sábado, maio 3

Davi: Provado pelo ciúme - RASCUNHO DE SUBSÍDIO - Lição 5 Jovens - Maio de 2025

Davi: Provado pelo ciúme

Jovens Lição 5 CPAD 4 de maio de 2025

Texto Principal

Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.” (Sl 25.21).

Resumo Da Lição

A vida de Saul foi marcada pelo ciúme, levando-o a uma implacável perseguição contra Davi que, por sua vez, foi um homem com princípios e íntegro.

OBJETIVOS

  • Evidenciar o ciúme de Saul;
  • Mostrar que Saul foi escolhido pelo Senhor;
  • Dimensionar a integridade de Davi frente ao ciúme de Saul.

Texto Bíblico

1 Samuel 18.7-16.

7 — E as mulheres, tangendo, respondiam umas às outras e diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.

8 — Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos; e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares: na verdade, que lhe falta, senão só o reino?

9 — E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.

10 — E aconteceu, ao outro dia, que o mau espírito, da parte de Deus, se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tangia a harpa com a sua mão, como de dia em dia; Saul, porém, tinha na mão uma lança.

11 — E Saul atirou com a lança, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.

12 — E temia Saul a Davi, porque o Senhor era com ele e se tinha retirado de Saul.

13 — Pelo que Saul o desviou de si e o pôs por chefe de mil; e saia e entrava diante do povo.

14 — E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o Senhor era com ele.

15 — Vendo, então, Saul que tão prudentemente se conduzia, tinha receio dele.

16 — Porém todo o Israel e Judá amavam Davi, porquanto saia e entrava diante deles.

Ciúme é visto e apresentado como um pecado e a sua letalidade é tão grande que pode ser visto na vida do rei Saul contra a vida de Davi, ainda que este nada tenha feito contra o rei, causava ciúmes aquele, pois Deus era com ele e o exaltava continuamente, ainda que o próprio Davi não buscasse fama ou o próprio reino! Osvarela

Etimologia:

קנא  - qana’; v. invejar, ter ciúmes de, ser invejoso, ser zeloso - ter ciúmes de - ter inveja de - ter zelo por - incitar à ira ciumenta – em outro tempo verbal: provocar ira invejosa, causar inveja

תחרה  - tacharah- com a idéia de ardor de ciúmes; v. queimar, estar aceso (de indignação); corar de vergonha

O que a Bíblia fala sobre ciúmes

O ciúme pode ser controlado através do amor, do perdão e da sabedoria. A Bíblia diz que ter ciúmes é perigoso, porque leva a cometer outros pecados. O ciúme provoca uma ira violenta, que precisa ser controlada para evitar muitos danos. ciúme pode ser controlado através do amor, do perdão e da sabedoria. A Bíblia diz que ter ciúmes é perigoso, porque leva a cometer outros pecados. O ciúme provoca uma ira violenta, que precisa ser controlada para evitar muitos danos.

7 — E as mulheres, tangendo, respondiam umas às outras e diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.

8 — Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos; e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares: na verdade, que lhe falta, senão só o reino?

9 — E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.

Biblicamente o ciúme é muito ruim (Gálatas 5:19-21). Esse ciúme vem da desconfiança e é sinônimo de inveja. É deste ciúme que Saul foi tomado.

A origem do ciúme de Saul

1 Samuel 18. 4 Saul, naquele dia, o tomou. Davi se tornou um cortesão de Saul, permanente ligado à casa do rei. 

se conduzia com prudência. Davi revelou tato ao respeitar e obedecer a Saul e fazer-se estimado a todos, pelo que Saul o promoveu a chefe do exército. Bíblia Shedd.

6 Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.  

⁷ E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

O vencedor de gigante sempre cria ciúme se o rei não tiver equilíbrio:

Após um lapso de alguns meses, surgiram os ciúmes de Saul e a consequente perseguição a Davi. Por incrível que pareça, foi por causa de … dançarinas. No texto grego (LXX), que é melhor, se lê: “As dançarinas de todas as cidades de Israel saíram ao encontro de Davi,” (não ao encontro de Saul) “cantando e dançando…”. Bíblia Shedd.

Indicava que Saul tinha sucesso na guerra até certo ponto, mas ainda tinha inveja da popularidade de Davi.

A sucessão ao trono incomodava Saul que era temperamental (com ênfase em mental): “faria sentido que Saul ficasse infeliz porque seus filhos não eram guerreiros habilidosos, porque ainda havia muitos soldados pagãos que eram melhores do que qualquer um de seus filhos e, tradicionalmente, quando um rei morria, um de seus filhos tomava seu lugar.

Mas, de alguma forma, Saul pode ter percebido que nem ele nem nenhum de seus filhos manteriam o reinado em sua família.”

Conheceria a histórica e profética informação? De que de Judá, filho de Jacó, deveria reinar sobre Israel, mas Saul era da tribo de Benjamim, então, como o profeta Samuel lhe disse, seus dias como rei estavam prestes a terminar. Gênesis 49:8-10; Gênesis 49:27

Ciúme pode despertar a malignidade sobre o ciumento de inveja:

I Samuel 18.8,10 Saul indignou-se muito com isto: “O quê? Louvam a David por dez milhares e a mim só por milhares? Pouco falta para que façam dele rei!”, pensou consigo.  A partir dessa altura, o rei Saul ficou sempre de pé atrás em relação a David. No dia seguinte, o espírito atormentador veio sobre ele, da parte de Deus. Bíblia Gateway

A ascensão de Saul ao trono:

O pedido de um rei, que deixou Samuel desconfortável, por ser considerado velho para continuar julgando a Israel, e não verem entre seus filhos, alguém, que pudesse sucedê-lo, e não encontraram entre eles, mesmos, alguém que pudessem ser indicado a esta liderança teocrática/humana, e até mesmo magoado, a ponto de Deus o confortar, foi quase uma consequência direta dos atos dos filhos de Samuel.

Saul foi o primeiro rei de Israel num episódio no qual o povo rejeitou a monocracia do senhor e desprezou o juiz Samuel. Assim, o Senhor orientou a Samuel a colocar Saul como rei.

Analisando o contexto anterior no capítulo 16, veremos que após a afirmação descrita nas escrituras em 1 Samuel, sobre Saul em 15.35b: “o Senhor arrependeu-se de ter estabelecido Saul como rei de Israel”.

Me lembro de ao ler o texto bíblico achei interessante que Samuel não chama Saul de rei, mas de capitão!

1 Samuel 8:4-7

4- Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,

5- e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

6- Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.

7- E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.

1 Samuel 10:1-7

1- Então, tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem ungido o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?

Há dois discursos narrativos, correndo em paralelo.

Deus aceita a escolha do povo, e indica Saul, por Samuel, mas Saul também é escolhido pelo povo.  

Escolhido e levado nos braços do povo:

O povo escolhe Saul 10.17.27?

Um processo estranho se deu na escolha Beacon o compara com um sortilégio de escolha:

A linguagem usada para descrever a pessoa sendo escolhida por sorte é vayilãkêd!

Saul foi mostrado e indicado a Samuel de forma revelacional divina. A ação de Deus provendo a escolha de um homem, para reinar, naquele momento, mesmo sendo rejeitado, mostra que Deus nunca é pego de surpresa, como alguns podem se perguntar, mas como, se Saul foi escolhido, pelo povo?

Em edição inacabada

Fonte:

I Samuel 18 – Comentários Selecionados - Jeferson Quimelli

Site Quora

Dicionário Strong

Apontamentos do autor

Comentário Bíblico Beacon - 1 e 2 SAMUEL - Kevin J. Mellish

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger