras nas
quais o povo de Deus se engaja durante o culto, com o propósito de adorar a
Deus, render-lhe graças e louvor, edificar-se internamente e anunciar o
Evangelho ao mundo.
Dentre os elementos das atividades que caracterizam o culto
público a Deus, está a pregação, o louvor, as orações.
Mitte – o ponto central da pregação pode ser expresso pelo
texto:
1 Timóteo 2:3-7 Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso
Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno
conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e
os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos:
testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. Para isto fui designado
pregador e apóstolo (afirmo a verdade, não minto), mestre dos gentios na fé
e na verdade.
Neste texto
podemos verificar que a pregação não pressupõe cargo, mas sim uma designação de
proclamação da Salvação, pela vontade de Deus, que tem o desejo de que todos se
salvem.
Proclamação do Evangelho – Anúncio de Boas Novas de Salvação:
Ponto inicial, ao qual voltamos neste parágrafo.
A palavra “querigma” tem sua raiz relacionada com
os arautos reais – os “quérix” –, homens que
percorriam os reinos proclamando as notícias relacionadas com
a vida palaciana.
Na tradição cristã, a palavra querigma se
tornou sinônimo do primeiro anúncio das verdades da fé. Os
discípulos, após a morte de Jesus, saíram pelas cidades e povoados anunciando
o querigma do Reino de Deus, que, nas Escrituras, é
assim resumido:
“Jesus de Nazaré foi morto, ressuscitado e exaltado à
direita de Deus Pai”.
Essa afirmação é o centro da fé cristã.
Quando estudamos a prática da pregação podemos entender um
pouco mais sobre a Proclamação.
NA Proclamação pela pregação existe uma junção do Divino e do
humano. O pregador é o instrumento de proclamação como humano usado pelo Espírito
Santo, e utilizando da Palavra revelada, Bíblia Sagrada.
Objetivo e Momento da Proclamação:
A proclamação não deve estar presa a um determinado tempo ou
momento, mas deve ser usada para anunciar e confrontar os homens em qualquer
tempo e até a volta de Jesus ela deve ser o instrumento de convocação e
arguição dos homens sobre agradar a Deus
e viver em comunhão com Ele e uma busca da Salvação.
I Timóteo 4. 2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora
de tempo
Base da Pregação
Mitte da Pregação: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a
nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” 1 Coríntios 15:14
A linguagem própria da Pregação:
O mistério na linguagem
Nem os anjos puderam entender e buscaram atentar ou prescrutar
o mistério da proclamação da salvação o que se passou até mesmo pelos profetas
na antiga aliança, mesmo eles anunciando e proclamando a Salvação que iria vir :
1 Pedro 1:10-12 “Foi a respeito desta
salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca
da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou
quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles
estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e
sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si
mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram
anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o
evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”
Prescrutar: Procurar saber;
investigar minuciosamente;
Linguagem e demonstração do poder de Deus
I Coríntios 2.1: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o
testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de
sabedoria.
4 A minha linguagem e a minha pregação não
consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do
Espírito de poder;
5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos
homens, mas no poder de Deus.
6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não
porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão
sendo reduzidos a nada;
7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério,
que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;
Para entender tem que ouvir e entender Jesus Cristo.
“Por que não entendeis a minha linguagem? Por não
poderdes ouvir a minha palavra.” João 8:43
Aqui Jesus declara que a pregação tem uma linguagem própria,
a ser usada pelo pregador, mas também a Igreja precisa conhecer a linguagem de
Jesus, amor, regeneração, restauração, remissão de pecado. Enfim, conhecer a
voz de Jesus ao ouvir os oráculos da Palavra de Deus revelados na pregação.
A centralidade da Cruz na pregação:
Fundamento:
“Mas nós pregamos a Cristo crucificado,
que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.” 1 Coríntios 1:23
A Mensagem da cruz é intrínseca a Teologia paulina utilizada
na I Epístola aos Coríntios.
“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o
testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque
nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.”
1 Coríntios 2:1,2
Corpus Paulinus:
A principal fonte de informação sobre Paulo é o Corpus
Paulinus (i.é. as 13 cartas atribuídas a Paulo). Além de seus sermões no Livro
dos Atos dos Apóstolos.
