Somos Cristãos Lição 2
CPAD – JANEIRO 2025
Subsídio pastor professor Osvarela
Texto Áureo
“Pelo que julgo que não se deve
perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.” (At 15.19)
Prática
O
Cristianismo é uma religião de relacionamento pessoal com o Cristo ressuscitado
e não um conjunto de regras e ritos.
“A Fé judaica não é a mesma Fé do Cristianismo!” Osvarela
Leitura Bíblica
Gálatas 2.1-9,14
1 DEPOIS, passados catorze anos,
subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
2 E subi por uma revelação, e
lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que
estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse
corrido em vão.
3 Mas nem ainda Tito, que estava
comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4 E isto por causa dos falsos
irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade,
que temos em Cristo Jesus, para nos porém em servidão;
5 Aos quais nem ainda por uma
hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre
vós.
6 E, quanto àqueles que pareciam
ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita
a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me
comunicaram;
7 Antes, pelo contrário, quando
viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da
circuncisão
8 (Porque aquele que operou
eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em
mim com eficácia para com os gentios),
9 E conhecendo Tiago, Cefas e
João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada,
deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos
aos gentios, e eles à circuncisão;
14 Mas, quando vi que não andavam
bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de
todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que
obrigas os gentios a viverem como judeus?
A) Objetivos da Lição:
I) Apontar a
tendência judaizante predominante entre os primeiros cristãos;
II) Elencar as
pressões sofridas pelos apóstolos por parte dos judaizantes que se opunham ao
Evangelho da graça;
III) Mostrar de
que forma a doutrina judaizante se faz presente entre os cristãos atualmente.
A própria Bíblia no seu tomo Novo
testamentário tem a certificação da forma que os discípulos de Jesus, foram
identificados, com base no fato de Jesus ser O Cristo, então os seguidores de
Jesus Cristo foram chamados de cristãos.
Atos 9.
20,23 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o
Filho de Deus.
Devemos entender que a
denominação soava com um ar de desmerecimento por pertencer a um grupo neófito
de homens que seguiram um crucificado e prosseguirem crendo e falando em nome
dele, Jesus O Cristo, sobretudo no momento histórico pelo qual a Igreja passou,
com perseguição chegando a algumas Diásporas.
Διασπορα
- diáspora; n. f. dispersão; diáspora; dos Israelitas dispersados
entre nações estrangeiras; dos cristãos espalhados entre os gentis
A primeira na qual os Apóstolos
conseguiram permanecer em Jerusalém.
Dela surgem importantes figuras
cristãs, entre outros, o evangelista Felipe.
Definição do adjetivamento é
simples:
Cristão significa “seguidor de
Cristo”. Um cristão é uma pessoa que ama a Jesus, aceitou-o como
seu Salvador e obedece aos seus mandamentos. Um verdadeiro cristão segue Jesus
de todo coração, não apenas por tradição.
Mas, ser cristão vai muito mais
além desta simples adjetivação.
Tem muito da relação de quem segue a Jesus, com todas as formas
inerentes a ser um seguidor que representa o seu Senhor.
A palavra "Cristo" vem
do grego Χριστός (Christós), que significa
"Ungido". Por sua vez, o termo grego é uma tradução do hebraico מָשִׁיחַ (Māšîaḥ), que em português foi
incorporada como Messias.
Cristão - Khrīstiānós
(Χρῑστῐᾱνός); A palavra
"cristão" em grego significa "seguidores de Cristo".
Historicamente o adjetivo – cristão
– nasce na própria forma do uso do nome de Jesus Cristo como Senhor e a
novidade no mundo espiritual neotestamentário m Israel, quando os discípulos do
crucificado (não era algo bem-visto, seguir um crucificado, dado que o que
morria na cruz era considerado maldito) destacavam aquilo que realizavam, como
curas, milagres e anunciavam nova doutrina desta “seita” era realizado
em nome de Jesus Cristo.
A ênfase ao nome de Jesus Cristo
é fator importante no crescimento da Igreja e anúncio da nova fé.
Atos 2.
36 Saiba
pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós
crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Atos 3.6;18 Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te
e anda... Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus
profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
Atos 4. 7;10 E,
pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes
isto? em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes
e a quem Deus ressuscitou
Para nós nos dias milenares após o nascimento (surgimento no mundo físico e espiritual) da Igreja pode parecer comum ser chamado Cristão, mas no início era algo que, até aos dias seguintes das perseguições colocava em risco a própria vida.
