sexta-feira, janeiro 10

Somos Cristãos Lição 2 CPAD – JANEIRO 2025

 Somos Cristãos Lição 2

CPAD – JANEIRO 2025

Subsídio pastor professor Osvarela

Texto Áureo

“Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.” (At 15.19)

Prática

O Cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado e não um conjunto de regras e ritos.

“A Fé judaica não é a mesma Fé do Cristianismo!” Osvarela

Leitura Bíblica

Gálatas 2.1-9,14

1 DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.

2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;

4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porém em servidão;

5 Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

6 E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;

7 Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão

8 (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),

9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

14 Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

A) Objetivos da Lição:

I) Apontar a tendência judaizante predominante entre os primeiros cristãos;

II) Elencar as pressões sofridas pelos apóstolos por parte dos judaizantes que se opunham ao Evangelho da graça;

III) Mostrar de que forma a doutrina judaizante se faz presente entre os cristãos atualmente.

Exórdio:

A própria Bíblia no seu tomo Novo testamentário tem a certificação da forma que os discípulos de Jesus, foram identificados, com base no fato de Jesus ser O Cristo, então os seguidores de Jesus Cristo foram chamados de cristãos.

Atos 9. 20,23 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. 

Devemos entender que a denominação soava com um ar de desmerecimento por pertencer a um grupo neófito de homens que seguiram um crucificado e prosseguirem crendo e falando em nome dele, Jesus O Cristo, sobretudo no momento histórico pelo qual a Igreja passou, com perseguição chegando a algumas Diásporas.

Διασπορα - diáspora; n. f. dispersão; diáspora; dos Israelitas dispersados entre nações estrangeiras; dos cristãos espalhados entre os gentis

A primeira na qual os Apóstolos conseguiram permanecer em Jerusalém.

Dela surgem importantes figuras cristãs, entre outros, o evangelista Felipe.

Definição do adjetivamento é simples:

Cristão significa “seguidor de Cristo”. Um cristão é uma pessoa que ama a Jesus, aceitou-o como seu Salvador e obedece aos seus mandamentos. Um verdadeiro cristão segue Jesus de todo coração, não apenas por tradição.

Mas, ser cristão vai muito mais além desta simples adjetivação.

Tem muito da relação de  quem segue a Jesus, com todas as formas inerentes a ser um seguidor que representa o seu Senhor.

A palavra "Cristo" vem do grego Χριστός (Christós), que significa "Ungido". Por sua vez, o termo grego é uma tradução do hebraico מָשִׁיחַ (Māšîa), que em português foi incorporada como Messias.

Cristão - Khrīstiānós (Χρστῐᾱνός); A palavra "cristão" em grego significa "seguidores de Cristo".

Historicamente o adjetivo – cristão – nasce na própria forma do uso do nome de Jesus Cristo como Senhor e a novidade no mundo espiritual neotestamentário m Israel, quando os discípulos do crucificado (não era algo bem-visto, seguir um crucificado, dado que o que morria na cruz era considerado maldito) destacavam aquilo que realizavam, como curas, milagres e anunciavam nova doutrina desta “seita” era realizado em nome de Jesus Cristo.

A ênfase ao nome de Jesus Cristo é fator importante no crescimento da Igreja e anúncio da nova fé.

Atos 2. 36 Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Atos 3.6;18 Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda... Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

Atos 4. 7;10 E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou

Para nós nos dias milenares após o nascimento (surgimento no mundo físico e espiritual) da Igreja pode parecer comum ser chamado Cristão, mas no início era algo que, até aos dias seguintes das perseguições colocava em risco a própria vida.

Paulo, Pedro, João e outros cristãos sentiram o peso de serem líderes do Cristianismo pós ascensão de Jesus.

Atos 4.3,4 E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram

Atos 5.16-18 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados. E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja, E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.

         As Epístolas e especialmente o livro de Atos, constatamos que a pregação da Igreja Primitiva consistia na demonstração de que as promessas do Antigo Testamento tinham se cumprido em Cristo. Isso é plenamente demonstrado no fato de os pregadores cristãos citarem com frequência passagens do Antigo Testamento e as explicarem à luz da vida e obra de Jesus, o Cristo.

O que é ser cristão:

Ser frequentador de cultos não nos faz cristão.