Estas quatro ficaram conhecidas como Hauptbriev – “cartas
principais”:
Rm, 1 e 2 Cor e Gl.
Leiam:
https://estudandopalavra.blogspot.com/search?q=caminhos+de+corinto
Quem se interessa pela pregação?
“Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o
braço do SENHOR?” Isaías 53:1;Rm.10:16;João 12.38
A eficácia da pregação:
“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e
também é vã a vossa fé.” 1 Coríntios 15:14
Nas pisadas da Igreja primitiva
A pregação alcança
milhares
A Pregação – Comunicação da Verdade
Evangelização E Pregação. A Eficiente Obra da Pregação
É claro que, a eficiência da evangelização depende totalmente
de Deus, o fato final e definitivo após a pregação do Evangelho é que: “...
a Deus pertence toda a glória por toda conversão genuína”.
Sem dúvida a pregação e exposição do Evangelho é uma
ferramenta eficaz a ser utilizada nestes últimos dias.
Jesus se manteve, em seu ministério tereno como um pregador,
ainda que ocorressem os milagres por Ele realizados, o ponto central do seu ministério
foi a Pregação:
“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para
a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus” Marcos
1:14
“Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a
todas as nações.” Marcos 13:10
“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a
dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” Mateus
4:17
O próprio Jesus foi e é o grande comunicador – mesites (gr)–
do Evangelho divino, poderoso pregador, mas Ele mesmo o Mediador entre Deus e o
Homem, como as Escrituras falam e Ele mesmo se anunciou.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os
homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5
A - A Pregação – Comunicação da Verdade
Phillips Brooks definiu a pregação (ainda que muito sintética
e não final) a pregação é “a comunicação da verdade aos homens pelo
homem".
A.a - Experiência da Igreja primitiva na Pregação
“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou
a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em
Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. De sorte
que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e
naquele dia agregaram-se quase três mil almas,” Atos 2: 14;41
A própria experiência da Igreja primitiva, nos mostra, como
aqui acima descrito, que, as primeiras conversões em massa se deram pela
exposição da Palavra de Deus na pregação de Pedro, após o cumprimento da
Promessa, dias após a Assumpção de Nosso Senhor Jesus.
Temos nesta última hora excelentes meios de pregação em
massa, o que a Igreja de Pedro, Tiago e João não tinham como tecnologia, tinha
em Poder, que é ainda disponível a Igreja.
Enquanto, as multidões acorriam ao Evangelho sem que os
Apóstolos não tivessem meios de serem ouvidos por outros não presentes, contudo,
foi a pregação que alcançou as multidões
Padrão da Pregação. A Importância do pregador
Haveria um padrão bíblico para pregação, ser expositiva, ser
textual, outras forma?
Quem deve pregar?
A Bíblia fornece um padrão ou modelo de sã doutrina. Ela diz
a todos os crentes e especialmente aos ministros para pregar a
palavra.
Mas, por definição, a pregação da Escritura é distinta da
própria Escritura.
Pregar a mensagem da Bíblia não é o mesmo que citar a Bíblia,
e pregar um sermão não é apenas ler a Bíblia para uma audiência.
Como também, um sermão não é um arranjo de citações da
Escritura; antes, o pregador produz a mensagem sobre a base do que ele aprendeu
da Escritura.
A comunicação fiel do evangelho não consiste de uma
repetição verbatim da Bíblia, pois se esse fosse o caso, mesmo
conversações ordinárias sobre as coisas de Deus seriam eliminadas.
A ideia bíblica de pregação deixa certa liberdade de variação
em termos de expressão, ênfase e coisas semelhantes.
Fonte:
Qual o Significado de “Protoevangelho”? Daniel Conegero
Padrão Para A Pregação; Vincent Cheung - julho 5, 2010
A Centralidade da Pregação da Palavra no Culto; Hermisten Maia Pereira da Costa
Vox Dei: A Teologia Reformada da Pregação; Paulo R. B. Anglada
Ainda o Culto: Elementos e Circunstâncias; Augustus Nicodemus
Lopes - segunda-feira, agosto 17, 2009
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