Paulo, Pedro, João e outros
cristãos sentiram o peso de serem líderes do Cristianismo pós ascensão de
Jesus.
Atos
4.3,4 E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia
seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra
creram
Atos
5.16-18 E até das cidades circunvizinhas
concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de
espíritos imundos; os quais eram todos curados. E,
levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da
seita dos saduceus), encheram-se de inveja, E lançaram
mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
As
Epístolas e especialmente o livro de Atos, constatamos que a pregação da Igreja
Primitiva consistia na demonstração de que as promessas do Antigo Testamento
tinham se cumprido em Cristo. Isso é plenamente demonstrado no fato de os
pregadores cristãos citarem com frequência passagens do Antigo Testamento e as
explicarem à luz da vida e obra de Jesus, o Cristo.
O que é ser cristão:
Ser
frequentador de cultos não nos faz cristão.
Ser
cristão não é ser filho de pais evangélicos.
Ser
cristão não é ser batizado.
Há um
processo para sermos verdadeiros cristãos que passa por entendimento, conversão
e aceitação, no texto seguinte (ainda que não seja final):
“Cristão é aquele que, ouvindo ou
lendo “a palavra da verdade” (Ef 1.13), concluiu que é um pecador perdido,
separado de Deus e caminhando para a perdição eterna (Rm 3.23).”
O Cristão
é aquele que, diante dessas verdades, creu em Cristo como seu único e
suficiente Salvador, recebendo-o em sua vida e, assim, obteve dele o perdão dos
pecados, o livramento da culpa, uma nova vida e a salvação eterna (Jo 3.36;
7.38; Rm 5.1; 6.4; Ef 1.7).
Atos
11:26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e
ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira
vez, chamados cristãos.
A – Cristão e A Igreja Primitiva:
Há outros textos do período
inicial da Igreja, com lavra de apóstolos e outros citando o termo – Cristão!
1 Pedro
4:16 Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a
Deus nesta parte.
Atos
26:28 E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça
cristão!
Como vemos, até as próprias
autoridades reconheciam que um cristão era alguém que professava e vivia e
realizava as ordenanças de Jesus Cristo.
I - A composição da Igreja em seu
nascimento
2 E subi
por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e
particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não
corresse ou não tivesse corrido em vão.
3 Mas nem
ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
Ia -Composição:
Atos dos
Apóstolos 1.15 Pedro no
meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte
pessoas)
Atos dos
Apóstolos 2. 41 De sorte que foram batizados os que de bom
grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
Atos dos
Apóstolos 4.4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra
creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
A Igreja tem como componentes
iniciais judeus, prosélitos seja em sua liderança apostólica, esta,
totalmente judia, o que a levou ser considerada uma nova seita do judaísmo.
Atos dos
Apóstolos 5.12,13 E estavam todos unanimemente no alpendre de
Salomão. Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo
tinha-os em grande estima.
Tanto é que os discípulos
ministravam no templo, continuaram indo orar no Templo na hora da oração,
respeitavam os sacerdotes como autoridade espiritual, como Jesus o fez, e a Lei
ordenava:
Atos dos
Apóstolos 5.14;21;42 “E a multidão dos que criam no
Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. Ide
e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta
vida. E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. E
todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de
anunciar a Jesus Cristo.”
Lembramos que a Igreja nasceu e
cresceu em apenas dois inflamados discursos, para além dos quase 500 discípulos
remanescentes após a ressureição e ascensão de Jesus.
Atos dos
Apóstolos 5.7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém
se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes
obedecia à fé.
Ib -Formação:
Chamada inicialmente de Caminho.
A primeira pregação do Evangelho,
no Pentecostes, foi dirigida unicamente aos judeus. Por algum tempo talvez dois
ou três anos, as missões cristãs eram limitadas aos judeus, começando em
Jerusalém e daí estendendo-se a toda a Palestina.
A inserção dos gentios na Igreja
primitiva não foi uma inserção imediata, pela própria visão dos apóstolos em
centrar a visão (na realidade primeiramente verdadeira, mas rejeitada pelos
judeus), que o Messias tinha vindo para os “Seus”. Assim, podemos ver que nas diásporas
os discípulos e apóstolos centravam a anunciação da Boa Nova nas sinagogas, ou
seja, para os judeus.
Atos dos
Apóstolos 10.25;28;45 E aconteceu que, entrando Pedro, saiu
Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o
levantou, dizendo: [...] Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu
ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem
chame comum ou imundo. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos
tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse
também sobre os gentios.
Atos dos
Apóstolos 9.2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as
sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer
homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
Ib1 -Formação
– Inserção –
Atos dos Apóstolos 11.1,3 E
ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios
tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém,
disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa
de homens incircuncisos, e comeste com eles.
Quando o Evangelho cristão,
alcançou os gentios houve discussão no corpo apostólico sobre se aqueles eram
para serem aceitos ou não, numa visão da qual se dividiram os judeus na
universalização da mensagem cristão e os judaizantes, que não aceitavam a
inserção dos gentios.
II -Decisão:
8 (Porque aquele que operou
eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em
mim com eficácia para com os gentios),
9 E conhecendo Tiago, Cefas e
João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada,
deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos
aos gentios, e eles à circuncisão;
14 Mas, quando vi que não andavam
bem e diretamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de
todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que
obrigas os gentios a viverem como judeus?
A discussão foi tal que se tornou
necessário o chamamento do primeiro Concílio em Jerusalém, para definir, o que
e quais regras, os gentios deveriam seguir para entra no corpo da igreja. Foi
assim, com Felipe, foi assim com Paulo, foi assim com Pedro.
Atos dos
Apóstolos 8.3-5;12-14 E Saulo assolava a igreja, entrando
pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Mas os
que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E,
descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. Mas, como
cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus
Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio
Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as
grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que
estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram
para lá Pedro e João.
Podemos verificar isto no ministério
de Paulo e Pedro, como descrito neste texto.
Atos dos
Apóstolos 18.4 E todos os sábados disputava na sinagoga, e
convencia a judeus e gregos.
A Universalização da Igreja:
A ideia de uma igreja
multinacional é embasada pelo IDE:
Marcos
16.15,16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a
toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado.
Atos 1. 8 Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos
confins da terra.
João 7.
34,35 Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou,
vós não podeis vir. Disseram, pois, os judeus uns para os outros:
Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre
os gregos, e ensinará os gregos?
O texto, acima, mostra que os
judeus entendiam a presença de Jesus como o Messias, portanto, até aquele
momento, não vislumbravam como Jesus poderia ministrar sua mensagem aos demais
judeus, no caso os judeus de língua grega, principalmente aos que habitavam
fora da Palestina, e de que forma isso se daria.
Esta visão de Jesus é o mitte da
sua mensagem da Salvação Universalizada.
Ele veio para salvar a todos os
homens, independente de raça, ou nacionalidade.
A expansão do “ser cristão”:
1 DEPOIS, passados catorze anos,
subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.
2 E subi por uma revelação, e
lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que
estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse
corrido em vão.
Mas, como dito acima a igreja
nasceu judia e as diásporas iniciais seguiram a mesma ideia, ou seja, os que
saiam de Jerusalém e cercanias, por causa da perseguição se dirigiam, nos
locais aos quais chegavam, para as sinagogas, onde pregavam a Nova.
Ela se deu com a ação dos discípulos,
ainda que em alguns momentos de forma forçosa, e outras voluntariamente foram
levados a maximizar a mensagem do Cristianismo.
A morte de Estevão teve
resultado, a expansão da Igreja.
A perseguição foi o meio pelo qual a Igreja
nascente chegou a uma compreensão mais segura do Evangelho que Jesus lhe dera a
pregar, e por ela alcançou uma visão mais ampla da obra que Jesus lhe
propusera. As autoridades judaicas que tinham tentado embaraçar a pregação
evangélica levantaram-se por causa do audaz desafio que foi o discurso de
Estevão, e empreenderam uma campanha selvagem, violenta e sistemática contra o
Cristianismo, Com esse ataque, a comunidade cristã de Jerusalém que já contava
alguns milhares, foi dissolvida. Seus elementos procuraram segurança,
espalhando-se por toda a Palestina.
Não
obstante fugirem para salvarem a vida e por causa da sua fé, levavam o
Evangelho aonde quer que fossem. Alguns deles foram até à grande cidade de
Antioquia, na Síria. Ali, os seguidores de Cristo foram, pela primeira vez,
chamados “cristãos”, nome que, parece, lhes foi dado por zombaria. Nesta
cidade, vivendo no meio de uma população grega, esses exilados tornaram Jesus
conhecido tanto de gregos como de judeus.
Desse
modo certos crentes obscuros e desconhecidos deram o grande passo para
tornarem o Cristianismo uma religião universal. Um pouco mais tarde essa
Igreja de Antioquia enviou Barnabé e Paulo, os primeiros expressamente
designados para pregarem Cristo aos gentios.
A
perseguição foi o meio pelo qual a Igreja nascente chegou a uma compreensão
mais segura do Evangelho que Jesus lhe dera a pregar, e por ela alcançou uma
visão mais ampla da obra que Jesus lhe propusera. As autoridades judaicas que
tinham tentado embaraçar a pregação evangélica levantaram-se por causa do audaz
desafio que foi o discurso de Estevão, e empreenderam uma campanha selvagem,
violenta e sistemática contra o Cristianismo, Com esse ataque, a comunidade
cristã de Jerusalém que já contava alguns milhares, foi dissolvida. Seus
elementos procuraram segurança, espalhando-se por toda a Palestina.
Não
obstante fugirem para salvarem a vida e por causa da sua fé, levavam o
Evangelho aonde quer que fossem. Alguns deles foram até à grande cidade de
Antioquia, na Síria. Ali, os seguidores de Cristo foram, pela primeira vez,
chamados “cristãos”, nome que, parece, lhes foi dado por zombaria. Nesta
cidade, vivendo no meio de uma população grega, esses exilados tornaram Jesus
conhecido tanto de gregos como de judeus.
Desse
modo certos crentes obscuros e desconhecidos deram o grande passo para tornarem
o Cristianismo uma religião universal. Um pouco mais tarde essa Igreja de
Antioquia enviou Barnabé e Paulo, os primeiros expressamente designados para
pregarem Cristo aos gentios.
Mesmo quando a Bíblia cita, os
gregos, na verdade estava se referindo a judeus que viviam em regiões da
Grécia, mas eram judeus, o próprio Paulo se defendeu sobre sua origem hebraica,
pois nascera em Tarso uma civitas libertas, ou seja, uma região fora de
Israel sob domínio romano.
Para melhor compreensão:
“Ora, naqueles dias,
multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas
contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na
distribuição diária.”At. 6:1
Em Atos 6, aparecem os judeus
helenistas e os judeus hebreus. Averiguemos quem são os judeus hebreus e os
judeus helenistas.
Os judeus hebreus se
referem aos judeus que falavam aramaico nos dias da igreja primitiva, e
os judeus helenistas eram os judeus que falavam grego.
A inserção de gentios;
Na cidade de Corinto podemos
notar que a Igreja começa a incluir, escravos, e gentios que caracterizavam a
população local, embora com base judia.
Neste ponto, devemos ressaltar
que ser grego era gentílico ou seja, estes crentes eram helênicos de nascimento
e entre eles gregos de sangue, não estamos mais falando de “judeus gregos, por idioma”.
Quando Paulo (do Novo Testamento)
estava em suas muitas viagens missionárias e chegava em seu destino, ele
normalmente iria direto para a sinagoga local.
Porém, para formar uma sinagoga,
tinha-se que ter pelo menos 10 chefes de família na cidade.
Filipos não tinha muitos judeus,
por isso não havia nenhuma sinagoga!
Mulheres e o Cristianismo:
No mundo judaico, pelo menos nas
famílias judaicas fiéis à Lei, no mundo romano e no mundo grego, havia a
marginalização de mulheres.
Nenhuma religião tem elevado o
status das mulheres como o Cristianismo.
A escolha de Deus de Lídia como o
primeiro Cristão da Europa é um marco da forma de ser Cristão.
Atos 18.1,6 ..., chegou
a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto,
que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois
Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com
eles,[...] E todos os sábados disputava na sinagoga, e
convencia a judeus e gregos. E, quando Silas e Timóteo desceram
da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus
que Jesus era o Cristo. Mas, resistindo e blasfemando
eles, sacudiu as vestes
Atos 16.1 E
chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo,
filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
Lídia a primeira mulher crente da
Europa.
2 E subi por uma revelação, e
lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que
estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse
corrido em vão.
2 E subi
por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e
particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não
corresse ou não tivesse corrido em vão.
Paulo ouvira sobre um grupo de
mulheres tementes a Deus que estavam tendo uma reunião de oração pelo rio e foi
encontrá-las e uma delas se chamava Lídia. Uma mulher de negócios muito
bem sucedida de Tiatira – a maior fabricante para a distribuição de tecido
roxo.
Atos 16. 13,15;40 E no dia de
sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer
oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma
certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que
servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse
atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa,
E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos,
os confortaram, e depois partiram.
Exemplo de Corinto:
8 (Porque aquele que operou
eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em
mim com eficácia para com os gentios),
A obra antioquena foi resultado
da dura perseguição à Igreja, ao Caminho, mas por esta perseguição
o evangelho de Cristo se propagou para aquelas partes do mundo oriental, de tal
forma, que a Obra de Antioquia servirá para ensinar aos Corinto sobre muitas
atividades da Igreja, entre elas, sobre ofertas e ajuda [Atos 13.29,30: E
os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos
irmãos que habitavam na Judéia; o que eles com efeito fizeram, enviando-o aos
anciãos por mão de Barnabé e Saulo.].
Tenho a impressão, pelos relatos
paulinos, que os primeiros adeptos da Igreja de Cristo em Corinto eram
provenientes da comunidade judaica, mas a maioria dos cristãos pertencia ao
círculo de pagãos simpatizantes do monoteísmo judaico (At 18, 1-11).
Como conseqüência, criou-se uma
rede de pequenas comunidades que se reuniam nas casas de pessoas cristãs.
A maioria das pessoas convertidas
era constituída de escravos e libertos (1 Cor 1, 26).
A Expansão do Cristianismo na
Ásia:
A narrativa Lucana apresenta com
testemunho pessoal do escritos de Atos dos Apóstolos que a Ásia foi um
importante espaço geográfico para expansão dos cristãos, seja entre os judeus e
com a conversão dos gentios, conforme foi determinado pelo Concílio Apostólico
de Jerusalém que houvera dado a primazia de evangelização a Paulo entre estes.
Atos
19:10 E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que
todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus
como gregos.
Atos
19:17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto
judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era
engrandecido.
João 12. 20,21 Ora, havia
alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes,
pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe,
dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
Atos 9. 20,23 E logo nas
sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus. E todos os que o
ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os
que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos
principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e
confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o
Cristo. E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si
para o matar.
Atos 9. 32 E
aconteceu que, passando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que
habitavam em Lida.
Atos 6. 1 Ora,
naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos
gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no
ministério cotidiano.
Cristãos judaizantes na Igreja de
Hoje:
Tenho dito de há muito que há uma
corrente cristã, mormente entre a Igreja cristã neopentecostal que se vale dos
valores do Antigo Testamento para sobre ritos judaicos e da lei realizar seus cultos.
Sempre digo: “A Igreja
professa diferente do que os judeus professam, em especial sobre Jesus!”
A Fé judaica não é a mesma Fé do
Cristianismo!
Mesmo nos idos do início da
Igreja o Apóstolo Paulo cedeu aos judaizantes no início da sua caminhada ao
introduzir alguns discípulo na missão, para tanto ele circuncidou um deles, no
entanto, em outro caso deixou de fazê-lo.
Temos quatro homens que fizeram
voto.
24 Toma
estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que
rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram
informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
25 Todavia,
quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que
nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do
sangue, e do sufocado e da fornicação.
26 Então
Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já
santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e
ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
Atos 21.
23,26 Temos quatro homens que fizeram voto. Toma
estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que
rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram
informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Todavia,
quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que
nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e
do sangue, e do sufocado e da fornicação. Então Paulo,
tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já
santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação;
e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
O mesmo Apóstolo Paulo no início
da fé, assim como outros discípulos, como demonstrado, acima, entendendo que
ser cristão era a nova forma da religião judaica, esteve no Templo e fez votos
e cumpria todos os ritos da antiga fé.
3 Mas nem
ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se;
4 E isto
por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a
espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porém em
servidão;
Nem pretendo falar das seitas que
usam da Nomia para embasar sua Doutrina.