Ser cristão não é ser filho de pais evangélicos.

Ser cristão não é ser batizado.

Há um processo para sermos verdadeiros cristãos que passa por entendimento, conversão e aceitação, no texto seguinte (ainda que não seja final):

               “Cristão é aquele que, ouvindo ou lendo “a palavra da verdade” (Ef 1.13), concluiu que é um pecador perdido, separado de Deus e caminhando para a perdição eterna (Rm 3.23).” 

O Cristão é aquele que, diante dessas verdades, creu em Cristo como seu único e suficiente Salvador, recebendo-o em sua vida e, assim, obteve dele o perdão dos pecados, o livramento da culpa, uma nova vida e a salvação eterna (Jo 3.36; 7.38; Rm 5.1; 6.4; Ef 1.7).

Atos 11:26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

A – Cristão e A Igreja Primitiva:

Há outros textos do período inicial da Igreja, com lavra de apóstolos e outros citando o termo – Cristão!

1 Pedro 4:16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.

Atos 26:28 E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!

Como vemos, até as próprias autoridades reconheciam que um cristão era alguém que professava e vivia e realizava as ordenanças de Jesus Cristo.

I - A composição da Igreja em seu nascimento

2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;

Ia -Composição:

Atos dos Apóstolos  1.15 Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) 

Atos dos Apóstolos 2. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

Atos dos Apóstolos 4.4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.

A Igreja tem como componentes iniciais judeus, prosélitos seja em sua liderança apostólica, esta, totalmente judia, o que a levou ser considerada uma nova seita do judaísmo.

Atos dos Apóstolos 5.12,13 E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.

Tanto é que os discípulos ministravam no templo, continuaram indo orar no Templo na hora da oração, respeitavam os sacerdotes como autoridade espiritual, como Jesus o fez, e a Lei ordenava:

Atos dos Apóstolos 5.14;21;42 “E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida. E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.”

Lembramos que a Igreja nasceu e cresceu em apenas dois inflamados discursos, para além dos quase 500 discípulos remanescentes após a ressureição e ascensão de Jesus.

Atos dos Apóstolos 5.7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Ib -Formação:

Chamada inicialmente de Caminho.

A primeira pregação do Evangelho, no Pentecostes, foi dirigida unicamente aos judeus. Por algum tempo talvez dois ou três anos, as missões cristãs eram limitadas aos judeus, começando em Jerusalém e daí estendendo-se a toda a Palestina.

A inserção dos gentios na Igreja primitiva não foi uma inserção imediata, pela própria visão dos apóstolos em centrar a visão (na realidade primeiramente verdadeira, mas rejeitada pelos judeus), que o Messias tinha vindo para os “Seus”. Assim, podemos ver que nas diásporas os discípulos e apóstolos centravam a anunciação da Boa Nova nas sinagogas, ou seja, para os judeus.

Atos dos Apóstolos 10.25;28;45 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: [...] Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.

Atos dos Apóstolos 9.2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

Ib1 -Formação – Inserção

Atos dos Apóstolos 11.1,3 E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.

Quando o Evangelho cristão, alcançou os gentios houve discussão no corpo apostólico sobre se aqueles eram para serem aceitos ou não, numa visão da qual se dividiram os judeus na universalização da mensagem cristão e os judaizantes, que não aceitavam a inserção dos gentios.

II -Decisão:

8 (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),

9 E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;

14 Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

A discussão foi tal que se tornou necessário o chamamento do primeiro Concílio em Jerusalém, para definir, o que e quais regras, os gentios deveriam seguir para entra no corpo da igreja. Foi assim, com Felipe, foi assim com Paulo, foi assim com Pedro.

Atos dos Apóstolos 8.3-5;12-14 E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Podemos verificar isto no ministério de Paulo e Pedro, como descrito neste texto.

Atos dos Apóstolos 18.4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.

A Universalização da Igreja:

A ideia de uma igreja multinacional é embasada pelo IDE:

Marcos 16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Atos 1. 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

João 7. 34,35 Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?

O texto, acima, mostra que os judeus entendiam a presença de Jesus como o Messias, portanto, até aquele momento, não vislumbravam como Jesus poderia ministrar sua mensagem aos demais judeus, no caso os judeus de língua grega, principalmente aos que habitavam fora da Palestina, e de que forma isso se daria.

Esta visão de Jesus é o mitte da sua mensagem da Salvação Universalizada.

Ele veio para salvar a todos os homens, independente de raça, ou  nacionalidade.

A expansão do “ser cristão”:

1 DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.

2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

Mas, como dito acima a igreja nasceu judia e as diásporas iniciais seguiram a mesma ideia, ou seja, os que saiam de Jerusalém e cercanias, por causa da perseguição se dirigiam, nos locais aos quais chegavam, para as sinagogas, onde pregavam a Nova.

Ela se deu com a ação dos discípulos, ainda que em alguns momentos de forma forçosa, e outras voluntariamente foram levados a maximizar a mensagem do Cristianismo.

A morte de Estevão teve resultado, a expansão da Igreja.

                   A perseguição foi o meio pelo qual a Igreja nascente chegou a uma compreensão mais segura do Evangelho que Jesus lhe dera a pregar, e por ela alcançou uma visão mais ampla da obra que Jesus lhe propusera. As autoridades judaicas que tinham tentado embaraçar a pregação evangélica levantaram-se por causa do audaz desafio que foi o discurso de Estevão, e empreenderam uma campanha selvagem, violenta e sistemática contra o Cristianismo, Com esse ataque, a comunidade cristã de Jerusalém que já contava alguns milhares, foi dissolvida. Seus elementos procuraram segurança, espalhando-se por toda a Palestina.

Não obstante fugirem para salvarem a vida e por causa da sua fé, levavam o Evangelho aonde quer que fossem. Alguns deles foram até à grande cidade de Antioquia, na Síria. Ali, os seguidores de Cristo foram, pela primeira vez, chamados “cristãos”, nome que, parece, lhes foi dado por zombaria. Nesta cidade, vivendo no meio de uma população grega, esses exilados tornaram Jesus conhecido tanto de gregos como de judeus.

Desse modo certos crentes obscuros e desconhecidos deram o grande passo para tornarem o Cristianismo uma religião universal. Um pouco mais tarde essa Igreja de Antioquia enviou Barnabé e Paulo, os primeiros expressamente designados para pregarem Cristo aos gentios.

A perseguição foi o meio pelo qual a Igreja nascente chegou a uma compreensão mais segura do Evangelho que Jesus lhe dera a pregar, e por ela alcançou uma visão mais ampla da obra que Jesus lhe propusera. As autoridades judaicas que tinham tentado embaraçar a pregação evangélica levantaram-se por causa do audaz desafio que foi o discurso de Estevão, e empreenderam uma campanha selvagem, violenta e sistemática contra o Cristianismo, Com esse ataque, a comunidade cristã de Jerusalém que já contava alguns milhares, foi dissolvida. Seus elementos procuraram segurança, espalhando-se por toda a Palestina.

Não obstante fugirem para salvarem a vida e por causa da sua fé, levavam o Evangelho aonde quer que fossem. Alguns deles foram até à grande cidade de Antioquia, na Síria. Ali, os seguidores de Cristo foram, pela primeira vez, chamados “cristãos”, nome que, parece, lhes foi dado por zombaria. Nesta cidade, vivendo no meio de uma população grega, esses exilados tornaram Jesus conhecido tanto de gregos como de judeus.

Desse modo certos crentes obscuros e desconhecidos deram o grande passo para tornarem o Cristianismo uma religião universal. Um pouco mais tarde essa Igreja de Antioquia enviou Barnabé e Paulo, os primeiros expressamente designados para pregarem Cristo aos gentios.

Mesmo quando a Bíblia cita, os gregos, na verdade estava se referindo a judeus que viviam em regiões da Grécia, mas eram judeus, o próprio Paulo se defendeu sobre sua origem hebraica, pois nascera em Tarso uma civitas libertas, ou seja, uma região fora de Israel sob domínio romano.

Para melhor compreensão:

“Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.”At. 6:1

Em Atos 6, aparecem os judeus helenistas e os judeus hebreus. Averiguemos quem são os judeus hebreus e os judeus helenistas.

Os judeus hebreus se referem aos judeus que falavam aramaico nos dias da igreja primitiva, e os judeus helenistas eram os judeus que falavam grego.

A inserção de gentios;

Na cidade de Corinto podemos notar que a Igreja começa a incluir, escravos, e gentios que caracterizavam a população local, embora com base judia.

Neste ponto, devemos ressaltar que ser grego era gentílico ou seja, estes crentes eram helênicos de nascimento e entre eles gregos de sangue, não estamos mais falando de “judeus gregos, por idioma”.

Quando Paulo (do Novo Testamento) estava em suas muitas viagens missionárias e chegava em seu destino, ele normalmente iria direto para a sinagoga local.

Porém, para formar uma sinagoga, tinha-se que ter pelo menos 10 chefes de família na cidade.

Filipos não tinha muitos judeus, por isso não havia nenhuma sinagoga!

Mulheres e o Cristianismo:

No mundo judaico, pelo menos nas famílias judaicas fiéis à Lei, no mundo romano e no mundo grego, havia a marginalização de mulheres.

Nenhuma religião tem elevado o status das mulheres como o Cristianismo.

A escolha de Deus de Lídia como o primeiro Cristão da Europa é um marco da forma de ser Cristão.

Atos 18.1,6 ..., chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,[...]  E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo. Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes

Atos 16.1 E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;

Lídia a primeira mulher crente da Europa.

2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

2 E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

Paulo ouvira sobre um grupo de mulheres tementes a Deus que estavam tendo uma reunião de oração pelo rio e foi encontrá-las e uma delas se chamava Lídia. Uma mulher de negócios muito bem sucedida de Tiatira – a maior fabricante para a distribuição de tecido roxo.

 Atos 16. 13,15;40 E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.

Exemplo de Corinto:

8 (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),

A obra antioquena foi resultado da dura perseguição à Igreja, ao Caminho, mas por esta perseguição o evangelho de Cristo se propagou para aquelas partes do mundo oriental, de tal forma, que a Obra de Antioquia servirá para ensinar aos Corinto sobre muitas atividades da Igreja, entre elas, sobre ofertas e ajuda [Atos 13.29,30: E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia; o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e Saulo.].

Tenho a impressão, pelos relatos paulinos, que os primeiros adeptos da Igreja de Cristo em Corinto eram provenientes da comunidade judaica, mas a maioria dos cristãos pertencia ao círculo de pagãos simpatizantes do monoteísmo judaico (At 18, 1-11).

Como conseqüência, criou-se uma rede de pequenas comunidades que se reuniam nas casas de pessoas cristãs.

A maioria das pessoas convertidas era constituída de escravos e libertos (1 Cor 1, 26).

A Expansão do Cristianismo na Ásia:

A narrativa Lucana apresenta com testemunho pessoal do escritos de Atos dos Apóstolos que a Ásia foi um importante espaço geográfico para expansão dos cristãos, seja entre os judeus e com a conversão dos gentios, conforme foi determinado pelo Concílio Apostólico de Jerusalém que houvera dado a primazia de evangelização a Paulo entre estes.

Atos 19:10 E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.

Atos 19:17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

 

João 12. 20,21 Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.

Atos 9. 20,23 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo. E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.

Atos 9. 32 E aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitavam em Lida.

Atos 6. 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.

Cristãos judaizantes na Igreja de Hoje:

Tenho dito de há muito que há uma corrente cristã, mormente entre a Igreja cristã neopentecostal que se vale dos valores do Antigo Testamento para sobre ritos judaicos e da lei realizar seus cultos.

Sempre digo: “A Igreja professa diferente do que os judeus professam, em especial sobre Jesus!”

A Fé judaica não é a mesma Fé do Cristianismo!

Mesmo nos idos do início da Igreja o Apóstolo Paulo cedeu aos judaizantes no início da sua caminhada ao introduzir alguns discípulo na missão, para tanto ele circuncidou um deles, no entanto, em outro caso deixou de fazê-lo.

Temos quatro homens que fizeram voto.

24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.

25 Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação.

26 Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.

Atos 21. 23,26 Temos quatro homens que fizeram voto. Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação. Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.

O mesmo Apóstolo Paulo no início da fé, assim como outros discípulos, como demonstrado, acima, entendendo que ser cristão era a nova forma da religião judaica, esteve no Templo e fez votos e cumpria todos os ritos da antiga fé.

3 Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;

4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porém em servidão;

Nem pretendo falar das seitas que usam da Nomia para embasar sua Doutrina.

Gálatas 1. 6,8 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Voltando aos ritos judaizantes temos entre tantos:

Uso de elementos das vestes judaicas tzitzit [Tzitzit (no hebraico ציצת ou ציצית) é o conjunto de franjas do talit, que servem como meio de lembrança dos mandamentos de Deus. Uma espécie de “poncho”; este é o nosso uniforme. Sob a camisa, homens e meninos judeus usam um talit catan, com franjas pendendo de seus quatro cantos.]

Uso da Menorah como adorno

Uso de cajados

Uso de óleos de forma a demonstrar unção ou autoridade (uso de óleo tem sua hora, conforme as Escrituras)

Uso do hebraico, o hebraísmo está em alta, até mesmo na pentecostais mais antigas.

Quanto aos textos:

São utilizados textos de ritos judaicos que só tem sentido para os judeus como base para campanhas e declarações de prosperidade e normas.

Vocabulário judaizante:

Hoje é comum a um grupo e estilo de pregação o uso de termos em hebraico.

Vi dias atrás um pregador que ficou declamando o texto bíblico na língua hebraica, por minutos sem que a maioria, com certeza grande maioria, dos que assistiam o culto não entendiam nada do que estava sendo pronunciado. Para mim, é uma ostentação de “conhecimento” e forma de impactar ou criar comoção no público!

Não estou me referindo a isto com a finalidade de ser contra o conhecimento da língua hebraica, até porque aqui mesmo uso muito a etimologia para embasar estudos bíblicos.

Refiro-me ao uso indiscriminado da tradição e uso de pensamentos rabínicos como base para pregação ou doutrina.

Os judaizantes modernos ensinam que devemos guardar as festas judaicas, ler a Torah nos cultos, etc.

É muito comum vermos cristãos usando kipás (bonezinho usado pelos judeus), buscando ligações genealógicas com o povo israelita para que possam obter nacionalidade judia, entre outras coisas. Até mesmo nos cultos de algumas igrejas, músicas e danças judaicas foram inseridas.

Em nome do amor a Israel a bandeira da nação é colocada na igreja (será que um árabe desejoso por conhecer Cristo entraria nesta igreja?), o shofar é tocado e promovem-se as festas com a promessa de uma nova unção sobre a vida de quem participa de tais celebrações.

O exemplo de Pedro e Paulo mostra que, após vários anos, cerca de 14 anos, Paulo já entendia que a Fé cristã, dispensava os ritos judaicos em sua essência de culto.

Isto fica marcado no texto abaixo:

14 Mas, quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Poderíamos avançar nos textos da Epistola Aos Hebreus, mas deixamos para outra oportunidade.

Ser cristão não é seguir ritos ou circuncidar a carne.

Ser cristão é seguir a Jesus Cristo e sua Palavra, sem extremismos ou radicalismos, mas com um coração consciente que ser Cristão é ter esperança no que Jesus Cristo nos prometeu.

Fonte:

Conhecimento Geral da Bíblia - Judeus Hebreus e Judeus Helenistas

Estudo Sobre a História da Igreja Primitiva; Daniel Conegero

O pensamento grego e a igreja cristã (Parte 15)

A Pregação na Igreja Primitiva -  Hermisten Maia em 11 set, 2020

História da Igreja: O primeiro século; Robert Hastings Nichols1 – Jesus E A Sua Igreja[a] Jesus e seus discípulos

Os Judaizantes De Hoje - Clériston Andrade

https://cetapes.org/2011/12/01/historia-da-igreja-o-primeiro-seculo/

Conhecimento Geral da Bíblia - Judeus Hebreus e Judeus Helenistas

Direto do Coração – Devocionais - O Primeiro Cristão Na Europa Foi…Uma Mulher! 30 de Maio de 2018

Almeida Corrigida Fiel - acf ©️ 1994, 1995, 2007, 2011 Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB).

Lição CPAD

Dicionário Strong

Apontamentos do autor

Citações no corpo do texto

O Que A História Registrou Sobre Paulo, Corinto, A Igreja E As Mulheres No Século I - Keila Matos

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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