sábado, abril 26

Davi Amigo Fiel - Lição 4 - Jovens Abril de 2025

Davi Amigo fiel

Jovens Lição 4 CPAD - 27 de abril de 2025

Subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Principal

O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Pv 18.24).

Resumo Da Lição

No relacionamento entre Davi e Jônatas temos um grande exemplo de uma amizade inspiradora e edificante

OBJETIVOS

Considerar a amizade inspiradora de Davi e Jônatas;

Evidenciar os aspectos de uma amizade edificante;

Dimensionar os perigos das amizades virtuais.

Texto Bíblico

1 Samuel 18.1-6.

1 — E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.

2 — E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.

3 — E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.

Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele. (1Samuel 16.21–23)

4 — E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.

5 — E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul.

6 — Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e em danças, com adufes, com alegria e com instrumentos de música.

Exórdio:

Raramente estudamos sobre a amizade. Entre os relacionamentos mais importantes, a amizade é um dos menos abordados na igreja.

Proponho um Quis:

Amizade: você tem amigos na igreja?

Amizade: você é um falso amigo?

Amizade: você é um amigo desagradável?

Amizade: você é um amigo fiel?

Amizade pode te ajudar a crescer, ou pode te fazer subrmegir em algum erro!

Introdução:

Amizade entre Davi e Jônatas!

É surpreendente que não falemos com mais frequência sobre amizade na igreja.

Dependendo de como você define amizade, a Bíblia pode ter mais a dizer a respeito do relacionamento entre amigos do que sobre casamento e o relacionamento entre pais e filhos.

Jesus e seu grupo de amigos (nem todos eram aparentemente, amigos anteriormente).

Davi e seus guerreiros.

Josué e Calebe.

Roboão (filho de Davi) e seus príncipes “amigos” o levaram a perder parte de Israel

Mesmo entre irmãos amizade pode ter que ser revisitada, como entendimento do que é amizade:

                            Jacó e Esaú

                            José e seus irmãos

Oriento aos professores desta importante aula a não se sentirem traídos por quaisquer insinuações, seja por dúvidas ou por uma certa perspectiva que está sendo moldada nas nossa sociedade pelos ditos movimentos liberais, sobre a amizade que existiu entre Davi e Jônatas.

A amizade entre eles é facilmente explicada a luz da etimologia do texto e de outros textos, que os que querem deturpar, não usam para fazer a exegese deste trecho de I Samuel sobre, a amizade pactual e legitima entre dois importantes personagens desta parte histórica do povo hebreu, destacada na História do Rei Davi.

Não dedicarei muitas linhas a explicações da etimologia, mas deixarei algumas orientações, sejam etimológicas ou compilações de outros autores sobre o assunto.

A distorção da amizade entre Davi e Jônatas, muitas vezes sugerindo um envolvimento romântico ou de intimidade inapropriada, pode ser combatida através de uma releitura no hebraico bíblico. 

A chave para entender a verdadeira natureza dessa amizade reside na análise cuidadosa das palavras e expressões usadas no texto original, que revelam um vínculo baseado em lealdade, compromisso e apoio mútuo, características típicas de uma aliança e não de uma relação romântica.

Primeiro:

Uma Verdadeira Amizade é Fiel 

“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24

Este texto bíblico nos deixa claro a possibilidade de amizade além do sangue entre pessoas de famílias e origens diferentes.

Imagine dois jovens com cerca de 18 anos, possível idade de Davi à época, que se encontram e tem entre si um rei mal que quer tirar a vida de um deles.

Era esta a situação que deu início a amizade entre Davi e Jonatas.

A situação criou uma empatia entre dois jovens, um era Davi um recém herói nacional e outro o filho do rei que deve ter se admirado por aquele herói improvável de tal forma que houve uma empatia entre eles, que os identificou além de uma amizade – poderíamos dizer que Jonatas até pensou:"gostaria de ter um irmão assim" -

Assim, Jônatas e Davi realizam uma aliança ou um pacto, que garantiu a vida de Davi e a posteridade de Jônatas.

 Em I Sm. 18.3 é dito que Davi e Jônatas fizeram aliança (“Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como a sua própria alma”). A natureza da aliança aqui nos deixa claro que era uma aliança de amor fraternal, ou seja, uma aliança de amizade. 