Gálatas 1. 6,8 Maravilho-me
de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo
para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam
e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós
mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho
anunciado, seja anátema.
Voltando aos ritos judaizantes
temos entre tantos:
Uso de elementos das vestes
judaicas tzitzit [Tzitzit (no hebraico ציצת ou ציצית) é o conjunto de franjas do talit,
que servem como meio de lembrança dos mandamentos de Deus. Uma espécie de “poncho”; este é o
nosso uniforme. Sob a camisa, homens e meninos judeus usam um talit catan, com
franjas pendendo de seus quatro cantos.]
Uso da Menorah como adorno
Uso de cajados
Uso de óleos de forma a
demonstrar unção ou autoridade (uso de óleo tem sua hora, conforme as
Escrituras)
Uso do hebraico, o hebraísmo está
em alta, até mesmo na pentecostais mais antigas.
Quanto aos textos:
São utilizados
textos de ritos judaicos que só tem sentido para os judeus como base para
campanhas e declarações de prosperidade e normas.
Vocabulário judaizante:
Hoje é comum a um grupo e estilo
de pregação o uso de termos em hebraico.
Vi dias atrás um pregador que ficou
declamando o texto bíblico na língua hebraica, por minutos sem que a maioria,
com certeza grande maioria, dos que assistiam o culto não entendiam nada do que
estava sendo pronunciado. Para mim, é uma ostentação de “conhecimento” e forma
de impactar ou criar comoção no público!
Não estou me referindo a isto com
a finalidade de ser contra o conhecimento da língua hebraica, até porque aqui
mesmo uso muito a etimologia para embasar estudos bíblicos.
Refiro-me ao uso indiscriminado
da tradição e uso de pensamentos rabínicos como base para pregação ou doutrina.
Os judaizantes modernos ensinam
que devemos guardar as festas judaicas, ler a Torah nos cultos, etc.
É muito comum vermos cristãos
usando kipás (bonezinho usado pelos judeus), buscando ligações
genealógicas com o povo israelita para que possam obter nacionalidade judia,
entre outras coisas. Até mesmo nos cultos de algumas igrejas, músicas e danças
judaicas foram inseridas.
Em nome do amor a Israel a
bandeira da nação é colocada na igreja (será que um árabe desejoso por conhecer
Cristo entraria nesta igreja?), o shofar é tocado e promovem-se as festas com a
promessa de uma nova unção sobre a vida de quem participa de tais celebrações.
O exemplo de Pedro e Paulo mostra
que, após vários anos, cerca de 14 anos, Paulo já entendia que a Fé cristã,
dispensava os ritos judaicos em sua essência de culto.
Isto fica marcado no texto
abaixo:
14 Mas,
quando vi que não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho,
disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os
gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem
como judeus?
Poderíamos avançar nos textos da
Epistola Aos Hebreus, mas deixamos para outra oportunidade.
Ser cristão não é seguir ritos ou
circuncidar a carne.
Ser cristão é seguir a Jesus
Cristo e sua Palavra, sem extremismos ou radicalismos, mas com um coração
consciente que ser Cristão é ter esperança no que Jesus Cristo nos prometeu.
Fonte:
Conhecimento
Geral da Bíblia - Judeus Hebreus e Judeus Helenistas
Estudo Sobre a História da Igreja
Primitiva; Daniel Conegero
O pensamento grego e a igreja
cristã (Parte 15)
A Pregação na Igreja Primitiva - Hermisten
Maia em 11 set, 2020
História da Igreja: O primeiro
século; Robert Hastings Nichols1 – Jesus E A Sua Igreja[a] Jesus e seus
discípulos
Os Judaizantes De Hoje - Clériston
Andrade
https://cetapes.org/2011/12/01/historia-da-igreja-o-primeiro-seculo/
Conhecimento Geral da Bíblia - Judeus
Hebreus e Judeus Helenistas
Direto do Coração – Devocionais -
O Primeiro Cristão Na Europa Foi…Uma Mulher! 30 de Maio de 2018
Almeida Corrigida Fiel - acf ©️
1994, 1995, 2007, 2011 Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB).
Lição CPAD
Dicionário Strong
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
O Que A História Registrou Sobre Paulo, Corinto, A Igreja E As Mulheres No Século I - Keila Matos
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