Elaboração:

  • O termo "amor" (אהבה - Ahavah):

A palavra em hebraico que descreve o amor entre Davi e Jônatas é a mesma usada para descrever o amor de Deus por Israel, o amor de um pai por um filho ou um relacionamento entre família. Em nenhum lugar do texto bíblico essa palavra é usada para descrever um relacionamento romântico ou sexual entre homens.

אהב - ’ahab; n. m. amores (somente no plural) אהבים ; amor

  • A expressão "alma ligada" (נִקְשְׁרָה נַפְשׁוֹ):

Essa expressão, que descreve a união entre as almas de Davi e Jônatas, é mais comumente associada a um vínculo de lealdade, compromisso e apoio mútuo, como entre irmãos ou aliados, e não a um relacionamento romântico ou qualquer intimidade sexual.

  • O "beijo" (נָשַׁק - Nashaq): o uso do beijo é até hoje uma forma de saudação entre homens na região do oriente, inclusive entre os árabes e outros povos daquela aparte do mundo.
  • O que para o ocidente é uma forma de aproximação entre pessoas do mesmo sexo, na região é comum forma de cumprimento. Em algumas regiões (eu estive lá e vi) homens andam de mãos dadas nas ruas de maneira normal e respeitosa, mesmo não sendo parentes, ou pais e filhos, mas amigos comuns.

Portanto, o beijo mencionado no texto bíblico era uma forma comum de saudação e respeito.

  • O significado de "muito amado":

A passagem que descreve Jônatas como "muito amado" para Davi usa um sinônimo raro de "ahav", "na'am", sugerindo "amor", "afeição" ou "agradabilidade", o que reforça a ideia de um vínculo profundo e leal, mas não romântico.

Em hebraico, há apenas uma raiz principal para a palavra "amor". É ahav ou א.ה.ב e também pode significar "gostar".

amor (substantivo) = ahavah (אהבה)

amor (verbo) = ahav (אהב)

amado (adjetivo) = ahoov (אהוב)

ג ויכרת יהונתן ודוד ברית באהבתו אתו כנפשו  Samuel 18:3

חשק - chashaq; v. amar, estar ligado a,

אהבה - ’ahabah   - אַהֲבָה; n. f. amor; amor humano por objeto humano -  de uma pessoa em relação a outra pessoa, amizade

Pode ser que ao ver a etimologia se encontre o uso para amor relacional, mas o que vale é o contexto do texto de Samuel e sua visão e uso da palavra para outras relações, como a de Saul por Davi

O contexto cultural e histórico – ampliando o conhecimento cultural:

É importante lembrar que a cultura e os costumes da época em que a história de Davi e Jônatas se passa eram muito diferentes dos nossos. O que pode parecer um comportamento incomum ou sugestivo em nossa cultura pode ser apenas uma forma de demonstrar amizade e lealdade em sua época. 

Ao analisar o texto bíblico no hebraico original, é possível compreender que a amizade entre Davi e Jônatas era um exemplo de lealdade, compromisso e apoio mútuo, e não uma relação romântica ou de intimidade inapropriada. 

Essa leitura do texto, usando o conhecimento etimológico e cultural da época, refuta a ideia de que Davi e Jônatas eram mais que amigos, e reafirma a mensagem bíblica sobre a beleza e o valor da amizade genuína. 

É comum nas Escrituras outros texto falando de expressão de amor genuíno entre pessoas reais e personagens bíblicos.

Jônatas, filho de Saul, amava Davi com todo o amor de sua alma. E esse amor não se tratava do amor Eros, como alguns assim dizem. Tratava-se do amor Philos. A relação entre Jônatas e Davi é uma das maiores expressões de amizade narrada pela Bíblia.”

1Samuel 18 nada tem de conotação sexual, não podendo se traduzir אַהֲבָה como um amor de atração. A mesma ideia que se apresenta em 1Samuel 18 aparece nos versos abaixo:

“Assim, Davi foi a Saul e esteve perante ele; este o amou muito e o fez seu escudeiro. Saul mandou a Jessé: Deixa estar Davi perante mim, pois me caiu em graça. [...] e o espírito maligno se retirava dele.” (1Samuel 16.21–23)

I Samuel 20 14, 16 ss, conta a respeito desse relacionamento e da aliança que um tinham com o outro. Jônatas sabia que seu pai queria a morte de Davi. Apesar disso, empenhou sua palavra em ser fiel a Davi e protegê-lo da ira de seu pai, o rei. Todavia, esse pacto não foi unilateral:

Se eu, então, ainda viver, porventura, não usarás para comigo da bondade do Senhor para que não morra? Nem tampouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra todos os inimigos de Davi, Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi”.

Jônatas pediu que Davi fosse misericordioso com ele e com sua descendência, usando de seu favor e bondade, honrando o amor e a fidelidade dispensados pelo filho de Saul.

Os perigos das amizades virtuais.

A Internet, tem muitos benefícios, e tem conseguido ajudar a familiares distantes, até mesmo por continentes e oceanos a se comunicar e podendo criar amizades e vínculos diversos entre pessoa s que nunca se viram pessoalmente a não ser por meio das conhecidas vídeos chamadas.

Amizade ou interesse

No caso de Jonatas e Davi a amizade superou até a morte do amigo e se manifestou a tempo certo na família remanescente de Jonatas em seu filho Mefibosete, perdido na distante Lo De Bar

Amizade em nossos dias, em muitos casos, significa se aproximar de alguém que pode oferecer algo.

Quando não tem mais o que oferecer deixa de ser amigo e aquele que até então não era amigo mas agora tem algo a oferecer, passa a ser o amigo da vez. Salomão fala sobre isso de modo claro em pelo menos duas passagens de Provérbios:

Pv. 19.4, 6 – “As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa... Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes”.

As amizades de hoje na era da Internet podem trazer danos a famílias e como tem trazido!

É necessário orientar nossos jovens que se precavenham e procurem a ajuda dos pais e sejam transparentes (palavra da moda) sobre quais são as amizades, principalmente quando se relacionam com pessoas além do seu círculo familiar ou d Igreja, ou trabalho sem conhecimento das pessoas.

Que tipo de amigo você tem sido e que tipo de amigos você tem ao seu redor?

Que Deus faça de nós amigos de verdade e assim também nos dê amigos com quem tenhamos uma real aliança de amor fraternal.

É importante também que eu e você sejamos amigos sinceros e não por interesse próprios ou interesses apenas de proveitos para mim.

A Base:

Se o meu amigo confia em Deus como eu confio, já me dá uma garantia de que podemos ser amigos.

Quem confia no Senhor não precisa de armações, associações com falsas amizades pois ele tem a sua vida confiada no Senhor.

“ser amigo de verdade é aquele que confia no Senhor, aquele que sabe que Deus está no controle de todas as coisas e que cuida dos seus.” Rev. Welerson Alves Duarte IPC

Só este consegue ser amigo de verdade, sem medo de ser traído, sem medo de ser passado para traz, sem busca de interesses pessoais.

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” Pv. 17.17

A importância da Igreja em ser um local de se ter amigos.

Tenho amigos que estão distantes, de mim, fisicamente há anos, mas quando nos encontramos somos os mesmo amigos desde os idos da infância e adolescência, nisto me aproveito da Internet.

O que as pessoas membros e fiéis querem, é uma igreja que as ensine bem (o que inclui sermões, louvores, classes e estudos bíblicos) e uma igreja onde elas possam fazer amigos.

O tema desta amizade nos aponta par ao escitor do livro de provérbios que fala sobre amizades:

Provérbios nos convida a fazer três perguntas relativas à amizade:

Você é falso?

Você é desagradável?

Ou você é fiel? Aqui encontramos o cerne da amizade entre Davi e Jonatas – fidelidade.

Fonte:

A mesa do Rei - Iara Carvalho das Neves, estudante do Programa de Tutoria Avançada 2024 -  Invisible College

Davi e Jônatas – Um estudo sobre o amor entre dois homens - Wilson Porte Jr.

Uma Amizade Verdadeira - Rev. Welerson Alves Duarte

Um Olhar Sobre A Amizade De Davi E Jônatas - Geraldo de Oliveira Souza Aluno do Curso de Filosofia - Mackenzie.

Adam Reisman – Quora - Bacharel em Linguística, Universidade do Sul da Califórnia

Dicionário Strong

Comentários Beacon AT

O Dom da Amizade: você tem amigos na igreja? Kevin DeYoung (partes do texto, editados e compilados)

Almeida Corrigida Fiel - ACF - 1994, 1995, 2007, 2011 - Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB)

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger